• Nenhum resultado encontrado

Mural CORECON-PB. 17 a 22 de junho de 2013 Volume 2, Edição 130

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mural CORECON-PB. 17 a 22 de junho de 2013 Volume 2, Edição 130"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON----PB

PB

PB

PB

17 a 22 de junho de 2013 Volume 2, Edição 130

@coreconpb

@coreconpb

@coreconpb

@coreconpb

Corecon Paraíba

Corecon Paraíba

Corecon Paraíba

Corecon Paraíba

Aniversariantes

da Semana

O CORECON-PB buscando valorizar e homena-gear os Economistas aniversariantes da sema-na, cria espaço para divulgação em seu mural. Parabenizamos você Economista, neste dia tão especial, por mais este ano de vida!

Econ. ADRIANO NASCIMENTO DA PAIXÃO

CORECON 1405 17/06 Econ. GERALDO TRAVASSOS DA SILVA

CORECON 1029 17/06

Econ. GUSTAVO ABRANTES DE B. JUNIOR

CORECON 1390 17/06

Econ. JOAO AURELIO DA COSTA

CORECON 734 17/06

Econ. JOSE ANDRADE FILHO

CORECON 810 17/06

Econ. JOSE LOURENÇO CANDIDO

CORECON 1674 17/06

Econ. JOANA EMILIA FALCAO COELHO PAIVA CORECON 802 18/06

Econ. LUCAS MILANEZ DE LIMA ALMEIDA

CORECON 1621 18/06

Econ. EVERALDO LEMOS ALVES

CORECON 1042 19/06

Econ. MARIA DAS GRAÇAS NOGUEIRA LOPES CORECON 731 20/06

Econ. MARIA DE LOURDES BARRETO GOMES CORECON 1622 20/06

Econ. MARIA GERUSA CAVALCANTI B. VIEIRA CORECON 475 20/06

Econ. VANIA MARIA SOUSA CAVALCANTE

CORECON 797 20/06

Econ. LUCIENE MARIA LEITE DE LIRA

CORECON 1447 21/06

Econ. LUIZ RAMOS DE QUEIROZ

CORECON 222 21/06

Econ. PRISCILLA DE LIMA ARAUJO

CORECON 1650 21/06

Econ. RENILSON FERRAZ VIANA

CORECON 732 21/06

Econ. LUCIENE MARIA LEITE DE LIRA

CORECON 1447 21/06

Econ. DERRIVALDO DE LIMA

CORECON 585 22/06

Econ. NAFTALI DE LUCENA VIEIRA

CORECON 1488 22/06

II Fórum Pensando a economia paraibana

II Fórum Pensando a Economia Paraibana reali-zada foi realizado nesta terça-feira (11/6), no auditório do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande. O en-contro teve como tema “o economista no mercado de trabalho”. Pag. 2

CORECON-PB renovou convênio com o SESC

O CORECON-PB renovou convênio com o SESC para a concessão da carteira de comer-ciário aos economistas registrados, possibili-tando direito a participar dos programas de saúde, lazer, cultura e cursos. Pag. 3

Presidente do CORECON-PB faz visita ao jornal

Correio da Paraíba

O Presidente Celso Mangueira foi recebido pelos jornalistas Adelson Leite e Fábio Cardoso, do Jornal Correio da Paraíba. Pág. 2

Notícias da Semana

Notícias da Semana

Notícias da Semana

Notícias da Semana

Plenária do CORECON-PB. Pág.5

Estrutura Administrativa CORECON-PB. Pág. 5 Iniciativas Cidades Emergentes ocorreu em João Pessoa/

PB

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram nesta segunda (10) e terça-feira (11) as primeiras reuniões da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) com 27 instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Pag. 3

Oportunidades para Economistas

O Ministério Público/ES e SUDECO abrem vagas para economistas. Pag. 3

Economista. Planejando o Desenvolvi-mento do Brasil. O Economista é um profissional habilitado para o exercício de diversas atividadeshis-tóricas de cada localidade. Confira algumas atribui-ções. Pag. 4

(2)

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON----PB

PB

PB

PB

II Fórum Pensando a Economia Paraibana

Discutir a profissão e a carreira do Economista. Foi este objetivo que se realizou da 2ª rodada do II Fórum Pensando a Economia Paraibana realizada nesta terça-feira (11/6), no auditório do Centro de Humanidades (CH) da Universi-dade Federal de Campina Grande (UFCG).

O tema do segundo encontro foi O economista no mercado de trabalho, e teve como debatedores o Professor da Unidade Acadêmica de Economia da UFCG Dr. Érico Miranda e o Presidente do CORECON-PB, Celso Mangueira. Durante o evento, os debatedores discutiram as atividades do economista e o seu campo de atuação no mercado de trabalho. Além disso, discutiram o nível de formação do profissional junto às universidades e ainda sua prepa-ração para o mercado. Ao final das apresentações, os expositores ainda responderam às perguntas e dúvidas dos alunos. Para o Presidente Celso Mangueira, a escolha do tema para este Fórum foi bastante pertinente, pois possibilitou aos alunos uma visão do papel do economista perante as empresas e sociedade.

O evento, realizado de forma exitosa, contou com intervenções dos coordenadores e moderadores professores Carlos Alberto da Silva, Ricardo Schimith Filho e Sinedei de Moura Pereira e a participação de mais de 100 alu-nos do Curso de Economia da UFCG.

O Fórum Pensando a Economia Paraibana é uma realização da Unidade Acadêmica de Economia da UFCG.

Presidente do CORECON-PB faz visita de cortesia à redação do Jornal Correio da Paraíba

Atendendo ao convite do Jornal Correio da Paraíba, o Presidente do Conse-lho Regional de Economia da Paraíba, Celso Mangueira, foi recebido na última quarta feira (12) pelos jornalistas, Adelson Leite (editor de política) e Fábio Cardoso (editor de economia). Neste encontro, o Presidente tratou de assuntos relacionados à economia do Estado, eventos do Conselho de Economia, homenagens à personalidades regionais, especificamente do economista emérito Celso Furtado, e do desenvolvimento regional. Falan-do em desenvolvimento da Paraíba, os editores Falan-do Jornal Correio discuti-ram com o Presidente aspectos inerentes as dificuldades da economia pa-raibana. Na opinião do presidente, o quadro socioeconômico da Paraíba é

preocupante, o que requer a elaboração de um plano de desenvolvimento com o estabelecimento de políticas públicas competentes voltadas para o aproveitamento da capacidade econômica do Estado. Segundo o editor do caderno de Economia, jornalista Fábio Cardoso, é preciso que a sociedade acompanhe mais de perto as ações do governo bem como suas consequências. Para o jornalista, é importante a publicação de uma série de repor-tagens sobre o assunto.

Para o Presidente Celso Mangueira, este encontro serviu para estreitar o relacionamento do Corecon-PB com a imprensa, e consequentemente,inserir o economista nas principais discussões. “É o economista que planeja as ações presentes e futuras seja campo público ou privado na área econômica”, finalizou Celso.

Os jornalistas agradeceram a visita do Presidente e falaram que as portas estarão sempre abertas.

(3)

CORECON-PB renovou convênio com o SESC para concessão da carteira de comerciário

O CORECON-PB renovou o convênio com o SESC que dá direito ao economista registrado a concessão da carteira de conveniado do SESC Paraíba possibilitando aos registrados a inclusão nos seguintes programas: saúde, cursos, cultura e lazer disponibilizados nas unidades SESC- Centro, SESC- Cabo Branco, SESC- Gravatá (Centro Campestre), SESC- Educação e SESC - Odontologia, em João Pessoa. Estão disponíveis ainda para os conveniados as instalações do SESC- Açude Velho em Campina Gran-de e SESC- Guarabira em Guarabira/PB, além do SESC- LER na cidaGran-de Gran-de Sousa, SESC - LER na cidaGran-de de Cajazeiras e SESC-LER na cidade de Patos. O registrado conveniado contará ainda com o atendimento nas Unidades Móveis do Bibli-oSESC e OdontBibli-oSESC nas cidades onde as mesmas estiverem instaladas e atendendo.

O convênio como o SESC é extensivo aos dependentes legais, como os pais, cônjuge ou filhos menores de 21 anos de idade. Para a expedição da carteira de conveniado com o SESC é preciso apresentar no os seguintes documentos: a) Certidão de regularidade do CORECON/PB;

b) Uma foto 3X4 para cada pessoa autorizada;

c) Certidão de Casamento, declaração de convivência de companheiro (a), Certidão de Nascimento dos dependentes; d) O Pagamento da taxa para a confecção de cada Carteira será o valor vigente no dia do efetivo atendimento, para o titular e por cada dependente.

As unidades do SESC que expedirão as carteiras são: SESC Centro João Pessoa, SESC Guarabira, SESC Centro Campina Grande e SESC Sousa.

Iniciativas Cidades Emergentes

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram nesta segunda (10) e terça-feira (11) as primei-ras reuniões da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) com 27 instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada.

A programação contou com oficinas temáticas voltadas para três áreas: o setor ambiental e as mudanças climáticas, o setor urbano e os setores fiscal e de governabilidade. “O objetivo foi apresentar o projeto para a comunidade local, obter informações para o diagnóstico da cidade

de João Pessoa e gerar a participação de interesse e apoio para a iniciativa de cidades emergentes e sustentáveis na capital”, afirmou o secretário da Receita Municipal, Fábio Guerra.

O Presidente do CORECON-PB, Celso Mangueira, participou da discussão do tema “ Os setores fiscal e de governabilidade”.

Ministério Público/ES abre concurso com vagas para economistas

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo divulgou edital nº. 02/2013 de concurso público, que será organizado pela Fundação VUNESP o referido edital oferece 97 vagas para os níveis médio e superior. A remuneração oferecida é de até R$ 5.704,60. Os cargos oferecidos são: Agente de Apoio (Administrativo e Microinformática), Agente Técnico (Administrador, Arquivista, Bibliotecário, Conta-dor, Economista, Engenheiro (Agrônomo, Civil e Ambiental), Estatístico, Psicólogo, Biólogo, Arquiteto, Desenvolvedor e Desenvolvedor Web Designer), Agente de Promotoria (Secretaria e Assessoria) e Agente Especializado (Analista de Banco de Dados, Analista de Siste-mas e Analista de Infraestrutura).

As inscrições serão realizadas no período de 10 de junho a 12 de julho de 2013, exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. A sele-ção será constituída de provas e títulos.

Pag. 3

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON

(4)

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON

Mural CORECON----PB

PB

PB

PB

SUDECO abre inscrições para economistas

Objetivando contratar 100 profissionais de níveis médio e superior para compor o seu quadro de servidores, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) lançou o edital n° 01/2013 de concurso público, organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bit-tencourt - FUNCAB. Para o nível médio são oferecidas vagas para os cargos de Agente Adminis-trativo (29). Já para o nível superior, há vagas de Analista Técnico AdminisAdminis-trativo (35), Arquiteto (01), Contador (02), Economis-ta (03), Engenheiro Agrônomo (02), Engenheiro Ferroviário (02), Engenheiro Produção (01), Engenheiro Civil (24) e EsEconomis-tatístico (01). Acesse o site www.funcab.org e veja o edital.

Economista. Planejando o desenvolvimento do Brasil

A formação de Economista garante uma ampla gama de oportunidades profissionais. O Economista é um profissional habilitado para o exercício de diversas atividades, a profis-são oferece várias linhas de atuação, com destaque especial para aquelas atividades que envolvem a análise-econômica-financeira tanto no aspecto microeconômico, engloban-do setores da economia, sua estrutura de oferta (vendeengloban-dores/produtores/forneceengloban-dores) e estrutura de demanda (compradores em todos os níveis da cadeia produtiva); quanto no aspecto macroeconômico que envolvem questões de caráter fiscal, monetário e cam-bial, bem como o estudo de variáveis, como taxas de juros, taxas de cambio, inflação, política internacional, etc. Além disso, o economista possui a aptidão de observar o

mo-vimento global da economia e, com isso, definir relações estratégicas entre empresas e países levando em consideração as perspectivas históricas de cada localidade.

Desse modo, destacam-se algumas atividades centrais do economista:

Importação e Exportação: A expansão do mercado global traz inúmeros riscos e oportunidades, por isso, ninguém melhor que o economista para analisar essas questões e propor alternativas rentáveis de negócios internacionais e desbravar novos nichos mercados.

Reestruturação produtiva: : Análise e avaliação de fusões, incorporações, joint ventures, terceirização produtiva, impacto no mercado (estrutura de oferta e demanda), impacto na concorrência, estrutura hierárquica entre empresas em determinados mercados, market share e sua cadeia produtiva a partir do estudo da estrutura da oferta e da demanda em processos de con-centração e centralização de capitais.

Gestão de Empresas: O economista ocupa um papel estratégico em gestão empresarial, realizando importantes atividades para a dinâmica do mercado e o fortalecimento de empresas, como: perícia, mediação, arbitragem, fusão e reestruturação, análise de custos de oportunidade e análises de ativo/passivo econômico e financeiro.

Auditoria: O trabalho do economista é muito importante na área de auditoria empresarial, o profissional é o responsável pela análise da eficiência no uso dos recursos e ainda contribui para que as metas e objetivos sejam alcançados diante da realidade econômica mutável.

“A formação de Economista garante uma ampla gama de oportunidades profissionais”

(5)

Mural CORECON-PB

Pag. 5

Plenário CORECON-PB 2013

Estrutura Administrativa do CORECON-PB

Gerente Executivo

Adm. Thales Batista da Silva

Fiscal da Profissão

Econ. Walquiria Cybelle Fernandes

Auxiliar de Escritório

Marinalva Pereira da Costa

Presidente:

Celso Pinto Mangueira - Reg. 1279

Vice-Presidente:

João Bosco Ferraz de Oliveira - Reg. 1143

Conselheiros Efetivos:

Celso Pinto Mangueira - Reg. 1279

Martinho Leal Campos - Reg. 279

Manoel de Deus Alves - Reg. 235

Maria das Graças Nassau - Reg. 900

Geraldo Lopes de Oliveira - Reg. 180

Eduardo Ribeiro Coutinho - Reg. 1510

Antônio Claudio Lopes Rocha - Reg. 1482

Sinézio Fernandes Maia - Reg. 1666

João Bosco Ferraz de Oliveira - Reg. 1143

Conselheiros Suplentes:

Lúcia Jeffersonia Ramalho - Reg. 1146

Sandra Maijane Soares Belchiôr - Reg. 1481

Guilherme José dos Santos - Reg. 1578

Shirley Pereira de Mesquita - Reg. 1591

Marcos Farias Magalhães - Reg. 374

Jean Carlos Batista de Almeida - Reg. 1692

Rafael Bernardino de Sousa - Reg. 1066

Maria Janete de Melo Pereira - Reg. 1360

Roberta Trindade Martins Lira - Reg. 1366

Presidente

Econ. Celso Pinto Mangueira

Vice-presidente

Econ. João Bosco Ferraz de Oliveira

Assistência ao Economista

Valdete Fernandes Rodrigues

Assessoria Contábil

Cont. Ana Maria de Sousa Filha

Assessoria Jurídica

Adv. Evilson Braz

Assessoria Técnica

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo