• Nenhum resultado encontrado

Especialização em Gestão. Especialização em Gestão. Ênfase em Finanças, Logística e Supply Chain, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especialização em Gestão. Especialização em Gestão. Ênfase em Finanças, Logística e Supply Chain, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ênfase em Finanças, Logística e Supply Chain, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos.

Na teoria e na vida, FDC

Unidade SP

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184 – 15º andar Vila Olímpia

04548-004 - São Paulo - SP - Brasil

Unidade BH

Rua Bernardo Guimarães, 3071 Santo Agostinho

30140-083 - Belo Horizonte - MG - Brasil

Campus Aloysio Faria

Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil

www.fdc.org.br • atendimento@fdc.org.br • 4005 9200 (capitais) • 0800 941 9200 (demais localidades)

Especialização em Gestão

(2)

Especialização em Gestão

Pós-Graduação Lato Sensu.

O Programa de Especialização em Gestão visa o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico nas áreas de gestão. O Programa contribui de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do participante, auxiliando em sua carreira e nos negócios em que atua.

Um curso de reconhecida excelência que alia teoria e prática, sob a orientação de professores com experiência acadêmica e empresarial. Além disso, respeita a necessidade individual do participante, oferecendo possibilidades de escolha de conteúdo e tempo de duração do Programa, a partir de uma carga horária mínima de 432 horas/aula1.

Dentro do Programa de Especialização em Gestão, o participante pode escolher uma entre seis ênfases: Finanças, Logística e Supply Chain, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos.

Participantes

Profissionais diplomados em curso superior que se preocupam com o autodesenvolvimento e desejam:

Alavancar a carreira e ampliar o networking.

• Ampliar a base de conhecimento para novos desafios em gestão ou abrir o próprio negócio.

• Aprofundar conhecimentos em áreas específicas de atuação.

• Tornar-se competitivos para novas demandas do mercado de trabalho.

Resultados

• Reconhecimento pelo mercado e aumento da empregabilidade.

• Ampliação da visão sistêmica e consequente melhoria da capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão.

• Ampliação da competência para solução de problemas gerenciais.

• Desenvolvimento da competência para construção de planos e estudos de viabilidade para participantes que queiram empreender o próprio negócio.

• Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, com foco nos objetivos pessoais e profissionais.

Na teoria e na vida, FDC

Por possuir graduação focada em conhecimento técnico, busquei minha formação gerencial na FDC, onde pude realmente viver a experiência de uma grande transformação em minha vida profissional.

Leonardo Sá

Diretor de Informática – Prodap

1. Equivalente a 360 horas de 60 minutos, carga horária mínima exigida pelo MEC.

Conheça a Fundação Dom Cabral

A 13ª melhor escola de negócios do mundo.

A Fundação Dom Cabral é um centro internacional de educação executiva, com mais de 30 anos de experiência, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação de executivos, gestores públicos, empresas e organizações.

Trabalhar com o cliente e não apenas para o cliente, essa é a filosofia de atuação da FDC, que busca sempre respeitar a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.

Para oferecer o que há de mais inovador na ampliação do conhecimento e desenvolver soluções educacionais nacionais e internacionais, a FDC compartilha sua visão do ambiente global, promovendo a troca de experiências entre participantes, professores, organizações e outras escolas de negócios.

Nesse sentido, a FDC mantém alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Rússia e América Latina, que permitem o acesso a modernas ferramentas e a geração conjunta de conhecimento.

Além disso, investe significativamente na criação de núcleos de geração de conhecimento em gestão, contando com uma equipe técnica de professores e pesquisadores nacionais e internacionais, com experiência acadêmica e vivência empresarial.

FDC, a 13ª melhor escola de negócios do mundo, no ranking 2009 de educação executiva do jornal Financial Times. Experiência e qualidade que estão à disposição e a serviço da sua organização.

(3)

Diferenciais do Programa

• Um Programa sob medida, que permite ao participante escolher:

– Parte do conteúdo – o Programa oferece um leque de disciplinas obrigatórias e eletivas, com base no qual o participante define parte da sua grade curricular, podendo, inclusive, cursar disciplinas em outras ênfases, de acordo com sua necessidade de formação em gestão. – O período de realização das disciplinas – em parte do Programa, o participante pode

cursar disciplinas durante a semana e/ou fim de semana, de acordo com sua disponibilidade. Dessa forma, pode concluir o curso antes do prazo regulamentar (24 meses). – Carga horária maior – o participante pode ampliar a carga horária total do Programa,

cursando além das 432 horas/aula, de acordo com sua necessidade, disponibilidade de tempo e recursos financeiros.

• Apoio à carreira: atividades extracurriculares onde o participante tem a oportunidade de revisitar as suas escolhas de carreira avaliando o “onde estou” e “para onde vou” à luz de um mercado global e em constante transformação. Como protagonista de sua história, aprende a lidar com a evolução da carreira de forma planejada.

• Desenvolvimento de Projeto Aplicativo voltado para temas de interesse do participante e das empresas, permitindo a aplicação do conhecimento adquirido ao longo do curso.

• Corpo docente com reconhecida experiência e atuação no mercado.

Networking intenso entre participantes das diversas ênfases.

Estrutura do Programa

A FDC desenvolveu um curso que oferece flexibilidade de escolha de parte do seu conteúdo, sendo composto de disciplinas obrigatórias e eletivas. Estruturado em 4 blocos, denominados Termos, o Programa totaliza uma carga horária mínima de 432 horas/aula.

Termo 1

Competências Comportamentais do Gestor

Com maior enfoque comportamental e vivencial, no TERMO 1 o participante desenvolve competências profissionais imprescindíveis ao gestor contemporâneo, que o apoiarão ao longo da sua carreira e contribuirão para o seu desenvolvimento durante o Programa. Propicia ao participante desenvolver a consciência e a capacidade de refletir sobre atitudes e valores de forma a construir relacionamentos consistentes e sustentáveis.

Este Termo é composto por 4 disciplinas obrigatórias, somando 72 horas/aula.

Termo 3 - Técnicas

Competências Técnicas para a Gestão

No TERMO 3, o participante cursa as disciplinas técnicas relacionadas à ênfase escolhida. Sua grade curricular é elaborada de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, atuais e futuros. As ênfases disponíveis são: Finanças, Logística e Supply Chain, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos. Para cada ênfase há uma carga horária a ser cursada de disciplinas obrigatórias, de disciplinas eletivas na própria ênfase e de disciplinas eletivas nas demais ênfases, ampliando o escopo do Programa.

A carga horária mínima deste Termo é 288 horas/aula, podendo ser ampliada de acordo com o interesse e possibilidades do participante.

Assessoria para Customização Curricular

Para apoiar e orientar a escolha da ênfase e das disciplinas que irá cursar, o participante conta com a assessoria da equipe técnica do Programa.

Termo 2

Visão Integrada da Gestão

O TERMO 2 é composto por uma disciplina obrigatória, em que o participante conhece os principais campos da gestão empresarial, em suas diversas aplicações e ramos de negócios, com uma abordagem sistêmica e integrada. Utiliza metodologias diferenciadas, como análise de pesquisa de campo, estudo de caso e palestra, além de proporcionar um ambiente adequado para a troca de experiências e fortalecimento do seu networking.

Este Termo é composto por uma disciplina obrigatória, com 36 horas/aula.

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Indivíduo na Organização 18 horas/aula

Desenvolvimento de Equipes 18 horas/aula

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI 18 horas/aula

Ser Ético 18 horas/aula

Disciplina Obrigatória Carga Horária

Visão Integrada da Gestão 36 horas/aula

Finanças Logística Supply Chain Marketing Negócios Pessoas Projetos Desenvolvimento de Equipes Ser Ético Plano de Desenvolvimento Individual - PDI O Indivíduo na Organização ESTRUTURA DO PROGRAMA TERMO 1 Competências Comportamentais do Gestor (72 horas/aula) TERMO 2 Visão Integrada da Gestão (36 horas/aula) TERMO 3 Competências Técnicas para a Gestão (288 horas/aula) TERMO 4 Projeto Aplicativo (36 horas/aula) APOIO À CARREIRA Workshops de Metodologia Comunidades de Conhecimento Apresentação para Banca Examinadora Versão Final Obrigatórias em Finanças (72 h/a ) Elet ivas em Finanças (108 h/a) Eletivas em Marketin g (10 8 h/a) AS SE SS O RI A PA RA C U ST O MIZ AÇÃ O C URR ICU LAR FIN LOG PRJ PES MKT NEG Obrigatórias em Logística e Supply Chain (108 h/ a) Obrigatóri as em Marketi ng (72 h/ a) LOG (18 h/ a) FIN (36 h/a ) MKT (1 8 h/a) PES (18 h/ a) PRJ (18 h/a ) Eletivas em Projetos (1 8 h/a) Obrigatórias em Projetos (162 h/a) Obrigatórias em Pessoas (108 h/a) Eletivas em Pessoas(72 h/a) Eletivas em Logístic a

e Supply Chain(72 h/a)

Obrigatórias em Negócios (72 h/a) Eletivas em Negócios (108 h/a ) Eletivas em Outras Ênfases (108 h/a) LI V RE ESC OLHA (1 08 H / A )

(4)

Logística e Supply Chain*

A ênfase em Logística e Supply Chain destina-se aos profissionais de todas as áreas de atuação que buscam conhecimentos e ferramentas para uma eficiente gestão da cadeia de suprimentos. Com base na perspectiva estratégica, essa ênfase propicia uma análise dos principais aspectos referentes à gestão de cadeia de suprimentos no Brasil e no mundo, suas limitações, desafios e impactos nas decisões empresariais. Proporciona capacitação teórica e, sobretudo, prática para a gestão de fluxos de demanda, fornecimento, operações e distribuição.

A ênfase busca formar profissionais com habilidades gerenciais, analíticas e conceituais, capazes de atuar na gestão de cadeias de suprimento em ambientes globais, de alta complexidade e dinamismo.

Para cursar a ênfase em Logística e Supply Chain, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

*A ênfase em Logística e Supply Chain é oferecida exclusivamente no período durante a semana.

Finanças

A ênfase em Finanças destina-se aos profissionais de todas as áreas de atuação, que buscam ampliar suas competências para geração de valor e a sustentabilidade do negócio.

Essa ênfase tem como objetivo fornecer ao participante conceitos e ferramentas necessários para uma eficiente gestão financeira, desenvolvendo a perspectiva de curto e longo prazos, visando à maximização dos resultados financeiros.

A ênfase amplia a visão do participante ao trabalhar os conteúdos de finanças sempre integrados às demais áreas de gestão, ao ambiente macroeconômico e às diversas realidades de negócio, aprimorando o processo de tomada de decisão.

Para cursar a ênfase em Finanças, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Disciplinas Obrigatórias em Logística e Supply Chain 108 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Logística e Supply Chain 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Qualquer Ênfase 108 horas/aula

Total 288 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Fundamentos da Logística Integrada e Supply Chain Management 18 horas/aula

Logística de Suprimento (In Bound) 18 horas/aula

Logística de Distribuição (Out Bound) 18 horas/aula

Logística Interna, Movimentação e Armazenagem 18 horas/aula

Planejamento da Rede Logística 18 horas/aula

Aspectos Tributários do Negócio 18 horas/aula

Total 108 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias em Finanças 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Finanças 108 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Qualquer Ênfase 108 horas/aula

Total 288 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Matemática Financeira 18 horas/aula

Análise de Investimentos 18 horas/aula

Valuation: Avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado 18 horas/aula

Contabilidade Financeira 18 horas/aula

Total 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas na Ênfase Carga Horária

Logística Internacional 18 horas/aula

Gestão de Transporte 18 horas/aula

Logística Internacional dos Recursos Energéticos 18 horas/aula

Gestão de Operações (Serviços e Manufatura) 18 horas/aula

Gestão de Estoque 18 horas/aula

Gestão de Demanda 18 horas/aula

Gestão da Performance em Cadeias de Suprimento 18 horas/aula

Gestão de Relacionamento em Cadeias de Suprimento 18 horas/aula Análise Financeira das Decisões em Cadeias de Suprimento 18 horas/aula Modelo SCOR no Gerenciamento da Cadeia de Suprimento 18 horas/aula Cursar no mínimo 72 horas/aula de disciplinas eletivas na ênfase.

Disciplinas Eletivas na Ênfase Carga Horária

Project Finance 18 horas/aula

Estatística Aplicada a Finanças 18 horas/aula

Contabilidade Financeira Avançada 18 horas/aula

Gestão da Liquidez 18 horas/aula

Fundamentos de Custos 18 horas/aula

Gestão Estratégica de Custos 18 horas/aula

Orçamento Empresarial 18 horas/aula

Sistema Financeiro Nacional 18 horas/aula

Mercado Monetário 18 horas/aula

Mercado de Crédito 18 horas/aula

Mercado de Capitais 18 horas/aula

Renda Fixa 18 horas/aula

Mercado Cambial & Finanças Internacionais 18 horas/aula

Derivativos 18 horas/aula

Gestão de Risco 18 horas/aula

Teoria de Carteiras 18 horas/aula

Opções Reais 18 horas/aula

Gestão de Valor: Metodologias de EVA e CVA 18 horas/aula

Aplicação de Planilhas Eletrônicas em Finanças

(excel avançado) 18 horas/aula

Abertura de Capital e Relacionamento com o Investidor 18 horas/aula

Controladoria 18 horas/aula

Auditoria Externa e Interna 18 horas/aula

Cursar no mínimo 108 horas/aula de disciplinas eletivas na ênfase. * A ênfase em Logística e Supply Chain está sendo reestruturada e não será ofertada em 2010.

(5)

Marketing

A ênfase em Marketing destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam geração de valor ao cliente, à organização e à sociedade.

O objetivo da ênfase é capacitar os participantes para atuar na gestão estratégica de mercados, desenvolvendo as competências necessárias para: identificar e selecionar oportunidades de mercado, criar e ofertar soluções inovadoras que resultem em vantagem competitiva e utilizar as ferramentas aplicadas à gestão de marketing.

O conteúdo da ênfase é discutido a partir da reflexão e renovação da prática empresarial, desenvolvendo no participante uma visão crítica sobre a sua atuação profissional e contribuindo para a construção de novas posturas diante dos desafios e tendências de mercado.

Para cursar a ênfase em Marketing, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma.

Negócios

A ênfase em Negócios destina-se aos profissionais de todas as áreas de atuação que desejam desenvolver carreira na área de gestão ou empreender o próprio negócio. O objetivo da ênfase é a ampliação da visão sistêmica sobre as organizações, identificando aspectos fundamentais nos níveis estratégico, tático e operacional necessários à gestão de negócios.

A ênfase desenvolve visão crítica e analítica de negócios, fundamentada em tradicionais e inovadoras técnicas de gestão. Ao final do Programa, o participante deverá ser capaz de fazer a adequada aplicação dos conceitos e ferramentas nas diversas macrofunções organizacionais.

Para cursar a ênfase em Negócios, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Disciplinas Obrigatórias em Marketing 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Marketing 108 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Qualquer Ênfase 108 horas/aula

Total 288 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Estratégia de Marketing 18 horas/aula

Gestão do Mix Mercadológico 18 horas/aula

Comportamento do Consumidor 18 horas/aula

Análise Estratégica 18 horas/aula

Total 72 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Negócios 108 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Finanças 36 horas/aula

Disciplina Eletiva em Logística e Supply Chain 18 horas/aula

Disciplina Eletiva em Marketing 18 horas/aula

Disciplina Eletiva em Pessoas 18 horas/aula

Disciplina Eletiva em Projetos 18 horas/aula

Total 288 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Análise Estratégica 18 horas/aula

Planejamento Empresarial 18 horas/aula

Arquitetura Organizacional 18 horas/aula

Empreendedorismo 18 horas/aula

Total 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas na Ênfase Carga Horária

Gestão da Performance (Balanced Scorecard) 18 horas/aula

Análise Ambiental (Macro e Microambientes) 36 horas/aula

Inteligência Competitiva 18 horas/aula

Business Intelligence e Tratamento

da Informação em Negócios 18 horas/aula

Organizações Sociais 18 horas/aula

Governança Corporativa, Stakeholders

e Relações com os Investidores 18 horas/aula

Gestão da Qualidade 18 horas/aula

Inovação e Competitividade 18 horas/aula

Aspectos Trabalhistas do Negócio 18 horas/aula

Aspectos Tributários do Negócio 18 horas/aula

Planejamento Tributário 18 horas/aula

Plano de Negócios Avançado 18 horas/aula

Gestão de Processos 18 horas/aula

Negociação para Gestores 18 horas/aula

Negócios Internacionais 18 horas/aula

Disciplinas Eletivas na Ênfase Carga Horária

Inteligência de Mercado 18 horas/aula

Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços 18 horas/aula

Gestão de Marcas 18 horas/aula

Mercados Globais 18 horas/aula

Marketing de Varejo 18 horas/aula

Reputação e Competitividade Corporativa 18 horas/aula

Gestão de Produtos 18 horas/aula

Gestão Estratégica de Preços 18 horas/aula

Marketing de Serviços 18 horas/aula

Trade Marketing 18 horas/aula

Gestão do Composto Promocional 18 horas/aula

Gestão do Relacionamento com o Mercado 18 horas/aula

Comunicação Empresarial 18 horas/aula

Marketing B2B 18 horas/aula

Gestão do Esforço de Vendas 18 horas/aula

Estratégia Comercial 18 horas/aula

Marketing Cultural 18 horas/aula

Antropologia do Consumo 18 horas/aula

Experiência do Cliente 18 horas/aula

Cursar no mínimo 108 horas/aula de disciplinas eletivas na ênfase.

(6)

Pessoas

A ênfase em Pessoas destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam ampliar suas competências como gestores de pessoas.

O objetivo da ênfase é o desenvolvimento das competências necessárias para a gestão de pessoas tanto na dimensão estratégica quanto técnica, à luz das mudanças externas e das necessidades de resultados empresariais.

A ênfase propicia a compreensão de atitudes, comportamentos e relações dos indivíduos nas organizações. Também estimula o participante a desenvolver habilidades interpessoais para liderar, trabalhar em equipe e responder aos desafios advindos da imprevisibilidade do contexto organizacional.

Para cursar a ênfase em Pessoas, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Projetos

A ênfase em Projetos destina-se aos profissionais de todas as áreas de atuação, que buscam desenvolver soluções em produtos, serviços e/ou investir na evolução da organização utilizando as ferramentas do gerenciamento de projetos.

A ênfase propicia a compreensão do papel e do impacto da gestão de projetos vinculada à estratégia empresarial.

O objetivo da ênfase é desenvolver conhecimentos e habilidades relativos a métodos, técnicas e instrumentos, com base nas áreas de conhecimento e melhores práticas da gestão de projetos, de acordo com o PMI (Project Management Institute). Objetiva também a melhoria de resultados dos projetos, com a consequente melhoria dos resultados empresariais. Ao final do Programa, o participante deverá ser capaz de aplicar, analisar, sintetizar e avaliar projetos em qualquer área do conhecimento, pois a metodologia de gerenciamento em projetos se aplica a todas as áreas de atuação.

Para cursar a ênfase em Projetos, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma:

Disciplinas Obrigatórias em Pessoas 108 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Pessoas 72 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Qualquer Ênfase 108 horas/aula

Total 288 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Dimensões dos Indivíduos na Organização 18 horas/aula

Poder nas Organizações 18 horas/aula

Liderança 36 horas/aula

Equipes de Alta Performance 18 horas/aula

Gestão da Mudança Pessoal 18 horas/aula

Total 108 horas/aula

Disciplinas Eletivas na Ênfase Carga Horária

Gestão da Mudança Organizacional 18 horas/aula

Coaching 18 horas/aula

Cultura e Clima Organizacional 36 horas/aula

Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho 18 horas/aula

Toxidade nas Relações Interpessoais nas Empresas 18 horas/aula

Gestão de Processos de RH 18 horas/aula

Consultoria Organizacional 36 horas/aula

Gestão Estratégica de Pessoas 18 horas/aula

Remuneração Estratégica 18 horas/aula

Atração e Retenção de Talentos 18 horas/aula

Desenvolvimento do Capital Humano 18 horas/aula

Gestão de Competências 18 horas/aula

Gestão do Conhecimento 18 horas/aula

Comunicação Profissional 18 horas/aula

Organização Pessoal 18 horas/aula

Criatividade 18 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias 162 horas/aula

Disciplina Eletiva em Projetos 18 horas/aula

Disciplinas Eletivas em Qualquer Ênfase 108 horas/aula

Total 288 horas/aula

Disciplinas Obrigatórias Carga Horária

Fundamentos da Gestão de Projetos 18 horas/aula

Gestão de Prazos em Projetos 18 horas/aula

Gestão de Custos em Projetos 18 horas/aula

Gestão das Comunicações em Projetos 18 horas/aula

Gestão de Pessoas em Projetos 18 horas/aula

Gestão de Riscos em Projetos 18 horas/aula

Escopo e Gestão de Escopo em Projetos 18 horas/aula

Gestão da Qualidade em Projetos 18 horas/aula

Gestão da Integração – Planej. Acomp. e Controle de Projetos 18 horas/aula

Total 162 horas/aula

Cursar no mínimo 72 horas/aula de disciplinas eletivas na ênfase.

Disciplinas Eletivas na Ênfase Carga Horária

Análise de Viabilidade de Projetos 18 horas/aula

Gestão de Contratos em Projetos 18 horas/aula

Utilização de Software na Gestão de Projetos 18 horas/aula

Project Management Office – PMO 18 horas/aula

Gestão de Programas e Portfólios de Projetos 18 horas/aula

(7)

Termo 4

Projeto Aplicativo

O Programa de Especialização em Gestão da Fundação Dom Cabral oferece aos participantes uma oportunidade de ampliação e consolidação do aprendizado por meio do desenvolvimento de um Projeto Aplicativo (PA), trabalho de conclusão do curso, voltado para a solução de um problema/necessidade real em gestão.

O objetivo do TERMO 4 é capacitar para a elaboração desse projeto, onde os participantes vão aplicar os conceitos, técnicas e ferramentas discutidos ao longo do Programa. Assim, o Projeto Aplicativo visa promover o diálogo entre teoria e prática, sendo um campo fértil também para o exercício das habilidades gerenciais e do trabalho em equipe.

As atividades que compõem o TERMO 4 acontecem ao longo do TERMO 3, em até 12 meses, de forma a garantir que os participantes finalizem o trabalho dentro do prazo regulamentar. Os Projetos Aplicativos são desenvolvidos de acordo com as Linhas de Aplicação do Conhecimento em Gestão (predefinidas pelo Programa) e apresentados para uma Banca Examinadora, composta por executivos, empresários e professores com experiência na área relacionada ao projeto.

As etapas do desenvolvimento são: Workshops de Metodologia, Comunidades de Conhecimento, Banca Examinadora e Versão Final. O TERMO 4 tem carga horária total de 36 horas/aula.

Apoio à Carreira

Com objetivo de orientar o desenvolvimento profissional do participante, o Programa de Especialização em Gestão contempla atividades de apoio à carreira em vários momentos do curso. Desde o TERMO 1, o participante é estimulado a refletir sobre seus valores, interesses e características pessoais, favorecendo o processo de autoconhecimento que o ajudará no planejamento da sua carreira. Após o TERMO 2, o participante recebe apoio da Coordenação Técnica das ênfases para construir sua grade curricular de acordo com seu planejamento e suas necessidades profissionais atuais e futuras.

Além disso, o participante poderá se beneficiar de serviços de apoio à carreira como aconselhamento profissional personalizado, palestras, workshops e acesso a vagas divulgadas no site do Programa.

Modalidades de Certificação

São oferecidas distintas possibilidades de certificação derivadas do Programa de Especialização em Gestão, com o objetivo de oferecer soluções educacionais adequadas às necessidades de formação e disponibilidade de tempo dos participantes:

Atualização

Essa modalidade é indicada para o profissional com formação superior que deseja estar em dia com o estado-da-arte em sua área de atuação e interesse. Cursando de 72 a 198 horas/ aula nas disciplinas do Programa, o participante obtém o certificado de Atualização em Gestão.

Aperfeiçoamento

A modalidade Aperfeiçoamento é indicada para o profissional com nível superior que deseja expandir seus conhecimentos em gestão. Cursando de 216 a 414 horas/aula, o participante obtém o certificado de Aperfeiçoamento em Gestão.

Especialização em Segunda Ênfase

Após obter um certificado de Especialização em Gestão da Fundação Dom Cabral, o participante poderá solicitar aproveitamento de um terço (1/3) das horas cursadas no Programa para obter nova certificação em uma segunda ênfase, contanto que esta tenha início, no máximo, após 2 anos da conclusão da primeira. A grade será composta de disciplinas adicionais necessárias para o cumprimento da regra da nova ênfase, incluindo, obrigatoriamente, o desenvolvimento de um novo Projeto Aplicativo.

Disciplinas Isoladas

Para o profissional de formação superior que tenha necessidades pontuais de conhecimento em gestão, o Programa oferece a possibilidade de cursar disciplinas isoladas (de 18 a 54 horas/aula), obtendo uma declaração de sua participação.

O participante tem prazo de dois anos para cursar outras disciplinas, aproveitando as já cursadas e obter nova certificação dentre as modalidades Atualização, Aperfeiçoamento e/ou Especialização.

(8)

A Especialização em Gestão na FDC trouxe uma perspectiva diferente para minha carreira. Consegui desenvolver uma visão sistêmica e, com isso, identificar propostas para aproximar a área que coordeno à estratégia de negócios da empresa. O impacto desta mudança do olhar com certeza influenciará o escopo de trabalho da área e nossa proposta é essa mesmo: ampliar o papel estratégico da área de comunicação, trazendo resultados significativos para manter o crescimento da Leme.

Lígia Moregula

Coordenadora de Comunicação – Leme Engenharia

Documentos Necessários

Para a entrevista:

Curriculum Vitae atualizado.

• Histórico escolar (cópia). Para a matrícula:

(condicionada à aprovação no processo seletivo):

• Diploma de conclusão de curso superior, licenciatura plena ou bacharelado, ou diploma de conclusão de curso sequencial de formação específica (original e cópia frente e verso).

• Carteira de identidade e CPF (original e cópia).

• Foto 3 x 4 (recente).

Equipe Técnica 2009

A equipe técnica do Programa de Especialização em Gestão – formada por professores, gerentes de negócios e especialistas nas diversas ênfases – é titulada em escolas nacionais e internacionais. São profissionais atuantes no mercado, com titulação de especialista, mestre e/ou doutor, combinando experiência empresarial, embasamento conceitual e capacidade didática.

• Silene Magalhães – Coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação

• Andréa Vanni Guerra – Gerência do Programa de Especialização em Gestão

Regina Nazar Fialho – Coordenação Técnica da Ênfase em Logística e Supply Chain

• Virgínia Izabel – Coordenação Técnica da Ênfase em Finanças

Luciana Faluba Damázio – Coordenação Técnica da Ênfase em Marketing

• Ricardo Almeida Abdala – Coordenação Técnica da Ênfase em Negócios

• Aline Souki – Coordenação Técnica da Ênfase em Pessoas

• Ricardo José Jacobina – Coordenação Técnica da Ênfase em Projetos

Período de Realização/Local 2010

Início das aulas: a partir de março de 2010

• Turmas/Disciplinas – durante a semana 2ª a 4ª feira – das 19h às 22h30

• Turmas/Disciplinas – fim de semana 6ª feira – das 19h às 22h30

Sábados – das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 Fundação Dom Cabral – Unidade BH Rua Bernardo Guimarães, 3071

Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG

A Fundação Dom Cabral é credenciada para ministrar Programas de Especialização em Gestão pela Portaria nº 68, de 12 de janeiro de 2006, do Ministério da Educação, que são realizados em estrita conformidade com os critérios estabelecidos pela Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007 (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior).

Processo Seletivo

Etapas:

Preenchimento da ficha de inscrição no site www.fdc.org.br.

• Participação na apresentação do Programa.

• Entrevista de seleção (individual).

Na teoria e na vida, FDC

O Programa de Especialização da FDC contribuiu em várias fases das minhas conquistas profissionais, partindo como base acadêmica para a seleção do Programa de trainees 2006 da Serasa. No entanto, em junho de 2007, a empresa teve seu o controle acionário adquirido pela Experian, líder global no mercado de informações e presente em 38 países de todos os continentes. Nesse momento, os conhecimentos absorvidos no curso se tornaram um diferencial, logo que passei a gerenciar alguns projetos estratégicos e padronizar novas rotinas internas. Hoje, como gerente de finanças e em processo de expatriação para a sede da Experian nos Estados Unidos, estou confortável em afirmar que a experiência adquirida na FDC me deu ferramentas fundamentais para os bons resultados alcançados na empresa.

Lucas Mattos

Gerente de Finanças – Experian

Como pontos fortes do Programa estão o dinamismo, o aprendizado em cima de casos e situações reais e a possibilidade de conjugar disciplinas de outras ênfases numa complementaridade necessária à formação especializada. Formam-se, assim, especialistas com visão global.

Maria Regina A. Bahia

Gerente de Logística e Suprimentos – Santa Bárbara Engenharia e Construção

D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

Referências

Documentos relacionados

Este curso servirá como um guia prático para implementar indicadores que auxiliem na gestão estratégica e operacional de Supply Chain.. A proposta é prepará-lo para que você

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), na área de Gestão de Operações e Competitividade, possui 18 anos de experiência como

Mais de 25 anos de experiência em Logística e Supply Chain, ocupando cargos de gestão em empresas como: Santher, Sadia, Kraft Foods Brasil, Colgate-Palmolive, Rexel do Brasil e

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), na área de Gestão de Operações e Competitividade, possui 18 anos de experiência como

Para complementar o programa da Capacitação em Supply Chain Management, o Inbrasc estruturou uma extensão focada na gestão de projetos de supply chain, uma das grandes

José Roberto Fornazza Council Advisor Inbrasc José Arnaldo D'Aurea Council Advisor Inbrasc Juliano Tessaro Gerente de Compras MWM Motores Paulo Miri Diretor

Se você aspira assumir uma posição estratégica esteja pronto para responder à pergunta favorita de Alex: “Na prática, o que você tem gerado de resultado?” Mestre

Gerente de Supply Chain da Santher Papéis, é formado em Economia pela PUC-SP com especialização em Logística pela FGV-SP, o profissional atua há mais de 20 anos na área de