• Nenhum resultado encontrado

Confira a autenticidade no endereço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Confira a autenticidade no endereço"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2013/2014 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: ES000122/2014

DATA DE REGISTRO NO MTE: 14/04/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR016604/2014 NÚMERO DO PROCESSO: 46207.003058/2014-01 DATA DO PROTOCOLO: 08/04/2014

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS GRAFICAS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, CNPJ n. 27.483.064/0001-47, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). JOSE CARLOS GRECY PEREIRA;

E

CONTROLTECH PROCESSAMENTO E IMPRESSAO DE DADOS EIRELI - ME, CNPJ n. 01.519.555/0001-07, neste ato representado(a) por seu Sócio, Sr(a). GILBERTO JOSE DO CARMO BATISTA;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 01º de maio de 2013 a 30 de abril de 2014 e a data-base da categoria em 01º de maio.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) ou seja, se aplica a todos os trabalhadores gráficos, sindicalizados ou não, que

trabalham na EMPRESA, com abrangência territorial em Cariacica/ES.

Salários, Reajustes e Pagamento Piso Salarial

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO ADMISSIONAL

A partir de 1º de Maio de 2013, fica estabelecido o seguinte Piso Admissional – R$ 780,00 (setecentos e oitenta reais) para empregados que não tenham experiências.

Reajustes/Correções Salariais

(2)

Os salários, não abrangidos pelo Piso Admissional, serão reajustados com o percentual de 6,95% (seis vírgula noventa e cinco por cento) em maio de 2013, incidentes sobre os salários reajustados em maio de 2012, compreendendo a correção negociada do período entre 1º de maio de 2012 e 30 de abril de 2013, compensando-se as antecipações salariais concedidas em razão deste período, e inclusive as antecipações procedidas enquanto se processavam as negociações.

Parágrafo Único - Após o reajuste estipulado no “Caput”, os salários serão acrescidos de 5,00% (cinco por cento) a título de Ganho Real

Descontos Salariais

CLÁUSULA QUINTA - CONVÊNIO FARMÁCIA

A EMPRESA se compromete a manter o convênio farmácia, sem ônus para a EMPRESA.

Parágrafo Único - Os trabalhadores não poderão comprometer mais do que 20% (vinte por cento) do salário base com remédios, mediante a comprovação de receita médica e nota fiscal, sendo descontado no pagamento do próprio mês.

Outras normas referentes a salários, reajustes, pagamentos e critérios para cálculo

CLÁUSULA SEXTA - SALÁRIO SUBSTITUIÇÃO

O empregado que substituir outro, cujo contrato tenha sido rescindido por qualquer motivo, receberá o salário básico inicial da categoria do substituído, entendendo-se como salário básico o resultado da exclusão das vantagens pessoais e salariais, auferidas no período em que esteve a serviço da empresa. Parágrafo Único - Nas substituições que tenham caráter meramente eventuais ou provisórias, o

empregado receberá o mesmo salário básico pago ao empregado substituído, não compreendido neste os afastamentos em razão de gozo de benefício previdenciário ou férias, até 30(trinta) dias.

CLÁUSULA SÉTIMA - COMPROVANTE / PAGAMENTO

A Empresa fornecerá aos empregados demonstrativos de pagamento com a discriminação das quantias pagas e dos descontos efetuados, inclusive identificação da fonte pagadora e o valor do FGTS.

Parágrafo Primeiro – Se a empresa tiver pagamento mensal fica obrigada a efetuar o mesmo, até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente, assim como, se o pagamento for quinzenal deverá ser efetuado 15 (quinze) dias antes da data da parcela principal e, sendo semanal, às sextas-feiras.

Parágrafo Segundo - Sendo o pagamento mensal, será concedido um adiantamento de 40% (quarenta por cento), até o dia 22 (vinte e dois) de cada mês.

(3)

Parágrafo Terceiro – Caso a empresa tenha sistema de pagamento dos salários em cheque, efetuará o mesmo com a devida antecedência, liberando o empregado sem prejuízo do salário.

CLÁUSULA OITAVA - DIA DO GRÁFICO

Fica mantido por este ACT o feriado do dia 07 de fevereiro de 2014, DIA DO GRÁFICO, como dia de festividade e comemorações, respeitado e ressalvado o acordo produzido entre empregador e empregados, devidamente protocolado no Sindicato Profissional, no prazo mínimo de 07 (sete) dias antes desta data.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros 13º Salário

CLÁUSULA NONA - 13º SALÁRIO

A empresa concederá 50% (cinqüenta por cento) do 13º salário entre 1º de Junho a 30 de Novembro de 2013, e a segunda parcela junto com o adiantamento quinzenal de Dezembro/2013, facultado ao trabalhador se manifestar, individualmente, por outros períodos.

Adicional de Hora-Extra

CLÁUSULA DÉCIMA - HORAS EXTRAORDINÁRIAS

Será concedido aos trabalhadores das áreas não insalubres, a título de horas extraordinárias, os adicionais abaixo:

a) – 60% (sessenta por cento) sobre a hora normal para as horas extras, realizadas em dias normais da semana;

b) – 70% (setenta por cento) sobre a hora normal para as horas extras, realizadas nos sábados.

Parágrafo Primeiro - O trabalho realizado em domingos e feriados, inclusive o trabalho extraordinário, nestes dias terá um acréscimo de 100% (cento por cento) sobre a hora normal.

Parágrafo Segundo - No caso de ocorrência de necessidade de trabalho durante a semana, superior ao limite legal e convencional a empresa fornecerá aos trabalhadores um lanche até 02:30h (duas horas e trinta minutos) extras, assim como, após as duas horas e trinta minutos, será fornecida refeição.

(4)

Fica instituído um sistema de compensação de horas, nos termos do Art. 7º, Inciso XIII, da Constituição Federal c/c art. 468 da CLT e com fundamentos no art. 59 da CLT, com a nova redação dada pela Lei 9.601, de 21 de Janeiro de 1998, aplicado a todos os contratos de trabalho abrangido por este ACT 2012/2013, no qual se reconhece a necessidade da empresa pactuar diretamente com o sindicato

profissional acordo que visem prorrogar a jornada de trabalho normal, assim como reduzi-la ou suspendê-la sem qualquer prejuízo as partes contratantes, sendo as horas objeto deste acordo compensadas no limite máximo de 120 (cento e vinte) dias após o mês referencial.

Parágrafo Primeiro

As horas prorrogadas ou reduzidas por intermédio deste acordo poderão ser compensadas, no período acima mencionado, em sábados, feriados, folgas individuais, folgas coletivas ou por área de trabalho, acréscimo de férias e/ou em dias espremidos entre feriados e fins de semana.

Parágrafo Segundo

A empresa fornecerá mensalmente aos seus empregados um extrato mensal contendo informações acerca dos créditos ou débitos de horas, para consultas e acompanhamentos.

Parágrafo Terceiro

Rescindido o contrato de trabalho, os créditos e débitos serão lançados integralmente na RTC calculadas sobre o salário base na data do desligamento.

Adicional de Tempo de Serviço

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO

A empresa efetuará o pagamento de um Adicional por Tempo de Serviço (ATS) mensal de 1% (um por cento) ao ano, para todos os trabalhadores que contarem com 02 (dois) anos de serviço efetivo prestado à empresa, retroativo a 1º de Maio de 2009, limitados a 5% (cinco por cento).

Auxílio Alimentação

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - FORNECIMENTO DE LANCHE / LEITE

A empresa fornecerá lanches vespertino aos seus funcionários, composto de café e pão. A empresa fornecerá aos funcionários que assim desejarem 01(um) litro de leite, se estiverem trabalhando com carbono.

(5)

Fica a empresa obrigada a fornecer refeição a todos seus funcionários, em refeitório próprio e apropriado com as devidas medidas de higiene, limpeza e em consonância com a vigilância sanitária, bem como ter acompanhamento de profissional habilitado na área de nutrição, para elaboração e balanceamento de cardápio.

Parágrafo Único – os funcionários, os que assim desejarem ter o benefício estipulado no “caput” desta cláusula, deverão participar da seguinte forma: Sofrerão desconto de R$ 28 (vinte e oito reais) mensais em seus vencimentos.

Auxílio Transporte

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - VALE TRANSPORTE

O Vale Transporte não terá natureza salarial, nem se incorporará à remuneração do beneficiário para quaisquer efeitos , assim como não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou FGTS, não configurando rendimento tributável à juízo do art. 8º, itens I, II, e III, do Decreto nº 92.180/85.

Parágrafo Único - A parcela referente ao custeio do Vale Transporte pelo empregado, prevista no item I do Art. 12, do Decreto nº 92.180/85, será descontada dos salários na seguinte proporção, a partir de 1º de Maio de 2013: 0,5% (meio por cento) de desconto

Auxílio Doença/Invalidez

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - COMPLEMENTAÇÃO AUXÍLIO ACIDENTE

Quando o auxílio doença for decorrente de acidente de trabalho, o empregado em benefício previdenciário fará jus a uma complementação salarial por 60 (sessenta) dias, e terá a estabilidade estendida por mais 12 meses.

Auxílio Morte/Funeral

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - AUXÍLIO FUNERAL

A empresa concederá, a título de auxílio funeral os seguintes benefícios:

a) – no caso de falecimento de empregado, um (01) salário mínimo para rateio entre seus dependentes, devidamente registrados na empresa.

(6)

b) – no caso de falecimento de esposa e filhos, até 18 (dezoito) anos de idade, devidamente registrados na empresa, o um (1/2) meio salário mínimo, revertido ao empregado.

Parágrafo Primeiro

O auxílio funeral somente será devido pela empresa, caso a mesma não disponha de plano de seguro de vida em grupo para seus funcionários.

Parágrafo Segundo

No caso de mais de um membro da mesma família trabalhar na mesma empresa, o auxílio-funeral será devido apenas em relação a um deles.

Auxílio Creche

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - CRECHE

A EMPRESA custeará creche para os filhos de funcionárias gráficas, até a idade de 05 (cinco) anos, nos termos da Portaria MTb n.º 3.296 de 5 de setembro de 1986. O valor do auxílio creche será de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) por mês, para a funcionária que contar com mais de 03 meses de serviço na empresa.

Contrato de Trabalho – Admissão, Demissão, Modalidades Normas para Admissão/Contratação

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - ADMITIDOS APÓS A DATA BASE

Aos trabalhadores que foram admitidos após a data-base 1º de Maio/2012, aplicar-se-á o reajuste dos salários básicos das funções ou cargos existentes na empresa naquela data, identificando-se os salários de Maio de 2013.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - PREFERÊNCIA DE APROVEITAMENTO

A EMPRESA se compromete a dar preferência, no processo seletivo, aos gráficos que trabalham na EMPRESA, quando do surgimento de vagas na área gráfica, desde que o mesmo tenha condições e qualificações para assumir o cargo vago.

Aviso Prévio

(7)

As parcelas rescisórias serão quitadas pelas empresas nos prazos do § 6º, do Art. 477 da CLT, alterado pela Lei nº 7.855/88, a saber:

a) – Até o último dia útil imediato ao término do Contrato de Trabalho, no caso de rescisão com Aviso Prévio;

b) – Até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência de aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Outras normas referentes a admissão, demissão e modalidades de contratação

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - CARTA DE REFERÊNCIA

Os empregadores fornecerão, desde que solicitado, carta de referência aos empregados que forem dispensados sem justa causa ou que pedirem demissão, no ato da assinatura da rescisão do contrato de trabalho.

Relações de Trabalho – Condições de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Políticas de Manutenção do Emprego

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - EMPREGADO PRÓXIMO A APOSENTADORIA

Ao empregado com mais de 07 (sete) anos contínuos na EMPRESA, que comprovadamente estiver no período de 12 (doze) meses anteriores à data em que poderá ser requerida a aposentadoria, terá garantido o emprego ou indenização compensatória, ressalvadas as hipóteses de demissão por justa causa, acordo entre as partes e pedido de demissão.

Parágrafo Primeiro - Perderá esta garantia, o empregado que tendo completado seu tempo de serviço, não venha requerer sua aposentadoria.

Parágrafo Segundo – Perderá o direito a esse benefício, o empregado que até a data da homologação do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, no prazo estabelecido no § 6º, do Art. 477 da CLT, não comprovar o tempo de serviço necessário para requerimento da aposentadoria integral.

Estabilidade Mãe

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - GARANTIA GESTANTE/LICENÇA PATERNIDADE

A empregada gestante terá estabilidade provisória, desde a constatação da gravidez até o 6º (sexto) mês após o parto, à juízo da Constituição Federal. Neste período terá licença maternidade de 120 (cento e vinte) dias, conforme art. 7º , item XVIII, da CF.

(8)

Parágrafo Único - A licença paternidade será de 05 (cinco) dias, conforme está previsto no art. 10º, § 1 das ADCT/CF. (Atos das Disposições Constitucionais Transitórias)

Jornada de Trabalho – Duração, Distribuição, Controle, Faltas Faltas

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - ABONO DE FALTAS

A empresa concederá, uma vez por mês, abono de 01(um) dia de expediente aos empregados que forem diretores executivos do Sindicato Profissional, para comparecerem em reuniões ou atividades programadas pelo mesmo.

Parágrafo Primeiro - Fica facultado aos empregadores liberarem, além do dia estabelecido no “caput” desta Cláusula, outros dias mediante acordo com o empregado.

Parágrafo Segundo - O Sindicato Profissional comunicará os dias das reuniões ou atividades, via setor pessoal da empresa, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

Férias e Licenças

Outras disposições sobre férias e licenças

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - FÉRIAS

A empresa concederá aos seus empregados, os que assim desejarem, no retorno de férias, um

adiantamento correspondente a 20% (vinte por cento) do seu salário, descontado em 04 (quatro) parcelas mensais sem juros e correção monetária, nos 04 (quatro) meses subsequentes ao retorno de férias.

Saúde e Segurança do Trabalhador Uniforme

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - UNIFORMES

A empresa fornecerá, a seus funcionários, uniformes da seguinte forma: 02 (duas) saias, ou calças e 03 (três) blusas ou camisas, padronizados de acordo com suas próprias conveniências.

Parágrafo Único – Ficou estabelecido que os uniformes serão custeados em 60% (sessenta por cento) de seu valor pelo empregador e 40% (quarenta por cento) de seu valor pelos empregados e parcelado em 03

(9)

(três) vezes.

a) – O empregado se obriga ao uso, manutenção e limpeza adequada dos Uniformes que receber. Em caso de extravio ou dano voluntário, o empregado terá que adquirir outro uniforme, pagando integralmente a empresa.

b) – O empregado poderá ser impedido de trabalhar, com a perda do respectivo salário e da freqüência, quando não se apresentar com uniforme, ou se apresentar com estes em condições de higiene

incompatíveis com a função ou seu uso inadequado. Extinto ou rescindido o contrato de trabalho, deverá o empregado devolver os uniformes de seu uso.

Exames Médicos

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - EXAMES MÉDICOS / ATESTADOS

A Empresa deverá determinar a realização dos exames médicos admissionais, demissionais e periódicos necessários nos trabalhadores, nos termos das normas regulamentadoras do MTb, sendo que as despesas dos referidos exames, serão de responsabilidade da mesma.

Parágrafo Único - O empregado que pretender justificar a sua ausência com atestado médico/hospitalar, deverá fazê-lo no prazo de 24:00 (vinte e quatro) horas do recebimento do mesmo.

Profissionais de Saúde e Segurança

CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - ASSISTÊNCIA MÉDICA

A EMPRESA manterá a seu critério, convênios para prestação de serviços na área médica, sem ônus para o empregado.

Parágrafo Único - Caso, a nova regulamentação dos planos de saúde, venha encarecer seus custos, tornando-os insuportáveis do ponto de vista econômico/financeiro, fica desde já acordado a renegociação desse benefício, entre a EMPRESA e o SINDICATO.

Relações Sindicais

Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - LOCAL PARA REUNIÕES

A EMPRESA, por solicitação do SINDICATO, cederá local para reuniões de dirigentes do SINDICATO com seus empregados, em horário não coincidente com a jornada de trabalho, ou outro horário, desde que autorizado previamente pela Direção da EMPRESA, assegurado um período máximo de 01 (uma) hora de duração.

(10)

CLÁUSULA TRIGÉSIMA PRIMEIRA - VISITAS DE DIRIGENTES SINDICAIS

Fica assegurada a visita dos dirigentes sindicais na empresa, desde que sejam comunicadas com 48:00h (quarenta e oito horas) de antecedência pelo Sindicato Profissional.

Acesso a Informações da Empresa

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - COMUNICAÇÃO AO SINDICATO

A EMPRESA informará ao SINDICATO todas as admissões e demissões de empregados gráficos, dentro do prazo de 72 (setenta e duas) horas.

Contribuições Sindicais

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - MENSALIDADE SINDICAL

A empresa se compromete em efetuar a título de Mensalidade Sindical o pagamento do percentual de 2% (dois por cento) sobre o salário base de cada empregado e em nome de todos, sindicalizados ou não. Parágrafo Primeiro - A empresa se compromete a descontar dos empregados sindicalizados, diretamente na folha de pagamento, as mensalidades devidas ao seu sindicato (2% sobre o salário base), conforme art. 545 da CLT, desde que autorizado por escrito pelo associado. Os demais que por ventura não expressarem por escrito a oposição, a empresa respeitará o “caput” desta cláusula.

Parágrafo Segundo - A empresa se compromete colocar a disposição do Sindicato Profissional as mensalidades descontadas até 05(cinco) dias corridos, após o desconto.

Caso seja ultrapassado o prazo acima, a empresa estará sujeita a uma multa de 0,10% ao dia, limitada a 3%(três por cento) ao mês, mais juros de 1%( um por cento) ao mês sobre o montante não recolhido. Parágrafo Terceiro - As guias de recolhimento serão fornecidas pelo Sindicato Profissional, devendo ser revertidas ao mesmo com relação dos descontos efetuados.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

Cumprindo deliberação da Assembléia dos empregados, realizada em 18/03/2013, a EMPRESA se compromete a descontar de todos os trabalhadores da categoria beneficiados com este ACORDO

COLETIVO DE TRABALHO, em atividade no dia 1º de maio de 2013, a taxa negocial correspondente a 2% (dois por cento), do salário nominal do empregado em favor do SINDICATO, dividida em 02 (duas) parcelas de 1,0% (um por cento) em cada mês, ( Setembro e Outubro de 2013).

(11)

Parágrafo Primeiro - Subordina-se o desconto da Contribuição Negocial à oposição do trabalhador gráfico não sindicalizado, manifestada por escrito e homologada pelo SINDICATO, perante a EMPRESA até o dia 10 (dez) de cada mês que antecede os descontos, definidos no caput desta cláusula.

Parágrafo Segundo – O SINDICATO se compromete a divulgar a condição constante do parágrafo anterior, através de comunicado a ser afixado no quadro de avisos da EMPRESA.

Parágrafo Terceiro - Para efeito de controle do SINDICATO, a EMPRESA remeterá a esta entidade sindical, até o dia 10 (dez) do mês subseqüente ao do desconto, a relação de forma ordenada de todos os funcionários contemplados com o desconto, na qual constará, além do nome do empregado, o valor da contribuição.

Parágrafo Quarto - O recolhimento será feito diretamente a Tesouraria do SINDICATO ou na Conta n° 003.129-9 da Caixa Econômica Federal - Agência 0167 (Beira Mar), até o dia 07 (sete) do mês subseqüente ao desconto, remetendo o comprovante do depósito, conjuntamente com a relação dos contribuintes a entidade laboral.

Parágrafo Quinto - Fica a EMPRESA obrigada a descontar em uma única parcela, no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, o saldo da contribuição do empregado que por quaisquer motivos se desligou da mesma.

Outras disposições sobre relação entre sindicato e empresa

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - HOMOLOGAÇÃO / RESCISÃO

Toda demissão de trabalhador com mais de 01(um) ano de empresa deverá ser feita, preferencialmente, no Sindicato dos Trabalhadores, podendo também ser feita na SRT/ES (Superintendência Regional do

Trabalho) e nas mesmas condições exigidas por esta.

Parágrafo Único - As rescisões dos trabalhadores com menos de 01(um) ano de empresa serão apresentadas obrigatoriamente ao Sindigráficos, quando de suas visitas regulares às empresas

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - QUADRO DE AVISOS

A empresa colocará Quadros de Avisos em local de boa visibilidade, dentro de suas dependências, ao qual será também facultada a utilização pelo Sindicato dos Trabalhadores.

Parágrafo Primeiro - Sindicato Profissional se compromete a não divulgar nos Quadros de Avisos da Empresa, propagandas político-partidária.

Parágrafo Segundo - O Sindicato Profissional se compromete a não afixar no Quadro de Avisos mensagens que contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, inclusive a reprodução de qualquer matéria neste sentido.

(12)

é de inteira responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores.

Disposições Gerais

Aplicação do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - DA COMPETÊNCIA

Será competente a Justiça do Trabalho para dirimir quaisquer divergências na aplicação do presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO.

Descumprimento do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - AÇÃO DE CUMPRIMENTO

O Sindicato dos Trabalhadores poderá interpor ação de cumprimento na Justiça do Trabalho, por

substituição processual dos empregados, associados ou não, independentes de outorga de procuração, em relação ao estipulado neste ACT.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA NONA - MULTA

As partes, por infração de qualquer cláusula deste ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, se sujeitarão a multa igual a R$ 333,30 (trezentos e trinta e três reais e trinta centavos), por infração ou cláusula e por empregado, revertido em favor da parte prejudicada, desde que comprovadamente notificada para regularização em 10 (dez) dias, persista na falta.

Outras Disposições

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA - GARANTIAS GERAIS

Ficam asseguradas aos trabalhadores as condições mais favoráveis já existentes na empresa, durante a vigência deste ACT, em relação a qualquer das cláusulas convencionadas.

JOSE CARLOS GRECY PEREIRA

Presidente

(13)

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS GRAFICAS DO ESTADO DO

ESPIRITO SANTO

GILBERTO JOSE DO CARMO BATISTA

Sócio

CONTROLTECH PROCESSAMENTO E IMPRESSAO DE DADOS EIRELI - ME

Referências

Documentos relacionados

PARÁGRAFO SEGUNDO – Subordina-se o presente Desconto Assistencial à não oposição do empregado manifestada pessoal e individualmente, por escrito, perante o Sindicato Laboral, no

O aumento da DVGA da divisão Beef, que acompanhou o maior volume de vendas, foi parcialmente compensado pela redução nas despesas administrativas da divisão

A presença de episódios de apneias- hipopneias ou movimentos periódicos dos membros, embora possa indicar outra etiologia para a sonolência diurna, não exclui o diagnóstico

PARÁGRAFO SEGUNDO – Subordina-se o presente Desconto Assistencial à não oposição do empregado manifestada pessoal e individualmente perante o Sindicato Laboral, no prazo de até 10

A oposição ao recolhimento da contribuição confederativa dos empregados, só será valida se for da vontade do empregado não sindicalizado, em declaração manifestada por

A oposição ao recolhimento da contribuição confederativa dos empregados, só será valida se for da vontade do empregado não sindicalizado, em declaração manifestada por

A oposição ao recolhimento da contribuição negocial dos empregados, só será valida se for da vontade do empregado não sindicalizado, em declaração manifestada por

A oposição ao recolhimento da contribuição confederativa dos empregados, só será valida se for da vontade do empregado não sindicalizado, em declaração manifestada por