• Nenhum resultado encontrado

ADICÃO DE DARAFLOW EM CONCRETO USINADO PARA AUMENTO DE SLUMP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADICÃO DE DARAFLOW EM CONCRETO USINADO PARA AUMENTO DE SLUMP"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

ANTONIO MARCIO WALTRICK SILVA

ADICÃO DE DARAFLOW EM CONCRETO USINADO PARA

AUMENTO DE SLUMP

(2)

ANTONIO MARCIO WALTRICK SILVA.

ADICÃO DE DARAFLOW EM CONCRETO USINADO PARA

AUMENTO DE SLUMP

Relatório de estágio curricular apresentado à Coordenação do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC – como requisito necessário para obtenção da conclusão do curso Bacharel em Engenharia Civil.

Orientação: Prof. Volmir Pitton,

(3)

SUMÁRIO

1 ADICÃO DE DARAFLOW EM CONCRETO USINADO PARA AUMENTO

DE SLUMP ... 4 1.1 Engemix Lages ... 4 1.2 Problemática do trabalho ... 5 1.3 Objetivos ... 7 1.3.1 Objetivo Geral ... 7 1.3.2 Objetivos Específicos ... 7 1.4 JUSTIFICATIVA ... 7 1.4.1 Oportunidade do Projeto ... 7 1.4.2 Viabilidade do Projeto... 7 1.4.3 Importância do Projeto ... 8 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ... 9 2.1 ESTUDOS PRELIMINARES ... 9 2.2 METODOLOGIA ... 9 2.3 MATÉRIAIS E MÉTODOS ... 9 3 ORÇAMENTAÇAO ... 12 4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS... 13

4.1 Pedido e Programação do Concreto: ... 13

4.2 Preparação e Cuidado para o Recebimento do Material na Obra: ... 13

4.3 Ensaio de Abatimento: ... 14

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 23

(4)

1 ADICÃO DE DARAFLOW EM CONCRETO USINADO PARA AUMENTO DE SLUMP

Este trabalho tem por finalidade comprovar se o plastificante Daraflow aumenta o slamp em quanto? Que tempo? E se sua utilização não afeta em outras coisas importantes? Como a resistência, aumento ou diminuição no tempo de desforma e facilidade ou dificuldade no manuseio.

A idéia do trabalho foi baseada em indagações na empresa Engemix, se com a adição deste plastificante ao concreto não diminuiria sua resistência ou aumentaria? Sendo assim poderia aumentar ou diminuir custos.

1.1 Engemix Lages

A empresa do grupo Votorantim S/A (ENGEMIX) esta instalada em Lages, na Rua Marlene Norcio de Oliveira no. 200, desde 01 de dezembro de 2001, quando o grupo comprou a antiga Concreteira.

A mesma fornece concreto para os diversos segmentos da construção civil em toda a Serra Catarinense.

Em seu quadro de funcionário tem pessoas com vários anos já neste ramo, o responsável técnico- administrativo e o Sr. Rodrigo Antunes Pereira que trabalha na empresa deste a sua fundação, que neste estágio foi o orientador.

(5)

1.2 Problemática do trabalho

Durante o estágio, esta sendo observado a aplicação do plastificante,

Daraflow em diferentes tipos de concreto.

O DARAFLOW é um aditivo redutor de água de alta compactação do concreto reduzindo assim seu tempo de desempenho, comumente chamado superplastificante.

É um polímero em pó pronto para o uso.

Esta formulado para cumprir com as especificações de aditivos químicos para concretos como dita as normas ASTM C 494 TIPO e F e ASTM C 1017.

O DARAFLOW TM neste aspecto excede a capacidade de poder ser um superplastificante ou redutor de água normal.

1.2.1 Usos

CONCRETOS FLUIDOS - DARAFLOW produz um concreto fluido (18 a

24 cm de abatimento) com a mesma relação a/c (água/cimento) de um concreto sem aditivo com 0 a 5 cm de abatimento. Esta melhora espetacular na trabalhabilidade implica em várias vantagens nos campos de pré-moldado, pré-misturado, dosado em central e concreto especial, entre elas:

•Resistência à compressão e à flexão excepcional com altos abatimentos •Obtenção de altos abatimentos com eliminação da segregação e

Exsudação.

•DARAFLOW aumenta a produtividade das formas deslizantes e elimina as dificuldades de colocação.

(6)

CONCRETOS DE ALTA RESISTÊNCIA

Com a mesma trabalhabilidade DARAFLOW reduz a relação água-cimento, em torno de 25%. A significativa redução de água permite obter muitas vantagens em concretos pré-moldados protendidos, tais como:

•Contém substâncias que melhoram as resistências iniciais e finais à compressão e flexão permitindo trabalhos em pré-moldados com rápida desmoldagem e curas.

Experiências mostraram que a resistência inicial à compressão pode atingir a resistência de 28 dias já nos primeiros 7 dias com adição do DARAFLOW no cimento CP IV.

•Devido à eliminação da porosidade capilar DARAFLOW produz um concreto denso e durável. A impermeabilidade e a resistência à abrasão melhoram significativamente.

•Obtenção de concretos auto-nivelantes ou com elevado abatimento; •Redução do tempo de descarga dos caminhões.

•Melhor acabamento superficial aplicado também a agregados de baixas densidades.

•Menor fissuração devido à redução da relação a/c.

A dosificação do DARAFLOW pode variar entre 0,2% a 0,5% em relação ao peso do cimento e dependendo das condições e do tipo da obra;

MODO DE ADIÇÃO

O aditivo poderá ser adicionado diretamente no caminhão betoneira pelo próprio motorista uma vez que sua embalagem é saco hidrossolúvel, de fácil manuseio e adição ao concreto.

Tipo de produto: Aditivo Superplastificante Aspecto: pó

(7)

ASTM C 494 TIPO A e F e ASTM C 1017.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Definir os tipos de concreto e slump mais usado na região e a quantidade de

daraflow utilizada em cada um deles.

1.3.2 Objetivos Específicos

Estudar as diferentes formulações do concreto; Comparar resultados a partir de testes laboratoriais;

Apresentar a formula mais econômica e mais resistente com a utilização do Daraflow.

1.4 JUSTIFICATIVA

1.4.1 Oportunidade do Projeto

A escolha deste tema foi devido à oportunidade de estágio em uma empresa que trabalha com cimento, que é o que mais um engenheiro necessita em seu dia a dia.

1.4.2 Viabilidade do Projeto

O projeto é economicamente viável, pois se percebe que com a utilização do

Daraflow, fica o concreto mais fluído e assim mais fácil de ser distribuído,

minimizando tempo e custos tanto para o cliente quanto para a empresa fornecedora do produto.

(8)

1.4.3 Importância do Projeto

Nos dias de hoje em que se busca a lucratividade juntamente com a qualidade dos produtos e serviços prestados, o mercado é cruel e avassalador para quem fica para traz em eficiência e tecnologia.

(9)

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 ESTUDOS PRELIMINARES

Este projeto trata-se de um comparativo entre o uso de DARAFLOW em concreto usinado, com base em vários testes (ruptura por compressão) para saber se ouve ou não perca de resistência!

O relatório terá como base o estágio na empresa Engemix S/A onde a diferentes tipos de fabricação de concreto para diferentes Consistências (Slump) e Resistências (Mpa) (Mega Pascal).

2.2 METODOLOGIA

Trata-se de várias pesquisas e testes aplicados na empresa, mas sempre buscando estar dentro das normas regulamentadoras.

Os testes serão de suma importância, através deles serão detectadas maneiras de minimizar custos, sendo possível repassar aos clientes valores mais baixos, aumentando ainda mais sua carteira de clientes.

2.3 MATERIAIS E MÉTODOS

 Areia

 Cimento

 Brita

(10)

Daraflow MIRAtm retarda a pega

 Aditivos ECLIPSE tm retarda a pega

ADVA™ CAST 525 não deixa segregar o concreto

 Corpos de prova

 Prensa hidráulica

 Retifica

Será rodado o traço com quantidades diferentes de materiais como a empresa já tem pré- selecionadas para cada utilização e resistência (Mpa).

Para cada carga de concreto que sair da empresa será adicionado quantidades diferentes de Daraflow e será ensaiado, feito 4 (quatro) corpos de prova, rompendo 2 (dois) com 7 (sete) dias e mais 2 (dois) com 28 (vinte oito) dias, para cada resultado dado, será comparado com a norma e com a resistência que a empresa pressa, para assim poder dizer qual a quantidade que melhor satisfaz a digamos mistura- resistência.

(11)

CRONOGRAMA

MÊS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBR0

ELABORAÇAO DO PRE-PROJETO

X

ESTUDOS E BUSCA DE BIBLIOGRAFIAS

X

TESTES

X

X

ANALISE DE RESULTADOS OBTIDOS

X

APRESENTACAO DE RELATORIO DO ESTAGIO

X

(12)

3 ORÇAMENTAÇAO

A empresa fornecerá a custo zero todo o material a ser usado, restando para mim arcar apenas com o custo de deslocamento da minha residência ate a empresa sendo que todas as despesas serão anexadas ao final do relatório de estagio obrigatório curriculares.

(13)

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No período do estágio obrigatório foi acompanhados os trabalhos desenvolvidos na empresa Engemix S.A. Grupo Votorantim Cimentos, entre ela estão:

A apresentação do grupo de funcionários e a estrutura de funcionamento da empresa pelo responsável técnico Senhor Rodrigo Antunes.

No setor de controle de cargas é feito toda a dosagem do concreto que será carregado nos caminhões betoneira, o sistema é totalmente eletrônico usando software

CONCREVIX, desde pesagem de agregados até a adição de água e aditivos.

No laboratório da empresa é efetuado todo controle tecnológico dos materiais como: umidade da areia e brita os testes de resistência à compressão, moldagem e rompimento de corpo de prova.

O Setor de Frota de Caminhões Betoneira é responsável pela distribuição dos materiais.

Entre os setores apresentado foram desenvolvidas as seguintes atividades:

4.1 Pedido e Programação do Concreto:

Para se efetivar o pedido são necessários os dados dos clientes e da obra, volume de concreto necessário, altura do bombeamento (quando necessário), resistência.

4.2 Preparação e Cuidado para o Recebimento do Material na Obra:

Primeiramente é preciso verificar a estanqueidade e limpeza das formas, número de funcionários suficientes para a distribuição do material, eleger o local correto para

(14)

estacionar a frota de caminhões, escolhendo um terreno firme, quando necessário mais de um, tendo o cuidado que o caminhão seguinte não poderá impedir a saída do caminhão vazio.

4.3 Ensaio de Abatimento:

Este ensaio é realizado de acordo com a norma NBR 7223, foi coletada uma amostra de concreto com volume aproximado de 30 litros, o cone deve ser colocado sob uma placa metálica bem nivelada os pés serão apoiados sobre as abas inferiores do cone, o cone será preenchido em três camadas iguais, os quais serão aplicados 25 golpes uniformemente distribuídos, sendo que a haste de socamento deve penetrar toda e espessura, o excesso de concreto deve ser retirado após a compactação da ultima camada após será feito o alisamento da superfície com uma régua metálica, o cone deve ser retido com cuidado na direção vertical, inverte-se o cone e coloca sobre ele a haste para medir a distancia entre a parte inferior da haste e ponto médio do concreto expressando o resultado em milímetros.

1) Amostragem Concreto:

É coletado do caminhão betoneira um volume de 30 litros de concreto que será acomodado em um balde com o conteúdo envolvido por saco plástico. Esse material é devolvido para a empresa para fazer a moldagem dos corpos de prova.

Os corpos de prova utilizados na empresa são da dimensão de 10 por 20 cm, para cada carga distribuída são moldados 04 (quatro) corpos de prova, para molda-los os mesmos é

(15)

preenchido em duas camadas iguais e sucessivas, aplicando 12 golpes em cada camada, distribuídos uniformemente, o excesso da última camada deve ser retido com uma régua metálica.

Os corpos de prova serão mantidos nos moldes por 24 horas em local apropriado. Após esse período deverão ser desmoldados, identificados e transferidos para uma caixa de água onde os mesmos deverão ficar submersos a uma temperatura controlada.

Após um período de 07 (sete) dias e 28 (vinte oito) dias, sempre em pares eles serão rompidos respeitando a NBR 5739, que são submetidos a carregamento uniforme e velocidade controlada em pressas especiais até o seu rompimento. Os valores obtido vão ser armazenados para serem repassados para o laboratório central do grupo Votorantim, para um estudo de seu comportamento e também quando solicitado pelo cliente.

Dentro das atividades da empresa foi me determinada à função de acompanhar, cargas aleatórias concreto com 25 Mpa, que saíssem da empresa.

A rotina determinada era;

a) Retirar da caixa de água todos os corpos de prova que seriam rompidos no dia; b) Acompanhar os caminhões ate as obras e retirar o slump do concreto antes e

depois de adicionar o plastificante sempre em um pacote de 500g por m3 metro cubico, coletar os resultados como esta na tabela 1 e também o material para moldar os corpos de prova.

c) Ao chegar à empresa pegava-se o material coletado e moldava- se os 8(oito) corpos de prova.

d) Retificar os corpos de prova que foram previamente retirados da agua e depois iniciar o seu rompimento em prensa hidráulica, anotar os resultados como esta na tabela 1 e repassar para o responsável pelo laboratório para lançar em um programa da Engemix, que será analisado pelo laboratório central em Florianópolis, de onde poderá vir avisos de que a resistência esta boa, ótima ou fora dos padrões.

e) Todos os corpos de prova são encaminhados para um deposito e fornecido para funcionários e clientes para um reaproveitamento como ornamento, como por exemplo: jardim, hortas etc. como mostra foto 1.

(16)

Foto 1(canteiro feito com corpos de prova)

f) Ao final do dia eram desmoldado todos os corpos de prova do dia anterior sempre identificando o dia a serem rompidos, 4 (quatro) com 7(sete) dias sendo 2 sem adição de Daraflow e 2 com adição de Daraflow e 4 (quatro) com 28 (vinte oito) dias sendo 2 sem adição de Daraflow e 2 com adição de Daraflow. Como mostra tabela 1

Sem DARAFLOW Com DARAFLOW Data Slump

Corpo de Prova

Resistência

(25MPa) 7 dias 28 dias 7 dias 28 dias

6015 25 20 27/08/2012 10+2 6016 25 20,1 27/08/2012 10+2 6017 25 27 17/09/2012 10+2 6018 25 27,3 17/09/2012 10+2 6019 25 24,7 27/08/2012 16±2 6020 25 24,8 27/08/2012 16±2 6021 25 36,5 17/09/2012 16±2 6022 25 37 17/09/2012 16±2 6023 25 19,9 28/08/2012 10+2 6024 25 20,1 28/08/2012 10+2 6025 25 28,3 18/09/2012 10+2 6026 25 28,4 18/09/2012 10+2 6027 25 24,9 28/08/2012 16±2 6028 25 25,1 28/08/2012 16±2 6030 25 38,1 18/09/2012 16±2 6031 25 37,7 18/09/2012 16±2 6032 25 20 29/08/2012 10+2 6033 25 20,3 29/08/2012 10+2 6034 25 29,1 19/09/2012 10+2 6035 25 28,7 19/09/2012 10+2 6036 25 25,3 29/08/2012 16±2 6037 25 25,6 29/08/2012 16±2 6038 25 39,1 19/09/2012 16±2

(17)

6039 25 39,2 19/09/2012 16±2 6040 25 19,7 30/08/2012 10+2 6041 25 19,4 30/08/2012 10+2 6042 25 27,9 20/09/2012 10+2 6043 25 28 20/09/2012 10+2 6044 25 26,1 30/08/2012 16±2 6045 25 26,6 30/08/2012 16±2 6046 25 38,4 20/09/2012 16±2 6047 25 38,1 20/09/2012 16±2 6048 25 20 31/08/2012 10+2 6049 25 20,3 31/08/2012 10+2 6050 25 28,2 21/09/2012 10+2 6051 25 28,3 21/09/2012 10+2 6052 25 25,9 31/08/2012 16±2 6053 25 26 31/08/2012 16±2 6054 25 37,3 21/09/2012 16±2 6055 25 37,7 21/09/2012 16±2 6056 25 18,9 03/09/2012 10+2 6057 25 19,1 03/09/2012 10+2 6058 25 28,4 24/09/2012 10+2 6059 25 28,1 24/09/2012 10+2 6060 25 26 03/09/2012 16±2 6061 25 26,3 03/09/2012 16±2 6062 25 39,4 24/09/2012 16±2 6063 25 38,9 24/09/2012 16±2 6064 25 18,9 04/09/2012 10+2 6065 25 19,3 04/09/2012 10+2 6066 25 27,3 25/09/2012 10+2 6067 25 27,4 25/09/2012 10+2 6068 25 26 04/09/2012 16±2 6069 25 25,8 04/09/2012 16±2 6070 25 40,1 25/09/2012 16±2 6071 25 39,9 25/09/2012 16±2 6072 25 17,8 05/09/2012 10+2 6073 25 18 05/09/2012 10+2 6074 25 26,3 26/09/2012 10+2 6075 25 28,1 26/09/2012 10+2 6076 25 24,3 05/09/2012 16±2 6077 25 24,6 05/09/2012 16±2 6078 25 39 26/09/2012 16±2 6079 25 39,6 26/09/2012 16±2 6080 25 17,9 06/09/2012 10+2 6081 25 18 06/09/2012 10+2 6082 25 29 27/09/2012 10+2 6083 25 28,9 27/09/2012 10+2

(18)

6084 25 25 06/09/2012 16±2 6085 25 24,8 06/09/2012 16±2 6086 25 38,8 27/09/2012 16±2 6087 25 39,2 27/09/2012 16±2 6088 25 17,2 07/09/2012 10+2 6089 25 17,5 07/09/2012 10+2 6090 25 28,1 28/09/2012 10+2 6091 25 27,9 28/09/2012 10+2 6092 25 23 07/09/2012 16±2 6093 25 23,4 07/09/2012 16±2 6094 25 38,9 28/09/2012 16±2 6095 25 39,4 28/09/2012 16±2 6096 25 18,3 10/09/2012 10+2 6097 25 18,6 10/09/2012 10+2 6098 25 27,9 01/10/2012 10+2 6099 25 28,1 01/10/2012 10+2 6100 25 25 10/09/2012 16±2 6101 25 25 10/09/2012 16±2 6102 25 39 01/10/2012 16±2 6103 25 39,1 01/10/2012 16±2 6104 25 17,7 11/09/2012 10+2 6105 25 17,9 11/09/2012 10+2 6106 25 28,1 02/10/2012 10+2 6107 25 28 02/10/2012 10+2 6108 25 24,9 11/09/2012 16±2 6109 25 25,3 11/09/2012 16±2 6110 25 38,8 02/10/2012 16±2 6111 25 38,6 02/10/2012 16±2 6112 25 18 12/09/2012 10+2 6113 25 18 12/09/2012 10+2 6114 25 27 03/10/2012 10+2 6115 25 27,3 03/10/2012 10+2 6116 25 24,9 12/09/2012 16±2 6117 25 24,7 12/09/2012 16±2 6118 25 36 03/10/2012 16±2 6119 25 37,1 03/10/2012 16±2 6120 25 17,9 13/09/2012 10+2 6121 25 17,7 13/09/2012 10+2 6122 25 28,3 04/10/2012 10+2 6123 25 28,5 04/10/2012 10+2 6124 25 25,1 13/09/2012 16±2 6125 25 25,5 13/09/2012 16±2 6126 25 38,6 04/10/2012 16±2 6127 25 38,2 04/10/2012 16±2 6128 25 18,1 14/09/2012 10+2

(19)

6129 25 17,9 14/09/2012 10+2 6130 25 27,9 05/10/2012 10+2 6131 25 27,9 05/10/2012 10+2 6132 25 24,3 14/09/2012 16±2 6133 25 24,5 14/09/2012 16±2 6134 25 37,9 05/10/2012 16±2 6135 25 37,8 05/10/2012 16±2 6136 25 17,9 17/09/2012 10+2 6137 25 18,1 17/09/2012 10+2 6138 25 28 08/10/2012 10+2 6139 25 27,9 08/10/2012 10+2 6140 25 24,2 17/09/2012 16±2 6141 25 24,5 17/09/2012 16±2 6142 25 39,1 08/10/2012 16±2 6143 25 38,9 08/10/2012 16±2 6144 25 18,5 18/09/2012 10+2 6145 25 18,1 18/09/2012 10+2 6146 25 26,9 09/10/2012 10+2 6147 25 26,7 09/10/2012 10+2 6148 25 23,9 18/09/2012 16±2 6149 25 24 18/09/2012 16±2 6150 25 36,9 09/10/2012 16±2 6151 25 37,3 09/10/2012 16±2 6152 25 18,1 19/09/2012 10+2 6153 25 17,9 19/09/2012 10+2 6154 25 25,3 10/10/2012 10+2 6155 25 25,7 10/10/2012 10+2 6156 25 26 19/09/2012 16±2 6157 25 25,9 19/09/2012 16±2 6158 25 40 10/10/2012 16±2 6159 25 39,7 10/10/2012 16±2 6160 25 17,9 20/09/2012 10+2 6161 25 18,1 20/09/2012 10+2 6162 25 26,6 11/10/2012 10+2 6163 25 27 11/10/2012 10+2 6164 25 25,5 20/09/2012 16±2 6165 25 25,9 20/09/2012 16±2 6166 25 37,4 11/10/2012 16±2 6167 25 37,9 11/10/2012 16±2 6168 25 19,9 21/09/2012 10+2 6169 25 20 21/09/2012 10+2 6170 25 28,6 12/10/2012 10+2 6171 25 28,3 12/10/2012 10+2 6172 25 24,9 21/09/2012 16±2 6173 25 24,5 21/09/2012 16±2

(20)

6174 25 39,3 12/10/2012 16±2 6175 25 39,7 12/10/2012 16±2 6176 25 18,9 24/09/2012 10+2 6177 25 19,1 24/09/2012 10+2 6178 25 24,7 24/09/2012 16±2 6179 25 25 24/09/2012 16±2 6185 25 19,9 25/09/2012 10+2 6186 25 20 25/09/2012 10+2 6187 25 26 25/09/2012 16±2 6188 25 25,9 25/09/2012 16±2 6189 25 18,8 26/09/2012 10+2 6190 25 19,1 26/09/2012 10+2 6191 25 25,4 26/09/2012 16±2 6192 25 25,3 26/09/2012 16±2 6193 25 17,9 27/09/2012 10+2 6194 25 18,1 27/09/2012 10+2 6195 25 24,9 27/09/2012 16±2 6196 25 25,1 27/09/2012 16±2 6197 25 18,3 28/09/2012 10+2 6197 25 18,6 28/09/2012 10+2 6198 25 18,1 28/09/2012 10+2 6198 25 18,5 28/09/2012 10+2 6199 25 25,9 28/09/2012 16±2 6199 25 25,9 28/09/2012 16±2 6200 25 26 28/09/2012 16±2 6200 25 26,3 28/09/2012 16±2 6201 25 17,9 01/10/2012 10+2 6202 25 18,2 01/10/2012 10+2 6203 25 26,1 01/10/2012 16±2 6204 25 25,7 01/10/2012 16±2 6205 25 18,3 02/10/2012 10+2 6206 25 17,9 02/10/2012 10+2 6207 25 24,9 02/10/2012 16±2 6208 25 25,4 02/10/2012 16±2 6209 25 18,9 03/10/2012 10+2 6210 25 19 03/10/2012 10+2 6211 25 26,1 03/10/2012 16±2 6212 25 26,5 03/10/2012 16±2 6213 25 16,1 04/10/2012 10+2 6214 25 16 04/10/2012 10+2 6215 25 24,3 04/10/2012 16±2 6216 25 24,3 04/10/2012 16±2 6217 25 16,9 05/10/2012 10+2 6218 25 16,8 05/10/2012 10+2 6219 25 27 05/10/2012 16±2

(21)

6220 25 27,3 05/10/2012 16±2 6221 25 17,1 08/10/2012 10+2 6222 25 16,9 08/10/2012 10+2 6223 25 26,3 08/10/2012 16±2 6224 25 26,5 08/10/2012 16±2 6225 25 17,4 09/10/2012 10+2 6226 25 18 09/10/2012 10+2 6227 25 27 09/10/2012 16±2 6228 25 26,8 09/10/2012 16±2 6229 25 17,1 10/10/2012 10+2 6230 25 16,8 10/10/2012 10+2 6231 25 27,2 10/10/2012 16±2 6232 25 27,5 10/10/2012 16±2 6233 25 15,9 11/10/2012 10+2 6234 25 16,3 11/10/2012 10+2 6235 25 25 11/10/2012 16±2 6236 25 25 11/10/2012 16±2 6237 25 17,9 15/10/2012 10+2 6238 25 18,4 15/10/2012 10+2 6239 25 26,3 15/10/2012 16±2 6240 25 26,2 15/10/2012 16±2 Resistência media 25 18,31126761 27,09 25,42361111 38,49 Porcentagem 73,33% 108,36% 101,68% 153,96%

(22)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de todos os testes feitos e revisões bibliográficas feitas cheguei ao final do estagio com as seguintes conclusões:

O plastificante Daraflow age de modo excelente em relação ao aumento do slump. Pois ele eleva de 10+2 para um patamar de 16± 2 em se adicionando apenas 500g por m3.

Em um dos testes feitos ele chegou a atingir 20 de slamp tornando assim, como observei em varias obras uma mobilidade maior do concreto sendo concretado mais m3 em menos tempo desde que não demore muito, pois a partir de 30 minutos ele começa a voltar ao slump que era.

Outro ganho como mostra os testes com adição do Daraflow é o aumento da resistência, pois passa de 18 Mpa em 7 dias e 26 Mpa em 28 dias para 25,42 e 38,49 respectivamente, um aumento na resistência em 39% em 7 dias e 42 % em 28 dias.

Mostrando os dados e seus respectivos resultados obtidos ao supervisor de estagio dentro da empresa, ele me relatou o seguinte: “estes testes só vem ao encontro de nossas metas na empresa, fornecer um concreto de boa qualidade e com uma especificação além do ensejo do cliente”. Fui parabenizado e ao que depender da empresa eu serei bem recomendado aos clientes que vierem a perguntar sobre mim.

Os resultados obtidos foram alcançados, aprovados e repassados a empresa Engemix S/A.

Para mim o estagio foi de grande valia, pois aprendi muito na empresa sobre o comportamento do concreto, logística, testes a serem feitos, resultados a serem buscados e principalmente usar também todo meu conhecimento adquirido ao longo da universidade.

(23)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONSTRUINDO o saber: metodologia científica-fundamentos e técnicas. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1998. 175 p.

MEHTA, P. Kumar; MONTEIRO, Paulo J.m. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 3. ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Contadores, 2008. 674 p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto: Ensaio de Compressão de corpos-de-prova cilíndrico. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS NORMAS TÉCNICAS. NBR 8953: Concreto para fins estruturais - Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2012.

Referências

Documentos relacionados

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A associação feita entre a mensagem verbal e não-verbal do banner estabelece uma comparação. A mensagem verbal : “para o corpo humano não existem peças originais” associada

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Parágrafo Quarto - Caso o FUNDO venha a investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento

A taxa do INR ideal para os paci- entes com disfunção ventricular e insuficiência cardíaca também não foi estimada por meio de estudos prospectivos e randomizados, e a taxa

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO a necessidade de estimular a formação de mestres profissionais habilitados para desenvolver atividades

O Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, no uso de suas atribuições, torna público que, após publicação deste Edital no