• Nenhum resultado encontrado

Aula 00 Redação Discursiva. Dissertação Argumentativa. Prof. Letícia Bastos. 1 de 7 Prof. Letícia Bastos Aula 00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 00 Redação Discursiva. Dissertação Argumentativa. Prof. Letícia Bastos. 1 de 7 Prof. Letícia Bastos Aula 00"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Aula 00 – Redação Discursiva

Dissertação Argumentativa.

(2)

Sumário

SUMÁRIO ... 2

APRESENTAÇÃO ... 3

COMO DESENVOLVER UMA BOA REDAÇÃO DISCURSIVA EM CONCURSOS PÚBLICOS? ... 5

(3)

Apresentação

Olá, tudo bem? Sou a professora Letícia Bastos. Seja muito bem-vindo a esse meu curso! Aqui no DIREÇÃO CONCURSOS sou responsável pelas disciplinas de Redação Discursiva e Literatura.

Caso não me conheça, sou formada em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), pós-graduada em Linguística Aplicada e em Literatura Brasileira. Atuo há alguns anos como professora de Gramática, Texto e Redação Discursiva em alguns preparatórios para concursos públicos. Além de ter vasta experiência como Revisora Textual.

Durante todo esse tempo, percebi que muitos alunos possuem dificuldade em nossa língua materna por não entenderem a “lógica” por detrás de tantas regras. Além disso, também é perceptível que essa dificuldade nas regras da nossa língua também prejudica outras áreas, como, por exemplo, a escrita. Muitos alunos têm dificuldade em escrever justamente por não saberem utilizar as regras gramaticais ou, ainda, por não saberem como iniciar ou organizar as ideias para a construção de um texto. Logo percebi a importância de levar para a sala de aula toda essa explicação, ou seja, o aluno precisa, necessariamente, compreender o motivo pelo qual tantas regras existem, bem como emprega-las em um texto. Além, obviamente, de conseguir organizar os seus argumentos para conseguir colocar no papel.

Dessa forma, compreendi que tal ideia era muito importante, pois aqueles alunos que diziam não saber nada sobre o conteúdo, conseguiam excelentes resultados em provas de concurso público. Sendo assim, trago para o meu curso sobre Redação Discursiva toda essa lógica. Contudo não apenas isso, mas também toda a magnitude dessa matéria que agrega tanto à nossa realidade.

É com MUITA ALEGRIA que inicio este curso de REDAÇÃO DISCURSIVA. A programação de aulas, que você verá mais adiante, foi concebida especialmente para a sua preparação focada em seu concurso. Tomei por base o último edital, e cobriremos TODOS os tópicos exigidos naquela ocasião, ok? Nada vai ficar de fora, este curso deve ser o seu ÚNICO material de estudo! E você também não perderá tempo estudando assuntos que não serão cobrados na sua prova. Deste modo, você aproveita o tempo da melhor forma possível, estuda de modo totalmente focado, e aumenta as suas chances de aprovação.

(4)

Você nunca estudou REDAÇÃO DISCURSIVA para concursos? Não tem problema, este curso também te

atende. Nós veremos toda a teoria que você precisa para que você possa praticar bastante cada aspecto estudado. Minha recomendação, nestes casos, é que você comece assistindo as videoaulas e coloque na prática tudo que você aprendeu.

Caso você queira tirar alguma dúvida antes de adquirir o curso, basta me enviar um e-mail ou um direct pelo Instagram:

Curso completo em VÍDEO

teoria sobre TODOS os pontos do edital

Curso completo escrito (PDF)

teoria sobre TODOS os pontos do edital

Acesso direto ao professor

(5)

Como desenvolver uma boa redação discursiva em

concursos públicos?

Como desenvolver uma boa redação dissertativas em concursos? Você já teve essa dúvida? Se sim, saiba que não está sozinho! Quando o assunto é expor conhecimentos pela escrita, muito concurseiros já ficam temerosos.

Para a avaliação de uma redação são considerados: ➢ Domínio da Língua Portuguesa;

➢ Organização de ideias;

➢ Clareza e coerência de argumentos; ➢ Relação e aplicação de conceitos; ➢ Controle de espaço disponível; ➢ Rasuras e legibilidade;

➢ Citações bibliográficas relevantes;

Apesar de serem consideradas muito criteriosas, as redações dissertativas para concurso podem e devem ser treinadas! Afinal, o segredo para escrever bem é, além de ler muito e dominar o assunto que você está tratando, praticar! Mas não se preocupe: você não precisará se tornar um escritor especialista para garantir uma boa pontuação em provas.

Utilizando algumas técnicas e praticando bastante, posso te garantir que você terá um desempenho cada vez melhor! Aqui eu já adianto que seria extremamente importante que você tivesse alguém para corrigir as suas redações, pois, muitas vezes, não conseguimos ver nossos próprios erros, além de julgarmos, de forma equivocada, a nossa argumentação.

Dicas essenciais para garantir uma boa pontuação antes da prova

Agora eu vou te dar dicas importantes sobre a banca para que você consiga obter nota máxima na redação. Lembre-se do que eu sempre digo: conhecer a banca é MUITO importante para você ir bem nas questões objetivas e, principalmente, na redação. Além disso, lembre-se também de que nenhuma banca é igual à outra, o que nos faz pensar que, obviamente, cada uma delas possui uma característica.

1.Tenha cuidado para não fugir do tema! Apesar de a banca ser “tranquila” quanto ao conteúdo, não tem como tirar uma nota boa falando sobre batatinha quando era pra falar sobre macarrão;

2.Foque na gramática. Se for preciso, revise mil vezes o seu texto antes de passar para a folha definitiva, porque, depois que passar você não terá a chance de modificar nada;

3.Tenha cuidado com a apresentação do seu texto e com a legibilidade, porém, não esqueça de dar atenção ao conteúdo;

4.Pense antes de escrever! Não vá jogando no papel todas as ideias da forma como elas vão surgindo, porque seu texto vai ficar uma bagunça que nem você mesmo vai entender;

5.Responda o que a banca está pedindo! Isso é importantíssimo: volte sempre ao tema, para ter certeza de que você está fazendo o que ele quer;

6.Não se prenda ao senso comum. Tem gente que, por medo de arriscar (e talvez se dar mal) acaba inserindo no seu texto apenas informações que qualquer pessoa saberia, e aí o texto cai naquele clichê de sempre. Para um

(6)

corretor, isso é a morte. Ele vai estar cansado de ler sempre a mesma coisa. Não tenha medo de ousar e de trazer informações novas!

Se você quer se sair bem em provas discursivas da banca CESGRANRIO, selecionei nove princípios que vão lhe ajudar a superar qualquer insegurança. Confira abaixo:

1. Respeite a estrutura dissertativa

A estrutura a ser seguida é a da dissertação tradicional, portanto o texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa divisão pode ser feita, não apenas com a estratégia de divisão de parágrafos, por exemplo: se a proposta indicar três aspectos obrigatórios, cada um deles pode formar um parágrafo, bastando você utilizar o primeiro para contextualizar o tema central antes de discutir e argumentar o tópico específico, e o último você pode marcar com um elemento de coesão que se trata do final da redação. Mas atenção! Verifique antecipadamente se o foco dos tópicos permite isso, caso contrário um parágrafo específico de introdução ou de conclusão deverá ser elaborado.

2. Use as palavras-chave do aspecto

É muito importante que o examinador identifique rapidamente na sua redação o cumprimento de cada aspecto obrigatório, porque a pontuação é atribuída de forma individual a cada um deles, e demonstre que não está fugindo do objetivo. Portanto, utilize as palavras centrais, logo no início do parágrafo, alterando a ordem ou parafraseando dos elementos, mas nunca copiando literalmente a afirmação inteira. Por exemplo, se o aspecto for “O aumento da criminalidade do Brasil”, você pode escrever: Nas últimas décadas, a criminalidade no Brasil tem

aumentado exponencialmente…

3. Respeite a sequência dos aspectos

Além de deixar bem evidente o cumprimento de cada aspecto obrigatório, mantenha a mesma sequência dada na proposta, pois é esta que o examinador irá seguir para avaliar. Caso você altere, poderá confundir o avaliador, assim como ele pode pensar que você não cumpriu um dos itens e, se precisar voltar para conferir tudo após o término da leitura (vale considerar que ele tem pouquíssimo tempo para isso), você poderá ter sérios problemas na avaliação de outros elementos do texto, como a progressão. Portanto, facilite a leitura e a avaliação. Ainda, ao elaborar a proposta, a banca já prevê uma sequenciação lógica das ideias e prepara o espelho de correção com base nesse raciocínio. Então, como disse antes, qualquer mudança pode confundir o corretor e prejudicar a avaliação.

4. Fundamente cada um dos aspectos

Logo na leitura da proposta você pode observar que cada aspecto possui um valor diferente, sendo que um sempre tem peso maior em relação aos demais. E para conseguir uma boa pontuação você deve fundamentar de forma consistente a abordagem do item, para isso apresente dados, notícias, casos reais, leis, autoridades,

(7)

metade da nota é para isso. Uma boa estratégia é selecionar previamente o que irá apresentar em cada aspecto, assim evita falhas nesse quesito.

5. Não acrescente novos aspectos

Como a nota é dada baseada na explanação e argumentação de cada um dos aspectos obrigatórios, porque se desgastar com aquilo que não foi dado? Por melhor que seja a sua intenção, ideia ou argumento, não acrescente nada novo, pois isso não será considerado e ainda vai mostrar que você não compreendeu o comando da proposta. Portanto, seja objetivo e foque somente no necessário.

6. Use elementos de coesão diversificados

Esse é um elemento essencial para conectar as ideias e os parágrafos, caso contrário sua redação será apenas uma lista de itens e não uma dissertação. Sendo assim, a primeira providência é planejar previamente qual a relação de sentido entre os aspectos obrigatórios, de explicação, oposição, adição, concessão, finalidade, proporção etc, então escolha um elemento conectivo que melhor indica isso e anote. Você também pode usar outras estratégias para conexão, como o uso de pronomes, ou termos de retomada. Também insira elementos de coesão no interior do parágrafo, pois isso é muito bem avaliado.

7. Garanta a progressão textual

Ao utilizar os elementos de coesão para conectar os parágrafos, a progressão textual já estará parcialmente estabelecida. Para complementar isso, também utilize termos do tema principal durante a discussão em cada parágrafo para manter a relação com foco central da redação, assim como mantenha a coerência contextual e argumentativa. Ou seja, você não pode construir um texto com ideias fragmentadas e contraditórias.

8. Mantenha o padrão culto da linguagem

Considere que você está concorrendo a uma vaga no setor público, só isso é motivo suficiente para saber que não pode utilizar informalidades na seleção, não é? Pois bem, na sua redação você deve demonstrar que domina o padrão culto, conhece e respeita as regras gramaticais e valoriza a clareza. Não exagere em termos rebuscados nem em termos técnicos, isso dificulta a compreensão e demonstra mais um pedantismo de sua parte do que formalidade.

9. Cuide com a apresentação visual/ estética

Este, na verdade, é o primeiro aspecto avaliado pela CESGRANRIO. Parece tolo, mas um texto com excesso de rasura, ou caligrafia difícil de compreender é comum até demais, e, particularmente, indica uma falta de respeito com o leitor. Isso, além de feio, prejudica consideravelmente a leitura e compreensão do texto. Portanto, capriche na caligrafia desde já, evite letras muito pequenas, desenhe claramente cada letra, isso deixará o avaliador feliz e você não perderá pontos importantes por algo tão simples.

Referências

Documentos relacionados

Entre os principais limitadores diante das medidas emergenciais, houve destaque para a dificuldade de testagem das pessoas em situação de rua, a insuficiência das vagas

Queridos, eu, particularmente, não gosto muito de esqueletos utilizados em redações, pois acredito que esses podem, de alguma forma, prejudicar o aluno na hora de

Assinale a alternativa que, em conformidade com as regras de pontuação e de ortografia vigentes, reproduz com coerência a relação de sentido estabelecida entre

Durante todo esse tempo, percebi que muitos alunos possuem dificuldade em nossa língua materna por não entenderem a “lógica” por detrás de tantas regras, logo percebi a

a) Realismo. RESOLUÇÃO: Todas as características elencadas a cima são do movimento árcade, visto que, nessa época, os árcades pensavam que, para que o homem atingisse a plenitude,

a) Realismo. RESOLUÇÃO: Todas as características elencadas a cima são do movimento árcade, visto que, nessa época, os árcades pensavam que, para que o homem atingisse a plenitude,

O Pré-Modernismo no Brasil foi um período rico em produção literária, acompanhado de um contexto social e político que permitia obras críticas e que conseguiam descrever a

a) Realismo. RESOLUÇÃO: Todas as características elencadas a cima são do movimento árcade, visto que, nessa época, os árcades pensavam que, para que o homem atingisse a plenitude,