• Nenhum resultado encontrado

PERÍODO MANHÃ CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERÍODO MANHÃ CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PERÍODO MANHÃ

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ

Atenção: Leia todas as instruções constantes no seu Caderno de Questões e Folha de Respostas.

1. Seu caderno deve conter 30 (trinta) questões, com 04 (quatro) alternativas, assim dispostas:

Disciplina Composição

Língua Portuguesa 1 a 5

Informática Básica 6 a 10

Conhecimentos Gerais 11 a 15

Conhecimentos Específicos 16 a 30

2. A Prova terá duração de 3h (três horas), incluindo preenchimento da Folha de Respostas.

3. Após sua identificação, você deverá permanecer dentro da sala, sendo permitida a saída somente

acompanhado de um fiscal e após 30min (trinta minutos) do início da prova. Para uso do sanitário, deverá solicitar ao Fiscal de Sala e só deverá se levantar após autorização.

4. O candidato só poderá sair da sala em definitivo após 1h (uma hora) do início da prova.

5. Ao deixar a sala definitivamente, não poderá utilizar o sanitário dos candidatos que ainda estão realizando prova, e só poderá levar o Caderno de Questões restando 1h (uma hora) para o final da prova.

6. Enquanto estiver realizando a Prova é proibido utilizar materiais de consulta, livros, apostilas, calculadoras, régua, quaisquer equipamentos eletrônicos, chapéus, bonés, e/ou similares, conforme constante no edital de abertura.

7. Sobre sua carteira deverá permanecer somente documento oficial original com foto, caneta de

tinta azul ou preta, Caderno de Questões e Folha de Respostas.

8. Você poderá utilizar seu Caderno de Questões para rascunho.

9. Você receberá do Fiscal de Sala a Folha de Respostas definitiva. Confira seus dados e em caso de

erro, chame o fiscal. Após conferir, assine no campo destinado. Em hipótese alguma ela será substituída caso o candidato dobre, amasse, rasgue ou molhe. Cuidado, pois esse será o único documento válido para correção.

10.Caso algum equipamento eletrônico emita som, o candidato portador do equipamento será

automaticamente eliminado do concurso.

11.Transcreva suas respostas para Folha de Respostas com caneta de tinta azul ou preta. Verifique na

Folha de Respostas a forma correta de preenchimento.

12.Questões com mais de uma alternativa assinalada, rasurada ou em branco serão anuladas.

13.Após terminar sua Prova avise o Fiscal, pois ele autorizará a entrega da sua Folha de Respostas e

Caderno de Questões, se for o caso.

14.Caso algum candidato seja flagrado na tentativa de fraude, esse será automaticamente eliminado

do Concurso, ainda sujeito a processo civil ou criminal.

15.Qualquer questionamento ou dúvidas devem ser feitos em voz alta ao fiscal.

16.Os 03 (três) últimos candidatos deverão sair juntos da sala, após a conferência e lacre do material

da sala.

(2)

---DESTAQUE AQUI---

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

(3)

Língua Portuguesa

Leia o texto para responder as questões.

SETEMBRO AMARELO: COMO A INTERNET E AS REDES SOCIAIS AFETAM SUA SAÚDE MENTAL

Marcella Blass A questão da saúde mental ainda é muito associada apenas aos sintomas e ao diagnóstico de transtornos mentais. “Porém, a condição dessa classificação não é tão rasa assim”, diz Milene Rosenthal, psicóloga e co-fundadora da plataforma Telavita. Ela explica que o conceito também está relacionado ao enfrentamento de acontecimentos e problemas diários de maneira consciente, com repertório para lidar com as adversidades da vida de maneira saudável.

Apesar de serem diretamente relacionados à saúde mental, os distúrbios psíquicos sempre foram tratados como tabu. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina e, mesmo assim, esses e outros transtornos continuam a ser vistos como uma fraqueza do indivíduo.

“As pessoas entendem o sofrimento mental como vergonhoso, uma falha”, diz Danyella de Melo Santos, psicóloga e professora da pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi. Ela conta que é muito comum ouvir pacientes dizendo frases como “é culpa minha que eu estou deprimido”. Muitos acreditam que os problemas psicológicos devem ser resolvidos sem ajuda. “Mas quando a gente tem um infarto não tentamos resolver sozinhos.”

Tudo bem não estar bem

Ao longo dos últimos anos, com o avanço da tecnologia e da internet, a saúde mental está cada vez mais em xeque. “A internet e as redes sociais quebraram muros físicos, permitindo que julgamentos e agressões psicológicas estejam a um clique de distância”, destaca Milene.

Outro ponto de grande impacto à saúde mental é o fenômeno atual dos discursos “motivacionais”. “É como se as pessoas tivessem que estar o tempo todo dispostas, trabalhando, correndo atrás dos seus objetivos. É um discurso constante de que ‘tudo vai dar certo’. Só que isso tende ao exagero e não dá espaço para as pessoas ficarem tristes também.” Sentimento que é super natural e necessário.

As redes sociais são um espaço aberto para as pessoas expressarem suas opiniões, boas ou ruins. Para Milene, o contato direto com todo esse conteúdo, somado do discurso insistente do “tudo vai dar certo”, pode ser prejudicial às pessoas emocionalmente abaladas. E a combinação pode intensificar os gatilhos de transtornos psicológicos.

Ilusão de vida perfeita

A professora da pós-graduação em Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi comenta que o hábito de se comparar com os outros é natural do ser humano. “O que é novo é o uso das telas, que amplificam e dão uma dimensão massificada desse contexto”, diz Danyella. “Quando eu era criança, não existiam redes sociais, mas eu me comparava com a vizinha, com a garota mais popular da escola…”

Com o turbilhão de informação por todos os cantos da internet, muitas pessoas se apegam a uma realidade fora de sua condição real. “A ilusão de vida perfeita pode despertar um sentimento de frustração em quem não consegue ter aquele estilo de vida, o que causa sofrimento e impacto na saúde mental”, explica Milene.

Nas redes sociais, principalmente as focadas em imagem, como o Instagram, os usuários se dedicam a postar apenas os grandes momentos da vida – com os melhores

filtros. Mesmo que você saiba que essa não é toda a verdade do dia a dia daquela pessoa ou celebridade, seu lado irracional tende a acreditar que essas imagens perfeitas são a única realidade.

Aí, é como se todos os seus amigos e conhecidos estivessem felizes, viajando, trabalhando no emprego dos sonhos, se divertindo, e você não estivesse saindo do lugar. Mas calma, porque você não está sozinho.

Uma pesquisa do App Rating, em parceria com o aplicativo Moments, mostrou como alguns apps deixam as pessoas infelizes. Os dados coletados de 200 mil usuários mostraram que 51% se sentem infelizes no Instagram, 64% no Facebook e 56% no Tinder. As análises mostram também que os internautas passam 26 minutos felizes e 54 minutos tristes no Instagram. No Facebook, esse número é de 22 e 59 minutos, respectivamente.

Acolhimento digital

Por outro lado, com o avanço da tecnologia e da internet, a saúde mental e seus distúrbios têm sido mais discutidos. “A web tem potencial para ser um excelente ambiente de promoção da saúde mental. Isso porque pessoas com os mesmos problemas podem trocar informações e dividir suas dúvidas, angústias, medos e alegrias”, destaca Maria Cristina Ferrari, médica do Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

As redes sociais são lar de uma série de grupos e páginas focados em acolhimento saudável e promoção do autocuidado. “Por lá, informações e orientações realmente relevantes são publicadas diariamente com o objetivo de conscientizar e trazer à população maior conhecimento sobre transtornos mentais e a promoção da saúde mental”, diz Milene.

Ao mesmo tempo, influenciadores digitais têm assumido a missão de conscientizar seu público sobre a existência dos transtornos mentais. O caso mais recente é o do humorista Whindersson Nunes, que veio a público falar sobre depressão e a importância de buscar ajuda.

“Estudos também comprovam que, com a junção de tecnologia e internet, podemos conectar pacientes e especialistas de maneira mais eficiente – e com a mesma segurança de um consultório presencial”, destaca Milene. As consultas por Skype, por exemplo, têm ficado cada vez mais populares e acessíveis.

Disponível em https://noticias.buscavoluntaria.com.br/qual-e-o-impacto-da-internet-e-das-redes-sociais-na-sua-saude-mental/

1. Assinale a alternativa que apresenta um advérbio de lugar.

a) “A questão da saúde mental ainda é muito associada apenas aos sintomas e ao diagnóstico de transtornos mentais.”

b) “As redes sociais são lar de uma série de grupos e páginas focados em acolhimento saudável e promoção do autocuidado.”

c) “Nas redes sociais, principalmente as focadas em

imagem, como o Instagram, os usuários se dedicam a postar apenas os grandes momentos da vida”

d) “Ao mesmo tempo, influenciadores digitais têm

assumido a missão de conscientizar seu público sobre a existência dos transtornos mentais.”

2. De acordo com a OMS, assinale a alternativa que apresenta o país com o maior número de casos de ansiedade e depressão.

a) Inglaterra.

b) Espanha.

c) Chile.

(4)

3. Analise: “Ela conta que é muito comum ouvir pacientes dizendo frases como ‘é culpa minha que eu estou deprimido’.” E assinale a alternativa que apresenta a classificação do vocábulo em destaque.

a) Pronome pessoal de tratamento.

b) Pronome reflexivo.

c) Pronome pessoal do caso reto.

d) Pronome pessoal do caso oblíquo.

4. Analise e assinale a alternativa que apresenta o núcleo do sujeito da primeira oração: “A professora da pós-graduação em Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi comenta que o hábito de se comparar com os outros é natural do ser humano.”

a) Professora.

b) Universidade.

c) Psicologia.

d) Hábito.

5. Assinale a alternativa que apresenta a formação de Milene Rosenthal.

a) É formada em Psicologia pela Universidade Anhembi

Morumbi.

b) É formada em Psicologia.

c) É formada em Psicologia e especialista pela Telavita.

d) É formada em Psicologia e mestre em Comportamento.

Informática Básica

6. Assinale a alternativa que não representa um programa do Pacote Microsoft Office 2013.

a) Microsoft Word.

b) Microsoft Abode.

c) Microsoft Excel.

d) Microsoft Access.

7. Utilizando o Pacote Microsoft Office 2013, instalação padrão, português do Brasil, assinale a alternativa que representa o comando Ctrl+2 no programa Outlook (Obs.: o sinal de + não faz parte do comando, significa que as teclas devem ser pressionadas simultaneamente).

a) Enviar/Receber.

b) Responder a todos.

c) Encaminhar.

d) Acessar o calendário.

8. Assinale a alternativa que representa um Sistema Operacional.

a) Windows.

b) Explorer.

c) Dropbox.

d) Google.

9. Utilizando o Windows 10, instalação padrão, português do Brasil, assinale a alternativa que representa o comando para exibir e ocultar a área de trabalho.

a) Alt+F8.

b) F2.

c) Tecla do logotipo do Windows+D.

d) Ctrl+Z.

10. Assinale a alternativa que representa um formato de arquivo de texto. a) .Mp3 b) .PDF c) .TextO d) .leaD

Conhecimentos Gerais

11. O ex-procurador da República Rodrigo Janot declarou que no auge da lava jato planejou a morte de um membro da Suprema Corte do Brasil. Disse que foi armado à Corte e planejava o assassinato de um ministro e seu suicídio logo após o crime. De acordo com as declarações, o ministro que seria morto era

a) Gilmar Mendes.

b) Marco Aurélio.

c) Celso de Mello.

d) Alexandre de Moraes.

12. De acordo com a página oficial da Prefeitura do Município de Cunha Porã, a população que compõe a cidade é bastante miscigenada. Sua colonização ocorreu basicamente através de

a) Indígenas e Africanos.

b) Africanos e Europeus.

c) Alemães e Italianos.

d) Japoneses e Árabes.

13. De acordo com a página oficial da Prefeitura Municipal de Cunha Porã,

“A Cultura do Município de Cunha Porã é um Departamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Dentro da Casa da Cultura, existe em pleno funcionamento

a) a biblioteca municipal e a secretaria municipal de educação”.

b) as secretarias de esporte, cultura e educação, além de um museu”.

c) a banda municipal, aulas de xadrez e a secretaria municipal de educação”.

d) a Biblioteca Municipal, o Centro de Memória (museu)

e a Fundação Cultural de Cunha Porã”.

14. Recentemente, um grupo de parlamentares tentou abrir um processo de impeachment contra um dos presidentes da república mais famosos do mundo. Essa fama se estabeleceu por se tratar de um país de relevância internacional e pelos posicionamentos polêmicos desse presidente. Esse processo de destituição de cargo pode ser aberto contra

a) Wladimir Putin.

b) Donald Trump.

c) Jair Bolsonaro.

d) Nicolás Maduro.

15. O desemprego é uma grande preocupação do Brasil na atualidade. Segundo dados do IBGE, o nível de desemprego diminuiu no país durante o trimestre encerrado em agosto. Essa diminuição foi marcada

a) pela grande rotatividade de empregos entre os

trabalhadores.

b) pelo aumento do número das vagas formais.

c) pelo aumento das vagas informais.

(5)

Conhecimentos Específicos

16. Um cliente chega à unidade hospitalar com queixa de dispnéia e urticária após entrar em contato com uma determinada planta. O médico plantonista prescreve a administração de Succinato Sódico de Hidrocortisona 350mg via endovenosa diluído em solução fisiológica 0,9% de 250ml. A unidade dispõe de frascos da medicação na concentração de 500mg na apresentação de pó liofilizado. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade correta em mililitros (ml) a ser aspirada de medicação após preparo do frasco com 4ml de água para injeção.

a) 2,0 ml.

b) 3,0 ml.

c) 1,5 ml.

d) 2,5ml.

17. O acolhimento é uma postura profissional e ética que compreende a escuta ativa das queixas do usuário, estabelecendo um compromisso de atenção às necessidades da população que busca o serviço de saúde. De acordo com o caderno de atenção básica número 19: envelhecimento e saúde da pessoa idosa, assinale a alternativa incorreta referente à forma que deve ser realizado o acolhimento da pessoa idosa.

a) O profissional deve se utilizar de uma linguagem clara

e evitar a utilização de termos técnicos.

b) O profissional deve partir do pressuposto de que o idoso é incapaz de compreender os questionamentos realizados, devendo assim se dirigir primeiramente ao acompanhante.

c) O profissional deve se dirigir a pessoa idosa por seu nome e manter contato visual, priorizando o atendimento em local iluminado, considerando um possível declínio visual.

d) O profissional deve considerar que a pessoa idosa

espera ser reconhecida por seu maior senso de dignidade e prudência com base em suas experiências de vida.

18. Ao administrar um medicamento o profissional de enfermagem deve conhecer o efeito terapêutico deste a fim de avaliar a resposta do cliente após a realização do procedimento. Assinale a alternativa que descreve o que é o efeito terapêutico.

a) É o efeito previsível e inevitável, produzido por uma dose terapêutica usual.

b) É o efeito imprevisível e inevitável, produzido por uma

dose terapêutica usual.

c) É o efeito pretendido ou desejável de um determinado

medicamento, o qual pode apresentar vários efeitos. d) É o efeito tóxico, produzido por uma dose alta de um

medicamento.

19. Os registros de enfermagem são elementos imprescindíveis ao processo do cuidar e, quando redigidos de maneira que retratem a realidade a ser documentada, possibilitam a comunicação entre a equipe de saúde. Assinale a alternativa que indica as proibições do código de ética de enfermagem em relação aos registros.

a) Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestada.

b) Registrar no prontuário do paciente as informações

inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. c) Registrar informações escritas, completas e fidedignas

necessárias para assegurar a continuidade da

assistência.

d) Registrar no prontuário e em outros documentos

próprios da enfermagem, informações referentes ao processo de cuidar da pessoa.

20. Para aferição da pressão arterial (PA) o profissional deve atentar para algumas recomendações necessárias para se obter um valor fidedigno. Assinale a alternativa que indica os cuidados que devem ser realizados para a aferição da PA em consultório.

a) Posicionar o paciente sentado com o membro superior

apoiado na altura do coração, com as costas apoiadas no assento.

b) Não oferecer ingesta de bebidas com cafeína por pelo menos 30 minutos antes da aferição.

c) Realizar pelo menos duas medidas em cada consulta, com intervalo de 1 minuto entre elas.

d) Todas as alternativas estão corretas.

21. A incontinência urinária (IU) ou perda involuntária de urina é um sério problema de saúde que afeta milhões de pessoas e pode ocorrer em qualquer idade, tendendo a manifestar-se mais frequentemente com o aumentar da idade, principalmente nas mulheres, na perimenopausa. Assinale a alternativa que indica 3 (três) condições que podem ocorrer na presença de incontinência urinária.

a) Infecções urinárias, maceração da pele, desidratação.

b) Depressão, infecções urinárias, hipotensão.

c) Isolamento social, hipoglicemia, depressão.

d) Perda da função renal, celulites, disfunção sexual. 22. Cuidado paliativo é uma abordagem que promove a

qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Ao que se refere aos princípios dos cuidados paliativos, assinale a alternativa que apresenta a descrição correta do princípio.

a) O princípio de afirmação da vida e consideração do processo de morte como natural considera esta como um evento esperado na presença de doença ameaçadora da vida, colocando ênfase na vida que ainda pode ser vivida.

b) O princípio de não acelerar nem adiantar a morte

considera o processo de eutanásia como normal, orientando a não realização de procedimentos e cuidados após a definição médica de cuidado paliativo.

c) O princípio de melhorar a qualidade de vida e

influenciar positivamente o curso da doença considera apenas uma abordagem biológica, devendo atender apenas este aspecto, ou seja, a atenção impecável aos sintomas apresentados pelo cliente.

d) O princípio de integração dos aspectos psicológicos e espirituais do paciente considera apenas a abordagem sob uma ótica invariavelmente religiosa.

(6)

23. A limpeza, desinfecção e esterilização adequadas dos diversos artigos médico-hospitalares são alicerces essenciais na prevenção das infecções relacionadas ao uso destes itens. Assinale a alternativa que indica a definição correta do procedimento de limpeza.

a) É a remoção da sujidade visível presente nos produtos

para saúde.

b) É a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas por ação mecânica para preparo da desinfecção ou esterilização.

c) É o processo que elimina a maioria de todos os

microrganismos patogênicos, exceto os esporos bacterianos. Se divide em alto, médio e baixo nível. d) É a remoção completa de todas as formas de vida de

microrganismos.

24. A utilização de insumos, como as bobinas reutilizáveis e a caixa térmica, na aplicação de vacinas é rotineira e deve ser realizada com cuidado e atenção visando a prevenção da perda de imunobiológicos. Assinale a alternativa que indica o procedimento correto de ambientação das bobinas para a consequente utilização na caixa térmica. a) O profissional deve remover as bobinas do freezer e

acondiciona-las sob uma mesa ou bancada e monitorar a temperatura de uma das mesmas até que esta atinja a temperatura mínima de -2ºC.

b) O profissional deve remover as bobinas do freezer e acondiciona-las sob uma mesa ou bancada e monitorar a temperatura de uma das mesmas até que esta atinja a temperatura mínima de +2ºC.

c) O profissional deve remover as bobinas do freezer e acondiciona-las sob uma mesa ou bancada e monitorar a temperatura de uma das mesmas até que esta atinja a temperatura mínima de 0ºC.

d) O profissional deve remover as bobinas do freezer e acondiciona-las sob uma mesa ou bancada e monitorar a temperatura de uma das mesmas até que esta atinja a temperatura mínima de +8ºC.

25. De acordo com o calendário vacinal vigente (2019), assinale a alternativa correta em relação ao esquema vacinal infantil.

a) A vacina pentavalente é composta de vacinas

adsorvidas de difteria, tétano, pertussis, recombinante da hepatite B e conjugada do Haemophilus influenzae C.

b) A vacina oral da póliomielite (VOP) é administrada no

esquema de primeiro reforço aos 15 meses e o segundo aos 5 anos de idade.

c) A vacina meningocócica C é administrada no esquema

de duas doses, sendo a primeira aos 3 meses e o reforço aos 12 meses de idade.

d) A vacina DTP (difteria, tétano e pertussis) pode ser administrada no máximo até os 6 anos 11 meses e 29 dias.

26. Em relação a administração de vacinas, assinale a alternativa que apresenta uma falsa contraindicação para a não administração de imunobiológicos.

a) Doença neurológica estável ou pregressa, com sequela

presente.

b) Imunodeficiência congênita ou adquirida.

c) Acometimento por neoplasia maligna.

d) Cliente em tratamento com corticosteroides em

esquema imunodepressores.

27. A parada cardiopulmonar ou parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como a ausência de atividade mecânica cardíaca, que é confirmada por ausência de pulso detectável, ausência de responsividade e apneia ou respiração agônica, ofegante. Em relação à cadeia de sobrevivência, assinale a alternativa que comtempla as ações que devem ser realizadas pelo profissional ao identificar uma PCR intra-hospitalar.

a) O profissional ao reconhecer uma PCR deve acionar a

equipe médica do serviço e iniciar compressões efetivas e de qualidade, as quais compreendem uma frequência de 100-120 compressões por minuto com profundidade de 5 cm, permitindo o retorno total do tórax após cada compressão.

b) O profissional ao reconhecer uma PCR deve iniciar

compressões efetivas e de qualidade, as quais compreendem uma frequência de 100 compressões por minuto com profundidade de 3 cm, permitindo o retorno total do tórax após cada compressão.

c) O profissional ao reconhecer uma PCR deve acionar a

equipe médica do serviço e iniciar compressões efetivas e de qualidade, as quais compreendem uma frequência de 100 compressões por minuto com profundidade de 5 cm, permitindo o retorno total do tórax após cada compressão.

d) O profissional ao reconhecer uma PCR deve acionar a

equipe médica do serviço e iniciar compressões efetivas e de qualidade, as quais compreendem uma frequência de 100-120 compressões por minuto com profundidade de 3 cm, permitindo o retorno total do tórax após cada compressão.

28. Em relação aos princípios do SUS, assinale a alternativa que indica corretamente o princípio e sua definição.

a) O princípio da universalidade assegura o acesso a toda

a população independente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.

b) O princípio da equidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

c) O princípio da universalidade busca garantir um

tratamento adequado a população, ou seja, tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

d) O princípio da participação popular diz respeito a divisão dos poderes entre os três níveis de governo. 29. Assinale a alternativa correta que apresenta um

cuidado a ser realizado ao administrar dieta por sonda nasogástrica.

a) Avaliar a presença de resíduo gástrico, devendo ser comunicado ao enfermeiro caso este seja inferior a 100ml e suspender a dieta momentaneamente.

b) Avaliar a presença de resíduo gástrico, devendo ser comunicado ao enfermeiro caso este seja superior a 250ml e suspender a dieta momentaneamente.

c) A infusão da dieta deve ocorrer no máximo até 24 horas em sistema aberto.

d) A administração da dieta deve ocorrer após a mesma resfriar.

(7)

30. No Brasil, as queimaduras representam um agravo significativo à saúde pública. Entre as queimaduras mais comuns, tendo as crianças como vítimas, estão as decorrentes de escaldamentos (manipulação de líquidos quentes, como água fervente, pela curiosidade característica da idade) e as que ocorrem em casos de violência doméstica. Por sua vez, entre os adultos do sexo masculino, as queimaduras mais frequentes ocorrem em situações de trabalho. Em relação ao atendimento do paciente grande queimado em sala de emergência, assinale a alternativa que apresenta um cuidado a ser realizado pela equipe de enfermagem.

a) Obter acesso venoso periférico e calibroso, mesmo em

área queimada.

b) Administrar oxigênio suplementar em cateter nasal na concentração de 5 litros/minuto.

c) Manter a cabeceira em posição neutra.

Referências

Documentos relacionados

A coleta dos dados foi feita de duas manei- ras, primeiramente, os parâmetros fluxo e pres- são dos aparelhos Shaker® e “Soprinho” foram avaliados por meio de um equipamento

DATOS TÉCNICOS DONNÉES TECHNIQUES TECHNISCHE DATEN OUTRAS MÁQUINAS FURTHER MACHINES OTRAS MAQUINAS AUTRES MACHINES WEITERE MASCHINEN www.ferneto.com VIRIA TO.COM.PT [01.08] A

CONSIDERAÇÕES FINAIS:O estudo sugere que o banho humanizado seja o mais adequado para o RN, pois proporciona melhor resposta adaptativa ao ambiente, promovendo

Alemanha 1923 (IV) Viver na híperinflação: O papel de parede mais barato Jogar „Banco Imobiliário“ 1923 Pesar em vez de contar: um litro de leite por 3 kilos de cedulas..

Equipe UBS Jardim Celeste Equipe UBS Parque Santo Antônio Equipe UBS Vila das Belezas Equipe UBS Novo Caminho Equipe Pontinho de Cultura Equipe Creche Monte Azul Circo Ponte

MARIA ALICE COUTINHO - ANEXO SÃO JOSÉ Avenida General Arthur Carvalho, Nº 04, Bom Jardim (próximo ao Motel

No caso dos bancos de dados espaciais, estes métodos estão ligados ao processamento de consultas típicas como: consulta por apontamento (encontrar os objetos que

AÇÃO EDUCATIVA ASSESSORIA, PESQUISA E INFORMAÇÃO, CONECTAS DIREITOS HUMANOS; GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA; INSTITUTO PRÁXIS DE DIREITOS HUMANOS; INSTITUTO TERRA