• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA HISTÓRIA. Avaliação Nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA HISTÓRIA. Avaliação Nacional"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA

1.

Alternativa D

Habilidade: Analisar criticamente as diferentes etapas de evolução do capitalismo e dos principais modelos de produção.

O mapa destaca as áreas asiáticas e da Oceania ocupadas colonialmente pela Inglaterra em 1870.

2.

Alternativa B

Habilidade: Avaliar as características referentes aos mundos bipolar e multipolar.

Durante a Guerra Fria, Cuba esteve do lado soviético. 3.

Alternativa A

Habilidade: Identificar os condicionantes da transição do mundo bipolar para o mundo multipolar.

“Glasnost” é uma palavra de origem russa e significa “transparência”. O movimento político liderado por Mikhail Gorbatchev na década de 1980 desejava tornar transparente a história soviética (como demonstra o texto reproduzido nesta questão) e as ações do Estado (dos dirigentes do Estado) soviético naquele momento da União Soviética. O intento de Mikhail Gorbatchev era o de, começando por essa “transparência”, fazer a União Soviética chegar à democracia representativa e, em um processo mais abrangente ainda, reaproximar a União Soviética da Europa Ocidental (da cultura ocidental). Mikhail Gorbatchev manifestou o interesse de construir uma “Casa Comum Europeia”, o desejo de a Europa se estender do Atlântico aos Urais. Não deu certo!

4.

Alternativa E

Habilidade: Reconhecer as principais etapas da evolução capitalista e os principais modelos de produção.

O texto apresenta algumas características do Capitalismo Financeiro, isto é, do Capitalismo centrado no financiamento da produção e do consumo das mercadorias produzidas. O Capitalismo Financeiro foi o momento histórico-geográfico em que o mercado de capitais (o mercado do dinheiro) passou a ser central para a produção. As bolsas de valores e os bancos passaram a comandar, cada vez mais, o recolhimento de riquezas sociais que dificilmente seriam aplicadas na produção econômica e a distribuí-las (emprestá-las) aos setores produtivos, dando novo impulso ao Capitalismo, que superava, assim, sua fase Industrial.

5.

Alternativa B

Habilidade: Analisar criticamente as diferentes etapas de evolução do capitalismo e dos principais modelos de produção.

Nas palavras do texto I: “Com os resultados desastrosos derivados da adoção das ideias liberais (desemprego e falências, principalmente), foi necessária uma atuação incisiva do Estado na economia.” Repetindo com outras palavras: a doutrina liberal leva a resultados desastrosos na economia, e a solução é a incisiva atuação do Estado na economia.

HISTÓRIA

6.

Alternativa E

Habilidade: Mostrar o processo de formação de nações no mundo ocidental contemporâneo, em suas estruturas, sistemas e relações (séculos XVIII e XIX). As campanhas napoleônicas na Europa não apenas interferiram no jogo político daquele continente, como também repercutiram no continente americano. A saída da família real portuguesa para o Brasil já informa essa repercussão, mas, além disso, deve-se compreender que toda a lógica do antigo sistema colonial foi abalada pelas guerras napoleônicas. Os domínios metropolitanos sobre seus espaços coloniais americanos foram colocados em xeque. Um exemplo claro dessa situação pode-se ter ao estudar a América espanhola. Foi a partir das campanhas napoleônicas e, em especial, da derrubada do rei espanhol Carlos IV que os movimentos emancipacionistas nos domínios da Espanha ganharam força.

7.

Alternativa A

Habilidade: Discutir a estrutura e a organização do Estado brasileiro após a independência política.

O texto constitucional de 1824, promulgado pelo imperador Pedro I, apresentou ao país quatro poderes: além do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, instituiu-se o Poder Moderador. Este ficava acima dos demais poderes, zelando pela harmonia deles. O Poder Moderador era a chave de toda a política da monarquia, pois, na verdade, exercia controle sobre os outros poderes e era atributo do imperador, que tinha, também, o poder de vetar leis e de criá-las, além de dissolver assembleias.

(2)

8.

Alternativa D

Habilidade: Reconhecer a importância do trabalho humano, identificando registros sobre as formas de sua organização em diferentes contextos históricos.

As transformações tecnológicas repercutiram na organização do trabalho, pois possibilitaram o fracionamento de atividades antes desenvolvidas pelos artesãos. Os antigos proprietários dos meios de produção eram os próprios trabalhadores. Com a mudança, eles perderam o controle desses meios, porque surgiram outras ferramentas e máquinas mais tecnológicas e caras, algo impossível de ser acompanhado pela maioria. O que lhes restava era a venda de sua força de trabalho para os que controlavam os novos sistemas de produção. Dessa forma, a relação assimétrica entre trabalhadores e proprietários dos meios de produção, estes com poder incrível sobre os primeiros, logo se fez sentir nas longas jornadas de trabalho, na exploração do trabalho infantil e feminino e na baixa remuneração.

9.

Alternativa A

Habilidade: Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas, econômicas e culturais, associando-as aos diferentes grupos e conflitos sociais. Na França do Antigo Regime, o Terceiro Estado era quase a totalidade da população francesa. Uma minoria, constituída pelo clero e pela nobreza, gozava de privilégios fiscais e jurídicos e vivia confortavelmente, enquanto boa parte da população do Terceiro Estado passava fome. O descontentamento geral aliado às ideias iluministas tornou o país um “barril de pólvora” prestes a explodir no final do século XVIII.

10.

Alternativa D

Habilidade: Identificar as características das diferentes formas, regimes e sistemas de governo, em momentos históricos distintos.

O princípio da legitimidade do Congresso de Viena afirmava que os governantes destituídos pelas guerras napoleônicas deveriam ser restaurados em seu poder. Caso tivessem morrido ou estivessem impossibilitados de governar, teriam seu direito passado para algum membro da família real. Dessa forma, a legitimidade levava à restauração das monarquias europeias e seus respectivos governantes, figuras da nobreza. Assim, a restauração monárquica não envolveria apenas o restabelecimento do poder real, mas também todo um estado de coisas vigente antes da Revolução Francesa.

FILOSOFIA

11.

Alternativa C

Habilidade: Identificar as ideias centrais das filosofias constituídas ao longo da história.

De acordo com o texto, Nietzsche formulou uma crítica aos valores tradicionais da sociedade ocidental. É o que lemos no trecho: “[Nietzsche] Formula uma crítica profundamente cáustica e radical aos valores tradicionais da cultura ocidental, que considera decadentes, ao conservadorismo e à visão de mundo burguesa, ao cristianismo, enfim, a toda uma forma de vida que considera contrária à criatividade e à espontaneidade da natureza humana”.

12.

Alternativa E

Habilidade: Perceber de que forma ocorre a articulação de argumentos em propostas filosóficas específicas. De acordo com o texto, uma noção fundamental para a fenomenologia é a de que a consciência é intencional, pois está voltada para o mundo. É o que lemos no trecho: “O conceito de intencionalidade ocupa um lugar central na fenomenologia, definindo a própria consciência como intencional, como voltada para o mundo: 'toda consciên-cia é consciênconsciên-cia de alguma coisa' (Husserl)”.

13.

Alternativa E

Habilidade: Articular diferentes referências filosóficas e diferentes discursos, percebendo semelhanças e diferenças entre as suas estruturas textuais.

De acordo com o texto, para Sartre, a angústia está vinculada à consciência da responsabilidade dos seres humanos em relação aos seus atos. É o que lemos no trecho: “Em Sartre, [a angústia é a] consciência da responsabilidade universal engajada por cada um de nossos atos [...]”.

SOCIOLOGIA

14.

Alternativa C

Habilidade: Descrever sobre o conceito de cultura na Antropologia.

Os dois textos nos permitem afirmar que a cultura pode ser considerada um elemento definidor da especificidade dos seres humanos, na medida em que notamos a importância da cultura como um elemento determinante do compor-tamento da humanidade (texto I) e a questão de que os seres vivos não humanos agem, em grande medida, pelo instinto, e não por seus valores ou ideias (texto II).

(3)

15.

Alternativa E

Habilidade: Perceber os principais argumentos da linha de conhecimento.

A noção de etnocentrismo corresponde a uma visão da própria cultura como padrão central, a partir da qual as outras sociedades serão entendidas ou julgadas. O etnocentrismo tem como uma de suas consequências, em geral, o preconceito em relação à produção cultural de outros povos.

16.

Alternativa D

Habilidade: Entender como se desenvolveram as diferentes noções de cultura.

De acordo com o texto, podemos observar que a relativização cultural pode ser vinculada, nas sociedades contemporâneas, à expansão dos meios de transporte e de comunicação. É o que lemos no trecho: “[As] imensas possibilidades de viagens, pessoalmente ou através da imaginação, implica, pelo menos potencialmente, numa consciência de que a própria cultura, inclusive seus valores básicos, é relativa no tempo e no espaço.”.

FÍSICA

17.

Alternativa B

Habilidade: Aplicar o princípio de conservação e a quan-tização da carga em processos de eletrização.

Pelo princípio de conservação da carga elétrica, temos: Qinicial = Qfinal

Q1 + Q2 + Q3 = Qfinal Qfinal = –18 + 0 + 6 Qfinal = –12 μC

Como as três esferas são idênticas, irão dividir o total de cargas igualmente entre si. Assim, cada esfera terá uma carga de: Q Q Q Q C final = =− = − 3 12 3 4 μ 18. Alternativa C

Habilidade: Calcular o campo elétrico gerado por uma ou mais cargas puntiformes.

Inicialmente determinamos o valor da carga:

E k Q d Q Q 1 2 6 9 1 2 6 9 2 6 1 1 10 9 10 3 10 1 10 9 10 9 10 1 10 10 = ⋅ ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ = − − ( ) 11 5 1 10 ⋅ = ⋅ − Q Q C

Como a carga é a mesma, calculamos o valor do campo elétrico formado pela segunda carga:

E k Q d E E 2 2 2 9 5 1 1 2 2 9 5 1 9 10 1 10 4 10 3 10 9 10 10 10 = ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ − ⋅ = ⋅ ⋅ − − − − − ( ) ( )22 2 9 5 2 2 6 9 10 10 10 9 10 E E N C = ⋅ ⋅ = ⋅ − − /

O valor do campo resultante é: E = E2 – E1

E = 9 ∙ 106 – 1 ∙ 106 E = 8 ∙ 106 N/C 19.

Alternativa A

Habilidade: Calcular a temperatura de sistemas, asso-ciando os valores a diferentes escalas termométricas.

θ θ θ θ θ θ c F c c c c C 5 32 9 5 35 6 32 9 5 3 6 9 18 9 2 = − = − = = = , , ° 20. Alternativa D

Habilidade: Relacionar os conceitos de energia potencial elétrica e trabalho da força elétrica, aplicando-os a fenô-menos eletrostáticos.

(4)

V k Q d V V V A A A A = ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ = ⋅ − − 9 10 10 10 5 10 1 8 10 9 6 1 5 ,

Para o ponto B, temos:

V k Q d V V V B B B B = ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ = ⋅ − − 9 10 10 10 3 10 3 0 10 9 6 1 5 ,

A diferença de potencial entre os pontos é: UAB= VA – VB

UAB = 1,8 ∙ 105 – 3,0 ∙ 105 UAB = –1,2 ∙ 105 V

O trabalho para levar a carga do ponto A até o ponto B é: T = q ∙ UAB

T = – 8 ∙ 10–6 ∙ (–1,2 ∙ 105) T = 0,96 J

21.

Alternativa E

Habilidade: Compreender a dilatação dos materiais com base no modelo microscópico da matéria, relacionando seus efeitos a situações reais.

O coeficiente de dilatação volumétrica do alumínio é de: γ = 3 ∙ α γ = 3 ∙ 2,4 ∙ 10–5 γ = 7,2 ∙ 10–5 °C–1 A variação do volume é: ∆V = V0 ∙ γ ∙ ∆θ ∆V = 0,3 ∙ 7,2 ∙ 10–5 ∙ (–20 – 30) ∆V = –0,3 ∙ 7,2 ∙ 10–5 ∙ 50 ∆V = –15 ∙ 7,2 ∙ 10–5 ∆V = –108 ∙ 10–5 ∆V = –1,08 ∙ 10–3 cm3 22. Alternativa E

Habilidade: Reconhecer os processos de transferência de calor, aplicando-os em situações do cotidiano. Como o enunciado menciona que somente há troca de calor entre a caneca e a água, a propagação se dá por condução, e o aquecimento da água, por convecção. O valor do fluxo é: φ φ φ = = ⋅ ⋅ ⋅ = Q t W ∆ 90 1 000 4 12 60 500

QUÍMICA

23. Alternativa B

Habilidade: Classificar as soluções em diluída ou con-centrada, de acordo com a quantidade relativa entre soluto e solvente, em solução saturada e não saturada, baseando-se no coeficiente de solubilidade.

Determinando a quantidade de K2Cr2O7 que ficará dissolvida na solução: 100 g de H2O ________ 12,0 g 200 g de H2O ________ m m = 24,0 g de K2Cr2O7 Portanto, precipitarão 16,0 g de K2Cr2O7 (40 g – 24 g). 24. Alternativa D

Habilidade: Calcular concentrações de soluções, expres-sas em g/L, mol/L, %p/p, %p/v, %v/v e ppm. C2H6O = 46 g/mol 1 mol ______ 46 g X ________ 1,84 g X = 0,04 mol 0,04 mol _____ 200 mL Y __________ 1 000 mL (1L) Y = 0,2 mol/L 25. Alternativa B

Habilidade: Relacionar dados de concentração de solu-ções em g/L, mol/L, porcentagens, ppm e ppb.

Dada a equação de neutralização citada no texto: H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O

De acordo com a equação, a proporção de H2SO4 e de NaOH é de 1:2. Sendo assim: M V M V M 1 1 2 2 1 1 2 25 1 0 40 50 2 ⋅ = ⋅ ⋅ = , ⋅ M1 = 0,4 mol/L de H2SO4 26. Alternativa C

Habilidade: Calcular, com base nas relações estequio-métricas, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas em reações químicas experimentais e/ou industriais, em diferentes situações, como em reações sucessivas, na presença de reagentes em excesso ou impuros e no rendimento da reação.

Determinando a equação global, teremos: 2 Cu2S + 3 O2 → 2 Cu2O + 2 SO2

(5)

Cu2S + 2 Cu2O → 6 Cu + SO2 _________________________ 3 Cu2S + 3 O2 → 6 Cu + 3 SO2 Sendo assim, teremos: 3 mol Cu2S ________ 6 mol Cu 3 ∙ 159 g __________ 6 ∙ 63,5 g 79,5 g ___________ m m = 63,5 g 27. Alternativa A

Habilidade: Calcular as massas proporcionais dos reagentes e dos produtos de uma reação química, usando as informações da Tabela e a representação da reação por meio de equações.

Balanceando a equação, temos: 2 NaN3(s) → 2 Na(s) + 3 N2(g) Sendo assim:

2 mol NaN3 ________ 3 mol N2 2 ∙ 65 g ___________ 3 ∙ 28 g m _____________ 42 g m = 65 g

28.

Alternativa E

Habilidade: Saber preparar soluções a partir de infor-mações de massas, quantidade de matéria, volumes e outras soluções mais concentradas.

C1 ∙ V1 + C2 ∙ V2 = C3 ∙ V3 200 ∙ V1 + 100 ∙ 400 = 140 ∙ (V1 + 400) 200 V1 + 40 000 = 140 V1 + 56 000 200 V1 – 140 V1 = 56 000 – 40 000 60 V1 = 16 000 V1 = 266,6 mL V1 = 0,266 L

BIOLOGIA

29. Alternativa C

Habilidade: Caracterizar o sistema respiratório humano, compreendendo o seu funcionamento.

No movimento de inspiração, ocorre contração dos múscu-los diafragma e intercostais, o que ocasiona a diminuição da pressão interna dos pulmões, deixando-a menor que a pressão atmosférica. Essa variação de pressão permite que o ar entre nos pulmões para que ocorram as trocas gasosas. Na expiração, os músculos relaxam, diminuindo o volume da caixa torácica e aumentando a pressão, o que faz com que o ar saia dos pulmões.

30.

Alternativa E

Habilidade: Identificar os principais processos físicos e químicos envolvidos na digestão.

As cavidades do estômago são rúmen (D), retículo (A), omaso (B) e abomaso (C). Quando o capim previamente mastigado é ingerido, este chega ao rúmen, onde será armazenado e amolecido por ação da saliva secretada na boca. Na região do rúmen, há bactérias e protozoários que produzem a enzima celulase, responsável pela digestão da celulose. Do rúmen, o alimento passa ao retículo, onde se formam “bolas” de alimento que serão levadas de volta à boca para nova mastigação, processo que representa a ruminação. Quando o alimento estiver bem triturado, será deglutido novamente e chegará ao omaso, responsável pela reabsorção de água. Do omaso, o alimento é enviado ao abomaso que é o local onde atua o suco gástrico, que contém ácido clorídrico, além de enzimas digestivas. Do abomaso, o alimento chega ao intestino delgado, onde ocorre ação da bile e dos sucos pancreático e entérico.

31.

Alternativa B

Habilidade: Associar estrutura e função dos componen-tes do sistema circulatório (linfático e cardiovascular). O coração A é encontrado em peixes e tem circulação simples e venosa. Nesse coração, com apenas duas cavidades, só circula sangue venoso, que será levado até as brânquias para ser oxigenado. Das brânquias, o sangue arterial (oxigenado) será conduzido ao corpo.

O coração B é encontrado em todos os anfíbios. A circulação é dupla, pois o sangue passa duas vezes no coração em um mesmo ciclo, e incompleta, em razão da mistura de sangue arterial com venoso no ventrículo único. Em virtude dessa mistura há diminuição na oxigenação.

O coração C tem quatro cavidades totalmente separadas e é encontrado apenas em aves e mamíferos. A circula-ção é dupla e completa, pois não há mistura de sangue arterial com venoso. Pelo lado direito do coração circula o sangue venoso, que será levado pela artéria pulmonar até os pulmões para ocorrer a oxigenação (hematose). No lado esquerdo, circula o sangue arterial, que será condu-zido para o corpo pela artéria aorta.

32.

Alternativa E

Habilidade: Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares, reconhecendo produtores, carnívoros, her-bívoros, onívoros e decompositores.

Numa teia alimentar, o primeiro nível trófico é sempre ocupado por um organismo produtor no caso, o capim, que sustenta toda a teia. O segundo nível trófico é ocu-pado pelos consumidores primários, que se alimentam diretamente dos produtores; são representados na teia

(6)

por gafanhoto, grilo e coelho. O terceiro nível trófico é ocupado pelos consumidores que se alimentam dos con-sumidores primários; na teia representada, são aranha, sapo, pássaro e gavião. O pássaro também pode ocupar o quarto nível trófico, pois pode ser consumidor terciário, quando se alimenta de aranha. Por fim, o gavião, quando se alimenta do pássaro, pode pertencer ao quarto ou ao quinto nível trófico; e quando se alimenta do sapo, per-tence ao quarto nível trófico.

33.

Alternativa D

Habilidade: Associar linhas de defesa do organismo a determinadas circunstâncias, com base em exemplos concretos.

Uma pessoa que foi picada por uma cobra peçonhenta deverá tomar o soro antiofídico, que contém os anticor-pos específicos contra o veneno, para anular os efeitos deste. Contra picadas de animais peçonhentos não se usam vacinas, pois essas são preventivas e atuam de forma lenta, induzindo a produção de anticorpos. No caso dos soros, a resposta imune já está pronta, atuando de maneira pontual e rápida em casos de acidentes ofídicos, por exemplo.

34.

Alternativa A

Habilidade: Interpretar rotas de circulação de materiais e/ou nutrientes nos principais ciclos biogeoquímicos, expressas em ilustrações ou textos.

Participam do ciclo da água componentes do planeta (rios, oceanos, atmosfera, solo), seres vivos (plantas e animais, principalmente) e a própria molécula de água. A quantidade de água no planeta não se altera, pois não há perda de água para o espaço. Entretanto, pode ocor-rer a diminuição de água potável à disposição dos seres vivos quando ocorre poluição. No esquema, as etapas indicadas por letras são: A – precipitação; B – evapora-ção; C – precipitaevapora-ção; D – evaporaevapora-ção; E – precipitaevapora-ção; F – evaporação; G – transpiração; H – absorção (plantas e animais terrestres); I – absorção (animais marinhos); J – infiltração; K – absorção (árvores com raízes profundas).

MATEMÁTICA

35.

Alternativa B

Habilidade: Resolver problemas envolvendo fórmulas de arranjos, combinações e permutações.

(escolher 4 cromos de Baruc) e (escolher 4 cromos de Eudes).

Como a escolha dos cromos não precisa obedecer a nenhuma ordem, a contagem se faz por combinação simples. C C C C C 7 4 8 4 7 4 8 4 7 4 7 3 4 8 4 4 7 6 5 4 4 8 7 6 5 4 , , , , , ! ! ! ! ! ! ! ! ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅⋅ = ⋅ ⋅ = C C C 8 4 7 4 8 4 35 70 2 450 , , ,

Há 2 450 maneiras distintas de se fazer a troca. 36.

Alternativa B

Habilidade: Identificar uma região de uma figura e cal-cular a sua área.

D 36 36 36 x 36 – x C E A B

Área do triângulo retângulo CDE:

A x A x CDE CDE = ⋅ = 36 2 18

Área do trapézio ABCE:

A x A x A x A A ABCE ABCE ABCE ABCE C =

(

− +

)

⋅ =

(

)

⋅ = − = ⋅ 36 36 36 2 72 18 1 296 18 2 DDE x x x x cm DE cm 1 296 18 2 18 1 296 54 24 24 − = ⋅ = = = . .

(7)

37.

Alternativa C

Habilidade: Resolver problemas elementares de conta-gem utilizando o princípio multiplicativo.

A

B C

D E

Pode-se escolher qualquer cor para região A; a cor de B deve ser diferente da cor de A; a cor de C deve ser dife-rente da cor de B, mas pode ser igual à cor de A; a cor de D deve ser igual à cor de B. Nesse caso, haverá apenas uma possibilidade, que é a cor usada para B, e a cor de E deve ser diferente da cor de D.

Para a contagem, utiliza-se o princípio fundamental da contagem.

(cor de A) e (cor de B ≠ A) e (cor de C ≠ B) e (cor de D = B) e (cor de E D)

6 ∙ 5 ∙ 5 ∙ 1 ∙ 5 = 750

Há 750 maneiras distintas de se pintar o logotipo. 38.

Alternativa C

Habilidade: Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema. Há duas situações a se analisar:

1ª: o último vaso é laranja. ou

2ª: o último vaso é diferente de laranja, rosa e branco.

laranja diferente de laranja azul, amarelo, turquesa 5 · 4 · 3 · 2 · 1 · 1 4 · 4 · 3 · 2 · 1 · 3 ou 120 + 288 = 408.

Há 408 maneiras de se alinharem os vasos.

39.

Alternativa C

Habilidade: Resolver problemas que envolvam cálculo combinatório com repetições.

Como os blocos devem ser enfileirados e há blocos idênti-cos na forma e cor, a contagem se dá por permutação com elementos repetidos. P P P 84 3 84 3 84 3 8 4 3 8 7 6 5 4 4 3 280 , , , ! ! ! ! ! ! = ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ = Há 280 pilhas distintas. 40. Alternativa B

Habilidade: Identificar uma região de uma figura e cal-cular a sua área.

D C 45° 45° B A T E

CT é a altura do triângulo ABC relativa ao vértice C, e CT = 17 2 cm.

Aplicando seno no triângulo ACT, vem que:

sen AC AC AC 45 17 2 2 2 17 2 34 ° cm = ⋅ = =

Área do quadrado ACDE:

A A ACDE ACDE = = 34 1 156 2 2 cm

(8)

A A A A ABC ABC ACDE ABC = ⋅ = − = − = 34 34 2 578 1 156 578 578 2 2 2 2 cm cm cm cm

A diferença entre as áreas das regiões ACDE e ABC é de 578 cm2.

41.

Alternativa D

Habilidade: Calcular o número de vértices, arestas e faces em poliedros de Euler.

Número de aresta: A Número de vértices: V

Número de faces: F = 34 + 17 = 51.

2A = (nº de arestas por face triangular) . (nº de faces triangulares) + (nº de arestas por face quadrada) . (nº de faces quadradas) 2A = 3 ∙ 34 + 4 ∙ 17 2A = 170 A = 85 Da relação de Euler: V – A + F = 2 V – 85 + 51 = 2 V = 36 V + F + A = 36 + 51 + 85 = 172

A soma do número de vértices com o número de faces e com o número de arestas é igual a 172.

42.

Alternativa E

Habilidade: Identificar uma região de uma figura e cal-cular a sua área.

C A D B 3 α 2 3 Do triângulo BCD: cos cos cos α α α α = = ⋅ = ⇒ = 3 2 3 3 3 2 3 3 2 30°

O ângulo central ACB tem medida igual a 60°. Assim, a área do setor circular ABC é dada por:

A A A setor setor setor = ⋅ ⋅

( )

= ⋅ ⋅ ⋅ = 60 360 2 3 1 6 4 3 2 2 2 ° ° cm π π π

Área do triângulo ABC:

A sen A A ABC ABC ABC = ⋅ ⋅ ⋅ = ⋅ ⋅ ⋅ = 1 2 2 3 2 3 60 1 2 2 3 2 3 32 3 3 2 ° cm

Área da peça cinza:

A A A

A

segmento circular setor triangulo segmento circular = − =

(

2π 33 3−

)

cm2

PORTUGUÊS

43. Alternativa B

Habilidade: Reconhecer as concepções referentes à for-mação de sujeitos, predicados e complementos verbais. A oração “Bateram na porta de manhã”, em destaque no fragmento da obra de Helena Morley, apresenta sujeito indeterminado, pois não é possível identificar a quem se refere o verbo. De igual modo, na oração “Atropelaram o teu cachorro”, há sujeito indeterminado, pois não é possível identificar quem, efetivamente, atropelou o cão. 44.

Alternativa E

Habilidade: Reconhecer as concepções referentes à for-mação de sujeitos, predicados e complementos verbais. Na oração “Num sábado chuvoso, Ramira chegou exausta do trabalho”, presente no trecho da obra de Milton Hatoum, o predicado é verbo-nominal, pois apresenta dois núcleos significativos: um verbo intransitivo (“chegou”) e um nome (“exausta”). A oração “Os moleques saíram contentes para o castigo”, extraída da obra de José Lins do Rego, também apresenta predicado verbo-nominal, já que são dois os núcleos significativos: um verbo intransitivo (“saíram”) e um nome (“contentes”).

(9)

45.

Alternativa B

Habilidade: Reconhecer as concepções referentes à for-mação de sujeitos, predicados e complementos verbais. O verbo “deixar” é transitivo direto. Pede a presença de um complemento não preposicionado (objeto direto), que pode vir modificado por um predicativo do objeto: “ela deixou o garoto feliz” ou “ela deixou-o feliz”. É exatamente o que acontece no exemplo do texto: o pronome “me” é objeto direto e está modificado pelo adjetivo "quieta", predicativo do objeto.

46.

Alternativa B

Habilidade: Reconhecer as concepções referentes à for-mação de sujeitos, predicados e complementos.

No fragmento do conto de Monteiro Lobato, “da sua doença” é complemento nominal, pois complementa o substantivo abstrato “orgulho”. Da mesma forma, na oração “Estou com saudade de você”, “de você” é comple-mento nominal, pois complementa o substantivo abstrato “saudade”.

47.

Alternativa C

Habilidade: Identificar aspectos linguísticos e discursivos nas composições estruturais do texto e as funções que ele apresenta.

Editorial é um tipo de texto utilizado na imprensa, especialmente em jornais e revistas, que tem por objetivo informar, mas sem obrigação de ser neutro, indiferente. Na verdade, os acontecimentos são relatados com subjetividade, de modo que evidencie a posição da mídia, ou seja, do grupo que está por trás do canal de comunicação, uma vez que os editoriais não são assinados por ninguém. Dessa forma, o texto “Escravidão na modernidade”, publicado no jornal O Progresso, é um editorial, pois visa expressar a opinião do jornal sobre um assunto polêmico, que está sendo discutido na atualidade.

48.

Alternativa A

Habilidade: Identificar características discursivas e ideológicas de obras de Aluísio Azevedo e de Raul Pompeia no contexto histórico de sua produção, circulação e recepção, estabelecendo relações entre as condições histórico-sociais (políticas, religiosas, morais, artísticas, científicas, estéticas, econômicas etc.) de produção de um texto literário e fatores linguísticos de sua produção (escolha de gêneros, temas, assuntos, estruturas, finalidades, recursos).

De acordo com o fragmento de O Ateneu, de Raul Pompeia, verifica-se que o principal objetivo do Dr. Aristarco era a obtenção de lucro. Para tanto, o diretor investia em maciça propaganda quanto à qualidade de ensino do colégio e atraía a elite de todos os cantos do país, como comprovam as seguintes passagens: “Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa”; “Como tardasse a estátua, Aristarco interinamente satisfazia-se com a afluência dos estudantes ricos para o seu instituto. De fato, os educandos do Ateneu significavam a fina flor da mocidade brasileira”; “não havia família, de dinheiro, enriquecida pela setentrional borracha ou pela charqueada do sul, que não reputasse um compromisso de honra com a posteridade doméstica mandar dentre seus jovens, um, dois, três representantes abeberar-se à fonte espiritual do Ateneu”; “Fiados nesta seleção apuradora, que é comum o erro sensato de julgar melhores famílias as mais ricas, sucedia que muitas, indiferentes mesmo e sorrindo do estardalhaço da fama, lá mandavam os filhos”. 49.

Alternativa B

Habilidade: Perceber a presença dos diferentes elemen-tos que estruturam o texto narrativo de Machado de Assis: personagens, marcadores de tempo e de locali-zação, sequência lógica dos fatos narrados, modos de narrar (1ª e 3ª pessoa); adjetivação na caracterização de personagens, cenários e objetos; efeitos de ironia ou humor em textos variados.

Em Memórias póstumas de Brás Cubas, o narrador-per-sonagem resolve relatar sua história após ter morrido, o que causa, em um primeiro momento, o estranhamento do leitor e evidencia um enredo não linear, característica de várias obras de Machado de Assis. Assim, no frag-mento, ao afirmar que “eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor”, o narrador Brás Cubas explica a razão de optar pela inversão cronológica para escrever a sua história, o que, sem dúvida, será feito por meio de flashbacks (ou analepses), interrup-ções que levam a narrativa de volta no tempo a partir do ponto em que a história chegou, a fim de apresentar eventos passados.

(10)

50.

Alternativa B

Habilidade: Identificar características discursivas e ideológicas de obras de Aluísio Azevedo e de Raul Pompeia no con-texto histórico de sua produção, circulação e recepção, estabelecendo relações entre as condições histórico-sociais (políticas, religiosas, morais, artísticas, científicas, estéticas, econômicas etc.) de produção de um texto literário e fatores linguísticos de sua produção (escolha de gêneros, temas, assuntos, estruturas, finalidades, recursos).

O “abrasileiramento” de Jerônimo, na obra O cortiço, de Aluísio Azevedo, é explicado pela teoria determinista, segundo a qual o caráter dos seres humanos é influenciado pelo meio. Assim, a queda moral do português é justificada pelo sol dos trópicos, que abateria a vontade de trabalhar e favoreceria a entrega aos prazeres, e a pureza original seria supe-rada pelos instintos, como comprova o seguinte trecho: “A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros”.

Referências

Documentos relacionados

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que não o faria naquele lugar e momento. Essas “passagens de retenção” remetem ao ensino oral

Rhizopus-associated soft ti ssue infecti on in an immunocompetent air-conditi oning technician aft er a road traffi c accident: a case report and review of the literature.

Mais de 15 anos de experiência nas áreas de Inteligência de Mercado e Estratégia de Negócios, carreira construída em empresas como. Geofusion, Burger King e Linx além da

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Este trabalho tem como finalidade mostrar o que é JavaScript Isomórfico, quais suas finalidades, quais as características que o diferem de uma abordagem de desenvolvimento