• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O

III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR

[CIM 2017]:

EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017

O Diretor do GIZ – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, Prof. Eucidio Pimenta Arruda, faz saber que no período de 20 de março de 2017 a 23 de abril de 2017 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de propostas de Oficinas para o III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior.

Entende-se como Oficina para este Congresso: atividade coletiva com previsão de momentos de interação entre os participantes na construção de novos conhecimentos, experiências e saberes, resultando num produto final. Esse produto pode ser um plano de atividades, um produto físico, registro de uma ação, vídeo, software etc.

1. Podem se inscrever alunos de graduação, docentes do ensino superior, alunos de pós-graduação ou funcionários técnico-administrativos de qualquer instituição de ensino superior.

2. Não haverá nenhum tipo de remuneração aos proponentes das Oficinas selecionadas. Todos receberão Certificados.

3. As atividades serão desenvolvidas com apoio da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ, no campus Pampulha, durante o III CIM, que se realizará nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017.

4. Inscrições: serão realizadas por meio de preenchimento de formulário online, disponível na página do GIZ (www.ufmg.br/giz) e na página do Congresso (www.ufmg.br/giz/congresso).

5. As oficinas deverão ter as seguintes características:

(2)

a Avaliação da aprendizagem - Inovação nos processos avaliativos. Avaliação como parte do processo de ensino-aprendizagem. Estratégias e procedimentos de avaliação.

b Estratégias de permanência no ensino superior e flexibilidade

curricular - Iniciativas político-pedagógicas em prol da permanência dos

estudantes no ensino superior. Formação complementar aberta e/ou livre. Formações transversais. Intercâmbios. Estudos e /ou propostas de organização curricular inovadoras.

c Recursos Educacionais e laboratórios de ensino - Elaboração e utilização de materiais diversos (vídeos, sites, livros, manuais, tutorais, softwares, curadoria etc.) em disciplinas e/ou curso. Uso inovador de laboratórios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.

d Metodologias de aprendizagem - Estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem para elaboração de planejamento, planos e registros de ação pedagógica.

e Protagonismo estudantil - Estudos e/ou vivências sobre o papel do estudante universitário. Portfólios. Processos e produtos com foco na participação e envolvimento do aluno na sua formação.

f Tecnologias e Gamificação - Usos das tecnologias como recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem. Diferentes princípios e técnicas de jogos e/ou games na prática educativa do currículo do ensino superior.

g Articulação ensino-pesquisa-extensão - Projetos de ensino-aprendizagem e reflexões teóricas que discutam a articulação entre as dimensões ensino-pesquisa-extensão.

h Educação inclusiva - Inserção no ensino superior de grupos historicamente excluídos: sexo, etnia, condição social, deficiência etc. Inovação social. i Perspectivas complementares - Demais discussões não descritas ou

categorizadas nos eixos anteriores e relevantes para reflexão no [CIM 2017]. A comissão organizadora irá avaliar a pertinência ou não da proposta.

5.2. Espera-se que as propostas de oficinas propiciem:

a Conexão: reconhecimento dos propósitos da oficina e dos recursos para a participação.

(3)

c Compartilhamento: troca de saberes em função do reconhecimento dos participantes.

d Colaboração: apoio mútuo para o alcance de objetivos comuns. e Cooperação: desenvolvimento de produtos em comunidade de prática.

6. Modalidades das oficinas, oferta e duração: serão recebidas propostas de Oficinas nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

6.1. Oficinas presenciais:

a) Poderão ser ofertadas, presencialmente, com carga horária de 02, 04 ou 06 horas, conforme a seguinte programação:

 Oficinas de 2 horas: programadas para o dia 09 de novembro (quinta-feira), das 16h às 18h;

 Oficinas de 4 horas: programadas para o dia 10 de novembro (sexta-feira), das 8h30 às 12h30;

 Oficinas de 6 horas: programadas com 2 horas no dia 09 de novembro (quinta-feira), das 16h às 18h e 4 horas no dia 10 de novembro (sexta-feira), das 8h30 às 12h30;

6.2. Oficinas semipresenciais:

a) A carga horária total desta modalidade de oficina não poderá exceder a 20 horas.

b) A carga horária presencial da oficina devera ser ofertada em período de 02 ou 04 horas, conforme item 6.1 deste edital.

c) A carga horária a distância deverá ser ofertada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, a partir do dia 13 de novembro, compondo as atividades do pós-congresso. d) As oficinas a distância deverão ser finalizadas até 30 de novembro.

6.3. Oficinas a distância:

a) A carga horária total desta modalidade de oficina não poderá exceder a 20 horas.

(4)

b) A carga horária deverá ser ofertada no ambiente virtual de aprendizagem

Moodle da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, a partir do dia

13 de novembro, compondo as atividades do pós-congresso. c) As oficinas a distância deverão ser finalizadas até 30 de novembro.

7. Condições para os interessados em propor Oficina:

a) Cada interessado pode propor quantas oficinas desejar (presenciais, semipresenciais ou a distância), porém serão aceitas no máximo 3 (três) oficinas por interessado e sua realização não pode ser concomitante.

b) O gerenciamento da sala da oficina, disponível no ambiente virtual de aprendizagem das oficinas semipresencial e a distância do III CIM são de inteira responsabilidade do proponente.

c) Disponibilizar no máximo 30 vagas para a oficina.

8. A seleção se dará por meio dos seguintes critérios:

a) Preenchimento correto, completo e detalhado do FORMULÁRIO PARA PROPOSIÇÃO DA OFICINA.

b) Observação ao conceito de oficina apresentado neste edital. c) Adequação do tema da oficina aos itens 5.1 e 5.2 deste edital. d) Logística e viabilidade de espaços e recursos.

e) Inovação na proposta metodológica e na organização da oficina. f) Viabilidade e formato do produto final da oficina.

9. As Oficinas propostas serão classificadas na ordem decrescente, seguindo os critérios de seleção propostos no item 8 deste edital.

10. O resultado final das oficinas selecionadas será publicado no dia 28 de abril de 2017, após as 16h, no site do GIZ, disponível em www.ufmg.br/giz e do III CIM

www.ufmg.br/giz/congresso.

11. Qualquer recurso ao resultado deverá ser dirigido à Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino até o terceiro dia útil após a divulgação do resultado.

(5)

12. A coordenação do III CIM se reserva no direito de cancelar a Oficina, se não atingir o número mínimo de 05 inscritos.

13. As inscrições para os participantes nas oficinas terão início em 05 de maio de 2017 e se encerrarão no dia 03 de novembro de 2017, cinco dias antes do início do III CIM.

14. A oficina poderá ser cancelada a pedido do ofertante ou a critério do GIZ até 30 dias antes do evento.

15. A emissão dos certificados de participação é de inteira responsabilidade da Coordenação do III CIM.

16. Os proponentes das oficinas realizadas deverão emitir relatório de atividades até 15 de dezembro de 2017 para recebimento do Certificado.

17. A qualquer tempo este edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do GIZ, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direto a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

18. O GIZ está situado no prédio da Biblioteca Central, 1º andar, entrada lateral em frente ao estacionamento, telefone 3409-6451, e-mail giz-contato@prograd.ufmg.br.

Belo Horizonte,18 de março de 2017.

Professor Eucidio Pimenta Arruda Diretor de Inovação e Metodologias de Ensino

Referências

Documentos relacionados

Características Estrutura Corpo Docente Experiência Insper Incrição online na página do curso no site do

Para cada aplicação existe um tipo de farinha a ser utilizada e, consequentemente, a escolha do tipo de trigo ou da mistura (blend) afeta de forma determinante a qualidade e as

Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK 6ª edição do PMI®.. Planejamento e estimativas de custos dos recursos com a determinação do orçamento e

Graduação em Letras; grau mínimo de Doutor, Experiência no trabalho com o CELPE-Bras (pesquisa, aplicação, preparação de estudantes para o exame do Certificado de Proficiência em

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

1h – síncrona - Grupo 02: responsável pela apresentação do texto: ANALISE DA FORMULAÇÃO DA POL DE GARANTIA DE PREÇOS MINIMOS NO BR PELA OTICA DA ECONOMIA POLITÍCA, SCHWANTES

O(s) analista(s) de investimento declara(m) que as opiniões contidas neste relatório refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e

Em caso de furto, deverá apresentar queixa às autoridades competentes e comunicar à Finlog a ocorrência, indicando o posto policial onde foi apresentada a participação e o número