• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE EXTENSÃO N.º 002/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE EXTENSÃO N.º 002/2014"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS CENTRO REGIONAL DE REFERENCIA PARA FORMAÇÃO PERMANENTE

DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM JUNTO AOS USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS E SEUS FAMILIARES

EDITAL DE EXTENSÃO N.º 002/2014

EDITAL RETIFICADO

INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DO CRR-UEPB

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS REDES DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS E SEUS FAMILIARES NO ESTADO DA PARAÍBA

A Universidade Estadual da Paraíba, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, torna público que, no período de 27 de março a 10 de abril, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado para preenchimento de 600 (seiscentas) vagas referentes aos cursos do Centro Regional de Referência para formação permanente dos profissionais que atuam junto aos usuários de crack e outras drogas e seus familiares, em convênio celebrado entre a UEPB e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAD/MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

I. Objetivo dos Cursos do Centro Regional de Referência (CRR-UEPB)

1.1. A criação dos Centros Regionais de Referência foi estabelecida pelo Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010 e tem como objetivo a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares.

1.2. O objetivo da implantação do Centro Regional de Referência no município de Campina Grande é o de capacitar o maior número de profissionais da saúde da região da Borborema (região que cobre o município de Campina Grande e cidades circunvizinhas) e consequentemente ampliar os programas de formação para regiões menos assistidas do estado da Paraíba que atuam na rede de atenção integral à saúde e na rede de assistência, para intervir nas causas e efeitos do consumo prejudicial de crack, álcool e outras drogas. Essa é uma proposta que tem como base o conjunto de políticas sociais as quais estão previstas no Plano Emergencial de Ampliação de Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas, no Sistema Único de Saúde – SUS (PEAD 2009- 2010) e do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (PIEC 2010). Como parte integrante desses planos está à formação dos Centros Regionais de Referência.

(2)

II. Público-Alvo

2.1 - Profissionais de saúde, médicos do PSF e NASF, Profissionais em Hospital Geral, Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos, Agentes Sociais, Profissionais que atuam no Consultório de Rua, Profissionais da Rede SUS e SUAS e Hospital Universitário Alcides Carneiro, envolvidos ou interessados em desenvolver ações voltadas para promoção da saúde e prevenção ao uso de Crack e Outras Drogas.

2.2 - Profissionais da rede pública e estatal de assistência social, preferencialmente nas regiões administrativas prioritárias que compõem o Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas na região da Borborema.

III. Pré-Requisitos:

3.1 Ser concursado efetivo da área da saúde e assistência social ou atuando na rede de saúde e assistência social no Estado da Paraíba;

3.2 Atuar na Atenção Básica, Programa de Saúde da Família (PSF), Hospital Geral, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Consultório de Rua, Urgência e Emergência; e entidades não-governamental que desenvolvem ações voltadas para promoção da saúde e prevenção ao uso de Crack e Outras Drogas.

3.3 Estar inserido nos programas de Política de Saúde Mental, e/ou equipes de Saúde da Família, e/ou nos Centros de Saúde e/ou nos Núcleos de Apoio à saúde da Família – NASF, e/ou estar inserido em outras estruturas da Rede SUS que estejam voltadas para Atenção aos Usuários de Crack e Outras Drogas;

3.4 Ter disponibilidade para se dedicar as aulas presenciais do curso;

3.5 Assumir a condição e a tarefa de multiplicador(a), em sua área de atuação. IV. Da organização do curso

4.1. O CRR-UEPB oferecerá para o ano de 2014, 600 (seiscentas) vagas em quatro cursos, destinados aos profissionais nas redes de atenção integral a saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas no estado da Paraíba.

4.2. Os cursos irão ocorrer no período de 25/04 a 30/05, em encontros presenciais que serão realizados na Universidade Estadual da Paraíba (Campus I), uma vez por mês ou de 15 em 15 dias (conforme as categorias das clientelas).

V. Número e Distribuição de Vagas Cursos / Carga Horária Profissionais Vagas 1. Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes

no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF).

Modalidade do curso: Presencial Carga horária: 120 horas

Público-alvo: Médicos atuantes no PSF e no NASF Alunos: 120

Objetivo geral: Qualificar profissionais médicos da rede básica para o atendimento de usuários de crack e outras drogas.

2. Curso de Atualização sobre Intervenção Breve (IB) e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos e outros Agentes Sociais

(3)

Modalidade do curso: Presencial Carga horária: 60 horas

Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos e de Assistência Social

Alunos: 120

Objetivo geral: Qualificar Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos e de Assistência Social para o atendimento de usuários de crack e outras drogas.

3. Curso de Atualização em Atenção Integral para Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes em Hospitais Gerais (HG)

Modalidade do curso: Presencial Carga horária: 60 horas

Público-alvo: Profissionais atuantes em Hospitais Gerais Alunos: 120

Objetivo geral: Qualificar profissionais da saúde para o atendimento de usuários de crack e outras drogas em hospitais gerais.

4. Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS Modalidade do curso: Presencial

Carga horária: 60 horas

Público-alvo: Profissionais das Redes SUS e SUAS Alunos: 120 (DUAS TURMAS)

Objetivo geral: Qualificar profissionais das redes SUS e SUAS para a aplicação das técnicas de Gerenciamento de Casos (GC) e de Reinserção Social (RS) com foco em usuários de drogas, tendo como meta sua reinserção na comunidade.

5.1 Das 600 (seiscentas) vagas previstas para os cursos, 5% serão disponibilizadas para os profissionais da rede multicampi da UEPB.

VI. Da inscrição e dos documentos necessários

6.1 - A inscrição do candidato no curso implica conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital e das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento;

6.2 - As inscrições estarão abertas no período de 27 de março a 10 de abril (dias úteis) das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, devendo o interessado fazer o pedido de inscrição pessoalmente no Departamento de Psicologia da UEPB, 2° andar.

6.2.1- Obter a ficha de inscrição diretamente no site da PROEAC no link

https://edna.uepb.edu.br:8443/UEPBForms/.

6.2.2 - Preencher cuidadosamente a Ficha de Inscrição.

6.2.3 - Estar ciente que não serão aceitas inscrições via fax, internet e/ou correio eletrônico.

6.2.4 - Entregar no ato da inscrição os seguintes documentos: a) Comprovante de inscrição;

b) Cópia do Diploma de curso de Nível Médio, Técnico ou Superior;

c) Cópias do CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Comprovante de Votação e Certificado de Reservista;

(4)

d) Comprovante ou declaração de estar atuando no serviço público de saúde/saúde mental e de assistência social ou entidades não-governamentais, contendo a forma de contratação e a função exercida;

e) Termo de compromisso (NO ATO DA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA DO CRR); f) Carta de recomendação da Secretaria de Saúde do Município, por meio da Gerência do Serviço de Saúde em que esteja formalmente lotado, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, por meio da Subsecretária de Assistência Social; Carta de recomendação de entidades não-governamentais que desenvolvem ações voltadas para promoção da saúde e prevenção ao uso de Crack e Outras Drogas.

g) Currículo resumido comprovado destacando, em especial, a inserção na área de saúde mental e de assistência social;

6.2.5 - Todas as cópias devem ser autenticadas ou os originais apresentados para conferência no ato da inscrição que deve ser feita pessoalmente ou por procuração de próprio punho com assinatura original.

6.2.6. Chama-se especial atenção para que TODOS os requisitos estabelecidos nesse edital estejam preenchidos e que, em caso de não preenchimento de qualquer delas, acarreta em desclassificação automática.

VII. Do local das inscrições

7.1 - Os candidatos ao curso deverão entregar os documentos do item acima no horário especificado no item 6.2, no seguinte endereço:

UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Rua Baraúnas, 351 - Bairro Universitário - Campina Grande-PB, CEP 58429-500, Fone/33153482-1° andar do Departamento de Psicologia- laboratório IV.

VIII. Da seleção e dos critérios de seleção

8.1. Só participará da seleção o candidato que apresentar a documentação completa, em duas vias, devidamente autenticadas ou conferidas pessoalmente.

8.2. O não atendimento ao item acima exclui automaticamente o candidato; 8.3. Será avaliado, particularmente para fins de classificação, o currículo;

8.4. Serão classificados os candidatos equivalentes a 2 (duas) vezes o número máximo de vagas constantes neste edital, por ordem das notas globais obtidas na análise acima; 8.5. Serão consideradas, para fins de classificação final, a heterogeneidade de serviços da rede de atenção à saúde e de categorias profissionais;

8.6. O processo de seleção será de responsabilidade da Comissão composta por representantes das instituições que desenvolvem a Política Estadual e Municipal sobre Drogas no Estado da Paraíba e no município de Campina Grande e da coordenação do CRR – UEPB; considerando os pré-requisitos exigidos para cada um dos cursos e os objetivos dos Planos Estadual e Municipal de Políticas sobre Drogas.

Centro Regional de Referência - CRR-UEPB - PRESIDENTE

Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba (Gestora do Programa de Políticas sobre Drogas do Estado e da rede SUAS do estado);

Secretaria de Desenvolvimento Humano do Município de Campina Grande (Gestor do Plano crack é possível vencer do município);

(5)

Secretaria de Saúde do Estado (Gestora da rede SUS no estado);

Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande (Gestora da rede SUS em Campina Grande);

Secretaria de Desenvolvimento Social de Campina Grande (Gestora da rede SUAS em Campina Grande).

XIX. Dos Critérios de desempate, por ordem: 9.1 Já estar atuando na área de álcool e outras drogas;

9.2 Maior tempo de experiência profissional em serviços públicos de saúde mental; 9.3 Maior tempo de experiência profissional em serviços de saúde em geral;

9.4 Idade

X. Da divulgação do resultado e de recursos

10.1. A Coordenação do Curso divulgará o resultado da seleção, relacionando os candidatos por ordem de classificação, no mural do Departamento de Psicologia-UEPB ou pelo site http://www.uepb.edu.br/proeac/;

10.2. O resultado da seleção será divulgado dia 17/04/14, no site

http://www.uepb.edu.br/proeac/;

10.3. Os recursos poderão ser interpostos 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado final, até às 17h;

10.4. Só serão aceitos recursos por questões de forma.

10.5. Os recursos deverão ser entregues no mesmo local da inscrição.

10.6. O resultado final será divulgado dia 20 de Abril de 2014, no site

http://www.uepb.edu.br/proeac/.

XI. Disposições finais

11.1 - Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão dirimidos pela Coordenação do CRR, pela Pró-reitoria de Extensão do pelas instâncias que couberem.

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

e) Rose caminhou muito para encontrar um emprego. 1.ª Oração subordinante; 2.ª Oração subordinada adverbial final.. 6. Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé