• Nenhum resultado encontrado

CONCEITOS BÁSICOS DE SEGUROS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCEITOS BÁSICOS DE SEGUROS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

20º ECTC VENDA DIRETA - 2 SEG. SEGURO E VIDA

Data: 25/04/2019

Prova: Tipo: A

CONCEITOS BÁSICOS DE SEGUROS

1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Os seguros que estabelecem, em sua forma de contratação, que o segurado e o segurador participarão dos prejuízos nos casos de sinistros em que haja insuficiência de importância segurada, são denominados:

(a) Seguros Proporcionais.

(b) Seguros de Responsabilidade Civil. (c) Seguros a Primeiro Risco Absoluto. (d) Seguros de Pessoas.

(e) Seguros Não Proporcionais. 2) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Na estrutura da operação do seguro, são identificados elementos básicos e essenciais previstos no contrato de seguro. É um elemento básico e essencial do seguro:

(a) Previdência. (b) Resseguro. (c) Incerteza. (d) Indenização. (e) Vistoria prévia.

3) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O ressegurador sediado no país constituído sob a forma de sociedade anônima, tendo por objeto exclusivo a realização de operações de resseguro e retrocessão é o:

(a) Ressegurador admitido. (b) Ressegurador local. (c) Ressegurador eventual. (d) Ressegurador estatal. (e) Ressegurador privado.

(2)

SEGUROS DE PESSOAS

4) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

São planos que admitem a cobrança de carregamento em percentual superior a 30%, desde que respeitadas determinadas condições prévias:

(a) VRGP e VRSA. (b) VAGP e VGBL. (c) VRSA e VGBL. (d) VGBL e Dotal Misto.

(e) Dotal Misto e Dotal Misto com "Performance".

5) MARQUE A ALTERNATIVA QUE PREENCHA CORRETAMENTE A(S) LACUNA(S)

Nos Seguros de Vida e Acidentes Pessoais, o regime financeiro de _________________é utilizado para estruturar as coberturas de risco sempre que seus capitais segurados forem indenizados à vista na forma de capital. Outras modalidades de seguros também utilizam esse regime: Seguros de Automóveis, Seguros de Danos, a Previdência Social do INSS.

(a) crédito unitário

(b) repartição de capitais de cobertura (c) repartição simples

(d) crédito unitário projetado (e) repartição de riscos

6) ANALISE SE AS PROPOSIÇÕES SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Sobre o resgate, é correto afirmar que:

( ) O pedido de resgate parcial ou total depende do número de prêmios pagos.

( ) Uma vez solicitado o primeiro resgate, outro pedido somente pode ser feito após o cumprimento de intervalo estabelecido no plano, que deverá estar compreendido entre 60 dias e seis meses.

( ) O período de carência para solicitação do primeiro resgate deve estar compreendido entre 60 dias e 24 meses.

Agora assinale a alternativa correta: (a) F,V,V

(b) V,F,V (c) V,V,F (d) V,V,V (e) F,V,F

7) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Sobre as partes envolvidas na contratação de um plano de Seguros de Pessoas, é correto afirmar que:

(a) Beneficiário somente pode ser uma pessoa física. (b) Corretor somente pode ser uma pessoa jurídica. (c) Estipulante pode ser uma pessoa física ou jurídica.

(d) Somente nos planos individuais existe a figura do estipulante. (e) Seguradora pode ser uma pessoa física.

(3)

RE - MASSIFICADOS E MULTIRRISCOS

8) ANALISE SE AS PROPOSIÇÕES SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA É correto afirmar que os Seguros Multirriscos são designados como Compreensivos e se

constituem nos seguintes ramos: ( ) Residencial.

( ) Condomínio e Empresarial.

( ) Industrial, Comercial e Residencial. Agora assinale a alternativa correta: (a) V,V,V

(b) V,V,F (c) V,F,V (d) F,V,V (e) F,F,V

9) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

É correto afirmar que o Seguro Compreensivo destinado a pessoas jurídicas ou pessoas físicas que tenham suas atividades nas áreas de prestação de serviços, comércio varejista ou atacado, oficina, depósito e indústria é denominado:

(a) Comercial. (b) Industrial. (c) Residencial. (d) Patrimonial. (e) Empresarial.

10) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

É correto afirmar que dinheiro em espécie, moedas, metais preciosos, pedras preciosas, joias, cheques, ações, títulos, depósitos, vales-refeição e vales-transporte, desde que existentes no interior do imóvel especificado na apólice, dentro e/ou fora de cofre-forte e/ou de caixa-forte e/ou ainda quando em trânsito em mãos de portadores, estarão cobertos pelo Seguro

Compreensivo se contratada a cobertura denominada: (a) Roubo de bens.

(b) Roubo de valores. (c) Furto qualificado. (d) Danos materiais. (e) Explosão.

11) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Das coberturas adicionais disponíveis nos Seguros Compreensivos, aquela que garante ao segurado proprietário do prédio o valor dos aluguéis que ele terá que pagar a terceiros se, no caso de sinistro decorrente dos eventos previstos na especificação da apólice, for compelido a alugar outro prédio para nele se instalarem é:

(a) Perda de Aluguel.

(b) Lucros Cessantes ou Despesas Fixas. (c) Pagamento de Aluguel a Terceiros. (d) Cobertura Básica e Obrigatória. (e) Fidelidade de Empregados.

(4)

RE - MASSIFICADOS E MULTIRRISCOS

12) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Considerando as Condições Gerais dos Seguros Multirriscos, podemos afirmar que são Prejuízos Indenizáveis:

(a) Aqueles decorrentes do desgaste pelo uso.

(b) Os danos materiais decorrentes da impossibilidade de remoção ou proteção dos salvados por motivo de força maior.

(c) As perdas decorrentes de vício próprio e defeito latente. (d) Aqueles decorrentes de extravio.

(e) As perdas decorrentes de fermentação própria ou combustão espontânea.

(5)

SEGUROS DE AUTOMÓVEIS

13) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

É o seguro de um conjunto de veículos contratado na mesma seguradora, por apólice emitida em nome de uma única pessoa física ou jurídica. Os tipos mais comuns de Seguros de Frotas são:

(a) Grupos de afinidade e seguros de cooperativas. (b) Seguros de cooperativas e apólices coletivas. (c) Grupos de afinidade e apólices coletivas. (d) Grupo de cooperados e seguros de afinidade. (e) Apólices coletivas e apólices individuais. 14) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa - RCF pode ser contratado com as seguintes coberturas:

(a) Vida e saúde. (b) DPVAT e vida. (c) Saúde e DPVAT.

(d) Saúde e acidentes pessoais. (e) Básicas e adicionais.

15) ANALISE SE AS PROPOSIÇÕES SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA A cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros - APP, para menores de 14 anos de idade,

compreenderá:

( ) As despesas médico-hospitalares.

( ) O choque anafilático e suas consequências. ( ) O reembolso das despesas funerárias. Agora assinale a alternativa correta: (a) V,V,V

(b) F,V,V (c) V,F,V (d) F,F,V (e) F,V,F

(6)

SEGUROS DE AUTOMÓVEIS

16) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Sobre o Seguro obrigatório DPVAT, é correto afirmar que:

I) Foi criado com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.

II) A vigência do seguro DPVAT conforma-se ao ano civil, estendendo-se de 1º de janeiro a 31 de dezembro, independentemente da data em que o pagamento do prêmio foi feito. III) Cada quitação corresponde a dois exercícios consecutivos.

Agora assinale a alternativa correta: (a) Somente II é proposição verdadeira. (b) Somente III é proposição verdadeira. (c) Somente I e II são proposições verdadeiras. (d) Somente II e III são proposições verdadeiras. (e) I, II e III são proposições verdadeiras.

17) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O coeficiente aplicado ao Valor de Mercado Referenciado - para cima ou para baixo - a partir do valor constante da tabela de referência, estipulado pelo segurado, dentro dos limites aceitos pela seguradora tem o nome de:

(a) Taxa variável. (b) Taxa de risco. (c) Endosso. (d) Franquia. (e) Fator de ajuste.

(7)

ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE SEGUROS

18) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O julgamento da qualidade de um serviço recebido depende de cada cliente, a partir da sua: (a) Natureza e condição.

(b) Expectativa e percepção. (c) Análise e probabilidade. (d) Formação e julgamento. (e) Disponibilidade e satisfação. 19) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Sobre a importância da análise de cenários para estabelecer estratégias que contribuam para uma maior competitividade dos negócios, podemos afirmar que:

(a) A análise da competitividade é irrelevante para o negócio que está sendo desenvolvido. (b) Improvisações de curto prazo são essenciais para aumentar a capacidade de acertar. (c) A formulação de perguntas é fundamental para estabelecer estratégias de sucesso. (d) Novas tecnologias são dispensáveis na determinação das possibilidades de crescimento dos negócios.

(e) As análises de cenários futuros devem ignorar o passado, pois se deve romper com todas as tendências históricas.

20) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A ação de convencer utilizando a tática de jogar com os impulsos que levam à compra, despertando no cliente a consciência de suas necessidades, sem forçá-lo a comprar, é conhecida como: (a) Diferenciação. (b) Persuasão. (c) Valoração. (d) Segmentação. (e) Fundamentação.

21) ANALISE SE AS PROPOSIÇÕES SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA No que diz respeito à conceituação de "marketing", é correto afirmar que:

( ) Marketing, no contexto da empresa, é o estimulo à demanda pelos seus produtos, coordenando as medidas que permitam atendê-la.

( ) Uma das funções do "marketing" está relacionada à conquista de novos clientes.

( ) O êxito do "marketing" depende da sua capacidade de organizar a empresa para atender aos desejos e às necessidades de clientes, de melhor forma do que fariam outras empresas competidoras.

Agora assinale a alternativa correta: (a) V,V,V

(b) V,V,F (c) V,F,V (d) F,V,V (e) F,F,V

(8)

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

22) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

É o pagamento em dinheiro efetuado pela entidade ao participante ou beneficiário, em contraposição às contribuições feitas para custeio do plano:

(a) Benefício. (b) Portabilidade. (c) Saldamento. (d) Resgate. (e) Ressarcimento.

23) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Entende(m)-se por Sistema de Seguridade Social Brasileiro:

(a) Um conjunto de ações unicamente dos poderes públicos, destinadas a assegurar os direitos relativos somente à saúde.

(b) Um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (c) Ações de iniciativa unicamente dos poderes públicos, destinadas a assegurar os direitos relativos somente à previdência.

(d) Ações de iniciativa unicamente da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos somente à saúde e à assistência social.

(e) Ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos somente à saúde e à previdência.

24) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Os benefícios devidos exclusivamente aos dependentes do segurado no Regime Geral de Previdência Social são:

(a) Salário-família e Auxílio-doença. (b) Auxílio-acidente e Auxílio-reclusão. (c) Serviço Social e Salário-maternidade. (d) Aposentadoria Especial e Pensão por Morte. (e) Pensão por Morte e Auxílio-reclusão.

(9)

NOÇÕES DE DIREITO DO SEGURO

25) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A boa-fé é um princípio que rege todos os contratos e, nesse sentido, o proponente tem o dever de informar a seguradora tudo o que souber sobre o interesse segurável e sobre o risco. No que diz respeito à omissão de informações do segurado, não decorrente de má-fé, no contexto do contrato de seguro, podemos afirmar que:

(a) O cancelamento da apólice é obrigatório em casos de omissão de informação. (b) A ocorrência do sinistro impõe o cancelamento da apólice sem indenização. (c) As leis de proteção ao consumidor impedem a cobrança de diferença de prêmio.

(d) A seguradora está desobrigada a pagar a indenização por sinistro ocorrido, em virtude da omissão constatada e deve devolver o prêmio inicialmente recebido.

(e) Inexistindo conduta dolosa, o mero descuido que gerou a omissão de informação é insuficiente como causa para a seguradora negar-se a pagar a indenização, podendo, no entanto, a seguradora abater a diferença de prêmio devido na indenização.

26) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O contrato de seguro é constituído de cinco elementos: o risco, o interesse segurável, a garantia, o prêmio e a empresarialidade. Em relação ao prêmio, podemos afirmar que: (a) Depende da subjetividade do gestor da seguradora e é aleatório.

(b) É produto da análise do risco, da importância segurada e da vigência. (c) A inadimplência do prêmio causa o imediato cancelamento da apólice. (d) O pagamento do seguro independe do prêmio apresentado na apólice. (e) Possui essa denominação porque se reverte em premiação ao segurado.

(10)

NOÇÕES DE MERCADO FINANCEIRO E CÁLCULOS

27) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Um investidor dispõe de R$ 100.000,00 e de duas possibilidades de investimentos. Na primeira opção de investimento, a remuneração é de 1% ao mês, a juros compostos, pelo prazo de 4 meses. Já na segunda opção de investimento, o prazo é de 2 meses, enquanto que a remuneração é de 12,7% ao ano, também a juros compostos. Com base nas informações expostas, podemos afirmar que:

(a) A primeira opção de investimento apresenta maior liquidez do que a segunda opção. (b) Para os prazos de investimentos apresentados, a segunda opção de investimento apresenta um montante final maior do que o da primeira opção de investimento. (c) Embora as taxas de juros sejam equivalentes nas duas opções de investimento, nos prazos apresentados, o montante será maior na primeira opção de investimento.

(d) Com o principal igual nas duas opções de investimento, é impossível definir o montante final, visto que as taxas de juros compostos são diferentes nas duas opções.

(e) Se os dois prazos dos investimentos fossem estendidos para 12 meses de aplicação, a segunda opção de investimento seria, significativamente, mais atraente, pois a taxa de remuneração está em anos, o que, por si só, garante uma melhor rentabilidade. 28) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Segundo o Banco Central do Brasil, uma aplicação em poupança, com depósito inicial de R$100.000,00, efetuado em 02/01/2017, apresentou saldo final, em 02/01/2018, no valor de R$106.623,80. Não houve entradas de fluxo de caixa, apenas a rentabilidade inerente às condições da poupança. Com base nas informações expostas, a taxa de juros composta equivalente mensal do período para esse investimento é de:

(a) 5,36% a.m. (b) 5,51% a.m. (c) 5,77% a.m. (d) 6,27% a.m. (e) 6,62% a.m.

29) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

Um empréstimo de R$ 10.000,00, pelo prazo de 2 anos, à taxa de 50% ao ano, terá, ao final do prazo, o total de juros simples, em reais, a ser pago de:

(a) R$ 2.000,00 (b) R$ 5.000,00 (c) R$ 7.000,00 (d) R$ 9.000,00 (e) R$ 10.000,00

(11)

CDC, ÉTICA PROF E PREV À LAVAGEM DINHEIRO

30) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O conceito de consumidor encontra-se previsto no Código de Defesa do Consumidor e é importante para definir as relações protegidas por esse "diploma legal". Em relação ao conceito de consumidor, pode-se afirmar que:

(a) As pessoas físicas e jurídicas são consumidores apenas na compra de produtos à vista. (b) Apenas as pessoas físicas são consumidores em compras cujo preço é parcelado. (c) O conceito pressupõe que se consumam quantidades de produtos ou serviços que

ultrapassem aos limites individuais e, por isso, apenas as pessoas jurídicas são consumidoras. (d) A aquisição de produtos constitui consumidores, sejam estas pessoas físicas ou pessoas jurídicas, enquanto que, na perspectiva da aquisição de serviços, apenas as pessoas físicas podem ser consideradas consumidores.

(e) Toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final está enquadrada como consumidor.

31) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A Política Nacional das Relações de Consumo, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, reconheceu a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo. No que diz respeito à definição de vulnerabilidade nas relações de consumo, pode-se afirmar: (a) O consumidor é vulnerável financeiramente quando adquire um produto.

(b) A vulnerabilidade financeira é restrita à aquisição de serviços por pessoas físicas. (c) Tanto produtos quanto serviços podem ser adquiridos por consumidores considerados vulneráveis, desde que estes sejam pessoas jurídicas.

(d) A vulnerabilidade é a presunção legal da fragilidade do consumidor frente ao poderio econômico do fornecedor e ao fato de este gozar de melhores condições técnicas e jurídicas. (e) As condições técnicas de determinado produto ou serviço são protegidas por sigilo e, dessa maneira, os consumidores são considerados vulneráveis em relação aos fornecedores. 32) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

O crime de lavagem de dinheiro se caracteriza por um conjunto de operações comerciais ou financeiras, as quais possuem mecanismos específicos para disfarçar os lucros ilícitos com a intenção de não comprometer os envolvidos. No que concerne às etapas e aos mecanismos relacionados ao crime de lavagem de dinheiro, podemos afirmar que:

(a) Na colocação, há o disfarce das fontes dos recursos obtidos ilegalmente.

(b) A ocultação representa o primeiro passo da atividade criminosa e é entendida como a introdução de recursos ilícitos no sistema financeiro formal.

(c) Na última etapa, o crime de lavagem de dinheiro é caracterizado por práticas relacionadas à ocultação que tem o propósito de dificultar a identificação da origem do dinheiro e promover o anonimato dos seus verdadeiros titulares.

(d) A etapa de integração caracteriza-se pela intenção do indivíduo em começar a

movimentar recursos em países, cujas regras sejam mais permissivas e haja menos controle regulatório.

(e) Na integração, forma-se uma cadeia de sociedades que prestam serviços entre si, cuja origem dos recursos é ilícita, mas os seus ativos estão formalmente incorporados no sistema econômico financeiro.

(12)

CDC, ÉTICA PROF E PREV À LAVAGEM DINHEIRO

33) ANALISE SE AS PROPOSIÇÕES SÃO VERDADEIRAS OU FALSAS E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA São considerados pessoas politicamente expostas, nos termos da Circular SUSEP 445/12:

( ) Membros do Tribunal de Contas da União. ( ) Governadores de Estado.

( ) Membros do Supremo Tribunal Federal. Agora assinale a alternativa correta:

(a) F,F,V (b) V,F,V (c) V,V,F (d) V,V,V (e) F,V,F

34) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

No contexto da ética no desempenho profissional, o conceito de competência é analisado sob três perspectivas distintas, as quais são denominadas:

(a) Procedimental, estratégica e cognitiva. (b) Habitual, experimental e prática. (c) Objetiva, subjetiva e relativa. (d) Atuante, pericial e experimental. (e) Comportamental, técnica e política.

35) MARQUE A ALTERNATIVA QUE PREENCHA CORRETAMENTE A(S) LACUNA(S)

O Código de Ética dos Corretores foi elaborado pelo(a), _________________ e referendado pelo CNSP. A adesão a esse código é _______________, aquele corretor que aderir a ele terá, sem dúvida, uma melhor imagem perante seus clientes.

(a) FENACOR / voluntária (b) CNSP / obrigatória (c) SUSEP / voluntária (d) SINCOR / obrigatória (e) ENS / voluntária

Referências

Documentos relacionados

Necessária contratação de seguro para montagem, desmontagem e ART (Anotação de responsabilidade

Embora a cerveja seja a bebida alcoólica mais consumida no país, ainda estamos longe dos maiores consumidores mundiais, o que demonstra o potencial de

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA MUNICíPIO DE NOVA FRIbURGO – RJ VENCEDORES ESTADUAIS NA CATEGORIA PROMOçãO DO TURISMO

• A curadoria dos produtos será feita pelos PABs Estaduais, com base no “Manual de Orientações para Seleção dos Produtos Comercializados na Vitrine Brasil”, elaborado pelo MTUR

O nível das dificuldades enfrentadas pelos realizadores serão mínimas, terão que mobilizar e conscientizar os mototaxistas e associações existentes de moto táxis no município

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: GRAndES CIdAdES MunICíPIO dE EMbu dAS ARTES – SP VEnCEdOR nACIOnAL... Vencedores do 4º Prêmio Sebrae

Para alcançar os objetivos propostos, é necessário promover a garantia do direito humano à alimentação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e/ou

Algumas perguntas para refletir sobre a importância do Fluxo de Caixa no Planejamen- to de uma Empresa. • Que elementos ou dados são fundamentais para fazer o planejamento de uma