• Nenhum resultado encontrado

BrLab. laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BrLab. laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BrLab

laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil

De 5 a 11 de novembro de 2012 acontece na cidade de São Paulo a nova edição do laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil, o BrLab. Com atividades direcionadas a produtores e realizadores o programa é estruturado de forma que, coletivamente e colaborativamente, profissionais da América Latina possam trabalhar o desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção, em suas três principais bases: roteiro, realização e produção.

A cada ano são selecionados 14 projetos de países latino-americanos que são convidados a participar das atividades do programa, sendo aproximadamente sete vagas para diretores estreantes e sete vagas para diretores não estreantes com até dois longas metragens realizados. Assim, o programa é focado na formação profissional de jovens realizadores e produtores.

O BrLab configura uma atividade da Associação do Audiovisual e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com apoio da Cinemateca Brasileira, da Sociedade Amigos da Cinemateca, do Programa Ibermedia e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Neste espaço dedicado à reflexão, formação e discussão coletiva de projetos, realizadores, roteiristas e produtores latino-americanos podem intercambiar experiências e trabalhar seus projetos de forma intensiva em um ambiente de imersão, em contato com consultores e palestrantes nacionais e internacionais.

Podem ser inscritos projetos de longa metragem de ficção, independentemente do estágio de financiamento, preferencialmente com parte do orçamento já captado (devidamente demonstrado). As propostas já deverão ter diretor definido e seu roteiro em desenvolvimento. É fundamental que os selecionados estejam dispostos a compartilhar seus projetos com os demais profissionais participantes, uma vez que, parte da metodologia do programa se baseia na discussão coletiva dos projetos.

(2)

Os selecionados deverão ler, anteriormente ao início das atividades, o resumo dos demais 13 (treze) projetos selecionados que lhes serão enviados. Os profissionais envolvidos nos longas em desenvolvimento participarão de clínicas e atividades com profissionais, sendo as atividades de roteiro coordenadas por Miguel Machalski (Argentina/França) e Eliseo Altunaga (Cuba), a clínica de produção coordenada por Fernanda del Nido (Argentina/Espanha) e Rosanna Seregni (Itália) e as atividades voltadas à realização global do filme coordenadas por Juan Villegas (Argentina). Também participarão das atividades e consultorias individuais o chileno Erick González (atividades com ênfase na preparação e treinamento de picthing) e a francesa Eva Morsch (atividades especialmente focadas nos perfis dos principais fundos de financiamento, circuito de festivais e seus respectivos mercados). As atividades previstas incluem ainda palestras e encontros individuais com outros profissionais da indústria audiovisual latino-americana. A direção acadêmica do BrLab é de Maria Dora Mourão e a direção geral é de Francisco Cesar Filho, Jurandir Müller e Rafael Sampaio.

Duas empresas distribuidoras conferirão prêmios-aquisição, a partir dos encontros individuais e atividades do programa:

- Prêmio FiGa Films: prêmio-aquisição para filmes latino-americanos de qualquer nacionalidade, desde que tenham mais de 50% do orçamento já captado, para representação internacional - world

sales (com exceção do território do país produtor e/ou dos países

coprodutores). Caberá exclusivamente ao representante da empresa presente nas atividades, Sandro Fiorin, a decisão de qual projeto será laureado.

- Prêmio Vitrine Filmes: prêmio-aquisição para filmes latino-americanos de qualquer nacionalidade, desde que tenham mais de 50% do orçamento já captado, para distribuição comercial no território brasileiro, somente em salas de cinema. Caberá exclusivamente à representante da empresa presente nas atividades, Silvia Cruz, a decisão de qual projeto será laureado.

(3)

Responsável pelo desenvolvimento do BrLab, a Associação do Audiovisual foi criada em 2005 e é a realizadora do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, evento de referência da cinematografia recente da América Latina no Brasil, entre outras atividades de difusão e formação.

Regulamento

1. As inscrições para o BrLab podem ser realizadas de 3 DE SETEMBRO DE 2012 até o dia 01 DE OUTUBRO DE 2012. Os documentos devem ser enviados somente por e-mail (em PDF) até a meia-noite da data limite de inscrição, no horário do país a partir do qual o projeto estiver sendo inscrito. 2. Apenas serão considerados projetos de filmes de longa-metragem de ficção nas categorias diretor estreante e diretor não estreante (com até dois longas realizados).

3. Serão selecionados 14 (quatorze) projetos de longa-metragem de ficção para participar do laboratório, que acontece no período de 5 a 11 de novembro de 2012, na cidade de São Paulo. Aproximadamente, sete vagas serão destinadas para diretores estreantes e sete para diretores não estreantes com até dois longas-metragens realizados.

4. Projetos inscritos na categoria de diretores não estreantes deverão apresentar, além do argumento, roteiro detalhado de até 120 páginas (fonte

courrier tamanho 12, espaçamento normal).

5. Projetos inscritos na categoria de diretores estreantes estão dispensados de enviar o roteiro e poderão submeter-se à seleção apresentando apenas o argumento detalhado de até 5.000 palavras.

6. Caso o argumento e roteiro sejam adaptados de outra obra, é imprescindível a apresentação da autorização formal de utilização da mesma, firmada pelos detentores de seus respectivos direitos.

7. A lista dos 14 (quatorze) projetos selecionados será divulgada até o dia 18 DE OUTUBRO DE 2012. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão estar disponíveis para participar integralmente das atividades em São Paulo de 5 a 11 DE NOVEMBRO DE 2012.

8. Os projetos serão avaliados por uma comissão de seleção, sendo que as decisões desta são irrevogáveis.

(4)

9. No ato da inscrição, a produção do filme deve concordar com as datas de realização do laboratório, e comprometer-se a estar presente, juntamente com o diretor/roteirista, durante o tempo integral das atividades.

10. No ato da inscrição a produção do filme compromete-se a inserir a participação no BrLab em uma cartela nos créditos finais do filme.

11. No ato da inscrição a produção do filme compromete-se a aceitar o compartilhamento de resumo e/ou argumento do projeto para que possa ser trabalhado em colaboração com todos os profissionais participantes do programa.

12. Antes da realização das atividades deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do BrLab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores.

Requisitos gerais de inscrição:

1. Ter para cada projeto 1 (um) diretor/roteirista e 1(um) produtor que confirmem a sua presença no BrLab de 5 a 11 de NOVEMBRO de 2012 em São Paulo, no ato da inscrição.

2. Ter dirigido ao menos 1 (um) curta-metragem de ficção ou documental, para categoria diretor estreante.

3. Ter dirigido ao menos 1 (um) longa-metragem de ficção ou documental e no máximo dois, para categoria diretor não estreante.

Documentos para inscrição na categoria diretores estreantes :

Destinado a realizadores que tenham dirigido ao menos um curta-metragem, ficcional ou documental, e que estejam desenvolvendo o projeto de seu primeiro longa:

- Apresentação do projeto (máximo uma página). - Logline (sinopse curta de duas ou três linhas). - Sinopse longa (com até 600 palavras).

- Argumento (com até 5.000 palavras). - Proposta de direção.

(5)

- Orçamento estimado em dólares, sem necessidade de descrição detalhada dos itens. A finalidade deste documento é informar a ordem de grandeza do projeto, para que possa ser avaliado pela comissão de seleção, organização e tutores. É importante informar a taxa de câmbio utilizada.

- Caso o filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais.

- Caso o filme possua algum recurso já captado, o valor mencionado deverá ser comprovado através da documentação pertinente a cada caso.

- Além dos materiais obrigatórios supracitados poderão ainda ser apresentados materiais complementares como teaser, trailer provisório, cartaz provisório, escaleta, projeto gráfico, informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, etc.

Conteúdos para inscrição na categoria não estreantes :

Destinada a projetos de realizadores que já tenham dirigido até dois longas metragens, ficcionais ou documentais:

- Apresentação do Projeto (máximo uma página). - Logline (sinopse curta de duas ou três linhas). - Sinopse longa (com até 600 palavras).

- Proposta de direção.

- Tratamento mais recente do roteiro cinematográfico, com até 120 páginas (fonte courrier, 12pt, espaçamento normal). Na capa do roteiro deverá constar o número do tratamento/versão enviado.

- Biofilmografia do produtor e diretor. - Carta de motivação do diretor. - Carta de motivação do produtor.

- Orçamento do projeto, com descrição das seguintes etapas: desenvolvimento, pré-produção, produção e finalização. Todos os projetos devem apresentar orçamento em dólar e informar a taxa de câmbio utilizada.

- Caso o filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para a adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais.

(6)

- Caso o filme possua algum recurso já captado, o valor mencionado deverá ser comprovado através da documentação pertinente a cada caso.

- Além dos materiais obrigatórios supracitados poderão ainda ser apresentados materiais complementares como teaser, trailer provisório, cartaz provisório, escaleta, projeto gráfico, informações e referências visuais, trabalhos anteriores do realizador e/ou produtor, etc.

Envio de projetos

Os projetos serão recebidos digitalmente, em PDF, através do email:

contato@lab-br.com.br

Os projetos deverão ser enviados até o dia 01 de outubro de 2012.

Os projetos enviados após a data limite de inscrição serão desconsiderados. Contato

Eventuais dúvidas referentes à convocatória ou ao programa devem ser esclarecidas exclusivamente através do e-mail contato@lab-br.com.br.

Referências

Documentos relacionados

Bilateral thyroid microcarcinoma was significantly more often detected when Hashimoto’s thyroiditis was also diagnosed (p = 0.041), but presence of Hashimoto’s thyroiditis did not

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

a) O modo de aplicação única ou parcelada do regulador de crescimento na densidade populacional de 6 a 14 plantas m -1 não interfere na produção de algodão em caroço das

O presente trabalho aborda a temática trânsito, especificamente seu processo administrativo, tendo por objetivo analisar como este deve se desenvolver, com observância dos

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

Carolina do Norte (USA) até a Baía Campeche e Ilha Antigua; América Central até a Costa Rica, Brasil (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande

Agradecemos, especialmente a nossos fieis patrocinadores do Projeto Paradiso, da Spcine, do Programa Ibermedia e nossos apoiadores como a Vitrine Filmes, Globo FIlmes,