• Nenhum resultado encontrado

Introdução à Astrologia Védica - 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução à Astrologia Védica - 4"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Curso de Introdução à Astrologia Védica

Com Adwaita Chandra Das

Módulo 4

Astrologia e saúde; Tratamentos astrológicos.

Sítio Vale das Flores - Espaço Om Mataji

(2)

2

SUMÁRIO

AYURVEDA E ASTROLOGIA ... 3 ASTROLOGIA MÉDICA ... 3 OS TRÊS HUMORES ... 4 TIPOSCARACTERÍSTICOSDEAR ... 5

TIPOSCARACTERÍSTICOSDEFOGO ... 5

TIPOSCARACTERÍSTICOSDEÁGUA ... 6

OS TRÊS HUMORES E OS QUATRO ELEMENTOS ... 7

OS HUMORES BIOLÓGICOS DOS SIGNOS SEGUNDO OS ELEMENTOS ... 8

NATUREZA DUPLA ... 8

O HUMOR BIOLÓGICO DOS SIGNOS REGENDO OS PLANETAS ... 9

COMO DETERMINAR O HUMOR BIOLÓGICO ASTROLÓGICO ... 9

PLANETAS E DOENÇAS ... 10

SENHORES PLANETÁRIOS ... 11

SIGNOS E CASAS ... 11

O SEXTO SIGNO E A SEXTA CASA ... 12

MEDIDAS PARA HARMONIZAR AS INFLUÊNCIAS PLANETÁRIAS ... 13

ASTROTERAPIA... 13 GEMOTERAPIA ... 14 MANTRAYOGA ... 14 YANTRAS ... 14 CARIDADE ... 14 PENITÊNCIAS ... 14

AGNIHOTRAEPUJA ... 15

SURYA ... 15 CHANDRA ... 15 MANGAL ... 16 BUDDHA ... 16 BRIHASPATI ... 17 SHUKRA ... 17 SHANI ... 17 RAHU ... 18 KETU ... 18

(3)

3

AYURVEDA E ASTROLOGIA

O Ayurveda e a Astrologia Védica se originaram da mesma fonte de

conhecimento – os Vedas. Muitos astrólogos na Índia praticaram o Ayurveda e muitos

Vaidyas, terapeutas ayurvédicos, foram astrólogos. Até mesmo quando não possuem

treinamento em Ayurveda, os astrólogos ainda consideram a doença e o seu tratamento. Os terapeutas ayurvédicos podem recorrer à astrologia ou a métodos de tratamento astrológicos.

A Astrologia permite compreensão mais ampla de nossos padrões de energia e aspectos de nossa natureza. É uma ciência curativa, mais sutil que qualquer forma de medicamento físico. O Ayurveda contribui com a Astrologia, proporcionando um sistema de tratamentos aplicáveis de forma prática e eficiente.

Como ciência, a Astrologia examina todos os aspectos do nosso ser – corpo,

mente e espírito. Existe uma parte dela – chamada “Astrologia Médica" – que lida

especificamente com problemas de saúde, não se limitando, entretanto, ao corpo físico, em exame ou tratamento. Afinal de contas, a saúde é a base de todos os nossos empenhos humanos. Sem ela, podemos ficar sem energia para realizar qualquer coisa.

ASTROLOGIA MÉDICA

Astrologia médica é um dos ramos principais da Astrologia. Como inclui medidas terapêuticas para harmonizar influências planetárias no corpo, é considerada o ramo mais prático da Astrologia. Não só é útil para condições de doenças ordinárias, como também tem meios de diagnosticar e tratar de doenças incuráveis, por meio de métodos médicos habituais. Ela permite uma melhor visão do quadro, possibilitando metodologias para lidar com doenças de causas internas.

As doenças, como todas as desarmonias da vida, são associadas a influências planetárias negativas. Existem vários métodos para equilibrar as influências planetárias. O mais eficaz deles é a Gemoterapia.

A Gemoterapia combina as propriedades químicas e eletromagnéticas das gemas aos rituais sagrados dos Vedas. Dessa forma, redirecionam-se e harmonizam-se as influências planetárias de um modo positivo.

Também são usados mantras (palavras de poder), yantras (diagramas de poder), rituais especiais (pujas e homas) e outros métodos de Yoga para modificar as forças planetárias. Estes métodos trabalham mais diretamente no nível da mente. Eles são particularmente efetivos para desordens mentais, incluindo problemas psíquicos. Fortalecem a aura e o sistema de autoimunidade, neutralizam as influências ocultas negativas sobre uma variedade de reações de nosso próprio karma ruim adquirido em vidas passadas.

Os planetas representam as energias básicas que operam no cosmo, e, como tal, influenciam toda nossa vida. É possível neutralizar as influências negativas dos planetas em nossa vida por meio de atitudes corretas. A dieta certa, ervas certas, o local certo para

(4)

4 viver, a forma certa de adquirir o sustento, as práticas espirituais certas e assim por diante.Tudo isso deve ser usado para equilibrar as forças planetárias.

Por exemplo, Marte é um planeta quente e pode causar desordens de calor, como febre, inflamação, infecção, ou também traumas e acidentes. Sua influência pode ser equilibrada esfriando a comida, usando ervas refrescantes, experimentando o clima fresco e cores frescas, como também pedras preciosas especiais e mantras para o planeta.

OS TRÊS HUMORES

O Ayurveda vê o corpo, assim como todo o Universo, como uma interação de três bioenergias. A que gera o movimento e faz que tudo funcione, se transporte, se una, se separe. A que transforma, que metaboliza, digere, destrói e mantém a temperatura. E a que armazena o metabolizado e digerido, para formar massa, estrutura. A primeira dessas bioenergias é chamada Vata; a segunda, Pitta; e a terceira, Kapha.

O humor Vata governa todo o movimento no corpo assim como o sistema nervoso. É responsável pela descarga de todos os impulsos e é a força que dirige e move os outros humores. Permite a sensibilidade, agilidade e facilita a ação do corpo e da mente.

O humor Pitta governa todas as transformações no corpo, de seu local primário no intestino delgado, como o fogo digestivo. É responsável por todas as reações químicas, calor e brilho no corpo físico, e também governa a percepção, julgamento e discriminação.

O humor Kapha governa toda a forma e substância no corpo, de seu local primário no estômago e nos pulmões. É responsável pelo peso, pela coesão e estabilidade no corpo, lubrifica e facilita as secreções.

Cada humor também possui um local de acumulação onde sua condição de excesso desenvolve-se e causa doença.

O humor Vata tem para seu local de acumulação o cólon, onde se acumula como gás tóxico e se espalha por todo o corpo, desequilibrando o movimento e a função nervosa. Cria várias "doenças de vento", como artrites, paralisia e outras desordens nervosas.

O humor Pitta acumula-se no intestino delgado, como hiperacidez ou excesso de bílis. Entra no sangue e se espalha pelo o corpo como calor tóxico, causando várias desordens inflamatórias e infecciosas.

O humor Kapha se acumula no estômago e pulmões como muco, e de lá se

espalha pelo o corpo, criando várias doenças por excesso de muco, gordura e água –

(5)

5 TIPOS CARACTERÍSTICOS DE AR

Os tipos Vata, em quem o humor biológico ar predomina, são normalmente de estatura alta ou baixa, raramente de estatura média. Eles são frequentemente magros, possuem ossos aparentes, com músculos não desenvolvidos e tem veias proeminentes. A pele é seca, rachada, normalmente marrom em aparência. Os dentes não são bem formados, podem ser tortos ou terem espaços entre eles.

A digestão é variável, o apetite às vezes pode ser grande ou totalmente ausente. Tipos de ar não percebem a fome, até que estejam sofrendo de fome. Eles precisam comer frequentemente, de três em três horas, para manterem-se equilibrados. Com frequência, eles sofrem de constipação, distensão abdominal e gases.

A urina deles é escassa, e raramente suam muito. Sofrem de insônia, e, uma vez perturbado o sono, não conseguem mais dormir. Podem ter sonhos inquietos e pesadelos. Particularmente, o tipo ar é medroso. São sensíveis a frio, vento e seca. Em resumo, são dominados e influenciados por Saturno.

Tipos ar são fisicamente ativos e enérgicos. Eles desfrutam da velocidade, como corrida, esqui e vôos. Cansam facilmente por falta de fôlego, são atléticos particularmente na mocidade, mas falta-lhes resistência física para exercícios fortes.

Eles comumente desenvolvem artrites (influência de Saturno nos ossos e músculos). Sofrem por excesso de trabalho e são fisicamente fracos. Sofrem de doenças crônicas e desordens nervosas (influência de Saturno e Rahu).

Mentalmente são rápidos, ágeis e faladores, altamente intelectuais e podem desenvolver muitos pontos de vista diferentes (Mercúrio forte). Às vezes, eles são superficiais nas ideias e falam mecanicamente. O julgamento deles é normalmente indeciso.

Tipos de ar são frequentemente bons professores, programadores e se destacam com os meios de comunicação de massa. São bons pensadores e escritores, (ocupações mercurianas). Tipos de ar sofrem de medo e podem ser afligidos por ansiedade e depressão, normalmente falta estabilidade. A memória deles é frequentemente curta ou irregular.

Eles não estão completamente presentes no corpo e podem ser um pouco desajeitados. Tal influência deve-se em grande parte à suscetibilidade deles a Rahu, o Nódulo de Norte da Lua. Contudo, quando bem desenvolvidos, eles possuem a maior agilidade de corpo e mente.

Tipos de ar precisam ser criados e tratados com sensibilidade. A regra é os tratar como uma flor.

TIPOS CARACTERÍSTICOS DE FOGO

Os tipos Pitta, em quem predomina o humor biológico fogo, normalmente são de altura comum. Possuem músculos bem desenvolvidos e cor de pele corada ou vermelha.

(6)

6 A pele deles normalmente é oleosa, propensa a acne, erupções cutâneas e outras desordens inflamatórias. Os olhos deles são sensíveis à luz solar e frequentemente têm que usar óculos. Seus cabelos são finos e tendem a se tornar brancos cedo ou calvos. A cor de cabelo vai de ruivo a loiro, passando por castanho. São biótipos sensíveis ao calor e preferem todas as coisas que refrescam.

Tipos ígneos normalmente possuem um apetite bom, afiado ou excessivo. As

descargas deles – fezes, urina ou muco – tendem a ser de cor amarela e em grande

quantidade. Eles possuem um excesso de bílis que frequentemente colore estas descargas. Suam facilmente, e o suor deles e outras descargas podem ser malcheirosos. Contundem-se facilmente e sangram mais que os outros tipos. O sono deles é moderado em duração, mas não são sempre bons. Os sonhos podem ser violentos ou perturbados. Em resumo, a natureza deles é dominada por Marte.

Tipos de fogo são propensos a raiva e podem ser agressivos ou dominantes. Eles têm julgamento forte e podem ser muito impulsivos em suas ações (devido ao Sol forte e a influência de Marte). Eles gostam de ser líderes, mas podem ser fanáticos ou insensíveis. Gostam do uso da força e são tão propensos a argumentação quanto à violência. Eles gostam de drama e paixão. Podem ser oradores, cantores, pintores ou dançarinos.

Na maioria das vezes são muito inteligentes e perceptivos. Podem tornar-se bons cientistas e frequentemente desenvolvem habilidades para mecânica e matemática. Gostam de trabalhar com ferramentas, armas ou química.

A maioria dos militares ou policiais é do tipo Pitta. Marte para eles é um planeta forte em todos os aspectos da natureza. Eles são bons na lei e no castigo. Muitos dos advogados e políticos são deste tipo.

Devem ser tratados com tato e sensibilidade. Não gostam ser comandados ou subordinados. A oposição a eles só encoraja sua agressão básica e não lhes ajudará a aprender. Eles gostam de trabalhar em amizade ou em comum aliança para uma meta particular.

TIPOS CARACTERÍSTICOS DE ÁGUA

O Kapha, em quem o humor biológico água predomina, é normalmente baixo e corpulento. Às vezes são altos, mas sempre possuem uma estrutura grande. A pele deles é grossa e tendem para corpulência ou obesidade, possuem tórax bem desenvolvidos, olhos grandes, claros e atraentes, com cabelo abundante e grosso. Os dentes são grandes, dormem facilmente e excessivamente, e podem se tornar preguiçosos. Sofrem de resfriado e umidade, mas possuem resistência forte.

Tipos água tendem a acumular muco e sofrer de desordens bronquiais e pulmonares. Também acumulam água e sofrem de edema e rins fracos. São muito propensos a sobrepeso. Isto se deve à influência da Lua ou de Júpiter, que os regem.

(7)

7 Podem ser muito emocionais, têm muito amor, devoção e lealdade (a Lua e Vênus). Contudo eles também possuem muito desejo, e podem ser gananciosos (influência de Vênus e Júpiter fraco). Eles são românticos, sentimentais, e podem chorar facilmente e superficialmente. São possessivos e frequentemente apegados.

São conservadores, tradicionais ou convencionais no comportamento e convicções. Gostam de pertencer a algum grupo e raramente se rebelam. São acomodados e gostam de aceitar coisas como são. Não gostam de mudar, são amigáveis, particularmente com pessoas que conhecem, sentem-se seguros perto da família.

Possuem dificuldades ao se relacionar com estranhos ou estrangeiros. São frequentemente insensíveis às necessidades dos outros. Não aceitam sugestões, e usualmente são confrontados ou criticados. Mas não costumam reagir com raiva. Respondem de uma maneira sutil.

Mentalmente, são mais lentos que os outros tipos, mas o que aprendem é retido. Precisam de repetição no processo de aprendizagem. Não são criativos ou inventivos, mas levam a cabo coisas de forma prática. São melhores em concluir ideias que foram desenvolvidas inicialmente por outros.

Como pais, normalmente são bons e provedores, as mulheres são boas mães e esposas, devido à influência lunar. São bons cozinheiros, e podem ser chefs de cozinha ou trabalhar em restaurantes.

Com tórax grande, voz e pulmões bons, podem torna-se grandes cantores. Gostam de acumular riqueza e preservam firmemente o que adquirem. Precisam ser estimulados a entrar em ação. Devem ser forçados a agir com determinação e consistência.

É importante notar que essas informações são genéricas, pois, diferente do Ayurveda, a Astrologia trabalha com nove planetas, cujas combinações são mais complexas.

OS TRÊS HUMORES E OS QUATRO ELEMENTOS

O Ayurveda emprega três humores que estão essencialmente ligados aos três elementos ar, fogo e água. A Astrologia usa os quatro elementos, incluindo, além dos outros três, a terra. O Ayurveda tende a incluir a terra no humor água.

A Astrologia Védica também contém uma classificação de planetas segundo três humores.

Vata / Ar - Saturno, Rahu, Mercúrio, Pitta / Fogo - Sol, Marte, Ketu, Kapha / Água - Lua, Vênus, Júpiter,

(8)

8 Marte e Ketu são responsáveis pelo desequilíbrio de Pitta (fogo).

A Lua e Júpiter causam desequilíbrios de Kapha (desordens de água).

OS HUMORES BIOLÓGICOS DOS SIGNOS SEGUNDO OS ELEMENTOS

Os doze signos são classificados de acordo com os três humores.

Signos de Ar são Gêmeos, Libra e Aquário. Signos de Fogo são Áries, Leão e Sagitário. Signos de Água são Câncer, Escorpião e Peixes.

Signos de Terra são divididos entre os três humores, entretanto geralmente eles

possuem todos os três.

Terra fixa, Touro, é mais comumente água, como água é fixa em qualidade (a Lua, um

planeta aguado, é exaltada neste signo).

Terra mutável, Virgem, é mais comumente ar, como ar é mutável em qualidade

(Mercúrio, um planeta aéreo é exaltado neste signo, que também o rege).

Terra cardeal, Capricórnio, é mais comumente fogo, como fogo é cardeal em qualidade

(Marte, um planeta ígneo, é exaltado neste signo). Isto nos dá a seguinte ordem:

HUMOR BIOLÓGICO (VATA) - GÊMEOS, VIRGEM, LIBRA, AQUÁRIO; HUMOR BIOLÓGICO (PITTA) - ÁRIES, LEÃO, SAGITÁRIO, CAPRICÓRNIO; HUMOR BIOLÓGICO (KAPHA) - TOURO, CÂNCER, ESCORPIÃO, PEIXES.

NATUREZA DUPLA

Os signos também têm características secundárias e alguns possuem dupla natureza.

ÁRIES: fogo duplo (fogo primário e secundário); TOURO: água dupla (água primária e secundária); GÊMEOS: ar duplo (ar primário e secundário);

CÂNCER: água geral (representa elemento água em geral no corpo); LEÃO: fogo geral (representa fogo em geral no corpo);

VIRGEM: ar geral (representa ar em geral no corpo); LIBRA: ar e água;

ESCORPIÃO: água e fogo; SAGITÁRIO: fogo e água; CAPRICÓRNIO: fogo e ar;

(9)

9

AQUÁRIO: ar e fogo; PEIXES: água e ar.

A natureza dos primeiros seis signos é singular e bastante clara. A dos seis seguintes é dual e pode frequentemente manifestar-se de um ou outro modo.

O HUMOR BIOLÓGICO DOS SIGNOS REGENDO OS PLANETAS

Como regra geral, os planetas são mais importantes que os signos para determinar a natureza das coisas. Os signos determinam o campo de ação e são mais indicativos do local de doença. Alguns astrólogos classificam os humores dos signos de acordo com os planetas que os regem.

ÁRIES, LEÃO e ESCORPIÃO são signos de FOGO (PITTA). São governados por

planetas ígneos, Marte e Sol.

TOURO, CÂNCER, LIBRA, SAGITÁRIO e PEIXES são signos de ÁGUA

(KAPHA). São governados por planetas de água, Vênus, Lua e Júpiter.

GÊMEOS, VIRGEM, CAPRICÓRNIO e AQUÁRIO são signos de AR (VATA). São

governados por planetas aéreos, Mercúrio e Saturno.

Escorpião, um signo de água, por elemento, é geralmente Pitta mesmo, em natureza. Segundo o Ayurveda, o humor biológico Pitta-fogo também contém água ou lubrifica sua base. A Lua em Escorpião, em geral, é totalmente Pitta (ígneo e agitado).

COMO DETERMINAR O HUMOR BIOLÓGICO ASTROLÓGICO

O fator mais importante para determinar a constituição individual é o ascendente, ou a primeira casa, que geralmente governa o corpo físico. O normal é que o tipo físico das pessoas siga a natureza do ascendente. Esta é regra geral, e outros fatores devem ser considerados.

Planetas localizados na primeira casa são importantes. Por exemplo, Marte no ascendente, com frequência torna uma pessoa ígnea. Particularmente, os aspectos do senhor do ascendente junto com o ascendente têm de ser considerados. Deve-se levar em conta o Sol como significador da primeira casa.

É bom examinar o Sol mais para os homens, e a Lua para mulheres, como indicador do tipo físico. Porém, quando a Lua é mais forte que o ascendente, pode determinar o tipo físico até mesmo para homens.

Conjunções de planetas com o Sol ou Lua são bastante significantes. Marte junto com o Sol frequentemente torna a pessoa ígnea.

Planetas na sexta casa, ou aspectando o seu senhor, também afetam a constituição física, criando tendências a doença e poder digestivo em geral.

(10)

10 A regra principal é que o planeta é que tem a maior força de influência nos vários fatores que representam o corpo. A primeira e sexta casas, os senhores delas, o Sol e Lua, geralmente determinam o tipo físico. Se dois planetas do mesmo humor (como a Lua e Júpiter, ambos de água) são fortemente afetados, estes fatores farão o julgamento mais seguro.

Em outras palavras, a constituição Ayurvédica normalmente segue a natureza do planeta mais forte no quadro ou o tipo planetário que a pessoa representa. Porém, é um assunto complicado e nós não temos o espaço para entrar nisto aqui em detalhes adequados.

É preciso ter cuidado no julgamento da constituição Ayurvédica. Recomenda-se o uso de questionários Ayurvédicos, o que pode ser útil. A Astrologia considera muito mais do que a saúde do corpo físico, e, na maioria das vezes, é difícil de determinar quais fatores no quadro astrológico especificamente afetarão a saúde de alguém.

PLANETAS E DOENÇAS

Planetas Maléficos, naturais ou temporais, promovem doenças.

Maléficos naturais são Rahu, Saturno, Ketu, Marte e Sol. Em ordem de poder. Eles causam doenças.

Maléficos temporais são os senhores das seguintes casas: sexta, oitava, décima primeira, terceira e décima segunda. Novamente em ordem de intensidade, eles causam doenças. Planetas, quando fracos, também causam doenças, sejam planetas maléficos, como também benéficos.

Planetas ocupando casas de maléficas causam doenças. Estas casas são a oitava, sexta, décima segunda, terceira e a décima primeira, em ordem do poder. Planetas nas primeiras três casas são particularmente fortes, nesta consideração.

Porém, Maléficos são fortes na sexta casa. A força deles está ainda em termos principalmente de poder, prestígio e riqueza. Particularmente, sob aspectos negativos, eles ainda podem causar doenças.

Com respeito ao local da casa, deveria ser considerada a força de um planeta sobre um signo e as relações planetárias. A Lua na sexta casa, em Câncer, proporciona saúde boa, mas, em Escorpião, o mais provável é causar problemas como hiperacidez (Pitta desequilibrado). A Lua em Câncer, na sexta casa, fraca em brilho e aspectada por Saturno e Rahu, causaria doença duplamente, por estar na sexta casa e ser afligida fortemente por planetas maléficos.

SURYA: Doença de olhos, dor de cabeça, febre, perda de apetite, diarreia, doenças

cardíacas, bile, sede;

CHANDRA: Doenças venéreas, doença da pele, tosse, catarro, varíola ou sarampo,

preguiça, transtornos do baço e fígado, transtorno mental, epilepsia, febre tifóide, oftalmopatias, impurezas do sangue, inchaço, dor de estômago, loucura, gripe e resfriados;

(11)

11  KUJA: Acidentes, cortes, feridas, perda de sêmen, mordida de cachorro, contaminação

no sangue, perda de sangue, hemorroidas, pressão arterial, doenças cardíacas, constipação intestinal, anemia, bílis, desidratação;

BUDHA: Transtorno do estômago, hanseníase, distúrbios intestinais, doenças de pele,

perturbação mental, eczema, sarna, dor de garganta, amígdalas, mudez, calvície;  GURU: Hérnia, bronquite, distúrbios do fígado, icterícia;

SUKRA: Doenças venéreas, distúrbios uterinos, doenças oftalmológicas, catarro e

gases, diabetes, anemia, doença da pele, doenças de ovários, aborto;

SHANI: Letargia, distúrbios de gases, reumatismo, artrite, indigestão, úlcera, asma;

RAHU: Catarata, varíola, hanseníase, suicídio, dores no corpo, doenças de baço,

reumatismo, homicídios, acidentes, perversidade sexual, morte súbita;

KETU: Cortes, feridas, hanseníase, úlceras, suicidas, dor de estômago, varíola,

hemorroidas, câncer, fome, erupções cutâneas, picada de cobra, febre viral, tumor, morte súbita.

SENHORES PLANETÁRIOS

Os Senhores Planetários Maléficos são fortes causadores de doenças. O senhor da sexta casa pode causar acidentes, doenças agudas, baixa vitalidade, digestão e resistência pobres. O senhor da oitava casa causa baixa vitalidade, doenças crônicas, incluindo morte prematura.

O senhor da décima primeira casa age como o senhor da sexta, mas com menos poder. O senhor da terceira casa age como o da oitava, mas com menos poder.

O senhor da décima segunda casa causa tristeza, aflição, desordens emocionais, prisão e internamentos em hospital.

SIGNOS E CASAS

Os signos e casas correspondem a certas partes do corpo. Estes são como segue:

ÁRIES PRIMEIRA CASA CABEÇA

TOURO SEGUNDA CASA PESCOÇO

GÊMEOS TERCEIRA CASA TÓRAX SUPERIOR

CÂNCER QUARTA CASA PEITO

LEÃO QUINTA CASA PLEXO SOLAR

VIRGEM SEXTA CASA REGIÃO DO UMBIGO

LIBRA SÉTIMA CASA BAIXO ABDÔMEN

(12)

12

SAGITÁRIO NONA CASA COXAS

CAPRICÓRNIO DÉCIMA CASA JOELHOS

AQUÁRIO DÉCIMA PRIMEIRA CASA PERNAS

PEIXES DÉCIMA SEGUNDA CASA PÉS

Se o signo e a casa estão aflitos, a saúde total ou parte dela será afetada. Por exemplo, se houver aspectos de Saturno no nono signo, ou na nona casa, são prováveis artrites ou paralisia no quadril.

Saturno na quinta casa, ou na quinta casa a partir da posição da Lua, pode provocar infertilidade nas mulheres, com possível cirurgia. Estas correspondências podem ser mais específicas.

Áries e a primeira casa governam a cabeça, o cérebro e os olhos. Governam a frente da cabeça, até os olhos, e a parte de trás da cabeça até a base do crânio.

Touro e a segunda casa governam a face, a laringe, o pescoço superior, os ombros, a parte de trás do pescoço e o cerebelo.

Gêmeos e a terceira casa governam os ombros, o braço superior e tórax superior, inclusive os pulmões.

Câncer e a quarta casa governam os cotovelos e da parte dianteira do tórax à borda das costelas, inclusive peito e estômago.

Leão e a quinta casa governam a região do plexo solar, inclusive o intestino delgado, região lombar superior, assim como o coração e a vitalidade do corpo em geral.

Virgem e a sexta casa governam as mãos e o abdômen, inclusive o cólon. Geralmente governam o sistema digestivo, como também a saúde do corpo como um todo.

Libra e a sétima casa governam o baixo abdômen e a região lombar, inclusive rins e órgãos genitais internos.

Escorpião e a oitava casa governam reto, bexiga e órgãos genitais externos. Sagitário e a nona casa governam artérias, como também quadris e coxas. Capricórnio e a décima casa governam ossos e articulações como também joelhos.

Aquário e a décima primeira casa governam o poder de exalação, pele e também pernas.

Peixes e a décima segunda casa governam sistema linfático e pés.

O SEXTO SIGNO E A SEXTA CASA

A sexta casa e o sexto signo, Virgem, que governa os nervos digestivos, é particularmente importante para determinar o potencial da doença. O Sol em Virgem, com a sexta casa afligida, proporcionará digestão pobre e esse problema será crônico.

(13)

13 O Sol na sexta casa, aspectado por maléficos, proporcionará problemas digestivos, como qualquer planeta mal colocado na sexta casa. O aspecto de Rahu na sexta casa e sexto signo favorece digestão fraca e nervosa.

Os sexto signo e sexta casa representam a saúde básica e pureza. Afligidos, eles apontam doenças. Indicam como estamos conectados ao nosso corpo e como cuidamos de nosso corpo. Mostram falta de vitalidade, normalmente devido a maus hábitos, como dieta ruim e indulgência sexual excessiva. Porém podem indicar fraqueza congênita.

Virgem governa Vata, o humor biológico ar, no corpo em geral. Como a maioria das doenças são provocadas por desequilíbrios do humor ar e por digestão fraca, planetas neste signo tendem a causar doença. Por outro lado, planetas neste signo podem fazer um bom curandeiro, se estiverem bem dispostos. Às vezes, nossas próprias doenças nos fazem virar curadores. Virgem mostra serviço ao corpo físico, nosso próprio ou de outros.

MEDIDAS PARA HARMONIZAR AS INFLUÊNCIAS PLANETÁRIAS

ASTROTERAPIA

Tratamentos para amenizar as influências astrológicas, de acordo com a Astrologia Védica, o Ayurveda, o Tantra e Mantra Yoga.

O sistema de Astrologia Védica possui um recurso próprio. Utiliza-se dos princípios elementares da natureza material, em seus aspectos sutis e vibracionais, para equilibrar e harmonizar as influências planetárias.

Os astros são considerados forças cósmicas que controlam as atividades dos seres vivos de acordo com as leis universais de causa e efeito e do tempo. Possuem status de semideuses e poder de controlar e administrar o cosmos material, com todos seus componentes.

Cada astro manifesta seu traço de personalidade, influenciando o comportamento humano por meio de seu campo de domínio e atuação, como os dias da semana, pontos cardeais, cores, minerais, metais etc.

Os tratamentos astrológicos combinam a alquimia dos elementos associados aos astros com rituais de curas indicados nas escrituras sagradas da Índia. Há vários métodos para equilibrar as influências planetárias o mais eficaz deles é a Gemoterapia.

Também são usados mantras (palavras de poder), yantras (diagramas de poder), rituais especiais (pujas e homas), Rudrakshas (sementes sagradas), penitências, aromas, florais, prática de caridade e outros métodos de Yoga, para modificar as forças planetárias. Estes métodos trabalham mais diretamente no nível da mente.

Eles são particularmente efetivos para desordens mentais, incluindo problemas psíquicos. Fortalecendo a aura e neutralizando as influências ocultas negativas, que incluem uma variedade de reações de nosso karma ruim, adquiridas em vidas passadas.

(14)

14 GEMOTERAPIA

É uma terapia do Ayurveda, que combina as propriedades químicas e

eletromagnéticas das gemas naturais com a alquimia sagrada védica. A eficiência deste processo consiste na precisão da confecção da joia terapêutica,

considerando data correta, tamanho, cor, pureza das gemas preciosas, tipo de liga metálica e cerimônia de instalação ou programação da peça para transformá-la em um talismã (o uso das gemas requer conhecimento prévio, pois depende de configurações astrológicas específicas para que a gema traga o efeito desejado).

MANTRA YOGA

Processo que consiste na vibração sonora de sons que representam o poder da

divindade regente do planeta. Para surtir efeito, o praticante deve evitar, no período da prática, consumo de carnes, álcool, tabaco e sexo. Os mantras precisam ser ensinados por algum sacerdote de escola tradicional védica que saiba pronunciar o som correto. O tempo ideal inicialmente para uma boa meditação é de 60 minutos, por 40 dias ininterruptos.

YANTRAS

Os yantras são formas geométricas que combinam desenhos, números e simbologia sagrada, atribuídas a divindades regentes dos astros. São usados para visualização e meditação e funcionam junto com os mantras, servem para materializar os efeitos positivos dos astros e proteger também. Eles devem ser instalados com rituais específicos para que funcionem adequadamente.

CARIDADE

A prática de caridade como antídoto para neutralizar as influências astrológicas também produz efeitos positivos. Recomenda-se ofertar objetos associados aos astros nos dias regidos por tais astros. Por exemplo, ofertar leite em uma segunda feira a uma mãe carente ajuda a amenizar as influências negativas da Lua.

PENITÊNCIAS

A prática de austeridades e votos, que evidenciem esforço em mudar o padrão de comportamento, também ajuda a amenizar os efeitos nocivos dos astros. Exemplo: jejuar em dias associados aos astros ou a eles oferecer algum tipo de voto.

(15)

15 AGNI HOTRA E PUJA

(rituais sagrados do fogo e de adoração a divindades)

Cerimonial ritualístico executado por sacerdote brahmana, em nome do nativo, para neutralizar e limpar as impressões negativas do karma gravadas na mente e no inconsciente. Este condiciona a desenvolver padrões de comportamento que sempre se repetem.

Nas escrituras védicas há diversos mantras e tratamentos prescritos para equilibrar as influências planetárias. A seguir uma lista de alguns meios eficazes.

SURYA

Para problemas relativos a Surya, ou Sol, e durante o Dasha do Sol (período astrológico vigente).

1.

Recitar mantras para o Sol: “Om Shiri Rama Namah om hram hreem hroum sah

suryaya namah” – por uma hora de meditação aos domingos.

2.

Caridade: fazer doações a templos de Ramachandra, satisfazer anciões da família (pai

e avô) no domingo.

3.

Dia de jejum: domingo.

4.

Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia. Gemas

indicadas: rubi, granada, turmalina rosa, rubelita, quartzo rosa e rudraksha de uma face.

5.

Florais: Heather, Vine.

6.

Cores: laranja, vermelho, dourado.

7.

Fragrâncias: sândalo, gerânio e girassol.

CHANDRA

Para problemas relativos a Chandra, ou Lua, e durante o Dasha da Lua (período astrológico vigente):

1.

Recitar mantras para Lua: “Om Shiri Krishna Namah, om shram sreem shraum sah

chandraya namah” – por uma hora às segundas-feiras.

2.

Caridade: fazer doações a templos de Krishna na segunda-feira, satisfazer membros

femininos da família (mãe e avó).

3.

Jejum: às segundas.

4.

Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia. Gemas

indicadas: pérola, pedra da lua, quartzo branco e rudraksha de duas faces.

5.

Florais: Chicory, Honeysuckle, Willow, Red Chestnut, Mimulus,

6.

Fragrâncias: acácia, rosa branca e jasmim.

(16)

16 MANGAL

Para problemas relativos a Mangal, ou Marte, e durante o Dasha de Marte (período astrológico vigente):

1.

Recitar mantras para Marte: “Om Shiri Narasimha Namah, om kram kreem kroum sah

bhaumaya namah” – por uma hora, às terças-feiras.

2.

Caridade: fazer doações a templos de Hanuman ou Ramachandra, às terças-feiras.

3.

Jejum: às terças-feiras.

4.

Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia. Gemas

indicadas: coral vermelho, jaspe vermelho, cornalina e rudraksha de três faces.

5.

Fragrâncias: flor de laranjeira, âmbar e cereja.

6.

Florais: Beech, Impatiens, Vervain, Holly, e Cherry Plum

7.

Cores: vermelho (todas as tonalidades).

Marte também remove dívidas e confere riqueza. O stotra de Marte, a seguir, é bastante recomendado para este fim:

angarakoyamaschaiva sarvarogaapahaarakah nrishtekargaacha hartaacha sarvadevascha pujitah

lohito lohitaakshascha samagaana kripaakarah dharmatmajah kujobhoumou bhumido bhuminam rakta maalyambaradharam shulashakti gadaadharah

charbhujo yeshagato varadamcha dharaasutah mangalo bhumiputrascha runahartaa dhanapradah sthiraasano mahaakaayo sarvakaama phalapradam

BUDDHA

Para problemas relativos a Buddha, ou Mercúrio, e durante o Dasha de Mercúrio (período astrológico vigente):

1.Recitar mantras para Mercúrio: “Om Shiri Vishnu Namah, om bram breem broum sah

buddhaya namah”– por uma hora, às quartas-feiras.

2. Caridade: fazer doações a templos de Vishnu ou Salagrama Shila, às quartas-feiras. 3. Jejum: às quartas-feiras.

4. Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia. Gemas indicadas: esmeralda, água-marinha, turmalina-verde, peridoto e rudraksha de quatro faces.

5. Fragrâncias: benjoin, hortelã, manjericão, verbena.

6. Florais: Wild Oat, Heather, Cerato, White Chestnut, Hornbeam, Chestnut Bud, Scleranthus.

(17)

17 BRIHASPATI

Para problemas relativos a Brihasapati, ou Júpiter, e durante o Dasha de Júpiter (período astrológico vigente):

1. Recitar mantras para Júpiter: “Om Shiri Vamanadeva Namah, om jhram jreem

jroum sah gurave namah” – por uma hora, às quintas- feiras.

2. Caridade: fazer doações e satisfazer mentores, sacerdotes e mestres espirituais, na quinta-feira.

3. Jejum: às quintas-feiras.

4. Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia. Gemas indicadas: safira-amarela, topázio imperial e amarelo, citrino e

rudraksha de cinco faces.

5. Florais: Agrimony, e Wild Rose. 6. Fragrâncias: almiscar, patchouly. 7. Cores: amarelo (todos os tons).

SHUKRA

Para problemas relativos a Shukra, ou Vênus, e durante o Dasha de Vênus (período astrológico vigente):

1.

Recitar mantras para Vênus:“Om Shiri Parashurama Namah,

Om dram dreem droum sah shukraya namah” – por uma hora, às sextas-feiras.

2.

Caridade: fazer doações para orfanatos de meninas, na sexta-feira.

3.

Jejum: às sextas-feiras.

4.

Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia.

Gemas indicadas: diamante, safira branca, topázio branco, quartzo branco e

rudrakshas de seis faces.

5.

Florais: Wild Rose, Centaury, Olive.

6.

Fragrâncias: canela, gardênia e rosa branca.

7.

Cores: branco, rosa e cores pasteis.

SHANI

Para problemas relativos a Shani, ou Saturno, e durante o Dasha de Saturno (período astrológico vigente):

1.

Recitar mantras para Saturno: “Om Shiri Kurma Namah, om pram preem proum

sah shanaischaraya namah” – por uma hora, aos sábados.

2.

Caridade: fazer doações a pessoas carentes de pele escura.

3.

Jejum: aos sábados.

4.

Uso de joias terapêuticas elaboradas de acordo com Tantra e Gemoterapia. Gemas

indicadas: safira-azul, Iolita, turmalina-azul(indicolita), lápis-lazúli, ametista, ônix e

(18)

18

5.

Florais: Mimulus, Larch, Elm, Agrimony, Gorse, Mustard.

6.

Fragrâncias: mirra,violeta, e lírio.

7.

Cores: preto e azul escuro.

RAHU

Para problemas relativos a Rahu e durante o Dasha de Rahu (período astrológico vigente):

1.

Adorar Varaha, ou Senhor Shiva.

2.

Recitar o mantra: “Om Shiri Varaha Namah om bhram bhreem bhroum sah rahave

namah,” – uma hora por dia, durante 40 dias.

3. Caridade: doar coco no sábado. 4. Jejum: aos sábados.

5. Gemas: hessonita ou gomeda. 6. Floral: Origanum.

KETU

Para problemas relativos a Ketu e durante o Dasha de Ketu (período astrológico vigente):

1. Adorar o Senhor Matsya ou Ganesha.

2. Mantra: “Om Shiri Matsya Namah, om shram shreem shroum sah ketave namah”– durante uma hora por dia em 40 dias.

3. Caridade: doar uma vaca preta ou sementes pretas de mostarda na quarta-feira. 4. Jejum: às quartas-feiras.

5. Puja: Ganesha puja.

6. Gemas: crisoberilo, olho-de-gato e olho de tigre. 7. Floral: - Serenium.

Referências

Documentos relacionados

O papel do Fundecitrus foi decisivo para a construção da posição ostentada pelo Brasil, inclusive pelo trabalho do inventário das árvores e a robusta metodologia de estimativa

A tenotomia do tendão flexor digital profundo e desrotação da falange distal tem sido preconizada no tratamento da laminite crónica, esta técnica está recomendada

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

É raramente utilizado para reverter os efeitos dos BNMs, uma vez que seus efeitos são de curta duração e o bloqueio pode aumentar após uma recuperação inicial.. Piridostigmina:

Diante do exposto, objetivou-se avaliar se o incremento em altura, diâmetro e sobrevivência de cinco espécies nativas do cerrado foi influenciado pelas combinações de

O presente artigo faz uma breve reflexão a respeito da diversidade dos gêneros musicais acolhidos com grande receptividade pela população do município de Parintins no

Se a Mangueira expandiu seu domínio na área do samba para ser sinônimo de melhor projeto social do País, citada como exemplo para o mundo pela Organização das Nações Unidas,

Porém, em geral, não é possível mudar a sua sorte, predeterminado através da influência astrológica, pois quando a pessoa nasce é decretado o padrão de vida que