• Nenhum resultado encontrado

Planejamento PET-FÍSICA 2015 Universidade Federal de Rondônia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Planejamento PET-FÍSICA 2015 Universidade Federal de Rondônia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Planejamento PET-FÍSICA 2015 Universidade Federal de Rondônia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Planejamento Anual de Atividades – 2015

(01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2015)

Os grupos criados em 2010 deverão manter, no preenchimento do formulário, as atividades definidas na proposta que encaminharam a SESU/MEC por ocasião do referido Edital.

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. Instituição de Ensino Superior: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA 1.2. Grupo: FISICA

1.3. Home Page do Grupo: http://www.pet.unir.br 1.4. Data da Criação do Grupo: agosto de 2007 1.5. Natureza do Grupo:

( X) Curso de graduação:Curso de Licenciatura Plena em Física ( ) Multi/Inter-disciplinar... (tema)

( ) Área do Conhecimento... (cursos relacionados)

( ) Institucional... (nome do Câmpus)

1.6. Nome do (a)Tutor (a):Judes Gonçalves dos Santos

1.7. e-mail do (a)Tutor (a):petfisica@unir.br; judesgs@gmail.com 1.8. Titulação e área:Doutor/Física da Matéria Condensada 1.9. Data de ingresso do (a) Tutor (a) (mês/ano):agosto de 2013

2. ORIENTAÇÕES GERAIS

Observar atentamente as diretrizes abaixo, tomando-as como orientação para a elaboração e redação do presente planejamento, de forma a evidenciar e retratar com clareza as atividades do grupo e do tutor quanto ao atendimento dos objetivos do Programa:

• O programa tem como objetivo, entre outros, a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, contribuindo para a redução da evasão escolar. As atividades do grupo devem ser orientadas pelo princípio da Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, devem necessariamente contemplar, ao menos, todas estas três áreas da formação acadêmica, de forma equilibrada, contribuindo para a reflexão e autonomia intelectual do estudante;

• Quanto às atividades de Ensino, além do alinhamento com o Projeto Político Pedagógico Institucional, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada ao processo ensino-aprendizagem, bem como busquem inovações metodológicas;

• Quanto às atividades de Extensão, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada às demandas da sociedade, do contexto profissional e da responsabilidade social. Neste contexto, cabe lembrar que o assistencialismo não se caracteriza como atividade de Extensão;

• Quanto às atividades de Pesquisa, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada à reflexão sobre prioridades de pesquisa, aos métodos e metodologias de produção de conhecimento novo e análise crítica dos resultados;

• Sugere-se que tais atividades de Ensino, de Extensão e de Pesquisa sejam devidamente registradas nas instâncias específicas no âmbito da IES;

(2)

• O modelo adotado pelo Programa prevê atividades de natureza coletiva e interdisciplinar. Logo, o grupo deve atentar para a formação voltada para o trabalho em equipe, cuidando para o não excesso de atividades de caráter individual. Quanto à interdisciplinaridade, as atividades devem contemplar ampla abrangência de temas no contexto de atuação do grupo;

• Entre os objetivos do Programa estão a contribuição para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, tendo como estratégia o efeito multiplicador do petiano sobre os seus colegas estudantes da IES, principalmente aqueles do primeiro ano de graduação;

• Quanto às estratégias para a formação diferenciada e qualificada dos estudantes estão o estímulo ao espírito crítico, a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior bem como o estímulo da formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

3. ATIVIDADES PROPOSTAS

No planejamento geral das atividades considerar:

A. A descrição da atividade em si; quais os objetivos da mesma; como a atividade será realizada.

B. Quais os mecanismos de avaliação.

C. Quais os resultados que se espera com a atividade:

o Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações etc.

o Resultados esperados na formação dos petianos: habilidades, competências, conhecimentos, saberes, reflexões instaladas etc.

Observação: Para cada uma das atividades, a descrição dos seus itens A, B e C deverá ser realizada em até mil palavras.

3.1. Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

3.1.1 ATIVIDADES DE ENSINO

Neste planejamento as atividades de ensino são essenciais na tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão) no planejamento das atividades para o corrente ano, elas serão exercidas de forma ampla pelos membros do grupo PET-Física.

As atividades propostas estão estreitamente relacionadas entre si.

1) PRATICA DE INGLÊS, ESPANHOL E FRANCÊS INSTRUMENTAL DESCRIÇÃO(objetivos e formas de realização)

Os objetivos desta atividade é proporcionar ao bolsista treinar a leitura e fala usando material da língua inglesa, espanhola e francesa. Por outro lado contribuir com a melhoria nas leituras de textos específicos da área de Física.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será feita através da apresentação oral de leitura, fala e escrita de textos em inglês, espanhol e francês pelo bolsista.

RESULTADOS ESPERADOS

- Contribuir no processo ensino-aprendizagem dos bolsistas; - Criar o hábito da leitura de texto em inglês, espanhol e francês;

- Melhorar o desempenho acadêmico do aluno participante pelo contato com outras literaturas que envolvem o processo ensino-aprendizagem em Física ou não.

2) OFICINA DE LEITURA DE ARTIGOS PEDAGÓGICOS E DE FÍSICA APLICADA DESCRIÇÃO (objetivos e formas de realização)

(3)

Os objetivos desta atividade é contribuir para o processo ensino-aprendizagem com a leitura e entendimento de textos pedagógicos e de física aplicada nas línguas portuguesas, inglesas e espanhola.

Nesta atividade todos integrantes do grupo lêem um artigo da área pedagógica de revistas acadêmicas em português, inglês, espanhol e francês.

As reuniões são feitas uma vez por semana, contando com a presença de professores do departamento e acadêmicos do curso.

Os alunos regulares não costumam ler artigos, geralmente se limitam aos livros textos e trabalhos exigidos pelos professores.Naturalmente poucos alunos costumam ler artigos de caráter científicos

.

A leitura de artigos ajuda a desenvolver a prática de escrever e de analisar os temas relacionados com a pedagogia do processo ensino-aprendizagem dos conceitos físicos.

Os alunos têm o apoio dos professores do departamento no que concerne ao entendimento de conceitos e ao direcionamento dos assuntos tratados. Essa atividade traz como resultado, uma maior interação entre alunos e corpo docente.

Como o evento de apresentação é aberto e com ampla divulgação no curso, há uma maior aproximação entre os alunos do curso e o PET-Física.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será feita através da apresentação e discussão oral de artigos em inglês, espanhol e francês pelo bolsista.

RESULTADOS ESPERADOS

- Qualificar os integrantes bolsistas e voluntários quanto às técnicas de apresentação de trabalhos; - Despertar o interesse de outros acadêmicos do curso no hábito da leitura extraclasse;

- Criar um maior envolvimento entre bolsistas e professores do departamento;

- Dotar os integrantes bolsistas de informações relevantes e atuais sobre os mais diversos temas voltados para a formação do professor de Física.

- Treinar leitura, analisar contexto e escrita de artigos científicos;

- Gerar um maior envolvimento entre integrantes do grupo e professores do departamento.

3)MINICURSOS DO GRUPO PET-FÍSICA DESCRIÇÃO (objetivos e formas de realização)

O objetivo desta atividade é oferecer para o grupo pet minicursos de cinco a dez horas aulas sobre temas diversos dentro da formação de professores e de física aplicada.

A realização será através de módulos preparados para cada modalidade dos minicurso e ministrados por professores do departamento e convidados.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será feita através dos métodos de avaliação de cada módulo realizado pelo bolsista.

RESULTADOS ESPERADOS

- Contribuir no processo ensino-aprendizagem dos bolsistas;

- Melhorar o desempenho acadêmico do aluno participante pelo contato com outras áreas que envolve o processo ensino-aprendizagem em Física.

3.1.2 ATIVIDADES DE PESQUISA

1) DESEMPENHO NA DISCIPLINA DE FÍSICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RONDÔNIA ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

(4)

DESCRIÇÃO(objetivos e formas de realização)

Esta pesquisa tem como objetivo quantificar o nível de aprendizagem na disciplina de Física de alunos do ensino médio em Rondônia em escolas públicas e privadas.

Os levantamentos de dados seguirão uma metodologia de acompanhamento mensal por professores titulares da disciplina auxiliando-os na aplicação do processo de ensino da aprendizagem significativa de Novak-Moreira. A atividade faz parte das atividades do grupo e condiz com a filosofia do PET.

Os benefícios são refletidos através das informações obtidas e conseqüentemente de estimulo à preparação de novos professores de Física para o ensino médio.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será feita através da apresentação de relatório mensal elaborado pelo grupo de bolsistas discriminando as etapas da pesquisa.

RESULTADOS ESPERADOS

- Desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa para a evolução de aprendizagem na disciplina de Física do ensino médio em Rondônia.

- Contribuição na formação do aluno PET e comunidade acadêmica.

- Publicação dos resultados em meios de divulgação escrito, mídia e eletrônica.

2) ATIVIDADE DE PESQUISA EM FÍSICA APLICADA NO LABORATÓRIO DE NANOMATERIAIS DESCRIÇÃO(objetivos e formas de realização)

Os objetivos são contribuir para a fixação e aprendizagem de conteúdos teóricos apresentados por diversas disciplinas dentro da formação geral do graduado em Física.

As pesquisas consistem em desenvolver estudos da estrutura da matéria de diversos materiais preparados no LNBIOMAG-Laboratório de Nanomateriais e Nanobiomagnetismo, usando diversas técnicas físicas de elucidação teórico-experimental tais como espectrofotometria, infravermelho com transformada de Fourier, difração de raios-x, susceptibilidade magnética molar, Birrefrigência estática etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades são feitas através do cumprimento do plano de trabalho do grupo de alunos bolsistas envolvidos.

RESULTADOS ESPERADOS

- Desenvolvimento do plano de atividades proposta;

- Contribuição evolução de aprendizagem dos conhecimentos das ciências Físicas e a relação com a interdisciplinaridade;

- Contribuição na formação do aluno PET e comunidade acadêmica.

- Publicação dos resultados em meios de divulgação escritos, mídia e eletrônica.

3.1.3 ATIVIDADES DE EXTENSÃO

1) FISICA INTINERATIVA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO VELHO DESCRIÇÃO (objetivos e formas de realização)

Os objetivos são elaborar oficinas experimentais (montagem de protótipos de lunetas, telescópios e outros), multimídia e outros recursos e apresentar nas escolas de ensino médio em porto velho articulando novos processos metodológicos de entender fenômenos naturais e as novas tecnologias envolvendo introdução à óptica, astronomia, cosmologia e astrofísica com o uso de telescópios como prática.

(5)

A avaliação das atividades são feitas através do cumprimento do plano de trabalho do grupo de alunos bolsistas envolvidos e com a participação e resposta da comunidade estudantil.

RESULTADOS ESPERADOS

- Desenvolvimento do plano de atividades proposta;

- Contribuição evolução de aprendizagem dos conhecimentos das ciências Físicas e a relação com a interdisciplinaridade;

- Contribuição na formação do aluno PET e comunidade estudantil.

- Publicação dos resultados em meios de divulgação escritos, mídia e eletrônica.

- Participação das ações por alunos da comunidade estudantil da rede de ensino médio em porto velho.

2) PALESTRAS PRÉ-OLIMPÍADA DE FISICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO VELHO DESCRIÇÃO (objetivos e formas de realização)

Os objetivos são apresentar palestras sobre questões das olimpíadas de física em escolas de ensino médio em porto velho que irão participar da OBF 2015.

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades são feitas através do cumprimento do plano de trabalho do grupo de alunos bolsistas envolvidos e com a participação e resposta da comunidade estudantil da rede ensino médio de Porto Velho.

RESULTADOS ESPERADOS

- Desenvolvimento do plano de atividades proposta;

- Contribuição na resolução e orientação de solução de questões cobradas na OBF; - Contribuição na formação do aluno PET e comunidade estudantil.

- Participação das ações por alunos da comunidade acadêmica da rede de ensino médio em porto velho.

3) APOIO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PORTO VELHO

DESCRIÇÃO (objetivos e formas de realização)

Os objetivos são elaborar seminários de treinamentos experimentais em novas tecnologias voltadas para apoio pedagógico de professores de física em escolas públicas de porto velho, principalmente na elaboração de atividades experimentais, multimídia e no reforço escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades são feitas através do cumprimento do plano de trabalho do grupo de alunos bolsistas envolvidos e com a participação e resposta da comunidade acadêmica.

RESULTADOS ESPERADOS

- Desenvolvimento do plano de atividades proposta;

- Contribuição evolução de aprendizagem dos conhecimentos das ciências Físicas e a relação com a interdisciplinaridade;

- Contribuição na formação do aluno PET e comunidade acadêmica.

- Publicação dos resultados em meios de divulgação escritos, mídia e eletrônica.

- Participação das ações por alunos da comunidade acadêmica da rede de ensino médio em porto velho.

4) EXIBIÇÃO DE MULTIMÍDIA SOBRE TEMAS RELACIONADOS COM O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM GERAL

(6)

DESCRIÇÃO (objetivos e formas de realização)

Os objetivos são promover sessões de filmes de caráter histórico-científico e tecnológico da evolução do pensamento filosófico em Física.

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades são feitas através do cumprimento do plano de trabalho do grupo de alunos bolsistas envolvidos e com a participação e resposta da comunidade acadêmica.

RESULTADOS ESPERADOS

- Desenvolvimento do plano de atividades proposta;

- Contribuição evolução de aprendizagem dos conhecimentos das ciências Físicas e a relação com a interdisciplinaridade;

- Contribuição na formação do aluno PET e comunidade acadêmica.

- Publicação dos resultados em meios de divulgação escritos, mídia e eletrônica. - Participação das ações por alunos da comunidade acadêmica.

3.2. Atividades de Caráter Coletivo e Integrador – até mil palavras (atividades integradas com demais estudantes / grupos, participação em eventos do Programa ou não, entre outros)

Eventos Regionais:

1. 4 ª Encontro de Física de Rondônia: O evento será realizado pelo Departamento de Física-UNIR, Porto Velho.

2. 12ª Escola de Matogrossense de Física realizada na UFMT em outubro de 2015.

Eventos Nacionais:

Encontro de Matéria Condensada SBF 2015

10ª Escola do CBPF julho de 2015

Eventos Internacionais:

NanoPT 2015, 11 a 13 de fevereiro de 2015

4.

OUTRAS AÇÕES QUE O GRUPO CONSIDERAR PERTINENTE – até mil

palavras

(processos

seletivos,

reuniões,

organização

de

documentação,

mecanismos de divulgação intra e extra Curso, entre outros)

1

) Reuniões do grupo são realizadas semanalmente para discussão de assuntos pertinentes aos às atividades. 2) Divulgação do curso em escolas de ensino médio no estado de Rondônia.

3) Atualização do sitio do pet, páginas da WEB (Facebook, Twitter, Blog, g+, Youtube, instagram ).

5. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE TUTORIA – até mil palavras (planejamento

quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na formação dos

petianos: definição das atividades e seus objetivos, acompanhamento e avaliação

individual e coletiva, entre outros)

(7)

As atividades do tutor estão relacionadas entre si de maneira a contribuir com o sucesso no cumprimento de todas as tarefas propostas, formação dos petianos com o acompanhamento coletivo e individual.

As atividades e seus objetivos são:

1) Elaborar planejamento anual do PET com a colaboração dos alunos bolsistas;

2) Acompanhamento do plano de trabalho de cada atividade, o desenvolvimento e participação de cada bolsista; 3) Presidir as reuniões do grupo para discutir os diversos assuntos pertinentes ao andamento de atividades, desempenho acadêmico, discussão de trabalhos relativos às atividades;

4) Participar de reuniões do comitê local de acompanhamento do Programa de Educação Tutorial; 5) Organizar trabalhos para divulgação em meios eletrônicos e publicação em eventos e revistas; 6) Organizar participação do grupo em eve

ntos.

7) Fazer avaliação individual e coletiva do grupo com o objetivo de que todos os bolsistas estão sendo beneficiados na sua formação e contribuindo para a formação da comunidade discente do curso.

9) Fazer relatórios anuais das atividades desenvolvidas pelo grupo.

10) Participar de eventos cujo cunho venha contribuir para as atividades do grupo e para o desenvolvimento político, didático-pedagógico e científico.

6. CRONOGRAMA PROPOSTO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO GRUPO

ATIVIDADE DE ENSINO

ATIVIDADE \ MÊS J F M A M J J A S O N D

Pratica de Inglês, Espanhol e Frances Instrumental

X X X X X X X X X X X X

Oficina de Leitura de Artigos Pedagógicos e de Física Aplicada

X X X X X - X X X X X

Minicursos do Grupo Pet-Física X X X X X - X X X X X

ATIVIDADE DE PESQUISA

ATIVIDADE \ MES J F M A M J J A S O N D

Desempenho na Disciplina de Física por Alunos do Ensino Médio em Rondônia Através da Aprendizagem Significativa

X X X X X - X X X X X

Estudo de Desempenho e Evasão Acadêmica nos Cursos de Graduação em Licenciatura da Unir

X X X X X X X X X

Atividade de Pesquisa em Física Aplicada no Laboratório de Nanomateriais

(8)

ATIVIDADE DE EXTENSÃO

ATIVIDADE \ MES J F M A M J J A S O N D

Fisica Intinerativa em Escolas de Ensino Médio em Porto Velho

X X X X - X X X X

Palestras Pré-Olimpíada de Fisica em Escolas Públicas de Porto Velho

X X X X - X X X

Apoio Pedagógico no Processo Ensino-Aprendizagem Significativa com Professores da Rede Pública de Porto Velho

X X X X X - X X X

Exibição de Multimídia Sobre Temas Relacionados Com o Processo Ensino Aprendizagem em Geral

X X X X X _ X X X

Local e Data: Porto Velho, 16 de dezembro de 2014

_____________________________

Tutor (a)

Prof. Dr. Judes Gonçalves dos Santos

Local e Data:Porto Velho, 16 de dezembro de 2014

_______________________________________________ Presidente do CLAA

Local e Data: Porto Velho, 16 de dezembro de 2014

_______________________________________________ Pró-Reitor(a) responsável pelo PET

(9)

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

(10)

PET-FISICA

Referências

Documentos relacionados

a) Na faixa há duas causas sendo defendidas.. A fome, como exigência biológica a ser satisfeita a cada dia para a manutenção e reprodução da vida, desde os tempos mais

O primeiro componente é o alternante, na medida em que a Pedagogia da Alternância requer que esta pessoa em formação tenha condições e capacidades de se assumir como

As FAPs recebem denominações específicas de acordo com o estado: FAPEMIG, FAPESP,

Este trabalho tem como objetivo analisar a Política de Apoio Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), objeto desta pesquisa, através da

Por fim, destacamos que esta recomendação para o elemento Atividades de Controle tem o potencial de, após verificado êxito de atuação dos controladores adstritos a cada

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões