• Nenhum resultado encontrado

EVANGELHO DE MARCOS - SAÚDE E VIOLÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EVANGELHO DE MARCOS - SAÚDE E VIOLÊNCIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

BÍBLIA E HERMENÊUTICAS JUVENIS Módulo 2 – Etapa 1

EVANGELHO DE MARCOS - SAÚDE E

VIOLÊNCIA

(2)

Introdução

Este é o segundo módulo do nosso curso de Hermenêutica1 a partir das juventudes. É mais um pedaço da peregrinação que estamos fazendo juntas/os. Como em todo caminho a gente vai aprendendo que tem coisas que trouxemos e que agora não parecem mais necessário. Tem coisas que esquecemos de trazer e aí precisamos contar com a solidariedade pelo caminho. E tem coisas que precisamos construir juntas/os.

Nós vamos iniciar o caminho de reflexão e interpretação a partir dos evangelhos sinóticos2. Isto significa que vamos olhar com cuidado textos que foram produzidos pelas igrejas nascentes do primeiro século da Era Cristã. Chamamos esta época de ‘segunda geração cristã’. Isso vai mais ou menos dos anos 60 até 100 E.C.

1 Hermenêutica é a ciência que nos ensina os princípios, as leis e métodos de interpretação. Trata-se de ultrapassar a distância entre o tempo dos autores e primeiros destinatários dos textos bíblicos e nossa época contemporânea, de modo a atualizar corretamente a mensagem dos textos para alimentar a vida de fé dos cristãos. Toda exegese dos textos é chamada a ser completada por uma necessária hermenêutica, no sentido recente do termo.

2 O fato sinótico. Começemos por apresentar alguns termos técnicos e usuais na exegese evangélica. Chama-se trechos da tríplice tradição aos que são comuns a Mc, Mt e Lc. Dupla tradição são os comuns a Mt e Lc (tecnicamente não se usa esta expressão para os comuns a Mc e Mt ou a Mc e Lc). Tradições simples são as representadas por um único evangelho. Duplicado são as tradições que aparecem duas vezes em um mesmo evangelho.

(3)

Para esta etapa da peregrinação vamos escolher uma lente, uma janela ou um binóculo, ou seja, uma perspectiva para entrar no texto e tornar-se alguém frequente na casa da Comunidade de Marcos, onde o Evangelho foi guardado e espalhado. Para cada evangelho vamos tomar um óculos diferente, vamos abrir uma janela diferente para olharmos através dela as paisagens que se apresentam.

Nosso trajeto vai ser marcado por algumas luzes e algumas sombras desta nossa vida cotidiana marcada por contradições e possibilidades. Os Evangelhos são vozes de

(4)

esperança e de sustento para a luta pela vida plena, da humanidade e do planeta. É um trajeto de experimentações e de desafios a nós mesmos e ao mundo. É casa de conspiração e de comunhão.

Santo Irineu de Lyon, do século II, num texto chamado "Contra as Heresias", ele reflete longamente sobre a vida humana e a vocação dos crentes. Uma frase ficou marcada desse texto que é sua afirmação teológica fundamental de que "a glória de Deus é o ser humano vivo". Neste espírito e neste chamado de glorificar a Deus na defesa da vida e na organização da igreja e da sociedade para que a vida seja respeitada, é que vamos olhar o texto de Marcos.

Vale a pena olhar o Mapa da Violência, recentemente publicado que traz dados alarmantes. Também é importante olhar para a Campanha "A Juventude quer viver", surgida como iniciativa da Juventude Católico-romana e instituições que trabalham com jovens. Alguns materiais sobre violência merecem nossa atenção também: Material 1 e Material 2.

(5)

---Vamos conversar:

1. Como anda nossa vida? Como anda a vida dos jovens? 2. Que sabemos da realidade dos jovens ao nosso redor? 3. Que movimentos existem que estão envolvidos com direitos dos jovens pela vida?

---Agora podemos perguntar:

Por que lemos os evangelhos? Por que vocês acham que ler a Bíblia tem alguma coisa a ver com transformar a realidade?

O objetivo deste caminho não é conhecer mais sobre Jesus e sua vida. Não vamos entrar nesse trajeto como topógrafas/os ou historiadoras/es. Os evangelhos não foram escritos para se ter mais ‘informação’ sobre a época de Jesus. Eles foram escritos para:

(6)

1. Solidificar a fé (Lc 1,4)

2. Ser lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119,105)

3. Crer que Jesus é o Filho de Deus e crendo ter vida em seu nome (Jo 20,31)

4. Nosso ensino, para que pela paciência e consolação tenhamos a esperança (Rm 15,4)

5. Ensinar, argumentar, corrigir e instruir na justiça e qualificar todos e todas para a boa obra (2Tm 3,16-17). Estamos, portanto, diante de narrativas teológicas, não historiográficas, com um profundo acento eclesiológico3. As igrejas da época estavam preocupadas em entender a nova realidade em que viviam, agora sob os auspícios do Espírito de Deus. Viver uma vida nova não era (e não é) algo fácil de articular. São muitas as forças contrárias, são muitos os compromissos e conflitos a assumir. São muitos os sonhos que precisam de esforço para se tornarem realidade.

Ler os evangelhos sinóticos (Mt, Mc e Lc) deve nos ajudar a percorrer este caminho da novidade em Cristo, para poder dizer como Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2:20).

3 Os textos do Novo Testamento, em geral, revelam muito da realidade das igrejas da segunda geração de cristãos e cristãs. Os conflitos e perguntas, bem como o conteúdo da catequese, encontram-se por detrás das memórias guardadas e repassadas para esta geração.

(7)

Vai ajudar a desanuviar, fazer uma limpeza, nossas imagens, muitas vezes fantasiosas, que temos de Jesus, o Cristo. O encontro do profundo eu com o verdadeiro Cristo é urgente. Vamos descobrir o que sustentou as comunidades cristãs numa época de muitas crises, perguntas, desistências, violência, traumas, alegrias e novidades. Como estas três perspectivas diferentes do mesmo Jesus (o Nazareno e o Cristo) podem nos ajudar, hoje, a parecer-se mais com ele.

Ler a Bíblia e ler a vida: desafios fundamentais

Hoje em dia muitas pessoas lêem a Bíblia. Pessoas que acreditam em Deus e pessoas que não acreditam. As pessoas lêem a Bíblia de jeitos muito diversos. Isso é bom? Com certeza é bom. O problema é que encontramos muitos jeitos que não estão de acordo com os desejos de Deus, com a Revelação de Deus para a humanidade. Tem gente que acabou criando seus deuses, criando seu próprio Jesus e usa a Bíblia e Jesus (sua interpretação de Jesus) não mais para libertar, para ajudar o povo a ser feliz e encontrar Deus de novo, mas para oprimir, dominar e controlar.

A maioria das pessoas esqueceram o que significa a ‘verdadeira religião’ ou o ‘verdadeiro culto a Deus’. Acho

(8)

que podemos lembrar alguns textos:

1. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1:27)

2. Aquele que quer gloriar-se glorie-se disso: que ele tenha inteligência e me conheça, porque eu sou o Senhor que pratico o amor, o direito e a justiça na terra. Porque é disso que eu gosto, oráculo do Senhor! (Jr 9:23)

Por isso é muito importante redescobrir a Bíblia, como fonte de fé e como instrumento de Deus (Palavra de Deus) para nos ajudar a sermos felizes e a libertar o povo da opressão, exatamente como Ele próprio fez várias vezes e, com certeza, vai continuar fazendo.

Abrindo a Bíblia vocês encontrarão várias respostas para a pergunta de todos os dias: o que é a Bíblia? Para que ela serve? Como eu devo usá-la?

A Bíblia é como gente amiga. Quando você conhece alguém, demora um pouco para você ficar intima da pessoa, da sua família, freqüentar a casa, fazer programas juntos, etc. Tem gente que você só conhece. Tem gente que você conhece e cria intimidades, fica amiga. Mas para isso, você precisa freqüentar sua casa, você precisa estar junto com ela,

(9)

se relacionar com essa pessoa e seu ambiente. Quanto mais tempo você passa com essa pessoa, mais intima você fica dela. Vai chegar um tempo que você já vai estar entrando na casa dela pela cozinha, sem precisar bater palmas (ou campainha) e sem precisar avisar antes. Vai ser sempre um prazer estar juntas.

Assim é a Bíblia. Muita gente não criou ainda essa intimidade com ela. Isso porque não “freqüenta” as páginas da Bíblia costumeiramente. Pode ser porque não deixa a Palavra de Deus falar. Vão procurar na Bíblia somente “algumas coisas” para justificar o conhecimento já adquirido ou os conceitos já prontos na cabeça. Só USA a Bíblia. A Bíblia se tornou um pequeno livro de receitas para tudo.

A Bíblia precisa ser como uma amiga. Precisamos querer nos relacionar com ela. Abrir suas páginas, ler suas palavras, entrar no seu mundo para podemos comer juntos na mesma mesa. É bom que a Bíblia se torne íntima nossa e assim possamos, na leitura e na oração, perceber a revelação de Deus em Jesus Cristo.

“Tua palavra é lâmpada para meus pés, Senhor.

Lâmpada para meus pés e luz, luz para o meu caminho” (Sl 119,105)

(10)

A Bíblia é em primeiro lugar Palavra de Deus. E é palavra de Deus espalhada por muitos livros. A palavra “Bíblia” vem da língua grega e significa, na tradução literal, “livros”. Por isso costumamos chamá-la de “escritos sagrados”. É mais uma biblioteca, uma coleção de escritos cujo objetivo é nos ajudar a entender e perceber a Deus que se revela para a humanidade. Esses livros revelam o desejo de Deus e colaboram para que a Obra de Deus seja realidade concreta na vida das pessoas e do mundo.

Que significa ‘Palavra’ quando aplicamos isso para a Bíblia? Hoje em dia “palavra” se tornou simplesmente um código de comunicação entre nós. Para a Bíblia “palavra” é um acontecimento, uma ação concreta. Vem do hebraico “dabar'”. Veja a primeira página do Gênesis! Quando Deus pronuncia uma palavra, o que acontece? Acontece algo de concreto: a luz aparece, os animais são criados, o ser humano vive. Os profetas podem ver a Palavra de Deus. Então, quando falamos que a Bíblia é palavra de Deus precisamos nos dar conta de que ela é um instrumento pascal, de ressurreição, de mudança de vida concreta em nossa história. Ler a Bíblia nos leva a uma mudança de vida em direção a Deus e ao Reino.

A Bíblia é lâmpada para os pés e luz para o caminho, diz o Salmo. Que significa isso? Que a Bíblia é um

(11)

instrumento e não um fim em si mesma. Experimentem olhar para uma luz fixamente. Olhem para cima e fixem seus olhos na lâmpada ou no sol. O que acontece? Ficamos impedidos de enxergar depois. Ficamos ofuscados. Para que serve a luz? Para iluminar o caminho. Portanto o nosso olhar deve estar fixo no caminho. A luz precisa estar em nossas mãos para que o caminho seja fácil de trilhar, para que não tropecemos, para que não nos enganemos no rumo a tomar. Mas não podemos ficar olhando para a luz (para a Bíblia) todo o tempo. Se assim o fizermos, certamente vamos errar o rumo e acabar num abismo, muito machucados e machucadas.

Referências

Documentos relacionados

Considerações finais     

2.1. Apresentação da Disciplina. A Introdução ao Estudo do Direito é matéria de iniciação, que fornece ao estudante as noções fundamentais para a compreensão

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

É necessário juntar o documento comprovativo da doação e do cumprimento das obrigações fiscais (Atenção! A faculdade de remeter documentos digitalizados está reservada

Aquele cuja mente está treinada em todos os graus do Conhecimento (17) que leva à Luz, desapegado de tudo, para quem a renúncia é felicidade e cujas paixões e

federativo, observadas as competências da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e da Casa Civil da Presidência da República. A SE também dispõe

O estimador EWMA atribui pesos maiores a retornos mais recentes.. EWMA: Otimização de para Covariância.. Para garantirmos a produção de matrizes positivas semi-definidas é

Depois de ser batizado por João Batista, ungido pelo Espírito e aprovado pelo Pai, Jesus foi enviado imediatamente para a região desértica pelo Espírito