• Nenhum resultado encontrado

Seminario VII IRPJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seminario VII IRPJ"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Seminário VII – IRPJ Seminário VII – IRPJ

Aluno: Vinícius Perth S. Meireles Aluno: Vinícius Perth S. Meireles

(2)

1.Pode-se depreender o conceito de renda diretamente da Constituição Federal? Caso isso não seja possível, poderia então a lei complementar fixar um conceito livre de renda ou atribuir ao leislador ordin!rio a sua fixação?

"ão #! definição constitucional de renda. Coube $ leislação infraconstitucional, encabeçada pelo C%" a definição de renda. "o entanto, o C%" e outros dispositivos infraconstitucionais bebem diretamente do %exto &aior, isso por'ue, a rera-matri( de incid)ncia dos tributos sobre a renda est! contida no texto constitucional. "esse sentido, não * possível $ +C C%" definir livremente a renda tribut!vel.

sto exposto, o conceito de renda, mesmo 'ue implícito na constituição uarda relação com os princípios constitucionais explícitos como os da iualdade, lealidade, irretroatividade, pessoalidade, capacidade contributiva. "esse sentido, não #! #ierar'uia entre os princípios e os dispositivos leais implícitos. sso * o 'ue mostra a CF/00

 Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: III - renda e proventos de qualquer natureza;

 Art. 15. !em pre"u#zo de outras $arantias asse$uradas ao %ontribuinte& ' vedado à União& aos (stados& ao )istrito *ederal e aos +uni%#pios:

,I - instituir impostos sobre:

a patrimnio& renda ou servi/os& uns dos outros;

% patrimnio& renda ou servi/os dos partidos pol#ti%os& in%lusive suas 0unda/es& das entidades sindi%ais dos trabal2adores& das institui/es de edu%a/ão e de assistn%ia so%ial& sem 0ins lu%rativos& atendidos os requisitos da lei;

2a leitura desses artios, concluímos 'ue o conceito de renda est! atrelado ao conceito de patrim3nio e proventos de 'ual'uer nature(a. sto *, a partir desses conceitos o leislador infraconstitucional pode construir normas jurídicas mais analíticas sem, no entanto, fuir da'uilo 'ue o constituinte oriin!rio definiu implicitamente. 4 o 'ue se depreende do conceito de lucro lí'uido das pessoas  jurídicas, rendimentos de aplicaç5es financeiras, resultado tribut!vel, an#o de capital,

an#os em operaç5es de 6da7-trade8. 9ão todos exemplos, definidos pela leislação infraconstitucional 'ue 6bebem8 da constituição e mais especificamente do art. :; do C%", conforme abaixo

 Art. 43.  imposto& de %ompetn%ia da União& sobre a renda e proventos de qualquer 

natureza tem %omo 0ato $erador a aquisi/ão da disponibilidade e%onmi%a ou  "ur#di%a:

I - de renda& assim entendido o produto do %apital& do trabal2o ou da %ombina/ão de ambos;

II - de proventos de qualquer natureza& assim entendidos os a%r's%imos  patrimoniais não

%ompreendidos no in%iso anterior.

6 17 A in%idn%ia do imposto independe da denomina/ão da re%eita ou do rendimento& da

lo%aliza/ão& %ondi/ão "ur#di%a ou na%ionalidade da 0onte& da ori$em e da 0orma de  per%ep/ão.

89ar$ra0o a%res%ido pela ei Complementar n7 14& de 1<1<=1.

6 =7 >a 2ip?tese de re%eita ou de rendimento oriundos do e@terior& a lei  estabele%er as %ondi/es e o momento em que se dar sua disponibilidade& para 0ins de in%idn%ia do imposto re0erido

(3)

neste arti$o. 89ar$ra0o a%res%ido pela ei Complementar n7 14& de 1<1<=1 < art. :; do C%" disp5e 'ue a tributação da renda e proventos de 'ual'uer nature(a constitui um acr*scimo patrimonial e, adicionalmente, ela s= ser! tributada 'uando #ouver a disponibilidade dela, seja econ3mica ou jurídica. >pesar de não ser explícito, o direito claramente poderia buscar de outras ci)ncias a definição da renda sempre respeitando os princípios constitucionais. enda, na teoria econ3mica, adv*m de duas fontes ine'uivocamente, o produto do trabal#o ou o produto do capital. 9eundo aluns economistas, a renda seria a soma al*brica da renda consumida e da renda poupada, decorrente dos valores monet!rios acrescidos em seu patrim3nio.

@.Auais as formas de apuração e de recol#imento determinada pelo leislador  ordin!rio?

< C%" define como ser! calculada a renda

 Art. 44. A base de %l%ulo do imposto ' o montante& real& arbitrado ou presumido& da renda ou dos proventos tributveis.

 > leislação ordin!ria define renda para as pessoas jurídicas como o lucro no meu entender, isso em nada fere os princípios implícitos constitucionais de renda. Bsse lucro possui tr)s formas de aferição real, presumido ou arbitrado conforme adu( a +ei n 0.D01/D1

 Art. =. As pessoas "ur#di%as determinarão o Imposto de Benda se$undo as re$ras apli%veis ao re$ime de tributa/ão %om base no lu%ro real& presumido ou arbitrado.  > contribuição social sobre o lucro lí'uido tamb*m * um tributo sobre a renda e seue

as mesmas reras para apuração da base de c!lculo do imposto sobre a renda, conforme adu( a +ei n E.0D/00

 Art. =7 A base de %l%ulo da %ontribui/ão ' o valor do resultado do e@er%#%io& antes da provisão para o imposto de renda.

< recol#imento ser! efetuado seundo o /DD 2ecreto ;.GGG/DD. Podendo ser %rimestral

 Art. ==.  imposto ser determinado %om base no lu%ro real& presumido ou arbitrado& por per#odos de apura/ão trimestrais& en%errados nos dias 31 de mar/o& 3 de "un2o& 3 de setembro e 31 de dezembro de %ada ano-%alendrio 8ei n7  .43& de 1& art. 17.

 >nual

 Art. ==1. A pessoa "ur#di%a que optar pelo pa$amento do imposto na 0orma desta !e/ão dever apurar o lu%ro real em 31 de dezembro de %ada ano 8ei n7 .43& de 1& art. =7& 6 37.

*risa-se& %ontudo& que apesar do IB9D ser devido anualmente& 2 a obri$a/ão de re%ol2er o imposto por estimativas devidas mensalmente:

(4)

 Art. ===. A pessoa "ur#di%a su"eita à t ributa/ão %om base no lu%ro real poder optar   pelo pa$amento do imposto e adi%ional& em %ada ms& determinados sobre base de

%l%ulo estimada 8ei n7 .43& de 1& art. =7.

9ar$ra0o Eni%o. A op/ão ser mani0estada %om o pa$amento do imposto %orrespondente ao ms de "aneiro ou de in#%io de atividade& observado o disposto no art. =3= 8ei n7 .43& de 1& art. 37& par$ra0o Eni%o.

Bssas estimativas serão calculadas por suspensão/redução do imposto e da contribuição social art. @;G ou pela receita bruta aplicado determinados percentuais de presunção

9uspensão/edução

 Art. =3. A pessoa "ur#di%a poder suspender ou reduzir o pa$amento do imposto devido em %ada ms& desde que demonstre& atrav's de balan/os ou balan%etes mensais& que o valor a%umulado " pa$o e@%ede o valor do imposto& in%lusive adi%ional& %al%ulado %om base no lu%ro real do per#odo em %urso 8ei n7 F.F1& de 15& art. 35& e ei n7 .43& de 1& art. =7.

Presunção sobre a receita bruta

 Art. ==3. A base de %l%ulo do imposto& em %ada ms& ser determinada mediante a apli%a/ão do per%entual de oito por %ento sobre a re%eita bruta au0erida mensalmente& observadas as disposi/es desta !ubse/ão 8ei n7 .=4& de 15& art. 15& e ei n7 .43& de 1& art. =7.

"esse sentido são diversas as formas estabelecidas pela leislação, sempre respeitando os ditames constitucionais e de leislação complementar para a apuração da base de c!lculo do PH e da C9++.

;.> lei complementar n. 1G:/@GG1 acrescentou um par!rafo seundo ao artio :; do C%", dispondo 6'ue na #ip=tese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecer! as condiç5es e o momento em 'ue se dar! sua disponibilidade, para fins de incid)ncia do imposto8.

ndaa-se o reime de tributação em bases universais abranendo as controladas e coliadas no exterior nos moldes em 'ue prescrito pela +ei 1@.DE;/1: est! de acordo com o ordenamento jurídico?

 > tributação dos lucros auferidos no exterior ocorrer! se não #ouver tratado internacional evitando a bitributação da renda e 'uando a alí'uota incidente sobre a renda no exterior for inferior $ alí'uota incidente sobre a renda no Irasil, em uma esp*cie de compensação de tributos 'uando o tratado internacional assim estipular. Auando não #ouver tratado 'ue evite a bitributação da renda entre Irasil e o país em 'uestão, a renda auferida no exterior dever! ser tributada no Irasil.

 > primeira 'uestão * 'ue o entendimento da expressão 6disponibilidade jurídica8 a 'ue o art. :; do C%" fa( refer)ncia. Compartil#o do entendimento 'ue a disponibilidade  jurídica consiste no poder decis=rio sobre a renda, j! auferida, independentemente de ser paa ou não. < paamento de dividendos, juros ou ro7alties vindos do exterior  consistem na disponibilidade econ3mica da renda, não #avendo dJvida 'ue nessas situaç5es deve acontecer a tributação da renda.

(5)

 > seunda 'uestão 'ue se coloca * a similitude entre disponibilidade jurídica e o reime de compet)ncia cont!bil. > tributação dos lucros no exterior acontecer! inexoravelmente pelo reime de compet)ncia pelo m*todo de e'uival)ncia patrimonial. Bsse m*todo consiste na atuali(ação dos investimentos refletidos nas demonstraç5es financeiras da investidora. "esse caso os lucros viriam reflexamente pelo resultado positivo da e'uival)ncia patrimonial. Pelo princípio da compet)ncia cont!bil e no m*todo de e'uival)ncia patrimonial as compan#ias devem reali(ar os ajustes mensalmente em suas demonstraç5es financeiras.

"esse sentido o lucro da coliada no exterior j! estaria 6disponibili(ado8 contabilmente $ empresa brasileira no resultado do exercício e, portanto j! #averia disponibili(ação do lucro do exercício na demonstração financeira da empresa brasileira, independentemente, desse lucro #aver sido distribuído por meio de dividendos no exterior aos s=cios e/ou acionistas. Bsse * o princípio da compet)ncia cont!bil K utili(ado em todos os países 'ue adotam o F9 6accrual basis8. > atuali(ação do investimento deve ser vista como um an#o de capital 'ue 'uando reali(ado deva ser  tributado.

Contudo, o princípio da compet)ncia cont!bil, a meu ver, não se coaduna com a disponibili(ação jurídica da renda, consarada no art. :; do C%", 'uando ainda não existe expressa deliberação de assembleia de acionistas ou 'uotistas dispondo sobre a distribuição dos lucros do exercício. "os casos em 'ue a investida est! em territ=rio nacional a tributação da renda j! ocorreu pela compet)nciaL alternativamente, 'uando a investida encontra-se no exterior, a tributação s= ir! se efetivar 'uando #ouver a disponibili(ação 'ue não uarda proporção com a compet)ncia cont!bil conforme prescreve o art. E: da referida &P.

 >luns doutrinadores como Mumberto Nvila, afirmam 'ue a disponibilidade jurídica sobre a renda 6não * o poder de decidir ad'uirir o direito $ rendaL * ter o direito $ renda por ter exercido o poder de decidir, mesmo 'ue sem ter disponibilidade econ3mica pelo acesso atual e direto a ela.8 Ble complementa, 6o direito potestativo não provoca o surimento da renda8.

 > pr!tica da tributação internacional da renda e de capitais est! consarada pelo reime caixa 'uando trata-se da distribuição de lucros de controladas e coliadas. Bntretanto, o Fisco criou um sistema em conjunto da &P @.1O0-;O e da +C 1G:/G1 'ue alterou o art. :; do C%" e a possibilidade da tributação da renda dos lucros no exterior, 'ue a meu ver * constitucional. Bntretanto, discordo 'ue esse seja o mel#or  camin#o para uma tributação =tima e indutora de boas pr!ticas econ3micas.

Por fim, cabe lembrar 'ue a pr!tica tribut!ria internacional preconi(a a cl!usula CFC 6controlled fiscal countries8 seundo a 'ual a tributação dos lucros dar-se-ia pela compet)ncia visando a evitar a evasão de divisas e o desvio dos investimentos estraneiros.

O.Aual o conceito Hurídico de permuta? Bla pode ser e'uiparada ao instituto da compra e venda? > Permuta implica acr*scimo patrimonial? M! incid)ncia do imposto sobre a renda nas operaç5es de permuta? Auais os impactos tra(idos pela lei 1@.DE; de @G1:?

 > permuta * um contrato em 'ue urna das partes se obria a dar um bem $ outra em troca de aluma coisa 'ue não seja din#eiro, na verdade, * a troca de bens entre os contratantes, pois a intenção deste tipo contratual * dar e receber prestaç5es e'uilibradas entre si. B são suscetíveis de troca todas as coisas 'ue possam ser 

(6)

vendidas, não sendo imprescindível 'ue os objetos permutados sejam da mesma esp*cie ou ten#am iual valor.

 > priori, tratando-se de obriação contratual e'uivalente, a permuta não representa nen#um an#o de capital pelas pessoas físicas ou jurídicas permutantes, #aja vista 'ue não representa nen#um acr*scimo patrimonial a nen#um das contratantes, exceto se inexistir e'uival)ncia de valores entre os bens permutados, cuja desiualdade de avaliaç5es se compensa com o paamento em din#eiro, denominado de torna.

ejamos o 'ue di( o c=dio Civil K >rt. O;;. >plicam-se $ troca as disposiç5es referentes $ compra e venda, com as seuintes modificaç5es

 K salvo disposição em contr!rio, cada um dos contratantes paar! por metade as despesas com o instrumento da trocaL

 K * anul!vel a troca de valores desiuais entre ascendentes e descendentes, sem consentimento dos outros descendentes e do c3njue do alienante.

 9eundo Cl=vis Ievil!'ua, a troca * o contrato pelo 'ual as partes se obriam a dar  uma coisa por outra, 'ue não seja din#eiro, falta-l#e, por*m, o preço.

H! para Pontes de &iranda 6não #! preço, no sentido pr=prioL por'ue um dos fiurantes promete um bem, 'ue não * din#eiro, e o outro fiurante promete outro bem, 'ue não * din#eiro. > troca não deixa de ser troca se a contraprestação, em ve( de ser s= outra coisa, consiste na outra coisa mais importQncia pecuni!ria, 'ue serve $ correspond)ncia de valores.8 Para ele, socioloicamente a compra e venda prov*m da troca, e não vice versa * a troca de propriedade ou de posse de alum bem pela propriedade ou pela posse de outro, 'ue acontece na compra e venda.

2estarte, * possível se inferir 'ue compra e venda * esp*cie do contrato de troca.  >'uele * posterior a este, pois o surimento da compra e venda s= se tornou possível a partir do momento em 'ue a apareceu a moeda, en'uanto o instituto da troca existe desde 'ue o #umano passou a #abitar a terra.

Para a eceita Federal do Irasil, no entanto, fica indubit!vel 'ue o instituto da permuta se e'uivale a uma compra e venda, submetendo-se, portanto, $s mesmas reras comerciais e tribut!rias.

4 o 'ue se depreende do item O do P" C<9% n D, de G: de setembro de @G1:, 'ue trata da permuta de im=veis por pessoa jurídica tributada com base no +ucro Presumido, verbis

 8O. Cabe consinar 'ue não #! dJvidas 'uanto ao fato de 'ue as operaç5es de permuta, de acordo com o art. O;; da +ei n 1G.:G, de 1G de janeiro de @GG@ C=dio Civil, a seuir transcrito, estão adstritas $s mesmas disposiç5es relativas $ compra e venda. > permuta de im=veis, portanto, da mesma forma 'ue a compra e venda, est! sujeita, em princípio, $ incid)ncia do imposto de renda, tanto no caso de alienante pessoa física 'uanto no de alienante pessoa  jurídica. Por conseuinte, est! sujeita tamb*m $ incid)ncia da Contribuição 9ocial sobre o +ucro +í'uido C9++, no caso de ser o alienante pessoa jurídica.8

(7)

Pol)mica $ parte se a FI construiu seu entendimento com base na analoia, 'ue a permuta * iual a uma compra e venda, para cobrar tributos, o 'ue * vedado pelo art 1G0,  do C%"

< eulamento de mposto de enda, em seu artR :10, determina 'ue as pessoas  jurídicas deverão classificar como an#o de capital toda e 'ual'uer alienação de bens,

sendo a permuta, como al#ures referido, uma esp*cie de alienação.

 > Jnica exceção feita pela leislação de re)ncia, refere-se $s #ip=teses de permuta exclusivamente de unidades imobili!rias, objeto de escritura pJblica, sem recebimento de torna, consoante se infere do art 1@1,   do 2ecreto ;.GGG/DD.

Bm 'ue pese o art 1@;, S ;T, do  1DD, estabeleça 'ue na permuta com recebimento de torna em din#eiro, ser! considerado valor de alienação somente o valor da torna recebida ou a receber, ao 'ue tudo indica, seundo &iuel 2elado Uutierre(- irV > %ributação do Uan#o de Capital nas <peraç5es de Permuta,  22%, riW @GG, maio/@G1@, p!. E:, tal dispositivo refere-se $s reras contidas na nstrução "ormativa 9B 1GE/00, 'ue reula apenas as operaç5es de permutas de bens m=veis.

sso por'ue, seundo informaç5es obtidas no pr=prio site da eceita Federal, no Peruntas e espostas da   PF@G11- Perunta OED,G Fisco não considera permuta a operação 'ue envolve 'ual'uer outro bem 'ue não seja im=vel, apurando-se o an#o de capital como se dação em paamento fosse.

< tratamento tribut!rio aplic!vel na permuta entre bens m=veis e im=veis- "o caso de permuta tendo por objeto bens m=veis, não se aplica o tratamento tribut!rio previsto no art. 1@1 do 2ecreto nW ;RGGG, de @ de março de 1DDD - eulamento do mposto sobre a enda -  /1DDD,devend o ser apurado o an#o de capital relativo a cada uma das alienaç5esR 

Bntretanto, esse tratamento jurídico dado pelas autoridades fiscais 'uando da permuta de bens m=veis e de direitos não se mostra ade'uado ao conceito constitucional de renda, passível de tributação pela eceita Federal, visto 'ue na permuta de bens m=veis e de direitos não #! 'ual'uer acr*scimo patrimonial 'ue caracteri(e a #ip=tese de incid)ncia do , pois não #! 'ue considerar o bem m=vel ad'uirido por permuta como um an#o de capital ao contribuinte, enceto 'uando #ouver torna, #ip=tese em 'ue somente deve ser considerado como an#o de capital a parcela da torna recebida em din#eiro.

Portanto, o atual entendimento do Fisco Federal tem sido de 'ue a permuta de bens m=veis e de direitos, inclusive de participaç5es societ!rias, estaria sujeita ao  sobre o an#o de capital sobre a mera troca de bens ou direitos, ainda 'ue não #aja o recebimento de torna, como se no momento da permuta tivesse #avido um acr*scimo patrimonial imediato para os perrnutantes.

%odavia, ainda 'ue não #aja e'uival)ncia de valor entre os bens permutados, somente #aver! efetivo an#o de capital e acr*scimo patrimonial imediato 'uando da alienação do bem permutado, momento em se deveria apurar a diferença positiva entre o valor  da transmissão do bem recebido em permuta e o respectivo custo de a'uisição do bem dado em permutaR 

< err3neo posicionamento da receita federal tem inorado inclusive o reime de caixa a 'ue estão sujeitas as pessoas físicas, o 'ual adota o crit*rio de recon#ecer renda

(8)

apenas 'uando efetivamente percebida em din#eiro, nos termos doa art. ;W, da +ei D@OG1RDDO1.

2esse modo, e'uivocadamente e diferentemente das permutas imobili!rias em 'ue apenas a torna * tributada, tem incidido1PF e   sobre a diferença entre o valor  do bem ou direito permutado e o respectivo custo de a'uisição destes. Bntendimento este e'uivocado por'uanto as permutas não tra(em acr*scimo patrimonial irnediato. Por tudo isso, a'uele contribuinte 'ue ten#a sido autuado por não levar $ tributação permuta de bens m=veis ou de direitos, pode e deve buscar a tutela jurisdicional para ver afastada a exação fiscal, buscando tratamento ison5mico com a'uele 'ue efetuam permuta de unidades imobili!rias, os 'uais apenas sofrem incid)ncia de   sobre o an#o de capital apurado sobre o valor da torna recebida em din#eiro.

.Bxiste diferença entre contaem do pra(o decadencial para o lançamento de um valor de imposto de renda apurado sobre lucro real trimestral e pelo lucro real anual? B como se d! a contaem decadencial para lançamento de valores de F?

< pra(o decadencial não se ree por norma jurídica Jnica. > norma jurídica de contaem do pra(o do Fisco lançar e, por conseuinte, constituir o cr*dito tribut!rio manifesta-se em uma multiplicidade de formas.

"os casos em 'ue o lançamento tribut!rio * por #omoloação como * o caso de imposto de renda, e não #avendo simulação, fraude, dolo ou m!-f* do contribuinte no exercício do auto-lançamento a rera aplic!vel, seundo os ensinamentos de Burido de 9anti, * a inteli)ncia do art. 1OG S: do C%". "esse caso, o pra(o decadencial * de O anos contados do fato erador.

Paamento de estimativas de imposto de renda no lucro real anual contaem do pra(o decadencial do Fisco contados do fato erador. >s estimativas tratam-se de metodoloia de apuração e o imposto de renda * , de fato, devido ao fim do exercício. "esse caso o Fisco pode lançar estimativa de janeiro contados do fim do ano-calend!rio ou ainda como di(em aluns da entrea da 2PH em jun#o do ano posterior.

Paamento de imposto de renda no lucro real trimestral a leislação estipula 'ue e o tributo * devido no fec#amento do lucro lí'uido trimestral. > contaem do pra(o decadencial tamb*m obedece a rera do art. 1OG, S: do C%". < pra(o * de O anos contados do fato erador.

Paamentos com retenção de imposto de renda na fonte a retenção fonte tamb*m * um tributo lançado por #omoloação e obedece as reras do art. 1OG, S:. "o entanto, a antecipação do imposto de renda por meio da retenção fonte * dispositivo lealmente autori(ado apesar de, efetivamente, não #aver renda disponível, mas tão-somente

paamento de receita e o fato erador para a contaem do pra(o decadencial não pode ser outro 'ue não o paamento dos rendimentos.

E. < 'ue sinifica a expressão 6 preços de transfer)ncia8 e 'ual sua função? < 'ue * o princípio 6armXs len#t8 aplicado pelo fisco no Irasil? Foi positivado no Irasil pela +ei n. D:;G/D e alteraç5es posteriores? Comente sobre a possibilidade de aplicação coercitiva deste conceito.

(9)

 > expressão 6preço de transfer)ncia8 consiste na determinação do preço pelo 'ual uma empresa transfere bens ou fornece serviços $ empresas a ela vinculadas, 'ue se situem em locais com outras jurisdiç5es tribut!rias ou em 6paraísos fiscais8 países com tributação favorecida, nos termos do art. @: da +ei n D.:;G/D.

2e acordo com a definição de odrio &aitto da 9ilveira 6Bm princípio, * possível definir preço de transfer)ncia como sendo o valor de compra ou venda de bens e serviços comerciali(ados entre unidades orani(acionais situadas em diferentes países, ou, simplesmente, a expressão monet!ria de produtos e serviços entre unidades orani(acionais de uma mesma empresa, locali(adas em países distintos.Bm outras palavras, entende-se por transfer)ncia de preços o acr*scimo para mais ou para menos do preço normal de mercado, de mercadorias 'ue a matri( exporte para a filial, ou 'ue esta Jltima envie para a'uela.8

 > terminoloia adotada atualmente na pr!tica mundial * a da expressão inlesa 6transfer pricin8.

 > oriem do 6preço de transfer)ncia8 decorre da lobali(ação e da conse'uente internacionali(ação dos fen3menos econ3micos, 'ue levaram as empresas a atuar em v!rios países K por meio de filiais, subsidi!rias, a)ncias etc -, o 'ue erou a necessidade empresarial de transferir entre suas v!rias unidades seus produtos, mat*ria prima, t*cnica, pessoal, m*todos orani(acionais, serviços, con#ecimento etc. 2esta forma, em virtude das peculiaridades oriundas das circunstQncias das operaç5es 'ue se reali(am entre essas pessoas jurídicas relacionadas, o 6preço de transfer)ncia8 * estipulado de modo artificial, de modo 'ue divere do preço de mercado normalmente praticado entre empresas diferentes.

 > função do 6preço de transfer)ncia8 para as empresas * controlar as operaç5es comerciais e/ou financeiras reali(adas entre partes relacionadas, sediadas em  jurisdiç5es tribut!rias diversas.

"este sentido, afirma Meleno %3rres 'ue 6Y a trans0ern%ia de pre/os pode servir  %omo 0orma de alo%a/ão estrat'$i%a de re%eitas ou despesas& nas opera/es de venda de bens& presta/ão de servi/os& trans0ern%ia e uso de te%nolo$ia e patentes& mEtuos e outros& e0etuadas entre pessoas interdependentes ou de qualquer modo rela%ionadas& situadas em di0erentes "urisdi/es tributrias& e em %ondi/es diver$entes das que seriam pa%tuadas %om empresas independentes& visando& no mais das vezes& reduzir a tributa/ão $eral da empresaG.

elacionado ao conteJdo de estudo do 6preço de transfer)ncia8 est! o princípio 6armXs len#t8. 9inteticamente, tal princípio consiste em tratar as empresas vinculadas como se não fossem vinculadas. 2esta forma, pelo princípio 6armXs lent#8, busca-se alcançar o valor da operação praticada entre pessoas relacionadas se estivessem neociando em condiç5es de livre com*rcio, pelo preço fixado pelo mercado.

< princípio 6armXs lent#8 corresponde ao preço praticado no mercado entre empresas independentes, diversas, em condiç5es e'uivalentes, direcionadas pela livre concorr)ncia. Bm outras palavras, o princípio corresponde ao 6preço de mercado ou de livre concorr)ncia8, ao 6preço parQmetro8 ou ao 6preço de refer)ncia8.

Auanto $ positivação no Irasil deste princípio, embora a leislação brasileira não preveja expressamente esse princípio, a mel#or doutrina sustenta com tran'uilidade a

(10)

sua adoção pela leislação tribut!ria brasileira, de tal modo 'ue a sua observQncia * mandat=ria para a justa determinação de preços de transfer)ncia8.

Portanto, a +eislação Irasileira sobre 6preços de transfer)ncia8 não trata expressamente do princípio 6armXs lent#8, mas ele est! nela incluído de forma implícita.

"o 'ue tane a inserção do armXs lent# no direito brasileiro pela +ei n D.:;G/D, a maior parte da doutrina afirma 'ue o referido princípio/rera foi recepcionado. sso por'ue, a função dos armXs lent# * verificar e aplicação o preço justo ou imparcial para fins de tributação, tendo tal comando fundamento no ordenamento jurídico brasileiro atrav*s dos princípios constitucionais da capacidade contributiva, da iualdade e da livre concorr)ncia.

%endo em vista 'ue o princípio 6armXs lent#8 * considerado pela doutrina brasileira majorit!ria como v!lido para orientar as normas de 6transfer)ncia de preço8 e 'ue na ele est! implícito em diversas normas dispostas na +ei n D.:;G/D atrav*s de m*todos e definiç5es, * possível sua aplicação coercitiva, mediante a mera consecução dos m*todos de controle dos 6preços de transfer)ncia8 prescritos na leislação p!tria sobre o assunto, 'ue consistem em forma leal v!lida para o exercício do poder impositivo tribut!rio.

0. < 'ue se entende por despesas operacionais, para fins da dedutibilidade do PH? < conceito de despesa necess!ria est! estipulado no art. @DD do /DD 2ecreto ;GGG/DD. > ideia * a impossibilidade das empresas dedu(irem para fins de apuração do lucro lí'uido despesas não relacionadas com sua atividade com o intuito Jnico de redu(ir sua cara tribut!ria.

!e/ão III Custos& )espesas pera%ionais e (n%ar$os !ubse/ão I )isposi/es Herais

)espesas >e%essrias

 Art. =. !ão opera%ionais as despesas não %omputadas nos %ustos& ne%essrias à atividade da empresa e à manuten/ão da respe%tiva 0onte produtora 8ei n7 4.5& de 14& art. 4.

6 17 !ão ne%essrias as despesas pa$as ou in%orridas para a realiza/ão das transa/es ou opera/es e@i$idas pela atividade da empresa 8ei n7 4.5& de 14& art. 4& 6 17.

6 =7 As despesas opera%ionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transa/es& opera/es ou atividades da empresa 8ei n7 4.5& de 14& art. 4& 6 =7.

6 37  disposto neste arti$o apli%a-se tamb'm às $rati0i%a/es pa$as aos empre$ados& se"a qual 0or a desi$na/ão que tiverem.

< art. 1; da +ei n D.@:D encontra-se na mesma posição no ordenamento da +ei n :.OG arumento este suficiente por si s= para a restrição do conceito de despesa necess!ria sempre respeitando o conceito constitucional de renda.

Bm min#a opinião, o art. 1; da referida lei não restrine o conceito de despesa necess!ria, o dispositivo elenca #ip=teses e situaç5es de maneira descritiva de modo a evitar 'ue o contribuinte manipule suas despesas cont!beis. 9eue abaixo o referido artio 6ipsis litteris8

(11)

 Art. 13. 9ara e0eito de apura/ão do lu%ro real e da base de %l%ulo da %ontribui/ão so%ial sobre o lu%ro l#quido& são vedadas as se$uintes dedu/es& independentemente do disposto no art. 4 da ei n7 4.5& de 3 de novembro de 14:

I - de qualquer provisão& e@%eto as %onstitu#das para o pa$amento de 0'rias de empre$ados e de d'%imo-ter%eiro salrio& a de que trata o art. 43 da ei n7 F.F1& de = de "aneiro de 15& %om as altera/es da ei n7 .5& de = de "un2o de 15& e as provises t'%ni%as das %ompan2ias de se$uro e de %apitaliza/ão& bem %omo das entidades de previdn%ia privada& %u"a %onstitui/ão ' e@i$ida pela le$isla/ão espe%ial a elas apli%vel;

II - das %ontrapresta/es de arrendamento mer%antil e do alu$uel de bens m?veis ou im?veis& e@%eto quando rela%ionados intrinse%amente %om a produ/ão ou %omer%ializa/ão dos bens e servi/os;

III - de despesas de depre%ia/ão& amortiza/ão& manuten/ão& reparo& %onserva/ão& impostos& ta@as& se$uros e quaisquer outros $astos %om bens m?veis ou im?veis& e@%eto se intrinse%amente rela%ionados %om a produ/ão ou %omer%ializa/ão dos bens e servi/os;

I, - das despesas %om alimenta/ão de s?%ios& a%ionistas e administradores;

, - das %ontribui/es não %ompuls?rias& e@%eto as destinadas a %ustear se$uros e  planos de saEde& e bene0#%ios %omplementares assemel2ados aos da previdn%ia

so%ial& institu#dos em 0avor dos empre$ados e diri$entes da pessoa "ur#di%a; ,I - das doa/es& e@%eto as re0eridas no 6 =7;

,II - das despesas %om brindes.

D. > leislação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro lí'uido asseura compensação dos prejuí(os fiscais ou de bases neativas apurados, limitados $ denominada trava de ;GZ. Por outro lado, reula ainda a forma com 'ue o direito $ compensação subsiste, especialmente em face de eventos de cisão, incorporação ou fusão de sociedade. ndaa-se 4 cabível a denominada 6incorporação reversa8 ou 6incorporação $s avessas8, isto *, a operação em 'ue fiura como incorporadora a sociedade detentora de prejuí(os fiscais, reali(ada justamente para 'ue estes não se percam? 2ito de outra forma, essa esp*cie de planejamento * lícita?

 > incorporação reversa consiste na incorporação da sociedade investidora e não da investida. "esse caso, a sociedade investidora deixa de existir e o C"PH de ambas passa a ser o da investida. Bm termos societ!rios a incorporação difere da fusão, uma ve( 'ue na fusão #! o encerramento das duas compan#ias para o surimento de uma nova compan#ia. >ssim disp5e a +ei das 9.> :G:/E

 Art. ==. A in%orpora/ão ' a opera/ão pela qual uma ou mais so%iedades são absorvidas por outra& que l2es su%ede em todos os direitos e obri$a/es.

 Art. ==F. A 0usão ' a opera/ão pela qual se unem duas ou mais so%iedades para 0ormar so%iedade nova& que l2es su%eder em todos os direitos e obri$a/es.

"ão #! 'ual'uer dispositivo leal 'ue impeça a incorporação $s avessas com a finalidade de aproveitar de saldos de prejuí(os fiscais da investida. 4, portanto, uma forma de planejamento tribut!rio lícita. > incorporação reversa visa ao aproveitamento

(12)

do saldo de prejuí(o fiscal acumulado e evitar o 'ue disp5e a leislação do imposto de renda /DD

 Art. 514. A pessoa "ur#di%a su%essora por in%orpora/ão& 0usão ou %isão não poder %ompensar pre"u#zos 0is%ais da su%edida 8)e%reto-ei n7 =.341& de 1F& art. 33. Bntretanto, #! diversos precedentes impedindo a incorporação $s avessas 'uando a investida * mera empresa veículo ou 'uando não * uma empresa operacional. > operação * feita com artificialismo e, nesse caso, constitui simulação jurídica. 4 o 'ue depreende-se do julamento do consel#o de contribuintes abaixo

 A%?rdão CB!*<1-=.1 8=<1=<1

6PH K 6"C<P<>[\< ]9 >B99>98 K &>%4> 2B P<> K C<&PB"9>[\< 2B PBH^_`<9 F9C>9. > definição leal do fato erador * interpretada abstraindo-se da validade jurídica dos atos efetivamente praticados. 9e a documentação acostada aos autos comprova de forma ine'uívoca 'ue a declaração de vontade expressa nos atos de incorporação era enanosa para produ(ir efeito diverso do ostensivamente indicado, a autoridade fiscal não est!  junida aos efeitos jurídicos 'ue os atos produ(iriam, mas $ verdadeira

(13)

M! um período constitucionalmente definido para se apurar a renda para 'ue esta seja tributada? > 'ue limites est! adstrito o leislador ordin!rio na conformação dos crit*rios temporal e espacial do PH? < período de apuração pode ser trimestral? Hustifi'ue.

"ão. < período definido constitucionalmente * o aspecto temporal do imposto sobre a renda 'ue * o momento da disponibili(ação da renda. Coube $ leislação complementar e ordin!ria disciplinar o período de apuração para 'ue seja possível encontrar valores 'uantitativos confi!veis para determinar-se a renda auferida.

< leislador ordin!rio est! compelido a criar sistem!ticas de apuração do imposto sobre a renda da pessoa jurídica respeitando os ditames constitucionais do aspecto temporal e espacial da &%. < crit*rio temporal * o momento da disponibili(ação da renda $ pessoa jurídica, loo, o leislador não pode criar sistem!ticas 'ue adiantem o momento da disponibili(ação da renda como * o caso da retenção fonte do imposto sobre a renda K no entanto, como sabemos essa prerroativa não * respeitadaL j! o crit*rio espacial exie 'ue a tributação ocorra sobre a renda auferida em territ=rio nacional e sobre a renda de residentes e domiciliados no exterior. 4 o caso, por exemplo, da tributação dos an#os de capital de não residentes, mas 'ue acontecem em territ=rio nacional.

Por fim, o leislador ordin!rio institui inicialmente a tributação da renda trimestralmente. Bm um seundo momento anualmente. Como j! explanado o m*todo para apuração da renda ficou a caro do leislador complementar e ordin!rio.

--- > leislação do imposto sobre a renda exie 'ue sejam efetuados ajustes ao lucro real se, em operaç5es internacionais reali(adas entre partes vinculadas, os preços praticados não obedecem aos parQmetros da +ei D.:;G/D Preços de %ransfer)ncia. eferida lei fixa marens de lucro em operaç5es de exportação e importação, de um lado, e limita os meios para se produ(ir prova 'ue infirme as marens pr*-fixadas, de outro. "esse contexto, perunta-se i em face da referida lei, as presunç5es leais eriidas são absolutas ou relativas? < recurso $s presunç5es leais e ficç5es, pelo leislador ordin!rio federal, em mat*ria de imposto sobre a renda, enfrenta limitaç5es constitucionais? b o ajuste decorrente das presunç5es eriidas pela +ei D.:;G/D conforma-se com o conceito de renda?

Cumpre primeiramente diferencias as presunç5es tribut!rias em absolutas e relativas

 Presunção relativa constitui a verdade do fato, en'uanto não produ(ida prova do

contr!rio. 9endo assim, admite contraprova para desfa(er a 'ualificação do fato.

 Presunção absoluta * definida por previsão leal expressa, 'ue estabelece a verdade

do fato em definitivo. >ssim sendo, não admite prova do contr!rio.

"esse sentido, a fixação de marens de lucro e a aplicação de m*todos para o c!lculo do ajuste do preço de transfer)ncia P+-;GL CP+L PC constitui uma presunção relativa. < contribuinte disp5e de meios para provar o ajuste de preço de transfer)ncia ao lucro real seundo o m*todo eleido e $ apuração do preço parQmetro para cada produto importado e exportado.

(14)

< estabelecimento de presunç5es pelo leislador ordin!rio enfrenta limitaç5es constitucionais uma ve( 'ue a constituição do fato jurídico em sentido estrito advindo de presunç5es não * suficiente para constituir o fato jurídico tribut!rio.

Por fim, o ajuste do preço de transfer)ncia visa a evitar o intercQmbio de recursos a outros países ou países com tributação favorecida. "esse sentido as livre pr!ticas de mercado * 'ue ditam a renda auferida por uma pessoa jurídica em determinado ano-calend!rio, portanto, o ajuste de %P est! coadunado com o conceito de renda e em consonQncia com as pr!ticas mais recentes dos países da <C2B.

Referências

Documentos relacionados

Não bastará responder a essas professoras dizendo-lhes que essas crianças são, sim, capazes de aprender -e isso vale para todas as ditas especiais -, todas têm potenciais que podem

Árcade Ação de Campanha Táticas de Campanha Rede Tela Dupla Árcade Quando você inicia o jogo, o Menu Principal aparece.. Ele permite que você inicie um novo jogo, carregue um

Ao refletir sobre isso, fica clara a importância de atividades interdisciplinares, que não serviriam apenas para chamar o professor de Geografia para tratar de “assuntos

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

É requerido um despojamento das obras da carne e um revestimento do fruto do Espírito Santo, e isto não é feito apenas por palavras, mas pela efetiva operação do

Mas não baixo minha guarda, Tô focando no progresso Mesmo que tudo esteja incerto Eu sei mesmo quem me guarda, Sei que a lei do retorno não falha, Por isso digo com toda

Deus deu os alimentos para prover a fome do homem, bem como a água para saciar sua sede.. Já