• Nenhum resultado encontrado

Vemos abaixo dois exemplos negativos do apóstolo João que se prostrou aos pés do anjo para adorá-lo no livro do Apocalipse:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vemos abaixo dois exemplos negativos do apóstolo João que se prostrou aos pés do anjo para adorá-lo no livro do Apocalipse:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Adoração a anjos:

Os anjos não devem ser adorados, não podemos sequer dirigir-nos diretamente a eles em nenhuma condição, os anjos servem a Deus e não aos homens, tudo o que queremos deve ser colocado, com ações de graça, diante de Deus, o Pai, em o nome de Jesus.

Vemos abaixo dois exemplos negativos do apóstolo João que se prostrou aos pés do anjo para adorá-lo no livro do Apocalipse:

Apocalipse 19,10: “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”.

Apocalipse 22,8-9: “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus”.

Aparição de anjos no Novo Testamento:

Um anjo do Senhor aparece a Maria e a José em vários relatos nos evangelhos durante a anunciação da encarnação. Em primeiro lugar ele aparece em sonhos a José, impedindo-o de deixar Maria.

(2)

Mateus 1,20: “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo”.

Depois o anjo aparece a Maria pessoalmente anunciando o nascimento do menino Jesus, o nome do anjo anunciador é Gabriel, como se pode ver no verso abaixo de Lucas.

Lucas 1,19: “Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas”.

Este anjo Gabriel é o mesmo que apareceu a Daniel em suas visões.

Daniel 8,16: “E ouvi uma voz de homem de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão”.

O Anjo do SENHOR no Velho Testamento:

O Anjo do SENHOR que aparece com letra maiúscula no Velho Testamento não é ninguém menos de o Verbo de Deus, o Cristo, o único mediador entre Deus e os homens que se manifesta já no Velho testamento.

(3)

O Anjo do SENHOR aparece a Agar, a escrava egípcia, Abraão, Moisés, Balaão, Gideão, Manoá – pai de Sansão, Josué e Davi.

Para Agar o Anjo anuncia que seu filho será salvo, ele aparece a Abraão quando se dirige para destruir Sodoma e Gomorra e também anuncia o nascimento de Isaque, aparece a Moisés no monte Sinai, a Balaão quando se dirige para amaldiçoar o povo de Israel, a Manoá, pai de Sansão conforme abaixo:

Manoá - Juízes 13,18: “Respondeu-lhe o Anjo do SENHOR e lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?”.

Depois disto o Anjo do SENHOR aparece a Josué no cerco de Jericó e aparece de forma drástica a Davi e os anciãos de Judá no verso abaixo.

Davi - 1 Crônicas 21,16: “Levantando Davi os olhos, viu o Anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a espada desembainhada na mão estendida contra Jerusalém; então, Davi e os anciãos, cobertos de panos de saco, se prostraram com o rosto em terra”.

O Anjo do SENHOR, que é o Verbo de Deus, é também o executor das sentenças divinas, ele é o Anjo que passa sobre o povo de Israel para destruir os primogênitos do Egito, o verso abaixo não deixa dúvidas a este respeito, o Anjo se identifica com “o SENHOR”.

Êxodo 12,12: “Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os

(4)

deuses do Egito. Eu sou o SENHOR”.

Ele é também o Anjo do SENHOR que destrói o exército de Senaqueribe quando este cercava Jerusalém, matando em uma só noite 185.000 homens.

Isaías 37,36: “Então, saiu o Anjo do SENHOR e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram

cadáveres”.

O que se pode ver nesta atuação do Anjo do SENHOR, é que Deus não é um Ser fraco e todo amoroso, que depende do homem para realizar seus desígnios, vemos aqui que Deus é justo e exerce o seu juízo sobre todos aqueles que o afrontam: De Deus não se zomba.

Salmos 7,11: “Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias”.

Anjos da guarda:

O verso usado para afirmar a existência dos anjos da guarda pessoais é este abaixo.

(5)

os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de meu Pai celeste”.

O que temos aqui são algumas coisas bastante diversas do senso comum.

- Primeiro: Os pequeninos referidos no verso não são, na verdade, as crianças, mas os novos

crentes em Cristo que não devem ser desprezados por ninguém;

Mateus 18,2-3: “E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

- Segundo: Este verso é uma manifestação de respeito por estes novos crentes, na verdade

uma séria repreensão aos discípulos, que estavam tomados de vaidade, como podemos ver no primeiro verso do capítulo.

Mateus 18,1: “Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?

Ninguém jamais acusou os discípulos de idolatria, falsidade, adultério ou o que quer que seja, porém, vemos mais à frente que, como todos os judeus, eles esperavam em Jesus, o reino de Davi, e, na expectativa do poder, eles estavam cheios de inveja e disputa.

Mateus 20,20-21: “Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e,

(6)

no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda”.

Lucas 22,24: “Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior”.

Os discípulos receberam severa reprimenda de Jesus quanto a esta disputa: eles foram advertidos que aquele que quiser ser o maior será o menor entre eles.

Vemos então, que em primeiro lugar, os pequeninos referidos neste verso são os novos

cristãos e que o teor deste capítulo refere-se à reprimenda de Jesus e ao respeito devido pelos discípulos e crentes mais antigos aos novos crentes, recém convertidos.

- Em terceiro lugar: “Seus anjos no céu” são referidos para criar uma diferença com relação

aos anjos caídos, que não estão mais no céu.

Estes anjos são dedicados a cuidar dos novos cristãos e nada leva a crer que cada um tenha um anjo a seu serviço, porque os anjos estão sempre a serviço de Deus e jamais a serviço do homem.

Salmos 91,11: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos”.

Lucas 4,10: “Porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem”.

Salmos 103,20: “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executai s as suas ordens e lhe obedeceis à palavra”

.

(7)

Podemos ver também, pela parábola do rico e do mendigo, que, ao morrer, o mendigo foi levado pelos anjos, e não pelo seu anjo:

Lucas 16,22: “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado”.

Temos também mais um verso no evangelho de Lucas que mostra a pluralidade dos anjos relacionada a um único homem:

Lucas 15,10: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Podemos ver também, no exemplo do profeta Eliseu, uma quantidade inumerável de anjos e seres espirituais enviados por Deus para proteger o profeta.

2 Reis 6,17: “Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”.

Por todos estes exemplos, vemos que a existência dos anjos da guarda pessoais não passa de um mito que não deve ser levado a sério pelos cristãos.

(8)

Homens e anjos:

O menor dos anjos é mais sábio que qualquer homem, o menor dos anjos é mais forte que qualquer homem, porém, os anjos caídos não têm um plano de salvação, estão eternamente condenados.

Por fim, vemos que o apóstolo coloca os cristãos presidindo, junto a Cristo, o julgamento dos anjos no dia do Juízo Final.

Todavia, não se pode inferir, por isto, que cabe ao homem alguma responsabilidade no julgamento, seja de homens ou de anjos, todo o poder para o julgamento foi dado somente a Cristo, mas os cristãos ressurretos estarão juntos com Cristo no julgamento dos anjos.

1 Coríntios 6,3: “Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!”.

Referências

Documentos relacionados

Relatório – Avaliação da Satisfação dos Utentes INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA DE LISBOA FRANCISCO GENTIL, EPE.. Gestão da Qualidade

1 Seleccione as imagens a editar na Área de Exploração do ImageBrowser (filmes ou imagens fixas). Pode seleccionar múltiplos filmes ou imagens fixas. 3 Siga os passos exibidos no

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Por estas observações, e especialmente pela possibilidade de confundir as formas, acreditamos que seja indicado escrever a letra ⟨ʼ⟩ no início da palavra quando um dos prefixos da

impactos que podem afetá-lo e propor medidas para mitigar os impactos negativos (as quais, no caso da arqueologia, em geral resultam em programas de salvamento e

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na