• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DIREITO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

DIREITO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

1. PERFIL DO CURSO

O curso de Pós-Graduação em DIREITO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL, com duração aproximada de 10 meses, tem a colaboração, no seu corpo docente, de profissionais experientes (no âmbito nacional e internacional) e com força renovada, para estimular seus discentes na discussão e pesquisa sobre os temas Ambientais. Assim, busca a especialização de recursos humanos de diversas áreas de conhecimento, e conscientização quanto a política ambiental (nacional e internacional) junto às profissões jurídicas, comprometendo-se com a solução das demandas jurídico-ambiental.

2. DIFERENCIAIS DO CURSO

Aplicar o direito ambiental internacional (europeu, principalmente) como fonte comparativa para o direito nacional.

Aproximar diversas áreas de formção e conhecimento para uma visão jurídico-teórico-prático sobre o tema de DIREITO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.

3. JUSTIFICATIVA

Face ao crescimento econômico, baseado no controle e consumo dos recursos naturais, e danos que ocorrem devido a estas atividades, surgiu a necessidade de

(2)

discutir, em nível global, nas Convenções Internacionais (Estocolmo em 1972, Rio 1992, Rio + 20 etc.), o tema Meio Ambiente.

Portanto, como em outros ordenamentos jurídicos, tais convenções refletem diretamente no Brasil, que está destinado a ser protagonista nas discussões relacionadas ao tema, não só por ser um país rico em recursos naturais, mas, também, pelo tamanho de seu território e população, e o potencial de sua economia.

A proteção do Meio Ambiente constitui um desafio Mundial que influencia a legislação nacional e internacional.

4. OBJETIVOS

Possibilitar o aprofundamento do estudo, pesquisa e debate sobre os problemas ambientais de forma bastante abrangente, com enfoque nas atividades jurídicas (Legislação, Jurisprudência e Doutrina).

5. PÚBLICO ALVO

Bacharéis em Direito, advogados públicos e privados, juízes e membros do Ministério Público, Biólogos, Geógrafos, Engenheiros, Repórteres Setoriais, Pesquisadores, e estudiosos das questões ambientais.

6. DATA DE INÍCIO: 24/10/2013

(3)

8. HORÁRIO: 8:30 às 17:30h

9. DURAÇÃO: + ou – 10 meses

10. CARGA HORÁRIA DO CURSO: 360 horas+ 60 horas TCC

11. MINI-CURRÍCULO DA COORDENAÇÃO

Gabriel Pacheco Mello Cunha

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2008), mestrado em Direito Civil (subdivisão em Responsabilidade Civil Ambiental) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (2010) onde defendeu o trabalho sob o título " "A Responsabilidade Ambiental e a Garantia Bancária Autônoma", e atualmente é doutorando no curso de Direito Civil (subdivisão em Responsabilidade Civil Ambiental) sob o tema: A Responsabilidade Ambiental e as Atividades Anormalmente Perigosas (pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - Portugal). Membro do INCT-InEAC - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos, e do NUFEP/UFF - Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ). Professor da cadeira de Direito Ambiental junto a EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, professor da cadeira de Direito do Ambiente do Instituto Bússola de Ensino.

12. CORPO DOCENTE

(4)

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional UFRJ (1978), doutorado em Antropologia pela Harvard University (1986), pós-doutorado na University of Alabama at Birmingham (1990). É Coordenador do INCT-InEAC - Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Professor Titular Aposentado do Departamento de Antropologia, atualmente é professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, Bolsista do Programa Cientistas do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia.Professor visitante da Faculdade de Filosofia e Letras (Doutorado em Antropologia) da Universidade de Buenos Aires, Professor visitante do Departamento de Criminologia da University of Ottawa. Foi membro do Comitê Assessor de Antropologia e Coordenador do Comitê Assessor de Ciências Sociais do CNPq, e é consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), de diversas Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa e do Consejo de Investigaciones Científicas y Técnicas da Argentina-CONICET. Tem experiência na área de Teoria Antropológica, com ênfase em Método Comparativo, Antropologia do Direito e da Política, Processos Institucionais de Administração de Conflitos e Produção de Verdades e em Antropologia da Pesca.

Ronaldo Lobão

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente professor adjunto do Departamento de Direito Público, da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito PPGSD - da Universidade Federal Fluminense. Atua no campo da

(5)

Antropologia do Direito e Teoria Antropológica, Teoria do Direito e Metodologia da Pesquisa Empírica no Direito. Seus interesses estão voltados para a interface entre o Direito e a Sociedade, em campos ligados à justiça socio-ambiental, à construção legal de identidades, à administração de conflitos e às políticas públicas endereçadas a estes lugares. Suas pesquisas enfocam, principalmente, os seguintes temas: neocolonialismo, construção legal de identidades, unidades de conservação ambiental, administração alternativa de conflitos sócio-ambientais, Tempo e Espaço.

Pedro Heitor Barros Geraldo

Doutor em Ciência Política pela Université Montpellier 1. Possui mestrado pelo Programa em Pós-graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Atualmente, é Pesquisador de Pós-doutorado (CAPES) no InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos) e Pesquisador Associado do CEPEL - Centre d´Études Politiques de l´Europe Latine (UMR 5112). Além disto, é Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF). Tem experiência na área de sociologia do direito, com ênfase na sociologia das profissões jurídicas, de políticas públicas judiciárias e do trabalho judiciário, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça de proximidade e praxeologia do direito. Sua experiência docente consiste no ensino de disciplinas ligadas a Sociologia do Direito no Brasil e Ciência Política na França. Sua experiência de pesquisa consiste no emprego de técnicas qualitativas de pesquisa social no Brasil e na França.

(6)

Alexandra Aragão

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1990. Pós-graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1991. Curso de Direito Internacional Público na Academia de Direito Internacional de Haia, em 1991. Mestrado em Integração Européia, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1995 com a dissertação intitulada «O Princípio do Poluidor Pagador - pedra angular do Direito Comunitário do Ambiente. Doutoramento em Direito Público em 2006 com a dissertação intitulada «O Princípio do Nível Elevado de Proteção Ecológica. Resíduos, fluxos de materiais e justiça ecológica".

13. EMENTAS E CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS

13.1. Fundamentos da Questão Ambiental _40 horas

Apresentação da evolução da questão ambiental, abordando o surgimento da preocupação com o meio ambiente ecologicamente equilibrado nas ciências e nas discussões internacionais, bem como os principais desafios ambientais contemporâneos.

13.2. Meio Ambiente na Constituição de 1988 _40 horas

Evolução da legislação ambiental e análise da evolução do Direito no século XXI. Tutela constitucional do meio ambiente. Repartição de competências em matéria ambiental. Princípios fundamentais do Direito Ambiental.

(7)

13.3. Política Nacional de Meio Ambiente _80 horas

Contexto histórico. Objetivos. Conceitos. Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

13.4. Licenciamento ambiental e Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)_40 horas

Licenciamento ambiental de atividades ligadas à produção de Petróleo e Gás. Estudos ambientais. Aspectos técnicos e jurídicos da poluição. Estudos de casos: aspectos jurídicos e técnicos.

13.5. Responsabilidade Ambiental (Adm., Civil e Penal)_120 horas

Teoria do risco e Direito Ambiental. Teoria Geral da Responsabilidade Civil. Responsabilidade civil e o dano ambiental. Tutela processual civil coletiva. Ação Popular ambiental. Controle de constitucionalidade em matéria ambiental. Mandado de segurança individual e coletivo. Tutela inibitória: medidas cautelares e liminares. Ação Civil Pública. Execução em ações coletivas ambientais.

13.6. Princípios da administração pública e introdução ao direito administrativo sancionador_ 40 horas

Infrações administrativas ambientais: sanção administrativa versus medidas de polícia ou preventivas, medidas rescisórias ou sanções contratuais; o problema da tipicidade e da reserva de lei; a aplicação da norma proibitiva. A parte

(8)

administrativa da Lei 9.605/98: introdução; a definição de infração administrativa ambiental: o problema da reserva legal e as definições em espécie do Decreto 6.514/08; as normas sobre processo administrativo sancionador na Lei 9.605/98 e na Lei 9.784/99; as “sanções” e sua natureza jurídica. Infrações administrativas ambientais estaduais: breve histórico da Lei 3.467/00; a (re)definição fluminense de infrações administrativas ambientais; novas agravantes e novas atenuantes; fiscalização; processo administrativo; medida cautelar; infrações em espécie. Termo de Ajustamento de Conduta (TAC): introdução e natureza jurídica; o TAC da Lei da Ação Civil Pública; o TAC da Lei 9.605/98; o TAC Estadual.

13.7. Direito Ambiental e Tutela Penal. Crimes ambientais _40 horas

Responsabilidade penal da pessoa jurídica. Investigação dos crimes contra o Meio Ambiente. Ação penal cabível. Competência. Os institutos da transação penal e da suspensão condicional do processo no âmbito da Lei 9.605/98. O procedimento criminal em relação à pessoa jurídica denunciada. Ação Civil Pública. Execução em ações coletivas ambientais.

14. Bibliografia Básica:

(9)

BENJAMIN, Antonio Herman (coord.). Direito Ambiental das áreas protegidas - O Regime Jurídico das Unidades de Conservação. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2001

CARNEIRO, Ricardo. Direito Ambiental - Uma Abordagem Econômica. Rio de Janeiro : Forense, 2001

FREITAS, Vladimir Passos de (org.). Águas: Aspectos Jurídicos e Ambientais. Curitiba : Juruá Editora, 2000

FREITAS, Vladimir Passos de. Direito Ambiental em Evolução. Curitiba : Juruá Editora, 1998

GUERRA, Isabella Franco. Ação civil pública e meio ambiente. Rio de Janeiro : Forense, 1997

LEUZINGER, Márcia Dieguez. Meio Ambiente, Propriedade e Repartição Constitucional de Competências. São Paulo : IBAP & Adcoas, 2002.

LIMA, André (org). Aspectos jurídicos da proteção da Mata Atlântica. São Paulo : Instituto Socioambiental, 2001

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo : Malheiros Editora, 2001

MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente. São Paulo : Revista dos Tribunais, 2001

MUSETTI, Rodrigo Andreotti. Da Proteção Jurídico Ambiental dos Recursos Hídricos. Leme : LED, 2001

NUCCI, João Carlos. Qualidade Ambiental & Adensamento Urbano. São Paulo : Humanitas/FFLCH-USP, 2001

(10)

Bibliografia Complementar:

ALEXANDRA ARAGÃO, O Princípio do Poluidor Pagador, Pedra Angular da Política Comunitária, Studia Iuridica, 23, Coimbra Editora, 1997.

ANA PERESTRELO DE OLIVEIRA, Causalidade e Imputação na Responsabilidade Civil

Ambiental, Lisboa, ed. Almedina, 2007.

ANTONIO LEITÃO AMARO, Tal pai tal filho: Os caminhos cruzados do Princípio do Poluidor Pagador e da Responsabilidade Ambiental.

ANTUNES VARELA, Das obrigações em Geral, vol I, 10.º ed. Almedina, Coimbra, 2000. CARNEIRO DA FRADA, Direito Civil. Responsabilidade Civil. Método do Caso, Almedina,

Coimbra, 2006.

GALVÃO TELLES, Direito das Obrigações, 7ª ed., Coimbra, Editora, Coimbra, 1997. GOMES DA SILVA, O Dever de Prestar e o Dever de Indemnizar, vol. I, Lisboa, 1944. HAGER, Umweltschäden – ein Prüfstein fü die Wandlungs – und Leistungsfähigkeit dês

Deliktsrecht, NJW, 1986.

HENRI SMETS, Le príncipe pollueur payeur, un principe erigé en principe de droit de

l´environnement?, Revue General de Droit International Public, 1993.

ISABEL MARQUES DA SILVA, O Princípio do Poluidor Pagador. Estudo de Direito do Ambiente. Porto: Universidade Católica, 2003.

JEAN DUREN, Le Pollueur-Payeur, l´ application et l´avenir du principe, Revue du Marché Commun, n.º 35, Março 1987.

Referências

Documentos relacionados

Para isso, torna-se fundamental integrar os resultados da investigação didáctica na formação inicial e con- tínua dos futuros professores, bem como desenvolver formas de apoiar

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado em Direito) da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público inscritos nos

Professora de Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito e de Direito Civil Comparado nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito da PUCSP..

FUNDAMENTAL. 02 O professor avalia a qualidade da aprendizagem do aluno em função do resultado final. 06 A aprendizagem do aluno baseia-se na investigação, reflexão e criatividade.

A Coordenação do Curso de Mestrado em Direito, nos termos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do

A partir destas colocações desponta o possível delinear do caminho para a retomada da condição de objeto de uso do produto de moda, descaracterizada pela massificação e

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO CONTRATUAL CIVIL E DO TRABALHO PROMOVIDO PELA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHISTA