• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO DA SOCIEDADE UCRANIANA DO BRASIL Інформативний бюлетень Українського Товариства Бразилії Al. Augusto Stellfeld, CEP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO DA SOCIEDADE UCRANIANA DO BRASIL Інформативний бюлетень Українського Товариства Бразилії Al. Augusto Stellfeld, CEP"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Інформативний бюлетень Українського Товариства Бразилії

(2)

EDITORIAL

Lembro-me de minha infância sendo levado pelos meus pais nos tradicionais eventos realizados na União Agrícola Instrutiva, seja na sua sede, na Augusto Stelffeld ou na já inexistente filial do bairro do Portão. Neles eram celebradas datas magnas para a comunidade ucraniana. Estes eventos sempre motivavam muito a nossa comunidade que se reunia para homenagear heróis ucranianos, tais como Tarás Schevtchenko, Simão Petliura ou Ievhen Konovaletz, ou ainda lembrar de datas onde revoluções se fizeram em solo ucraniano pela liberdade da pátria.

Nestes eventos corais se apresentavam com canções solenes, emotivas. Haviam também peças de teatro que eram muito bem interpretadas por membros da nossa comunidade (lembro de Vera Klynczuk Fernandes, Jeroslau Voloschuk e Peter Jedyn), nas quais se contavam passagens da história da Ucrânia, como, por exemplo, quando Petliura foi assassinado nas ruas de Paris. Aliás peças com roteiro e texto escritos por imigrantes que aqui neste Brasil já estavam radicados. Poesias eram declamadas e não raro se via nos rostos dos imigrantes lágrimas que corriam expressando a saudade de tudo que deixaram num passado bem recente.

Tudo era fascinante, a movimentação que se fazia nos palcos dos clubes era maravilhosa. O envolvimento das pessoas era intenso.

Mas havia algo que lá sempre me chamava a atenção, mais que todo o resto.

Havia um grupo de homens que subia ao palco e executava canções cujas notas, tons, versos, circulavam pelo salão onde todos estávamos e nos entristeciam, mas, ao mesmo tempo, propiciavam-nos o vigor da sensação de patriotismo e então aplaudíamos fortemente a execução.

Lembro que não eram muitos estes homens.

Haviam outros, por certo, mas lembro de meu pai Romano Oresten, dos irmãos Paludzyszyn, de Miguel Painkusch e de João Mykytczuk. Não eram muitas vozes, mas havia muita qualidade naquilo que se executava. Talvez não houvesse técnica, mas existia amor, sentimento naquilo que se cantava.

Mas o que me encantava mesmo não eram apenas as canções, não eram os cantores nem tampouco seu amor ou sentimento pela canção interpretada. Era um dos músicos que os acompanhavam.

Lembro-me menino e fascinado pelos acordes vindos da Bandura de Ivan Boiko. Eram magia pura.

Liderava como ninguém aquele grupo de homens. Mantinha o controle de forma soberba sobre cada nota daquele instrumento de formato estranho para mim, mas que produzia uma sonorização encantadora.

Cresci e fui conhecendo muito da nossa cultura ucraniana ouvindo as notas da Bandura de Ivan Boiko.

Um homem que colocava a sua Bandura sobre suas pernas com a delicadeza que só uma mãe tem com seu filho e que dedilhava as cordas como o toque sutil da mesma mãe no corpo pequeno de sua criação

Um homem artífice da madeira, das cordas, dos sons.

Um homem que por tantos anos muito fez pela arte musical ucraniana num silêncio que acho, nem a música pode explicar.

Um homem cuja vida já foi retratada em filme pelo brilhante Guto Pasko e que aguça a curiosidade de todos nós. Um filme que homenageia um imigrante mas que no fundo conta a vida de tantos que da nossa Ucrania vieram para este Brasil, permitam-me, hoje tão vilipendiado.

Caríssimo Ivan Boiko, escrevi tudo isto para mostrar de sua importância para todos nós da Sociedade Ucraniana do Brasil. O senhor guiou por anos valorosos homens que cultivavam em seus corações um pouco da arte ucraniana.

Agradeço muito em nome de todos.

Lastimo que muitos de nossos jovens não tenham tido o prazer de ouvir o dedilhar de seus dedos naquelas Banduras que com tanto amor foram construídas.

Isto não é um Editorial, mas, na verdade, pouco importa se é ou não.

Fato é que quis, tal como fiz, foi homenagear Ivan Boiko, lembrando de forma singela através de fatos marcantes em minha vida, toda sua importância na manutenção e perpetuação de uma parcela de nossa cultura através da música.

Como dizem vocês jovens, “este é o cara”. SLAVA UKRAINÍI

ROBERTO ANDRÉ ORESTEN Presidente da Sociedade Ucraniana

(3)

O BARVINOK NO MÊS DE SETEMBRO

Seguimos passando a todos os leitores as atividades do FOLCLÓRE UCRANIANO BARVINOK para que acompanhem o nosso dia a dia.

No dia 02 participamos da abertura do FESTIVAL ETNIAS DE DANÇA. Trata-se de evento promovido pelo Schwarzwald - Bar do Alemão. O Festival é resultado de uma parceria do Bar com a Associação Interétnica do Paraná - INTEPAR. A partir de então os 18 grupos étnicos associados lá estarão fazendo apresentações até o final do ano.

O Barvinok se apresentará novamente no dia 18 de novembro as 20 h. Marque a data e vá nos prestigiar.

Segundo Sr Rogério Tonatto, sócio-proprietário do Bar,”Teremos mais um espaço cultural no restaurante e a cidade ganha mais uma atração para os turistas”.

Segue a agenda para quem desejar conhecer e prestigiar esse projeto que terá início sempre as 20 h.

7/10 - Grupo Ucraniano Poltava, Wisla - G F Polonês do Paraná e Grupo Árabe Masbha;

21/10 - Centro Espanhol do Paraná, Folclore Grego Neoléa do Paraná e Grupo Junak - Folclore Polonês;

8/11 - Grupo Giuseppe Garibaldi, Grupo Siciliano Isola Del Sole e Grupo Piccola Itália;

18/11 – FOLCLÓRE UCRANIANO BARVINOK, Grupo Português Alma Lusa e Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba- Nikkei;

2/12 - Grupo Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade, Grupo Germânico Alte Heimat e Grupo Árabe Masbha;

9/12 – Grupo Italiano Anima Dantis, Grupo Ucraniano Poltava e Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica.

Já no dia 03 demos reinício as atividades do Grupo Juvenil. Trata-se de uma forma que entendemos muito boa para abraçarmos aqueles jovens que querem dançar mas ainda não possuem a estatura e desenvoltura para estar no grupo adulto. Além de se dedicar àqueles que já possuem boa noção de dança, os correógrafos do grupo juvenil terão a função de lecionar passos da dança ucraniana para aqueles que nunca participaram do infantil ou de outro grupo ucraniano, dando condições que possam estar aptos para participar das coreografias que colocarão em prática.

Os ensaios estão acontecendo às quintas-feiras sempre a partir das 19 h e30min.

O Juvenil tem objetivo de agregar novos jovens ao Barvinok para que possam assim, dar continuidade a preservação da nossa cultura. Já contamos com 15 novos dançarinos.

SEJAM BEM-VINDOS!! E QUE VENHAM OUTROS.

No dia 13 o Coral do Barvinok participou da celebração da Santa Missa em Ação de Graças aos 25 de Sacerdócio de Dom Meron

(4)

Mazur, Bispo Eparca da Eparquia da Imaculada Conceição de Prudentópolis e também por ocasião da Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

Após a cerimônia participamos da festa organizada pela Comissão Diretora da paróquia e que teve início com um saboroso almoço, todo feito pelas Senhoras da Diretoria e demais Colaboradores da Paróquia. Aproveitamos para mais uma vez parabenizar ao queridíssimo Dom Meron pela data que se comemorou.

Queremos também agradecê-lo bem como aos nossos amigos, os Padres Mario Marinhuk e Elias Marinhuk pelo convite para que pudéssemos fazer parte destes momentos tão especiais.

Em 14 de setembro estivemos presentes, junto com outros grupos associados da AINTEPAR, numa reunião na Secretaria da Cultura do Estado do Paraná.

Lá nos reunimos com o Secretário de Estado, Senhor João Luiz Fiani. Na conversa todos os representantes dos Grupos ali presentes pedimos apoio mais efetivo para o Festival Folclórico e de Etnias do Paraná que acontece todos os anos no mês de julho. Na ocasião mostramos a importância histórica das etnias e dos grupos que as representam para o nosso Paraná. Lembramos também da participação ativa que a Secretaria da Cultura teve em toda a história dos festivais.

Alegra-nos lembrar que em épocas passadas quem muito fez pelo Festival foi a eterna Tia Eugênia. Sim, Eugênia Bokalowski Mazepa, que quando servidora pública do Estado do Paraná era lotada na Secretaria de Cultura e em todo período que lá atuou não mediu esforços para fazer do Festival de etnias um evento que permitisse a todos os Grupos

Folclóricos mostrar todo o resultado do trabalho de preservação cultural que se desenvolvia. Infelizmente lá não temos mais a Tia Eugênia, que sempre esteve ao lado de todas as culturas, e que nunca mediu esforços para fazer aparecer a arte e cultura ucraniana. Importante que ela saiba que esteja onde estiver aqui estamos nós, agora retomando contatos na Secretaria de Cultura, local que foi sua casa por muitos anos, e de lá queremos tirar os benefícios que o Estado sempre deu aos Grupos e que tinham na Tia Eugênia um dos pilares para por todos nós brigar.

Já chegando ao final de setembro, no dia 26 o Barvinok se apresentou em evento da Prefeitura Municipal de Curitiba, denominado “DANÇA CURITIBA”. Já na sua 32° edição neste ano foi realizado no Ópera de Arame. A entrada para o espetáculo que contou com a participação de outros Grupos, foi a doação de alimentos ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

E finalmente dia 27, domingo último, o Barvinok realizou mais um evento. Um almoço de domingo para reunir as famílias e amigos, como tradicionalmente vimos fazendo mês a mês.

(5)

Num formato bem simples mas acolhedor preparamos um Churrasco, o tradicional filé de igreja, bem temperadinho. Tivemos, como sempre a colaboração dos componentes do Barvinok na preparação das saladas e no serviço

de Bar e Buffet, bem como a agradável ajuda de Renato Onyskievicz na Churrasqueira.

Após o almoço apresentou-se a Escola de Danças ESPAÇO UP LIVE que tem como professora a Karin Kulitch componente do Barvinok. Fizeram um show muito agradável de dança de salão e os convidados puderam aprender alguns passos. Foi sorteado uma bolsa de estudos para um curso de dança de salão e a Ana Gabriela Denek foi a ganhadora. Aproveite.

À tarde a Organização Feminina realizou o Bingo da Primavera. Muitas prendas e muita diversão.

Trinta anos do curso de Língua

Ucraniana na UFPR

Neste ano de 2015 comemora-se trinta anos de aniversário do Curso de Língua Ucraniana junto ao Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná.

Para comemorar a data um jantar na Sociedade Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK, reuniu alguns membros da nossa comunidade bem como ex-alunos do Curso.

Num encontro muito agradável lembrou-se que este curso foi obra do trabalho da Professora Oksana Boruchenko e do Professor Wolodemir Kultchinski, que batalharam junto a UFPR para que a nossa língua mãe fosse incluída dentre tantas outras que são lecionadas naquela Universidade.

Nossos parabéns para todos aqueles que de forma tão brilhante e incansável mantém o curso em funcionamento. Nossos agradecimentos a denodo das Professoras Olga Kalko e Paulina Tchaika Milus que por anos estão lecionando a língua ucraniana àqueles que querem ela aprender ou aperfeiçoar.

(6)

Não podemos esquecer de lembrar de outros professores que por lá passaram e deixaram suas marcas pela dedicação. São eles o Padre Nicólas Milus e Nadia Kerekuk.

Ficamos muito felizes em participar do evento com nossos Diretores da SUBRAS que já foram alunos do Curso. Ficamos ainda mais felizes por saber que o Curso tem mais uma Professora que é a Mirna Slava Kirilovicz Volochen.

Muitos discursos de homenagens no jantar, mas destaque para a fala da Professora Olga Kalko que tomamos a liberdade de transcrever na íntegra:

“No início deste ano me dei conta de como o tempo passa rápido ao lembrar que estamos completando 30 anos do curso de Língua Ucraniana na Universidade Federal do Paraná e 20 anos do CELIN (Centro de Línguas e Interculturalidade).

Comecei a lembrar de várias coisas que ocorreram no decorrer destes anos e me senti muito privilegiada e agradecida por ter conhecido tantas pessoas maravilhosas. Comecei a lembrar que lindas e inesquecíveis amizades

se formaram entre os professores e os alunos. Lembrei também dos vários encontros festivos que tivemos. Lembrei que nos primeiros anos, como não tínhamos ainda recursos tecnológicos em sala de aula, eu convidava os alunos para assistirem vídeos em minha casa, onde eram degustados vários quitutes trazidos pelos alunos ou uma carninha com linguiça assadas pelo Valery.

Tivemos alguns encerramentos ou despedidas de semestres bem como comemorações de aniversários com pizzas no Fornão, comes e bebes no Bar do Alemão, comes e bebes no Bar Baran, peixada na casa da Dária Denczuk, peixada na casa da dona Olga Litwinski Ribeiro, ceia de Natal na casa da Rosângela Komarcheuski e na casa da mãe do Cláudio Rocha, vareneke na casa da Maria Helena Olinisky, fora os lanches improvisados em sala de aula. Se tudo era motivo para festejar, então não poderíamos passar em branco a comemoração dos 30 anos de curso. E veio então a ideia de promover este encontro com todos os alunos. Este convívio alegre e amigável transformou o nosso grupo de alunos numa grande família.

O curso de Língua Ucraniana foi introduzido na Universidade Federal do Paraná em 1985 como Curso de Extensão Universitária pelo Prof. Wolodymyr Kulczynskyj com o apoio da Profa. Oksana Boruszenko, para os quais externamos os nossos agradecimentos. A partir de 1995 o curso passou a ser administrado pelo CELIN, o qual tem sido uma das melhores opções para o aprendizado de línguas e culturas diversas na cidade de Curitiba.

Nós contabilizamos a participação de 426 alunos durante este período, com a abertura de 166 turmas e emissão de 1.229 certificados até junho de 2015.

Devemos lembrar que a primeira a ministrar as aulas foi a Profa. Nadia Lewtchuk Kerecuk, de 1985 até o primeiro semestre de 1987. A Profa. Olga Nadia Kalko assumiu as turmas em 1986 e segue até agora. De 1989 a 1990 tivemos a colaboração do Padre Nicolas Milus. E a partir de 1992 a participação ininterrupta da Profa. Paulina Tchaika Milus até agora. E no início deste ano a Profa. Mirna Slava Kirylowicz Voloschen ingressou na nossa equipe.

(7)

o Prof. Wolodymyr Kulczynskyj que também ministrou algumas aulas. Em seguida tivemos como coordenadores os professores: Paulo Astor Soethe, Regina Przybycien e Eduardo Nadalin. Os coordenadores atuais são os professores: Aleksandra Piasecka-Till e Marcin Robert Raiman. Nossos agradecimentos a todos pelas orientações e bons conselhos. Queremos também agradecer a todos os diretores do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do CELIN pelo apoio prestado ao curso. Nossa gratidão especial à Profa. Mariza de Riva Almeida, à Profa. Sandra Lopes Monteiro e ao atual diretor Prof. Luiz Gardenal.

Agradecemos também aos funcionários da secretaria do CELIN – sede da Reitoria, Sra. Nair Nardi Lago e Luiz Henrique de Almeida, pelo seu carinhoso e eficiente atendimento aos professores e aos alunos.

Registramos com muito prazer a presença do amigo Luiz Heitor Guimarães, professor de russo do CELIN, ao qual agradecemos pelo prestígio e amizade.

Agradecemos também a todos os presidentes da Representação Central-Ucraniano-Brasileira pelo apoio prestado ao curso, a citar: Dr. Affonso Antoniuk, Sr. Mariano Czaikowski, Sr. Peter Jedyn, Sr. José Welgacz Júnior e Sr. Vitório Sorotiuk.

Nossos cumprimentos pelos 30 anos da Representação Central Ucraniano-Brasileira que ora comemoramos juntos.

Vale lembrar que em sua visita ao Brasil, em 1995, o presidente da Ucrânia Leonid Kuchma demonstrou a sua satisfação ao saber da existência do curso de língua ucraniana na UFPR, único curso deste gênero em toda a América Latina.

Durante a visita oficial realizada ao Brasil em março de 2000 pela delegação da Administração Estatal da Província de Lhviv (Ucrânia), o reitor da Universidade Nacional Ivan Frankó de Lviv convidou a professora Olga Nadia Kalko e seus alunos para participar do Curso de Verão (Curso de Língua Ucraniana, de 1o a 18/08 de 2000).

Esta iniciativa foi tomada como uma forma de reconhecimento aos professores pelo seu empenho e dedicação ao ensino do idioma ucraniano no Brasil e como um estímulo para que mais jovens tenham interesse em aprender a língua dos seus ancestrais.

Nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Tarás Antônio Dilay, presidente desta Sociedade dos Amigos da Cultura Ucraniana e ao amigo-aluno Cláudio João Rocha, secretário, por contribuírem para a realização deste nosso encontro na data de hoje.

Impossibilitado de comparecer ao nosso evento, o Excelentíssimo Senhor Embaixador da Ucrânia no Brasil Rostyslav Tronenko enviou-nos uma carta de felicitações pela qual agradecemos.

Nós, professoras - eu, a Paulina e a Mirna, queremos agradecer aos 426 alunos que prestigiaram o nosso trabalho que tem sido desenvolvido com muita dedicação e carinho em prol da cultura milenar ucraniana. Foi com a participação e o seu apoio que pudemos manter o curso de forma ininterrupta no decorrer destes anos. A festa é de vocês e para vocês. Nossos sinceros agradecimentos a todos os presentes e eu peço licença a vocês para fazer alguns agradecimentos especiais da minha parte.

Primeiramente, agradeço à minha querida amiga Paulina que sempre considerei como sendo a minha irmã mais velha, pelo carinho, amizade e pela sua bondade infinita, que sempre me amparou nos momentos mais difíceis. Agradeço à Mirna por também se colocar á disposição para nos auxiliar e pela amizade sincera que evoluiu desde que nos conhecemos. Agradeço às minhas filhas Tatiana e Alessandra e à minha netinha Ingrid pelo amor e carinho. E, finalmente, eu digo com muita emoção: “muito obrigada” ao meu querido e amado marido, Valery Kalko, amigo e companheiro que durante todos estes anos me deu todo o suporte e motivação para eu poder realizar o meu trabalho. Agradeço pela sua paciência e compreensão, e peço desculpas pelo tempo que não pude dedicar-lhe a devida atenção. Dentre todos, você foi o meu maior e melhor colaborador. Eu te amo.”

Curitiba, 26 de sembro de 2015. OLGA NADIA KALKO

Aniversário da Representação

Central Ucraino Brasileira

No mesmo evento que comemorou o aniversário do Curso de Língua Ucraniana na UFPR se festejou os iguais trinta anos da

(8)

Representação Central Ucraino Brasileira-RCUB.

Criada pelas mãos de notáveis da comunidade Ucraniana no Brasil veio ao mundo com dois objetivos precípuos, quais sejam, ser um elo político entre as várias entidades ucranianas no Brasil e o Governo Brasileiro, bem como tentar fazer as vezes de um ente diplomático para buscar proximidades ao Governo da Ucrânia ainda não independente, mas já em vias de aberturas políticas. A nossa comunidade não tinha uma instituição que a representasse como um todo. Éramos, como ainda o somos, constituídos por Clubes Sociais, Igrejas mas que não tinham, representatividade total dos imigrantes e seus descendentes que no Brasil viviam.

Por lógico que os contatos com o Governo da Ucrânia deveriam existir mas não poderiam ser feitos por pessoas físicas ou jurídicas que não tivessem a representatividade de toda a comunidade, ou seja, congregassem os clubes, as igrejas, representando as pessoas que delas participam.

A partir de então a Representação teve muitos Presidentes e cada qual moveu medidas que foram colocando a nós imigrantes e seus descendentes mais próximos da Ucrânia e de nossos irmãos que lá ficaram.

Foram estreitadas as relações econômicas, folclóricas, sociais e diplomáticas, educacionais, científicas dentre tantas outras ações que partiram da Representação, através das pessoas que de forma tão atuante a presidiram.

Nestes trinta anos as relações econômicas entre o Paraná e a Ucrânia se fortaleceram na medida em que a Representação intermediou a ida de empresários da indústria e do comércio

paranaense para lá terem contatos com seus pares de atuação e criarem ou fortalecerem vínculos profissionais.

As relações Folclóricas foram abertas pela Representação nestes anos possibilitando aos grupos Folclóricos Ucranianos do Brasil um acesso mais fácil aos tantos Grupos profissionais que existem na Ucrânia, tais como Virski, Veriovka, Volin, permitindo a participação em cursos lá na Ucrânia ou trazendo de lá pessoas para ministrar cursos no Brasil, bem como trazendo obras, instrumentos musicais típicos para estes mesmos grupos folclóricos daqui melhorarem sua performance.

Nas questões sociais a Representação teve atuação soberba na ajuda às crianças vítimas de Tchernobyl. Foi pela Representação Central que muitas crianças vieram para Curitiba e fizeram tratamento para as ações reflexivas do acidente na Usina Nuclear. Foi a representação que conclamou a nossa comunidade para hospedar os doentes e familiares que aqui vieram para o tratamento.

Na diplomacia não se esqueçam todos que foi pela ação severa da Representação Central junto ao Governo da Ucrânia que se instalou em Curitiba um Consulado que só não mais existe em razão das condições econômicas por que passa a Ucrania. Mas não tenho dúvidas que será pela Representação que teremos a sensibilização do Governo central da Ucrânia para sua reabertura na nossa Curitiba.

No aspecto educacional, a representação Central abriu as portas para que estudantes descendentes de Ucranianos possam estudar em Universidades da Ucrânia e atualmente temos alguns que lá estão, sem mencionar outros tantos que por lá passaram e já concluíram sua graduação ou especializações em áreas onde a Ucrania se destaca mundialmente, como a Medicina e a Tecnologia.

Nas ciências a Representação foi atuante quando das negociações para que a Ucrânia formalizasse com o Brasil o acordo para trazer tecnologia para o lançamento de foguetes numa das bases aéreas existentes no Brasil.

A todos os Presidentes que pela Representação Central passaram nossos parabéns e reconhecimento pelo belo trabalho que realizaram. Parabenizamos a cada um na pessoa daquele que hoje a preside. Vitório Sorotiuk é um modelo que manteve a trilha

(9)

de bem representar os quase quinhentos mil ucranianos e descendentes que atualmente existem no Brasil. Ele faz brilhantemente, como os demais o fizeram em seu tempo de gestão, o trabalho de ligar as instituições no Brasil e levá-las para a Ucrânia, bem como de lá trazer tudo que se pode para ajudá-las a melhor mostrar ao Brasil e aos Brasileiros a nossa Cultura, através da língua, do folclore das artes em geral.

De Afonso Antoniuk a Vitório Sorotiuk sempre fomos e estivemos bem representados.

OBRIGADO A TODOS OS QUE PRESIDIRAM ESTA IMPORTANTE REPRESENTAÇÃO

CENTRAL UCRAINO BRASILEIRA.

ROBERTO ANDRÉ ORESTEN

Presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil

AGENDA

O Folclore Ucraniano BARVINOK retoma as atividades do grupo juvenil (a partir de 12 anos de idade)e dá início ao projeto do seu grupo para iniciantes (todas as idades).

Se você tem vontade de dançar e divulgar a cultura ucraniana através da dança, junte-se a

nós! Onde?

Na Sociedade Ucraniana do Brasil Alameda Augusto Stellfel nº 795 - Centro

(próximo ao SESC da esquina)

Ex-dançarinos, vamos voltar?

Nosso próximo ensaio será no dia 03 de Outubro!

Venha participar!!

Somos todos amadores esforçados e com um desejo imenso de manter essa linda cultura!

Solange Maria Melnyk Oresten Diretora do BARVINOK

(10)

Recordações.

..

Encontramos em nossos arquivos, fotos de uma apresentação do Barvinok na inauguração da Biblioteca Osiris Del Corso, o qual também foi integrante do Barvinok.

Se você gosta de assistir bom vídeo

com canção ucraniana vá no link

abaixo e assista:

“Ніч яка місячна....” (Noite de Luar...)

Clique no link abaixo para ouvir:

https://www.youtube.com/watch?v=Ejyza48EcKQ& feature=youtu.be

Participação de Eduardo Skalki Bilek

no IRON MAN em

Foz do Iguaçú

Eduardo Skalki Bilek, filho de nosso amigo José Augusto Bilek participou no dia 29 de agosto próximo passado, do IRON MAN em Foz do Iguaçú, iniciando com a natação no lado Paraguaio, 1900 m. Na transição para o ciclismo completou o percurso de 96 km e terminou com a corrida de 21 km no Brasil.

No total, Eduardo participou com mais de mil e cem concorrentes, ficando em 303º lugar.

No dia 10 de setembro, Eduardo viajou para a Austrália para melhorar seu inglês (intercâmbio) e conhecer o país. No domingo 20 de setembro, ele participou da meia maratona em Sidney e foi bem classificado.

Parabéns ao jovem Eduardo!

Última etapa da Copa do Mundo de

Ginástica Artística

Grand Prix Osijek 2015 - Croácia

Nas argolas o ucraniano Igor Radivicov ficou em 2º lugar superado pelo brasileiro Arthur Zanetti.

O Mundial será na Escócia em Glasgow, entre os dias 23 de Outubro a 1º de Novembro de 2015.

Colaboração: José Augusto Bilek

Solange Maria Melnyk Oresten Diretora do BARVINOK

(11)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Em cumprimento ao Estatuto da SUBRAS, a Organização Feminina convoca

suas associadas para Assembléia de prestação de contas e eleição da nova Diretoria, a realizar-se no dia 07 de Novembro de 2015 as 14 horas em primeira convocação e 14 horas e 30 minutos em segunda convocação.

Curitiba, 01 de Outubro de 2015.

Antônia Sessak Presidente

Notícias da Ucrânia

NATO manifesta apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, participou na reunião do Conselho de Segurança e de Defesa da Ucrânia. Durante o encontro, Kiev apresentou provas da presença da Rússia em território ucraniano.

A Aliança Atlântica expressou o apoio à Ucrânia, sem evocar uma eventual adesão da ex-república soviética à NATO.

“As tropas russas estão presentes em território ucraniano e continuam a apoiar os separatistas com treino, equipamento, comando e controlo. Portanto, peço à Rússia para retirar todas as suas forças do Leste da Ucrânia e para implementar completamente os acordos de Minsk”, apelou Stoltenberg.

O presidente Porochenko lembrou que

mais de 60% dos ucranianos desejam que o país adira à NATO.

“Cerca de 64% dos eleitores ucranianos disseram que iriam votar a favor da adesão à NATO e indicaram como principal razão que isso iria garantir a segurança do país no futuro. A segunda razão foi que a pertença à NATO seria o primeiro passo no caminho para entrar para a União Europeia”, explica a socióloga Maria Zolkina da Fundação para as Iniciativas Democráticas Ilko Kucheriv.

A Ucrânia está em guerra com os rebeldes pró-russos no leste do país. Um conflito que já fez mais de oito mil mortos, desde o início em abril de 2014.

“Petro Poroshenko anunciou que a Ucrânia vai realizar um referendo sobre a adesão à Aliança Atlântica, mas não num futuro próximo. Antes da realização do referendo, o Estado necessita implementar um número de reformas sérias. Antes de mais, a Ucrânia deve restabelecer a paz e a estabilidade nas regiões do leste e colocar as Forças Armadas ucranianas ao nível dos padrões da NATO”, sublinha a correspondente da Euronews em Kiev, Maria Korenyuk.

(Fonte: EURONEWS)

Ucrânia: Um cessar-fogo para o

regresso às aulas em Donetsk

Um regresso às aulas sob um novo cessar-fogo no leste da Ucrânia.

Centenas de alunos regressaram às aulas na região separatista de Donetsk.

Um ritual abalado pelo conflito que dura há 16 meses no território, mesmo que rebeldes e exército ucraniano tenham voltado a anunciar uma trégua total durante o dia.

(12)

Subsecretária de Estado dos EUA

promete devolver Crimeia à Ucrânia

Falando no fórum Estratégia Europeia de Yalta, realizado em Kiev no sábado (12), a subsecretária de Estado dos EUA Victoria Nuland provocou sensação ao dizer que a cidade de Yalta um dia retornaria ao controle de Kiev.

O fórum, concluindo no sábado, é uma reunião da elite ucraniana do pós-Maidan, junto com os seus patrocinadores estrangeiros e simpatizantes. No ano passado, a conferência foi forçada a se mudar de Yalta para Kiev, menos 12 vão manter-se, no entanto encerradas, por problemas de segurança.

“Algumas áreas ainda são perigosas. Ainda há uma semana estávamos em casa durante um bombardeamento sem saber se seríamos atingidos. As crianças pensavam que eram fogos de artifício, mas não eram”, afirma uma mãe.

“Eu sinto alguma tranquilidade, penso que estamos prontos para a paz”, afirma outra mãe.

O ano letivo inicia-se num momento em que os observadores internacionais confirmam uma diminuição dos combates na região.

A situação é mais grave no entanto na cidade de Horlivka onde, segundo a ONU, 40% dos habitantes fugiram aos ataques das últimas semanas que destruíram mais de um milhar de casas, assim como dezenas de escolas e hospitais nas regiões circundantes.

(Fonte: Euronews)

embora tivesse mantido o nome. Yalta é uma cidade situada no sul da Crimeia, península que se separou da Ucrânia em março de 2014 para se juntar à Rússia.

Nuland falou sobre a necessidade de “parar a agressão russa”, fez elogios aos grandes sucessos da liderança ucraniana em reformar a economia da Ucrânia e lutar contra a corrupção, e prometeu que os EUA continuarão a ajudar a Ucrânia, incluindo as suas forças armadas. "Vocês fizeram parar o projeto de Novorossiya que estava se realizando, estabilizaram o sistema financeiro e criaram uma nova força policial… Há pela frente muitos desafios. Haverá perdas na luta contra a corrupção. Mas não deve haver nenhuma tolerância para com os oligarcas", observou Nuland, citada pelo jornal ucraniano LB.ua.

"Estamos fornecendo assistência contínua à Ucrânia. Os Estados Unidos, mais do que qualquer outro país, têm apoiado o exército ucraniano. Esta é uma das razões por que a Ucrânia tem sido capaz de parar a ofensiva no leste."

Mas a declaração que causou mais entusiasmo entre os ucranianos e representantes do Ocidente foi uma declaração que Nuland fez no início do seu discurso – “um dia, o Fórum Estratégia Europeia de Yalta retornará à sua casa na cidade de Yalta”.

O Twitter oficial do fórum colocou orgulhosamente na página a declaração de Victoria Nuland:

#VictoriaNuland’s dreamland: Ukraine as American model for democracy (Ucrânia como modelo

americano para a democracia)

(13)

Otan e Ucrânia reforçarão cooperação

em defesa após visita

Petro Poroshenko: “a Ucrânia necessita agora não de armamento letal, mas potencial para uma defesa efetiva de seu território, a defesa de sua integridade territorial, sua soberania e sua independência”

A Otan e a Ucrânia assinaram nesta terça-feira(22) uma declaração para reforçar a cooperação no âmbito da defesa durante a primeira visita a este país do secretário-geral aliado, Jens Stoltenberg.

“Acabamos de assinar uma declaração conjunta sobre o reforço da cooperação em defesa entre Ucrânia e a Otan”, disse o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, em seu conta no Twitter.

Stolteberg, que considerou ontem prematuro o ingresso de Kiev na Aliança, assistiu hoje a uma reunião do Conselho de Segurança Nacional e Defesa (CSND) da Ucrânia, feito com que Poroshenko não duvidou em qualificar de “histórico”.

Além disso, o secretário-geral da Otan e o chefe do CSND assinaram um roteiro em matéria de comunicação para resistir de maneira mais efetiva “à propaganda russa”.

“A assinatura destes documentos contemplam o aprofundamento de nossas relações em esferas determinantes na hora de resistir aos atuais desafios e é um reflexo do começo de uma nova etapa, muito mais prática de nossa cooperação”, disse o Conselho em comunicado.

Por sua vez, Poroshenko ressaltou que “a Ucrânia necessita agora não de armamento letal, mas potencial para uma defesa efetiva de seu território, a defesa de sua integridade territorial, sua soberania e sua independência”.

Com relação à entrada na Aliança, após reconhecer na véspera que a Ucrânia ainda não

está preparada, Poroshenko adiantou que, em quanto que o país complete as reformas de suas Forças Armadas, convocará um referendo sobre este assunto.

“Agora, o número de ucranianos que apoia a integração euroatlântica supera 60%. Isto significa que o povo ucraniano apoia a opção atlântica”, disse o líder ucraniano.

Stoltenberg voltou a chamar hoje a Rússia a retirar todas suas tropas do leste da Ucrânia, onde combatem forças governamentais e milícias pró-russas.

“Chamo a Rússia a retirar todas suas tropas do leste da Ucrânia e a cumprir em sua totalidade os acordos (de paz) de Minsk”, disse o chefe aliado, que acusou Moscou de seguir apoiando os separatistas com equipamento e instrução.

(Fonte: revista EXAME.com)

Por que a Ucrânia precisa dar

poder as suas Regiões - artigo

do Presidente da Ucrânia Petro

Poroshenko para a Newsweek

“A votação parlamentar da Ucrânia em 31 de agosto em favor da lei de alterações à Constituição sobre a descentralização de poderes mostrou ao mundo que o nosso país tem muitos responsáveis políticos com uma visão estratégica e democrática.

No entanto, os eventos fora do Parlamento que se seguiram à votação foram extremamente dolorosos: três militares foram vítimas de uma tentativa fracassada de desestabilizar o Estado. Sinto-me realmente enojado que alguém poderia usar as dores mais profundas de meus concidadãos à sua vantagem política. E eu, pessoalmente, tenho certeza que qualquer pessoa envolvida diretamente nos eventos perto do parlamento ucraniano, bem como aqueles que orquestraram suas ações serão levados à justiça.

Por mais de vinte anos de descentralização tem sido discutido na Ucrânia, apesar de nenhum governo antes se atreveu a tomar uma ação real sobre este tema. Descentralização de poderes na Ucrânia é crucial para a construção de um Estado europeu, e ponto final. Eu disse isso no

(14)

meu discurso de posse, digo-o agora.

O modelo atual de governança é excessivamente centralizado, e não tem nada a ver com democracia. É um atavismo Soviético que contribuiu largamente para a corrupção endêmica e má gestão econômica e política generalizada na Ucrânia. Estamos agora fazendo o que deveria ter sido feito há muito tempo.

Deixe-me ser claro que as reformas à Constituição que propomos, vai nos permitir conceder mais poder para todas as nossas regiões e, portanto, a todos os cidadãos ucranianos que cumprem a lei. Descentralização irá reforçar, e não enfraquecer a Ucrânia.

Independentemente da sensibilidade da questão na sociedade ucraniana, eu conscientemente assumo essa responsabilidade, porque é a coisa certa a fazer para a prosperidade do meu país.

A idéia principal por trás das alterações é a delegação de algumas competências centrais, bem como recursos financeiros, ao nível do governo local, onde eles podem ser usados com a máxima eficiência.

A primeira foi a descentralização orçamental iniciada no início de 2015. Até agora ela tem mostrado resultados promissores: o aumento relativo da média das receitas dos orçamentos locais elevou-se a 36,8%. A descentralização dos poderes do Estado sugere que as comunidades locais serão capazes de decidir como gastar os fundos recebidos. E, como é também muito importante, o governo local vai ser responsável diretamente não com o centro, mas pelos seus eleitores.

Além disso, a Comissão de Veneza, que fornece aconselhamento independente para o Conselho da Europa sobre todos os assuntos de reforma constitucional, elogiou o nosso projeto de lei sobre alterações à Constituição e afirmou que era altamente compatível com a Carta Europeia de Autonomia Local.

Uma vez que muitos interpretam mal a essência da descentralização na Ucrânia, deixe-me explicar alguns pontos potencialmente confusos. Em primeiro lugar, a defesa, a segurança nacional, o Estado de direito, bem como a conformidade com as liberdades civis permanecerá na competência das autoridades centrais.

Em segundo lugar, a Constituição atual

tem um artigo que implica a possibilidade de estatuto de região especial. O projeto de lei que tenho apresentado ao Parlamento Europeu sobre as alterações à Constituição ucraniana, pelo contrário, elimina esse item para evitar o surgimento de inúmeros feudos. Em vez disso, haverá formas de auto-governação local em determinados distritos de Donetsk e Luhansk, somente quando estiverem reunidas três condições: Rússia ter retirado suas tropas e armas a partir do território da Ucrânia; controle sobre a fronteira entre a Ucrânia e a Rússia estiver totalmente restaurado; e, por último, as eleições nesses territórios forem realizadas de acordo com a lei ucraniana e normas estabelecidas pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Em terceiro lugar, a descentralização inicialmente estava no meu plano de paz, porque eu acreditava que era o caminho certo para o meu país e meu povo. O item foi incluído nos acordos de cessar-fogo de Minsk de Fevereiro, apesar de todas as tentativas do Presidente Putin para substituí-lo com "federalização" ou "autonomia". Além disso, a reforma constitucional sobre a descentralização demonstra que as responsabilidades que a Ucrânia compromete-se são respeitados, e nós mantemos nossas promessas, mesmo quando a estrada fica rochosa. Exigimos o mesmo em troca.

Poucas nações podem realmente ter relações com o que os ucranianos estão passando agora. O Leste da Ucrânia agora é a nossa ferida aberta, e qualquer coisa associada é um tema muito sensível. Descentralização de poderes é realmente uma escolha difícil, mas é a única escolha certa. Agora, apesar de todos

(15)

Виступ Президента України на

Саміті з питань миротворчості

Discurso do Presidente da Ucrânia na Cimeira da ONU sobre a manutenção da paz

Шановний пане Президенте, Ваші Високоповажності, Я дуже вдячний Президентові Обамі, Генеральному секретарю ООН та керівникам інших приймаючих країн за організацію цього важливого і своєчасного заходу щодо зміцнення діяльності ООН з підтримання миру. Не секрет, що в ці дні світ серйозно стурбований збільшенням числа заворушень та насильства по всьому світу і обґрунтовано очікує більшої участі Організації Об'єднаних Націй у відновленні миру і безпеки. Я вважаю, що ООН повинна скористатися цією можливістю і вирішувати поточні проблеми безпеки шляхом ефективного реформування своїх можливостей з підтримки миру. Останні ініціативи Генерального секретаря ООН, зокрема, щодо всеосяжного перегляду архітектури ООН з підтримки та будівництва миру, а також доповідь Незалежної групи високого рівня щодо миротворчих операцій могли б забезпечити міцні орієнтири для такої реформи. Якщо Україна отримає місце в Раді Безпеки на термін 2016-2017 років на виборах, які відбудуться протягом декількох тижнів, питання про консолідацію діяльності ООН з підтримки миру буде серед наших основних пріоритетів. Ми раді, що цілий ряд ідей в цих документах підкреслює актуальність ініціативи України, направленої на підвищення пропускної спроможності миротворчих операцій ООН шляхом заповнення критичних прогалин, зокрема щодо авіації. Крім того, пріоритетна увага повинна бути приділена зміцненню співпраці Ради Безпеки ООН з державами, що надають військові і поліцейські контингенти, а також забезпеченню безпеки "блакитних касок". Щорічне святкування Міжнародного дня миротворців, проголошене Генеральною Асамблеєю ООН за ініціативою України в 2002 році, є можливістю вшанувати і віддати данину жертві "блакитних касок". Ваші Високоповажності, Україна заслужила свою репутацію «миротворчої» нації. З моменту здобуття незалежності Україною, більше 34 тис. українських "блакитних касок" взяли участь у більш ніж 20 операціях під егідою ООН, повернувши мир і безпеку в понівечені війною регіони. Мужність українських вертольотчиків в операціях ООН у Кот-д'Івуарі та Ліберії стала легендарною. Україна залишається однією з основних країн, що надає військові вертольоти для ООН - найбільш необхідні і цінні активи, що дозволяють проводити сьогоднішні складні місії. Ми готові підсилити операції ООН 6 українськими військовими вертольотами з Ліберії і Кот-д'Івуару після завершення операцій ООН у цих країнах. Я хочу підкреслити, що ми це робимо у вкрай важких безпекових умовах, будучи об’єктом агресії Російської Федерації. Крім того, останнім часом Україна, Польща і Литва створили спільну військову бригаду, яка складається з 2000 солдатів в цілому і 527 українських солдатів зокрема. os desafios, estamos nos aproximando do

momento da verdade, e só precisamos tomar medidas mais corajosas e responsáveis.”

Fonte: http://www.newsweek.com/petro-poroshenko-why-ukraine-needs-give-power-its-regions-375435

(16)

Серед інших цілей, вона спрямована на участь у міжнародних миротворчих операціях на основі мандата Ради Безпеки ООН. Дорогі колеги, На Донбасі Збройні Сили України та волонтери відчайдушно борються проти зрадницької російської агресії. На жаль, у ці дні Україна потребує вашої допомоги. Я впевнений, що ми зможемо знайти спільний підхід, а успіх нашої координації та співробітництва буде найкращим надихаючим сигналом світові щодо ефективності Організації перед лицем невідкладних викликів в галузі безпеки. Дякую за увагу. Fonte:http://brazil.mfa.gov.ua/pt/press-center/news/

Ucrânia promulga doutrina que torna

Rússia maior inimigo

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, em Kiev

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, promulgou nesta quinta-feira (24) uma doutrina militar na qual a Rússia é considerada a maior ameaça para a segurança nacional e que fixa como objetivo o futuro ingresso na Otan.

Segundo o documento, "a atual ameaça militar para a Ucrânia provém da agressão armada da Rússia, o que inclui a ocupação temporária da Crimeia e sua incursão em algumas áreas das regiões de Donetsk e Lugansk".

Outras ameaças são o reforço do potencial militar russo nas fronteiras com a Ucrânia e o

possível desdobramento de armamento nuclear na península da Crimeia, após sua anexação à Rússia em março de 2014.

A doutrina não descarta uma "agressão militar em grande escala" por parte da Rússia, que apoia às milícias separatistas pró-russas em sua luta contra o exército de Kiev.

"A Ucrânia considera como principal adversário outro país ou coalizão de países cujas ações podem ser qualificadas pela lei ou o direito internacional como agressão militar. Atualmente, o adversário militar é a Federação Russa", afirma o texto.

Por tudo isso, o principal objetivo da Ucrânia do ponto de vista da segurança deve ser modernizar as forças armadas segundo os padrões da Otan, além de restabelecer a soberania e a integridade territorial.

Ao mesmo tempo em que reconheceu que a Ucrânia não está ainda preparada para ingressar na Aliança Atlântica, Poroshenko assinou na terça-feira em Kiev com o secretário-geral aliado, Jens Stoltenberg, uma declaração conjunta na qual ambas partes se comprometeram a reforçar sua cooperação militar.

Segundo uma pesquisa divulgada hoje pela imprensa local, 64% dos ucranianos respalda a entrada do país na Otan, quando há três anos apenas 12% da população apoiava essa opção.

A Rússia, à qual Poroshenko acusa de desdobrar milhares de soldados na Ucrânia em apoio das milícias separatistas de Donetsk e Lugansk, nega sua intervenção no conflito e acusa Kiev de violar os acordos de paz de Minsk (do último mês de fevereiro) por negar-se a dialogar com os separatistas pró-Rússia.

No leste da Ucrânia, onde explodiu uma sublevação armada pró-russa em abril de 2014, forças governamentais e milícias rebeldes respeitam a nova trégua declarada no final de agosto, mas as eleições convocadas pelos separatistas ameaçam, segundo Kiev, torpedear as negociações de paz.

(Fonte: Valentyn Ogirenko/Reuters - publicação Revista Exame.com)

(17)

Presidente Petro Poroshenko

reuniu-se com o Presidente dos Estados

Unidos da América Barack Obama

Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko teve uma reunião com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas nesta segunda-feira (28).

Presidente Obama reiterou o apoio para a Ucrânia e os esforços do Presidente Petro

Poroshenko destinadas a proteger a integridade territorial e soberania da Ucrânia.

No decorrer da conversa, o presidente Obama enfatizou que os Estados Unidos continuarão a apoiar a Ucrânia na implementação das reformas e encontrar uma solução diplomática para o conflito.

Fonte:http://brazil.mfa.gov.ua/pt/press-center/news/

Presidente da Ucrânia durante as

reuniões bilaterais na Assembleia

Geral da ONU conseguiu apoio para a

Ucrânia dos principais países da UE

Presidente Petro Poroshenko informou que as negociações de hoje (28) em formato bilateral com primeiro-ministro britânico David Cameron, e a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, bem como breve reunião com o presidente da França, François Hollande tinha sido dedicado à discussão da situação de segurança e coordenação das ações. "Nós conseguimos apoio claro para a Ucrânia", Poroshenko disse aos jornalistas em Nova

Iorque.

Foi-nos garantido que a questão da Síria não pode ser misturada com a questão da Ucrânia. "Os requisitos relativos de-escalada do conflito, a retirada das tropas russas dos territórios ocupados de Donbass e libertação da Criméia foram levantadas em todas as reuniões". Segundo o Presidente Petro Poroshenko, as partes coordenaram posições na véspera da reunião no formato Normandia, que será realizada em 2 de outubro, em Paris.

"Discutimos também a expansão da cooperação econômica e de reestruturação da dívida", Poroshenko observou.

O Presidente sublinhou que a posição sobre as eleições falsificadas em Donbas manteve-se inalterada - falsas eleições representam um sério tratamento para o processo de Minsk.

Falando do direito de veto dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, o presidente disse que a questão foi amplamente discutida na Assembleia Geral. "Isso não vai fazer privação do direito de veto. Vai sobre a imposição de certas restrições em caso de assassinatos em massa de pessoas. Hoje, direito de veto praticamente fornece uma licença para matar", o presidente observou. De acordo com o Petro Poroshenko, o número de estados de apoio a posição determinada deverá aumentar.

O Presidente está confiante de que todos os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com exceção da Rússia, vai concordar em abolir o direito de veto em casos como a anexação da Criméia ou a tragédia do MH-17.

Fonte:http://brazil.mfa.gov.ua/pt/press-center/news

Doação para o Jornal

(18)

Referências

Documentos relacionados

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

A Coordenadora do Curso de Mídias na Educação da Universidade Federal de São João del-Rei, pós-graduação lato-sensu, no uso de suas atribuições legais, torna

Participa também na consulta de grupo da Hipertensão Pulmonar, uma vez por mês.  Na  última  4ª  feira  de  cada  mês  um  dos  médicos  do  serviço 

com dor rigidez matinal sintomas dor VHS PCR auto-anticorpos controle da doença resposta ao tratamento Fator Reumatóide Anti-CCP..

Rheumatology Research Unit, Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa and Rheumatology and Bone Metabolic Diseases Department, Hospital

ISBN: 9788535286779 | Especialidade: PATOLOGIA ORAL Páginas: 320 | Lançamento: 2017 | On-line: Expert Consult. Escrito de forma didática, este livro aborda o conceito

A Secretaria de Educacao do Estado de São Paulo e as Diretoria de Ensino Região Sul 1, não realizaram formação para os seus formadores de professores

The Spanish registry of biologics BIOBADASER was launched in February 2001. Up to 2007, it included patients with rheumatic conditions treated with biologics from 100 hospitals