• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de efeito. suspensivo/ativo, interposto pelo MUNICÍPIO DE SERRA, em face da DECISÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de efeito. suspensivo/ativo, interposto pelo MUNICÍPIO DE SERRA, em face da DECISÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO

GAB. DESEMB - JORGE HENRIQUE VALLE DOS SANTOS 14 de Junho de 2016

Agravo de Instrumento Nº 0006371-75.2016.8.08.0048 SERRA - VARA FAZENDA PUBLICA MUNICIPAL AGVTE MUNICIPIO DE SERRA

Advogado(a) DIONE DE NADAI

AGVDO KAIO CEZAR POUBEL OGGIONI

Advogado(a) EVALDO CESAR FARIAS ARAUJO Advogado(a) JOSE CLAUDIO TRINTIM TORRES

RELATOR DES. JORGE HENRIQUE VALLE DOS SANTOS

RELATÓRIO

Trata-se de agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo/ativo , interposto pelo MUNICÍPIO DE SERRA, em face da DECISÃO reproduzida à fl. 23/28, proferida pelo JUÍZO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE SERRA/ES, no MANDADO DE SEGURANÇA (Processo nº 0003984-87.2016.8.08.0048) impetrado por KAIO CEZAR POUBEL OGGIONI, cujo decisum deferiu o pedido liminar, a fim de que o agravado seja classificado nas vagas destinadas aos afrodescendentes, possibilitando-lhe a participação nas demais etapas do certame, sob pena de multa diária fixada no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Em suas razões recursais, o agravante sustentou a necessidade de reforma da decisão recorrida, alegando, em síntese que o agravado, no momento da inscrição no concurso público, não se declarou afrodescendente e, ainda que assim o fizesse, a pontuação que obteve não viabilizaria a sua classificação.

Neste viés, pleiteou a suspensão dos efeitos da decisão recorrida e, no mérito, o provimento recursal.

Instruem o Agravo de Instrumento os documentos acostados às fls. 18/52.

(2)

Decisão às fls. 55/56 recebendo o recurso apenas em seu duplo efeito.

Devidamente intimado, o agravado se manifestou às fls. 60/64, vindicando o desprovimento recursal.

É o relatório. Peço dia para julgamento. Vitória/ES, 02 de maio de 2016.

DES. JORGE HENRIQUE VALLE DOS SANTOS RELATOR

AGRAVO DE INSTRUMENTO N.º 0006371-75.2016.8.08.0048 AGRAVANTE: MUNICÍPIO DE SERRA

AGRAVADO: KAIO CEZAR POUBEL OGGIONI

RELATOR: DES. JORGE HENRIQUE VALLE DOS SANTOS

VOTO

Conforme relatado, trata-se de agravo de instrumento, com pedido de efeito suspensivo/ativo , interposto pelo MUNICÍPIO DE SERRA, em face da DECISÃO reproduzida à fl. 23/28, proferida pelo JUÍZO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE SERRA/ES, no MANDADO DE SEGURANÇA (Processo nº 0003984-87.2016.8.08.0048) impetrado por KAIO CEZAR POUBEL OGGIONI, cujo decisum deferiu o pedido liminar, a fim de que o agravado seja classificado nas vagas destinadas aos afrodescendentes, possibilitando-lhe a participação nas demais etapas do certame, sob pena de multa diária fixada no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Em suas razões recursais, o agravante sustentou a necessidade de reforma da decisão recorrida, alegando, em síntese que o agravado, no momento da inscrição no concurso público, não se declarou afrodescendente e, ainda que assim o fizesse, a pontuação que obteve não viabilizaria a sua classificação.

(3)

candidatos quanto à Administração Pública, devendo ser fielmente observado até o final do certame, consoante o Princípio da Vinculação ao Instrumento Convocatório.

Desta forma, uma vez estabelecidas as regras que regerão o certame, e, necessariamente, obedecerão à legislação vigente, as mesmas deverão ser obedecidas, tanto por quem as editou, quanto por aqueles que optaram a elas se submeterem.

Na hipótese, o agravado impetrou mandamus visando assegurar a continuidade de sua participação no certame regido pelo Edital nº 001/2015 – PMS, de 03 de dezembro de 2015, destinado ao provimento de 170 (cento e setenta) vagas para o cargo público efetivo de Agente Comunitário de Segurança do Município de Serra/ES.

Para tanto, alegou haver obtido 62 (sessenta e dois) pontos na prova objetiva, pontuação que, segundo o mesmo, permitir-lhe-ia ser classificado dentro do número de vagas reservadas aos optantes do sistema de cotas para afrodescendentes, as quais, apesar de passarem a ser previstas após o Edital de Retificação nº 001/2015, de 16 de dezembro de 2015, não pôde concorrê-las em virtude de não ter sido comunicado acerca da reserva de 30% (trinta por cento) promovida no quantitativo.

Nesse sentido, afirmou haver sido “extremamente prejudicado, pois, não lhe sendo cientificado da retificação do Edital, não lhe foi possível proceder com a inscrição para as vagas destinadas a afrodescendentes ” (fl. 32).

Destarte, examinados os autos, verifiquei a existência das cláusulas 1.6 e 1.7, segundo as quais é obrigação do candidato acompanhar todas as notícias relativas ao concurso público nos sites www.funcab.org e www.serra.es.gov.br , aí incluídas eventuais alterações das normas editalícias.

(4)

A este respeito, a jurisprudência do Egrégio Superior Tribunal de Justiça é assente no sentido de que, no decorrer do concurso público, somente será exigida intimação pessoal do candidato acaso verificada disposição editalícia nesse sentido, ou constatar-se extenso lapso temporal entre os atos do certame, senão vejamos:

“ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. NOMEAÇÃO. NOTIFICAÇÃO PESSOAL. PREVISÃO EDITALÍCIA. INEXISTÊNCIA. DEVER DO CANDIDATO ACOMPANHAR COMUNICAÇÕES RELACIONADAS AO CONCURSO. 1. A jurisprudência deste Superior Tribunal pacificou-se no sentido de que a notificação pessoal do candidato no decorrer de concurso público apenas é exigida caso haja previsão editalícia expressa nesse sentido ou nas hipóteses em que transcorrido longo lapso temporal entre os atos do certame. 2. Na espécie, como bem acentuado pelo acórdão recorrido, o item 13.2 do Edital n. 1 - SEGER/ES estipulou que "é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público publicados no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e divulgados pela internet, no endereço eletrônico do CESPE". 3. Ademais, a homologação do resultado do concurso ocorreu em julho de 2011 e a nomeação da candidata foi publicada no Diário Oficial em 16/9/2011, inexistindo longo lapso temporal entre esses atos. 4. Ausentes as hipóteses que justificariam a notificação pessoal da agravante, não há qualquer violação dos princípios da publicidade e da razoabilidade, tendo-se cumprido estritamente as regras editalícias. 5. Agravo regimental a que se nega provimento.” (STJ - AgRg no RMS: 39895 ES 2012/0270004-5, Relator: Ministro OG FERNANDES, Data de Julgamento: 06/02/2014, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicação: DJe 14/02/2014)

“DIREITO ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. ANULAÇÃO DE PROVA PRÁTICA. CONVOCAÇÃO PARA NOVO EXAME. PUBLICAÇÃO. CANDIDATO QUE SE AUSENTA DO MUNICÍPIO SEM DEIXAR PROCURADOR E DIRIGE-SE A LOCAL SEM ACESSO À COMUNICAÇÃO. NÃO COMPARECIMENTO. ELIMINAÇÃO. LEGALIDADE. DISPOSIÇÃO EDITALÍCIA. DEVER DO CANDIDATO ACOMPANHAR COMUNICAÇÕES RELACIONADAS AO CONCURSO. 1. (…) 2. Havendo previsão editalícia de dever do candidato acompanhar todas as comunicações, estipulando-se ainda uma pluralidade de canais onde ocorrerão as publicações, não há invocar-se tratamento especial de intimação pessoal para candidato que não atende à convocação para a realização de prova. 3. A jurisprudência que prescreve a intimação pessoal revela-se quando na casuística houver um delongado tempo entre atos respeitantes ao mesmo concurso público, v.g., entre a homologação do resultado final e a convocação para a nomeação ao cargo, não ocorrendo tal situação na espécie. 4. Agravo regimental não provido.” (STJ - AgRg no RMS: 40615 MG 2013/0015720-8, Relator: Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, Data de Julgamento: 17/09/2013, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicação: DJe 25/09/2013)

(5)

No caso dos autos, verifiquei que o Edital de abertura do Concurso Público é datado de 03.12.2015, ao passo que o Edital de Retificação possui a data de 16.12.2015, totalizando, portanto, interregno temporal de apenas 13 (treze) dias entre os atos administrativos, elemento que não se configura suficiente para ilidir o dever dos candidatos de acompanharem e se informarem nos sites indicados no instrumento primitivo.

Por outro lado, ainda que assim não fosse, a análise da lista dos aprovados por ordem de classificação colacionada às fls. 41/52 demonstra, sem sombra de dúvidas, que, diferentemente do alegado pelo Agravado, este não alcançou pontuação suficiente para ficar dentro do número de vagas reservado àqueles que se declarassem afrodescendentes, eis que o candidato classificado na 51ª (quinquagésima primeira) posição fez 70 (setenta pontos), 08 (oito) a mais do que o Impetrante.

Posto isto, a teor da fundamentação retroaduzida, conheço do recurso de Agravo de Instrumento e confiro-lhe provimento, reformando o decisum recorrido, para indeferir o pedido liminar formulado no Processo originário, tornando sem efeito a classificação outrora determinada.

É como voto.

DES. JORGE HENRIQUE VALLE DOS SANTOS RELATOR

(6)

O SR. DESEMBARGADOR JANETE VARGAS SIMÕES

O SR. DESEMBARGADOR EWERTON SCHWAB PINTO JUNIOR

CONCLUSÃO: ACORDA O(A) EGREGIO(A) PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL NA CONFORMIDADE DA ATA E NOTAS TAQUIGRÁFICAS DA SESSÃO, QUE INTEGRAM ESTE JULGADO, .

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Na saúde, o plano de governo de Piñera estabelecia cinco prioridades: melhoria da infraestrutura com base na construção de hospitais e consultórios, sob o sistema de

Opções: Gerir a Fila de Espera Geral, Gravar Sessões, Definir Mensagens de Texto 13 Problemas: Gerir problemas de apoio técnico 17 Equipas de apoio técnico: Agrupar técnicos de apoio

Trata-se de caso em que a autora é proprietária de unidade residencial no condomínio réu e que, em novembro de 2010, por problemas de má conservação do

O livro de Ana Miranda – que, escritora, confirma o aumento da [2] participação das mulheres como autoras de livros literários – também explora a [3] questão

ver íe em indo para efia terra te poílo fazer a minha bazo-?. fia. Por amor de ti cadella me alzentei de teis