• Nenhum resultado encontrado

Prof: Shakespeare dizia:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof: Shakespeare dizia:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prof: Shakespeare dizia:

"Eu sempre me sinto feliz, sabe porque?

Porque eu não espero nada de ninguém,

expectativas sempre machucam... a vida é

curta, então ame a sua vida, seja feliz... e

mantenha sempre um sorriso no rosto.

Viva a vida para você e antes de falar, escute.

Antes de escrever, pense.

Antes de gastar, ganhe.

Antes de orar, perdoe.

Antes de magoar, sinta.

Antes de odiar, ame. Antes de desistir, tente.

Antes de morrer,

(2)

FEVEREIRO – Nº 352/2017

ANO XXVII -

Data 19/01/2017

01 - HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão iniciado a zero horas do dia 16 de outubro de 2016, terminará às zero horas do dia 19 de fevereiro de 2017, devendo os relógios serem atrasados em uma hora. A hora de verão foi instituída para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

02 - INFORME DE RENDIMENTOS

O Informe de Rendimentos dos empregados que constaram na DIRF ref. ao ano 2016 encontra-se disponível no site do site Aprove Virtual. Caso não localize os Informes ou não tenha acesso ao site, nos comunique. Informe de rendimentos de sócios, devem ser solicitados ao Depto. Contábil da Aprove. Os Informes de rendimentos devem ser entregues aos empregados até o dia 29/02/2016, mesmo aos ex - empregados que constaram na DIRF precisarão do documento para entregar a declaração do Imposto de Renda.

Lembrando que, os empregados que constaram na DIRF devem obrigatoriamente entregar a declaração do IR.

Caso algum empregado não tenha constado na DIRF, mas precise do Informe de Rendimentos, nos solicite por e-mail que enviaremos o documento emitido pelo sistema da folha de pagamento.

03 - EXTRATO DAS MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS

A Receita Federal tem conhecimento de todas as movimentações financeiras existentes no CNPJ das empresas. Por este motivo, todos os extratos das contas que as empresas mantêm junto as instituições financeiras devem ser remetidas juntamente aos demais documentos para que sejam correspondidos os lançamentos na escrituração contábil. Solicitamos ainda que, ao receberem o balancete mensal de suas empresas, verifiquem se no mesmo constam todas as contas correntes e de aplicação. Na falta de qualquer registro, esta informação deverá ser imediatamente informada ao Dpto. Contábil da Aprove para que o balancete seja ajustado com a inclusão dos lançamentos faltantes.

Lembramos que, os extratos a serem remetidos, devem ser completos e na sequência de data para que possamos ter os lançamentos na continuidade.

04 - CÓPIA DA GUIA DE INSS AO SINDICATO - PENALIDADE PELO DESCUMPRIMENTO

Estabelece a legislação trabalhista que as empresas detém obrigação de encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, até o dia 15 do mês seguinte, cópia da Guia de Recolhimento das contribuições devidas à seguridade social arrecadadas pelo INSS.

As empresas em débito com esta formalidade estão sujeitas a uma penalidade que varia entre R$ 157,24 a R$ 15.724,15 (Base Legal. Artigo 3o da Lei 8870 de 94, Portaria 142 MPS)

(3)

05 - RETENÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA

São responsáveis pela retenção e pelo recolhimento do Imposto de Renda incidente na fonte as pessoas físicas que pagarem rendimentos do trabalho assalariado e as pessoas jurídicas e empresas individuais a elas equiparadas que efetuarem:

a) Pagamento a pessoa física, de quaisquer espécies de rendimentos sujeitos à incidência do imposto, tais como: rendimentos do trabalho assalariado e sem vínculo empregatício, pró-labore ou remuneração de sócios ou dirigentes, aluguéis, autônomos, direitos autorais etc.;

OBS.: Os rendimentos pagos a pessoas físicas serão calculados mediante a aplicação na Tabela Progressiva. O imposto será retido por ocasião de cada pagamento e se, no mês, houver mais de um pagamento, a qualquer título, pela mesma fonte pagadora, será aplicada a alíquota correspondente à soma dos rendimentos pagos à pessoa física.

b) Pagamento ou crédito, o que ocorrer primeiro, a outras pessoas jurídicas, a título de: remuneração pela prestação de serviços profissionais, comissões e corretagens e factoring, cuja alíquota é 1,5% e serviços de limpeza e conservação de imóveis (exceto reformas e obras assemelhadas); serviços de segurança e vigilância e locação de mão-de-obra (empregados da locadora colocados a serviço da locatária, pessoa jurídica, em local por esta designado), cuja alíquota é 1%.;

OBS.: A empresa optante pelo Simples Nacional quando prestar serviço NÃO sofrerá tal retenção, portanto, ao contratar serviço de outra pessoa jurídica não tributada pelo Simples Nacional, cujo serviço esteja sujeito a retenção, ao efetuar o pagamento do valor contratado, deve ocorrer a dedução do IRRF de acordo com a alíquota do serviço contratado e por consequência, deverá ocorrer o recolhimento nos termos da legislação vigente.

c) Pagamento ou crédito a cooperativas de trabalho, associações profissionais ou assemelhadas, relativo a serviços pessoais prestados ou colocados à disposição por associados destas, cuja alíquota é 1,5%.

No caso dos serviços de propaganda e publicidade prestados por agências de propaganda, vendas de passagens, excursões ou viagens, administração de cartão de crédito e outros, o imposto deverá ser pago pela própria beneficiária, cuja alíquota também é 1,5%.

06 - IMPOSTO RENDA RETIDO NA FONTE

A empresa pagadora que não efetuar a retenção do imposto de renda na fonte a que estiver obrigada, o rendimento pago é considerado líquido, devendo efetuar o reajustamento da base de cálculo, assumindo, assim, a fonte pagadora o ônus do imposto.

Contudo, a fonte pagadora eximir-se-á da responsabilidade pela retenção e pelo recolhimento do imposto se comprovar que o beneficiário incluiu o rendimento em sua Declaração de Rendimentos, sujeitando-se, todavia, às seguintes penalidades (calculadas com base no Imposto de Renda que deveria ter sido retido pela fonte pagadora, sem a obrigatoriedade do recolhimento deste):

a) juros de mora pelo atraso;

b) multa em lançamento de ofício, que poderão ser graduadas da seguinte forma: • 75%, pela falta do recolhimento do imposto;

• 150%, se ficar evidente o intuito de fraude, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais cabíveis.

(4)

07 – ALTERAÇÃO NO ISS A PARTIR DE MARÇO/2017

As alterações promovidas na Lei Complementar 116, de 31-7-2003, que rege a cobrança do ISS em todo o território nacional, entre outras disposições, preveem a inclusão de novas possibilidades de incidência do imposto sobre serviços, que antes não estavam relacionados na Lista de Serviços. No final do ano de 2016 foram promovidas importantes alterações na legislação do ISS (Lei Complementar 116/2003) para aplicação em todos os municípios brasileiros. Entre os serviços que passarão a ser tributados pelo ISS, destacamos:

a) a disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdo de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet;

b) a vigilância, segurança ou monitoramento de semoventes; c) a aplicação de tatuagens e piercings;

d) a inserção de textos, desenhos e outros materiais de propaganda e publicidade, em qualquer meio; e

e) o translado intramunicipal de corpos cadavéricos.

A cobrança do ISS sobre os serviços previstos nos novos itens da Lista de Serviços só poderá ser realizada pelos respectivos municípios no prazo de 90 dias contados a partir da data da publicação da Lei Complementar 157/2016, ou seja, somente a partir de 30-3-2017.

08 - RETIFICAÇÃO DE ECD – SPED – ECD SUBSTITUIÇÃO

A IN nº 1.679/2016 publicada pela RF alterou as regras de apresentação e substituição da Escrituração Contábil Digital – ECD de que trata a IN nº 1.420 de 2013. De acordo com as novas regras, depois de autenticados somente poderão ser substituídos os livros que contenham erros que não possam ser corrigidos por meio de lançamentos extemporâneos, nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade. O cancelamento da autenticação e a apresentação de ECD substituta somente poderão ser feitos mediante apresentação de Termo de Verificação para fins de Substituição que os justifique, o qual deverá integrar a escrituração substituta e conterá, além do detalhamento dos erros que motivaram a substituição:

I - identificação da escrituração substituída; II - descrição pormenorizada dos erros;

III - identificação clara e precisa dos registros que contêm os erros, exceto quando estes decorrerem de outro erro já discriminado.

O Termo de Verificação para Fins de Substituição será assinado:

I - pelo próprio profissional contábil que assina a escrituração substituta, quando a correção dos erros não depender de alterações de lançamentos contábeis, saldos, ou demonstrações contábeis, tais como, correções em termo de abertura ou de encerramento e na identificação dos signatários;

II - por 2 profissionais contábeis, sendo 1 deles contador, quando a correção do erro gerar alterações de lançamentos contábeis, de saldos ou de demonstrações não auditadas por auditor independente;

III - por 2 contadores, sendo 1 deles auditor independente, quando a correção do erro gerar alterações de lançamentos contábeis, de saldos ou de demonstrações que tenham sido auditadas por auditor independente.

Serão consideradas nulas as alterações feitas sem o Termo de Verificação para fins de Substituição.

(5)

09 - PERDAS NO RECEBIMENTO DE CRÉDITOS NAS EMPRESAS TRIBUTADAS PELO LUCRO REAL

1. Créditos Que Poderão Ser Registrados Como Perda

Com o advento da Lei nº 9.430/96, a provisão para créditos de liquidação duvidosa deixou de ser admitida para efeitos fiscais, no entanto a pessoa jurídica tributada com base no lucro real poderá considerar como despesa operacional dedutível, os valores registrados contabilmente como perdas de créditos decorrentes das atividades da empresa.

A pessoa jurídica poderá registrar como perda os créditos (art. 9º da Lei nº 9.430/97): 1.1 - Créditos Sem Garantia

A pessoa jurídica poderá registrar como perda os créditos sem garantia, de valor: a) até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por operação, vencidos há mais de seis meses, independentemente de iniciados os procedimentos judiciais para o seu recebimento; b) acima da R$ 5.000,00 (cinco mil reais) até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por operação, vencidos há mais de um ano, independentemente de iniciados os procedimentos judiciais para o seu recebimento, porém mantida a cobrança administrativa;

c) acima de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), vencidos há mais de um ano, desde que iniciados e mantidos os procedimentos judiciais para o seu recebimento.

1.2 - Créditos Com Garantia

A pessoa jurídica poderá registrar como perda os créditos com garantia, vencidos há mais de dois anos desde que iniciados e mantidos os procedimentos judiciais para o seu recebimento ou o arresto das garantias.

Considera-se crédito garantido o proveniente de vendas com reserva de domínio, de alienação fiduciária em garantia ou de operações com outras garantias reais.

1.3 - Créditos Contra Devedor Declarado Falido ou Concordatário

A pessoa jurídica poderá registrar como perda os créditos contra devedor declarado falido ou pessoa jurídica declarada concordatária, em relação à parcela que exceder o valor que esta tenha se comprometido a pagar, observado o seguinte:

a) a dedução da perda será admitida a partir da data da decretação da falência ou da concessão da concordata, desde que a credora tenha adotado os procedimentos judiciais necessários para o recebimento do crédito;

b) a parcela do crédito, cujo compromisso de pagar não houver sido honrado pela empresa concordatária, poderá também ser deduzido como perda, nas condições mencionadas neste item.

2. Créditos com Pessoa Jurídica e Pessoa Física Ligadas

A perda no recebimento de créditos com pessoa jurídica que seja controladora, controlada, coligada ou interligada não será dedutível na determinação do lucro real. Da mesma forma, não será admitida a dedução da perda no recebimento de créditos com pessoa física que seja acionista controlador, sócio, titular ou administrador da pessoa jurídica credora, ou parente até o terceiro grau dessas pessoas físicas.

10 - PPRA – OBRIGAÇÃO DE TODOS OS EMPREGADORES

A Norma Regulamentadora nº 9 (NR9) dispõe que todos os empregadores deverão possuir o Programa de Prevenção de riscos Ambientais – PPRA. Tal medida, laudo técnico elaborado por engenheiro ou médico do trabalho, visa a preservação da saúde e da integridade dos empregados, através da avaliação e reconhecimento prévio e conseqüentemente do controle da ocorrência de riscos ambientais que existam ou que venham a existir dentro do ambiente de trabalho.

(6)

11 - SERVIDOR PÚBLICO - CONTRATO NULO EFEITOS

No serviço público, considerando a ausência de concursos e a sistemática contratação de empresas interpostas (terceirização de serviços) tornou-se, assim como já acontece na iniciativa privada, corriqueira a existência de ações trabalhistas contra o ente público no sentido da postulação do vínculo empregatício. Ou seja, o empregado, face a sua ligação “vinculação direta” com o ente público se diz empregado da referida instituição.

Na iniciativa privada não é difícil ver decisões que, mesmo em se tratando de empregado vinculado a uma empresa estranha (por exemplo. ABC Limpeza Ltda.), consegue obter o vínculo da empresa contratante (Banco XYZ) e/ou a responsabilidade solidária e/ou subsidiária para o pagamento dos créditos trabalhistas (Férias, .13º Salário, FGTS, ...).

Para que tal situação não ocorra no serviço público, ou seja, para que este não seja responsabilizado como as empresas privadas em casos deste tipo, o Tribunal superior do Trabalho referendou que, somente poderá ser considerado servidor público aquele que seja previamente aprovado em concurso público.

(Base: Enunciado 363 do TST)

12 - ACORDO DE COMPENSAÇÃO DE HORAS – DOCUMENTO ESCRITO

A carga horária semanal definida pela CLT é de 44 horas. Ocorre que, em alguns casos, as empresas adotam o sistema de compensação, ou seja, com vistas a não trabalhar aos sábados e/ou mesmo ter um horário reduzido em algum outro dia da semana a empresa, com anuência de seu empregado adota o sistema de compensação, trabalha-se mais em alguns dias da semana para se chegar a carga de 44 semanais e não se trabalhar ao sábado, por exemplo.

Esta situação tem sido objeto de algumas discussões, pois há sempre quem diga (empregado afastado), numa ação trabalhista, que o sistema de compensação de jornada é inválido ou irregular.

Em que pese a grande quantidade de decisões no sentido de confirmar a legitimidade da compensação de horas, nos chamou a atenção, recentemente, um julgado do Tribunal Superior do Trabalho (RR 610873/1999) que referenda que a validade estaria condicionada a existência de um documento escrito “Acordo de Compensação de Jornada”. Sendo assim, em que pese a novidade do exame da matéria por este foco, por parte do Tribunal, importa destacar, para nossos clientes, que nosso escritório sempre elaborou o referido documento, individualmente, para cada admissão.

13 - APROJUR -

Material anexo.

- Empregador pode exigir teste do bafômetro de funcionário no ambiente de trabalho, diz juiz.

(7)

14 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis

Férias, (*) Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis

Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis

Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis (*) As admissões devem ser remetidas com antecedência mínima de dois dias úteis antes do início dos trabalhos dos funcionários para que seja possível a inclusão destas no Portal do eSocial.

NOTÍCIAS

Aniversários do mês:

27/02 - André Luis da Silva Souza

CURIOSIDADES

O que exatamente é a matéria escura

A ciência já conseguiu detectar que ela existe, uma vez que ela pode ser detectada com base nos efeitos gravitacionais que tem sobre objetos maiores, mas do que ela é feita? Como atua exatamente? Qual o seu início e fim? Bem, assim como a gravidade teremos que aguardar os próximos capítulos.

Base Legal - http://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-perguntas-que-ninguem-sabe-responder-no-mundo-inteiro/

FRASES

Limão nada mais é que a laranja mal-humorada.

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

Tabacudo - Sujeito abobado, mangolão, tanso.

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

§ 5º - O tempo de serviço público federal, estadual e em outros municípios, prestado na Administração Direta, Indireta ou Fundacional, será também computado

O significado, para mim, é a descrição do objeto intencional que eu posso reconhecer como sendo aquilo que eu estava pensando ou sentindo, ansiando por, desejando,

O compartimento da unidade de sensor AXIS P1204 não é aprovado para uso em ambientes externos − o produto só deve ser instalado em ambientes internos. A AXIS P1204 pode ser montada

OBS: Se o pronome possessivo adjetivo feminino vier no plural acompanhado de preposição pedida pelo verbo e artigo no plural “as”, a crase é obrigatória.. Ex: José refere-se

A síndrome hipertensiva gestacional foi definida pela presença de pressão arterial ≥140 x 90 mmHg e classificada em: hipertensão gestacional quando a manifestação ocorreu após a

jurídico()camaraavare.sp.gov.br - www.camaraavare.sp.gov.br arquivo original acesse e - link 'validar documento! e informe o código é G9H7-K3F9-VIGO-KIX7 DOCUMENTO ASSINADO

(a) no que diz respeito às atividades de pesquisa, sublinho: (i) o conhecimento de variedades do Português, em especial, da fala popular do Estado do Rio de Janeiro e,

À luz do princípio da legalidade, “é vedado à Administração levar a termo interpretação extensiva ou restritiva de direitos, quando a lei assim não o dispuser