• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NA ÁREA DE FISIOTERAPIAEM

ACUPUNTURA/MTC

Nome do(a) Candidato(a) Número de Inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES Conhecimento específico Discursiva 40 02 Total de questões 42

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

 Não amasse, nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.  O tempo de duração da prova será de até 04 (quatro) horas. O candidato somente poderá retirar-se

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

 Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e os CARTÕES DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado, entretanto os candidatos que permanecerem até o final da prova, poderá levar consigo o CADERNO DE PROVA.

 Os três últimos candidatos da sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar o coordenador para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 APÓS TÉRMINO DA PROVA, PROIBIDO A PERMANÊNCIA NO LOCAL DE PROVA. USO DOS BANHEIROS SOMENTE ANTES E DURANTE A PROVA.

Destaque aqui

- - -

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO- EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NA ÁREA DE FISIOTERAPIA

ACUPUNTURA/MTC

Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(2)
(3)

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

1) Yin e Yang é considerado uma forma de classificação dentro das teorias de base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Portanto assinale a afirmativa que está ERRADA.

a) Serve para classificação de diagnóstico e terapêutica. b) Serve para classificação de meridianos principais. c) Serve para interpretação no conjunto sindrômico. d) Serve para definir o uso energético das vísceras curiosas.

e) Serve para classificação dos pulsos radiais chineses. 2) Assinale a alternativa ERRADA quanto a classificação do YIN e do YANG, associada a regiões anatômicas do corpo humano.

a) Os pés são considerados aregião mais YIN do corpo. b) Acima do diafragma é classificado como YANG. c) O topo da cabeça é considerado a região mais YANG do corpo.

d) Imediatamente abaixo da cicatriz umbilical até os pés é classificado como YIN.

e) A face anterior do corpo é classificada como YANG. 3) A Teoria dos cinco elementos ou cinco movimentos é uma da teorias de base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Considerando as emoções associadas a cada um dos 5 elementos desta teoria e o CICLO da DOMINÂNCIA, assinale a alternativa CORRETA.

a) O medo domina a cólera (ira, raiva). b) A tristeza domina a reflexão.

c) A cólera (ira, raiva) domina o medo. d) A alegria domina a tristeza.

e) A alegria domina o medo.

4) Relacione a alternativa CORRETA, com relação ao ZANG FU.

a) O estado energético do Coração (xin) reflete-se na cor da face, sendo que quando equilibrado a face é esbranquiçada.

b) A hemorragia do tipo metrorragiaé característica do desequilíbrio principalmente do Fígado (gan), pois este tem entre as suas funções energéticas armazenar o sangue.

c) A síndrome do pânico é um quadro de desequilíbrio psíquico associado principalmente ao Shen do Coração(xin), com base na teoria dos 5 elementos. d) A psoríase é uma manifestação de desequilíbrio energético manifestado na pele, por este motivo está mais associado ao elemento água e a energia doRim (shen).

e) Nenhuma das alternativa estão corretas.

5) A essência (jing) do Rim (shen) desempenha um papel muito importante na fisiologia humana. Assinale a alternativa CORRETA.

a) A essência(jing) é produzida pelo Coração(xin) no momento da primeira inspiração do recém nascido. b) A essência (jing)é produzida no Baço(pi), a partir das aguas.

c) A essência(jing) é responsável por formar a base do crescimento e da capacidade de reprodução humana. d) A essência(jing) é responsável pela memória e influencia diretamente na qualidade do sono.

e) A essência(jing) é responsável pelos líquidos orgânicos (jinye) e seu desequilíbrio causa os linfedemas crônicos.

6) Na opções abaixo cita-se dois dos ZANG FU que apresentam relação com o sangue (xue) na função de armazenamento e controle, estamos falando de quais Zang Fu ?

a) Gan(figado),Shen(rim). b) Wei (estômago),Pi (baço). c) Gan(figado), Pi (baço).

d) Xin(coração), XinBao(pericárdio). e) Wei(estômago), Shen(rim).

7) Os dentes são conhecidos como prolongamento dos ________ e as unhas apresentam-se como aparência exterior dos ________. Quando estamos com a energia do________ deficiente pode haver a queda dos dentes, e quando estamos com a energia do ________ deficiente podemos ter unhas quebradiças. Entre as opções abaixo, marque a que melhor completa as lacunas consequentemente: a) Ossos, tendões, Rim (shen),Fígado(gan)

b) Ossos, tendões, Rim (shen),Baço(pi). c) Ossos, nervos, Rim (shen),Fígado(gan). d) Ossos, nervos, Rim (shen),Baço(pi). e) Ossos, pele, Rim (shen),Pulmão(fei).

8) A Incontinência urinária e fecal é um não controle dos esfíncteres .Quem é que controla os esfíncteres do corpo do ponto de vista energético entre os Zang fu abaixo? a) Fígado (Gan). b) IG (Da chang). c) Rim (shen). d) Baço-Pâncreas (Pi). e) Bexiga (Pangguang)

9) O fogacho da menopausa (calorões) está relacionada a um desequilíbrio predominantemente de :

a) Madeira que contra-domina a terra. b) Fogo que aumenta por excesso do metal. c) Terra em excesso que influência o metal. d) Deficiência de agua que não controla o fogo. e) Metal em deficiência que aumenta madeira e fogo. 10) Uma das formas de avaliar a LÍNGUA é pela sua mobilidade. Dentre as opções abaixo qual melhor se encaixa como diagnostico para um língua trêmula ou vibrante?

a) Doenças crônicas causada pela Secura. b) Frio extremo.

c) Umidade causando bloqueio. d) Vento do Fígado.

e)Síndrome Frio-Umidade.

11) Entre os tipos de língua descritas abaixo, qual melhor se encaixa no padrão de Calor no Coração? a) cor vermelho escuro com grossos pontos vermelhos. b) cor pálida com fissuras.

c) cor vermelho escuro e ressequida. d)cor pálida com saburra amarelada. e)cor vermelho claro e inchada.

12) Com relação a localização dos órgãos na língua, podemos afirmar que para avaliar a ação de um patógeno nos Rins deve-se observar qual região da língua?

(4)

b) Lateral Esquerda c) Centro

d) Lateral Direita e) Raiz da língua

13) Sobre o diagnóstico de PULSO assinale a alternativaCORRETA.

a) A avaliação doIntestino Grosso (Da Chang) e da Bexiga (PangGuang), é realizada no pulso do lado esquerdo.

b) As vísceras (fu) são avaliadas nos pulsos a nível profundo.

c) A avaliação do Baço-Pâncreas (Pi), é realizada no pulso do lado direito a nível superficial.

d) A avaliação do Intestino Delgado (Xian Chang), da Vesícula Biliar (Dan), e da Bexiga (PangGuang) é realizada no pulso do lado esquerdo a nível profundo. e) A avaliação do Triplo Aquecedor (San Jiao), é realizada no pulso do lado direito superficialmente. 14)FLEUGMA (Fleuma ouTanyin) é um conceito bastante usual na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)/Acupuntura. Assinale a alternativa ERRADA. a) Todo Fleugma tem forma aparente (ou substancial ), e pode ser visto, mesmo que sutilmente como por exemplo na secreção do pulmão.

b) Fleugma é uma condição patológica e um fator patogênico.

c) A principal causa energética da produção de Fleugma é a deficiência de Baço (Pi).

d) A mucosidade retida no Pulmão (Fei) no formato conhecido popularmente como “catarro” é um tipo de Fleugma decorrente da deficiência do Pulmão (Fei),que não consegue mandar as aguas para o Rim (shen). e) A língua de um paciente com Fleugmatem frequentemente a saburra pegajosa.

15) Os fatores exógenos são fatores etiológicos

dentro da Medicina Tradicional

Chinesa(MTC)/acupuntura. Assinale a alternativaCORRETA.

a)O vento interno é produzido pela disfunção do Pulmão(fei).

b)O vento é um fator patogênico yin e como tal pode transportar outros fatores patogênicos exógenos para afecção do corpo.

c) Vertigem, convulsões dos membros, tremores e rigidez na extremidade são exemplos de patologias causadas pela associação de calor e secura.

d)A dor migratória tal como ocorre na fibromialgia é típica de invasão de vento.

e) Insolação é uma agressão causada pelo vento-frio. 16)No estudo da etiopatogenia os fatores emocionais são fatores etiológicos (origem) de desequilíbrios patológicos. De acordo com os fatores emocionais, é ERRADO afirmar que:

a)As emoções afetam principalmente a função do Qi causando a disfunção de subida e de descida da energia assim como as desordens funcionais de energia e de sangue.

b) As emoções podem causar as disfunções dos órgãos internos, assim como estes podem manifestar-se pelas emoções, por exemplo nas afecções hepáticas observam-se os sintomas como irritabilidade.

c) Emoções exacerbadas (excessivas e/ou continuas) lesam os órgãos internos principalmente o C, F e BP.

d) A Síndrome do Pânico, caracterizada por medo excessivo e está associada primeiramente com o Rim (Shen).

e) A alegria excessiva tipo euforia lesa o Fígado (Gan) e a preocupação o Baço (Pi).

17)Como é definida a medida de 1 tsun(cun) proporcionalmente aos dedos? Assinale aCORRETA. a) A largura do dedo anular do paciente é considerada 1 tsun.

b) A largura da articulação interfalângica do dedo polegar do paciente é considerada 1tsun.

c) A largura dos dedos indicador, médio, anular e mínimo, ao nível das articulações interfalângicas distais é considerada 1tsun.

d) A largura dos dedos indicador, médio, ao nível das articulações interfalângicas é considerada 1tsun.

e) A largura dos dedos polegar, indicador, ao nível das articulações interfalângicas distais é considerada 1tsun. 18)Entre as alternativas,escolha a que define a sensação do TEQI ?

a) São sensações que o paciente sente quando a agulha atinge o ponto de acupuntura e estimula.

b) São sensações que o paciente sente quando a agulha atinge o ponto de acupuntura e estimula, por nove repetições no sentido do meridiano.

c) São sensações que o paciente sente quando a agulha atinge o ponto de acupuntura e estimula lateralmente a inervação.

d) São sensações utilizadas como critério que indicará se o ponto de acupuntura foi atingido em sua localização, profundidade corretas e se ele foi ativado.

e) São sensações superficiais que o paciente sente quando é colocada muito profundamente.

19)Qual o método de inserção você picaria o ponto P2 (yunmen)? a) Obliqua. b) Transversal. c) Ortogonal. d) Lateral. e) Horizontal.

20)A profundidade da puntura das agulhas de acupuntura é importante. Baseado nessa premissa, assinale a alternativaCORRETA.

a) A profundidade de aplicação da agulha no acupontoP11 é maior que no IG11.

b) Os acupontos TA15 e VB21 na região do músculo trapézio embora localizem-se a 1 tsun de distância um do outro, apresentam uma grande diferença entre eles na profundidade de puntura.

c) VB30 é o acuponto que necessita maior profundidade entre todos os acupontos constante na cartografiados meridianos principais

d) A profundidade de aplicação da agulha no acuponto TA4 é maiorque no acuponto B57.

e) Nenhuma é correta.

21) Em um tratamento integrativo, onde o conhecimento da neuroanatomia se alia a fisiologia energética da medicina tradicional chinesa, para realizar um tratamento tendo como alvo terapêutico o útero, podemos estimular pontos distantes mas que pertencem a mesmos níveis medulares. Considerando que o útero recebe inervação

(5)

parassimpática de S2 a S4 os pontos de Acupuntura quepodem ser estimulados e que se relacionam ao mesmointervalo do segmento do medular deste órgão são: a) BP6 e F3 b) PC6 e TA5 c)IG4 e IG11 d) Yintang e VG20 e) TA13 e VG14

22)O meridiano da Vesícula Biliar (shaoyang do pé) possui um trajeto específico. Assinale a alternativaCORRETA:

a) No tornozelo o meridiano passa sobre o maléolo interno.

b) O trajeto do meridiano termina no canto interno do 2° dedo do pé, considerando o halux como o primeiro. c) O trajeto do meridiano passa pela testa, lateral da cabeça, lateral do tronco na altura das mamas, face lateral da coxa e da perna.

d) O trajeto do meridiano passa pela lateral da cabeça, base da escápula, face lateral da coxa e da perna.

e) Quando o meridiano passa na coxa se desvia medialmente até o joelho, depois volta a assumir a face lateral na perna, até o tornozelo.

23)Os pontos Hui(influente, ponto mestre ou ponto de união). Assinale a alternativaCORRETA.

a) São pontos onde o qi flui, apresenta influencia apenas sobre órgãos.

b) São pontos onde o qi flui, apresenta influencia somente sobre os tecidos

c) São pontos onde o qi flui, apresenta influencia somente sobre o qi.

d) São pontos onde o qi flui, apresenta influencia sobre órgãos, tecidos, qi e sangue.

e) Nenhuma das respostas anteriores

24) Em relação ao acuponto F13

(zhanggmen).Assinale a alternativaCORRETA. a) É ponto shu-transporte.

b) É ponto hui-influente. c) É ponto xiaohe-mar inferior. d) É pontogaowu-comando.

e) Nenhuma das respostas anteriores

25)Sobre os pontos Luo – Conexão. Assinale a alternativaCORRETA.

a) Nas síndromes de deficiência, os pontos ficam visíveis. b) Nas síndromes de estagnação há descoloração da pele.

c) Não devem ser usados no tratamento de desequilíbrio do zang fu acoplado.

d) Podem ser usados no tratamento de desequilíbrio do zang fu acoplado.

e) São utilizados em situações emergenciais devido a seu poder de conectar-se com outros meridianos.

26)Pontos Shu dorsais (Assentimento).Assinale a alternativaCORRETA.

a) Estão localizados no ramo externo do meridiano da Bexiga (zu tai yang jing).

b) Empregados para o tratamento de desordens de zang fu.

c) B23 ( ShenShu ) é o ponto referente ao vaso da concepção.

d) As agulhas devem permanecer por mais de 40 minutos para exercerem seu efeito.

e) Nenhuma das respostas anteriores.

27)Os denominados Pontos de Transporte (ou Pontos de Comando ou Pontos dos 5 Elementos, ou Pontos Shu antigos),são acupontos extremamente utilizados na prática clínica da acupuntura. Qual das afirmações abaixo está ERRADA sobre estes pontos.

a) Estão localizados entre os dedos da mão e cotovelos ou entre os dedos do pé e os joelhos.

b) Estão localizados nas costas, região mais yang do corpo.

c) Estão localizados em uma região do corpo onde a secção anatômica representa a conexão entre o organismo e o meio ambiente.

d) Tem os apelidos de : Ponto nascente, manancial, riacho ,rio e mar.

e) OsPontos Nascente estão nos cantos das unhas nas mãos.

28) Qual é o ponto de acupuntura que dispersa o calor, muito útil para tratar alergias cuja localização está ao final da prega cubital externa?

a) TA4 (yang chi). b) ID5 (yang gu). c) IG11 (qu chi). d) C3 (shaohai). e) IG4 (hegu).

29)Quais das combinações de acupontos tem efeitos de eliminar(drenar)UMIDADE, sendo todos indicados em tratamentos de EDEMAS. a) R3 , R7 , BP6, BP9, B23, VC9. b) R3,R27, BP6, BP10, B23, VC9. c) R3,R4 , BP6, BP9, B60, VC15. d) R7,TA5, BP6, BP9, B23, VG20. e) R7,TA5, BP10,BP9, B60, B67.

30)Sobre os Vasos extraordinários (maravilhosos ou curiosos). Assinale a alternativaERRADA.

a) Os Vasos Extraordinários são ao todo 8.

b) O Vaso Governador (ou VG) é classificado como yang, podendo ser utilizado para fortalecer o yang do corpo e a coluna vertebral.

c) O Vaso Governador (ou VG) nutre a coluna e o cérebro, podendo tratar por exemplo memória debilitada e tontura.

d) O Vaso da Cintura (Dai mai) é o único meridiano/canalhorizontal do corpo.

e) O Vaso da Concepção(ou VC, ou Vaso Diretor ) é muito importante na mulher pois seu trajeto cruza os 3 meridianos yin dos membros inferiores.

31)O acuponto VB39 (Xuanzhong) é conhecido como ponto “mestre da medula” ou Ponto de União da Medula, assumindo bons efeitos na imunidade, beneficia a Essência dos rins (jing),utilizado inclusive para prevenção de AVC em idosos. Assinale a alternativaCORRETA.

a) Situa-se externamente e ao lado da articulação coxo - femoral .

b) Situa-se na cabeça medial da tíbia. c) Situa-se na cabeça lateral da tíbia. d)Próximo ao maléolo externo.

(6)

32)Entre as alternativas abaixo qual está CORRETA quanto a cefaleia.

a) Cefaleia frontal são geralmente relacionadas ao Estômago (Wei).

b) Cefaleia frontal é típica de frio perverso que faz estagnação e sensação de peso, associada ao Baço-prâncreas(Pi).

c) Cefaleia nas laterais da cabeça está relacionada diretamente a Bexiga(Pangguan).

d) Cefaleia atrás dos olhos é típica de frio e deficiência de Pulmão(Fei).

e) Cefaleia aguda no topo da cabeça não se recomenda fazer acupuntura.

33) Assinale a alternativa CORRETA.

a) O Rim (shen) e a Bexiga (Pangguan) são no zang fu os principais responsáveis pelos desequilíbrios relacionados as aguas, e consequentemente fleugma. Por esta razão em um paciente com linfoedema agudo devo escolher acupontos exclusivamente nesses meridianos.

b) O ponto extra conhecido como Yintang entre as sombrancelhas é um ponto reconhecidamente de grande efeito no aumento da vitalidade por aumentar o Qi do rim (shen).

c) Nas síndromes de calor pode ser utilizado técnicas de sangria e nas de deficiência posso usar moxabustão. d) O torcicolo na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é considerado uma invasão de frio perverso.

e) Os pontosMo ou pontos de alarme estão na face posterior ou yang do corpo.

34)Na acupuntura faz-se importante buscar a natureza da desarmonia para estabelecer os princípios de tratamento. Assinale a alternativa CORRETA que representa estes8 PRINCÍPIOS DOS PADRÕES DE DESARMONIA.

a)Yin/Yang; Alto/Baixo; Estagnação/Deficiência; Calma/Agitação.

b)Yin/Yang; Superficial/Profundo; Estagnação/Deficiência; Calma/Agitação.

c) Yin/Yang; Quente/Frio;Umidade/Secura; Vento/Fogo. d) Yin/Yang; Quente/Frio; Interior/Exterior; Cheio/Vazio. e) Yin/Yang; Qi/Xue; Jing/Jinye; Shen/Fleugma.

35) Ventosa é um recurso terapêutico complementar da Medicina Tradicional Chinesa/ acupuntura. Qual das afirmativas está ERRADA.

a) Pode ser usada para retirar calor. b) Pode ser usada para retirar umidade. c) É indicada para deficiência de qi .

d) É indicada para relaxamento de contraturas musculares paravertebrais.

e) Pode ser usada para finsestéticos.

36) A moxabustão é um recurso terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura. Assinale a alternativa em que NÃO SE RECOMENDA o uso do moxabustão.

a) Síndrome de calor - umidade. b) Síndrome de vento-frio. c) Síndrome Bi migratória. d) Síndrome Bi fixa.

e) Síndrome de calor interno.

37) A eletroacupuntura é um recurso que potencializa a analgesia na acupuntura. No entanto este recurso não deve ser utilizado em algumas condições

.Assinale a alternativa onde todas as alternativas são situações onde é contra-indicada a eletroacupuntura parcial ou totalmente.

a) Gestantes, portadores de marcapasso, indivíduos com perda da capacidade cognitiva (desmaios ,coma por exemplo), indivíduos com perda de sensibilidade periférica.

b) Gestantes, portadores de marcapasso, dores decorrentes de câncer, indivíduos com perda de sensibilidade periférica.

c) Gestantes, portadores de marcapasso, dores decorrentes de câncer, indivíduos com perda da capacidade cognitiva(desmaios ,coma por exemplo). d) Gestantes, portadores de marcapasso , dores decorrentes de compressão de raízes nervosas, indivíduos com perda da capacidade cognitiva(desmaios,coma por exemplo).

e) Gestantes, portadores de marcapasso, dores decorrentes de compressão de raízes nervosas, portador de epilepsia em atividade.

38) Um LASER terapêutico de baixa potencia, dispositivo consagrado na prática da fisioterapia, também pode ser utilizado para estimular pontos de acupuntura. Os comprimentos de ondas mais utilizados são aqueles do espectro vermelho e infravermelho. Sobre o laser e suas aplicabilidades: I) Um laser com comprimento de660 nm possui cor azul e pode estimular pontos profundos de acupuntura

II) Um laser infravermelho, com comprimento de onda de 830nm pode estimular pontos mais profundos de acupuntura, enquanto um laser vermelho de 660nm é recomendado para pontos mais superficiais

III) O uso do óculos de proteção é fundamental, tanto para o operador, quanto para o paciente e pessoas que estejam no mesmo ambiente de aplicação

IV) O óculos de proteção só é necessário quando utilizar um laser de cor vermelha ou de outra cor visível

Os itens INCORRETOS são: a) Todos os itens.

b) Somente afirmação II. c) I e IV.

d) II e III.

e) Somente o a afirmação III.

39)Em um tratamento integrativo, onde o conhecimento da neuroanatomia se alia a fisiologia energética da medicina tradicional chinesa, para realizar um tratamento tendo como alvo terapêutico o útero, podemos estimular pontos distantes mas que pertencem a mesmos níveis medulares. Considerando que o útero recebe inervação parassimpática de S2 a S4 os pontos de Acupuntura que podem ser estimulados e que se relacionam ao mesmointervalo do segmento do medular deste órgão são: a) BP6 e F3. b) PC6 e TA5. c)IG4 e IG11. d) Yintang e VG20. e) TA13 e VG14.

40)Quanto aos mecanismos analgésicos relacionados a acupuntura, assinale a alternativaCORRETA.

(7)

a)A estimulação de fibras de condução lenta do tipo I, que veiculam a sensibilidade nociceptiva em nervos periféricos é defendida como necessária para que o sucesso da acupuntura seja elevado.

b) O processo bioquímico da analgesia na acupuntura é modulado por substâncias chamadas imunoglobulinas(Ig) liberadas quando se provoca o estímulo com as agulhas a nível periférico.

c) O alívio da dor muscular provocado pela acupuntura é decorrente somente do relaxamento muscular.

d) O alívio da dor provocado pela acupuntura é decorrente do bloqueio na condução do estímulo doloroso a nível de receptores periféricos, sendo que a “dor” não é conduzida até as fibras eferentes e daí para o sistema nervoso central.

e) Existe 3 centros neurais envolvidos (a medula espinal, mesencéfalo e hipófise) que liberam mediadores químicos que bloqueiam o processo da dor.

(8)

1)Caso Clínico. Compor uma combinação de tratamento com acupuntura sistêmica (clássica), em

dois decúbitos, para uma primeira sessão considerando que tem em mãos um pacote com 10

agulhas de 0,25 x 40mm. Justifique o uso dos acupontos escolhidos por você para esta sessão.

IMPORTANTE: A falta de justificativa da escolha dos acupontos e uso dos dois decúbitos, inutiliza

a questão.

Paciente mulher 48 anos. Queixa principal fogacho da menopausa, com crises mais acentuadas

durante a noite, e cansaço crônico. Sedentária, peso 85Kg , altura 1,64m.

Na anamnese observou-se: Edema em membros inferiores, línguaedemaciada com marcas de

dentes nas laterais. Pulso com padrão de deficiência em Rim (shen), estagnação (excesso) de

Coração (Xin).

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

(9)

2)Escreva um texto com um mínimo de 10 linhas e máximo 20 resumindo o que você conhece sobre a PNPIC e suas relações com a acupuntura e a fisioterapia.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Recebido o processo da Comissão de Sindicância, pelo Presidente da COSEP e/ou COEP, é ele remetido a um membro para que emita parecer conclusivo do qual constarão

É ideal para os fabricantes e seus clientes, para escritórios e consultores especializados, para as oficinas de pintura e galvânicas, para as indústrias: química,

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.  Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CARTÃO DE

Miquéias explicou que Deus valorizava e procurava como características do seu povo a justiça, a misericórdia e um andar humilde diante dEle (conf.. Ao mesmo tempo, Deus

--- A Câmara deliberou, por unanimidade, certificar de acordo com as minutas propostas que se anexam ao presente termo de aprovação de minuta. --- --- A presente deliberação

Em relação ao grau de satisfação, pode-se concluir que os motivos que levaram os alunos a buscar a prática do tênis no contexto escolar foram a oportunidade de aprendizagem e

Resumo da análise de variância para Estatura média de colmo (EMC), Diâmetro médio do colmo (DMC) e Número de plantas por metro linear (NPm -1 ) para diferentes variedades

Esta função pode ser utilizada para percorrer todos os elementos de um array e determinar se já foi encontrado o último elemento, pois no caso de haver um elemento vazio, a função