• Nenhum resultado encontrado

m{zd{2 NOVO NEWSLETTER M{ZD{ MOTOR DE PORTUGAL DESAFIAR AS CONVENÇÕES EM CIDADE Novo m{zd{ mx-5 em paris vendas em alta a m{zd{ na imprensa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "m{zd{2 NOVO NEWSLETTER M{ZD{ MOTOR DE PORTUGAL DESAFIAR AS CONVENÇÕES EM CIDADE Novo m{zd{ mx-5 em paris vendas em alta a m{zd{ na imprensa"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

NEWSLETTER

M{ZD{ MOTOR DE PORTUGAL

n°20 - Outubro 2014

NOVO

m{zd{2

DESAFIAR AS CONVENÇÕES

EM CIDADE

Novo m{zd{ mx-5 em paris

(2)

Uma semana depois de se ter mostrado à im-prensa e demais convidados em simultâneo em três pontos do mundo – Barcelona (Espanha), Tóquio (Japão) e em Monterey (EUA) – o novo Mazda MX-5 fez a sua estreia pública nos primeiros dias de Outubro por ocasião do “Mondial de l’Automobile 2014” em Paris.

Em termos de design, a mais recente edição do roadster mais vendido da história apresenta-se como o mais desportivo de apresenta-sempre, numa marcante interpretação do design KODO – A Alma do Movimento da Mazda, que reflecte ao modelo uma enorme vivacidade, espelhando a agilidade e experiência gratificante que se espera ao volante.

Mantendo intacta a tradição MX-5, o habitáculo é acolhedor e confortável, contando a partir de agora com soluções de conveniência, como o sistema MZD Connect, de conectividade para smartphones, ou o inovador leque de tecnologias de segurança activa i-ACTIVSENSE da Mazda. Debaixo do capot reside um motor a gasolina SKYACTIV-G de elevada compressão,

NOVO M{ZD{ MX-5

PURA EXPERIÊNCIA

DE CONDUÇãO EM PARIS

(3)

NOVO M{ZD{ MX-5

PURA EXPERIÊNCIA

DE CONDUÇãO EM PARIS

que alimenta o modelo de tracção às rodas traseiras, enquanto o SKYACTIV-Chassis com afinação específica dá ao condutor a mais avançada experiência Jinba Ittai – condutor e automóvel como um só – de sempre. Ao mesmo tempo, o novo MX-5 mantém todo o charme, fiabilidade, acessibilidade e, acima de tudo, o enorme prazer de condução que se obtém de um roadster de baixo peso, que este ano comemora 25 anos. Uma pura experiência de condução!

Ao longo desse quarto de século a Mazda já produziu mais de 947.000 unidades deste roadster, constando o MX-5 do “Guinness World Record” como o desportivo de dois lugares mais vendido do mundo de todos os tempos.

Esta apresentação foi transmitida em directo na página web do “25º Aniversário do MX-5”, podendo ser consultada em www.mazda.com/stories/craftmanship/ mx-5/mx-5_25th/thanksday.

(4)

Ao contrário do que foi hábito até há relativamente pouco tempo, com as estreias mundiais de novos modelos a fazerem-se, na maior parte das vezes, em grandes salões automóveis internacionais, para o Novo Mazda2 adoptou-se uma perspectiva diferente em termos de estratégia de lançamento na Europa, preferindo a Mazda fazê-lo em vários palcos e de modo gradual.

Assim, o Novo Mazda2 começou por ser promovido no Festival Interna-cional de Cinema de Roma, que decorreu de 16 a 25 de Outubro no MAXXI Museum of 21st Century Art, na capital italiana, seguindo-se a apreseguindo-sentação à imprensa no Mazda Space, o novo espaço multi-actividades da empresa em solo europeu de 2 a 7 de Novembro (dia 6 para a imprensa nacional), para depois, se mostrar publicamente em três salões automóveis regionais: Zurique (entre os dias 5 e 9 de

NOVO M{ZD{2

APRESENTAÇÃO EM VÁRIOS PALCOS

(5)

O novo Mazda2 (Mazda Demio no Japão) conquistou o seu primeiro galardão de referência, ao ser votado com o “Carro do Ano 2014-2015” no Japão. A nova geração do modelo compacto torna-se, assim, no segundo modelo Mazda a garantir este importante troféu num período de três anos, depois de idêntico feito alcançado pelo Mazda CX-5 no evento de 2012-2013.

Foram candidatos a este galardão todos os automóveis de passageiros, com vendas anuais estimadas de pelo menos 500 unidades, anunciados ou lançados no Japão entre 1 de Novembro de 2013 e 30 de Setembro de 2014. O novo Mazda2 é o quinto modelo Mazda a garantir o troféu.

M{ZD{2 É ‘CARRO DO ANO’ NO JAPÃO

Novembro), Viena (14 a 18 de Janeiro) e Bruxelas (15 a 25 de Janeiro), antes de chegar aos mercados no início do próximo ano.

Uma chegada que aposta em conteúdos generosos e capacidades que desafiam as convenções, para tomar de assalto o segmento B. O novo Mazda2 combina a completa gama Tecnologia SKYACTIV com um deslumbrante design KODO - A Alma do Movimento, muito semelhante ao exibido pelo concept Mazda Hazumi, revelado em Genebra em Março último. Integra o conceito de interiores engenhosamente intuitivo usado pela primeira vez no Mazda3, num habitáculo espaçoso e confortável. Sob o capot respirará um de quatro motores incluindo o novo bloco diesel de baixa compressão SKYACTIV-D 1.5, com 105 cv e um binário máximo de 220 Nm, com consumos de apenas 3,4 l/100 km e emissões de CO2 de 89g/km. Dependendo dos mercados, o novo Mazda2 será também proposto com um bloco a gasolina SKYACTIV-G 1.5 com três variantes de potência dos 75 aos 115 cv, associados a caixas de velocidades SKYACTIV-MT, manuais de cinco e seis relações, mas também por uma transmissão automática SKYACTIV-Drive de seis velocidades. O SKYACTIV-Chassis garante a amplamente elogiada maneabilidade Jinba Ittai – sentimento de unidade com o automóvel – da Mazda.

(6)

JORGE PINA CORRE MAIS POR PORTUGAL

ATLETISMO SOLIDÁRIO

Uma Grande Vitória! Poderia resumir-se assim a iniciativa “Jorge Pina Corre Por Mais Portugal”, em que um atleta invisual demonstrou como vencer desafios e ultrapassar os limites que a vida lhe impôs, numa corrida de 10 dias que ligou Viana do Castelo a Sagres. Dali, Jorge Pina rumou ao Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Ourém, e Santarém. Ao sexto dia completou o percurso até Lisboa, sendo recebido na Praça do Comércio pela equipa da Mazda Motor de Portugal e pelo muito público que não lhe poupou aplausos.

Grândola, Sines e Odemira foram os objectivos seguintes nesta maratona que terminou em Sagres, a 14 de Outubro. Uma jornada solidária de atletismo em que, com o apoio de vários acompanhantes – entre famosos e desconhecidos – muito suor e algumas lágrimas, Pina alcançou o quase impossível. À semelhança de tantos que correram ao seu lado, em secções diversas desta viagem de 700 km, também Pedro Botelho o fez, no derradeiro percurso. “Foi absolutamente inspirador estar ao lado, mesmo que por breves quilómetros, de uma pessoa com a dimensão humana do Jorge Pina. Percebi, assim, os segredos do

seu sucesso no desafio sobre-humano a que se lançou: o poder da força de vontade que move montanhas, desafia o inacreditável e os limites das convenções, um enorme pensamento positivo e um sorriso que ilumina as pessoas à sua volta”, referiu o Director de Marketing da Mazda Motor de Portugal.

Uma iniciativa que a Mazda apoiou desde a primeira hora, nomeadamente com suporte logístico, e que contribui para 10 causas: Aldeias de Crianças SOS (já parceira da Mazda noutro domínio), CRID, Crescer Ser, AMA, APPT21, APEDV, AJP, ACA, APAV e Associação Princesa D. Leonor.

A prova foi seguida no Facebook – em https://www. facebook.com/JorgePinaCorrePorMaisPortugal?fref =ts – onde se sucederam as manifestações de carinho, incentivo e apoio, engrandecendo o número de seguidores da maratona e de “Gostos” à página e seus conteúdos. Em simultâneo decorreu uma campanha de recolha de fundos, através de crowdfunding, que continua em vigor até ao próximo dia 15 de Novembro, no endereço www. nosqueremos.pt/event_info.php?id=7.

(7)

NA TERRA E NO ALCATRÃO

DESAFIO NO ALENTEJO,

CLUB MX-5 NO OESTE

O interior alentejano e a costa oeste serão as zonas do país visitadas em Outubro no âmbito das duas acções de estrada que a Mazda Motor de Portugal irá realizar, respec-tivamente do Desafio Total Mazda e do Club MX-5 Portugal. No caso da com-petição de todo--o-terreno dispu-tada pelas Mazda Proto, será a conceituada Baja Portalegre 500 que, entre 30 de Outubro e 1 de Novembro verá nas suas pistas os seis pi- lotos inscritos na iniciativa da Mazda e da Total. Nesta altura,

fruto das vitórias alcançadas em todas as três provas já realizadas, Carlos Pinto surge bastante destacado em termos pontuais, mas é ainda potencialmente alcançável pelos

seus adversários Etelvino Carvalho e Bruno Oliveira, que tudo farão para adiar a decisão do título para as 24

Horas de Fronteira, jornada dupla que fecha a temporada no final de Novembro. Para tornar as contas ainda mais complicadas, estarão também presentes na dura prova

alentejana Rui Lopes, Pedro Dias da Silva e o regressado Durval Costa. Estas e outras informações estarão

disponíveis no portal www.desafio-totalmazda.com/.

Noutra vertente, mais de lazer, no dia 15 de Novembro realizar-se-á na triangulação Torres Vedras/

Bombarral/Mira d’Aire o próximo encontro do Club MX-5 Portugal, o quarto do presente ano. Um passeio por isso mesmo denominado de “Era Uma Vez no Oeste”, num programa de um dia (Sábado) que deverá voltar a concentrar várias dezenas de ‘roadsters’ Mazda MX-5 e seus proprietários, os quais participarão, entre outras actividades, numa acção dinâmica no Kartódromo do Bombarral e na visita às Grutas de Mira D’Aire. As inscrições estão a decorrer, podendo todas as informações ser obtidas em http://clubmx-5.com.pt/.

Era uma vez no Oeste

Era uma vez no Oeste

15 de Novembro 201415 de Novembro 2014 p o r t u g a l

p o r t u g a l

club

(8)

A Mazda continua na crista da onda em termos de vendas, cimentando a sua posição como um dos construtores que maior crescimento regista na Europa. No último trimestre (Julho a Setembro) a Mazda aumentou em 19% o seu volume de vendas face aos mesmos três meses de 2013, matriculando 46.126 unidades, num mercado europeu que apenas cresceu 5% nesse período. A quota de mercado da Mazda na Europa foi de 1,51% neste 3º trimestre, contra os 1,34 por cento registados há um ano e de 1,06% em 2012. No acumulado do ano já matriculou 138.556 unidades, mais 22% do que há um ano.

Naquele que foi o melhor mês de Setembro dos últimos cinco anos, a sua performance ultrapassou largamente a dos vários mercados europeus, incluindo os dois maiores, Alemanha (20%) e Reino Unido (11%). Espanha e Polónia foram os líderes em evolução ao longo desses três meses, com 95% e 93%, respectivamente, seguindo-se a Dinamarca (+74%), Portugal (+46%) e a Irlanda (+35%).

Ainda no nosso país, a Mazda também se destacou entre os seus pares, registando uma impressionante evolução de 93,3% no volume acumulado do presente ano, num mercado nacional que cresce marginalmente acima dos 35%. Fruto do trabalho conjunto com a sua Rede de Concessionários, a Mazda garante uma quota de mercado de 0,75%, contra os 0,52% registados no final deste mesmo período do ano passado.

VENDAS EM ALTA

M{ZD{

ULTRAPASSA

MERCADOS

(9)

M{zd{ na Imprensa

páginas de elogios

Depois de na passada edição lhe termos trazido o muito que se falou do Mazda MX-5, nesta mostramos parte das muitas páginas de elogios que a comunicação social portuguesa dedicou à gama da Mazda e às demais acções em que a mesma se insere.

(10)
(11)

M{ZD{6 SKYACTIV-D

O MAIS RÁPIDO DOS

DIESEL

Três unidades Mazda6 SKYACTIV-D 2.2 de 175 cv rolaram recentemente, numa acção de 24 horas non-stop, na pista oval ATP em Papenburg (Alemanha), evento em que se bateram nada menos do que 20 recordes da FIA – Federação Internacional do Automóvel. Um dos carros alcançou uma velocidade média de 221,072 km/h, batendo o anterior máximo de 209,824 km/h registado pela FIA para automóveis de produção com motores diesel (com cilindradas entre os 2,0 e os 2,5 litros) e cada um dos três Mazda6 alcançou vários outros recordes de velocidade, na cobertura de diferentes distâncias. Acrescente-se que a diferença de velocidade média entre os três Mazda6 foi de apenas 0,89 km/h.

Vinte e três condutores de sete países europeus alternaram-se ao volante dos Mazda6, percorrendo em conjunto mais de 5.300 km, entre pilotos profissionais, jornalistas do sector e simples entusiastas, escolhidos a partir de uma campanha iniciada em Maio último. Este resultado é um tributo não só ao trabalho realizado por todos os envolvidos nesta acção, mas, acima de tudo, às características de design, condução e utilização destes modelos da geração Skyactiv/Kodo, mesmos quando levados ao seu limite.

Ficha técnica Propriedade: Mazda Motor de Portugal, Lda Relações Públicas: Sandra Ferro - sferro@mazdaeur.com | Tel.: 213512774 | Site: mazda.pt Edição e grafismo: Good News Comunicação | Site: goodnews.pt | goodnews@goodnews.pt

BREVES SOLTAS BREVES

SOLTAS BREVES SOLTAS

BREVES SOLTAS breves soltas

soltas breves soltas

‘JOB 1’ NO MÉXICO

Em complemento à produção no Japão, o Mazda2 também já se produz no México, tendo a cerimónia de ‘job 1’ decorrido no dia 22 de Outubro nas instalações da nova fábrica Mazda de Mexico Vehicle Operation (MMVO). Tal aconteceu um dia depois de ter entrado em funcionamento a área de produção de motores.

ÁFRICA DO SUL

A Mazda Southern Africa (Pty) Ltd. é a nova Companhia Nacional de Vendas da Mazda na África do Sul, tendo assumido a importação e comercialização da gama de veículos da marca, dando continuidade a um historial no país que remonta a 1963.

M{ZD{ LIDERA NOS EUA Os modelos Mazda são, pelo segundo ano consecutivo, os automóveis mais eficientes em termos de consumos nos EUA, de acordo com o relatório anual da Agência de Protecção Ambiental norte-americana (EPA - Environmental Protection Agency) de 2013, um resultado que, tudo indica, se repetirá também em 2014.

Em estudo

FARÓIS DE LED ADAPTATIVOS

A Mazda apresentou em Tóquio, no CEATEC JAPAN 2014, mostra tecnológica de informação e electrónica, a sua nova geração do sistema Adaptive LED Headlights (Faróis de LED Adaptativos) – o mais recente avanço tecnológico da empresa no domínio da segurança activa –, um sistema de controlo autónomo dos máximos. Prestes a integrar a gama de conteúdos do i-ACTIVSENSE, o pacote de segurança activa da Mazda, os ALH integram a mais avançada tecnologia de LED para máximos, dividindo esses LED em quatro blocos de controlo independente. O ALH recorre a uma câmara que detecta veículos que se apresentam de frente ou sigam na mesma faixa. Nesse caso e de modo a evitar o encandeamento, o sistema apenas desliga os LED que abranjam essa direcção específica, pelo que os máximos continuam operacionais de modo contínuo, melhorando a visibilidade e, com ela, a segurança em condução nocturna. O ALH integra, ain-da, médios de grande abrangência, com LED adicionais de iluminação lateral, que distribuem luz para áreas onde as ópticas convencionais não alcançam. O modo auto-estrada é outra fun-cionalidade do sistema, iluminando potenciais obstáculos.

Referências

Documentos relacionados

Esta é a perda mais perseguida no Sistema Toyota de Produção (GHINATO, 1995). b) Tempo de espera: eficiência de máquina e eficiência de mão de obra são duas medidas

Indicar a periodicidade de recolha dos pavilhões e envio dos cadáveres de aves a destino final autorizado, acompanhado de declaração de transportador autorizado

(omissis)”. Com efeito, a Constituição previa o cabimento do recurso extraordinário, quando a decisão recorrida tivesse julgado válida lei ou ato de governo local,

Entretanto, esse entendimento, com fundamento basicamente liberal, não podia prevalecer no contexto posterior aos movimentos sociais do final do século XIX e

Os eventos podem ser classificados como oportunidades (com impacte positivo) ou riscos (com impacte negativo). A gestão do risco é o processo através do qual as

1 Reactividad, Fuerza reactiva.. Desta forma, o estudo das manifestações de força implicadas nesta corrida, pode constituir-se como um importante meio de controlo

No âmbito da sua atividade de controlo de operações de concentração de empresas, a AdC adotou, durante o ano de 2016, um total de 63 decisões finais e uma decisão de passagem

Após realizar a teorização de cada questão levantada houve uma discussão, seguida de reflexões sobre a realidade vivenciada pelos profissionais atuantes na ESF, o