• Nenhum resultado encontrado

Departamento de Educação Física e Artes DEFA SEGMENTO: 9ª série Ensino Fundamental e Ensino Médio JOGOS INTERNOS Eu faço parte desta história!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Departamento de Educação Física e Artes DEFA SEGMENTO: 9ª série Ensino Fundamental e Ensino Médio JOGOS INTERNOS Eu faço parte desta história!"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia - BH 1111

E

E

E

Eu faço parte desta hist

u faço parte desta hist

u faço parte desta história!

u faço parte desta hist

ória!

ória!

ória!

Regulamento

Regulamento

Regulamento

Regulamento

Colégio Santa Dorotéia – BH.

Departamento de Educação Física e Artes – DEFA

SEGMENTO: 9ª série – Ensino Fundamental e Ensino Médio

J

J

J

(2)

Colégio Santa Dorotéia - BH 2 2 2 2

I-

JUSTIFICATIVA

Nos tempos atuais, a Educação Física e o esporte têm ocupado um lugar de destaque na cultura dos povos. O esporte tem raízes na própria história da humanidade, nos jogos e brincadeiras populares das mais antigas civilizações. Ele interage com países, povos, culturas e religiões. A história do esporte esclarece uma parte da cultura e da evolução social do ser humano, passando das primeiras formas de manifestação de atividades lúdicas e esportivas ao esporte formalmente organizado nos níveis nacional e internacional.

Pode-se afirmar que o esporte contemporâneo, nas suas diferentes formas de expressão, tem se tornado um componente cultural da vida do cidadão em várias partes do mundo. Seu valor na sociedade justifica-se por estar inserido nas diferentes formas de expressão, no esporte escolar solidário, para pessoas portadoras de deficiência, para a saúde, na reabilitação, de alto rendimento, em todas as camadas da sociedade.

Cada uma destas formas de expressão do esporte permite ao indivíduo a determinação de metas, o conhecimento da sua potencialidade e a fixação daquele objetivo intrínseco da atividade que o praticante deseja vivenciar.

Assim, o esporte escolar apresenta características que primam pela ação normativa sobre os valores e atitudes, desenvolvimento de habilidades e, principalmente, de conduta ética humana.

(Fonte: Carlos Eduardo Guilherme, em Introdução ao livro “Voleibol – À beira da quadra”, de Adolfo Guilherme).

II-

OBJETIVO EDUCATIVO

Favorecer a integração entre os alunos, e entre estes e os educadores, através da vivência de jogos esportivos.

Os “Jogos Internos” são um momento privilegiado de aprendizagens, que se constroem através de experiências ricas, que envolvem não apenas o jogo e as situações que dele decorrem, mas refletem diversas formas de relação com outro.

Na prática esportiva, o aluno busca forças e harmonia para superar-se, atender a regras, lidar com o inesperado, aceitar os desafios da competição, do ganhar ou perder.

Os eventos esportivos são muito mais do que apenas competições. Aproximam as pessoas para elevar o espírito humano, confraternizar e possibilitar a vivência de momentos de prazer, alegria, superação.

III-

ASPECTOS FUNCIONAIS DOS JOGOS INTERNOS

Os “Jogos Internos” são um projeto do DEFA, elaborado pelos professores de Educação Física, em conjunto com a Supervisão Pedagógica e a Coordenação do Segmento, com o apoio de toda a equipe do Segmento e professores das séries envolvidas.

Os Jogos Internos são a primeira etapa de um evento maior – “Festival de Jogos e Solidariedade”, que terá a segunda etapa na Festa Junina.

PERÍODO DE JOGOS

Dia 14/04, sábado Dia 18/04, quarta-feira Dia 19/04, quinta-feira Dia 20/04, sexta-feira

Abertura: 9 horas Jogos: das 10h30

às 13h

Jogos das 7h30min

às 12h10 Jogos às 12h10 das 7h30min

Jogos das 7h30min às 12h10

(3)

Colégio Santa Dorotéia - BH 3333

1) UNIFORME

As equipes deverão usar a camisa do evento em todas as atividades.

Não será permitida a entrada em quadra de alunos com blusas personalizadas: cortadas (golas, mangas, bainha...), ou “pichadas”, pintadas.

Não será permitido o uso de jeans de qualquer espécie, calças de tecido (mesmo com

lycra ou strech). Evitar o uso de calças, shorts, bermudas e bermudões com botões e/ou

zíper.

É obrigatório o uso de tênis.

As equipes usarão camisas padronizadas do evento, de cores diferenciadas, de acordo com o quadro abaixo:

Amarela Vermelha Roxa Rosa Laranja Turquesa Verde água Verde limão 91 – 211

221 92 – 212 222 93 – 213 223 94 – 214 224 95 – 215 231 96 – 216 232 97 – 233 234

IV-

ABERTURA DO FESTIVAL DE JOGOS

1) PARTICIPANTES

As equipes devem participar da Cerimônia de Abertura do Festival de Jogos (inclusive alunos que não vão jogar e professores padrinhos) com a camisa da turma

2) PONTUAÇÃO

A participação da turma na Abertura dos Jogos será avaliada em 40 pontos, de acordo com a presença da turma:

* até 50% dos alunos da turma: 25 pontos; *de 51% a 75% dos alunos da turma: 30 pontos; *de 76% a 90% de alunos da turma: 35 pontos; *de 91% a 100% de alunos da turma: 40 pontos.

As equipes serão avaliadas, também, quanto à organização e à postura adequada, podendo perder pontos de acordo com critérios da Comissão Organizadora.

V-

MODALIDADES DE JOGOS PARA AS SÉRIES

Para todas as séries:

• Basquete (Feminino e Masculino). • Futsal (Feminino e Masculino). • Handebol (Feminino e Masculino). • Peteca (Feminino e Masculino).

(4)

Colégio Santa Dorotéia - BH 4

4 4 4

VI-

NORMAS GERAIS

1) Número de alunos inscritos por modalidade:

Modalidade Mínimo Número de alunos inscritos Máximo jogo com o mínimo de: Poderá ser iniciado o

Basquete 5 12 5

Futsal 5 12 5

Handebol 7 16 5

Vôlei 6 (3F/3M) 12 (6F/6M) 4 (2F/2M)

Peteca 2 4 2

Obs: em caso da ausência de jogadores inscritos, será permitido o início da partida com menor número de jogadores, de acordo com o quadro acima.

Serão permitidas substituições por alunos não inscritos. 2) Sobre os Jogos:

• Duração de cada rodada de jogos: os jogos serão realizados a cada 40 (quarenta) minutos.

- Basquete, Futsal e Handebol: 2 tempos de 10 minutos, com intervalo de 2 minutos.

- Vôlei: “melhor de três sets”, no sistema “tie brake” (pontos corridos), no total de 15 (quinze) pontos. Uma equipe será considerada vencedora se obtiver uma vantagem mínima de 2 (dois) pontos sobre a outra, respeitando-se um limite de 20 (vinte) pontos.

- Peteca: “melhor de três sets” de 15 pontos corridos. Uma equipe será considerada vencedora se obtiver uma vantagem mínima de 2 (dois) pontos sobre a outra, respeitando-se um limite de 20 (vinte) pontos.

• As disputas serão regidas pelas regras oficiais de cada modalidade, salvo adaptações citadas no

“Item VII – Adaptações e critérios de desempate das modalidades específicas”.

• O árbitro da partida terá o direito de parar o cronômetro quando julgar necessário.

• De acordo com as regras oficiais de algumas modalidades, e visando à segurança e ao bem

estar dos alunos, os jogadores não podem jogar com unhas grandes. Os árbitros das quadras de Handebol e Basquete terão cortadores de unhas e estão autorizados a vetar a entrada em quadra de jogadores que estiverem, segundo o seu parecer, com unhas grandes para jogar. Sugerimos a todos que cortem as unhas antes de ir para a quadra.

Tolerância/W.O: a equipe que não estiver pronta para o início da partida até 5 (cinco) minutos

após o horário marcado para a mesma, será considerada perdedora.

O perdedor por W x O estará automaticamente eliminado das disputas da modalidade, e não marcará pontos na modalidade em questão.

Sistema de disputa: será o de eliminatória simples para todas as modalidades.

3) Penalidade: o aluno que tiver conduta antidesportiva, ou ferir as normas regulamentares, disciplinares ou a ética, dentro ou fora da competição, poderá ser advertido, ou punido com suspensão de jogos, de acordo com a avaliação da Comissão Organizadora, podendo ser eliminado dos jogos. Poderá, ainda, ser punido de acordo com as normas disciplinares do Colégio, e não apenas dentro dos jogos.

4) Se algum aluno for excluído do jogo por motivo de indisciplina, será punido com, no mínimo, a suspensão do jogo seguinte daquela modalidade, ou de outra modalidade, caso sua equipe seja eliminada desta modalidade. A punição será definida pela Comissão Organizadora, após tomar conhecimento do relatório do árbitro. Nesse caso (exclusão do aluno por indisciplina), a equipe perde dois pontos a cada situação ocorrida.

Jogo vencido por W x O não é válido para cumprimento de suspensão por indisciplina.

5) Bônus: As turmas que não perderem nenhum ponto nos critérios acima, e não perderem partidas por W x O, receberão bonificação de 5 (cinco) pontos.

(5)

Colégio Santa Dorotéia - BH 5555

6) A postura inadequada das torcidas poderá ser julgada pela Comissão Organizadora e punida com a perda de pontos, de acordo com relato de árbitros e/ou professores presentes.

7) Grupos de disputa: 9ª série / 1ª série/EM / 2ª e 3ª série/EM.

8) Para a classificação geral da turma, serão considerados os critérios anteriores e a classificação nas modalidades, de acordo com a pontuação a seguir:

• 1º lugar – 12 pontos • 2º lugar – 10 pontos • 3º lugar – 8 pontos • 4º lugar – 6 pontos • 5º lugar – 4 pontos • 6º lugar – 3 pontos • 7º lugar – 2 pontos • 8º lugar – 1 ponto

9) Protestos: os protestos deverão ser dirigidos à Comissão Organizadora, por escrito, até duas horas após o acontecimento do fato que o originou.

10) Casos omissos nesse Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

VII - ADAPTAÇÕES E CRITÉRIOS DE DESEMPATE DAS MODALIDADES

ESPECÍFICAS

BASQUETE

a) Serão permitidas apenas 4 (quatro) faltas individuais por aluno, e não 5 (cinco), como consta nas regras oficiais.

b) A partir da sexta falta coletiva, a equipe terá direito de cobrar lance livre.

c) No ataque, o tempo permitido dentro do garrafão adversário será de 5 (cinco) segundos, e não 3 (três), como nas regras oficiais.

d) Não há determinação para o tempo de posse de bola da defesa para o ataque. e) Critérios para desempate das partidas:

* Três lances livres para cada equipe (alternados);

* Caso persista o empate, lances livres “um por um”, até que se tenha um vencedor.

Obs: um jogador só poderá bater um lance livre pela segunda vez, depois que todos os jogadores

presentes já tiverem feito pelo menos uma tentativa, com exceção dos que estiverem punidos ao final do jogo.

(6)

Colégio Santa Dorotéia - BH 6 6 6 6

FUTSAL

a) Número de faltas coletivas: 4 (quatro) faltas coletivas por tempo de jogo. A partir da quinta falta coletiva, tiro de 10 metros.

b) FUTSAL FEMININO – Regras oficiais

• Saída de bola – obrigatoriamente para a frente (em caso de erro, repete-se); • Não é permitido o gol de chute direto na saída de bola;

• É válido o gol de escanteio (direto) e lateral se tocar algum jogador, inclusive o goleiro.

c) Alteração para o feminino: a substituição da goleira somente será feita com autorização do árbitro. d) Lembretes:

• Saída de bola para a frente (meio da quadra);

• Todo arremesso lateral é cobrado com a bola em cima da linha, ou um pouco atrás (fora da

quadra);

• Recuo para o goleiro, este só poderá pegar com os pés (uma vez); • Posse de bola do goleiro: 4 (quatro) segundos;

• Se o goleiro passar com a bola do meio da quadra, o tempo de posse de bola é liberado;

e) Critérios para desempate das partidas:

• 3(três) pênaltis para cada equipe (alternados);

• Caso persista o empate, pênaltis (“1 por 1”), até que se tenha um vencedor.

Obs: um jogador só poderá bater um lance livre pela segunda vez, depois que todos os jogadores

presentes já tiverem feito pelo menos uma tentativa, com exceção dos que estiverem punidos ao final do jogo.

HANDEBOL

Critérios para desempate das partidas:

• 3(três) tiros de 7 m (sete metros) para cada equipe (alternados);

• Caso persista o empate, tiros de 7 m (sete metros) (“1 por1”), até que se tenha um vencedor.

Obs: um jogador só poderá bater um lance livre pela segunda vez, depois que todos os jogadores

presentes já tiverem feito pelo menos uma tentativa, com exceção dos que estiverem punidos ao final do jogo.

(7)

Colégio Santa Dorotéia - BH 7777

VÔLEI

a) A linha de fundo da quadra considerada pelos árbitros será a branca (G2).

b) Haverá uma linha extra a ser utilizada como tolerância para invasão de quadra no momento do saque, devido ao pequeno espaço no fundo da quadra (G2).

c) Altura da rede: 2,30m.

PETECA

a) A altura da rede será de 2,40 m para todas as categorias.

b) Haverá troca de lado entre uma e outra partida, e no decorrer da terceira (caso seja disputada), assim que uma das equipes completar 10 pontos.

c) Não será verificado tempo para colocar a peteca no chão (atacar). Marcará ponto quem colocar a peteca no chão.

VIII-

PREMIAÇÃO

A premiação será dada ao final do “Festival de Jogos e Solidariedade”, após a Festa Junina, somando-se os pontos da 1ª Etapa (Jogos Internos) com os pontos da 2ª Etapa (Festival de Solidariedade). A equipe campeã em cada Grupo de Disputa será premiada com um passeio ao sítio do colégio, a ser marcado no segundo semestre.

IX-

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Loureiro – Coordenadora Benito Fantoni Júnior

Cynthia Reis Alvim

Kleber Leonardo Fonseca Soares Neyder Elisa M. de Souza

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal): Não aplicável Número ONU: Não aplicável. Nome apropriado para embarque: Não aplicável Classe de

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

O objetivo deste trabalho foi estudar a evaporação por meio da transferência de massa no solo, em uma barragem subterrânea submetida às diferentes profundidades do lençol

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Quanto ao tipo de trauma por sexo: houve diferença es- tatisticamente significativa entre os sexos para queda da própria altura, torção e tração pelo braço, com predomínio feminino,

Entretanto, algumas melhorias em rela¸c˜ao `as estrat´egias de compensa¸c˜ao de movimento do H.261 (como o uso de meio pixel de resolu¸c˜ao para a compensa¸c˜ao de movimento,

Neste estudo foram estudadas as cavernas do Fazendão, Paredão, Boca do Sapo, e Abrigo da Glória (na Serra de Itirapina); os abrigos do Roncador (Analândia), Santo Urbano