• Nenhum resultado encontrado

Primeiro caso de tuberculose ganglionar diagnosticado por Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) em Roraima / First case of ganglionar tuberculosis diagnosed by Rapid Molecular Test for Tuberculosis (TRM-TB) in Roraima

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Primeiro caso de tuberculose ganglionar diagnosticado por Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) em Roraima / First case of ganglionar tuberculosis diagnosed by Rapid Molecular Test for Tuberculosis (TRM-TB) in Roraima"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Primeiro caso de tuberculose ganglionar diagnosticado por Teste Rápido

Molecular para Tuberculose (TRM-TB) em Roraima

First case of ganglionar tuberculosis diagnosed by Rapid Molecular Test for

Tuberculosis (TRM-TB) in Roraima

Recebimento dos originais: 12/01/2019 Aceitação para publicação: 15/02/2019

Maria Soledade Garcia Benedetti UFRR - Universidade Federal de Roraima

Endereço: Avenida EneGarcêz, sn, Campus doParicarana. Boa Vista, Roraima, Brasil. CGVS/SESAU - Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde/ Secretaria de Saúde do Estado de

Roraima

Endereço: Rua Dr Arnaldo Brandão com a avenida Capitão Júlio Bezerra, 826, São Francisco, Boa Vista, Roraima, Brasil.

Email: soledadebenedetti@hotmail.com Cássio Alencar Meira

SMSA - Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, s/n, São Pedro, Boa Vista, Roraima, Brasil. Email: cassioa.meira@hotmail.com

Elba Urzedo de Freitas Lamounier

CGVS/SESAU - Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde/Secretaria de Saúde do Estado de Roraima

Endereço: Rua Dr Arnaldo Brandão com a avenida Capitão Júlio Bezerra, 826, São Francisco, Boa Vista, Roraima, Brasil.

Email: tuberculoserr@bol.com.br RESUMO

Introdução:O teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) é um teste de ampliação de ácidos nucléicos utilizado para detecção de DNA do Mycobacterium tuberculosis e para triagem de cepas resistentes à rifampicina pela técnica de reação em cadeia de polimerase (PCR) em tempo real. O TRM-TB para o diagnóstico da doença começou a ser utilizada no Brasil em 2014. Objetivo: Descrever os procedimentos técnicos realizados para o diagnóstico de tuberculose ganglionar por meio do TRM-TB em um laboratório de referência secundária localizado em Boa Vista, Roraima. Metodologia: Estudo descritivo e qualitativo. A amostra utilizada foi um gânglio linfático (linfonodo) processado no laboratório de referência secundária. A amostra (gânglio linfático) foi processada com a adição de solução fisiológica e de reagente de amostra (na proporção de 2:1) e realizado a maceração do gânglio linfático com pistilo. O material foi transferido para o tubo falcon e agitado em vórtex por um minuto, duas vezes, com intervalo de 10 minutos. Ficou em repouso por cinco minutos e agitada novamente no vórtex por um minuto. Após sedimentação das partículas sólidas, foi pipetado 2ml do sobrenadante e adicionado no cartucho do aparelho Genexpert® para análise. Resultados: No resultado foi detectável MT (muito baixa/verylow) sem resistência à rifampicina. Discussão/Conclusão: O TRM-TB permitiu agilidade na confirmação de tuberculose em amostra extrapulmonar além do perfil de resistência à rifampicina permitindo o início rápido do tratamento da paciente.

(2)

Palavras-chaves: Roraima, Teste Rápido Molecular, Tuberculose. ABSTRACT

Introduction: Rapid molecular assay for tuberculosis (TRM-TB) is a nucleic acid amplification test used to detect DNA from Mycobacterium tuberculosis and to screen rifampicin-resistant strains by polymerase chain reaction (PCR) real. Objective: To describe the technical procedures performed for the diagnosis of ganglionar tuberculosis through TRM-TB in a secondary reference laboratory located in Boa Vista, Roraima, Brazil. Methodology: Descriptive and qualitative study. The sample used was a lymph node (lymph node) processed in the secondary reference laboratory. The sample (lymph node) was processed with the addition of physiological and sample reagent solution (2: 1 ratio) and pistillate lymph node maceration. The material was transferred to the falcon tube and vortexed for one minute, twice, with a 10 minute interval. She lay for five minutes and was agitated again in the vortex for a minute. After sedimentation of the solid particles, 2 ml of the supernatant was pipetted and added into the Genexpert® apparatus cartridge for analysis. Results: MT (very low / verylow) was found without resistance to rifampicin. Discussion / Conclusion: The TRM-TB allowed agility in the confirmation of tuberculosis in extrapulmonary sample besides the profile of resistance to rifampicin allowing the rapid onset of the treatment of the patient.

Keywords: Roraima, Rapid Molecular Test, Tuberculosis. 1 INTRODUÇÃO

Os testes laboratoriais, como a baciloscopia e a cultura (este, o padrão-ouro para o diagnóstico da tuberculose pulmonar), são atualmente preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) para confirmar os casos suspeitos de tuberculose pulmonar, caracterizados por sintomatologia clínica ou pelo exame de imagem do tórax. Uma nova opção laboratorial, o teste Xpert® MTB/RIF, é um teste de amplificação de ácidos nucléicos utilizado para detecção do complexo

Mycobacteriumtuberculosise para a triagem de tuberculose resistente a fármacos. O teste consiste

na purificação, concentração e amplificação de ácidos nucléicos por reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real, e tem como principal benefício apresentado a integração e automatização dos três processos (preparação de amostras, amplificação e detecção) necessários para a PCR em tempo real baseada em testes moleculares (BRATS, 2011).

Em 2010, a Organização Mundial de Saúde (OMS) endossou o uso do teste molecular Xpert MTB/RIF (Cepheid Inc., Sunnyvale, CA, EUA) para o diagnóstico da tuberculose (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2011).

No Brasil, o diagnóstico de tuberculose, até julho de 2014, era baseado no quadro clínico-radiológico e em testes fenotípicos (baciloscopia e cultura para micobactérias) (CONDE et al., 2009). O Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB) para o diagnóstico da doença começou a ser utilizada no Brasil em 2014.

(3)

Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de descrever os procedimentos técnicos realizados para o diagnóstico de tuberculose ganglionar por meio do TRM-TB em um laboratório de referência secundária localizado em Boa Vista, Roraima.

2 METODOLOGIA

Estudo descritivo e qualitativo. A amostra utilizada foi um gânglio linfático (linfonodo) processado e analisado no laboratório de tuberculose da referência secundária localizado em Boa Vista (RR), no ano de 2018.

A amostra foi recebida em coletor universal com cerca de 5ml de solução de NaCl 0,9%, transportada adequadamente. O gânglio linfático foi transferido para um coletor universal, adicionado 2ml da solução fisiológica do coletor primário, e mais 4ml de reagente de amostra (na proporção de 2:1) e realizado a maceração do gânglio linfático com pistilo.

Figura 1 – Fluxograma do procedimento realizado.

O material foi transferido para o tubo falcon e agitado em vórtex por um minuto, duas vezes, com intervalo de 10 minutos. Ficou em repouso por cinco minutos e agitada novamente no vórtex por um minuto. Após sedimentação das partículas sólidas, foi pipetado 2ml do sobrenadante e adicionado no cartucho do aparelho Genexpert® para análise (Figura 1).

(4)

3 RESULTADOS

No resultado foi detectável MT (muito baixa/verylow) sem resistência à rifampicina.

4 DISCUSSÃO

OTRM-TBestá indicado, prioritariamente, para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea, mas pode ser utilizado para o diagnóstico de algumas formas de tuberculose extrapulmonar no líquor, gânglios linfáticos e outros tecidos como foi o caso deste estudo.

Após a recomendação da OMS, muitos países têm incorporado essa tecnologia na rotina de diagnóstico de tuberculose, substituindo a baciloscopia (BOEHME et al., 2010). Muitos estudos tenham mostrado a alta sensibilidade e especificidade desse teste no diagnóstico da tuberculose e na detecção de resistência à rifampicina (CASELA et al., 2018).

No Brasil, havia o anseio de incorporação de novas tecnologias de diagnóstico no sistema de saúde pública brasileiro, incluindo os testes genotípicos, tanto para tuberculose pulmonar quanto para tuberculose extrapulmonar(CASELA et al., 2018). A dificuldade de acesso à saúde e a má percepção dos sintomas por parte dos pacientes foram identificados como importantes fatores para retardo do diagnóstico e, consequentemente, do início do tratamento (CONDE et al., 2009). Adicionalmente, alguns estudos têm demonstrado que o teste Xpert MTB/RIF é uma estratégia de diagnóstico para tuberculose custo-efetiva(CASELA et al., 2018). Durovnie colaboradores (2014) observaram uma taxa de acréscimo de casos com confirmação laboratorial de 59% e redução do tempo do início do tratamento de 11 para 8 dias.

No ensaio clínico realizado em duas cidades brasileiras com elevada incidência de tuberculose (Rio de Janeiro e Manaus), no período de pré-implantação do Xpert MTB/RIF no sistema de saúde pública, observaram um valor de acréscimo de diagnóstico bacteriologicamente confirmado de 59% (Durovni et al., 2014). Os autores compararam dados do momento basal (durante o qual o diagnóstico era realizado pelo método de baciloscopia convencional em duas amostras) com aqueles encontrados após a implantação substitutiva do Xpert MTB/RIF (CASELA et al., 2018).

No estudo de Caselae colaboradores (2018) conduzido em condições de rotina laboratorial em um hospital de referência terciária para tuberculose na Bahia, o Xpert MTB/RIF foi capaz de detectar 254 casos de tuberculose negativos na baciloscopia de escarro, o que representou um acréscimo de diagnóstico biologicamente confirmado de 59,9% similar aos dados encontrados no Rio de janeiro e Manaus. Os autores destacam que é relevante avaliar sua utilização na rotina de programas locais, considerando que muitas barreiras logísticas e do sistema de saúde podem

(5)

Uma ampla variabilidade de proporção de ganho diagnóstico foi observada em diversos estudos publicados comparando os dois métodos (CASELA et al., 2018).Ngbonzizae colaboradores (2016), em Ruanda, encontraram um acréscimo diagnóstico de 32,3%, e Cowane colaboradores (2015),em Moçambique, relataram uma proporção de 69% de ganho diagnóstico.

Considerando os estudos acima e o resultado encontrado no presente estudo, concluímos que oTRM-TB é importante para agilizar a confirmação de tuberculose em amostra extrapulmonar além de demonstrar o perfil de resistência aos fármacos (rifampicina) permitindo assim a instituição mais rápida do tratamento.

REFERÊNCIAS

BOEHME, C.C.; NABETA, P.; HILLEMANN.D.; NICOL, M.P.; SHENAI, S.; KRAPP, F. et al. Rapid molecular detection of tuberculosis and rifampin resistance. N Engl J Med. 2010;363(11):1005-15. https://doi.org/10.1056/ NEJMoa0907847

BRATS. Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde - BRATS: XPERT® MTB/RIF no diagnóstico da tuberculose pulmonar. Ano VI nº 16 | Setembro de 2011. ISSN

1983-7003

CONDE, M.B.; MELO, F.A.; MARQUES, A.M.; CARDOSO, N.C.; PINHEIRO, V.G.; DALCIN, P.T. et al. III Brazilian Thoracic Association Guidelines on tuberculosis. J Bras Pneumol. 2009;35(10):1018-48. https://doi. org/10.1590/S1806-37132009001000011

CASELA, M.; CERQUEIRA, S.M.A.; CASELA, T.O.; PEREIRA, M.A.; SANTOS, S.Q.; DEL POZO, F.A.; FREIRE, S.M.; MATOS, E.D. Teste rápido molecular para tuberculose: avaliação do impacto de seu uso na rotina em um hospital de referência. J Bras Pneumol. 2018;44(2):112-117

COWAN, J.; MICHEL, C.; MANHIÇA, I.; MONIVO, C.; SAIZE, D.; CRESWELL, J. et al. Implementing rapid testing for tuberculosis in Mozambique. Bull World Health Organ. 2015;93(2):125-30. https://doi.org/10.2471/ BLT.14.138560

DUROVNI, B.; SARACENI, V.; VAN DEN, H.O.F.S.; TRAJMAN, A.; CORDEIRO-SANTOS, M.; CAVALCANTE, S. et al. Impact of replacing smear microscopy with Xpert MTB/RIF for

(6)

diagnosing tuberculosis in Brazil: a stepped-wedge cluster-randomized trial. PLoS Med. 2014;11(12):e1001766. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1001766

NGABONZIZA, J.C.; SSENGOOBA, W.; MUTUA, F.; TORREA, G.; DUSHIME, A.; GASANA, M. et al. Diagnostic performance of smear microscopy and incremental yield of Xpert in detection of pulmonary tuberculosis in Rwanda. BMC Infect Dis. 2016;16(1):660. https://doi.org/10.1186/ s12879-016-2009-x

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Automated real-time nucleic acid amplification technology for rapid and simultaneous detection of tuberculosis and rifampicin resistance: Xpert MTB/RIF system. Policystatement. Geneva, Switzerland: World Health Organization, 2011.

Imagem

Figura 1 – Fluxograma do procedimento realizado.

Referências

Documentos relacionados

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Realizar a caracterização molecular de organismos do complexo Mycobacterium tuberculosis isolados em dois estados de fronteira brasileiros (Mato Grosso do Sul e Roraima)

‡ Nakon završetka ciklusa peËenja uklonite IPS e.max predmete iz peÊi (Ëekajte zvuËni signal peÊi). ‡ Dopustite predmetima da se ohlade na sobnoj temperaturi na mjestu

Recomendações do Centro para Controlo e Prevenção da Doença (CDC - EUA) relativamente ao rastreio, diagnóstico e tratamento da TB latente e tuberculose (TB) em doentes

Do ponto de vista do interesse público de uma IG conseguimos verificar que o direito de relativo às indicações geográficas, assim como todos os direitos de propriedade relativos

(5-8) Desde sua introdução em 2010, o teste molecular de Mycobacterium tuberculosis e sua resistência à rifampicina (teste Xpert MTB/RIF) é cada vez mais usado como

Foi calculada a incidência de casos de tuberculose pulmonar positiva entre 1° de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2016, e o desempenho da baciloscopia e do teste rápido molecular

No presente estudo, conduzido em condições de rotina laboratorial em um hospital de referência terciária para tuberculose na Bahia, o Xpert MTB/RIF foi capaz de detectar 254 casos