• Nenhum resultado encontrado

BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

CASTELAN, Victor Pariz1 ELEUTÉRIO, Alex Mesquita2 SCARTON, Igor Gava Sartório3 ALMEIDA, Eliezer Pedrosa de⁴

INTRODUÇÃO

A construção civil é uma prática na qual gera se muito resíduo sólido. E esses por sua vez não são usados para nenhuma finalidade. Grande parte dos resíduos gerados na construção civil são descartados clandestinamente em aterros, vias públicas, terrenos baldios, margens de estradas e córregos, áreas verdes, degradando assim o meio ambiente. A remoção e o tratamento destes resíduos sólidos custam aos cofres públicos milhões de reais, anualmente, que poderiam ser investidos em obras, projetos sociais e muitos outros benefícios para a sociedade de forma geral. A reciclagem dos resíduos da construção civil torna-se então, a melhor opção para: conter o processo de degradação das reservas naturais, apresentar uma solução sustentável para o controle e amenizar os danos causados por estes, e ainda, minimizar os gastos públicos com remoção e tratamento destes resíduos.

_____________________

1 Graduanda do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES, victorpariz@hotmail.com;

2 Graduando do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES, alex.trailer@gmail.com;

3 Graduando do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES, igorscarton@outlook.com;

⁴ Professor de Engenharia Civil do Centro Universitário São Camilo-ES,eliezerpa@hotmail.com

(2)

2

MATERIAIS E MÉTODOS

Pesquisas bibliográficas: foi feito pesquisas bibliográficas mais aprofundadas sobre a geração de resíduos sólidos na Construção Civil no Brasil e no Espírito Santo. Levantamento de Dados quantitativo: houve levantamentos de dados através de dados secundários coletados em livros, teses, dissertações, periódicos, jornais, sites e publicações avulsas. Apresentação dos dados coletados: elaboração de tabelas, os resultados foram obtidos através de pesquisa de campo, IBGE, ABRECON e ABRELPE.

DESENVOLVIMENTO

Desde 2004 está vigente no Brasil a resolução 307 do CONAMA, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Essa resolução separa em classes os resíduos sólidos resultantes das obras e demolições em geral.

Os resíduos da construção civil, após triagem, deverão ser destinados das seguintes formas:

- Classe A: deverão ser reutilizados na forma de agregados ou encaminhados a aterro de resíduos classe A de preservação de material para usos futuros.

Imagem: resíduos da construção civil, classe A Conama resolução 307

(3)

3

Após triagem e trituragem, de acordo com sua granulometria os materiais são classificados da seguinte forma:

Areia reciclada: Uso recomendado em argamassa de assentamento de alvenaria de vedação, contra pisos, solo-cimento, blocos e tijolos de vedação.

Brita reciclada: Uso recomendado em fabricação de concretos não estruturais e drenagens.

Bica corrida: Uso recomendado em obras de base, sub-base, reforço do subleito e subleito de pavimentos, além de regularização de vias não pavimentadas, aterros e acerto topográfico de terrenos.

Pedrisco reciclado: Uso recomendado em fabricação de artefatos de concreto, como blocos de vedação, pisos Inter travados, manilhas de esgoto, etc.

Rachão: Uso recomendado em obras de pavimentação, drenagens, terraplanagem, etc.

- Classe B: deverão ser reutilizados, reciclados ou encaminhados a áreas de armazenamento temporário, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilização ou reciclagem futura.

- Classe C: deverão ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas.

- Classe D: deverão ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas.

Destinação final dos resíduos para o reuso pode ser dada da seguinte maneira:

● Concreto: aterro e pavimentação

● Madeira: Papelão, papel ou combustível.

● Papel, papelão e metais: podem ser doados para cooperativas de catadores

● Vidro: novo vidro, fibra de vidro, telha e bloco de pavimentação

● Alvenaria: Produção de concreto sem fim estrutural e tijolos

● Gesso: novo gesso ou corretivo de solo

(4)

4

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública para que possam ser gerenciados adequadamente. Assim, a NBR 10.004 (ABNT, 2004a) define resíduos sólidos como “resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, e de serviços.

“Por possuírem caráter estritamente técnico e serem criadas por especialistas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, contribuem muito para a ação do engenheiro/gestor, destacando-se as relações entre os instrumentos normativos e as operações gerenciais dos resíduos de construção e demolição” (NAGALLI, 2014, p. 26)

RESULTADOS

Ambientais:

● Redução do despejo de resíduos em locais inadequados;

● Reduz a extração de matéria-prima em jazidas naturais;

● Diminui-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos.

● Diminuição efetiva dos aterros clandestinos que causam grandes transtornos ao poder público e a população em geral;

Sociais:

● O produto reciclado como matéria-prima para construção em programas de habitação social, por exemplo, reduz os custos de produção da infraestrutura e das unidades em si.

● Mão de obra deverá ser local, gerando emprego e renda na cidade.

Econômicos:

● É economicamente vantajoso substituir o despejo irregular do resíduo pela

sua reciclagem. O custo para a administração municipal é de R$ 30,89 por

(5)

5

metro cúbico clandestinamente depositado, aproximadamente, incluindo a correção da deposição e o controle de doenças

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo de reciclagem, reaproveitamento e destinação dos resíduos da construção civil foi entendido e detalhado ao desenvolver deste artigo. Das quase 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos coletadas no Brasil anualmente, 42% ainda têm como destino lixões e aterros controlados, considerados ambientalmente inadequados, mudar os métodos construtivos e investir em novas tecnologias ajudam a diminuir o desperdício, entretanto, é importante ressaltar a necessidade de implementação de um plano de controle de geração de resíduos, não somente na indústria da construção civil, mas também para os resíduos domiciliares. Assim, é reduzido o desperdício de matéria prima, resultando em ganhos financeiros e minimizando o volume de resíduos destinados a lixões e aterros, o que é ambientalmente vantajoso.

REFERÊNCIAS

ABNT, NBR 10004/2004. Dispõe sobre resíduos sólidos – Classificação

Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), Normas Especificações Técnicas, disponível em:

http://www.abrecon.org.br/legislacao/

Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos

Especiais), Biblioteca, disponível em:

http://www.abrelpe.org.br/biblioteca_legislacao.cfm

NAGALLI, Andre Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil, 2014

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307 de 05 de julho de 2002. Dispõe sobre Gestão dos

Resíduos da Construção Civil.

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada pesquisa através de questionário para saber qual o destino dado aos resíduos sólidos urbanos de 1988 a 2000 das residências beneficiadas pela coleta desde a

(RICMS-SE/2002, art.. ao pagamento do imposto e da penalidade cabível, como se a suspensão não existisse. Portanto, na hipótese de não comprovação do internamento da mercadoria

Como dito anteriormente, o Brasil é um país que trabalha para se inserir cada vez mais na ordem global internacional. Fato que é notoriamente percebido por meio das

O pagamento será efetuado através de cheque ou depósito bancário, em até 02 (dois) dias úteis após a apresentação da nota fiscal/fatura, atestada pelo responsável pelo

Reações adversas: sangramento vaginal, cólica menstrual, dor pélvica, dor, aumento da sensibilidade e aumento do volume das mamas e secreção mamária, reações no local

Usam metodologias para identificar, formular e resolver problemas simples de processos da indústria alimentar e afins.. 5 Esboçam a configuração de equipamentos,

7.2 - Em nenhuma hipótese poderá ser alterado o teor das propostas apresentadas ou anexado às mesmas qualquer tipo de documento que importem em modificações dos termos

Em 11 de junho de 2013 através do Ofício nº26/2013-Lepafe, assinado pelos professores Marcelo Galeazzi Caxambu e Mauro Parolin, é apresentado ao Ministério