• Nenhum resultado encontrado

Anexo - Certificado do curso TEAM -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Anexo - Certificado do curso TEAM -"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE:

RELATÓRIO FINAL

Junho de 2017

REGENTE: PROF. DOUTOR

MIGUEL XAVIER

Ana Catarina R. Brás

Aluna nº 2012237

6º ANO

(2)

Página 1 de 10

Índice

Introdução ... 2

Cirugia Geral ... 2

Medicina Interna ... 3

Saúde Mental ... 5

Medicina Geral e Familiar ... 5

Pediatria ... 6

Ginecologia e Obstetrícia ... 7

Unidade Curricular Opcional ... 8

Reflexão Crítica Final ... 9

(3)

Página 2 de 10

Introdução

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa consiste na realização de um estágio profissionalizante, que contém as especialidades básicas necessárias na preparação do estudante de Medicina para a prática clínica e para a profissão médica; este estágio caracteriza-se pela passagem durante 8 semanas em Cirurgia Geral e Medicina Interna e durante 4 semanas em Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.

Apesar dos objetivos específicos inerentes a cada uma destas especialidades, os objetivos gerais do Estágio Profissionalizante consistem em 1) consolidação de conhecimentos e na aprendizagem de novos; 2) desenvolvimento de aptidões, atitudes e valores quer a nível profissional mas também a nível pessoal e na relação médico-doente; 3) maior autonomia e capacidade de autoaprendizagem e resolução de problemas; 4) utilização de uma abordagem biopsicossocial abrangente na relação com os doentes tendo em conta as suas particularidades de forma honesta, imparcial e não preconceituosa; 5) ter consciência da profissão que se vai desempenhar e do impacto que se tem nas pessoas com que se contacta.

O presente relatório apresenta uma introdução, seguida de um resumo por ordem cronológica dos estágios realizados e ainda uma referência à Unidade Curricular Opcional que realizei no final do ano letivo com a duração de 2 semanas; em último encontra-se a Reflexão Crítica Final, com a minha análise global ao 6º ano e aos objetivos definidos. Em anexo apresento um certificado referente à participação no curso TEAM - “Trauma, Evaluation

and Management”- realizado no contexto do estágio de Cirurgia Geral.

Cirugia Geral

(4)

Página 3 de 10

estágio de Cirurgia Geral destaco: 1) identificar as patologias cirúrgicas mais frequentes; 2) identificar o tratamento adequado para cada situação clínica, tendo em conta a necessidade ou não de intervenção cirúrgica; 3) observar e treinar técnicas cirúrgicas como sutura; 4) participar no bloco operatório com realização de técnica de assepsia; 5) participar na consulta com realização de anamnese, exame objetivo, formulação de hipóteses de diagnóstico, pedido e análise de exames complementares e proposta terapêutica.

A 1ª semana do estágio de Cirurgia consistiu em sessões teóricas e teórico-práticas,

das quais destaco o seminário sobre “Liderança e trabalho de equipa” exposto pela Engª

Isabel Vaz; realizei o curso TEAM onde aprendi conceitos-chave sobre a abordagem do doente traumatizado, nomeadamente a abordagem da via aérea, imobilização de doentes e interpretação de exames de imagem com especial atenção para identificação de fraturas. Realizei durante 2 semanas um estágio opcional na Unidade de Cuidados Intensivos, sob a orientação do Dr. José Andrade Gomes, onde pude desenvolver conhecimentos mais específicos da Medicina Intensiva, como sépsis e cuidados após cirurgia. Nas restantes 5 semanas acompanhei o meu tutor no bloco operatório e nas consultas de Cirurgia Geral mas também de Obesidade e de Proctologia. Destaco a participação ativa em 10 cirurgias como 2ª e 3ª ajudante, onde pude contactar com pequenas cirurgias, cirurgias laparoscópicas, robóticas e 3D. Fez ainda parte integrante do meu estágio a participação em reuniões multidisciplinares e sessões clínicas semanais sobre temas variados.

Como parte integrante da avaliação, realizei juntamente com três colegas uma apresentação oral baseada num caso clínico com o título de “Tumores retroperitoneais: nem tudo o que parece é”, da qual fui a oradora.

Medicina Interna

(5)

Página 4 de 10

do Prof. Doutor António Panarra e sob a tutoria da Dra. Teresa Bernardo. Como objetivos específicos para o estágio de Medicina Interna destaco: 1) identificar as patologias médicas mais frequentes, quer a nível de serviço de urgência quer a nível de internamento e nas diferentes faixas etárias; 2) desenvolver capacidades em trabalho de equipa e discussão de doentes; 3) realizar procedimentos técnicos como colheitas de sangue arterial e venoso, algaliação, colocação de acessos vasculares; 4) elaboração de diários clínicos, notas de entrada e de alta, pedidos de referenciação a outras especialidades; 5) realização de anamnese, exame objetivo, formulação de hipóteses de diagnóstico, pedido e análise de exames complementares e proposta terapêutica.

As 8 semanas de estágio incluíram a participação no internamento onde pude realizar praticamente todas as atividades que os médicos da equipa realizavam, com exceção de ações terapêuticas e determinadas técnicas invasivas. Além disto, participei na consulta externa, urgência geral, reuniões de serviço, sessões clínicas e ainda sessões teórico-práticas. Destas últimas destaco a relevância dos temas abordados pela sua aplicação prática e imediata na clínica, nomeadamente as infeções mais frequentes e a antibioterapia adequada.

Como parte integrante da avaliação realizei juntamente com 5 colegas uma apresentação oral com o título de “Doença Renal Crónica”, apresentado numa reunião do

(6)

Página 5 de 10

Saúde Mental

O estágio de Saúde Mental sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier decorreu no Hospital Fernando da Fonseca, na equipa comunitária da Amadora, sob a tutoria do Dr. José Flores. Como objetivos específicos para o estágio de Saúde Mental destaco: 1) identificar as perturbações psiquiátricas mais frequentes e exclusão de patologia orgânica; 2) desenvolver uma relação médico-doente mais sensível tendo em conta as patologias específicas de cada individuo; 3) adotar uma visão biopsicossocial, tendo em conta as capacidades funcionais, sociais e profissionais do doente; 4) acompanhamento a nível de consulta mas também a nível domiciliário médico e de enfermagem dos doentes; 5) realização de anamnese, exame objetivo, formulação de hipóteses de diagnóstico, pedido e análise de exames complementares e proposta terapêutica.

Durante este estágio contactei com o serviço de internamento, algumas atividades do hospital de dia, consultas comunitárias na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Amadora, serviço de urgência e assisti ainda a sessões clínicas realizadas no serviço do Hospital Fernando Fonseca.

Tendo a possibilidade de escolha optei neste estágio por acompanhar uma equipa comunitária em detrimento do meio hospitalar, na medida em que já pude ter essa experiência num ano anterior na Unidade Curricular de Psiquiatria. Esta opção permitiu-me conhecer novas vertentes da Psiquiatria, com a observação de doentes crónicos e com suscetibilidades diferentes àquelas que se encontram num doente em internamento.

Como parte integrante da avaliação realizei uma história clínica de um doente com perturbação de ansiedade generalizada.

Medicina Geral e Familiar

(7)

Página 6 de 10

Martinho. Como objetivos específicos para o estágio de Medicina Geral e Familiar destaco: 1) desenvolver capacidades de esclarecimento de dúvidas sobre patologias e dificuldades apresentadas pelos utentes; 2) realizar consultas autonomamente, sob supervisão da minha tutora; 3) participar nas várias consultas específicas existentes na especialidade, como Hipertensão Arterial, Diabetes, Planeamento Familiar, Saúde Infantil e Saúde Materna; 4) colocar em prática técnicas de comunicação e de relação médico-doente tendo em conta a sua faixa etária, cultura e condição social; 5) aprender a identificar e a referenciar doentes de risco a outras especialidades.

Nas 4 semanas de estágio pude acompanhar a Dra. Maria Martinho nos vários tipos de consulta atrás mencionadas e também a equipa de enfermagem. Destaco também a participação em reuniões multidisciplinares com um médico cardiologista e uma médica pediatra com especialização em nefrologia, ambos profissionais do Hospital Fernando da Fonseca, que se deslocam à Unidade de Saúde Familiar quinzenalmente para discussão de casos clínicos.

Como parte integrante da avaliação realizei e defendi oralmente o “Diário do Exercício

Orientado” onde, entre outras atividades desenvolvidas, apresentei um caso de um utente

com história de neoplasia da próstata que, à observação na consulta, encontrava-se com alterações comportamentais e psicológicas, o que nos fez suspeitar de alguma alteração a nível cerebral, que mais tarde se veio a confirmar como metastização cerebral da neoplasia de base. Destaco pela positiva este tipo de avaliação na medida em que torna o estudante de medicina mais apto para resolução de problemas e com mais responsabilidade e defesa das atitudes tomadas, características úteis no futuro exercício profissional.

Pediatria

(8)

Página 7 de 10

Estefânia, sob a tutoria da Dra. Sara Nóbrega. Como objetivos específicos para o estágio de Pediatria destaco: 1) identificar as patologias pediátricas mais frequentes, quer a nível de serviço de urgência quer a nível de internamento e nas diferentes faixas etárias pediátricas; 2) aquisição de conhecimentos mais específicos sobre Gastrenterologia pediátrica, desde as principais indicações para exames minimamente invasivos, nomeadamente a endosocpia digestiva alta; 3) contactar com os outros serviços da Pediatria e aprimorar a multidisciplinaridade no tratamento da criança; 4) desenvolvimento de técnicas de comunicação com a criança e do adolescente e na abordagem aos pais/cuidador, tendo em conta a suscetibilidade da criança; 5) realização de anamnese, exame objetivo, formulação de hipóteses de diagnóstico, pedido e análise de exames complementares e proposta terapêutica.

Na UCERN observei crianças com patologias graves e que requerem cuidados especiais quer a nível alimentar (através por exemplo de gastrostomia) quer a nível respiratório (através por exemplo de traqueostomia). Pelo facto da minha tutora estar a especializar-se na área da Gastrenterologia pude participar nas consultas desta especialidade e observar a realização de técnicas específicas da área. Pude ainda visitar o serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta, sob a direção da Dra. Fátima Pinto, onde contactei com diversas patologias mais raras, na sua maioria congénitas.

Como parte integrante da avaliação, realizei juntamente com três colegas uma apresentação oral com o título de “Deficiência de Vitamina D na Pediatria” da qual fui oradora.

Realizei ainda uma história clínica de uma criança de 9 anos com o diagnóstico de apendicite aguda.

Ginecologia e Obstetrícia

(9)

Página 8 de 10

tutoria do Dr. Gustavo Mendinhos. Como objetivos específicos para o estágio de Ginecologia e Obstetrícia destaco: 1) aprendizagem de novos conhecimentos, atitudes e competências clínicas e sociais, enquadrados na Medicina da Mulher; 2) capacidade de reconhecer uma gravidez de risco, sinais de alarme e de trabalho de parto; 3) identificação das patologias ginecológicas mais frequentes; 4) participação no bloco operatório e observação de técnicas específicas como colposcopias e histeroscopias; 5) participação na consulta com realização de anamnese, exame objetivo, formulação de hipóteses de diagnóstico, pedido e análise de exames complementares e proposta terapêutica.

O estágio foi dividido a meio, sendo que contactei mais especificamente com a área da Ginecologia nas duas primeiras semanas e com Obstetrícia nas duas últimas. Apesar do tutor atribuído, foi facultado aos alunos uma distribuição por diversas vertentes da especialidade nomeadamente: consulta de patologia endócrina, consulta de patologia do trato genital feminino inferior, consultas de ecografia ginecológica e obstétrica, bloco operatório, pequena cirurgia, internamento e serviço de urgência. Apesar deste horário pré-definido, tive total flexibilidade e disponibilidade da equipa médica e de enfermagem em assistir a outro tipo de atividade. Durante o estágio tiveram lugar sessões clínicas/reuniões de Serviço, quer a nível da Obstetrícia quer a nível da Ginecologia, onde se discutiram alguns casos clínicos.

Como parte integrante da avaliação, realizei juntamente com dois colegas uma

apresentação oral com o título de “Mastopatia Diabética” da qual fui oradora.

Unidade Curricular Opcional

(10)

Página 9 de 10

perceber que estava ainda mais à vontade na realização das várias atividades clínicas e que possuía mais conhecimento sobre diversas patologias, o que me fez sentir realizada e com a sensação que os vários estágios pelos quais passei contribuíram efetivamente para a minha formação.

Reflexão Crítica Final

Ingressar no curso de Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa foi a concretização de um objetivo de vida. Neste último ano, com a realização do estágio profissionalizante, pude ter um pequeno vislumbre de como será o meu futuro na profissão que escolhi e a qual acho ser muito nobre.

Face aos objetivos colocados para cada estágio em particular ao longo deste relatório considero-os cumpridos. Pude colocar em prática os conhecimentos adquiridos até hoje e aprofundar a aprendizagem. A existência de um estágio polivalente que engloba várias especialidades foi-me útil a definir o que são, na minha opinião, os pontos fortes e fracos de cada área e enfrentar a próxima etapa, a de escolher uma área de especialização.

O contacto com os diversos tutores permitiu-me ter uma maior perceção do género de médica que quero ser no futuro, desde a forma de abordar os problemas, da relação médico-doente, mas também da relação com a restante equipa com que se trabalha todos os dias. Assim, considero também os objetivos pessoais inicialmente propostos como cumpridos.

(11)

Página 10 de 10

Referências

Documentos relacionados

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

As idosas pesquisadas apresentaram longo tempo de convivência com os sintomas de IU, ocasionando interferência quanto à percepção geral da saúde e quanto ao impacto da

Em suma, considera-se que a presente investigação, ao confirmar que o efetivo atual dos trabalhadores civis nas atividades de empregado de mesa, cozinheiro, copeiro e ajudante de

O estudo abrangeu 240 prontuários de crianças com SD atendidas entre agosto de 2012 a julho de 2013, no Ambulatório Um Olhar Especial do Serviço de Genética

Segundo Veloso (op. cit.), a implementação de BIM na GM dos edifícios da FA contribui para o cumprimento do determinado no ponto 1 do Despacho n.º 67/2008 do CEMFA, uma

Com esta premissa em mente, o objectivo desta investigação será o de discutir e testar o uso da “Stakeholder Theory” no campo dos Sistemas de Informação, mais

ACUTE ACALCULOUS CHOLECYSTITIS IN A PEDIATRIC PATIENT WITH SICKLE CELL DISEASE AND PLASMODIUM FALCIPARUM INFECTION: CASE REPORT AND LITERATURE