• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio

Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante

Regente: Prof. Doutor Rui Maio

Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa

Identificação

Gonçalo da Silva Baptista A2012173 | Turma 7

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS ………... 1

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ………. 2

2.1 Estágio Parcelar de Saúde Mental ……….. 2

2.2 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ………..… 3

2.3 Estágio Parcelar de Pediatria ………... 3

2.4 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ……….. 4

2.5 Estágio Parcelar de Cirurgia ………. 5

2.6 Estágio Parcelar de Medicina Interna ……….. 6

3. ANÁLISE CRÍTICA AO ESTÁGIO ……….. 7

(3)

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

A Unidade Curricular (UC) de Estágio Profissionalizante encontra-se inserida no plano de estudos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Nova

Medical School (Faculdade de Ciências Médicas) da Universidade Nova de

Lisboa (NMS|FCM-UNL). Esta UC encontra-se dividida em seis estágios parcelares, abrangendo as áreas clínicas de Cirurgia, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Geral e Familiar e Saúde Mental, sendo regida pelo Prof. Doutor Rui Maio.

O presente relatório tem como principal função descrever as atividades realizadas ao longo deste ano, pelo que é constituído pela presente introdução e objetivos, pela descrição sintética das atividades desenvolvidas nas diversas parcelas constituintes da UC e por uma análise critica à mesma, terminando, posteriormente por apresentar uma secção final com anexos relativos a atividades extracurriculares efetuadas.

O principal objetivo do Estágio Profissionalizante é o de consolidar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longos dos anos de ensino elementar e dos anos clínicos, marcando a transição entre o ser aluno e o ser médico. Mais especificamente, considero como principais objetivos ser capaz de aplicar eficazmente os meus conhecimentos na análise e solução dos principais problemas clínicos; conseguir integrar uma equipa multidisciplinar empenhada na gestão dos problemas de saúde dos pacientes; saber aplicar medidas de prevenção da doença e promoção da saúde; comunicar eficazmente com os doentes, familiares e outros profissionais de saúde; manter uma postura de profissionalismo a nível pessoal e interpessoal e conseguir aprimorar a capacidade de autoaprendizagem e atualização de conhecimento em Medicina.

(4)

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 Estágio Parcelar de Saúde Mental – 11/09/2017 a 6/10/2017

O primeiro estágio parcelar realizado foi o de Saúde Mental, tendo este a duração de quatro semanas e sido regido pelo Prof. Doutor Miguel Talina. Inicialmente, compareci em seminários teórico-práticos que decorreram na NMS|FCM-UNL, tendo estes abordado casos-clínicos comuns em Psiquiatria e as temáticas de estigma na doença mental e de programas para doenças mentais graves. Posteriormente e sob a supervisão da minha tutora responsável, a Doutora Neide Urbano, realizei o estágio prático maioritariamente na Clínica da Juventude, na qual pude observar e participar ativamente em consultas de adolescentes com perturbações generalizadas de ansiedade, perturbações depressivas sem outra especificação (SOE), perturbações do humor SOE ou perturbações de personalidade como o traço de personalidade

borderline. Pude ainda participar no Serviço de Urgência (SU) de Pedopsiquiatria

do Hospital Dona Estefânia, no qual acompanhei jovens cujos motivos de ida ao mesmo se prenderam com tentativas de suicídio, perturbações do comportamento alimentar, perturbações do sono e perturbações de ansiedade. Tive ainda a oportunidade de observar os cuidados continuados terapêuticos prestados a jovens em contexto de Hospital de Dia, sendo o principal motivo de permanência no mesmo a recusa escolar. Para terminar, foi-me permitida ainda a participação no projeto “Na Corda Bamba”, que se baseia num gabinete de apoio com sistema de porta aberta para jovens com dependência de substâncias de abuso. Findo o estágio, houve uma discussão sobre o mesmo com o regente do estágio parcelar, o Prof. Doutor Miguel Talina.

(5)

2.2 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar – 9/10/2017 a 3/11/2017

Durante o estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar, regido pela Prof.ª Doutora Isabel Santos, que decorreu ao longo de quatro semanas na Unidade de Saúde Familiar (USF) da Venda Nova, pude estar inserido no modelo de atuação médica mais próximo da comunidade. Observei e dirigi inúmeras consultas, maioritariamente acompanhado pela minha tutora, a Doutora Teresa Vieira Abreu, nos diversos contextos em que estas se inserem (Saúde de Adultos, Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Consulta de Diabetes, Consulta de Hipertensão, Consulta Aberta e Domicílios). Para além da vivência em consulta, estive presente em reuniões de equipa integrada de orientadores e consultadorias de Pediatria e Cardiologia. Elaborei ainda um panfleto informativo com medidas cognitivo-comportamentais de forma a tratar a insónia de forma não farmacológica, com o objetivo de informar a população da área e possivelmente diminuir a utilização de benzodiazepinas pelos idosos. No final no estágio, fui avaliado oralmente com base no “Diário de Exercício Orientado”.

2.3 Estágio Parcelar de Pediatria – 6/11/2017 a 1/12/2017

Ao longo das quatro semanas de duração do estágio regido pelo Prof. Doutor Luís Varandas, realizado no Hospital São Francisco Xavier, contactei com neonatais, lactentes, crianças e adolescente em inúmeras componentes práticas, coordenadas pelo Doutor Edmundo dos Santos. A atividade clínica desenvolveu-se principalmente em contexto de Berçário, no qual tive total autonomia na observação e triagem dos recém-nascidos, tendo observado maioritariamente neonatais saudáveis, mas também encontrado situações

(6)

especiais de risco. No internamento de Pediatria pude observar vários lactentes, crianças e adolescentes, acompanhando os médicos assistentes no seguimento das diferentes situações. No SU de Pediatria Geral pude acompanhar e participar na observação de inúmeros casos de etiologia infeciosa e inflamatória, tendo ainda participado no SU de Neonatologia, onde observei principalmente neonatais prematuros. Para terminar, tive ainda a oportunidade de participar em consultas de Imunoalergologia e de Recém-nascido Prematuro, tendo terminado o estágio com a apresentação de uma história clínica sobre Bronquiolite Aguda e com uma discussão final com o tutor.

2.4 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia – 4/12/2017 a 12/01/2018

Como último estágio do meu primeiro semestre, realizei quatro semanas em Ginecologia e Obstetrícia (G/O) na Maternidade Alfredo da Costa, sob a regência da Prof.ª Doutora Teresa Ventura. O presente modelo divide o período de estágio igualmente em duas semanas de Obstetrícia e duas semanas de Ginecologia. Primeiramente, nas duas semanas de Obstetrícia, estive sob a orientação da Doutora Alice Cabugueira, tendo começado no internamento a observar e avaliar puérperas com e sem risco de complicações pós-parto, assim como mulheres grávidas que se encontravam internadas por intercorrências da gravidez. Na vertente de Obstetrícia pude ainda participar nas consultas de Gravidez de Alto Risco, motivadas principalmente por patologias endocrinológicas, hematológicas ou infeciosas de base das grávidas e por complicações obstétricas. Nas duas semanas de Ginecologia, orientado pela Doutora Carla Leitão, pude observar várias intervenções cirúrgicas que decorreram sem complicações de relevo. Pude ainda participar em consultas de ginecologia geral e de uroginecologia.

(7)

Semanalmente, participava ainda no SU de G/O, tendo experienciado a vivência clínica proporcionada nas suas diversas modalidades (consultas de atendimento, sala de ecografia, quartos de partos e bloco de partos). Observei ainda técnicas como histeroscopias e ecografias e participei em reuniões de serviço e sessões clínicas, tendo realizado, no final do presente estágio, uma apresentação sobre descolamento prematuro de placenta, a propósito de um caso clínico. De referir que, durante estas quatro semanas, muitos foram os procedimentos por mim realizados, desde apoio cirúrgico e anestésico, observações do colo uterino ao espéculo, colheitas de esfregaço para citologia, auscultações cardio-fetais, toques vaginais e colheitas de exsudado vaginal e retal.

2.5 Estágio Parcelar de Cirurgia – 22/01/2018 a 16/03/2018

Regido pelo Prof. Doutor Rui Maio, seguiram-se oito semanas de estágio de Cirurgia, tendo este iniciado no Hospital Beatriz Ângelo com sessões teóricas e teórico-práticas, culminando a primeira semana no curso “TEAM”. Após a primeira semana, iniciei duas semanas de estágio opcional em Anestesiologia, nas quais participei maioritariamente em consultas, procedimentos de indução anestésica, controlo intra cirúrgico e cuidados pós anestésicos e de recuperação dos utentes em contexto de Unidade de Cuidados Pós Anestésicos (UCPA), tendo realizado procedimentos tais como ventilação manual, administração endovenosa de fármacos, colocações de tubos de guedel, entubações oro-traqueais, colocações de máscaras laríngeas, manuseamento do ventilador e colocação de sondas nasogástricas. Nas seis semanas seguintes, pude acompanhar a prática diária do meu tutor de Cirurgia, o Doutor João Rebelo de

(8)

Andrade, assim como a dos outros tutores e de outros cirurgiões de diversas especialidades. Tive a oportunidade de, em contexto de bloco operatório que representou a maioria do estágio, observar um total de setenta e duas cirurgias, tendo participado como ajudante em vinte. Pude acompanhar desde casos simples e rotineiros na prática clínica cirúrgica, até cirurgias robóticas. As intervenções observadas cobriram as especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia, Urologia, Cirurgia Cardiotorácica, Ortopedia, Gastroenterologia, Oftalmologia e Cirurgia Vascular. Estive ainda presente e auxiliei em procedimentos de pequena cirurgia e observei a atividade em consulta externa de cirurgia. De forma complementar à atividade prática cirúrgica, participei ainda em sessões hospitalares e reuniões multidisciplinares de oncologia, ambas com periodicidade semanal. No final deste período, apresentei também, com o meu grupo, um trabalho denominado “Iatrogenia: da colonoscopia à grande cirurgia”, por demonstrar que mesmo um procedimento relativamente seguro não é inócuo e pode resultar em complicações graves.

2.6 Estágio Parcelar de Medicina Interna – 21/03/2018 a 18/05/2018

Nas últimas oito semanas do estágio profissionalizante, estive a realizar estágio em Medicina Interna no serviço 2.3 do Hospital Santo António dos Capuchos, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco. A atividade clínica consistiu principalmente no acompanhamento de doentes internadas, sob a orientação do Doutor Augusto Ribeirinho. Neste contexto, acompanhei duas doentes diariamente, pelas quais me responsabilizei pela entrevista e exame objetivo, elaboração de diários clínicos e notas de alta quando pertinente, prescrição de meios complementares de diagnóstico, articulação com profissionais de saúde

(9)

médicos e não médicos, assim como profissionais médicos de outras especialidades, ajuste de terapêutica e procedimentos como medições de pressão arterial, saturação periférica de oxigénio, frequência cardíaca e glicémia capilar e colheitas de sangue arterial e venoso para as mais diversas necessidades de avaliação complementar. Participei ainda na atividade em contexto de SU que realizei no Hospital de São José, enquadrando-me tanto no serviço de atendimento geral como no serviço de observação, acompanhando os utentes na sua permanência neste último e as suas transferências para os diversos serviços hospitalares do centro hospitalar. Acompanhei ainda a prática em consulta externa de doenças infeciosas, apresentei diariamente as senhoras por mim acompanhadas em reuniões clínicas e semanalmente em visitas clínicas com o diretor do serviço, o Doutor Edmundo Gomes da Silva, participei nas sessões teóricas semanais e realizei uma exposição oral sobre infeções respiratórias com destaque para as pneumonias.

3. ANÁLISE CRÍTICA AO ESTÁGIO

Tendo chegado ao fim do 6º ano e do Estágio Profissionalizante, acresce a necessidade de elaboração de uma análise crítica aos mesmos. Começo por concluir que os meus objetivos destacados inicialmente foram sobejamente cumpridos. Relativamente à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em anos anteriores, considero ter sido fundamental o grau de autonomia atingido este ano, especialmente desenvolvida em Medicina Interna e Pediatria, assim como a grande riqueza de procedimentos realizados presente em Cirurgia e Ginecologia e Obstetrícia. Quanto ao trabalho em equipa multidisciplinar, considero ter sido de maior relevância a experiência em Cirurgia,

(10)

especialmente nos casos oncológicos. Sobre as medidas de promoção de saúde e prevenção de doença, as vivências em Pediatria e Medicina Geral e Familiar foram essenciais para o cumprimento deste objetivo. A comunicação interpessoal com doentes, familiares e outros profissionais foi essencial em todos os estágios realizados, mas considero ter sido especialmente desenvolvida em Saúde Mental, tanto pelo facto de este estágio ter sido realizado em contexto de Pedopsiquiatria de adolescentes, como pelo facto desta capacidade ser a base da prática diagnóstica e terapêutica nesta especialidade. Considero ter sido capaz de manter uma postura gradualmente mais profissional e cordial ao longo da atividade neste 6º ano, motivada também pela compreensão de que um ambiente agradável nos serviços clínicos, mantido por todos os seus constituintes independentemente dos seus cargos, é fundamental para o bom funcionamento dos mesmos. Por fim, a capacidade de autoaprendizagem foi necessária para a compreensão de patologias e de particularidades sobre a gestão das mesmas por mim desconhecidas, ao longo de todas as especialidades visadas, sendo o mesmo verdade relativamente à capacidade de atualização de conhecimentos sobre temáticas já abordadas ao longo do curso, mas cujo conhecimento em Medicina já se alterou entretanto. Termino esta reflexão deixando um agradecimento especial a todos os médicos, professores, colegas, enfermeiros, auxiliares, e restantes profissionais, sem os quais não poderia ter tido uma experiência tão completa e marcante como foi este último ano nesta faculdade.

Barreiro, 10 de junho de 2018 Gonçalo Baptista

(11)

4. ANEXOS

4.1 Certificado de membro efetivo do Grémio Académico.

(12)

4.2 Certificado de presença na “13ª Reunião Inter-hospitalar de Internos da Região de Lisboa e Vale do Tejo”.

(13)

4.3 Certificado de presença na “I Jornadas de Medicina Geral e Familiar”.

(14)

4.4 Certificado de presença no “4º ABC de Imunologia para Médicos”.

(15)

4.5 Certificado de presença nas “9as Jornadas de Atualização em Psoríase”.

9 . 13 .

Referências

Documentos relacionados

Or (2000b) numa investigação que explora o efeito das variações no volume de cuidados de saúde e em determinadas características dos sistemas de saúde sobre a mortalidade em

O objetivo deste estudo foi verificar algumas características físico-químicas de frações separadas por peneiração de quatro amostras de farinhas de trigo Tipo 1,

A curva de atividade antioxidante do extrato da casca proveniente da safra de 2007/2008 (Figura 2), e a atividade antioxidante de BHA e BHT, isolados e combinados

Foi possível a associação de 11 outras lascas a este bloco, assim como dois fragmentos recolados (acidente de Siret) de uma mesma lasca (TB [402] REC-1), não tendo sido possível

Apesar de na Figura 98 se ter demonstrado um nível de incomodidade médio global devido ao ruído local em geral por parte dos residentes e/ou trabalhadores de 2,0, quando

Na pratica as condições de ressonância são limitadas pela fonte e se a ca- pacidade de potência da fonte (MVA) não for muito grande comparada à capacidade do banco de capacitores

Diante desse contexto, os objetivos deste capítulo foram: apresentar a modelagem não linear bayesiana do crescimento em altura de plantas do cafeeiro, irrigadas e não

Trata-se de uma série de quatro filmes, cujo primeiro estreou inicialmente em 2012 e o último em 2015, que aborda a história da protagonista Katniss Everdeen, uma