• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO Prof. Daniel da Mata

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO Prof. Daniel da Mata"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

Prof. Daniel da Mata

Sumário

I. FUNÇÕES DO GOVERNO ... 2

II. CONCEITOS DE DÉFICIT E DÍVIDA ... 7

III. FINANCIAMENTO DO GOVERNO, ARRECADAÇÃO E INFLAÇÃO ... 10

IV. FEDERALISMO FISCAL ... 16

V. DESIGUALDADE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ... 19

(2)

I.

FUNÇÕES DO GOVERNO

1. (CESPE - ANALISTA LEGISLATIVO – CÂMARA DOS DEPUTADOS –

2014). Julgue os itens a seguir:

( ) A função distributiva atribui ao Estado a responsabilidade pela distribuição dos recursos existentes na economia quando, pela livre iniciativa de mercado, esta distribuição não ocorrer.

( ) A teoria das finanças públicas gira em torno da existência das falhas de mercado, que tornam necessários a presença do governo no mercado e o estudo das funções do governo, da teoria da tributação e do gasto público, pois impedem que a economia alcance o estado de bem-estar social por meio do livre mercado, sem a interferência do governo.

( ) O controle eficaz das fronteiras de um país é considerado um bem público típico, sendo não rival e não excludente. A oferta desse tipo de serviço é caracterizada tipicamente como o exercício da função alocativa.

( ) Em economias modernas, é consenso que o estímulo a setores considerados estratégicos, por meio do fornecimento de crédito subsidiado, é considerado um instrumento eficaz de desenvolvimento econômico e social, fato esse que gera eficiência econômica. ( ) Do ponto de vista econômico, um bem público é aquele que reúne características de rivalidade e exclusão. Contrariamente a essa concepção, o atendimento médico é rival e excludente, sendo economicamente caracterizado, portanto, como bem privado. Em um ambiente de escassez de recursos, as filas nos hospitais demonstram um típico sistema de racionalização de demanda, surgido endogenamente pela ausência de um sistema de preços.

2. (CESPE - ANALISTA LEGISLATIVO – CÂMARA DOS DEPUTADOS –

2014). Julgue os itens a seguir:

( ) Em mercados competitivos, recursos escassos de uma economia são alocados conforme critérios de produtividade. Caso a distribuição de renda resultante seja diferente da desejada pela sociedade, o governo pode atuar no sentido de redistribuir os recursos. No Brasil, a partir do Plano Real, observa-se uma tendência de concentração de renda no combate ao processo inflacionário.

( ) A política monetária refere-se aos mecanismos de controle creditício e liquidez do sistema econômico e procura alcançar os objetivos de estabilização, redistribuição e alocação de recursos, ou seja, busca regular o suprimento de meios de pagamentos e a disponibilização adequada dos demais estoques de ativos financeiros.

(3)

3. (FCC-ALEPE-Orçamento-2014). Em relação às funções do Estado na economia, (A) para que o Estado possa cumprir adequadamente sua função distributiva, necessariamente terá de abrir mão das funções alocativa e estabilizadora, levando o país a suportar surtos inflacionários.

(B) a adoção de políticas de transferência de renda em favor de populações mais carentes é um instrumento para que o Estado cumpra sua função distributiva.

(C) os instrumentos de política monetária não são adequados para que o Estado cumpra sua função estabilizadora.

(D) a criação de empresas estatais é o único meio pelo qual o Estado poderá cumprir suas funções alocativa e distributiva.

(E) para que o Estado possa cumprir com suas funções alocativa e distributiva acabará necessariamente incorrendo em déficit orçamentário, sacrificando assim a função estabilizadora.

4. (CESPE – TCU – 2011). Acerca de aspectos relacionados com as funções de governo, julgue os itens que se seguem.

( ) A adequação entre o montante global de despesas e o volume previsto para a arrecadação não deve ser a única preocupação dos formuladores da política fiscal do governo federal. ( ) Bens públicos são aqueles que, embora passíveis de exploração pelo setor privado, têm sua produção assumida pelo Estado, porque constituem uma necessidade coletiva ou estão associados a benefícios sociais importantes.

5. (CESPE – FUB – ECONOMISTA – 2009). Nas modernas economias de mercado, o

papel do governo é fundamental não somente para melhorar a eficiência dos mercados privados, mas também para promover uma distribuição mais igualitária de recursos. Com base nos conceitos essenciais da economia do setor público, julgue os próximos itens.

( ) Bens públicos puros, além de serem não excludentes e não rivais, caracterizam-se pelo fato de o custo marginal de sua produção ser zero.

( ) A fiscalização das atividades dos mercados privados, no âmbito de agências regulatórias como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) exemplifica a ação alocativa do governo.

6. (CESPE – CAIXA ECONOMICA FEDERAL - 2010). Julgue os itens abaixo, relativos às políticas da área econômica.

I Os objetivos principais da política econômica são promover o desenvolvimento e o crescimento econômico; garantir o pleno emprego e sua estabilidade; equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior; garantir a estabilidade dos preços e o controle da inflação; e promover a distribuição da riqueza e das rendas, com vistas a reduzir as desigualdades sociais e propiciar melhor condição econômica para mais pessoas.

II A política monetária pode ser definida como o controle da oferta de moeda e a definição a taxa de juros para garantir o nível adequado de liquidez em cada momento econômico.

(4)

III A política monetária tem como objetivo aumentar a arrecadação de tributos junto à sociedade para fazer frente às despesas governamentais.

IV A política fiscal trata das receitas e despesas do governo e tem como objetivo adequar as despesas efetuadas pelo governo ao volume de receitas arrecadadas.

V A política cambial visa manter o equilíbrio das relações externas, via balanço de pagamentos, com as necessidades internas da economia, e a paridade da moeda do país em relação às moedas estrangeiras.

Estão certos apenas os itens (A) I, II, III e IV.

(B) I, II, III e V. (C) I, II, IV e V. (D) I, III, IV e V. (E) II, III, IV e V.

7. (CESPE – INMETRO 2009 – Pesquisador-tecnologista). Julgue os itens a seguir: ( ) Na política monetária, o ajuste é feito por meio da taxa de juros, enquanto, na política fiscal, o ajuste ocorre por meio da tributação e dos gastos públicos.

( ) Na política fiscal expansionista, ocorre aumento de gastos públicos ou de impostos. Já na política fiscal contracionista, há redução de gastos públicos ou de impostos.

8. (CESPE – MPU – Economista – 2010 - modificada). Acerca do papel do governo na economia, julgue os itens subsequentes.

( ) Um bem público impuro, também conhecido como bem comum, tem a característica de não ter exclusividade no consumo, mas sim rivalidade.

( ) A função alocativa do governo faz com que este forneça bens e serviços à sociedade devido a característica de não-exclusão desses determinados.

( ) Bens meritórios não satisfazem o princípio da exclusão.

9. (ESAF – Analista da CVM - Área: Mercado de Capitais – 2010). A faixa de petróleo descoberta pela Petrobras, que se estende do Espírito Santo a Santa Catarina, ficou conhecida como Pré-Sal. Alguns analistas atribuem ao Pré-Sal um efeito perverso sobre a taxa de câmbio brasileira conhecido como “Doença Holandesa”. É correto afirma que:

a) a possibilidade de o aparecimento da “Doença Holandesa” representar um risco à indústria brasileira, porque desvaloriza a moeda doméstica.

b) o Brasil ficaria impossibilitado de financiar suas importações, caso a exploração do Pré-Sal fizesse surgir a “Doença Holandesa”.

c) alterações na taxa de câmbio não impõem qualquer risco à indústria brasileira, pois esta depende quase que exclusivamente da demanda doméstica.

d) há risco de valorização da moeda doméstica e, com isso, a indústria nacional perder competitividade tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional.

e) a “Doença Holandesa” afetaria exclusivamente as exportações de carne bovina brasileiras.

10.(ESAF – Analista da CVM - Área: Mercado de Capitais – 2010). O sistema tributário deveria levar em conta as diferenças entre as preferências dos agentes

(5)

econômicos. Mas essas informações são privadas e não perfeitamente reveladas na economia. Por isso, é correto afirmar que:

a) o sistema tributário é distorsivo e ineficiente no sentido de Pareto.

b) a eficiência econômica não está relacionada com as distorções que um sistema tributário provoca no comportamento dos agentes econômicos.

c) o governo utiliza o lump sum tax, isto é, um imposto de montante fixo, como forma de corrigir essas dificuldades.

d) o conceito de justiça tributária não está relacionado com a equidade entre os agentes econômicos da sociedade.

e) um sistema tributário ótimo é definido pela estrutura tributária que maximiza o bem-estar social, independente da restrição de receita do governo.

11.(IFECT – PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO – ECONOMIA – 2010). A

função alocativa do Estado tem por objetivo a correção das falhas de mercado, situação em que este, por si só, não é capaz de produzir a quantidade socialmente demandada dos bens e serviços. Uma situação de falha de mercado é a existência de bens públicos. No que diz respeito a estes bens:

I) Bens públicos são bens de consumo não-rival e não-excludente.

II) Quando a não-rivalidade é ilimitada os bens públicos são considerados bens públicos puros.

III) O setor privado não oferece tais bens, pois o custo marginal de sua produção é sempre maior que a receita marginal.

Assinale a alternativa correta:

a) As três afirmativas são verdadeiras

b) A primeira e a segunda afirmativa são verdadeiras c) Somente a primeira afirmativa é verdadeira d) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras e) As três afirmativas são falsas

12.(IFECT – PROFESSOR DE ENSINO TÉCNICO – ECONOMIA – 2010). João

tem uma renda de R$ 1.000,00 e paga R$ 200,00 de imposto enquanto Maria possui uma renda de R$ 3.000,00 e paga R$ 500,00 de imposto. Um IRPF deste tipo:

I) É um imposto progressivo e constitui-se em uma medida de redistribuição da renda. II) É um imposto regressivo e não tem impacto positivo na redistribuição da renda.

III) Para constituir-se em uma medida efetiva de redistribuição, a alíquota de Maria deveria ser maior que a de João.

Assinale a alternativa correta:

a) As três afirmativas são verdadeiras.

b) A primeira e a segunda afirmativa são verdadeiras. c) Somente a primeira afirmativa é verdadeira. d) A segunda e a terceira afirmativas são verdadeiras. e) As três afirmativas são falsas.

(6)

13. (ESAF – APO/MPOG - 2008). Os sistemas de tributação diferenciam-se entre si de

acordo com o tratamento tributário dado às diversas camadas de renda da sociedade. Com relação aos sistemas de tributação, identifique a única opção correta.

a) O sistema de imposto progressivo tem a característica básica de tributar mais fortemente as camadas mais baixas de renda.

b) A aplicação de um sistema de imposto proporcional altera o padrão da distribuição de renda da sociedade.

c) A aplicação de um sistema de imposto progressivo não altera o padrão da distribuição de renda da sociedade.

d) No sistema regressivo, o percentual do imposto pago diminui com o aumento do nível de renda.

e) No sistema proporcional, o percentual de imposto a ser pago depende do nível de renda.

14. (ESAF – APO/MPOG - 2008). Ao longo da história e, principalmente, nos dois

últimos séculos, a participação do Estado na economia vem crescendo por várias razões. Identifique a única opção incorreta no que se refere às razões do crescimento da participação do setor público na atividade econômica.

a) Durante períodos de guerra, a participação do Estado na economia aumenta, mas o gasto público se reduz.

b) Mudanças tecnológicas, como, por exemplo, a invenção do motor de combustão significou maior demanda por rodovias e infraestrutura.

c) Crescimento da renda per capita, que gera um aumento da demanda de bens e serviços públicos.

d) Novos grupos sociais passaram a ter maior presença política, demandando assim novos empreendimentos públicos.

e) Mudanças da Previdência Social, pois, à medida que essa instituição passou a ser também um instrumento de distribuição de renda, isso levou a uma participação maior do Estado no mecanismo previdenciário.

15.(CESPE - Agente da Polícia Federal – 2012). Julgue os itens seguintes, acerca de noções de economia.

( ) Uma política monetária restritiva só será eficaz mediante o controle da criação de moeda pelas autoridades monetárias.

( ) Uma política fiscal que vise ao fomento do crescimento econômico e à geração de empregos deve contemplar medidas de redução dos gastos públicos e elevação da carga tributária.

( ) Os governos exercem função alocativa para corrigir a alocação de recursos utilizados na produção de bens geradores de externalidades negativas; na presença de externalidades positivas, a intervenção governamental é desnecessária.

(7)

II.

CONCEITOS DE DÉFICIT E DÍVIDA

16.(CESPE – DPU – Economista – 2010 - modificada). Acerca dos conceitos relativos ao déficit e à dívida públicos, julgue o item.

( ) Embora se considere a dívida como um acumulado de déficits, é relevante entender que déficit é uma variável estoque e dívida, uma variável fluxo.

17.(CESPE – MPU -2010 - modificada). Acerca dos conceitos de déficit e dívida pública e do papel do governo na economia, julgue os itens subsequentes.

( ) No déficit total não se inclui o pagamento de juros reais da dívida pública.

( ) O déficit operacional reflete adequadamente as necessidades reais de financiamento do setor público.

( ) O ônus da tributação indireta sobre bens elásticos recai principalmente sobre o produtor.

18.(CESPE – IJSN/ES – 2009). Julgue os próximos itens com relação a inflação, meta de inflação, deficit público e senhoriagem.

( ) A senhoriagem é um imposto que gera para o governo uma receita decorrente da emissão de moeda. Esse termo é derivado da palavra francesa seignior, que se refere a senhor feudal. Apesar de existir em muitas economias, esse imposto inflacionário é relativamente pequeno mesmo em economias com hiperinflação.

( ) A inflação apresenta alguns custos sociais, tais como penalizar os mais pobres e credores de dívidas, reduzir a arrecadação de tributos, estimular exportações e desestimular as importações.

( ) As metas de inflação foram estabelecidas no Brasil pelo Decreto n.º 3.088/1999, que determinou ao BACEN utilizar os instrumentos de política monetária necessários para seu cumprimento.

( ) A mensuração do déficit público a partir do financiamento do setor público é denominada acima da linha, enquanto a quantificação por intermédio de receitas e despesas é denominada abaixo da linha.

19.(CESPE - BANCO DO BRASIL -2011-MODIFICADA). Julgue os itens a seguir:

( )As operações de mercado aberto, por se concentrarem no mercado primário, elevam a dívida mobiliária do setor público.

( ) Aumentos da taxa de redesconto, por elevarem o volume de crédito disponível, contribuem para expandir a oferta monetária e, mediante redução das taxas de juros, expandem a produção e o emprego.

20.(CESPE – PCPA – TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA – 2007). A respeito das finanças públicas, cuja análise é importante para investigar o desempenho do setor público, julgue a alternativa a seguir:

(8)

( ) As necessidades de financiamento do setor público (NFSP), que representam o montante de recursos que o setor público não-financeiro necessita captar no mercado para financiar seus gastos líquidos — dos quais se descontam as receitas fiscais —, são apuradas apenas para as operações que envolvem o governo federal.

21.(CESPE – TJ/ES – ANALISTA JUDICIÁRIO:ECONOMIA – 2011). Com

relação à economia do setor público, julgue os itens subsequentes.

( ) Os chamados critérios abaixo da linha e acima da linha constituem duas formas de apuração dos resultados primário e nominal. No primeiro caso, o desempenho fiscal do governo é apurado por intermédio do cálculo de variação do endividamento líquido em determinado período. Utilizando-se o critério acima da linha, apura-se o desempenho fiscal do governo mediante a apuração dos fluxos de receitas e despesas orçamentárias em determinado período.

( ) Por terem representado, no passado, déficits não contabilizados, os passivos contingentes correspondem, atualmente, a dívidas não reconhecidas pelo governo brasileiro.

( ) As necessidades de financiamento do setor público correspondem ao montante de recursos que o setor público não financeiro deve captar junto ao setor financeiro interno e(ou) externo, além de suas receitas fiscais, para custear os seus dispêndios.

( ) O Banco Central do Brasil (BACEN) não se inclui entre os órgãos cujos balanços são considerados no cálculo da dívida líquida e do déficit público, por não se tratar de instituição do setor público não financeiro.

22.(CESPE PREVIC ESPECIALISTA EM PREVIDÊNCIA

COMPLEMENTAR – 2011). Julgue o item a seguir sobre conceitos de déficit público e dívida pública:

( ) Ao passo que os saldos da dívida líquida do setor público são apurados por meio do critério de competência, o resultado fiscal do governo é obtido por intermédio do resultado primário e nominal. Os resultados podem ser apurados mediante os critérios acima da linha e abaixo da linha, em que o último considera o desempenho fiscal do governo pelo cálculo da variação do endividamento líquido.

23.(CESPE – TJCE – ANALISTA JUDICIÁRIO:ECONOMIA – 2008). O governo,

mediante o uso de instrumentos apropriados, desempenha importante papel nas modernas economias de mercado. Por essa razão, a análise das finanças públicas é fundamental para o entendimento das contas públicas. A esse respeito, julgue:

( ) Em períodos de baixo crescimento econômico, reduções do superávit primário coexistem com a estabilização da relação dívida/PIB.

(9)

24. (ESAF - ANA – 2009)

25.(ESAF/ Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental/2008). Com base nos conceitos de setor público, dívida pública, déficit público utilizados no Brasil, é incorreto afirmar que:

a) o Banco Central é incluído na apuração da dívida líquida pelo fato de transferir seu lucro automaticamente para o Tesouro Nacional.

b) considera-se como setor público não-financeiro as administrações diretas federal, estadual e municipal.

c) no conceito de setor público não-financeiro, exclui-se o sistema público de previdência social.

d) a dívida líquida do setor público corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público não-financeiro e do Banco Central com o sistema financeiro (público e privado), o setor privado não-financeiro e o resto do mundo.

e) a dívida bruta do governo geral abrange o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.

26.(ESAF/ Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental/2008). Considere a seguinte definição: “A necessidade de financiamento do setor público - resultado nominal sem desvalorização cambial - corresponde à variação _________ dos saldos da dívida líquida, _________ os ajustes patrimoniais efetuados no período (privatizações e reconhecimento de dívidas). _________, ainda, o impacto da variação cambial sobre a dívida externa e sobre a dívida _________ interna indexada à moeda estrangeira (ajuste metodológico).”

Completam corretamente a definição acima as seguintes palavras, respectivamente: a) nominal, incluídos, Inclui, mobiliária

b) real, deduzidos, Inclui, líquida c) real, deduzidos, Inclui, mobiliária d) nominal, deduzidos, Exclui, mobiliária e) nominal, incluídos, Inclui, bruta

(10)

III.

FINANCIAMENTO DO GOVERNO, ARRECADAÇÃO E

INFLAÇÃO

27.(CESPE - ANALISTA LEGISLATIVO – CÂMARA DOS DEPUTADOS –

2014). Julgue os itens a seguir:

( ) No desenvolvimento de um sistema tributário, é inevitável o debate acerca dos critérios a partir dos quais os ônus do financiamento público são distribuídos. Nesse sentido, o uso de uma tabela progressiva de imposto de renda pode combinar os conceitos de equidade horizontal e vertical.

( ) A curva de Laffer mostra a relação entre a receita tributária e as diferentes taxas de impostos, indicando que um aumento na taxa de impostos eleva a receita tributária até o ponto em que a elevação dessa taxa reduz a receita tributária.

( ) Senhoriagem é a receita decorrente da emissão de moeda para recomposição, pelo público, da perda do valor real de seus encaixes provocado pela inflação.

( ) Imposto inflacionário são recursos provenientes da emissão de moeda destinados a atender o aumento da demanda por encaixes reais pelo público, quando existe inflação ou crescimento econômico.

28.(CESPE - ANALISTA LEGISLATIVO – CÂMARA DOS DEPUTADOS –2014).

Julgue os itens a seguir:

( ) Para atender às necessidades de financiamento, o governo pode lançar mão dos seguintes procedimentos: aumento dos impostos, criação de moeda e emissão de dívida pública.

( ) O plano anual de financiamento da dívida foi elaborado para a emissão de títulos prefixados mais longos, com o pagamento de cupons periódicos de juros (NTN-F). Essa prática, semelhante às adotadas por países cujos mercados eram mais desenvolvidos, visava ao alongamento da dívida prefixada.

( ). O resultado primário é um conceito de déficit público que visa medir o esforço fiscal feito pelo governo dentro de um dado intervalo de tempo, incluindo no cálculo o efeito de déficits ou superávits passados sobre o esforço fiscal feito no período sob análise.

( ) Se as receitas públicas forem inferiores aos gastos e o governo optar pela emissão de moeda, não serão esperados impactos inflacionários duradouros, já que esses impactos são usualmente mais ligados a choques de preços básicos, como petróleo ou câmbio.

(11)

( ). Para efeitos do cálculo da carga tributária bruta, deve-se subtrair do total dos impostos, das taxas e das contribuições arrecadadas as transferências diretas feitas para pessoas físicas, visto que estas atuam como um redutor do imposto recolhido.

29.(CESPE - CADE – 2014 - modificada). Julgue os itens a seguir.

( ) No cálculo da dívida líquida, setor público refere-se ao setor público não financeiro mais o Banco Central. A fim de se obter indicadores mais próximos dos padrões internacionais, adota-se o conceito de governo geral, o qual abrange, entre outros, as administrações diretas federal, estaduais e municipais.

( ) O resultado fiscal do governo, ou a necessidade de financiamento, representa o montante de recursos que o setor publico não financeiro precisa obter junto ao setor financeiro. A NFSP indica o aumento liquido da divida em determinado período de tempo. ( ) Resultado primário e o equilíbrio entre as receitas e as despesas totais, o que equivale ao conceito de NFSP. Ao utilizar o método abaixo da linha, o resultado primário representa a variação total da divida fiscal liquida no período.

( ) Por meio do resultado nominal, procura-se corrigir o efeito da inflação incidente sobre o resultado primário, pois parte-se da premissa de que a inflação não distorce o aspecto real da economia, mas somente seu aspecto monetário.

30. (ESAF – APO/MPOG - 2008). Nos últimos anos tem crescido o debate em torno da

atuação do governo na economia, particularmente no Brasil. Com relação aos conceitos de déficit e dívida pública, não se pode afirmar que:

a) o déficit público é a diferença entre o investimento público e a poupança do governo em conta corrente.

b) o endividamento do setor público representa nova categoria de gastos públicos: a rolagem e o pagamento dos serviços dessa dívida.

c) quanto maior for o estoque da dívida, maior será o gasto com juros e, conseqüentemente, menor será a diferença entre carga tributária bruta e líquida.

d) como alternativas de financiamento do déficit público, podem ser citadas a venda de títulos ao setor privado e a venda de títulos ao Banco Central.

e) o tamanho do déficit público, em última instância, dá a participação do governo na atividade econômica em termos de complementação da demanda privada.

31. (ESAF – APO/MPOG - 2008). A política fiscal pode ser dividida em duas grandes

partes: a política tributária e a política de gastos públicos. No que se refere à política fiscal, assinale a única opção incorreta.

a) Quando o governo aumenta os gastos públicos, diz-se que a política fiscal é expansionista. b) Os gastos do governo podem ser divididos em dois grandes grupos: despesas correntes e as de capital.

(12)

c) A política fiscal será expansionista ou contracionista dependendo do que o governo está pretendendo atingir com a política de gastos.

d) O governo também pode atuar sobre o sistema tributário de forma a alterar as despesas do setor privado (entre bens, entre consumo e investimento, por exemplo) e a incentivar determinados segmentos produtivos.

e) As despesas correntes do governo referem-se às despesas que o governo efetua para manter e aumentar a capacidade de produção de bens e serviços no país (construção de escolas e de hospitais, por exemplo).

32. (ESAF – APO/MPOG - 2008). Com relação à política monetária, identifique a única

opção incorreta.

a) A política monetária apresenta maior eficácia do que a política fiscal quando o objetivo é uma melhoria na distribuição de renda.

b) Se o objetivo é o controle da inflação, a medida apropriada de política monetária seria diminuir o estoque monetário da economia, como, por exemplo, o aumento da taxa de reservas compulsórias (percentual sobre os depósitos que os bancos comerciais devem colocar à disposição do Banco Central).

c) A política econômica deve ser executada por meio de uma combinação adequada de instrumentos fiscais e monetários.

d) Uma vantagem, frequentemente apontada, da política monetária sobre a fiscal é que a primeira pode ser implementada logo após a sua aprovação, dado que depende apenas de decisões diretas das autoridades monetárias, enquanto que a implementação de políticas fiscais depende de votação do Congresso.

e) A política monetária refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos.

33. (ESAF - AFRF – 2005). A diferença entre a arrecadação tributária e o gasto público

leva a um dos conceitos mais discutidos na economia brasileira nos últimos anos, que é o déficit público. Identifique a opção incorreta no que diz respeito a déficit público e finanças públicas.

a) Para evitar distorções causadas pela inflação, é desejável se utilizar o conceito de déficit operacional do setor público, onde, do lado da despesa, são excluídos os gastos com correção cambial e monetária das dívidas interna e externa.

b) O déficit público é equivalente à diferença entre o valor dos investimentos públicos e a poupança do governo em conta corrente.

c) Ao financiar o déficit público com a colocação de títulos junto ao setor privado, o governo aumenta as pressões inflacionárias do excesso de moeda e expande a dívida interna.

d) O governo pode financiar o déficit público por meio de emissão de moeda ou via colocação de títulos públicos junto ao setor privado.

e) O conceito de déficit primário exclui, além dos pagamentos relativos à correção monetária, as despesas com juros reais das dívidas interna e externa, refletindo, na prática, a situação das contas públicas, caso o governo não tivesse dívida.

(13)

34. (ESAF - SEFAZ/CE - 2006) De acordo com a Teoria das Finanças Públicas, assinale

a única opção falsa no que diz respeito a efeitos e relações da inflação no déficit público e na carga tributária.

a) Uma forma que os governos encontraram para minimizar o efeito Tanzi é adotar a desindexação do sistema tributário.

b) A senhoriagem é definida como receita total do governo oriunda do aumento da base monetária.

c) Existe um nível de inflação que maximiza a receita do imposto inflacionário e, a partir desse ponto, a queda da base de arrecadação mais que compensa o aumento da inflação, que funciona como a alíquota do imposto.

d) O efeito Tanzi defende que a inflação reduz a receita tributária em termos reais em decorrência da defasagem entre o fato gerador do imposto e sua efetiva coleta.

e) Uma das principais fontes de financiamento do déficit público é a emissão monetária, podendo-se afirmar que um excesso de aumento da oferta de moeda na economia gera aumento dos preços e os detentores da moeda acabam arcando com uma redução em seu poder aquisitivo.

35. (ESAF – APO/MPOG -2010). Uma das principais formas de política econômica é a

Política Fiscal. Com relação à política fiscal, identifique a única opção incorreta. a) Em períodos inflacionários, o imposto progressivo contribui para reduzir o crescimento na renda disponível e na demanda do setor privado.

b) A ação do governo complementa a ação do mercado no que diz respeito à função estabilizadora, promovendo a alocação de recursos na economia.

c) A tributação imposta pelo governo aos bens e serviços incide sobre o fluxo dos produtos no sistema de mercado; esta tributação é denominada como indireta.

d) O mecanismo da tributação, associado às políticas orçamentárias, intervém diretamente na alocação dos recursos, na distribuição de recursos na sociedade, podendo reduzir também as desigualdades na riqueza, na renda e no consumo.

e) As mudanças demográficas são uma importante variável para explicar as alterações e o crescimento dos gastos públicos, seja pelo acréscimo absoluto da população ou por sua própria distribuição etária

36. (ESAF – APO/MPOG -2010). Quando muda o nível de juros, todos os mercados da

economia são afetados. Uma alta na taxa de juros pode, exceto:

a) aumentar o custo de oportunidade de estocar mercadorias, dada a atratividade de aplicar no mercado financeiro.

b) incentivar o ingresso de recursos financeiros de outros países.

c) desestimular o investimento produtivo, pois estimula aplicações especulativas no mercado financeiro.

d) servir de instrumento anti-inflacionário, ao controlar o consumo agregado, seja pelo encarecimento do custo do crédito, seja por estimular aplicações financeiras.

(14)

37. (ESAF/Analista de Finanças e Controle/STN/2008) - Assim entendida como a

atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos públicos, a política fiscal possui como objetivos, exceto:

a) prestação de serviços públicos (atendimento de necessidades da comunidade). b) redistribuição de renda (bem-estar social).

c) estabilização econômica, que corresponde ao controle da demanda agregada (C+I+G+X-Z) no curto prazo.

d) promoção do desenvolvimento econômico, que corresponde ao estímulo da oferta agregada.

e) controle da moeda nacional em relação a outras moedas.

38. (ESAF/Analista de Finanças e Controle/STN/2008) - Quanto às políticas

monetárias e fiscais, pode-se afirmar que:

a) a ampliação do prazo determinado pelo Banco Central dos pagamentos das assistências financeiras à liquidez é uma política monetária considerada restritiva.

b) a elevação dos depósitos compulsórios é considerada uma política monetária restritiva. c) a ampliação da carga tributária é considerada uma política fiscal expansionista.

d) a venda de títulos públicos em poder do Banco Central é uma política monetária considerada expansionista.

e) a ampliação dos gastos públicos é considerada uma política fiscal restritiva.

39.(CESPE - Agente da Polícia Federal – 2012). Julgue os itens que se seguem, a respeito da economia do setor público.

( ) O financiamento do déficit público por meio da venda de títulos da dívida pública tende a gerar pressão inflacionária.

( ) No final do século passado, apesar de o Brasil ter apresentado constantes superávits primários, ele não necessariamente pagou os juros da dívida pública acumulada em períodos anteriores.

( ) O superávit primário de uma economia corresponde à poupança gerada pelo governo para o pagamento dos juros da dívida pública.

40.(CESPE – MPU -2010). Acerca dos conceitos de deficit e dívida pública e do papel do governo na economia, julgue os itens subsequentes.

( ) Um imposto progressivo estabelece uma relação decrescente entre carga tributária e renda.

( ) A monetização da dívida pública não aumenta o endividamento público com o setor privado da economia

41.(CESPE - ANPEC – 2008). Julgue:

( ) Senhoriagem é a receita obtida por emissão de moeda para financiamento de gastos públicos e que, ao gerar inflação, funciona como imposto inflacionário.

42.(CESPE - CADE – 2014). Acerca da evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue os próximos itens.

(15)

( ) A relação divida sobre PIB do Brasil e superior a de países desenvolvidos, como França e Japão.

( ) O Brasil, nos últimos dez anos, tem apresentado superávit nominal nas contas publicas e déficit primário.

43.(ESAF - AFC/STN - 2013). Em relação às Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), pode-se dizer que:

a) é uma medida de estoque e corresponde ao déficit nominal, medido pelo critério “acima da linha”.

b) uma operação de empréstimos do Banco Central para o Tesouro Nacional elevam as NFSP no período em análise.

c) excluem os gastos não financeiros e as receitas não financeiras. d) podem ser financiadas por emissão de títulos públicos.

e) uma operação de empréstimos do Banco Central para o Tesouro Nacional, como forma de financiamento das NFSP, reduz a base monetária da economia.

44.(ESAF - AFC/STN - 2013). A relação entre alíquotas de tributo e receitas obtidas com o tributo, conhecida como curva de Laffer:

a) é uma relação linear direta, com inclinação de 45 graus. b) é uma relação linear inversa, com inclinação de 45 graus.

c) mostra que as receitas podem crescer com o aumento das alíquotas, até um nível máximo e, a partir daí, cair se as alíquotas continuarem a crescer.

d) mostra que a arrecadação com o tributo será máxima se este tiver uma alíquota de cem por cento.

e) mostra que a arrecadação com o tributo será máxima se a alíquota for igual a zero.

45.(ESAF - AFC/STN - 2013). O financiamento do gasto público por intermédio da criação de moeda de alta potência gera uma espécie de tributação explícita. Sendo assim, o governo pode obter montantes significativos de recursos ano pós ano pela emissão de moeda.

a) Essa receita tributária será aumentada se a economia estiver operando sob o regime de metas de inflação.

b) Essa fonte de receita não é absorvida pelo público sob a forma de moeda.

c) O efeito inflacionário dessa expansão monetária para financiar o gasto público é anulado com a redução da alíquota do imposto de renda.

d) O efeito inflacionário dessa expansão monetária para financiar o gasto público é anulado quando há regime de câmbio fixo.

e) Essa fonte de receita é conhecida como senhoriagem, que é a capacidade de o governo arrecadar receita por meio de seu direito de criar moeda.

46.(CESPE - Agente da Polícia Federal – 2012). Julgue os itens seguintes, acerca de noções de economia.

( ) As necessidades de financiamento do setor público, no conceito operacional, são calculadas acrescendo-se ao déficit primário os juros reais da dívida passada.

(16)

IV.

FEDERALISMO FISCAL

47.(CESPE - ANALISTA LEGISLATIVO – CÂMARA DOS DEPUTADOS –2014).

Julgue o item a seguir

( ) A mobilidade da base do imposto de renda da pessoa física pode ser considerada uma das principais razões para que tal imposto seja de competência federal, sendo parte de sua arrecadação transferida para estados e municípios por meio dos fundos de participação.

48.(CESPE - CADE – 2014). Com relação a estrutura tributaria brasileira, julgue os itens subsecutivos.

( ) Impostos sobre bens e serviços, por terem alíquotas progressivas, tendem a penalizar majoritariamente a parcela mais rica da população.

( ) O imposto de renda no Brasil possui um sistema progressivo, o que favorece uma politica de distribuição de renda.

49.(ESAF - APO/MPOG - 2005). Com relação ao Federalismo Fiscal não é correto afirmar que

a) um modelo ideal de responsabilidade fiscal entre diferentes níveis de governo atribuiria aos governos estaduais e municipais atividades alocativas, enquanto atividades distributivas, bem como atividades alocativas de caráter nacional seriam executadas pelo governo federal. b) a estabilidade e equilíbrio financeiros são condições necessárias mas não suficientes para que o propósito de eficiência na gestão dos recursos por meio da descentralização seja de fato alcançado.

c) a descentralização e a integração são os ingredientes necessários à instituição de formas eficientes de controle da sociedade sobre as ações do Estado.

d) a descentralização favorece uma maior integração social, através do envolvimento dos cidadãos na determinação dos rumos da sociedade.

e) as decisões sobre um aumento de despesas ou sobre a distribuição setorial dos gastos governamentais são tomadas no mesmo nível das decisões relativas às medidas a serem utilizadas em um país onde a organização é federativa.

50.(ESAF - AFC/STN - 2005). A Constituição de 1988, ao introduzir mudanças nas relações intergovernamentais, aprofundou o processo de descentralização fiscal iniciado no final da década de 70. Com relação ao sistema federativo do Brasil, aponte a opção não pertinente.

(17)

a) Entre 1985 e 1990, a autonomia federalista se beneficiou com a decisão de dar aos estados o privilégio de tributar petróleo, telecomunicações e energia elétrica, aumentando assim sua base tributária.

b) Com a nova Constituição, a percentagem de impostos federais que compõem o FPE (Fundo de Participação dos Estados) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) subiu, atingindo 22,5% em1993.

c) A descentralização fiscal atingiu o auge na metade dos anos 80.

d) A deterioração das condições econômicas após a abertura do mercado brasileiro à competição externa não permitiu que os estados e municípios exercessem plenamente a outonomia supostamente concedida pela descentralização política e fiscal.

e) Após a Constituição de 1988, a falta de planejamento quanto à transferência de responsabilidades de gastos públicos foi especialmente destacada no que diz respeito aos estados, que não tiveram uma especificação de atribuições.

51.(ESAF - AFRF - 2005). A Constituição de 1988 teve como objetivo o fortalecimento da Federação. Identifique qual a mudança provocada na tributação pela mesma, que não é verdadeira.

a) Aumentou o grau de autonomia fiscal dos Estados e Municípios e descentralizou os recursos tributários.

b) Atribuiu competência a cada um dos estados para fixar autonomamente as alíquotas do seu principal imposto, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sucessor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICM).

c) Reduziu os recursos disponíveis da União, por meio do aumento das transferências tributárias e da limitação de suas bases impositivas.

d) Obrigou o governo federal a criar novos tributos e elevar as alíquotas dos já existentes, em particular daqueles no sujeitos à partilha com Estados e Municípios.

e) Obrigou à União a recompor sua receita utilizando outros tributos tecnicamente melhores do que o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados, do ponto de vista da eficiência do sistema econômico como um todo

52.(ESAF - APO/MPOG - 2008). Em organizações federativas, o sistema tributário é o elemento central na estruturação das relações financeiras entre níveis de governo. Com relação ao Federalismo Fiscal no Brasil, não se pode afirmar que:

a) a Constituição Federal brasileira de 1988 provocou graves desequilíbrios no federalismo fiscal, especialmente porque não dimensionou bem as atribuições de cada ente federado e suas respectivas fontes de receitas.

(18)

b) na concepção do federalismo fiscal de 1988, não foi considerado o cenário de abertura e de competitividade econômica internacional nem os processos de integração econômica internacional.

c) o equilíbrio federativo e a descentralização fiscal são importantes para que o Brasil se insira num contexto de integração econômica internacional com uma harmonização jurídico-tributária e com a remoção de tributos que inviabilizem a competição e impeçam uma integração econômica bem sucedida.

d) durante o período de 1970/1988, a fragilidade financeira dos estados e municípios impossibilitou a maior atribuição de funções de caráter regional e local a esses níveis de governo.

e) em termos verticais, os principais privilegiados pelo processo de descentralização brasileiro, principalmente após a Constituição de 1988, foram os estados, que praticamente dobraram sua participação no total da receita tributária disponível.

(19)

V.

DESIGUALDADE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

53.(CESPE - CADE – 2014). Sabendo que o índice de Gini para o Brasil seja de 0,547 e para a Costa Rica seja de 0,507, segundo dados do Banco Mundial para o ano de 2009, julgue os itens subsecutivos.

( ) O índice de Gini do Brasil indica que o pais possui um nível intermediário de assistência à saúde.

( ) Segundo os dados apresentados, existe maior desigualdade de renda na Costa Rica do que no Brasil.

54.(CESPE - CADE – 2014). Acerca dos indicadores do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens seguintes.

( ) A curva de Lorenz é construída relacionando-se as faixas acumuladas da população — dos mais pobres aos mais ricos — com a participação acumulada da renda dessas faixas. ( ) Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), os valores do índice de Gini para os estados do Brasil indicam que a região Sul apresenta maior igualdade de renda na população se comparada com a região Nordeste.

( ) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, saúde, industrialização e renda.

55.(CESPE - CADE – 2014). Sabendo-se que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil seja de 0,730 e que o da Colômbia seja de 0,719, julgue os itens subsequentes.

( ) O IDH do Brasil o caracteriza como um país com carências relevantes a serem resolvidas para que se possa classifica-lo como desenvolvido.

( ) Segundo os dados apresentados, o Brasil apresenta nivel de bem-estar social inferior ao da Colombia.

56. (ESAF - APO/MPOG - 2008). A utilização de indicadores sociais como parte da avaliação da riqueza de um país insere-se na discussão entre crescimento e desenvolvimento econômico. Com relação a indicadores sociais, aponte a única opção falsa.

(20)

a) Uma avaliação de como a renda é distribuída na economia pode ser realizada a partir do índice de Gini, com este índice variando de zero a um.

b) Quando o índice de Gini está mais próximo da unidade, pior é a concentração de renda. c) O índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pelas Nações Unidas, tem como objetivo avaliar a qualidade de vida nos países.

d) O IDH agrega, em sua metodologia de cálculo, três variáveis: saúde, educação e renda per

capita.

e) O IDH varia de zero a um, classificando os países em três grupos: os de baixo desenvolvimento (IDH maior do que 0,8); os de médio desenvolvimento (IDH entre 0,5 e 0,8); e os de alto desenvolvimento (IDH menor do que 0,5).

57.

(ESAF – APO/MPOG - 2010). O estudo das desigualdades de rendas no

Brasil aponta de forma sistemática um elevado grau de desigualdade

regional. O indicador usado para auferir o grau de concentração de renda,

que consiste em um número entre zero (0) e um (1), em que 1 corresponde à

completa desigualdade, é:

a) Índice de Laspeyres.

b) Índice de Desenvolvimento Humano.

c) Índice de Gini.

d) Índice de Fisher.

e) Índice de Paasche.

58.(ESAF - ACE/MDIC – 2012). O índice de desenvolvimento humano vem sendo utilizado crescentemente, em contraposição com o PIB per capita. É, evidentemente, mais abrangente que os indicadores tradicionais, até porque transcende aspectos meramente econômicos e quantitativos. Um dos parâmetros para a sua aferição é: a) proporção entre a população com mais de 60 anos e com até 15 anos.

b) PIB por habitante, em dólar ponderado pela paridade do poder de compra. c) proporção de analfabetos na população economicamente ativa.

d) taxa anual de desmatamento. e) taxa de matrícula no 10 grau.

59.(CESPE – FUB – ECONOMISTA – 2009). Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

( ) Ainda que o Brasil seja um país marcado por grandes diversidades regionais, os cálculos do IDH para as unidades da federação revelam resultados homogêneos para os estados brasileiros.

( ) Um dos objetivos do IDH é oferecer um contraponto ao PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Para tanto, o IDH, calculado para todos os países membros da ONU, além de computar o PIB per capita em dólar, depois de corrigí-lo pecorrigí-lo poder de compra da moeda de cada país, também leva em conta dois outros

(21)

60.(CESPE – FUB – ECONOMISTA – 2009).

Com base na figura acima, que representa uma curva de Lorenz de determinado país hipotético e na teoria relativa à distribuição de renda, julgue os itens seguintes.

( ) A área hachurada “α” da figura, situada entre a curva de Lorenz e a curva de perfeita desigualdade, pode ser denominada área de igualdade.

( ) Na figura apresentada, o ponto C mostra que aproximadamente 80% das pessoas detêm 50% da renda, ou seja, os 20% mais ricos detêm 64% da renda desse país. A reta AB representa uma situação hipotética de perfeita igualdade, ou seja, aquela em que a renda de cada indivíduo é igual à renda média da sociedade.

61.(CESPE – FUB – ECONOMISTA – 2009). A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) é uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma amostra de domicílios brasileiros que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas da sociedade, como população, educação, trabalho, rendimento, habitação, previdência social, migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, nutrição etc., entre outros temas que são incluídos na pesquisa de acordo com as necessidades de informação para o Brasil. A partir dos dados da PNAD é possível a construção de indicadores sociais que revelam as condições de vida da população brasileira. A respeito dos indicadores sociais do Brasil, julgue os itens a seguir.

( ) O país vem reduzindo de forma contínua a taxa de analfabetismo na faixa etária de 15 anos ou mais. Contudo, o número médio de anos de estudo ainda é insatisfatório, pelo fato de ser elevada a proporção de analfabetos entre adultos e idosos.

( ) A desigualdade de rendimentos entre os ocupados vem subindo de forma acentuada, pois o coeficiente de Gini tem se aproximado de 1. Essa situação está condicionada tanto pela redução dos rendimentos na base da pirâmide social brasileira como pela elevação real na remuneração dos ocupados nos principais postos de trabalho do país.

( ) O Brasil já conseguiu alcançar a meta do milênio, estabelecida pela ONU, relativa ao acesso à água potável nas áreas urbanas devido à existência de água canalizada de rede geral no interior de domicílios para mais 90% dos moradores da cidade. Contudo, existem diferenças regionais importantes, pois as regiões Sudeste e Sul apresentam níveis de cobertura de água acima dos 95% da população urbana, superando em mais de 30% a cobertura na região Norte.

(22)

( ) Os indicadores sociais de acesso a serviços de saneamento e de condições de habitalidade dos domícilios brasileiros revelam que, apesar das melhorias no anos recentes, há no Brasil mais de 1/3 da população urbana em condições de moradia inadequadas.

( ) Para alguns autores, uma das questões centrais para a compreensão das desigualdades sociais no Brasil diz respeito às desigualdades raciais. Nos últimos anos, apesar de uma tendência positiva no tocante à queda de desigualdade racial, medida pela razão de rendas entre brancos e negros, observa-se que a população branca ainda vive com mais que o dobro da renda disponível, na média, para a população negra.

62.(CESPE – CORREIOS – ANALISTA:ECONOMISTA – 2011). Julgue o item a seguir:

( ) O processo de desenvolvimento econômico, mesmo em sua concepção mais restrita, que o identifica com o crescimento econômico, envolve não somente a expansão da produção, mas também modificações qualitativas na estrutura da produção e do emprego.

63.(CESPE – TJ/ES – ANALISTA JUDICIÁRIO:ECONOMIA – 2011). No que

concerne a desenvolvimento econômico e social, julgue o item subsecutivo.

( ) O desenvolvimento sustentável pode ser definido como aquele que atende às necessidades do presente sem sacrificar a possibilidade de atendimento das necessidades futuras.

64.(CESPE – TJ/ES – ANALISTA JUDICIÁRIO:ECONOMIA – 2011). Para avaliar

o nível de bem-estar de determinada população, cientistas sociais costumam utilizar uma série de indicadores econômicos e sociais. Com relação a esses indicadores, julgue os próximos itens.

( ) Uma queda no índice de Gini indica melhoria na distribuição de renda da população considerada.

( ) O índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida de bem-estar mais ampla que a renda per capita. O IDH não possui informações sobre a renda por indivíduo, mas considera outras variáveis, tais como distribuição da renda, escolaridade e mortalidade infantil.

( ) No Brasil, em geral, quanto maior é a participação do governo na economia de um ente federado — estado, Distrito Federal ou município —, melhor se torna a distribuição de renda da população desse ente.

65.(FCC-ALEPE-Orçamento-2014). A proliferação de indicadores do

desenvolvimento, tais como o Índice de Bem-Estar Econômico Sustentável (IBES), o Índice de Progresso Real (GPI, em inglês), o Indicador de Poupança Verdadeira (GSI, em inglês), dentre outros, deve-se

(A) ao abandono do PIB e do PIB per capita como indicadores de desenvolvimento econômico.

(B) à necessidade de aperfeiçoamento da base de informações sobre o desenvolvimento econômico, associada à emergência de países com um padrão distinto de desenvolvimento, como é o caso dos chamados BRICS.

(C) à crescente preocupação com o desenvolvimento dito sustentável, gerando indicadores com crescente influência de métricas sócio-ambientais.

(23)

(D) à dificuldade de monetarização das informações, isto é, os índices citados buscam outra forma de tornar as bases de dados construídas, por cada um deles, contabilizáveis e comparáveis entre si.

(E) à necessidade de se desconsiderarem as chamadas despesas defensivas do cálculo dos indicadores de desenvolvimento econômico.

66.(FCC-ALEPE-Orçamento-2014). O indicador que NÃO faz parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é:

(A) a expectativa de vida ao nascer. (B) a escolaridade da população adulta. (C) o fluxo escolar da população jovem. (D) a renda per capita.

(24)

GABARITO 1. V V V F F 2. F F 3. B 4. V F 5. F V 6. C 7. V F 8. V V F 9. D 10.A 11.B 12.D 13.D 14.A 15.F F F 16.F 17.F F V 18.F F V F 19.F F 20.F 21.VFVF 22.V 23.F 24.F 25.C 26.D 27.V V F F 28. V V F F F 29.V V F F 30.C 31.E 32.A 33.C 34.A 35.B 36.E 37.E 38.B 39.F V V 40.F V 41.V 42.F F

(25)

43.D 44.C 45.E 46.V 47.V 48.F V 49.E 50.C 51.E 52.E 53.F F 54.V V F 55.V F 56.E 57.C 58.B 59.F V 60.F F 61.VFVVV 62.V 63.V 64.VFF 65.C 66.E

Referências

Documentos relacionados

This study evaluated specifically the sensitivity of primordial follicles to in vitro preservation conditions and showed that the storage of ovarian fragments in 0.9% saline

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

A s micro, pequenas e médias empresas (PME) portuguesas representam 99,9% do tecido empresarial português mas são responsáveis por menos de dois terços (60,9%) do volume de

A partir dos resultados, desenvolveu-se o primeiro protótipo de hardware, contemplando a implementação de uma interface de entrada com aquisição, filtragem e amplificação,

Isso será feito sob o ponto de vista dos conceitos apresentados pelo físico Serge Nahon, em “ Contribuição ao Estudo das Ondas de Formas a Partir da Mumificação

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

Deverá apresentar cópia autenticada do registro do produto assinada pelo responsável técnico.. Prazo de validade mínimo de

Neste capítulo foi apresentado a análise dos testes realizados para a obtenção de uma tabela de quantização robusta utilizando o método de algoritmos genéticos aplicado a um