• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N. 20/PROPP, DE 10 DE SETEMBRO DE 2013.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N. 20/PROPP, DE 10 DE SETEMBRO DE 2013."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL N. 20/PROPP, DE 10 DE SETEMBRO DE 2013.

O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Cláudio Alves de Vasconcelos, no uso de suas atribuições legais, na forma da Portaria 0449/RTR, de 22 de setembro de 2006, e levando em consideração as disposições do art. 51, inciso II, e do art. 53, caput e parágrafo 1º, do Estatuto da UFGD; torna público o presente Edital, para abertura de inscrições visando à seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação stricto

sensu em Ciência e Tecnologia Ambiental, Curso de Mestrado, com 22 (vinte e duas)

vagas e ingresso no primeiro semestre letivo de 2014, observadas as seguintes especificações:

I PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:

• Período: 1º a 31 de outubro de 2013.

• Local: home page: <http://www.ufgd.edu.br/facet/mestrado-ciencia-tecnologia-ambiental>

• Informações: <http://www.ufgd.edu.br/propp/editais>;

<http://www.ufgd.edu.br/facet/mestrado-ciencia-tecnologia-ambiental> e Tel.: (67) 3410-2073.

II DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO ATO DA INSCRIÇÃO:

• Comprovante de inscrição impresso, após o preenchimento da ficha de inscrição on-line, disponível na home page:

<http://www.ufgd.edu.br/facet/mestrado-ciencia-tecnologia-ambiental>; • Fotocópia autenticada do diploma ou atestado de conclusão de curso de

graduação em nível superior nas áreas afins. Concluintes de cursos de graduação podem inscrever-se apresentando apenas Atestado de que estão cursando o último ano do curso de graduação; caso sejam aprovados, no entanto, deverão apresentar, no ato da matrícula, o diploma ou o Atestado de Conclusão do curso;

• Histórico escolar do curso de graduação (fotocópia);

• Cédula de identidade e certidão de nascimento ou casamento (fotocópias); • CPF (fotocópia);

• Fotocópia do Passaporte (obrigatória apenas para estrangeiros fora do MERCOSUL);

• Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (fotocópias); • Comprovante de quitação com o serviço militar se for o caso (fotocópia); • 1 (uma) foto 3x4 recente;.

• 1 (uma) cópia impressa do currículo Lattes (disponível para preenchimento no site <http://lattes.cnpq.br>), atualizado e acompanhado dos documentos comprobatórios. Deverá estar anexado a Tabela para pontuação de currículo.

• Comprovante do depósito da taxa de inscrição, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais). Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.

(2)

• Candidatos Estrangeiros:

Inscrição: Os candidatos estrangeiros devem providenciar autenticação do

diploma, do histórico escolar e da certidão de nascimento ou casamento junto à repartição consular do seu país de origem.

Taxa de inscrição: Candidatos que se encontram no exterior estão

dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição. Porém, o candidato deverá apresentar o comprovante do recolhimento da taxa no ato da primeira avaliação. Candidatos estrangeiros que se encontram no Brasil devem pagar a taxa normalmente.

Para impressão do boleto bancário

Acessar: <www.ufgd.edu.br/gru>

Obs.: A inscrição do candidato somente será efetivada a partir da entrega

da documentação exigida neste Edital na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET), na Unidade II/UFGD (Rodovia Dourados/Itahum, km 12 - Dourados-MS), das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h, de segunda à sexta-feira, ou postar (via SEDEX) para o endereço abaixo, até 17 horas do dia 31 de outubro de 2013. Não serão consideradas inscrições cuja documentação venha a ser postada após a data e o horário acima referidos. A documentação deve ser entregue acomodados em envelopes devidamente identificados pelo candidato. A documentação comprobatória do Currículo Lattes devem ser devidamente identificadas, de acordo com o número de documento assinalado no anexo I.

Endereço:

Universidade Federal da Grande Dourados

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Rodovia Dourados/Itahum – km 12 CEP 79.804-970 - Dourados - MS

III PROCEDIMENTOS PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS:

• A seleção dos candidatos compreenderá as seguintes etapas: Prova Escrita – eliminatória e classificatória;

Prova de Suficiência em Língua Estrangeira – obrigatória, classificatória, Defesa do Currículo – classificatória;

Análise do Currículo Lattes (não presencial) – classificatória.

• Prova escrita: etapa eliminatória, que consistirá numa prova de conhecimentos baseados na bibliografia indicada neste Edital (item VI). Será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) à prova escrita e serão

(3)

considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis).

Data, horário e local: 2 de dezembro de 2013, 8h, na Faculdade de

Ciências Exatas e Tecnologia – Unidade II (Rodovia Dourados/Itahum, km 12 – Dourados, MS). O candidato deverá estar presente com 30 minutos de antecedência.

Outras informações importantes:

A prova terá duração de até 4 (quatro) horas.

A prova consistirá de questões, envolvendo a interpretação de textos de artigos científicos da área de Ciência e Tecnologia Ambiental, conforme bibliografia sugerida neste Edital (item VI).

Não será permitida consulta bibliográfica durante a realização da prova. O resultado da prova escrita será divulgado até às 8 horas do dia 4 de dezembro de 2013, no endereço eletrônico: <http://www.ufgd.edu.br/facet/mestrado-ciencia-tecnologia-ambiental> e na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.

• Prova de Suficiência em Língua Estrangeira: exame de compreensão de texto em Língua Inglesa, cujo conteúdo estará relacionado à área de Ciência e Tecnologia Ambiental, sendo permitido o uso de dicionário.

Data, horário e local: 2 de dezembro de 2013, 14 h, na Faculdade de

Ciências Exatas e Tecnologia – Unidade II (Rodovia Dourados/Itahum km 12 – Dourados, MS).

Outras informações importantes:

A prova terá duração de até 3 (três) horas e consistirá de 10 questões objetivas.

• Defesa do Currículo baseado no currículo e histórico, o candidato será arguido pela Comissão de Seleção sobre suas experiências relacionadas ao tema Ciência e Tecnologia Ambiental. A Defesa será realizada em ordem alfabética entre os aprovados e será atribuída uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Essa etapa é apenas classificatória.

Data, horário e local: 4 de dezembro de 2013, a partir das 14 horas, na

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia – Unidade II (Rodovia Dourados/Itahum, km 12 – Dourados, MS).

• Análise do Currículo: Será pontuado conforme tabela do anexo I deste Edital. A tabela deverá ser entregue no momento da inscrição devidamente preenchida pelo candidato. Os documentos comprobatórios deverão estar encadernados e devidamente identificados, de acordo com a seção de pontuação da tabela do anexo I. O candidato deverá entregar juntamente com os documentos comprobatórios do currículo Lattes a documentação citada no item II deste edital. A nota do currículo será de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), onde a nota 10,0 (dez) será atribuída para a maior pontuação, sendo as demais pontuações normalizadas em relação à maior nota. Essa etapa é apenas classificatória.

(4)

• A classificação final será realizada através da nota final calculada pela média ponderada das notas obtidas na prova escrita, na análise do currículo e na entrevista, segundo a fórmula:

NF = (PE x 0,4) + (NC x 0,3) + (NE x 0,2) + (NI x 0,1) NF = nota final

PE = nota da prova escrita NC = nota do currículo

NE = nota da defesa do currículo NI = nota da prova de inglês

Observações:

Todo o processo de seleção será realizado por uma Comissão de Seleção especialmente constituída para essa finalidade, designada pela Coordenadoria do Programa e formada por professores do corpo docente do Programa.

Não será permitido ao candidato adentrar ao local da prova após seu início. O candidato ausente em qualquer etapa da seleção será desclassificado. • Divulgação dos resultados finais: até o dia 13 de dezembro de 2013, home

page:

<http://www.ufgd.edu.br/facet/mestrado-ciencia-tecnologia-ambiental> e na Secretaria do Programa de Ciência e Tecnologia Ambiental.

IV NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS:

• 22 (vinte e duas).

V CORPO DOCENTE (SEGUNDO AS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO):

Docentes do quadro permanente:

Nome Formação Correio Eletrônico Área de concentração No de vagas Alexeia Barufatti Grisolia Doutora em Ciências Biológicas - UNESP alexeiagrisolia@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 01 Anderson Rodrigues Lima Caíres Doutor em Física – USP andersoncaires@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 02 Eduardo José de Arruda Doutor em Engenharia Química - UNICAMP ejarruda@ufgd.edu.br Tecnologia Ambiental 01

Eliana Janete Sanjinez Argandoña Doutora em Engenharia de Alimentos - UNICAMP elianaargandona@ufgd.edu.br Tecnologia Ambiental 02

(5)

Gustavo Graciano Fonseca Doutor em Biotecnologia -USP ggf@ufgd.edu.br Tecnologia Ambiental 02 Heberth Juliano Vieira

Doutor em Química - UFSCAR heberthvieira@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 02

Kelly Cristina da Silva Brabes Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFV kellybrabes@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 02

Kelly Mari Pires de Oliveira Doutora em Ciência de Alimentos - UEL kellyoliveira@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 01 Nelson Luis de Campos Domingues Doutor em

Química - USP nelsondomingues@ufgd.edu.br

Tecnologia Ambiental 01 Rodrigo Simões Ribeiro Leite Doutor em Ciências Biológicas - UNESP rodrigoleite@ufgd.edu.br Tecnologia Ambiental 01 Rozanna Marques Muzzi Doutora em Química Orgânica - USP rozannamuzzi@ufgd.edu.br Tecnologia Ambiental 01 Zefa Valdivina Pereira

Doutora em Biologia Vegetal - UNICAMP zefapereira@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 02 Docentes colaboradores:

Nome Formação Correio Eletrônico Área de concentração No de vagas Ivan Ramires Doutora em FísicoQuímica -UNESP ivanramires@ufgd.edu.br Ciência Ambiental 01 Márcia Regina Russo

Doutora em Ciências Ambiental - UEM

marciarusso@ufgd.edu.br Ciência

Ambiental 01

VI BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA PARA A PROVA ESCRITA:

RICKLEFS, R. A Economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003. GOLDEMBERG, J.; VILANUEVA, L. D. Energia, meio ambiente e

desenvolvimento. 2. ed. Editora EDUSP, 2003.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. E. Biologia da conservação. Londrina: Ed. Planta, 2001.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química – 3. ed. Questionando a vida

moderna e o meio. Bookman, 2006 (Capítulos: Equilíbrio Químico, Funções

Inorgânicas e Química Orgânica).

GOLDEMBERG, J.; VILANUEVA, L. D. Energia, meio ambiente e

(6)

HALLIDAY, D.; RESNICK, R. e WALKER, J. Fundamentos de física vol. 4, 7a. Edição, Ed. LTC. (Capítulos: Óptica Geométrica e Ondas Eletromagnéticas).

VII MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO:

• Posteriormente será lançado um Edital convocando os candidatos aprovados para a matrícula e estabelecendo a data de início do curso.

VIII OUTRAS INFORMAÇÕES:

• O Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental é reconhecido pela CAPES/MEC.

• A realização do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental exige dedicação integral dos alunos às atividades acadêmicas.

• A distribuição de bolsas de estudos será realizada de acordo com as normas estabelecidas pela comissão de bolsas e depende da disponibilidade das agências de fomento.

• A documentação de inscrição do candidato não selecionado deverá ser retirada na Secretaria do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, até trinta dias após a divulgação dos resultados finais. Após esta data, a Secretaria não se responsabilizará pela guarda dos documentos. • Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no 1º

semestre letivo.

• É vedado ao discente da UFGD inscrever-se no mesmo curso e nível em que se encontra matriculado.

• Será permitido o uso de calculadoras na prova escrita.

• Mais informações poderão ser obtidas no local de inscrição, pelo telefone (67) 3410-2073 no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h ou pela home

page:

<http://www.ufgd.edu.br/facet/mestrado-ciencia-tecnologia-ambiental>.

• Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenadoria do Programa.

• Importante: A UFGD não se responsabiliza pelo eventual não recebimento de solicitações de inscrição via Internet por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de dados etc.

(7)

UFGD-.FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL Nome do candidato:

1. Formação Acadêmica

Descrição Critério de Pontuação N° do

Documento

Pontuação Obtida Especialização

Curso: __________________________________Universidade: _________________________Ano de Conclusão:______________ Diploma/Certificado de conclusão de

Especialização (min. 360 horas) em área correlata

5,0 pontos Total de pontos para Formação Acadêmica

2. Disciplinas de Pós-Graduação

Se a disciplina for computada em número de horas, atribuir 15 horas = 1 crédito

Para efeito de pontuação atribui-se 4,0 pontos a cada 4 créditos obtidos em disciplina com conceito A; 3,0 pontos a cada 4 créditos créditos obtidos em disciplina com conceito B; 1 pontos a cada 4 créditos obtidos em disciplina com conceito C.

Tendo a mesma validade para disciplinas de equivalência.

Descrição – Disciplina Cursada Créditos N° Documento Pontuação Obtida

1 - 2 -

Total de pontos para Disciplinas

3. Cursos de Extensão Universitária e Mini-cursos assistidos em área correlata.

Para efeito de pontuação atribui-se 0,5 pontos a cada 10 horas de curso. Para cursos certificados em créditos considera-se 1 crédito = 15 horas-aula. Cursos de Congressos sem especificação de carga horária considerar 4 horas por dia.

Limita-se o máximo de 5 (cinco) cursos. Por ordem cronológica, iniciando-se do mais recente.

Descrição N° de horas N° documento Pontuação Obtida 01. 02. 03. 04. 05. Total de pontos para Cursos de Extensão

4. Estágios e Iniciação Científica em áreas afins

Considerar 1 Semana = 12 horas. Caso o estágio seja em horas, fazer a transformação para semanas.

Descrição Critério de pontuação N° de

módulos

N° do documento

Pontuação Obtida

Estágio acadêmico Módulo de 1 semana = 0,1 pontos

(máximo 10 módulos)

Monitoria Cada 4 h = 1 ponto (máximo 10

módulos) Estágio em atividades

laboratoriais em áreas afins

Módulo de 1 semana = 0,2 pontos (máximo 10 módulos)

Iniciação Científica PIBIC/PIBIV/PIBIT

100 pontos por ano concluído Total de pontos para Estágios

e Iniciação Científica

5. Experiência Profissional (no máximo totalizar 5 pontos)

Descrição Critérios de Pontuação N° Documento Pontuação Obtida

Profissão em área correlata (Inst.Pesquisa, etc)

0,1 ponto por mês

Professor de Nível Superior 0,2 pontos por mês

Total de pontos para Experiência profissional

(8)

Para artigo ou capítulo de livro científico publicado/aceito, autor sênior/ júnior será atribuído conceitos considerando o Qualis do meio de divulgação. Eventos Científicos Descrição Critério de Pontuação N° de Eventos ou Trabalhos

N° Documentos Pontuação Obtida

Resumos Resumo publicado em evento de âmbito

nacional/regional 2 pontos

Resumo publicado em evento de âmbito

internacional 3 pontos

Trabalho Completo

Artigo completo em Anais de Evento 5 pontos

Divulgação científica Artigo de divulgação científica publicado / aceito

no país. 1,5 pontos

Artigo de divulgação científica publicado / aceito

no exterior. 4,0 pontos

Artigoindependente on-line (publicado até Agosto

de 2013) 1 ponto Artigo Científico Artigo ou capítulo de livro científico publicado/aceito Qualis A1 50 pontos Qualis A2 Qualis B1 30 pontos Qualis B2 20 pontos Qualis B3 10 pontos Qualis B4 Qualis B5

Total de Pontos para Participação em Eventos Científicos e Produção Científica 07. OUTROS

Atividades em áreas correlatas ao PPGCTA

Descrição Critério de Pontuação N° documento Pontuação Obtida

Participação em mesa redonda 1,0 ponto por participação

Participação em Colegiado 0,5 ponto mandato

Organização de Eventos Científicos 1,0 ponto por evento

Participação em Projeto de extensão e ensino 5 pontos por projeto

Participação em Projeto de pesquisa 10 pontos por projeto

Organização de eventos locais 0,5 ponto por organização

Organização de eventos regionais 1,0 ponto por organização

Bolsistas de programas especiais nacionais ---

Outras atividades (à critério) À critério da Comissão

avaliadora Total de pontos para Outros

Itens Pontuação Obtida

1. Formação Acadêmica

2. Disciplinas de Pós-Graduação

3. Cursos de Extensão Universitária e Mini-cursos

4. Estágios e Monitoria

5. Experiência Profissional

6. Participação em Eventos Científicos e Produção Científica

7. Outros Total de Pontos

Referências

Documentos relacionados

Visando justamente suprir a necessidade de gerir dados da organização, de modo que os mesmos sejam adequados para o ambiente gerencial e venham a se tornar informação útil no

Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um método inédito na Bioinformática para determinar qual site preditor de epítopos possui alto poder preditivo, culminando com

Pode-se notar que a diferença da distância de parada do sistema com controlador e sem controlador é menor que na simulação para terreno seco, entretanto o sistema com ABS e

Embora a maioria dos trabalhos que visam detecc¸˜ao de centros de ossificac¸˜ao utilizem extrac¸˜ao de regi˜oes de interesse na etapa inicial do projeto, Zhang, Gertych e Liu

Essa estatística, infelizmente, influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo e pessoal do DV.Segundo Dias (2010), se o uso do computador e de OA no ensino

A técnica baseada em regras (RBMT) tem seu processo de tradução baseado na transferência do texto em LF (Língua Fonte) para LA (Língua Alvo), através de regras que representam

caminho mais curto 131 1674 u.d. O fato de o ACS ter obtido um caminho mais longo em 78, 2% dos mapas, igualando-se ao Dijkstra somente em 131 dos 600 mapas, ainda não representa

Com a técnica de validação cruzada com parada antecipada, os dados são selecionados do banco de dados para cada partição (estimação, validação e teste) de forma aleatória, o que