• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

2 0 0 6

A Gestão

Logística sob

uma visão

estratégica.

G E S T Ã O

E S T R AT É G I C A D A

C A D E I A D E

S U P R I M E N T O S

P R O G R A M A I N T E R N A C I O N A L

(2)

FUNDAÇÃO DOM CABRAL. GERANDO

CONHECIMENTO E VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES.

O mundo está cada vez mais competitivo. As freqüentes mudanças no ambiente de negócios estão exigindo um perfil mais abrangente de todas as empresas. Um gestor com suporte teórico e prático estará mais preparado para entender e acompanhar os processos de modernização e de crescimento do mercado.

Há 30 anos, a Fundação Dom Cabral assumiu como premissa a importância de se trabalhar com o cliente, e não apenas para o cliente, numa busca constante pela renovação do conhecimento. Com uma estrutura digna das melhores instituições de ensino executivo do mundo, a FDC possibilita um ambiente ideal para o aprendizado. A FDC mantém alianças estratégicas com as melhores business schools do mundo. São parcerias estratégicas com o INSEAD – The European Institute of Business Administration, na Europa, com a Kellogg School of Management, nos EUA, e com a Sauder School of Business – UBC, no Canadá. Assim, a FDC possibilita o desenvolvimento de pesquisas e programas conjuntos no Brasil e no exterior, propiciando o enfoque internacional necessário à plena compreensão dos processos de gestão e superação de desafios.

Trabalhando para a capacitação de executivos, empresários e empresas, a FDC transforma seus participantes em agentes do crescimento sustentável do País, contribuindo para o próprio desenvolvimento da sociedade.

Apoio Institucional:

Alianças Internacionais:

Parceria Tecnológica: Fachada Centro Alfa

(3)

O Programa Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos, realizado pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Sauder School of Business – UBC – University of British Columbia, do Canadá, tem como objetivo principal a análise e a compreensão das fronteiras do gerenciamento das cadeias de suprimentos. Apresenta uma estrutura modular, internalizando conceitos de mercado, promovendo a análise de clientes e fornecedores, apresentando princípios aplicados de marketing, tecnologia e pessoas. O programa tem como focos principais as ferramentas de apoio à gestão logística e conceitos avançados da cadeia de suprimentos, apresentando interdisciplinaridade nas interfaces logística/finanças, logística/marketing e logística/estratégia.

A QUEM SE DESTINA

O programa destina-se a diretores e executivos seniores envolvidos direta e indiretamente com a gestão de compras, logística e distribuição nas organizações, além de profissionais de empresas prestadoras de serviços logísticos.

A CADEIA DE SUPRIMENTOS

INTEGRADA AO NEGÓCIO, GERANDO

OS MELHORES RESULTADOS.

...

....

....

...

...

....

....

....

....

....

....

....

....

....

....

...

...

...

....

...

...

...

Fornecedores Canais Tecnologia Pessoas Estratégias de marketing Mercados Gerenciamento das Cadeias de Suprimento

"O programa surpreendeu não apenas por sua estrutura, diversidade e nível dos participantes, mas principalmente pela contínua provocação por parte da coordenação, fazendo com que o dia-a-dia do chão das plantas viesse ao debate, enriquecendo sobremaneira a troca de experiências."

Mário Medeiros Netto Diretor

(4)

A estrutura do programa segue uma seqüência baseada na dinâmica empresarial, apresentando conteúdo e atividades que favorecem a aquisição de conhecimento a partir do contato com o que há de mais moderno no gerenciamento das cadeias de suprimentos. Além da parte conceitual, são apresentados estudos de casos, palestras, depoimentos empresariais e sessões de debates.

A metodologia do programa privilegia o intercâmbio estruturado de experiências e casos, grupos de discussão, aulas interativas e interlocução com professores nacionais e internacionais.

ESTUDO DE CASOS

Práticas empresariais são apresentadas, analisadas e debatidas para reforçar os diversos conceitos sobre gestão de empresas.

DEPOIMENTOS E CONFERÊNCIAS

Empresários, executivos e conferencistas de renome nacional e internacional oferecem rara oportunidade de confrontar teoria e prática.

JOGO DE EMPRESAS

AUTOGESTÃO DA SAÚDE

Os participantes são orientados por um profissional especializado, que promove o desenvolvimento da consciência corporal e a capacidade para a melhoria do condicionamento físico, preparando os executivos para autogerir sua saúde.

METODOLOGIA

ESTRUTURA DO PROGRAMA

>>Atualização e aprimoramento da competência de gestão das cadeias de suprimentos,

melhorando o resultado operacional da empresa. >>Melhoria da compreensão de uma cadeia

integrada, possibilitando otimizar sua operação. >>Capacitação para alinhamento da gestão das

cadeias de suprimentos à estratégia empresarial. >>Abordagem de temas de gestão geral,

adaptados à logística empresarial, complementando a formação do gestor. >>Possibilidades de compartilhamento

de experiências de alto nível.

(5)

CONTEÚDO

CADEIAS DE SUPRIMENTOS E ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS

A. As Cadeias de Suprimentos e o contexto corporativo

>>Reposicionamento dos sistemas logísticos em face das estratégias corporativas. >>Eficiência de movimentos nas cadeias de suprimentos.

>>Alianças estratégicas na cadeia de valor.

>>Conceitos fundamentais para o gerenciamento das cadeias de suprimentos. B. Alianças nas Cadeias de Suprimentos

>>Modelos colaborativos no gerenciamento das Cadeias de Suprimentos. >>Inserção de fornecedores nas cadeias de suprimentos.

>>Parcerias em logística empresarial – gestão de operadores. >>Formação das Cadeias de Suprimentos baseadas no valor.

(6)

O MERCADO COMO AGENTE PRINCIPAL NAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS

>>Alinhamento da gestão da demanda e da configuração das cadeias de Suprimentos. >>As dimensões de valor ao cliente:

>Integração de suprimentos com demandas.

>Suprimentos-demanda: da integração à sincronização. >Componentes do planejamento de demanda.

>Resposta efetiva ao cliente.

>Gerenciamento das relações entre fornecedor e cliente.

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO

A. Evolução dos canais de distribuição >>Sistemas e canais de distribuição

e a configuração de redes de operações. >>Alinhamento dos componentes dos canais

de distribuição.

>>Estratégias de distribuição – internas e externas. B. Desenho dos canais de distribuição >>Alinhamento do transporte com as estratégias

de distribuição: planejamento, roteirização, programação, rastreamento e gerenciamento de performance.

>>Análise estratégica da multimodalidade e da intermodalidade nos transportes. C. Gestão dos sistemas de distribuição

para vantagens estratégicas >>Cadeias de suprimentos baseadas

em sistemas empurrados.

>>Cadeias de suprimentos baseadas em sistemas puxados.

>>Medidas de performance em sistemas de distribuição.

(7)

v

Sourcing

GESTÃO DE COMPRAS E GERENCIAMENTO DE RISCOS/ FORMAÇÃO DE ESTOQUES

A. Gestão de compras e conflitos entre comercialização e logística (efeito chicote) >>Realinhamento das estruturas de compras. >>Políticas de comercialização X políticas

de suprimentos e de distribuição. >>Sourcing e Procurement.

B. Gerenciamento de riscos e gestão de estoques

>>Sistemas centralizados X sistemas descentralizados. >>Gestão de estoques pela integração logística. >>Compartilhamento de riscos.

>>Equilíbrio entre movimentações e armazenagem.

INDICADORES DE PERFORMANCE PARA O GERENCIAMENTO DAS CADEIAS DE SUPRIMENTOS

>>Ferramentas de controle e de planejamento. >>BSC aplicado à gestão logística.

>>Métricas do projeto de integração das cadeias de suprimentos. >>Indicadores de performance para a logística integrada.

(8)

A admissão para o Programa de Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos da FDC obedece aos critérios que se baseiam na criação de grupos homogêneos, em nível e diversidade de experiências. Dessa forma, permite que as empresas participantes encontrem interlocutores para o processo de intercâmbio e de aprendizagem.

Caso a FDC constate que o Programa de Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos não é o mais adequado no momento, ela indicará um outro que atenda às necessidades da empresa.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho de 2006. Após essa data, as inscrições ficarão condicionadas à disponibilidade de vagas.

Cancelamento

Cancelamentos somente serão aceitos se comunicados com até 30 dias de antecedência da data de início do programa. Após essa data, serão aceitas substituições, desde que o perfil do candidato seja adequado ao programa.

2 a 7 de julho

FDC – Centro Alfa – Campus Aloysio Faria Nova Lima – MG – Brasil

EQUIPE TÉCNICA – 2005

PERÍODO DE REALIZAÇÃO/

LOCAL 2006

>>Dalton Sardenberg – FDC

>>Garland Chow – Sauder School of Business – UBC >>Haroldo Motta – FDC

>>José Paschoal Rossetti – FDC >>Leonardo Araújo – FDC

>>Paulo Tarso Vilela de Resende – FDC

(9)

SAUDER SCHOOL OF

BUSINESS – UBC

Contando com mais de 6 mil alunos de 105 países, a UBC é a terceira maior universidade do Canadá e também a maior e mais diversificada escola de pós-graduação desse país. Localizada em uma região privilegiada de Vancouver, no Canadá, é considerada uma das principais escolas de negócios do mundo, cultivando uma intensa relação comercial e cultural com a Ásia.

A Sauder School of Business – UBC – foi criada para privilegiar a área de Gestão Empresarial e é, hoje, a principal instituição canadense na área de pesquisas e publicações. Conta com mais de 70 professores com PhD, proporcionando a oportunidade de aprender e de trocar experiências com esses profissionais e com os participantes de outros programas. Isso possibilita ao participante uma visão internacional mais ampla e o aprendizado de práticas gerenciais no estado da arte.

Açucareira Zillo Lorenzetti Braskem

Buckman Laboratórios Bunge Alimentos

Camargo Corrêa Cimentos

Companhia Açucareira Vale do Rosário Companhia Müller de Bebidas Confab Industrial

COSAN S.A. Indústria e Comércio CVRD – Companhia Vale do Rio Doce

Dinap S.A. – Distribuidora Nacional de Publicações Editora Abril

FMC Química do Brasil

Gabriela Moda e Couro Gerdau Açominas Infoglobo Comunicações

Kimberly-Clark do Brasil Indústria e Com. de Produtos de Higiene M. Dias Branco S.A. Comércio e Indústria

Marcopolo Pará Pigmentos Precon Industrial

Randon S.A. Implementos e Participações Rilisa Distribuidora

Sadia

Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais Wilson, Sons Logística

EMPRESAS PARTICIPANTES DO

PROGRAMA GESTÃO ESTRATÉGICA

(10)

Informe RH

Agenda com os programas do trimestre para seleção das melhores oportunidades de desenvolvimento dos executivos – enviada nas versões impressa e eletrônica.

A Fundação Dom Cabral mantém um programa de relacionamento com os profissionais de RH, que estabelece um canal sistemático de informações sobre as soluções educacionais e o conhecimento gerado pela FDC.

Conheça os serviços que o Programa Relacionamento RH da FDC oferece:

Sala do Conhecimento

Espaço que reúne artigos do corpo técnico da FDC, trabalhos publicados nos Cadernos de Idéias, relatórios de pesquisa, cases e livros, desenvolvidos pela FDC e de suma importância para gestão empresarial.

Newsletter FDC

Boletim eletrônico mensal com artigos, cases, pesquisas produzidas pelo núcleo técnico e gerencial da FDC, agenda dos programas e destaques institucionais.

RH em foco

Profissionais de Recursos Humanos de diversas

empresas do Brasil integram o Programa

Relacionamento RH da Fundação Dom Cabral. Para se

cadastrar, acesse o Portal FDC – www.fdc.org.br

(11)

Conheça algumas das vantagens e benefícios exclusivos da Comunidade Ampliar FDC:

Centro de Informações – CI

Base de periódicos, livros e publicações da FDC para consulta, por meio de um acesso simples e rápido, via Portal FDC.

Base de dados EBSCO

Um dos maiores e mais respeitados bancos de dados acadêmicos do mundo, EBSCO, com mais de 280 mil títulos disponíveis na íntegra, via Portal FDC.

Comunidade do Conhecimento

Cerca de 400 publicações, disponíveis no Portal FDC e organizadas nas seções “Artigos”, “Ponto de vista”, “Perfil” e “Livros”, com apoio de uma ferramenta de busca para facilitar sua pesquisa.

Informativo Ampliar

Informativo eletrônico com novidades da Comunidade Ampliar e FDC, além de conteúdo sobre temas diversos.

Encontros Temáticos

Ciclo anual de palestras, com professores nacionais e internacionais, com foco em temas de interesse atual, estudos de caso e apresentação de práticas empresariais bem- sucedidas.

Clube de Benefícios

A Comunidade Ampliar, em parceria com empresas de diferentes segmentos, oferece descontos e condições especiais a seus membros.

Quando os programas terminam,

as oportunidades continuam.

A Comunidade Ampliar é um programa de relacionamento desenvolvido pela Fundação Dom Cabral que oferece oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento contínuo, convívio e integração aos ex-participantes dos programas da FDC.

Ao final de cada programa, todos os participantes passam automaticamente a fazer parte da Comunidade Ampliar, que já possui cerca de 10.000 membros.

Encontro Temático

Professor Dan Muzyka

(12)

Centro Alfa - Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 - Nova Lima - MG - Brasil

Fone: 55 31 3589-7200

Unidade BH

Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho 30140-083 - Belo Horizonte - MG - Brasil Fone: 55 31 3299-9700

Solicite agora mesmo mais

informações sobre o programa:

Fone: 55 31 3589-7300 Fax: 55 31 3589-7403 e-mail:atendimento@fdc.org.br

Faça uma visita virtual à FDC.

Acesse www.fdc.org.br e conheça

Referências

Documentos relacionados

Cultural Brasil/Noruega 2014, pela representante do Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Oslo.. 20:30 - Intervalo Intervalo Intervalo - Coquetel

Como consequência e neste contexto, qualquer referência a “Cliente” nesta Descrição de serviço e em outros documentos de serviços da Dell será entendida como uma referência

Assim, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da suplementação de 3200 mg de ω-3 e 20 g de proteína do whey protein (WP) de forma aguda, aliada à dieta controlada, sobre

Capo´- Vicedo, Mula e Capó (2011) Scmij proposição de framework Descrição da realidade Redes sociais, Gestão de conhecimenteo Pesquisa exploratória, Estudo de caso

VI – A obrigação legal de submissão a depósito eletrónico dos documentos instrutórios conjuntamente com o documento particular autenticado, ou, dentro de

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA (Supply Chain Management and Competitive Intelligence)... GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O foco na gestão da cadeia de suprimentos está associado à importância estratégica que esta tem dentro do modelo da economia de mercado que sustenta o vigente

Assim, a gestão estratégica da cadeia de suprimentos pode funcionar como elo tanto entre as prioridades competitivas das empresas e o alinhamento dessas prioridades