• Nenhum resultado encontrado

Dicas infalíveis para você aprender a tocar violão sozinho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dicas infalíveis para você aprender a tocar violão sozinho"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dicas infalíveis para você aprender a

tocar violão sozinho

Quando você está em um roda de amigos e vê aquele seu amigo tocando violão, fica cheio de vontade de tocar como ele?

Imaginamos como se sente. Foi pensando em você, que é doido para

aprender a tocar violão que trouxemos dicas megaimportantes para aprender a tocar de maneira autodidata e rápida.

Aliás, o que mais quer neste momento é aprender logo pelo menos uns três acordes para poder impressionar a galera quando forem se reunir mais uma vez.

Foi por isso que além das dicas, enumeramos 3​ ​sites onde poderá aprender de forma gratuita a formar seus primeiros acordes no violão.

Está curioso e com muita vontade de aprender?

Vem com a gente que tem muita coisa legal pela frente.

Benefícios em aprender a tocar violão

Tocar violão, além de ser uma atividade responsável por tirar o estresse, ajuda em sua concentração, reforça os músculos do coração e aumenta a atividade cerebral.

Como estudar violão sozinho?

A princípio, é normal já querer tocar músicas dificílimas com acordes cheios de pestanas e até fazer pequenos solos.

(2)

Isso pode até fazer com que muitos desistam de continuar a aprender a tocar violão, porque é provável que não consiga executar os acordes e o solos da música e aí o desânimo aparece.

Porém, estamos aqui para animá-lo, espantar o desânimo! Você deve aprender passo a passo.

Primeiro, procure saber o nome das cordas e de todos os componentes do violão.

Continue com a gente que vai sacar tudo isso.

As cordas são ordenadas de baixo para cima. A imagem abaixo representa o braço de um violão. Este, que possui 6 cordas. Há outros que possuem 7 e outros até 12 cordas.

No entanto, isso é assunto para outra hora. Agora, nos atentamos para o violão padrão, o de 6 cordas.

Como você pôde observar, a numeração vai de 1 - 6, que representa a ordem das cordas.

Abaixo, nomeamos e colocamos em ordem para que se torne mais fácil o entendimento.

(3)

Nome das cordas ● 1ª é a MI (E) ● 2ª é a SI (B) ● 3ª é a SOL (G) ● 4ª é a RÉ (D) ● 5ª é a LÁ (A) ● 6ª é a MI (E)

Perceba que existem duas cordas com o mesmo nome, a primeira e a sexta corda. Vamos lhe explicar a diferença.

A primeira é aguda, por ser mais fina. Já a sexta é mais grave, devido ao diâmetro da corda que é maior do que a primeira.

Dando continuidade ao estudo, é essencial que você saiba o nome de alguns componentes do violão, como o braço, as casas, o traste, rastilho, boca, cabeça e os tarraxas.

Muitos nomes, não é? Estamos por dentro disso. Mas temos certeza de que assim que começar a praticar, tudo se encaixará perfeitamente em sua mente.

Por agora, para saber onde localiza-se cada nome dito acima, separamos uma imagem:

(4)

Qual deve ser o tipo de violão para começar meus estudos?

Muitos se perguntam se devem comprar um violão para cordas de nylon ou aço. Concordamos que é uma dúvida que paira a mente no momento em que vamos comprar um violão.

Isso acontece porque grande parte dos estudantes do instrumento sustentam a ideia de que o “violão bom é o que tem cordas de aço.”

Contudo, não existe isso. Na verdade, cada violão é usado para um dado estilo. Exemplo: violão com cordas de aço é usado mais para as músicas que necessitam de mais “pegada”, batidas fortes.

Já o violão para cordas de nylon é usado para estilos mais calmos, onde é necessário ter um som mais suave.

Em vista disso, sendo um aluno iniciante no violão, nós sugerimos que você compre um violão para cordas de nylon, devido a composição das cordas. Estas, comparadas com as de aço, são mais macias tanto para o som quanto para formação de acordes.

(5)

Dessa forma, sofrerá menos. Seus dedos ficarão calejados, mas nem se compararão com os calos sofridos com o violão para cordas de aço.

Falaremos mais sobre essa dor

logo adiante.

Segue com a gente.

Início doloroso

“Estou super animado para aprender mais e mais, mas meus dedos doem.” Entendemos sua reclamação e te dizemos que isso também é normal logo que está iniciando os estudos práticos no violão.

Entretanto, é necessário sentir essa pequena dor porque os calos nas pontas dos dedos advém da quantidade de vezes que você aperta as casas do braço do violão.

Desse modo, a medida em que for praticando, seus calos vão aumentando e consequentemente menos dores sentirá. Pode confiar.

Mas vai com calma, saiba que há uma exceção. Se por acaso se cortar praticando o estudo, por favor, pare. Deixe o instrumento guardado até que o corte se cicatrize. Não queremos, de modo algum lhe prejudicar. Lembre-se de que estamos juntos nessa.

Seu dedo está melhor? Ótimo. Então, bora seguir que temos muito

a aprender.

Pratique o estudo do violão diariamente para aprender rápido

e sozinho

(6)

Faça do estudo do violão um hábito. Sim sim! Vamos pensar juntos. Todos nós temos a mesma quantidade de horas durante o dia. Sendo assim, não tem mais desculpa, alegando que não tem tempo.

Sabendo disso, basta tirar 1 hora por dia para estudar o instrumento.

Está bem, vamos supor que não pode concentra-se apenas ao violão durante 1 hora.

Nesse caso, tente praticar por 30 minutos todos os dias. Estabeleça para si uma meta. Se preciso for, monte um cronograma do que deve fazer

diariamente. Só não queremos de que deixe seu violão pegando poeira no canto do quarto.

Maneiras de tocar violão sozinho

“Legal. Você falou e falou. Mas como vou aprender a tocar?” Calma, pois lhe trouxemos a solução. Há diversas formas de aprender a tocar, se liga só. Pode aprender por um amigo que toca há bastante tempo, vídeos da internet que ensinam passo a passo e, existem também ​sites específicos que

orientam o cara que deseja aprender.

Listamos alguns ​sites muito bons para você escolher aquele que achar melhor.

Youtube​. ​Ah, com certeza o Youtube é uma das melhores invenções nos

quesitos entretenimento e também aprendizado. Nessa plataforma você encontrará canais, como o do Heitor Castro, cujo o objetivo é ensinar de forma didática, às pessoas a tocar violão sem complicações.

Cifra Club​. ​Pensa num ​site que tem de tudo relacionado a música! O Cifra

Club talvez seja o mais famoso entre os alunos e os professores de violão. Lá, você terá sugestões sobre qual instrumento comprar, além de dezenas de vídeos explicativos. Vale muito a pena conferir.

(7)

Jorama​. ​ Se você está a procura de um ​site mais completo para poder se empenhar ainda mais em seus estudos musicais, Jorama é pra você. Nele é possível criar um perfil, conversar com professores e alunos, ver cifras

famosas e fazer exercícios. O mais legal é que é possível verificar as aulas que ainda não foram completadas. Assim, terá garantia sobre o seu

desempenho.

Bom, esperamos tê-lo ajudado.

Tudo foi feito com muito empenho com o único intuito: levar o

aprendizado até você.

Qualquer dúvida, já sabe. Só voltar aqui e revisar!

Referências

Documentos relacionados

Se o seu controle do usuário estiver configurado como um controle de volume para aumentar/diminuir, cada vez que você ativar o controle do usuário, o volume dos seus

Departam ento de

Classificação Pretendida: Não recomendada para menores de 18 (dezoito) anos Categoria: Ação/Tiro em Primeira Pessoa. Plataforma: Computador PC Tipo de

Mais de 200 atendimentos foram feitos este ano pelo Linha Rara, serviço telefônico criado pelo Instituto Vidas Raras para ajudar pessoas com doenças raras, assim como seus

2017 e aprovar em conjunto com as confederações brasileiras participantes o regulamento específico das modalidades, bem como as diretrizes gerais técnicas de

Cabe instruir do controle, treinamento e programas de educação ambiental voltados aos futuros beneficiários do Residencial, devidamente registrados e apresentados a esta SEMA no

334, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é de que “Somente a recusa expressa de ambas as partes impedirá a realização da

estratégica do Projeto Almanaque Ambiental Menino Caranguejo, como um estudo de caso que aponta desde a criação/ideia para execução e viabilização de um almanaque ambiental