• Nenhum resultado encontrado

PROSPECTO 11 DE FEVEREIRO DE 2016 THREADNEEDLE SPECIALIST INVESTMENT FUNDS ICVC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROSPECTO 11 DE FEVEREIRO DE 2016 THREADNEEDLE SPECIALIST INVESTMENT FUNDS ICVC"

Copied!
87
0
0

Texto

(1)

THREADNEEDLE

(2)

ĺndice

Prospecto da Threadneedle Specialist Investment Funds ICVC ... 2

Definições ... 3

Informação sobre a Sociedade ... 5

A Estrutura da Sociedade ... 5

Classes de Acções ... 6

Objectivos e políticas de investimento e outras informações sobre os Fundos ... 7

Compra, venda e conversão de Acções ... 17

Compra de Acções ... 20

Venda de Acções ... 20

Comissões de Negociação... 21

Outra Informação de Negociação ... 22

Branqueamento de Capitais ... 23

“Market Timing” e “Late Trading” ... 23

Declaração de confidencialidade ... 24

Resgates em Espécie ... 25

Emissão de Acções em troca de activos em espécie ... 25

Suspensão de negociações na Sociedade ... 25

Lei aplicável ... 26

Avaliação da Sociedade ... 26

Preço por Acção de cada Fundo e de cada Classe ... 27

Base de fixação de preços ... 27

Publicação de Preços ... 27 Factores de risco ... 28 Gestão e administração ... 32 A Entidade Depositária ... 33 O Gestor de Investimento ... 34 Auditores ... 35 Consultores Legais ... 35 Registo de Accionistas ... 35 Conflitos de Interesse ... 35

Exercício de Direitos de Voto ... 35

Melhor Execução ... 35

Armas Controversas ... 35

Comissões e despesas ... 35

Comissões a pagar à EGA ... 36

Comissão do Gestor de Investimento ... 43

Comissão da Entidade Depositária ... 44

Estatutos ... 44

Assembleias de Accionistas e direitos de voto ... 47

Tributação ... 48

Dissolução da Sociedade ou de um Fundo da Sociedade ... 51

Informação Geral ... 52

Relatórios e Demonstrações Financeiras Anuais ... 53

Gestão de Risco ... 53

Documentos da Sociedade ... 53

Contratos Relevantes ... 53

Outra Informação ... 53

Notificações aos Accionistas ... 53

Reclamações ... 54

Observações para investidores residentes fora do Reino Unido ... 54

Anexo I Mercados de valores mobiliários elegíveis e mercados de derivados elegíveis ... 56

Anexo II Gestão de investimento e capacidade de contracção de empréstimos da Sociedade ... 58

Anexo III Lista de emitentes de títulos governamentais e públicos em que a Sociedade poderá investir até 100% do Património de cada Fundos. Estes emitentes são os únicos organismos públicos em que a Sociedade poderá investir mais do 35% dos activos de cada Fundo. ... 75

Anexo IV Estimativas de ajustamento de diluição ... 76

Anexo V Performance dos Fundos ... 77

Anexo VI Disponibilidade de classes de acções ... 80

Anexo VII Disponibilidade das Classes de Acções com Cobertura ... 82

Moradas ... 83

Agentes pagadores ... 83

(3)

Nota Importante: Caso tenha qualquer

dúvida sobre o conteúdo deste

Prospecto, deverá consultar o seu

consultor financeiro.

A Threadneedle Investment Services Limited, a Entidade Gestora Autorizada da Sociedade (a ‘EGA’), é a entidade responsável pela informação incluída no presente Prospecto. Tanto quanto é do seu conhecimento (que procurou assegurar), a informação contida no presente documento não contém qualquer declaração falsa ou enganosa nem omite qualquer assunto que deva ser incluído nos termos das FCA Rules. A Threadneedle Investment Services Limited aceita a

responsabilidade daí decorrente.

Prospecto da Threadneedle Specialist

Investment Funds ICVC

(Sociedade de Investimento de Capital Variável de responsabilidade limitada, registada na Inglaterra e País de Gales sob o nº IC000232) Este documento constitui o Prospecto da Threadneedle Specialist Investment Funds ICVC (a ‘Sociedade’), tendo sido elaborado em conformidade com as regras da FCA (‘FCA Rules’). A Sociedade obedece igualmente aos Regulamentos sobre OEIC. Os Estatutos da Sociedade encontram-se registados junto da Autoridade dos Serviços Financeiros do Reino Unido, Financial Conduct Authority (FCA). O presente Prospecto é datado de 11 de Fevereiro de 2016, tendo entrado em vigor nessa data e substitui quaisquer Prospectos anteriores emitidos pela Sociedade.

Foram enviadas cópias do presente Prospecto à FCA e à Entidade Depositária.

Nenhuma entidade foi autorizada pela Sociedade ou pela EGA a fornecer informações ou a efectuar quaisquer representações relacionadas com a oferta de Acções, excepto as referidas no Prospecto e, se fornecidas ou efectuadas, essas informações ou representações não poderão ser consideradas como tendo sido feitas pela Sociedade ou pela EGA. A entrega deste Prospecto (quer acompanhado ou não por quaisquer relatórios) ou a emissão de Acções não significará, em circunstância alguma, que os negócios da Sociedade não se tenham alterado desde a respectiva data.

A distribuição deste Prospecto e a oferta de Acções em determinadas jurisdições poderá ser restringida por lei. As pessoas que detenham o presente Prospecto deverão informar-se e observar essas restrições. Este Prospecto não constitui uma oferta ou uma solicitação por qualquer pessoa em qualquer jurisdição em que tal oferta ou solicitação não seja autorizada ou a qualquer pessoa a quem seja ilícito fazer tal oferta ou solicitação.

As Acções poderão ser cotadas na Bolsa de Valores do Luxemburgo, se a EGA assim entender.

A informação contida neste Prospecto não deverá ser encarada como sendo um aconselhamento sobre assuntos jurídicos, fiscais, de investimento ou quaisquer outros, recomendando-se aos potenciais investidores que consultem os seus próprios consultores profissionais sobre a aquisição, detenção ou venda das Acções.

As disposições dos Estatutos da Sociedade vinculam cada um dos seus Accionistas (que delas deverão ter conhecimento).

O presente Prospecto foi aprovado para efeitos da Secção 21 da “Financial Services and Markets Act 2000” (a ‘Lei’) pela EGA.

O presente Prospecto baseia-se em informação e na legislação em vigor nesta data. A Sociedade não estará vinculada a qualquer Prospecto desactualizado quando tenha emitido um novo Prospecto ou aditamento, e os investidores deverão verificar junto da EGA de que este é o Prospecto mais recente que foi publicado.

Cópias do presente Prospecto poderão ser disponibilizadas em papel ou sob formato digital, mediante solicitação.

As Acções na Sociedade não estão disponíveis para oferta ou venda em nenhum Estado norte-americano ou a quaisquer pessoas (incluindo empresas, sociedades, fundos de investimento ou outras entidades) que sejam ‘cidadãos do EUA’ , não podendo estas pessoas ser titulares ou detentoras das Acções. Da mesma forma, o presente Prospecto não pode ser distribuído nos Estados Unidos da América ou a um cidadão dos EUA. A EGA reserva-se o direito de notificar qualquer Accionista constituído, ou que venha subsequentemente a constituir-se nos EUA, ou que seja um cidadão do EUA para efeitos de (i) transferir as Acções para uma pessoa que não seja um cidadão dos EUA ou (ii) exigir o resgate ou cancelamento das Acções; a EGA poderá ainda resgatar ou cancelar as Acções se o Accionista não efectuar a referida transferência ou pedido no prazo de 30 dias após o envio da notificação pela EGA.

(4)

Definições

‘Acções de Acumulação’ significa Acções (de qualquer Classe) em Fundos da Sociedade em circulação em qualquer altura e cujo rendimento é creditado periodicamente ao capital, nos termos das FCA Rules.

‘EGA’ significa Threadneedle Investment Services Limited, a entidade gestora autorizada da Sociedade.

‘Banco Autorizado’ significa uma de determinadas instituições definidas no glossário do FCA Handbook.

“Moeda Base” é a Libra Esterlina e a moeda em que as contas da Sociedade são preparadas.

‘Classe’ ou ‘Classes’ em relação às Acções, significa (consoante o contexto) todas as Acções referentes a um único Fundo ou uma classe ou classes de Acções particular referentes a um único Fundo. “Classe T” significa Ações que estão disponíveis a determinados investidores no Ethical UK Equity Fund.

‘Classe X’ significa Acções que foram concebidas para permitir uma estrutura de comissões alternativa sendo que, em vez de uma comissão de gestão anual a cobrar ao Fundo, o investidor é cobrado directamente pela EGA, tal como previsto no contrato entre a EGA e cada Accionista elegível.

‘Classe Z’ significam acções disponibilizadas livremente pela EGA a distribuidores elegíveis que celebraram com os seus clientes acordos de comissão independentes.

’COLL’ significa refere-se ao capítulo ou regra das FCA Rules relevante. “Abordagem Baseada nos Compromissos” significa um método de cálculo que tem a consideração a exposição do Fundo a instrumentos derivados, excluindo os instrumentos derivados que são utilizados para reduzir o risco (isto é, instrumentos derivados utilizados para efeitos de cobertura e de compensação).

‘Sociedade’ significa Threadneedle Specialist Investment Funds ICVC. ‘Dia de Negociação’ significa Segunda a Sexta-feira, excepto feriados nacionais e bancários em Inglaterra e no País de Gales e outros dias que a EGA entenda.

‘Entidade Depositária’ significa Europe plc, UK Branch, a entidade depositária da Sociedade.

‘Estado AEE’ significa um estado membro da União Europeia e qualquer outro estado dentro da Área Económica Europeia.

‘Instituição Elegível’ significa uma de determinadas instituições de crédito nos termos definidos no glossário do FCA Handbook.

‘Accionista Elegível’ significa um investidor existente ou novo da Sociedade que a EGA entenda ser elegível para investir em Acções de Classe X mediante um contrato a celebrar com a EGA e o preenchimento de condições de elegibilidade definidas pela EGA em qualquer altura. ‘EPM’ (Efficient Portfolio Management) ou Gestão Eficiente de Carteira, significa a utilização de técnicas e instrumentos relativos a valores mobiliários e instrumentos do mercado monetário que preencham os critérios seguintes:

(a) são economicamente apropriados no sentido em que são realizados de forma rentável; e

(b) são seguidos tendo em vista alcançar um dos seguintes objectivos específicos:

– redução de risco; – redução de custo;

– geração de capital ou rendimento adicional para o organismo com um nível de risco consistente com o perfil de risco do organismo e as regras de diversificação de risco estabelecidas no COLL.

‘Euribor’ (Euro Interbank Offered Rate) é a taxa a que os bancos Europeus emprestam dinheiro uns aos outros e que pode ser vista como referência para taxas de juros de curto prazo.

‘Fracção,significa uma Acção de menor denominação (partindo do princípio que dez mil Acções de menor denominação perfazem uma Acção de maior denominação).

‘FCA’ significa Financial Conduct Authority ou qualquer organismo que lhe suceda.

‘FCA Handbook’ significa o manual de regras e directrizes da FCA. ‘FCA Rules’ significa as regras definidas no Collective Investment Schemes Sourcebook publicadas como fazendo parte do FCA Handbook, as quais, para evitar qualquer dúvida, não incluem exigências de orientação ou prova incluídas no referido Sourcebook.

‘Fundo’ ou ‘Fundos’ significa um sub-fundo da Sociedade (fazendo parte do Património da Sociedade que é posto em comum separadamente), ao qual poderão ser afectos activos e passivos específicos da Sociedade e que é investido em conformidade com o objectivo de investimento aplicável a esse sub-fundo.

“Exposição Global” é uma medida de alavancagem gerada por um organismo ‘UCITS’, através da utilização de instrumentos financeiros derivados (incluindo derivados embutidos) ou do risco de mercado da carteira ‘UCITS’, como descrito detalhadamente no capítulo intitulado “Utilização de instrumentos derivados e de operações a prazo para fins de investimento” na página 31.

(5)

‘Acções de Acumulação Bruta’ significa Acções de Acumulação que são Acções de Pagamento Bruto e que são denominadas na moeda base. ‘Acções de Rendimento Bruto’ significa Acções de Rendimento que são Acções de Pagamento Bruto e que são denominadas na moeda base. ‘Acções de Pagamento Bruto significa Acções (de qualquer Classe) em Fundos da Sociedade em circulação em qualquer altura, cujo rendimento atribuído a titulares é (i) no caso de Acções de Acumulação creditado periodicamente ao capital ou (ii) no caso de Acções de Rendimento, distribuído periodicamente aos titulares das mesmas, em qualquer dos casos em conformidade com a legislação fiscal relevante, sem que nenhum imposto seja deduzido ou contabilizado pela Sociedade. “Moeda Coberta” (“Hedged Currency”) é a moeda em que a Classe de Acções com Cobertura de Risco é denominada.

“Classe de Acções com Cobertura” ou “Classes de Acções com Cobertura” significa (consoante o contexto) uma Classe de Acções com Cobertura Carteira ou uma Classe de Acções com Cobertura Referência. ‘Acções de Rendimento’ significa Acções (de qualquer Classe) em Fundos da Sociedade, em circulação em qualquer altura, cujo rendimento é distribuído periodicamente aos respectivos titulares, nos termos das FCA Rules.

‘Período de Oferta Inicial’ significa, relativamente a um novo Fundo, o período descrito sob o título ‘Período de Oferta Inicial’ no capítulo ‘Compra, venda e conversão de Acções’.

‘Gestor de Investimento’ significa Threadneedle Asset Management Limited, o gestor de investimento da EGA.

‘IPA’ significa Acções disponíveis unicamente para Contas de Pensões Individuais (Individual Pensions Accounts).

‘Fundo de Emissão Limitada’, significa um Fundo cujas acções são Acções de Emissão Limitada.

‘Acções de Emissão Limitada’ significa acções que, nos termos das FSA Rules, só podem ser emitidas em determinados momentos e

circunstâncias, tal como especificado no Prospectop.

‘Acções de Acumulação Líquida’ significa Acções de Acumulação que são Acções de Pagamento Líquido e que são denominadas na moeda base.

‘Valor Patrimonial Líquido’ ou ‘NAV’ significa o valor do Património da Sociedade (ou de qualquer Fundo, consoante o caso) deduzido das responsabilidades da Sociedade (ou do Fundo em questão) e calculado em conformidade com o disposto nos Estatutos da Sociedade.

‘Acções de Rendimento Líquido’ significa Acções de Rendimento que são Acções de Pagamento Líquido e que são denominadas na moeda base.

‘Acções de Pagamento Líquido’ significa Acções (de qualquer Classe) em Fundos da Sociedade em circulação em qualquer altura em relação às quais (i) no caso de Acções de Acumulação, o rendimento líquido atribuído aos titulares é creditado periodicamente ao capital ou (ii) no caso de Acções de Rendimento, o rendimento líquido é distribuído periodicamente aos titulares. Em qualquer dos casos, a afectação às Acções de Acumulação ou às Acções de Rendimento será feita após dedução da taxa base de imposto em vigor no Reino Unido. O imposto sobre o rendimento deduzido será contabilizado pela Sociedade junto das autoridades tributárias relevantes, i.e. HM Revenue & Customs. ‘OCDE’ significa a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.

‘OEIC Regulations’ significa os regulamentos relativos a organismos de investimento colectivo (Open-Ended Investment Companies) de 2001, e respectivas alterações.

“Moeda da Carteira” ou “Moedas da Carteira” significa a moeda ou moedas (consoante o caso) em que os activos subjacentes do Fundo são investidos em linha com os objectivos de investimento aplicáveis ao Fundo.

“Classe de Acções com Cobertura Carteira” ou “Classes de Acções com Cobertura Carteira” significa (consoante o caso) uma classe ou classes de acções que permitam a utilização de operações de cobertura cambial para reduzir o efeito de flutuações cambiais entre as Moedas da Carteira e a Moeda Coberta.

“Moeda de Referência” ou “Moedas de Referência” significa (consoante o caso) a moeda ou moedas de investimento principal da classe de acções em relação às quais a operação de cobertura cambial será aplicada a fim de reduzir qualquer flutuação cambial com a Moeda de Cobertura. “Classe de Acções com Cobertura Cambial Referência” ou “Classes de Acções com Cobertura Cambial Referência” significa (consoante o caso) uma classe ou classes de Acções que permitam a utilização de operações de cobertura cambial para reduzir o efeito de flutuações cambiais entre a Moeda ou Moedas de Referência e a Moeda de Cobertura, como descrito no Anexo VII.

‘Património’ significa o património da Sociedade que deverá ser entregue à Entidade Depositária para guarda, nos termos das FCA Rules. ‘SDRT’, Stamp Duty Reserve Tax significa imposto de selo em vigor no Reino Unido.

‘Acção’ ou ‘Acções’ significa uma acção ou acções da Sociedade (incluindo Acções de maior denominação e Fracções). ‘Accionista’ significa o titular de Acções.

‘Troca’ significa a substituição de Acções de uma Classe ou Fundo por Acções de outra Classe ou Fundo.

(6)

Uma ‘Pessoa dos EUA” significa, para efeitos da Foreign Account Tax Compliance Act (Lei sobre contabilidade estrangeira e cumprimento da lei fiscal), um cidadão ou residente particular dos EUA, uma sociedade ou empresa estabelecida nos Estados Unidos da América ou ao abrigo da lei dos Estados Unidos da América ou de qualquer Estado deste país, um fideicomisso se (i) um tribunal nos Estados Unidos da América for competente, ao abrigo da lei aplicável, para decidir substancialmente de todas as questões relacionadas com a administração do fideicomisso, e (ii) uma ou mais pessoas dos EUA com poderes para controlar todas as decisões substanciais relativas ao fideicomisso ou ao património de um herdeiro que é um cidadão ou residente dos Estados Unidos. Esta definição deverá ser interpretada à luz das secções 1471 a 1474 do Código Tributário dos EUA (US Internal Revenue Code) de 1986. ‘Ponto de Avaliação’ significa o ponto decidido pela EGA, quer periodicamente quer para uma avaliação específica, na sua avaliação do património da Sociedade ou de um Fundo (consoante o caso), a fim de determinar o preço pelo qual as Acções de uma Classe poderão ser emitidas, canceladas, vendidas ou resgatadas. O Ponto de Avaliação actual é às 12 horas (meio-dia) no Reino Unido, em qualquer Dia de Negociação.

Informação sobre a Sociedade

Geral

A THREADNEEDLE SPECIALIST INVESTMENT FUNDS ICVC é uma Sociedade de Investimento de Capital Variável, registada em Inglaterra e País de Gales sob o nº IC-000232 e devidamente autorizada pela FCA desde 9 de Maio 2003.

A Sociedade foi certificada pela FCA como elegível para beneficiar dos direitos conferidos ao abrigo da Directiva relativa a organismos de investimento colectivo em valores imobiliários (2009/65/EC), (a ‘Directiva UCITS ‘). A Sociedade é pois um ‘Organismo UCITS’ para efeitos das FCA Rules.

Os Accionistas da Sociedade não são responsáveis pelas dívidas da Sociedade.

Escritórios Centrais: Cannon Place, 78 Cannon Street, London 0F

EC4N 6AG

Morada para notificação: A morada dos Escritórios Centrais é o local no Reino Unido para onde devem ser endereçados quaisquer notificações ou outros documentos.

Capital social: Máximo £100 000 000 000 (cem mil milhões de libras esterlinas)

Mínimo £100 (cem libras esterlinas) As Acções na Sociedade não têm valor nominal. O capital social da Sociedade é sempre igual à soma do NAV de cada um dos Fundos. As Acções da Sociedade podem ser transaccionadas noutros Estados AEE se a EGA assim o decidir.

Os Fundos encontram-se presentemente registados para oferta pública em vários países para além do Reino Unido, nomeadamente na Áustria, Bélgica (excepto no que respeita o UK Absolute Alpha Fund), Dinamarca, França, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Portugal. Alguns Fundos encontram-se registados para oferta e venda na Suiça e em Hong Kong e para Fundos de Pensões privados no Peru e no Chile. Existe um Prospecto separado aplicável à distribuição de alguns dos Fundos na Suiça, o qual se encontra disponível mediante solicitação à EGA. Em Singapura,

determinados Fundos são actualmente considerados organismos restritos e só podem ser vendidos a investidores institucionais (nos termos da legislação de Singapura) ou como organismos reconhecidos.

À data do presente Prospecto, os seguintes Fundos só estão disponíveis para investidores do Reino Unido.

− Ethical UK Equity Fund − Global Opportunities Bond Fund − US Equity Income Fund1

A Sociedade emite e resgata Acções em cada uma das Classes disponíveis a um preço relacionado com o NAV relevante.

A Estrutura da Sociedade

Os Fundos

A Sociedade está estruturada de forma a que diferentes Fundos possam ser constituídos em qualquer altura pela EGA, com a aprovação da FCA e o acordo da Entidade Depositária. Sempre que um novo Fundo ou Classe é introduzido, um Prospecto revisto será preparado, descrevendo os detalhes relevantes de cada Fundo ou Classe.

Os activos de cada Fundo serão tratados separadamente dos de qualquer outro Fundo e serão investidos de acordo com o objectivo de investimento e política de investimento aplicável a esse Fundo. Os Fundos presentemente disponíveis são os seguintes:

Pan European Accelerando Fund* Ethical UK Equity Fund UK Extended Alpha Fund* Absolute Return Bond Fund* Target Return Fund* UK Mid 250 Fund*

Global Emerging Markets Equity Fund* UK Equity Alpha Income Fund* Global Equity Income Fund* Pan European Equity Dividend Fund* China Opportunities Fund*

American Extended Alpha Fund* Emerging Market Local Fund* Global Extended Alpha Fund* UK Absolute Apha Fund* Global Opportunities Bond Fund* US Equity Income Fund*

* Estes Fundos serão geridos de forma a serem elegíveis para investimentos ISA.

1 O US Equity Income Fund não tinha sido lançado à data do presente

(7)

Informação detalhada sobre os Fundos, incluindo objectivos e políticas de investimento, encontra-se descrita no capítulo intitulado ‘Objectivos e políticas de investimento e outras informações sobre os Fundos’. As classes de Acções disponíveis e as datas de lançamento estão descritas no Anexo VI.

As responsabilidades, despesas, custos e comissões da Sociedade atribuíveis a cada Fundo serão imputadas a esse Fundo, e dentro dos Fundos, as comissões serão afectas entre Classes, de acordo com as condições de emissão das Acções dessas Classes. As

responsabilidades, despesas e encargos directamente atribuíveis a uma Classe de Acções com Cobertura de Risco serão cobradas a essa Classe de Acções com Cobertura de Risco especifica. Quaisquer activos, passivos, despesas, custos ou comissões não atribuíveis a um Fundo particular poderão ser afectos pela EGA de uma forma que seja justa para os Accionistas em geral, mas serão normalmente afectos a todos os fundos proporcionalmente ao NAV dos Fundos relevantes.

Os Fundos são carteiras segregadas de activos, pelo que os activos de um Fundo pertencem exclusivamente a esse Fundo e não poderão ser utilizados para satisfazer, directa ou indirectamente, responsabilidades ou pedidos de indemnização de qualquer outra pessoa ou organismo, incluindo da sociedade de investimento de tipo abrangente

(“Umbrella”), ou de qualquer outro Fundo, e não poderão ser disponibilizados para tais fins.

Apesar das OEIC Regulations estabelecerem a responsabilidade segregada entre Fundos, o conceito de responsabilidade segregada é relativamente novo. Por esta razão, em caso de apresentação de pedidos de indemnização por credores locais em tribunais estrangeiros ou ao abrigo de contratos regidos pela lei de outros países, não se sabe ainda como irão decidir esses tribunais no que respeita às disposições das OEIC Regulations sobre responsabilidade segregada entre Fundos.

Classes de Acções

Classes de Acções disponíveis dentro dos Fundos:

Poderão ser emitidas várias classes de Acções relativamente a cada Fundo. As Classes de Acções presentemente disponíveis estão descritas no Anexo VI. Nos termos do disposto nas OEIC Regulations e FCA Rules, a EGA poderá criar novas Classes de Acções em relação a qualquer Fundo.

Algumas classes poderão disponibilizar Acções de Rendimento Líquido, Acções de Rendimento Bruto, Acções de Acumulação Líquida e Acções de Acumulação Bruta. Os tipos de Acções actualmente disponíveis estão descritos no Anexo VI.

Os titulares de Acções de Rendimento Líquido e de Acções de Rendimento Bruto têm direito a receber o rendimento atribuído a estas Acções nas datas de afectação anuais e intercalares respectivas. Os titulares de Acções de Acumulação Líquida e de Acções de Acumulação Bruta não têm direito a receber o rendimento atribuível a essas Acções, mas esse rendimento será automaticamente transferido (e retido como parte de) para os activos de capital do Fundo relevante,

nas datas contabilísticas anuais e/ou intercalares. O preço das Acções de Acumulação Líquida e das Acções de Acumulação Bruta sobe para reflectir este facto.

Quando um Fundo tem Classes diferentes, cada Classe poderá atrair diferentes encargos e despesas e portanto poderão ser deduzidos a cada Classe montantes em proporções diferentes. Nestes casos, as

participações proporcionais das Classes dentro de um Fundo serão ajustadas em conformidade.

O quadro abaixo descreve os tipos de Acções actualmente disponíveis, bem como os tipos de investidor para cada Classe de Acções. Classes de

Acções

Disponibilidade

Classe 1 Para investidores de retalho e institucionais que procuram rendimento ou crescimento (ou uma combinação de ambos) no médio e longo prazo. Classe 2 Para investidores profissionais (excluindo retalho). Classe L Unicamente para determinados investidores do US

Equity Income Fund.

Classe M Para investidores de retalho e institucionais (distribuições pagas mensalmente) que procurem rendimento ou crescimento (ou uma combinação de ambos) no médio e longo prazo.

Classe T Unicamente para determinados investidores do Ethical UK Equity Fund.

Classe X Unicamente para Accionistas Elegíveis. Classe Z Ao critério da EGA, para distribuidores elegíveis

que acordaram comissões individuais com os seus clientes.

Os Accionistas poderão converter todas ou parte das suas Acções de uma Classe ou Fundo em Acções de outra Classe dentro do mesmo Fundo ou em Acções da mesma ou de outra Classe dentro de um Fundo Diferente, desde que sejam elegíveis para investir nessa Classe de Acções. O Capítulo ‘Compra, venda e conversão de Acções’ presta informação detalhada sobre esta possibilidade de conversão e respectivas restrições. Os titulares de Acções só poderão converter as suas Acções para Acções Classe X se forem Accionistas Elegíveis.

Classes de Acções com Cobertura

A EGA poderá disponibilizar Classes de Acções com Cobertura para determinados Fundos. A Threadneedle oferece dois tipos de Classes de Acções Cobertas: Classes de Acções com Cobertura Cambial Carteira e Classes de Acções com Cobertura Cambial Referência. As Classes de Acções com Cobertura Cambial Referência cobrem a Moeda Coberta contra a Moeda de Referência do Fundo. As Classes de Acções com Cobertura Cambial Carteira cobrem, na proporção do peso dos activos subjacentes do Fundo, as principais (mas não todas) moedas dos activos subjacentes do Fundo atribuíveis à Classe de Acções contra a Moeda Coberta.

(8)

Os efeitos da cobertura de risco, quando esta for utilizada, serão reflectidos no valor da Classe de Acções com Cobertura relevante. As Classes de Acções com Cobertura permitem à EGA utilizar operações de cobertura cambial para reduzir o efeito de flutuações cambiais entre a Moeda de Referência, as Moedas de Carteira e a Moeda Coberta. O objectivo é que a Classe de Acções com Cobertura reflita o retorno efectivo da Moeda de Referência do Fundo ou das várias Moedas das Carteiras do Fundo, consoante o caso, mais ou menos o diferencial de taxa de juro entre a Moeda de Cobertura e a Moeda de Carteira ou Moeda de Referência. No entanto, outros factores terão impacto sobre o retorno da Classe de Acções com Cobertura o que significará que a Classe de Acções com Cobertura não alcançará este objectivo integralmente. Estes factores incluem, entre outros, os seguintes: (i) qualquer lucro/perda não realizado sobre o contrato cambial a

prazo permanece por investir até que a cobertura seja prorrogada e qualquer lucro ou perda seja cristalizado;

(ii) custos de transacção;

(iii) alterações nas taxas de juro de curto prazo;

(iv) o momento dos ajustes de cobertura a valor de mercado relativo ao Ponto de Avaliação do Fundo; e

(v) volatilidade intra-diária do valor da moeda dos activos do Fundo em relação à cobertura existente.

Os custos e despesas associados com as operações de cobertura referentes à(s) Classe(s) de Acções com Cobertura bem como quaisquer lucros decorrentes das operações de cobertura só serão adicionados a essa Classe de Acções com Cobertura. Os instrumentos utilizados para efectuar a cobertura serão todos os permitidos ao abrigo do Anexo II. A EGA pretenderá cobrir entre 95% e 105% da proporção do Valor Patrimonial Líquido atribuível à Classe de Acções com Cobertura de Risco. Ao avaliar as operações de cobertura de risco referentes a uma Classe de Acções com Cobertura de Risco, os valores tanto do capital como do rendimento da Classe de Acções com Cobertura relevante serão tomados em consideração.

A EGA revê as posições de cobertura de risco diariamente e, se adequado, ajusta a cobertura para reflectir entradas e saídas de investidores.

De salientar que poderão ser efectuadas operações de cobertura quer ou não a moeda da Classe de Acções com Cobertura esteja a desvalorizar ou valorizar em relação à Moeda de Referência ou à Moeda da Carteira ou Moedas da Carteira; consequentemente, sempre que essa operação de cobertura é efectuada, poderá proteger os investidores na classe relevante contra uma desvalorização da moeda que está a ser coberta, mas poderá igualmente impedir os investidores de beneficiarem de uma valorização desta moeda. Os investidores em Classe de Acções com Cobertura continuaram expostos a riscos de mercado relacionados com os investimentos subjacentes no Fundo e a quaisquer riscos cambiais

decorrentes da política do Fundo relevantes que não estejam integralmente cobertos.

Não existe garantia de que a estratégia de cobertura aplicada na Classe de Acções com Cobertura eliminará inteiramente os efeitos adversos de alterações nas taxas de câmbio entre a Moeda de Referência ou Moedas de Carteira e a Moeda Coberta.

A Moeda de Referência para cada Classe de Acções com Cobertura está descrita no Anexo VII.

Emissão Limitada

TA EGA poderá em qualquer momento no futuro, decidir limitar a emissão de Acções referentes a um Fundo ou a uma ou mais Classes de Acções específicas de um Fundo, se considerar que é adequado fazê-lo. A EGA notificará os Accionistas no caso de efectuar esta limitação, descrevendo as razões para assim limitar a capacidade do Fundo ou da Classe de Acções relevante. As razões poderão incluir situações em que, por exemplo, a EGA considere que todas as subscrições relacionadas com um Dia Útil, se aceites, poderão não ser investidas eficientemente; ou poderão não ser investidas sem comprometer os objectivos e políticas do Fundo; ou poderão prejudicar materialmente os interesses dos Accionistas. Nenhum dos Fundos é actualmente um Fundo de Emissão Limitada.

Objectivos e políticas de investimento e

outras informações sobre os Fundos

O investimento dos activos de cada um dos Fundos deverá obedecer às FCA Rules e ao objectivo e politica de investimento do Fundo relevante. A informação detalhada sobre estes objectivos e políticas de

investimento encontra-se descrita a seguir. Os mercados de valores mobiliários elegíveis e de derivados elegíveis onde os Fundos podem investir estão especificados no Anexo. Uma declaração detalhada sobre a gestão de investimento geral, a capacidade de contracção de empréstimos, incluindo uma lista completa das restrições de investimento e elegíveis encontra-se descrita no Anexo II.

A política de investimento de um Fundo poderá significar que em determinadas alturas poderá ser adequado não estar totalmente investido, mas sim deter numerário e ‘near cash’. Os Investidores deverão reportar-se ao capítulo ‘Factores de Risco’ no presente Prospecto, e às circunstâncias em que este facto pode ocorrer, as quais se encontram descritas no Anexo II.

Todos os Fundos podem usar derivados para fins de EPM (gestão eficiente de carteira). Para mais informação, ver Anexo II, parágrafo 19. Sempre que um Fundo pode investir em derivados para fins de investimento, este facto será referido na política de investimento de cada Fundo.

Quando a política de investimento de um Fundo inclui na descrição da sua politica de investimento palavras tais como ‘em primeiro lugar’, ‘principalmente’ ou ‘sobretudo’, isto significa que o Fundo relevante investirá não menos do que dois terços do valor do património desse

(9)

Fundo no tipo de activos especificado. Quando a política de investimento de um Fundo inclui na sua descrição a palavra 'predominantemente', isto significa que o Fundo relevante investirá não menos do que três quartos do valor do património desse Fundo no tipo de activos especificado. No entanto, alguns Fundos da Sociedade especificados no parágrafo 23.4.1 do Anexo II poderão, em circunstâncias excepcionais, deter até 100% do NAV do Fundo relevante em numerário ou quase-numerário.

Sempre que o Objectivo ou a Política de Investimento inclui o termo maturidade, este refere-se à última data de pagamento do instrumento financeiro em que o capital remanescente e qualquer juro devido serão pagos. Sempre que o Objectivo ou a Política de Investimento contém o termo Papel Comercial, este significa uma nota promissória não garantida com uma maturidade fixa de 1 a 365 dias.

Os Fundos obrigacionistas e em particular os Fundos de obrigações de alto rendimento podem, em geral, investir numa gama de valores mobiliários de taxa fixa, que inclui tipos de títulos de dívida não tradicionais. Estes podem incluir (sem limitações), capital regulamentar (ex. capital Tier 1 e Tier 2), dívida subordinada e várias formas de títulos de “capital contingente” incluindo, obrigações convertíveis contingente. Estes títulos poderão possuir características como adiamento ou cancelamento de cupão, taxas de juro reprogramáveis, perda de capital ou conversão em capital. Estes investimentos poderão ser feitos pelos Fundos, mas só serão permitidos se estiverem de acordo com os objectivos e políticas de investimento e dentro do perfil de risco do Fundo.

No que respeita ao Global Opportunities Bond Fund, referências a “Investment Grade” significam títulos com notação BBB-/Baa3 e superior conferida pela Standard & Poor’s Corporation, Moody’s Investor Service ou notação equivalente dada por outro organismo de notação nacionalmente reconhecido; “Non-Investment Grade” significam títulos com uma notação inferior a BBB-/Baa3 pela Standard & Poor’s Corporation, Moody’s Investor Service ou por outro organismo de notação nacionalmente reconhecido. Títulos que não seja objecto de notação mas que a EGA ou o Gestor de Investimento considere de qualidade equivalente, serão interpretados em conformidade. Sempre que a política de investimento de um Fundo permita o investimento em organismos de investimento colectivo, o Fundo poderá investir noutros Fundos da Sociedade desde que o Fundo que investe cumpra os regulamentos da FCA e da OEIC.

Sempre que a política de investimento de um Fundo permita o investimento em títulos convertíveis em acções, estes poderão incluir participatory notes (p-notes) e/ou warrants (incluindo low exercise price warrants).

Pan European Focus Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Pan European Focus Fund é o de alcançar crescimento de capital acima da média.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é gerir activamente uma carteira concentrada primeiramente em acções europeias, incluindo acções do Reino Unido, com possibilidade de deter numerário e/ou títulos do mercado monetário de forma a permitir a prossecução do objectivo de investimento do Fundo. Esta abordagem de investimento significa que a EGA tem flexibilidade para assumir posições significativas em acções e sectores, o que poderá conduzir a níveis de volatilidade mais elevados. A carteira consistirá principalmente de acções de empresas domiciliadas na Europa, incluindo Reino Unido, ou que tenham uma parte significativa da sua actividade na Europa e/ou Reino Unido. Acções não denominadas em euros poderão ser cobertas em euros. Caso a EGA o considere desejável, poderá deter uma parte substancial ou todo o Fundo em instrumentos de numerário e/ou do mercado monetário.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital acima da média, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao investimento na Sociedade e, ainda, o capítulo “Carteiras Concentradas”. Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

Ethical UK Equity Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Fundo é obter retorno total através de rendimento e crescimento de capital, investindo em empresas que satisfaçam os critérios da EGA em matéria de práticas éticas e responsáveis.

Política de investimento

A política de investimento é investir predominantemente em acções de empresas do Reino Unido que satisfaçam os critérios de investimento ético do Fundo estabelecidos e publicados pela EGA em qualquer momento.

Ao estabelecer estes critérios, a EGA tomará em consideração os padrões e práticas de governação ambientais, sociais e empresariais das empresas e a medida em que contribuem com produtos, serviços ou práticas que melhorem a qualidade de vida.

Dependendo do número de empresas que satisfaçam os critérios de investimento ético da EGA em qualquer momento, poderá resultar numa carteira concentrada de participações.

Os critérios de investimento ético do Fundo poderão ser alterados em qualquer momento.

(10)

Se a EGA o considerar desejável, poderá igualmente investir em instrumentos de rendimento fixo, instrumentos do mercado monetário e em dinheiro e quase-dinheiro.

O Fundo está autorizado a utilizar derivados para fins de gestão eficiente de carteira.

Perfil de Investidor

O Fundo poderá ser adequado a investidores com um horizonte de investimento de médio a longo prazo, que procuram um retorno total através de rendimento e crescimento de capital, que estejam preparados para tolerar flutuações de preço moderadas a elevadas e que procurem exposição a investimentos éticos consistentes com os critérios de investimento ético da EGA.

Caso não tenham a certeza que este Fundo se adequa ao seu perfil, os Investidores devem contactar um consultor financeiro.

Directivas de Investimento Ético

Os critérios de investimento ético da EGA para o Fundo estão estabelecidos nas Directivas de Investimento Ético, as quais podem ser alteradas periodicamente. Estes critérios são específicos do Fundo e estão acima das práticas de ética normais da EGA.

As Directivas de Investimento Ético do Fundo encontram-se disponíveis mediante solicitação.

Existem duas componentes principais nas Directivas de Investimento Ético:

1. Uma avaliação ética de exclusão que visa excluir as empresas que não conseguem satisfazer as Directivas de Investimento Ético do Fundo em qualquer altura. A título de exemplo, poderá procurar excluir empresas que obtenham uma parte substancial das suas receitas de actividades como a energia nuclear, o fabrico de armas militares ou de armas de fogo de utilização civil, a indústria do tabaco, ou jogo.

2. Dentro do universo de investimentos aprovados, o quadro relativamente ao qual a EGA irá avaliar os investimentos poderá incluir a medida em que as empresas:

− evidenciem padrões e práticas de governação ambientais, sociais e empresariais adequadas dentro dos seus sectores respectivos;

− têm potencial para e procuram desenvolver produtos, serviços e práticas que contribuem para um futuro melhor (tais como educação, tecnologias limpas, saúde e segurança). O Fundo será gerido com base num índice de referência reflectindo as características acima descritas e apresentará relatórios semestrais sobre o seu desempenho financeiro e o posicionamento do Fundo e da empresa investida relativamente às Directivas de Investimento Ético do Fundo e desenvolvimentos associados.

A EGA monitorizará os seus investimentos relativamente às Directivas Éticas de Investimento e poderá entrar em diálogo com essas empresas se considerar que os padrões e práticas por elas aplicadas podem ser melhorados.

A EGA pode investir em sociedades que não estão incluídas neste índice de referência. Por exemplo, uma empresa que tem um produto excelente mas pode não ter o melhor desempenho em termos de padrões e práticas de governação ambientais, sociais e empresariais pode na mesma ser seleccionada pela EGA mediante um processo de análise rigoroso.

Ao avaliar o universo de investimento, a EGA pode fazer referência a fontes adicionais, como fornecedores de notação externos que avaliam as empresas com base no seu desempenho ambiental, social e de governação, bem como à própria análise e conhecimento da EGA nesta matéria.

Factores de Risco

O Fundo visa investir em activos que são considerados satisfazerem os critérios da EGA relativamente a práticas éticas e responsáveis e utiliza as Directivas de Investimento Ético do Fundo. Isto irá afectar o universo disponível do Fundo e a exposição do Fundo a determinados emitentes, indústrias, sectores e regiões, e poderá influenciar o desempenho relativo do Fundo positiva ou negativamente, dependendo se tais investimentos cumprem ou não os critérios.

O conceito de investimentos éticos e responsáveis é subjectivo. É portanto possível que um investimento não satisfaça aquilo que um investidor considera ser uma actividade ética ou responsável mesmo tendo sido seleccionada de acordo com as Directivas de Investimento Ético.

Além disso, os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao investimento na Sociedade e, em particular, os capítulos

"Investimentos em instrumentos derivados e operações a prazo" e "Risco de Concentração".

Estes Factores de Risco deverão ser compreendidos antes de se efectuar um investimento no Fundo.

UK Extended Alpha Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do UK Extended Alpha Fund é o de alcançar crescimento de capital acima da média através de uma carteira concentrada de acções do Reino Unido.

Política de investimento

A política de investimento da EGA consiste em gerir, activamente e em primeiro lugar, uma exposição a uma carteira concentrada de acções do Reino Unido, i.e. acções de sociedades domiciliadas no RU ou que possuam operações significativas no RU, investindo directamente ou indirectamente nessas acções. Esta abordagem de investimento significa

(11)

que a EGA tem flexibilidade para assumir posições significativas em acções e sectores, o que poderá conduzir a níveis de volatilidade mais elevados. Se a EGA o considerar desejável, poderá investir ainda até um terço dos activos totais do Fundo em mercados fora do Reino Unido. A exposição do fundo poderá ser obtida através de posições curtas e longas. A EGA poderá investir em posições longas e curtas através da utilização de instrumentos derivados e de operações a prazo. Além disso, a fim de obter uma exposição prolongada, a EGA poderá investir em acções, organismos de investimento colectivo, incluindo “Exchange Traded Funds (ETFs)” e/ou índices associados. Se a EGA o considerar desejável, poderá deter uma parte substancial ou todo o Fundo em instrumentos de numerário e/ou outros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo e instrumentos do mercado monetário.)

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital acima da média, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Carteiras

Concentradas” e “Investimentos em instrumentos derivados e operações a prazo”.

Utilização de derivados e operações a prazo

(forwards)

O Fundo utiliza derivados e operações a prazo para efeitos de EPM (Gestão Eficiente de Carteira), venda a descoberto e alavancagem. A utilização de derivados e de operações a prazo para fins de EPM não aumentará o perfil de risco do Fundo. A utilização de derivados poderá aumentar o perfil de risco do Fundo relevante.

Vendas a descoberto e Alavancagem

A exposição do Fundo envolve vendas a descoberto e alavancagem, o que aumenta o perfil de risco do Fundo. O termo “vendas a descoberto” refere-se a uma exposição, através de instrumentos derivados, à venda de títulos que não são detidos pelo vendedor no momento da venda, antecipando que o seu valor irá descer. No entanto, se o valor desse título sobe, terá um efeito negativo no valor do Fundo. Num mercado em alta, a alavancagem aumenta as rentabilidades dos Accionistas, mas se o mercado desvalorizar, as perdas poderão ser maiores.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

Absolute Return Bond Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Absolute Return Bond Fund é o de alcançar uma rentabilidade total positiva ao longo de um período de 12

meses, em todas as condições de mercado. Existe um risco para o capital, e não existe garantia que tal retorno possa ser alcançado dentro de 12 meses ou dentro de qualquer outro prazo.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo de forma a conseguir exposição a mercados de obrigações e cambiais globais. A EGA investirá em primeiro lugar em derivados, numerário e near cash, títulos de rendimento fixo, títulos ligados a índices, instrumentos do mercado monetário e depósitos. Em determinadas alturas, a carteira poderá estar concentrada em quaisquer destes activos ou numa combinação dos mesmos. A EGA poderá investir em posições longas e curtas através de derivados destas emissões.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Sem Garantia de Capital”, “Investimentos em instrumentos derivados e operações a prazo” e “Fundos de Rendimento Fixo”.

A fim de evitar qualquer dúvida, o Absolute Return Bond Fund não oferece qualquer forma de garantia em relação à performance de investimento, não sendo aplicável qualquer forma de protecção de capital.

Perfil do Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de médio prazo, procurando um retorno positivo total, e que estejam preparados para tolerar flutuações moderadas de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Utilização de derivados e operações a prazo

O Fundo utiliza derivados e operações a prazo para efeitos de EPM (Gestão Eficiente de Carteira), venda a descoberto e alavancagem. A utilização de derivados e de operações a prazo para fins de EPM não aumentará o perfil de risco do Fundo. A utilização de derivados poderá aumentar o perfil de risco do Fundo relevante.

Vendas a descoberto e Alavancagem

A exposição do Fundo envolve vendas a descoberto e alavancagem, o que aumenta o perfil de risco do Fundo. O termo “vendas a descoberto” refere-se a uma exposição, através de instrumentos derivados, à venda de títulos que não são detidos pelo vendedor no momento da venda, antecipando que o seu valor irá descer. No entanto, se o valor desse título subir terá um efeito negativo no valor do Fundo. Num mercado em alta, a alavancagem aumenta as rentabilidades dos Accionistas, mas se o mercado cair, as perdas poderão ser maiores. Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

(12)

Target Return Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Target Return Fund é o de alcançar uma rentabilidade total positiva ao longo de um período de 12 meses, em todas as condições de mercado. Existe um risco para o capital, e não existe garantia que tal retorno possa ser alcançado dentro de 12 meses ou dentro de qualquer outro prazo..

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo de forma a conseguir exposição a mercados de obrigações e cambiais globais. A EGA investirá em primeiro lugar em derivados, numerário e near cash, títulos de rendimento fixo, títulos associados a índices, instrumentos do mercado monetário e depósitos. Em determinadas alturas, a carteira poderá estar concentrada em quaisquer destes activos ou numa combinação dos mesmos. A EGA poderá investir em posições longas e curtas através de derivados destas emissões. Os valores mobiliários não denominados em euros poderão ser cobertos em euros, a nível de Moeda de Carteira.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de médio prazo, procurando um retorno positivo total, e que estejam preparados para tolerar flutuações moderadas de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Estratégia actual

Embora o objectivo do Fundo seja procurar uma rentabilidade total positiva, em circunstâncias normais e no lançamento, o Gestor de Investimento procurará superar a Euribor em 3% ilíquido de comissões e impostos. O objectivo de performance para as Classes de Acções com Cobertura é de 3% ilíquido de despesas e impostos acima da taxa bancária de base aplicável à Moeda Coberta. No entanto, isto poderá mudar no futuro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Sem Garantia de Capital”, “Investimentos em instrumentos derivados e operações a prazo” e “Fundos de Rendimento Fixo”.

A fim de evitar qualquer dúvida, o Target Return Fund não oferece qualquer forma de garantia em relação à performance de investimento, não sendo aplicável qualquer forma de protecção de capital.

Utilização de derivados e operações a prazo

(forwards) - geral

O Fundo utiliza derivados e operações a prazo para efeitos de EPM (Gestão Eficiente de Carteira), venda a descoberto e alavancagem. A utilização de derivados e de operações a prazo para fins de EPM não aumentará o perfil de risco do Fundo. A utilização de derivados poderá aumentar o perfil de risco do Fundo relevante.

Vendas a descoberto e Alavancagem

A exposição do Fundo envolve vendas a descoberto e alavancagem, o que aumenta o perfil de risco do Fundo. O termo “vendas a descoberto” refere-se a uma exposição, através de instrumentos derivados, à venda de títulos que não são detidos pelo vendedor no momento da venda, antecipando que o seu valor irá descer. No entanto, se o valor desse título subir, terá um efeito negativo no valor do Fundo. Num mercado em alta, a alavancagem aumenta as rentabilidades dos Accionistas, mas se o mercado cair, as perdas poderão ser maiores. Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo

UK Mid 250 Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do UK Mid 250 Fund é o de alcançar crescimento de capital através de uma carteira de acções ‘mid cap’ do RU.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo em primeiro lugar numa selecção de empresas de dimensão média que estejam incluídas FTSE 250 (ex Investment Trusts) Index. Caso a EGA o considere desejável, poderá igualmente investir em empresas não incluídas no referido índice, bem como deter instrumentos de numerário e/ou do mercado monetário.

Perfil de Investidor:

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, o capítulo “Empresas de Capitalização Média (mid-cap)”.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

Global Emerging Markets Equity Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Global Emerging Markets Equity Fund é o de alcançar crescimento de capital a longo prazo.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo em primeiro lugar em acções de empresas de Mercados Emergentes. Estas definem-se como empresas domiciliadas e/ou com operações significativas em países de Mercados Emergentes. Países de Mercados

(13)

Emergentes são os países caracterizados como em vias de

desenvolvimento ou emergentes pelo Banco Mundial, as Nações Unidas ou o MSCI Emerging Markets Free Index. Caso a EGA o considere desejável, poderá ainda investir até um terço dos activos totais do Fundo em outros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo, outras acções e títulos do mercado monetário).

Além disso, a EGA poderá utilizar derivados e operações a prazo, unicamente para efeitos de técnicas de gestão eficiente de carteira (EMP).

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Mercados Emergentes” e “Tributação”.

A natureza dos investimentos em acções de mercados emergentes em vez de acções de mercados desenvolvidos significa que o Fundo poderá deparar-se com níveis de volatilidade mais elevados comparativamente a fundos investidos em primeiro lugar em acções de mercados com maior maturidade. Além disso, as disposições de custódia poderão ser menos fiáveis.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

UK Equity Alpha Income Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do UK Equity Alpha Income Fund é o de alcançar um rendimento razoável crescente com perspectiva de crescimento de capital através de uma carteira concentrada em acções do Reino Unido.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo numa carteira concentrada predominantemente em acções do Reino Unido. A abordagem de investimento do Alpha Income é um estilo de gestão altamente focado que proporciona à EGA a flexibilidade para tomar posições significativas em acções e sectores, o que poderá conduzir a níveis de volatilidade mais elevados. A carteira será constituída primeiramente por acções de empresas domiciliadas no Reino Unido ou que detenham operações importantes no Reino Unido.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando um rendimento razoável e crescente, com

perspectivas de crescimento de capital e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Riscos para o Crescimento de Capital” e “Carteiras Concentradas”.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

Global Equity Income Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Global Equity Income Fund é o de alcançar um rendimento crescente e elevado no longo prazo, associado a perspectivas de crescimento de capital.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir não menos do que dois terços dos activos brutos do Fundo em acções globais. O rendimento será sob a forma de distribuição de dividendos.

Caso a EGA o considere desejável, poderá ainda investir até um terço dos activos totais do Fundo em derivados, operações a prazo e outros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo e títulos do mercado monetário), depósitos e numerário.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando um rendimento elevado e crescente, com perspectivas de crescimento de capital e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Riscos para o Crescimento de Capital”, “Mercados Emergentes” e “Tributação”. A natureza dos investimentos em acções de mercados emergentes em vez de acções de mercados desenvolvidos significa que o Fundo poderá deparar-se com níveis de volatilidade mais elevados comparativamente a fundos investidos em primeiro lugar em acções de mercados com maior maturidade. Além disso, as disposições de custódia poderão ser menos fiáveis.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

(14)

Investimento em derivados e operações a prazo

O Global Equity Income Fund utiliza presentemente derivados unicamente para efeitos de uma gestão eficiente de carteira; no entanto, a política permite a utilização de derivados para efeitos de investimento no futuro. Os Accionistas serão notificados por escrito com 60 dias de antecedência sobre qualquer proposta de utilização de derivados para efeitos de investimento, e o Prospecto será actualizado em

conformidade.

A utilização de derivados para fins de gestão eficiente de carteira não se destina a alterar materialmente o perfil de risco do Fundo.

Pan European Equity Dividend Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Pan European Equity Dividend Fund é o de alcançar um rendimento crescente, combinando igualmente perspectivas de crescimento de capital através de uma carteira de acções pan europeias.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo em primeiro lugar em empresas domiciliadas na Europa Continental e no Reino Unido ou que detenham operações significativas na Europa Continental e no Reino Unido.

A EGA procurará investir em empresas que exibam um grande potencial de pagamento de dividendos acima da média.

Caso a EGA o considere desejável, poderá ainda investir até um terço dos activos totais do Fundo em outros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo, outros títulos, títulos do mercado monetário, numerário e near cash).

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando um rendimento razoável e crescente, com perspectivas de crescimento de capital e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, o capítulo “Risco para o Crescimento de Capital”.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

China Opportunities Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do China Opportunities Fund é o de alcançar um crescimento de capital a longo prazo.

Política de investimento

A política de investimento da EGA é investir os activos do Fundo em primeiro lugar acções e valores mobiliários equivalentes de empresas chinesas. Estas definem-se como empresas domiciliadas e/ou com actividades significativas na República Popular da China.

Caso a EGA o considere desejável, poderá ainda investir até um terço dos activos totais do Fundo em derivados, operações a prazo e outros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo, outros títulos, títulos do mercado monetário e numerário).

Em circunstâncias excepcionais e temporariamente, a EGA poderá deter uma parte substancial do Fundo em numerário e/ou instrumentos do mercado monetário.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Riscos de Liquidez”, “Tributação” e “Mercados Emergentes”.

A natureza dos investimentos em acções de mercados emergentes em vez de mercados desenvolvidos significa que o Fundo poderá deparar-se com níveis de volatilidade mais elevados comparativamente a fundos investidos em primeiro lugar em acções de mercados com maior maturidade. Além disso, as disposições de custódia poderão ser menos fiáveis.

Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

Investimento em derivados e operações a prazo

O China Opportunities Fund utiliza presentemente derivados unicamente para efeitos de uma gestão eficiente de carteira; no entanto, a política permite a utilização de derivados para efeitos de investimento no futuro. Os Accionistas serão notificados por escrito com 60 dias de antecedência sobre qualquer proposta de utilização de derivados para efeitos de investimento, e o Prospecto será actualizado em conformidade. A utilização de derivados para fins de gestão eficiente de carteira não se destina a alterar materialmente o perfil de risco do Fundo.

(15)

Investimento em acções A de empresas cotadas da

República Popular da China

Sujeito a aprovação regulamentar local, a EGA pretende investir em acções A de empresas cotadas na República Popular da China. A EGA tem actualmente em curso o processo de pedido de aprovação nas Bolsas de Valores de Shenzhen e Xangai do que informará os Accionistas antecipadamente.

American Extended Alpha Fund

Objectivo de Investimento

O objectivo de investimento do American Extended Alpha Fund é o de alcançar um crescimento de capital acima da média.

Política de Investimento

A política de investimento da EGA consiste em gerir uma exposição em primeiro lugar em acções de sociedades domiciliadas na América do Norte ou que possuam operações significativas na América do Norte, investindo directamente ou indirectamente nessas acções. Caso a EGA o considere desejável, poderá investir até um terço dos activos totais do Fundo noutros mercados para além dos mercados norte-americanos. A exposição a mercados norte-americanos e outros poderá ser obtida através de posições curtas e longas.

A EGA poderá investir em acções, instrumentos derivados, operações a prazo e organismos de investimento colectivo. A EGA poderá investir igualmente noutros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo e títulos do mercado monetário), depósitos e numerário. A fim de obter uma exposição curta, a EGA poderá investir em instrumentos derivados. A EGA poderá igualmente investir em instrumentos derivados para obter uma exposição longa.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital acima da média, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, o capítulo “Investimentos em instrumentos derivados e operações a prazo”.

Utilização de derivados e operações a prazo

(forwards) - geral

O Fundo utiliza derivados e operações a prazo para efeitos de EPM (Gestão Eficiente de Carteira), venda a descoberto e alavancagem. A utilização de derivados e de operações a prazo para fins de EPM não aumentará o perfil de risco do Fundo. A utilização de derivados poderá aumentar o perfil de risco do Fundo relevante.

Vendas a descoberto e Alavancagem

A exposição do Fundo envolve vendas a descoberto e alavancagem, o que aumenta o perfil de risco do Fundo. O termo “vendas a descoberto” refere-se a uma exposição, através de instrumentos derivados, à venda de títulos que não são detidos pelo vendedor no momento da venda, antecipando que o seu valor irá descer. No entanto, se o valor desse título subir, terá um efeito negativo no valor do Fundo. Num mercado em alta, a alavancagem aumenta as rentabilidades dos Accionistas, mas se o mercado cair, as perdas poderão ser maiores. Estes Factores de Risco deverão ser tidos em consideração antes de se efectuar um investimento no Fundo.

Global Extended Alpha Fund

Objectivo de investimento

O objectivo de investimento do Global Extended Alpha Fund é o de alcançar um crescimento de capital a longo prazo.

Política de investimento

A política de investimento da EGA consiste em gerir uma exposição investindo directamente ou indirectamente em acções de todo o mundo, incluindo em empresas localizadas em mercados desenvolvidos e em mercados emergentes. A exposição a estes mercados poderá ser obtida através de posições curtas e longas.

A EGA poderá investir em acções, instrumentos derivados, operações a prazo e organismos de investimento colectivo. A EGA poderá investir igualmente noutros valores mobiliários (incluindo títulos de rendimento fixo e títulos do mercado monetário), depósitos e numerário. A fim de obter uma exposição curta, a EGA investirá em instrumentos derivados. A EGA poderá igualmente investir em derivados para obter uma exposição longa.

Perfil de Investidor

O Fundo destina-se a investidores com um horizonte de investimento de longo prazo, procurando crescimento de capital, e que estejam preparados para tolerar grandes flutuações de preço. Caso os investidores não tenham a certeza de que este Fundo é adequado para si, deverão contactar um consultor financeiro.

Factores de Risco

Os investidores deverão ter em atenção o capítulo “Factores de Risco” no presente Prospecto, no que se refere aos riscos aplicáveis ao

investimento na Sociedade e, ainda, os capítulos “Investimentos em instrumentos derivados e operações a prazo”, “Mercados Emergentes” e “Tributação”.

A natureza dos investimentos em acções de mercados emergentes em vez de acções de mercados desenvolvidos significa que o Fundo poderá deparar-se com níveis de volatilidade mais elevados comparativamente com fundos investidos em primeiro lugar em acções de mercados com maior maturidade. Além disso, as disposições de custódia poderão ser menos fiáveis.

Referências

Documentos relacionados

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

O Artigo 68 do Código Florestal, que prevê que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que realizaram supressão de vegetação nativa, respeitando os limites impostos pela

Enquanto as Partes RB e/ou os respectivos adquirentes de suas Ações, na forma prevista nos itens 6.10.1 a 6.10.5, supra, detiverem em conjunto ou isoladamente pelo menos 7% (sete

Confira fotos do treino classificatório para o GP da Alemanha, neste sábado, no circuito de Hockenheim Foto: Ralph Orlowski / Reuters Fernando Alonso pilota com a

Observados os procedimentos previstos na Cláusula 3.2 em relação do Direito de Primeira Oferta, caso, no prazo de 90 (noventa) dias contados do término do Prazo de Primeira Oferta,

e irretratável, ao Acordo de Voto - SPC, na condição de acionista, conjuntamente com os demais Acionistas, passando a estar sujeito e vinculado a todos os seus termos e

Depois das palestras, que serviram para in- troduzir conceitos e abordar temas do cotidia- no envolvendo o agronegócio, os professores foram convidados a sair a campo, em visitas

As lagartas passaram por cinco ínstares, à seme- lhança do observado para outras espécies do mesmo gênero (BOURQUIN, 1944; LEMAIRE, 1988) e tam- bém para Eacles imperialis Walker,