• Nenhum resultado encontrado

Pregão Eletrônico 02/2012 SRP Aquisição de Cartuchos e Toners 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pregão Eletrônico 02/2012 SRP Aquisição de Cartuchos e Toners 1"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

ATENÇÃO

Ao cadastrar-se a proposta no comprasnet, o licitante deverá, obrigatoriamente, descrever nos campos: MARCA, MODELO, FABRICANTE, GARANTIA e demais DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR, contendo as especificações que identifiquem o produto ofertado, sob pena de desclassificação da proposta.

Ao fim da fase de aceitação das propostas para os itens a que estiver concorrendo, a (s) licitante (s) vencedora (s) deverá (ão) encaminhar no prazo máximo de 30 (trinta) minutos, a contar da convocação pela pregoeira, a proposta atualizada, contendo as especificações detalhadas do objeto, preços unitários, total, marca, garantia e demais documentações exigidas no edital. O envio deverá ser feito, preferencialmente, pelo sistema comprasnet, por meio da opção “Enviar Anexo”, através do fone fax (92) 3621-6761 ou ainda pelo e-mail: licita@ifam.edu.br.

As respostas aos pedidos de esclarecimentos, impugnações, recursos administrativos e demais avisos serão divulgadas mediante publicação de nota na página web COMPRASNET (www.comprasnet.gov.br).

Índice do Edital PREÂMBULO 1. DO OBJETO 2. DO REGISTRO DE PREÇOS 3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 4. REPRESENTAÇÃO E CREDENCIAMENTO

5. ELABORAÇÃO E CADASTRAMENTO DA PROPOSTA 6. ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

7. CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS 8. FORMULAÇÃO DOS LANCES 9. DESCONEXÃO DA PREGOEIRA 10. NEGOCIAÇÃO E AJUSTE DÍZIMAS 11. JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 12. HABILITAÇÃO

13. DAS AMOSTRAS 14. DO LAUDO TÉCNICO

15. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ACEITABILIDADE DO OBJETO 16. ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA / DOCUMENTAÇÃO

17. ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 18. RECURSOS

19. ADJUDICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E ASSINATURA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 20. DO CONTROLE E ALTERAÇÕES DE PREÇOS

21. DO CANCELAMENTO

22. DO PRAZO E LOCAIS DE ENTREGA DO OBJETO 23. FORMA DE RECEBIMENTO DO OBJETO

24. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA 25. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

26. DO PAGAMENTO

27. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 28. DA ADESÃO AO REGISTRO DE PREÇO 29. DISPOSIÇÕES GERAIS

30. PARTES INTEGRANTES DO EDITAL (ANEXOS) 31. DO FORO

Anexo I – Termo de Referência

ANEXO I – A – Quantidades Estimadas pelas Unidades solicitantes do IFAM

Anexo I – B – Endereços dos Campi do IFAM para entregas, na Cidade de Manaus/AM Anexo II – Minuta da Ata de Registro de Preços

(2)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners UASG 158.142

EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 02/2012 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Processo nº. 23042.000560/2012-15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Educação, mediante a Pregoeira, designada pela Portaria Nº. 856-GR/IFAM de 22/08/2011 e Equipe de Apoio aos Pregoeiros, designada pela Portaria Nº. 865-GR/IFAM, de 23/08/2011, torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local abaixo indicado realizará licitação na modalidade de Pregão na forma eletrônica através do sistema de REGISTRO DE PREÇOS do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

O procedimento licitatório obedecerá às disposições da Lei Federal 8.248 de 23 de outubro de 1991, Lei Federal nº. 10.520 de 17 de julho de 2002, Lei Complementar n°. 123/2006, de 14 de dezembro de 2006, Decreto nº. 3.555 de 08 de agosto de 2000, Decreto 6.204 de 05 de setembro de 2004, Decreto 5.450 de 31 de maio de 2005, Decreto nº. 3.931 de 19 de setembro de 2001, aplicando-se, subsidiariamente, as normas da Lei 8.666/93, de 21 de junho de 1993 e suas alterações e demais legislações correlatas.

Será nula de fato e de direito qualquer limitação ou condição expressa pelo proponente que esteja divergente deste Edital de licitação.

DA APROVAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital foi aprovado pela Procuradoria Federal junto ao IFAM, conforme Parecer no. 265/IFAM, de 07/08/2012.

REALIZAÇÃO, com a divulgação das Propostas de Preços recebidas e início da etapa de lances. Data: 27 de agosto de 2012

Hora: 09h00min (Horário de Brasília) / 08h00min (Horário de Manaus) Local: Endereço Eletrônico: www.comprasnet.gov.br

1. DO OBJETO

1.1 Registro de Preços para eventual aquisição de Cartuchos e Toners, de acordo com as marcas das impressoras, destinados ao Campus Manaus Centro, Campus Manaus Distrito Industrial e Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Anexo I – Termo de Referência.

1.2 Os Campi do IFAM, mencionados neste pregão eletrônico, são localizados na cidade de Manaus/Amazonas;

1.3 Os cartuchos e toners deverão ser novos, de primeiro uso e não deverão ser resultados de reprocessamento, recondicionamento ou remanufaturamento.

1.4 Não serão aceitos cartuchos e toners recondicionados, remanufaturados ou reciclados, nos termos do Acórdão n°. 1.745/2006 TCU - Plenário.

1.5 Considera-se original o suprimento de informática produzido pelo fabricante da impressora ou por outro fabricante que produza cartuchos e toners de impressão, embora não seja fabricante de impressoras, que traga estampada no suprimento a marca desse fabricante além de ateste de qualidade assegurada pelo próprio fabricante.

1.6 Os produtos devem ter garantia mínima de 12 (doze) meses, contada da data de entrega do material no almoxarifado dos Campi do IFAM.

1.7 Havendo divergências entre as especificações contidas no Termo de Referência e as do sistema, prevalecerão as primeiras.

(3)

2.1 A Ata de Registro de Preços decorrente desta licitação terá validade por 12 (doze) meses, a contar de sua assinatura. 2.2 As regras relativas às contratações decorrentes deste Registro de Preços constam na minuta da Ata de Registro de

Preços, Anexo II do Edital.

2.3 A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, facultando-lhe a realização específica para a aquisição pretendida, sendo assegurado ao beneficiário do registro preferência de fornecimento em igualdade de condições.

3 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 Os interessados em participar desta licitação deverão estar previamente credenciados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF e perante o sistema eletrônico provido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do sítio http:www.comprasnet.gov.br/ 3.2 As empresas interessadas em participar da presente licitação que não estejam, até a presente data, inscritas no

Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF habilitar-se-ão junto aos Órgãos Cadastradores do Sistema, até o terceiro dia útil anterior à data para a recepção das propostas, mediante a apresentação dos documentos de que tratam os Artigos. 27 a 31, da Lei nº. 8.666/93;

3.2.1 Informações relativas ao cadastramento no SICAF poderão ser obtidas por consulta ao sítio http://www.comprasnet.gov.br/, link Publicações > Manuais > Manual de Cadastramento de Fornecedores – SICAF; 3.3 A participação no pregão eletrônico dar-se-á pela utilização da senha privativa do licitante;

3.4 As empresas arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas;

3.5 Para participação no pregão eletrônico a licitante deverá fazer, no ato do cadastramento de sua proposta, em campo próprio do sistema eletrônico, as seguintes declarações:

a) Declaração de que está ciente e concorda com as condições contidas no edital e seus anexos, bem como de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos no Edital.

b) Declaração, sob as penalidades cabíveis, da inexistência de fato superveniente que possa impedir a sua habilitação neste certame, inclusive na vigência contratual, caso venha a ser contratado.

c) Declaração de que não emprega menores de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e não emprega menor de dezesseis anos.

d) Declaração de Elaboração Independente de Proposta.

e) Declaração se for o caso, de ser empresa enquadrada como ME ou EPP.

3.5.1 As licitantes que optarem pelo tratamento diferenciado, detendo a condição de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), nos termos da Lei Complementar nº. 123 de 14 de dezembro de 2006 deverão manifestar-se por declaração em campo próprio do sistema e quando solicitado pela Pregoeira;

3.6 A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará o licitante às sanções previstas neste instrumento.

3.7 Não poderão participar desta licitação:

3.7.1 Empresas que se encontre sob falência, concordata, concurso de credores, dissolução, liquidação ou em regime de consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição, empresas estrangeiras que não funcionem no país, nem aquelas que tenham sido declaradas inidôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública ou punidos com suspensão do direito de licitar e contratar com o IFAM ou por qualquer órgão da Administração Pública Federal (TCU, Acórdão 2.218/2011 – 1ª Câmara). A vedação à participação em licitações e à contratação de particular incurso na sanção prevista no inciso III do art. 87 da Lei 8.666/1993 estende-se a toda a Administração direta e indireta;

3.7.2 Empresa ou sociedade estrangeira que não funcione no País;

(4)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

4 REPRESENTAÇÃO E CREDENCIAMENTO

4.1 O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico no site: http://www.comprasnet.gov.br

4.2 Os licitantes ou seus representantes legais deverão estar previamente credenciados junto ao órgão provedor do sistema eletrônico;

4.3 O credenciamento do licitante, bem assim a sua manutenção, dependerá de registro atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF;

4.4 O credenciamento junto ao provedor do sistema implica responsabilidade legal do licitante ou de seu representante e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico (Decreto nº. 5.450/2005);

4.5 A licitante responsabiliza-se formalmente pelas transações efetuadas em seu nome, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances, inclusive os atos praticados diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao IFAM responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros (Decreto nº. 5.450/2005).

5 ELABORAÇÃO E CADASTRAMENTO DA PROPOSTA

5.1 As Propostas de Preços deverão:

5.1.1 Atender ao disposto no Termo de Referência, ANEXO I deste edital;

5.1.2 Ser apresentadas pelo valor total do item, bem como conter as especificações detalhadas do objeto de forma clara, mediante cadastramento no sistema “Pregão Eletrônico”, até o dia e hora previstos neste edital;

5.1.3 Conter o preço ofertado consignado em moeda nacional, expressa em algarismos e por extenso, bem como ser redigidas em língua portuguesa;

5.1.4 Ter validade de acordo com o período de vigência da Ata de Registro de Preços, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste edital;

5.1.5 Ao cadastrar-se a proposta no comprasnet, o licitante deverá, obrigatoriamente, descrever nos campos: MARCA, MODELO, FABRICANTE, GARANTIA e demais DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR, contendo as especificações que identifiquem o produto ofertado, sob pena de desclassificação da proposta.

5.2 Nos preços cotados ou lances deverão estar incluídas todas as despesas com impostos, fretes, inclusive para troca, taxas, contribuições, transportes, entregas e quaisquer outros custos que incidam direta ou indiretamente sobre o item ofertado;

5.3 A apresentação da proposta implicará, por parte da proponente, plena aceitação das condições estabelecidas neste edital e seus anexos;

5.4 Os licitantes deverão encaminhar proposta com a descrição do objeto ofertado até a data e hora marcadas para abertura da sessão por meio do sistema “Pregão Eletrônico”, quando será encerrada automaticamente a fase de recebimento de propostas;

5.5 A proposta inicial equivale ao primeiro lance na licitação e, se lançada indevidamente, poderá ser desclassificada, com isso o fornecedor não poderá mais participar do certame;

5.6 Os preços propostos não poderão ser reajustados para maior;

5.7 Serão desclassificadas as propostas que não atendam às exigências do presente edital, sejam omissas ou apresentem irregularidades ou defeitos capazes de dificultar o julgamento;

5.8 Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente encaminhada.

6 ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

6.1 A partir do horário previsto no edital, a sessão pública na internet será aberta por comando da Pregoeira com a utilização de sua chave de acesso e senha, no sítio www.comprasnet.gov.br;

(5)

6.2 Todos os horários estabelecidos no edital, no aviso e durante a sessão pública observarão, para todos os efeitos, o horário de Brasília, Distrito Federal, inclusive para contagem de tempo e registro no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame;

6.3 O licitante deverá acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o processo licitatório, responsabilizando-se pelo ônus decorrente da perda de negócio diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

7 CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1 A Pregoeira verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital;

7.2 A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes;

7.3 O sistema ordenará, automaticamente, as propostas classificadas pela Pregoeira, sendo que somente estas participarão da fase de lance.

7.4 Quando a proposta do licitante vencedor não atender ao quantitativo total estimado para a contratação, respeitada a ordem de classificação, poderão ser convocados tantos licitantes quanto for necessário para alcançar o total estimado, observado o preço da proposta vencedora.

7.5 Poderá a pregoeira antecipar a verificação da habilitação do licitante, antes de solicitar a amostra, a fim de dar celeridade ao processo.

8 FORMULAÇÃO DOS LANCES

8.1 Classificadas as propostas, a Pregoeira dará início à fase competitiva, quando então os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico;

8.2 Os licitantes serão imediatamente informados do recebimento dos lances e do valor consignado no registro; 8.3 Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos;

8.4 O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema (§ 3º do art. 24, Decreto 5.450/2005);

8.5 Não serão aceitos dois ou mais lances iguais, prevalecendo aquele que for recebido e registrado primeiro;

8.6 Durante a sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante;

8.7 A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão da Pregoeira;

8.8 O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances; 8.9 Os lances serão ofertados pelo valor total do item.

9 DESCONEXÃO DA PREGOEIRA

9.1 No caso de desconexão da Pregoeira, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrônico permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados;

9.2 Quando a desconexão da Pregoeira persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do pregão na forma eletrônica será suspensa e reiniciada somente após comunicação aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação.

10 NEGOCIAÇÃO E AJUSTE DÍZIMAS

10.1 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes;

10.1.1 O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre a Pregoeira e os licitantes, após a fase de lances.

(6)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

10.2 Se ao fim da fase de aceitação a divisão do valor global pelo quantitativo do item não for exata, serão consideradas as duas primeiras casas decimais, ficando a Pregoeira autorizada a fazer ajuste de dízimas;

10.2.1 Quando necessário, o ajuste de dízimas ocorrerá por meio do campo destinado à negociação de valores ou de adjudicação, sendo tal procedimento devidamente justificado pela Pregoeira.

11 JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

11.1 O critério de julgamento adotado será o de menor preço por item, conforme definido neste Edital e seus anexos; 11.2 Se a proposta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências habilitatórias, a Pregoeira examinará a

proposta subseqüente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital;

11.3 Encerrada a etapa de lances, a Pregoeira examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para a contratação e verificará a habilitação do licitante;

11.4 Havendo a participação de licitante que, na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, tenha optado pelo tratamento diferenciado, será assegurado a esta preferência na contratação em caso de empate;

11.4.1 Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

11.4.2 Para efeito do disposto nos subitens acima, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

I. a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada disporá de 5 (cinco) minutos, após o encerramento dos lances, para se o quiser, apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, sob pena de preclusão;

II. não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do item anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem no limite estabelecido na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

III. no caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos intervalos estabelecidos, o sistema fará um sorteio eletrônico, definindo e convocando automaticamente a vencedora para o encaminhamento da oferta final do desempate;

11.4.3 Na hipótese da não adjudicação nos termos anteriormente previstos, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame;

12 HABILITAÇÃO

12.1 A habilitação da licitante vencedora será verificada após analise e julgamento da Proposta de Preços; 12.2 A habilitação será verificada por meio do SICAF nos documentos por ele abrangidos, compreendendo-se:

I. Habilitação jurídica;

II. Habilitação econômico-financeira;

III. Regularidade fiscal com a Fazenda Nacional, o sistema de Seguridade Social (INSS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Regularidade fiscal perante as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso.

12.3 A título de qualificação técnica a licitante vencedora deverá apresentar:

I. Atestado de Capacidade Técnica compatível com o objeto oferecido, emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove a boa prestação de serviços e/ou fornecimento anteriormente efetuado. O Atestado de Capacidade Técnica apresentado pela licitante vencedora deverá ser igual ou posterior ao ano de 2010;

II. Declaração se responsabilizando pela coleta de cartuchos e toners inservíveis através de 0800 ou Via Web em parceria com o Fabricante além de, quando solicitado, apresentar o Certificado de Regularidade do IBAMA, Licença de Operação e Certificado de Aprovação de Destinação de Resíduos Industriais do local onde são executados esses serviços, sem qualquer ônus a administração.

(7)

12.4 A Pregoeira realizará consulta “online” ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS, ao Portal da Transparência do Governo Federal e ao Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos – CADICON cujos resultados serão anexados aos autos do processo, em atendimento à recomendação contida no ACORDAO 1.793/2011 - TCU – PLENARIO.

12.5 Na eventualidade de certidões com prazo de validade vencida somente no SICAF, a licitante vencedora deverá enviar, após a fase de aceitação das propostas ou quando solicitado, a documentação atualizada, que terá se for o caso sua veracidade confirmada junto ao sitio do emissor;

12.6 Na existência de “ocorrências” anteriormente registradas contra a licitante no SICAF, caberá à própria comprovar tê-las sanado através de documentação comprobatória, que deverá ser enviada após a fase de aceitação das propostas ou quando solicitado;

12.7 Em se tratando de microempresa ou empresa de pequeno porte, havendo alguma restrição na comprovação de regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame;

12.8 A não regularização de documentação por parte das empresas beneficiadas pelo disposto no subitem anterior implicará decadência do seu direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste instrumento, sendo facultado à Administração convocar as licitantes remanescentes na ordem de classificação ou revogar a licitação;

12.9 A empresa deverá comprovar sua boa situação financeira, aferida com base nos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC) maior que um (>1), analisada automaticamente pelo SICAF;

12.10 As empresas que apresentarem resultado inferior ou igual a 01 (um) em qualquer dos índices referidos no subitem anterior deverão comprovar o capital mínimo de 10% do valor total da proposta;

12.11 A veracidade das informações apresentadas pelas licitantes poderá ser verificada mediante consulta ao sítio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

12.12 Os documentos poderão, ainda, ser apresentados em original, em cópia autenticada por Cartório ou publicação em órgão da imprensa oficial. Não serão aceitas cópias ilegíveis.

12.13 Não serão aceitos documentos com data posterior à data de abertura da Sessão Pública do Pregão.

13 DAS AMOSTRAS

13.1 O procedimento para o envio de AMOSTRA está estabelecido no ANEXO I, Item 7 do Termo de Referência.

13.2 Para o envio da Amostra, a Pregoeira suspenderá a sessão, informando no “chat” o prazo para a apresentação da amostra e a nova data e horário para a continuidade da sessão pública.

14 DO LAUDO TÉCNICO

14.1 O procedimento para o envio de LAUDO TÉCNICO está estabelecido no ANEXO I, Item 9 do Termo de Referência.

15 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ACEITABILIDADE DO OBJETO

15.1 O procedimento para os critérios de aceitação está estabelecido no ANEXO I, Item 8 do Termo de Referência.

16 ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA / DOCUMENTAÇÃO

16.1 Ao fim da fase de aceitação das propostas para os itens a que esteve concorrendo, a (s) licitante (s) vencedora (s) deverá (ão) encaminhar no prazo máximo de 30 (trinta) minutos, a contar da convocação pela pregoeira, a proposta atualizada, contendo as especificações detalhadas do objeto, preços unitários/totais, marca, modelo, garantia do objeto ofertado. O envio deverá ser feito, preferencialmente, pelo sistema comprasnet, por meio da opção “Enviar Anexo”, através do fone fax (92) 3621-6761 ou ainda pelo e-mail: licita@ifam.edu.br, com posterior encaminhamento dos originais (via Sedex) no prazo de 03 (três) dias úteis para:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Reitoria Avenida 7 de Setembro, 1975 – Centro – Manaus/Amazonas

(8)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

CEP: 69.020-120

Pregão Eletrônico 02/2012 - SRP. Pregoeira Maria Helena Oliveira Nogueira

16.2 Além da proposta, a licitante vencedora deverá enviar a seguinte documentação: a) Atestado de Capacidade Técnica, com data emitida igual ou posterior ao ano de 2010; b) Documentação pendente no SICAF se houver;

c) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT – Lei Federal 12.440 de 07/07/2011, expedida por órgão competente e no prazo de vigência de 180 dias;

d) Declaração se responsabilizando pela coleta de cartuchos e toners inservíveis através de 0800 ou Via Web em parceria com o Fabricante além de quando solicitado apresentar os Certificado de Regularidade do IBAMA, Licença de Operação e Certificado de Aprovação de Destinação de Resíduos Industriais do local onde são executados esses serviços, sem qualquer ônus a administração.

16.3 Nos documentos deverá constar sua validade, a contar do dia subsequente ao da sua expedição.

16.4 Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste edital e seus anexos, a Pregoeira considerará o proponente inabilitado, devendo instruir o processo com vistas a possíveis penalidades.

16.5 Constatado o atendimento às exigências fixadas no edital e Termo de Referência, o licitante será declarado VENCEDOR;

16.6 A documentação será rubricada pela Pregoeira e pela Equipe de Apoio e será anexada ao processo.

17 ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

17.1 Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório devem ser enviados a Pregoeira até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública;

17.2 Qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do Pregão na forma eletrônica, até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para a abertura da sessão pública;

17.3 As impugnações e os pedidos de esclarecimentos deverão ser feitos exclusivamente por meio eletrônico via internet no e-mail: licita@ifam.edu.br, até às 17h do dia em que se encerra o prazo;

17.3.1 Caberá a Pregoeira, auxiliada pelo setor responsável pela elaboração do edital, decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas;

17.3.2 Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para a realização do certame; 17.4 As respostas às impugnações, aos esclarecimentos solicitados e demais avisos serão disponibilizados no endereço

eletrônico www.comprasnet.gov.br, por meio do link Acesso Livre> Pregões > Agendados, para conhecimento da sociedade em geral e dos fornecedores, cabendo aos interessados em participar do certame acessá-lo para a obtenção das informações prestadas.

18 RECURSOS

18.1 Declarado o vencedor, a Pregoeira abrirá o prazo de 30 (trinta) minutos para a manifestação de intenção de recurso; 18.1.1 Qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, explicitando sucintamente suas

razões em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contra-razões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses;

18.2 A falta de manifestação imediata e motivada do licitante quanto à intenção de recorrer importará na decadência desse direito, ficando a Pregoeira autorizada a adjudicar o objeto ao licitante declarado vencedor;

(9)

18.3 O acolhimento de recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento;

18.4 No julgamento da habilitação e das propostas, a Pregoeira poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação;

18.5 Os recursos e contra-razões de recurso deverão ser dirigidos a Pregoeira, o qual deverá recebê-los, examiná-los e submetê-los ao Reitor do IFAM que decidirá sobre a sua pertinência;

18.6 A Pregoeira terá o prazo de até 05 (cinco) dias úteis para reavaliar sua decisão ou subir devidamente instruído os autos do processo para a autoridade competente;

18.7 Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório.

18.8 As intenções de recurso, os recursos, as contra-razões e as respostas serão registradas exclusivamente por meio eletrônico em campo próprio do sistema Comprasnet.

19 ADJUDICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E ASSINATURA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

19.1 Após a declaração do vencedor da licitação, não havendo manifestação dos licitantes quanto à interposição de recurso, a Pregoeira adjudicará o objeto licitado, que posteriormente será submetido à homologação pelo Reitor do IFAM. 19.2 No caso de interposição de recurso, após proferida a decisão e constatada a regularidade dos atos praticados, o Reitor

adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório;

19.3 Homologada a licitação, o registro de preços será formalizado através da Ata de Registro de Preços na forma da minuta constante do Anexo II e nas condições previstas neste Edital, com o objetivo de registrar formalmente proposta de preços para futuros fornecimentos dos produtos objeto deste Pregão, com compromisso obrigacional por parte das empresas beneficiárias, e sem obrigar que sejam efetivadas pela administração as aquisições que dele poderão advir, conforme Art. 1º e Art. 7º do Decreto nº. 3.931/01;

19.4 A Ata de Registro de Preços estará integralmente vinculada ao presente Edital, inclusive a seus demais Anexos, em todas as suas cláusulas, e às Propostas recebidas e homologadas por ocasião da sessão pública do certame, independentemente de transcrição, bem como obedecerá, na íntegra, ao Decreto nº. 3.931/01, à Lei 8.666/93 e a toda a legislação pertinente;

19.5 Cumpridos os requisitos de publicidade, a Ata de Registro de Preços terá efeito de compromisso contratual nas condições nela estabelecidas;

19.6 Quando a proponente vencedora não atender à convocação para assinatura da Ata de Registro de Preços, a ser realizada no prazo de 20 (vinte) dias após a homologação da licitação, será facultado à Administração convocar outros licitantes na ordem de classificação para, após comprovados os requisitos habilitatórios e feita a negociação, assinar a Ata de Registro de Preços, sem prejuízo das sanções previstas neste instrumento.

19.6.1 O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez por igual período, quando solicitado pela parte durante seu transcurso, desde que ocorra motivo justificável aceito pelo IFAM.

20 DO CONTROLE E DAS ALTERAÇÕES DE PREÇOS

20.1 Durante a vigência da ata, os preços registrados serão fixos e irreajustáveis, exceto nas hipóteses, devidamente comprovadas, de ocorrência de situação prevista no art. 65 da Lei nº. 8.666/93, devidamente comprovada, ou quando os preços praticados no mercado sofrerem redução;

20.2 Mesmo comprovada a ocorrência de situação prevista no Art. 65 da Lei nº. 8.666/93, a Administração, se julgar conveniente, poderá optar por cancelar a Ata e iniciar outro processo licitatório;

20.3 A beneficiária, quando for o caso previsto acima, deverá formular à Administração requerimento para a revisão comprovando a ocorrência do fato;

(10)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

20.4 A comprovação será feita por meio de documentos, tais como: lista de preço de fabricante, notas fiscais de aquisição de matérias-primas, de transporte de mercadorias, alusivas à época da elaboração da Proposta e do momento do pedido da revisão;

20.5 Junto com o requerimento a beneficiária deverá apresentar planilhas de custos comparativas entre a data de formulação da Proposta e do momento do pedido de revisão, evidenciando o quanto o aumento de preços ocorrido repercute no valor total pactuado;

20.6 A administração, reconhecendo o desequilíbrio econômico-financeiro, procederá à revisão dos valores pactuados; 20.7 Comprovada a redução dos preços praticados no mercado, nas mesmas condições do registro e definido o novo preço

máximo a ser pago pela Administração, os fornecedores registrados serão convocados pelo IFAM para alteração, por aditamento, dos valores registrados na Ata, mantendo o mesmo objeto cotado, na qualidade e nas especificações indicadas na Proposta;

20.8 As alterações decorrentes da revisão dos preços serão publicadas no Diário Oficial da União;

20.9 Na hipótese da beneficiária não efetuar a adequação dos preços aos de mercado, o Gerenciador (PROAD/IFAM) a seu critério poderá cancelar, total ou parcialmente, a Ata de Registro de Preços;

20.10 O Gerenciador (PROAD/IFAM) poderá desde que seja conveniente aos interesses da Administração, cancelar, total ou parcialmente, a Ata de Registro de Preços, sem que com isso, a beneficiária tenha direito a interpor recursos, ou a indenizações.

21 DO CANCELAMENTO

21.1 A Ata de Registro de Preços será cancelada por decurso de prazo de vigência ou quando não restarem fornecedores registrados e por iniciativa da Administração quando caracterizado o interesse público;

21.2 O fornecedor terá seu registro na Ata de Registro de Preços cancelado:

I - a pedido, quando comprovar estar impossibilitado de cumprir com as suas exigências por ocorrência de casos fortuitos ou de força maior;

II - por iniciativa do órgão ou entidade usuário, quando:

a) não cumprir as obrigações decorrentes da Ata de Registro de Preço;

b) não comparecer ou se recusar a retirar, no prazo estabelecido, os pedidos de compra decorrentes da Ata de Registro de Preço, sem justificativa aceitável.

III - por iniciativa do órgão ou entidade responsável, quando:

a) não aceitar reduzir o preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado; b) por razões de interesse público, devidamente motivado e justificado.

21.3 O cancelamento do registro do fornecedor será devidamente autuado no respectivo processo administrativo e ensejará aditamento da Ata pelo órgão ou entidade responsável, que deverá informar aos demais fornecedores registrados a nova ordem de registro.

21.4 Em qualquer hipótese de cancelamento de registro é assegurado o contraditório e a ampla defesa.

22 DO PRAZO E LOCAIS DE ENTREGA DO OBJETO:

22.1 Os materiais serão fornecidos e entregues pela contratada no prazo máximo de 30 (cinco) dias, das 09h00min às 11h30min e 14h00min às 17h00min, de segunda a sexta-feira, a contar do recebimento da Nota de Empenho pela (s) empresa (s) vencedora (s), de acordo com as quantidades demandadas pelos Campi do IFAM, nos endereços informados no Anexo I, item 11 do Termo de Referência, mediante agendamento do fornecedor junto ao Setor de Almoxarifado do Campus requisitante.

22.2 Os produtos deverão atender rigorosamente às especificações constantes deste Edital e seus Anexos. A entrega fora das especificações indicadas implicará na recusa, por parte da Administração, que os colocará à disposição do fornecedor para substituição.

(11)

22.3 Os produtos deverão ser entregues dentro do prazo estabelecido e será considerada como recusa formal a falta de entrega dos mesmos no prazo estabelecido, salvo motivo de força maior ou caso fortuito, devidamente comprovado pelo fornecedor e reconhecido pelo IFAM.

22.4 Os produtos deverão possuir garantia mínima, contra defeitos de fabricação, de 12 (doze) meses, a contar do recebimento definitivo pelos Campi mencionados no Item 11 do Termo de Referência.

23 FORMA DE RECEBIMENTO DO OBJETO

23.1 O material será recebido:

23.1.1 Provisoriamente: no setor de Almoxarifado do Campus solicitante do IFAM;

23.1.2 Definitivamente: em até 10 (dez) dias após a verificação da conformidade com as especificações constantes do Edital

e da proposta, pelo setor da área técnica.

23.2 A entrega deverá ser realizada nos locais, dias e horários estabelecidos no item 11 do Termo de Referência, mediante agendamento prévio com o responsável pelo setor de Almoxarifado do Campus solicitante do IFAM, e obedecendo as demandas dos respectivos Campi;

23.3 Caso o material ofertado pela adjudicatária seja importado, deverá ser apresentada em conjunto com a Nota Fiscal, a comprovação de pagamento de todos os encargos tributários e/ou fiscais decorrentes da importação;

24 DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA

24.1 As obrigações da Contratante e da Contratada estão estabelecidas no Termo de Referência e na Ata de Registro de Preços do Edital.

25 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

25.1 Com fundamento no artigo 28 do Decreto nº. 5.450/2005 ficará impedida de licitar e contratar com a União, e será descredenciada no SICAF e no cadastro de fornecedores do IFAM, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, garantido o direito à ampla defesa, sem prejuízo das demais cominações legais previstas neste edital e de multa de até 20% (vinte por cento) do valor da contratação, a licitante que:

25.1.1 Se recusar a assinar a Ata de Registro de Preços, dentro do prazo estabelecido neste Edital; Deixar de entregar documentação exigida no edital; Apresentar documentação falsa; Ensejar o retardamento da execução do seu objeto; Não mantiver a proposta; Falhar ou fraudar na execução do contrato; Comportar-se de modo inidôneo; Fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal.

25.2 Salvo a existência de motivo expressamente justificado e aceito, a inexecução total ou parcial do ajustado ensejará sua rescisão pela Administração, pelos motivos, na forma e com as consequências previstas nos artigos 77 a 80 da Lei n.º 8.666/93, sem prejuízo da aplicação das penalidades a que aludem os artigos 86 a 88 do mesmo diploma legal.

25.3 Ficam estabelecidas as seguintes multas sobre o valor dos materiais entregues em atraso, contados a partir do primeiro dia útil posterior ao último dia do prazo definido neste termo de referência, as quais serão descontadas na fatura por ocasião do pagamento:

25.3.1 até o sétimo dia de atraso, multa única de 1% (um por cento);

25.3.2 a partir do oitavo dia de atraso, multa diária de 0,2% (dois décimos por cento). 25.4 O fornecedor ficará sujeito ainda a:

25.4.1 Advertência;

25.4.2 Suspensão temporária de participar em licitações e impedimento de contratar com a UNIÃO por período de até 02 (dois) anos;

25.4.3 Ser declarada inidônea para licitar e contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a CONTRATADA ressarcir a CONTRATANTE pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada.

25.5 Na reincidência, as multas serão cobradas em dobro;

(12)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

25.7 Na aplicação de quaisquer sanções previstas na legislação, serão garantidos ao FORNECEDOR o contraditório e a prévia defesa.

25.8 Se o FORNECEDOR não efetuar a entrega dos materiais em até 20 (vinte) dias após o prazo previsto, poderá ensejar, por sua culpa, a rescisão do ajustado.

25.9 A rescisão do ajustado por culpa do FORNECEDOR, por inexecução do ajustado ou pela não entrega dos materiais, implicará pagamento de multa de 5% (cinco por cento), calculada sobre o valor total adjudicado ou do material não entregue.

25.10 O valor correspondente à multa será descontado dos pagamentos que a licitante vencedora tenha a receber do IFAM e serão recolhidas no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do recebimento da comunicação enviada pelo IFAM;

25.11 Os valores das multas aplicadas previstas nos subitens acima serão recolhidos pelo inadimplente à conta do IFAM ou descontados dos pagamentos devidos à Licitante Vencedora, a critério da Administração, sendo que, caso o valor da multa seja superior ao crédito existente a diferença será cobrada na forma da lei.

25.12 À critério da Administração poderão ser suspensas as penalidades, no todo ou em parte, quando o atraso no cumprimento das obrigações for devidamente justificado pela licitante adjudicada, por escrito, no prazo máximo de 05 (cinco) dias da ocorrência do evento e aceito pela autoridade competente, que fixará novo prazo, este improrrogável, para completa execução das obrigações.

26 PAGAMENTO

26.1 O pagamento será efetuado até o 15º (décimo quinto) dia útil após a entrega definitiva do objeto e verificação da respectiva documentação fiscal, condicionada, ainda, à adimplência fiscal do contratado, verificada em relatório obtida por consulta direta ao SICAF.

26.2 Nenhum pagamento será efetuado ao licitante vencedor enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que lhe for imposta, em virtude de penalidade ou inadimplência, sem que isso gere direito ao pleito de reajustamento de preços ou correção monetária.

26.3 Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, o valor devido deverá ser acrescido de encargos moratórios, apurados desde a data acima referida até a data do efetivo pagamento, tendo como base a Taxa Referencial – TR, ou outro índice que venha a substituí-la, calculados pro rata tempore.

27 DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

27.1 As despesas da presente licitação correrão à conta dos recursos consignados em dotação orçamentária própria para os Campi do IFAM, previstas no Orçamento da União, obedecido o disposto no Art. 14 da Lei nº 8.666/93.

28 DA ADESÃO AO REGISTRO DE PREÇO

28.1 O gerenciador da Ata de Registro de Preços será a Pró-Reitoria de Administração do IFAM.

28.2 Poderá utilizar-se da Ata de Registro de Preços qualquer Órgão Federal e Autarquias da Região Norte, que não tenha participado do certame, mediante prévia consulta ao gerenciador desta Ata, desde que devidamente comprovada à vantagem e respeitadas, no que couber, as condições e as regras estabelecidas no Decreto nº 3.931 de 2001 e na Lei nº 8.666 de 1993.

28.3 As autorizações para adesão terão o percentual máximo de 30% do Registro de Preços na sua integralidade (Acórdão 1233/2012 – Plenário, de 23 de maio de 2012).

28.4 Todo órgão, antes de contratar com o fornecedor registrado, deve assegurar-se que a contratação atende a seus interesses, sobretudo quanto aos valores praticados, conforme artigo 3° do Decreto n° 3.931, de 2001.

(13)

29.1 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação da Pregoeira em contrário;

29.2 A autoridade competente para aprovação do procedimento licitatório poderá revogá-lo em face de razões de interesse público, por motivo de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-lo por ilegalidade, de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado;

29.3 Cabe à Pregoeira ou à Autoridade a ela superior, em qualquer fase da licitação promover diligências com vistas a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documentação ou informação que deveria constar desde a realização da sessão pública;

29.4 Não serão aceitos “protocolos de entrega ou solicitação de documentos” em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus anexos, salvo o disponibilizado pela unidade cadastradora do licitante;

29.5 Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, vencendo-se os prazos somente em dias de expediente normais;

29.5.1 O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a oito (08) dias úteis;

29.6 O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento da licitante, desde que sejam possíveis à aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta durante a realização da sessão pública de pregão;

29.7 A ata da sessão será disponibilizada na Internet para acesso livre, imediatamente após o encerramento da sessão pública.

29.8 Quaisquer informações complementares sobre o presente Edital e seus anexos poderão ser obtidas na Comissão Geral de Licitações da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, situada a Avenida 7 de Setembro, nº 1975 - Centro – CEP 69.020-120 – Manaus/AM, Fone/Fax (92) 3621-6761, no horário das 08 às 11h e das 14 às 17h (horário local), de Segunda a Sexta-feira, ou pelo e-mail licita@ifam.edu.br.

30 Fazem parte integrante do presente Edital:

- Termo de Referência (Anexo I);

- Minuta de Ata de Registro de Preços (Anexo II); - Modelo de Proposta (Anexo III).

31 FORO

31.1 Fica eleito o Foro da Justiça Federal na cidade de Manaus/AM para dirimir quaisquer dúvidas que vierem a surgir no cumprimento das obrigações decorrentes deste processo.

Manaus-AM, 06 de agosto de 2012

Maria Helena Oliveira Nogueira Pregoeira

(14)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

ATENÇÃO:

Ao cadastrar-se a proposta no comprasnet, a indicação da marca, modelo, fabricante, garantia e demais descrição complementar do item ofertado, deverá ser obrigatoriamente registrada nos campos MARCA e DESCRIÇÃO COMPLEMENTAR, sob pena de desclassificação da proposta.

1 JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO

1.1

A presente aquisição se justifica tendo em vista a necessidade de contratações frequentes, bem como, por ser mais conveniente para Administração que as aquisições ocorram de forma parcelada, para evitar a formação de grandes estoques.

1.2 A aquisição em questão teve como base o quantitativo adquirido durante o período de Julho/2011 a Abril/2012 e acrescido de acordo com a necessidade observada na Coordenação de Almoxarifado, tendo-se também a entrada de novos servidores ocasionando a necessidade de mais recursos visando a rotina administrativa.

2 OBJETO

2.1 Registro de Preços para eventual aquisição de Cartuchos e Toners, de acordo com as marcas das impressoras,

destinados ao Campus Manaus Centro, Campus Manaus Distrito Industrial e Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, conforme especificações e quantitativos estabelecidos neste Termo de Referência.

2.2 Não serão aceitos cartuchos e toners recondicionados, remanufaturados ou reciclados, nos termos do Acórdão

n°. 1.745/2006 TCU - Plenário.

2.3

Considera-se original o suprimento de informática produzido pelo fabricante da impressora ou por outro fabricante que produza cartuchos e toners de impressão, embora não seja fabricante de impressoras, que traga estampada no suprimento a marca desse fabricante além de ateste de qualidade assegurada pelo próprio fabricante.

3 JUSTIFICATIVA PARA A PROCEDÊNCIA DOS CARTUCHOS

3.1 Justifica-se a restrição a cartuchos compatíveis por motivo de, em aquisições anteriores realizadas pelo IFAM, terem sido verificadas as seguintes ocorrências, conforme dispõe o Memo Nº. 028 - CAP/IFAM/2009, de 19 de agosto de 2009, constante no Processo:

a) elevado índice de defeitos, geralmente relacionados com a má qualidade das tintas e substâncias “tonner” neles utilizados, pois quando de sua utilização, os mesmos não efetuam impressão com a qualidade desejada ou até mesmo não chegam sequer a fazer impressões;

b) verificação de danos aos equipamentos da Instituição onde os cartuchos são utilizados;

c) baixo rendimento do material, visto que o índice de solicitações de cartuchos se acentua quando da utilização de peças compatíveis, fato este observado pelos setores solicitantes de tal material;

d) precariedade das informações contidas nas embalagens dos produtos, cujos números de série geralmente não condizem com a referência das impressoras, além da inconsistência das informações de prazo de validade e fabricação.

e) Os cartuchos e tonners compatíveis causam grandes prejuízos à Administração, e até danos às impressoras, tendo sido comprovado por meio de testes e avaliações realizadas pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do IFAM.

4 A restrição encontra-se amparada também no Acórdão 630/2009 TCU-Plenário:

“CARTUCHO e MARCA. DOU de 09.04.2009, S. 1, p. 119. Ementa: determinação ao (...) para que, nas licitações para aquisição de cartuchos e toners para impressora, em que seja necessária a exigência de determinada marca, inclua as justificativas técnicas para a restrição, discriminadamente, no ato convocatório do certame, consoante o disposto no art.

(15)

7º, § 5º, da Lei nº 8.666/1993 e no art. 9º da Lei nº 10.520/2002 (item 1.5, TC-030.081/2008-5, Acórdão nº 630/2009-Plenário)”.

5 ESPECIFICAÇÃO E QUANTITATIVO DO OBJETO

N.º DO

ITEM OBJETO UNID. QUANT.

VALOR MÁX. REFERÊNCIA (UNITÁRIO) R$ VALOR MÁX. REFERÊNCIA (TOTAL) R$ 1

Cartucho de Tinta Preto HP 21, para impressora HP F380, cor preta ref. C9351AL, capacidade de impressão de 190 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

45,00 1.125,00

2

Cartucho de Tinta Tricolor HP 22, para impressora HP F380, tricolor ref. C9352AL, capacidade de impressão de 165 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

55,20 1.380,00

3

Cartucho p/ impressora HP 600, 680, 695, cor preta ref. 51629A. Capacidade de impressão de 720 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 10

94,25 942,50

4

Cartucho p/ impressora HP 600, 680, 695, colorido ref. 51649A Capacidade de impressão de 350 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 10

97,00 970,00

5

Cartucho p/ impressora HP 710, cor preta ref.51645AL Capacidade de impressão de 830 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 10

87,00 870,00

6

Cartucho p/ impressora HP 710, colorido ref. C1823DL Capacidade de impressão de 620 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 10

117,00 1.170,00

7

Cartucho p/ impressora HP 810, cor preta ref. C6615DL Capacidade de impressão de 500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

80,00 2.000,00

8

Cartucho p/ impressora HP 820, colorido ref. 51641ª Capacidade de impressão de 460 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

114,50 2.862,50

9

Cartucho p/ impressora HP 3650, cor preta ref. C8727AL Capacidade de impressão de 280 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

67,40 1.685,00

10 Cartucho p/ impressora HP 3650, colorido ref. C8728AL Capacidade de impressão de 240 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade.

(16)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

(TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

11

Cartucho p/ impressora HP 5650, cor preta ref. C6656AL Capacidade de impressão de 520 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 20

69,00 1.380,00

12

Cartucho p/ impressora HP 5650 colorido, ref. C6657AL Capacidade de impressão de 500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 20

101,00 2.020,00

13

Cartucho p/ impressora HP Deskjet 6940, cor preta ref. C8767WL Capacidade de impressão de 860 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 15

77,50 1.162,50

14

Cartucho p/ impressora HP Deskjet 6940, colorido ref. C9363WL Capacidade de impressão de 580 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 15

101,00 1.515,00

15

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP Laserjet Pro CM1415fnw, cor preta CE320A Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

208,50 31.275,00

16

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP Laserjet Pro CM1415fnw, cor ciano CE321A Capacidade de impressão de 1.300 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

210,00 31.500,00

17

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP Laserjet Pro CM1415fnw, cor amarelo CE322A Capacidade de impressão de 1.300 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

210,00 31.500,00

18

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP Laserjet Pro CM1415fnw, cor margenta CE323A Capacidade de impressão de 1.300 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

210,00 31.500,00

19

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP 1610, cor preta ref. C8765WL Capacidade de impressão de 480 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 50

71,33 3.566,50

20

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP 1610, tricolor ref. C8766WL Capacidade de impressão de 330 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 50

79,00 3.950,00

21

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP 6500 Wireless, cor preta ref. CD975AL Capacidade de impressão de 1200 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

(17)

22

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP 6500 Wireless, cor ciano ref. CD 972AL Capacidade de impressão de 700 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 90

46,33 4.169,70

23

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP 6500 Wireless, cor mangeta ref. CD 973AL Capacidade de impressão de 700 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 90

46,33 4.169,70

24

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP 6500 Wireless, cor amarelo ref. CD 974AL Capacidade de impressão de 700 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 90

48,50 4.365,00

25

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP Photosmart C3180, cor preta ref. C9362WL Capacidade de impressão de 220 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 15

46,00 690,00

26

Cartucho p/ impressora Multifuncional HP Photosmart C3180, colorido ref. C9361WL Capacidade de impressão de 230 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 15

66,25 993,75

27

Cartucho p/ impressora HP Officejet 5610, fotográfico ref. C6658AL Capacidade de impressão de 140 fotos 10 x 15 cm. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 50

98,33 4.916,50

28

Cartucho p/ impressora HP Officejet Pro L7590, cor ciano ref. C9391AL Capacidade de impressão de 1.840 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 50

100,00 5.000,00

29

Cartucho p/ impressora HP Officejet Pro L7590, cor mangeta ref. C9392AL Capacidade de impressão de 2.190 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 50

91,00 4.550,00

30

Cartucho p/ impressora HP Officejet Pro L7590, cor amarelo ref. C9393AL Capacidade de impressão de 1.640 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 50

91,00 4.550,00

31

Cartucho p/ impressora HP Officejet Pro L7590, cor preta ref. C9396AL Capacidade de impressão de 2.580 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 30

108,33 3.249,90

32 Cartucho p/ impressora Plotter HP Designjet 4000, cor ciano ref. C5060A. Conteúdo 225 ml. Ref.: HP, equivalente ou de

melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - UM 40

(18)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

Plenário).

33

Cartucho p/ impressora Plotter HP Designjet 4000, cor magenta ref. C5062A Conteúdo 225 ml.Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 40

542,50 21.700,00

34

Cartucho p/ impressora Plotter HP Designjet 4000, cor amarelo ref. C5064A. Conteúdo 225 ml.Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 40

485,00 19.400,00

35

Toner p/ impressora Samsung ML 2151N/XAA, ref. ML 2150D4 (XAA) Capacidade de impressão de 8000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: Samsung, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 30

500,00 15.000,00

36

Toner p/ impressora Samsung SCX-4300, ref. MLT-D109S/XAA Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: Samsung, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 30

375,00 11.250,00

37

Toner p/ impressora LexMark C500N, cor preto ref. C500H2KG. Capacidade de impressão de 5.000

páginas páginas a 5% de cobertura. Ref.: LexMark,

equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 15

550,00 8.250,00

38

Toner p/ impressora LexMark C500N, cor ciano ref. C 500H2CG Capacidade de impressão de 5.000 páginas páginas a 5% de cobertura. Ref.: LexMark, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 15

470,00 7.050,00

39

Toner p/ impressora LexMark C500N, cor amarelo ref. C500H2YG Capacidade de impressão de 5.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: LexMark, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UM 15

440,00 6.600,00

40

Toner p/ impressora LexMark C500N, cor magenta ref. C500H2MG Capacidade de impressão de 5.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: LexMark, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 15

470,00 7.050,00

41

Toner p/ impressora HP Laserjet 1200, ref. C7115A Capacidade de impressão de 2.500 páginas páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

231,25 5.781,25

42

Toner p/ impressora HP Laserjet 1320n, ref. Q5949A Capacidade de impressão de 2.500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 80

220,00 17.600,00

43 Toner p/ impressora HP Laserjet M1212NF MFP, ref. C285A

Capacidade de impressão de 1.5000 páginas a 5% UN 220

(19)

de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

44

Toner p/ impressora HP Laserjet M1522MFP, ref. CB436A Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

229,00 34.350,00

45

Toner p/ impressora HP Laserjet P4510n, ref. CC364A Capacidade de impressão de 10.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 25

493,33 12.333,25

46

Toner p/ impressora HP Laserjet 1020, ref. Q2612A Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 250

206,25 51.562,50

47

Toner p/ impressora HP Laserjet P1005, ref. CB435A Capacidade de impressão de 1.500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

194,75 29.212,50

48 Kit de manutenção para impressora HP Laserjet 4350n, ref. Q5421A.Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade.

(TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário). KIT 5

975,00 4.875,00

49

Toner p/ impressora Multifuncional 3119 M/Xerox ref. 013R00625 Capacidade de impressão de 3.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: Xerox, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 10

292,50 2.925,00

50

Toner p/ impressora Multifuncional HP Laser Color CM2320N, cor preta ref. CC530A Capacidade de impressão de 3.500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

395,00 59.250,00

51

Toner p/ impressora Multifuncional HP Laser Color CM2320N, cor ciano ref. CC531A Capacidade de impressão de 2.800 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

402,50 60.375,00

52

Toner p/ impressora Multifuncional HP Laser Color CM2320N, cor amarelo ref. CC532A Capacidade de impressão de 2.800 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

402,00 60.300,00

53

Toner p/ impressora Multifuncional HP Laser Color CM2320N, cor magenta ref. CC533A Capacidade de impressão de 2.800 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 150

401,25 60.187,50

54

Toner p/ impressora HP LaserJet Color CM 1312nfi MFP, cor preta ref. CB540A Capacidade de impressão de 2.200 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 -

UN 250

(20)

Pregão Eletrônico 02/2012 – SRP – Aquisição de Cartuchos e Toners

Plenário).

55

Toner p/ impressora HP LaserJet Color CM 1312nfi MFP, cor ciano ref.CB541A Capacidade de impressão de 1.400 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 200

208,00 41.600,00

56

Toner p/ impressora HP LaserJet Color CM 1312nfi MFP, cor amarelo ref. CB542A Capacidade de impressão de 1.400 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 200

210,00 42.000,00

57

Toner p/ impressora HP LaserJet Color CM 1312nfi MFP, cor magenta ref. CB543A Capacidade de impressão de 1.400 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 200

210,00 42.000,00

58

Toner p/ impressora HP LaserJet Color 2600N, cor preta ref. Q6000A Capacidade de impressão de 2.500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 130

252,00 32.760,00

59

Toner p/ impressora HP Laserjet Color 2600N, cor ciano ref. Q6001A Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 100

257,00 25.700,00

60

Toner p/ impressora HP Laserjet Color 2600N, cor amarelo ref. Q6002A Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 100

253,00 25.300,00

61

Toner p/ impressora HP Laserjet Color 2600N, cor magenta ref. Q6003A Capacidade de impressão de 2.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 100

255,40 25.540,00

62

Toner p/ Fax Panasonic KX-FL513, ref. KX-FA83A Capacidade de impressão de 2.500 páginas a 5% de cobertura. Ref.: Panasonic, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 – Plenário).

UN 15

180,00 2.700,00

63

Toner p/ Impressora SAMSUNG ML-3710 ND, ref. MLT-D205L. Capacidade de impressão de 5.000 páginas a 5% de cobertura. Ref.: SAMSUNG, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 – Plenário).

UN 150

450,00 67.500,00

64

Toner p/ impressora HP LaserJet P2035, cor preta ref. CE505A. Capacidade de impressão de 2.300 páginas a 5% de cobertura. Ref.: HP, equivalente ou de melhor qualidade. (TCU, Acórdão 2401/2006, 9.3.2 - Plenário).

UN 220

238,00 52.360,00

Referências

Documentos relacionados

No caso de Victor, o relato sobre seu modo de vivenciar sua orientação sexual e sua performance de masculinidade na escola é legítimo e, até mesmo, admirável, porém não pode

Designado para assumir os processos de final par do acervo de 1.783 (hum mil, setecentos e oitenta e três) processos da 16ª Câmara de Direito Público a partir de 14/02/18, fixando

Evidenciamos como hipótese: Se a escola elaborar uma proposta educativa que venha a melhorar as condições físicas e seus hábitos alimentares, então, haverá uma

(G)Local Press Start Home Sweet Home Home Sweet Home Excessive Objects Rústico Contemporânea funcional Nordic Design Minimalismo Industrial Pop Atualizado em clássico Rústico

O objetivo do presente trabalho foi o de realizar um diagnóstico da geração de resíduos em um aterro sanitário, durante a sua fase de expansão, e as alternativas

CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS PRESENTES NA ATIVIDADE PESQUEIRA DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL Confl itos gerados por práticas pesqueiras agressivas ...66. Confl itos gerados

promovidas durante o ano. Ações como Blitz ecológicas, palestras em comunidades e escolas, panfletagem, seminários, trilhas interpretativas, divulgação em meios de

litoral e sertão; no roteiro, na experiência de viagens e suas relações com outras marchas de produção de conhecimento pelo território; no registro