• Nenhum resultado encontrado

Rev. adm. empres. vol.42 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. adm. empres. vol.42 número4"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

116 • ©RAE • VOL. 42 • Nº 4

CREATING SHAREHOLDER VALUE: A guide for managers and investors Alfred Rappaport. New York The Free Press, 1998 – revised and updated. 205 p.

Rappaport é um dos pioneiros na apresentação metodológica do conceito de Criação de Valor ao Acionista. Utiliza os conceitos do Lucro Econômico e de fluxo de caixa descontado como instru-mentos de avaliação da administração e evolução da performance das empresas. Põe em evidência as deficiências que os conceitos tradicionais de análise apresentam e as diferenças e benefícios pro-porcionados pelo uso da metodologia de Criação de Valor no estabelecimento de estratégias empre-sariais e remuneração aos gestores.

THE QUEST FOR VALUE – A guide for senior managers G. Bennett Stewart, III. Harper Business, New York, NY – 1991 – 781 p.

Neste livro, Stewart introduziu a metodologia do EVA‚ – Economic Value Added. Desenvolve os conceitos demonstrando as vantagens da utilização da abordagem com foco na Criação de Valor ao Acionista - EVA‚ para a correta análise do desempenho econômico-financeiro da empresa, quando comparados com os conceitos tradicionais de análise. Demonstra a utilização da metodologia com a aplicação das fórmulas tomando empresas como exemplos. Defende o uso do EVA‚ para o estabele-cimento da remuneração variável e apresenta instrumentos a ser utilizados na definição dos incen-tivos aos gestores que criem valor ao acionista.

VALUE BASED MANAGEMENT. The Corporate Response to the Shareholder Revolution John D. Martin e J. Willian Petty – Harvard Business School Press, Boston - 2000 - 249 p.

Martin e Petty apresentam os conceitos e instrumentos para a utilização do VBM, metodologia que tem a finalidade de direcionar a administração da empresa para a criação de valor ao acionista. Demonstram que as principais metodologias que defendem a criação de valor ao acionista, utilizam entre outros conceitos, o tradicional método do fluxo de caixa descontado, para avaliar novas opor-tunidades de investimentos. Apresenta as vantagens e desvantagens com o uso dos métodos e a contribuição para a criação de valor, como também faz a conexão com o sistema de remuneração variável aos gestores.

IN SEARCH OF SHAREHOLDER VALUE. Managing the drivers of performance Andrew Black, Philip Wright e John E. Bachman – Pitman Publishing, London 1998 – 292 p.

Os autores descrevem os conceitos da metodologia de criação de valor, usando os direcionadores de valor das atividades como indicadores chaves de medidas, bem como os instrumentos ao qual a criação de valor pode ser mensurada. Apresentam os conceitos para a determinação do custo médio ponderado de capital e demonstram as aplicações da criação de valor em vários setores e países.

THE VALUE IMPERATIVE. Managing for Superior Shareholder Returns James M. McTaggart, Peter W. Kontes e Michael C. Mankins – The Free Press, New York, N.Y. 1994 – 366 p.

Os autores defendem que a administração de valor deve ser direcionada ao objetivo estratégico da empresa para se obter, consistentemente, a criação de valor ao acionista. Demonstram a amplitu-de conceitual do tema e a necessidaamplitu-de amplitu-de entenamplitu-der e aplicar os direcionadores amplitu-de valor nas ativi-dades da empresa e/ou uniativi-dades de negócio. Enfatizam o uso da estratégia como instrumento de administração para melhorar a performance da empresa que tem como objetivo a criação de valor ao acionista.

CRIAÇÃO DE VALOR AO ACIONISTA

Criação de Valor ao Acionista é um tema atual que vem sendo divulgado na literatura pela área financeira. Entre-tanto sua abrangência é ampla atingindo a estratégia, mis-são e valores da empresa como é possível observar na lista que se segue elaborada pelo Professor Oscar Malvessi, con-sultor e professor adjunto do departamento de Contabili-dade, Finanças e Controle da FGV-EAESP.

As metodologias com foco na Criação de Valor ao Acionista

se diferenciam das demais técnicas de administração, por-que habilitam dirigentes e gestores a utilizar, de maneira mais eficiente, os recursos humanos e financeiros disponí-veis em seus negócios. Os instrumentos propiciam respos-tas com alternativas tangíveis, rápidas e claras, demons-trando os caminhos para obter retorno econômico nos in-vestimentos, criando valor ao acionista e demais colabora-dores do negócio.

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Isso será feito sob o ponto de vista dos conceitos apresentados pelo físico Serge Nahon, em “ Contribuição ao Estudo das Ondas de Formas a Partir da Mumificação

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Se no cadastro da administradora, foi selecionado na aba Configurações Comissões, para que as comissões fossem geradas no momento da venda do contrato, já é

IV - decidir sobre a aplicação de uma ou mais das medidas prudenciais preventivas previstas na legislação vigente, a multa cominatória a elas relacionadas e sua eventual

São Paulo State: Mogi-Guaçu, Distrito Martinho Prado Júnior, Reserva Biológica de Mogi- Guaçu, 22.XI.1977, V.L.R.. Capelari

Por sua vez, se o valor acrescentado é inferior ao valor mínimo de retorno, o valor criado será negativo, estando-se assim perante a uma situação de destruição

A casa de Montezuma —qua- se centenário viveiro de júris- tas, guarda das tradições jurl- dicas e cívicas de nossa pátria, defensora da Justiça e do Direi- to,