• Nenhum resultado encontrado

COMPOSIÇÃO. A CVM é quem define os participantes do mercado de capitais. São eles:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMPOSIÇÃO. A CVM é quem define os participantes do mercado de capitais. São eles:"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

(4)

COMPOSIÇÃO

A CVM é quem define os participantes do mercado de capitais. São eles:

Empresas de capital aberto: companhias que têm o seu capital social representado em ações distribuído em oferta pública.

Intermediários:relacionam aplicadores e captadores de recursos financeiros, são os bancos de investimentos corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, agentes autônomos de investimento e administradores de carteiras de investimentos.

Administradores de mercado: as bolsas de valores (locais onde títulos e valores mobiliários são negociados), as depositárias (centrais onde há a custódia dos títulos) e as consultorias de assessores de mercado.

Analistas de mercado dos valores mobiliários:analisam dados para obterem informações de mercado.

Empresas de auditoria:realizam pareceres de forma a aumentar a confiabilidade das informações empresariais.

Investidores:podem ser pessoas físicas ou jurídicas, tanto nacionais quanto estrangeiras, que possuem poupança financeira e demandam títulos e valores mobiliários para ganhos futuros.

(5)

MERCADO PRIMÁRIO

É o local onde ocorrem as primeiras negociações das sociedades anônimas, ou seja, é onde ocorre a subscrição (venda) de novas ações aos investidores interessados.

Os recursos que são captados no mercado primário são destinados exclusivamente à empresa emissora das ações e geralmente são utilizados para expansão, liquidação de dívidas, realização de aquisições etc.

Geralmente, a entrada de uma companhia no mercado primário acontece através do IPO (Initial Public Offer)., é o evento responsável por lançar as ações na Bolsa e distribuí-la entre os investidores.

(6)

MERCADO PRIMÁRIO

Para se fazer um IPO, a companhia precisa cumprir diversos requisitos regulatórios e legais:

Estar constituída como uma sociedade anônima, onde o seu capital está dividido em ações;

Deve cumprir os requisitos de emissão de relatórios financeiros e auditados de forma externa;

Deve cumprir com os aspectos fiscais;

Seguir os critérios de governança corporativa;

Ter mecanismos de controle interno.

(7)

MERCADO SECUNDÁRIO

Após o lançamento das ações no mercado primário por seus agentes emissores e comprados pelos investidores, as negociações de compra e venda dos ativos passam a ser realizadas no mercado secundário. É lá em que as pessoas podem comprar ou vender os ativos entre eles por intermédio da bolsa de valores.

Além disso,o lucro ao negociar uma ação vai para o investidor que vendeu e não para a empresa emissora.

Vale lembrar que tanto no mercado secundário quanto no mercado primário, as ações não são os únicos tipos de investimentos disponíveis.

(8)

(9)

NEGOCIADOS NA BOLSA BRASILEIRA

Ações

São títulos que representam uma parte de uma empresa. Quando se compra uma ação, a pessoa se associa à empresa e tem direito a participar dos lucros dela. O valor de compra e venda de ações são definidos pelo mercado. O preço de uma ação é determinado e varia de acordo com diversos fatores, como a gestão da empresa, a sua situação e as condições gerais da economia.

Fundos Imobiliários

Um fundo imobiliário é um produto financeiro destinado à aplicação em empreendimentos imobiliários, incluindo, além da aquisição de direitos reais sobre bens imóveis, o investimento em títulos que possuem relação ao mercado imobiliário, como letras de crédito imobiliário, letras hipotecárias, cotas de outros fundos imobiliários e certificados de recebíveis imobiliários.

ETFs (Exchange Traded Funds)

É uma carteira passiva que parte de um índice de referência. Pode ter como referência o índice de uma bolsa de valores inteira (BOVA11), ou especificamente de um setor (SMAL11).

Fundos de Investimento

São um condomínio de investidores. Reúnem os recursos de vários indivíduos de forma com que eles sejam aplicados em conjunto no mercado financeiro e de capitais. Os ganhos são divididos entre os participantes de acordo com a proporção do valor depositado por cada um. O dinheiro dos participantes somado forma o patrimônio do fundo, que é aplicado por uma instituição ou gestor. As decisões devem obedecer objetivos e políticas do fundo. Os fundos podem investir em ações, CDB, debêntures, moedas, derivativos e investimentos estrangeiros.

BDRs: Brazilian Depositary Receipts são recibos de empresas negociadas no exterior. Através das BDRs, é possível investir em companhias estrangeiras sem precisar abrir conta em uma bolsa internacional. Não há necessidade de fazer câmbio.

(10)

NEGOCIADOS NA BOLSA BRASILEIRA

Tipos de ações

Ordinárias (ON): As ações ordinárias são ações comuns de uma empresa e são representadas com o número 3 após o ticker da empresa. Ex: ITUB3, BBSA3, ITSA3 etc. Os donos das ações ordinárias tem direito a voto nas assembleias das companhias. Tanto os votos quanto o lucro são proporcionais à quantidade de ações que o investidor possui.

Preferenciais (PN): As ações preferenciais, como o nome diz, dão preferência aos acionistas sobre o pagamento de dividendos.

Quando há a falência da empresa ou a sua liquidação, essa preferência se mantém. Os donos das ações preferenciais tem garantia de um dividendo fixo, o que não acontece com as ações ordinárias. Da mesma forma, os que possuem ações PNs não têm direito a votar nas assembleias. Isso pode mudar de acordo com o estatuto da empresa. As ações preferenciais são chamadas de exigíveis. Em qualquer momento a empresa pode compra-las de volta de seus acionistas. As ações preferenciais são representadas pelo número 4 após o ticker da empresa: ITUB4, BBSA4, ITSA4 etc.

Units: As units são certificados de depósito de ações: são pacotes que são formados por diversas formas de papéis. Geralmente são formadas por ações ordinárias e ações preferenciais. São representadas pelo número 11 após o ticker da empresa. Nem todas as companhias possuem units.

(11)

NEGOCIADOS NA BOLSA BRASILEIRA

Tipos de fundos imobiliários:

Fundos de tijolo:São fundos que compram e constroem imóveis para alugar. Os cotistas recebem uma quantia em dinheiro periodicamente de acordo com os aluguéis e de maneira proporcional, na forma de dividendos em relação às cotas adquiridas. Exemplos: shoppings, lajes corporativas, galpões, agências bancárias, hotéis, escolas, universidades, hospitais, imóveis residenciais etc. Ex: HGRE11, XPMALLS11, HGLG11 etc.

Fundos de desenvolvimento:Investem na construção de imóveis para vender. O lucro é obtido a partir da diferença entre o preço da construção e a venda. Incorporação imobiliária. Alto risco para o investidor. Maior rentabilidade. Os fundos costumam dar uma renda mínima aos cotistas para incentivá-los a continuar investindo durante a construção. Ex: KNRE11, HUSC11 etc.

Fundos de compra e venda: Buscam o lucro com a compra e venda de imóveis.Tentar comprar na baixa e vender na alta.

Fundos de recebíveis imobiliários:Faz investimentos em produtos de renda fixa, apesar disso, continua sendo um ativo de renda variável, pois investe em títulos de renda fixa que são usados para captar recursos para investir no mercado imobiliário. Investem em CRIs e LCI. Ex: RECR11 e MXRF11.

Fundos de fundos:Fundos que investem em outros fundos imobiliários. Buscam a diversificação e variam de acordo com o perfil de risco do investidor. Tem a vantagem de diversificar com aportes menores, mas a desvantagem de se pagar uma taxa de administração mais cara. Ex: HGFOF11, BCFF11.

(12)

NEGOCIADOS NA BOLSA BRASILEIRA

Tipos ETFs

Índices amplos: Esse tipo de ETF tem como composição as ações que fazem parte de um índice de referência. Por exemplo, o ETF BOVA11 busca ser um reflexo da performance, descontando as taxas e despesas, do índice Bovespa.

Segmentados:Tipo de ETF focado em tipos de ativos específicos. Ex: GOLD11.

Setoriais:Tipos de ETF focados em setores específicos da economia. Ex: ECOO11,

Internacionais:Mesma lógica dos ETFs de índices, mas aplicados a índices estrangeiros. Ex: IVVB11, XINA11.

(13)

NEGOCIADOS NA BOLSA BRASILEIRA

Tipos de fundos de investimento

Fundos de renda fixa: são compostos por, no mínimo, 80% de ativos de renda fixa, como títulos públicos (Tesouro), títulos privados e títulos de emissão bancária (CDBs e LCIs/LCAs, por exemplo).

Fundos de ações: Os fundos de ações focam na renda variável e investem, no mínimo, 67% dos recursos em ações ou ativos relacionados, como bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas dos fundos de índice de ações e BDRs (Brazilian Depositary Receipts).

Fundos multimercado: Investem em ativos variados, como renda fixa, câmbio e ações, com diferentes combinações e porcentagens de renda fixa e variável, promovendo maior diversificação.

Fundos cambiais: investem na variação de moedas estrangeiras como dólar ou euro. São tipos de fundos de investimentos muito utilizados para operações de hedge (proteger o poder de compra diante da oscilação da moeda).

(14)

INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS

Mesmo morando no Brasil, é possível fazer investimentos fora do país com regras bem parecidas com as que são aplicadas aqui.

A Europa e os Estados Unidos são os lugares mais acessíveis para investidores brasileiros (pessoa física). É possível abrir contas em corretoras que compram ativos norte-americanos em pouco tempo. Algumas empresas brasileiras também já fazem esse serviço com atendimento em português.

Especificamente, nos EUA, as pessoas tem acesso a uma quantidade de ativos muito superior aos ativos listados na bolsa brasileira. Muitas empresas da latino-americanas preferem se expor na bolsa norte-americana, como a XP e o Mercado Livre.

(15)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

Os EUA, diferentemente do Brasil, possui várias bolsas de valores, as duas principais são:

NYSE (New York Stock Exchange): Criada em 1792, é a Bolsa mais antiga dos EUA. É a maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. Fica localiza em Wall Street, em Nova York. Possui um market share de cerca de U$20 trilhões. Enquanto a B3 tem cerca de 500 empresas que negociam na sua bolsa, a NYSE tem mais de 2500 companhias. Algumas empresas listadas: Coca-Cola, Walmart, Disney, Boeing, McDonald’s etc.

NASDAQ: É a segunda maior bolsa de valores dos EUA e do mundo em valor de mercado, mas é a bolsa com maior volume financeiro médio por dia. Conhecida por conter as principais ações do setor tecnológico. Algumas empresas listadas: Apple, Adobe, Amazon, Microsoft etc.

(16)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

Os índices mais utilizados para as variações dos ativos norte-americanos são o Dow Jones, o S&P 500 e o índice Nasdaq.

Dow Jones: Baseado nas 30 maiores ações das empresas dos EUA.

S&P 500 (Standard & Poor's 500): É composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas NYSE e Nasdaq. Para fazer parte do índice, as empresas são qualificadas devido ao seu valor de mercado, a liquidez e outros critérios como a flutuação pública. No índice, cada ativo tem um peso proporcional de acordo com o seu preço de mercado.

(17)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

Os tipos de ativos listados nas bolsas estadunidenses são:

Stocks

Reits

Fundos de investimento

ETFs

(18)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

Stocks

Nome dado às ações listadas nas bolsas dos Estados Unidos.

Diferentemente das ações listadas na bolsa brasileira, não é necessário comprar 1 ação inteira para começar a investir. Por exemplo, é possível comprar 0,00023 de AAPL (Apple) ou DIS (Disney). No Brasil, só é possível comprar 1 ação de ITUB3 no mínimo.

Tal como no Brasil, algumas empresas também distribuem dividendos. Entretanto, essa tendência é muito menor nos EUA, já que o país cobra impostos sobre isso. Dessa forma, grande parte das empresas preferem reinvestir os lucros em vez de distribuí-los aos seus acionistas.

(19)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

REITs (Real Estate InvestmentTrusts)

São empresas que focam no mercado imobiliário. São empresas que compram e operam com imóveis de forma a obter renda para seus investidores.

São parecidos com os fundos de investimento imobiliário, mas não o são. Os fundos imobiliários são fundos e os REITs são empresas. Quanto à distribuição de lucros, os REITs precisam distribuir 90% aos acionistas, já os fundos imobiliários precisam distribuir 95%. Por serem empresas, os REITs também podem contrair dívidas, já os fundos imobiliários não podem se alavancar.

Nos Estados Unidos, o investimento em reits é feito de maneira semelhante às ações: o investidor adquire

participação na empresa que mantém os imóveis. Então, ele recebe a distribuição do lucro conquistado com os ativos.

(20)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

Tipos de REITs (Real Estate InvestmentTrusts)

Mortgage: São como fundos de papel. Não negociam diretamente imóveis físicos, mas negociam títulos ligados ao setor imobiliário, tal como certificados, recebíveis ou hipotecas.

Equity: Tipo de REIT parecido com os fundos imobiliários de tijolos, ou seja, investe em imóveis físicos, como apartamentos e imóveis residenciais, hotéis, centros comerciais, escritórios, malls, galpões, hospitais, terrenos florestais, cemitérios, prisões, data centers etc.

(21)

CASO: ATIVOS LISTADOS NOS EUA

ETFs

Os ETFs funcionam de forma muito parecida em relação aos ETFs negociados na bolsa brasileira. Entretanto, a variedade de ETFs disponíveis na bolsa norte-americana é muito maior.

Há ETFs de diversos setores, como Cannabis, Energia solar, empresas disruptivas, REITs de imóveis espalhados pelo mundo, empresas coreanas, empresas chinesas, empresas canadenses, empresas de tecnologia, empresas do setor de genética etc.

São diversas alternativas para o investidor diversificar sem se preocupar tanto em analisar uma empresa específica.

(22)

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Há algumas nomenclaturas utilizadas pelo mercado de capitais para descrever certos tipos de operação, comportamento de mercado, variação das ações etc.

Bear Market: Situação em que os preços dos papéis negociados estão em tendência prolongada de queda. Esse panorama causa pessimismo generalizado entre os investidores, provocando um efeito dominó de desvalorização. Geralmente ocorre na a partir de uma expectativa quanto à queda de lucro das empresas, causando a venda das posições. Mesmo quando os fundamentos melhoram, a cotação pode acabar não acompanhando essa evolução.

Bull Market: É o panorama inverso. É o termo utilizado para definir os momentos de grande otimismo.

Short: Estratégia em que o investidor busca o lucro com a queda do preço do ativo. Também conhecido como operar vendido ou venda a

descoberto. Ao fazer isso, o investidor aposta na queda da cotação de um ativo, se o preço cair ele lucra, se há a valorização, ele perde dinheiro. É necessário alugar o ativo que será objeto da negociação e vende-lo na bolsa de valores. Quando opera vendido, o investidor não possui o ativo.

Alavancagem: pedir emprestado para aumentar os rendimentos.

Day trade: operações realizadas no mesmo dia.

Swing trade: operações que duram dias, semanas ou meses.

Buy and Hold: comprar a ação com mentalidade de longo prazo.

(23)

QUESTIONAMENTOS

 Vantagens e desvantagens de se investir nos EUA

 BDRs vs Stocks e Reits

(24)

(25)
(26)

SINATORA, J. R. P. Mercado de Capitais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

CVM. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disponível em:

https://www.investidor.gov.br/menu/Investidor_Estrangeiro/o_mercado_de_valores_brasileiros/Estrutura_Fun cionamento.html.

CVM. Entendendo o Mercado. Disponível em:

https://www.investidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html.

CVM. Mercado Primário x Mercado Secundário. Disponível em:

https://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/funcionamento_mercado/mercado_primario.html#:~:te xt=O%20mercado%20prim%C3%A1rio%20%C3%A9%20aquele,empresa%20ou%20para%20o%20caixa.

Referências

Documentos relacionados

Por um lado, a simplicidade das sociedades primitivas australianas e, por- tanto, da religião por elas expressa, torna mais fácil descobrir as formas elementares da religião, por

Distribuição das armadilhas Moericke, Pitfall e McPhail para captura de himenópteros em área de produção de melancia no município de Baraúna-RN, (distribution of Moericke,

serviços de Licença de Uso de Software Tributário para Gerenciamento do Sistema de Arrecadação, com treinamento, acompanhamento e congêneres, gerenciamento com

Construção e operacionalização do projeto de ação para orientação do estágio de observação da prática docente em aulas de Biologia no Ensino Médio. Reflexão crítica acerca

O BOVESPA MAIS é o segmento de listagem do mercado de balcão organizado administrado pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA), idealizado para tornar o

A FROMM Holding AG investiga, projecta, desenvolve e fabrica uma linha completa de máquinas e equipamentos para cintagem (máquinas manuais a soluções automáticas),

Os cookies de marketing são utilizados para fornecer mais conteúdo relevante e do interesse dos Usuários. Podem ser utilizados para apresentar publicidade com um maior

Para a Avaliação de Defesa/Discussão do Projeto de Pesquisa serão atribuídas notas de 0 a 10 e será exigida uma nota mínima 6,00 (seis) para aprovação do candidato porque se