• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES AVM – FACULDADE INTEGRADA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA DO RAMO VAREJO

Lucas Tinoco Manhães Barbosa

ORIENTADOR:

Prof. MARIO LUIZ

Rio de Janeiro, Niterói.

2016

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEIDE DIREITO AUTORAL

(2)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES AVM – FACULDADE INTEGRADA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em MBA Gestão Empresarial

Por: Lucas Tinoco Manhães Barbosa

ANÁLISE DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA EMPRESA DO RAMO VAREJO

Rio de Janeiro, Niterói 2016

(3)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

CAPÍTULO I

Definição de Comunicação

1.1 – Fundamentação Teórica 05

1.2 Comunicação Organizacional 07

CAPÍTULO II 09

Comunicação Interna 2.1 – Planejamento de comunicação na empresa 11

2.2- Fatores da comunicação Interna 14

2.3 – A importância da comunicação Interna 15

CAPÍTULO III 3.1 – Analisando o processo de comunicação. 17

3.2- Abordagem metodológica e tipo de pesquisa 18

3.3 - Análise e forma de apresentação de dados. 18

3.4- Analise geral da pesquisa 27

CONCLUSÃO 29

BIBLIOGRAFIA 30

(4)

INTRODUÇÃO

Em uma empresa, não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível o atingimento de resultados.

A comunicação interna nas organizações, valorizada ou reconhecida como de vital importância para o desenvolvimento, na era da informação e em um momento em que a tecnologia é disponibilizada a todo momento, a habilidade no processamento de dados e a transformação desses dados em informações estão mais acessíveis e prontas para serem usadas como ferramentas na tomadas de decisões, representa uma oportunidade valiosa na melhoria do processo de comunicação no mundo corporativo.

Só através de uma comunicação interna eficiente, é que acontece essa troca de informações.

O trabalho tem como objetivo avaliar os processos e meios de comunicação e sua eficácia mostrando a relevância da comunicação interna para a empresa e seus colaboradores.

A pesquisa foi realizada em uma empresa de grande porte no ramo de varejo na cidade do Rio de Janeiro, RJ destacando a importância da comunicação no relacionamento dos colaboradores e seus gestores e vice e versa, identificando ainda as formas de comunicação usada na empresa e mostrando que quando aplicada corretamente resulta em benefícios e aumento de resultados minimizando erros e melhorando a rotina do trabalho.

Palavras-chave: Comunicação. Organização. Relacionamento.

(5)

CAPÍTULO I

Definição de Comunicação

1.1. Fundamentação Teórica.

Com objetivo apresentar a comunicação, de uma forma geral, a fim de criar o seu entendimento para que possa posteriormente analisá-la em um uma organização, isto é, compreender a comunicação organizacional e as suas dimensões: comunicação institucional e comunicação interna.

Quanto a sua conceituação, Straubhaar (2004) afirma que a Comunicação é o processo de troca de informação e por sua vez, informação é, em resumo, o conteúdo da informação. Da mesma forma, Hohlfeldt (2001) cita que a comunicação é o a troca de informações e tem uma existência sensível e de domínio real, trata-se de um fato concreto do cotidiano dotado de uma presença quase exaustiva na sociedade contemporânea. Na comunicação incluem-se conversas cotidianas, trocas simbólicas de toda ordem, isto é, da produção dos corpos às marcas de linguagem, que povoam nosso dia-a-dia.

A comunicação se tornou uma ferramenta importante para os seres humanos desde os seus primórdios, visto que antigamente a comunicação era realizada através de gestos, a chamada linguagem corporal, e ainda fazia desenhos nas cavernas a fim de comunicar e passar uma informação a outra pessoa. A manifestação primária de comunicação propriamente dita é a manifestação oral, através da fala. Por conseguinte fora realizada a comunicação escrita, no entanto, no seu começo era realizada apenas pela elite (LUPETTI, 2007).

(6)

Sendo componente básico da vida social, experiência permanente do homem, onde o seu aprendizado começa com os primeiros dias de vida. Aprendem-se as formas comunicativas de cultura, se aprende a se comunicar e se reconhecem os modelos comunicativos com os quais possam se defrontar.

Segundo Holfeldt (2001) a comunicação é apresentada por um processo onde uma fonte de informação seleciona uma mensagem desejada a partir de um conjunto de mensagens possíveis, codifica esta mensagem transformando-a num sinal passível de ser enviada por um canal ao receptor, que fará o trabalho do emissor ao inverso. Resume-se que a comunicação é um processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal, a um destinatário. No entanto, no meio deste processo existe a fonte de ruído, isto é, uma possível interferência que atua sobre o canal e atrapalha a transmissão.

Partindo do mesmo ponto de vista, Wolf (2001), afirma que a transferência da informação efetua-se da fonte para o destinatário, na medida em que a transferência da energia se efetua do transmissor para o receptor, representada na Figura abaixo.

Figura: Processo de comunicação (KOTLER, P. e KELLER, K. L., 2006)

(7)

1.2 Comunicação Organizacional

Nas organizações a comunicação apresenta diferentes formas que variam de acordo com os elementos, contexto e tipo de comunicação a ser usado, podendo ser dividido em dois itens: comunicação verbal e comunicação não verbal.

Na comunicação Verbal envolve participação, transmissão e trocas de conhecimento e experiências. A comunicação verbal pode ser: interna – quando o processo acontece dentro da empresa e externa – quando esse processo ultrapassa os limites da empresa, ocorrendo entre esta e funcionários ou instituições de outras organizações

Quanto à transmissão da mensagem, a comunicação ocorre de duas formas:

oral e escrita. Para se ter idéia da importância das comunicações orais, basta lembrar que elas estão no cerne dos problemas de relacionamento entre setores ou na raiz das soluções de integração horizontal/vertical.

Muitas questões pendentes poderiam ser resolvidas com uma comunicação eficaz, contatos, reuniões de integração, avaliação, análise, controle e feedback. Como se percebe, as comunicações orais merecem atenção.

Quanto ao tipo de comunicação a ser utilizada, pode ser: formal (realizada através da hierarquia) e informal (realizada fora do sistema convencional).

Em relação a Comunicação não verbal, o propósito deste tipo de informação é exprimir sentimentos sem usar a palavra. Exemplo: balançar a cabeça para indicar um “sim”. Segundo Du Brin (2001), este tipo de comunicação de um modo geral pode ser dividida em oito categorias:

 Ambiente: espaço físico. Exemplo: a decoração do escritório ou hotel escolhido para uma reunião de negócio.

(8)

 Posição do corpo: apresenta-se a uma pessoa em um estilo esportivo pode indicar aceitação ou ser interpretado como desleixo.

 Postura: inclinar-se em direção a outra pessoa sugere ser favorável em relação à mensagem.

 Gestos das mãos: aplausos e, se, com as palmas abertas para cima perplexidade.

 Expressões e movimentos faciais: aspectos da face e movimentos com a cabeça podem indicar aprovação, desaprovação ou descrença.

 Timbre de voz: podem comunicar confiança, nervosismo ou entusiasmo.

 Vestuário, adorno e aparência: comunicam mensagens como: ”acho esta reunião importante”.

 Reflexão: muitos sinais não verbais são ambíguos. Exemplo: um sorriso indica calor humano, mas, às vezes pode indicar nervosismo.

Seja através da comunicação verbal ou não verbal, a informação é indispensável aos funcionários de uma empresa como base para atingir metas. É através da informação que se pode detectar áreas problemáticas capazes de impedir a consecução de objetivos.

É também, por meio dela que são avaliados desempenhos individuais.

e/ou coletivos. E ainda, só através de informações torna-se possível fazer os ajustes necessários para que o resultado no trabalho seja alcançado.

(9)

CAPÍTULO II Comunicação Interna

A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para as organizações no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação interna, gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes internos.

É necessário às organizações conhecerem as características das várias formas de comunicação, pois cada uma influenciará de forma especifica e o seu planejamento administrativo estratégico.

Por isso, entendemos que a comunicação interna abrange:

 A comunicação entre departamentos, órgãos, unidades, etc.

 A comunicação entre pessoas dos mesmos departamentos, órgão, unidades,etc;

 A comunicação entre gestores;

 A comunicação entre funcionários e a chefia direta, como supervisores e gerentes, e chefia indireta, como diretores e presidentes.

Hoje, segundo Curvello (2012, p.22), “podemos definir a comunicação interna como o conjunto de ações que a organização coordena com o objetivo de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos e que podem contribuir para a construção de boa imagem pública.” Geralmente, engloba a comunicação administrativa (por meio de memorandos, cartas-circulares, instruções), a comunicação social (que se utiliza de boletins, jornais internos, vídeo, revistas, intranet) e a comunicação interpessoal (comunicação face a face, funcionários/funcionários, chefias/subordinados).(Curvello, 2012).

(10)

Essa comunicação no interior das organizações se opera por meio de fluxos, geralmente quatro, aqui identificados: Fluxo ascendente, fluxo descendente, fluxo horizontal e, com o advento de tecnologias como o e-mail e as intranet, o fluxo transversal:

 Fluxo descendente: com as informações se originando nos altos escalões e sendo transmitidas ao quadro de funcionários, por meio de inúmeros canais, entre eles os clássicos boletins ou jornais de empresa.

 Fluxo ascendente: caracteriza pelas informações, geralmente sugestões, críticas e apelos, oriundas dos funcionários e dirigidas à direção.

 Fluxo horizontal ou lateral: é aquele que move a organização no seu dia-a-dia, através da comunicação entre pares, entre setores, situando se quase sempre no campo informal.

 Fluxo transversal: teria o poder de subverter as hierarquias, ao permitir a transmissão de mensagens entre funcionários de diferentes setores e/ou departamentos e mesmo entre níveis hierárquicos diferentes, sobretudo no contexto de projetos e programas interdepartamentais.

A comunicação organizacional, entretanto, está inserida num macro ambiente que exerce forte influência, agindo por meio de fatores psicológicos, sociais e culturais e que muitas vezes interfere decisivamente no processo comunicativo.

(11)

2.1. Planejamento de comunicação na empresa

Há vários casos de empresas que contam com planos de comunicação interna que são falhos ou pouco eficientes, e que acabam provocando problemas como conflitos entre membros da equipe e até mesmo o total comprometimento do clima organizacional.

É fundamental ter a consciência de que a comunicação interna precisa ser eficiente, pois ela é indispensável para o sucesso da gestão estratégica empresarial.

Diagnóstico interno, antes de comunicar, você precisa ouvir, ou seja, conhecer as expectativas e percepções da equipe e escutá-los. Fazer isso possibilita não somente um diagnóstico completo, como também a valorização dos funcionários, que passam a se sentir parte essencial da equipe e das estratégias empresariais. Antes de traçar uma estratégia, temos que conhecer profundamente o estado atual da equipe, tais como:

 Expectativas dos funcionários em relação ao futuro no trabalho e à própria empresa;

 Se a política interna atual é coerente com a cultura e a política global da empresa;

 Se existem veículos de informação adequados para a comunicação interna.

Você pode desenvolver o diagnóstico interno através de um questionário neutro, claro, progressivo e lógico, sempre trazendo questões que começam no geral e se direcionam para o particular. É fundamental identificar a cultura da empresa e de que forma ela é percebida pelos colaboradores.

Organização, depois do diagnóstico interno, você precisa identificar quais são os pontos fracos e fortes da política atual de comunicação, das perspectivas dos funcionários e da cultura da empresa. Concluído isso, podemos definir os objetivos para a comunicação interna da empresa.

(12)

É essencial buscar o público-alvo certo para a ação de comunicação interna, já que, uma empresa é formada por diversos tipos de pessoas e grupos, a mensagem precisa ser definida especialmente para cada um deles.

Depois de definir os objetivos, o responsável pela gestão do plano precisa identificar quais serão as ferramentas mais eficientes para que a comunicação interna consiga os objetivos esperados. A escolha do meio dependerá do tamanho da empresa e também do orçamento destinado ao plano, e alguns exemplos são:

Reuniões e palestras

Vantagens: imediatismo, informação de referência transmitida de forma clara, ideal para pequenas e médias empresas.

Desvantagens: excesso pode causar certo desinteresse.

Folhetos

Vantagens: chega para toda equipe e leva as novidades da empresa.

Desvantagens: pode custar caro.

Caixa de sugestões

Vantagens: motiva criatividade, iniciativa e participação entre todos os colaboradores.

Desvantagens: necessidade de fazer consultas regulares.

Jornal da empresa

Vantagens: pode ser distribuído na própria empresa ou na residência dos colaboradores; referência em comunicação interna.

Desvantagens: pode custar caro e depender de equipe especializada (assessor de impressa ou jornalista).

(13)

Intranet

Vantagens: circulação rápida e eficiente de informação.

Desvantagens: necessidade de atualização frequente.

E-mail

Vantagens: rápido, barato e permite o envio de newsletter, por exemplo.

Desvantagens: necessidade de programa para que toda a empresa tenha acesso.

2.2. Fatores da comunicação interna.

O Fator Estratégico quando proporciona a troca de conhecimento, na divulgação de informações, de objetivos estratégicos e aspectos da cultura organizacional, criando uma linguagem única a todos os níveis e incentivando o debate em um ambiente no qual os colaboradores têm liberdade para discutir questões relevantes em um espaço realmente integrado..

Integração: quando incentiva o diálogo e por meio deste são estabelecidas relações estáveis e duradouras, fundamentais para a criação um ambiente favorável à troca de experiências e de conhecimentos, integrando os clientes internos aos objetivos e metas da organização.

E o Fator Motivação e Satisfação, quando os clientes internos têm acesso às informações e a oportunidade de externar suas opiniões - liberdade de participação.

Os fatores responsáveis por falhas de comunicação dentro das empresas de acordo com a pesquisa realizada, por ele, foram:

- Falta de percepção das lideranças nas pessoas coordenadas, atuando de forma única de acordo com as características cognitivas de cada indivíduo;

- Falta de feedback sobre o serviço, causando desmotivação;

(14)

Segundo Pinto (2009), a comunicação interna precisa ser vista dentro de conceitos estratégicos, desempenhando a função de coordenar o processo de formulação das mensagens que a corporação transmitirá a todos os seus públicos, especialmente quando se tratar dos temas sensíveis. Destaca também, que é preciso desenvolver os canais mais adequados para cada tipo de mensagem e para cada público, desenvolver mecanismos de feedback sobre a efetividade da comunicação e finalmente construir relacionamentos leais e duradouros por meio de processos estruturados de diálogo. Para isso, a organização necessitará desenvolver um planejamento integrado de ações de comunicação, estabelecendo os objetivos e definindo programas de ação necessários para atingi-los. A imagem de uma organização depende da impressão que ela gera em cada um de seus públicos.

Com isso, Pinto conclui que é fundamental o bom planejamento da comunicação interna quando pretende construir ou renovar a imagem de uma empresa. Primeiro porque o cliente interno é um dos públicos a ser atingido pelo marketing total da empresa, para que trabalhe melhor e produza mais.

Além disso, porque são os colaboradores da companhia que irão entrar em contato com os clientes externos, levando a eles a própria impressão que possuem de seu local de trabalho. Outro ponto que Pinto destaca, é o imenso poder que os colaboradores internos têm na formação da opinião pública sobre a empresa. Por isso, a comunicação externa é importante para a visibilidade de qualquer organização, mas não se deve esquecer a importância estratégica da comunicação interna eficaz reduz o esforço dispensado em conflitos gerados pela falta de informação, aumenta produtividade através da capacitação dos clientes internos que sabem o que fazer e como fazer, se ganha tempo, pois os clientes internos param de desperdiçar tempo com fofocas e rumores.

(15)

2.3. A importância da comunicação interna.

A comunicação interna é considerada muito importante, porque as empresas buscam um diferencial no mercado de trabalho, com isso, a valorização dos funcionários torna-se intensa, para que sejam atingidos os objetivos e principalmente na construção de relacionamentos harmoniosos fortalecendo as relações do público interno (MARCHIORI, 2004).

A qualidade da comunicação interna passa pela disposição da direção em abrir as informações; pela autenticidade, usando a verdade como princípio; pela rapidez e competência; pelo respeito às diferenças individuais; pela implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidade para mudanças culturais necessárias, pela utilização das novas tecnologias; pelo gerenciamento de pessoal técnico especializado, que realize efetivamente a comunicação de ir-e- vir, numa simetria entre chefias e subordinados. (KUNSCH, p. 160, 2003).

As empresas que possuem bons sistemas internos de comunicação conseguem alcançar melhores condições de planejamento estratégico, pois As informações da base chegam com mais fluidez e confiabilidade ao topo da pirâmide organizacional.

Também conseguem fazer com que o processo produtivo seja mais dinâmico, uma vez que as diretrizes chegam a quem as executa de forma íntegra. Os funcionários são cada vez mais parceiros da organização, quanto mais informados estiverem, mais envolvidos e comprometidos com o trabalho estarão, ampliando sua visão para a missão da organização, dando-lhe mais conhecimento dos processos de suas tarefas. As ações geradas na organização precisam fazer sentido para os funcionários, o que o seu trabalho representa para a organização no todo, qual a importância de suas tarefas realizadas, isso na maioria das vezes será encontrado no processo de comunicação interna.

O que a comunicação faz para uma empresa se parece com o que a corrente sanguínea faz para o organismo. A corrente sanguínea supre todas as células do organismo com oxigênio, o sistema de comunicação supre todas as unidades-departamentos, pessoas - da empresa com informação. Privadas de oxigênio, as células funcionam mal e morrem, sem a informação necessária, as pessoas e os departamentos dentro da empresa funcional mal, o que na certa leva a uma espécie de ineficiência final para elas e para a empresa como um todo. (HAMPTON, p249, 1991).

(16)

2.4. Caracterização das empresas do setor/segmento.

O Varejo é um setor de vendas de extrema importância ,e tem sido muito notado em todas as áreas. Trabalha com pequenas quantidades e quantidades fracionárias. Uma de suas maiores vantagens é por sua proximidade ao consumidor final com isso pode escutar analisar e observar sua necessidades e desejos de consumo, trabalha com pequenas quantidades e quantidades fracionárias.

Segundo Kotler ( 2007 , 501 ) varejo é qualquer organização de venda pra o consumidor final, seja ele um fabricante, atacadista ou varejista, esta fazendo varejo, não importa como os produtos ou serviços são vendidos ou onde eles são vendidos.

Nesse caso o varejista trata direto com o cliente que procura determinado produto ou para aquisição ou apenas por mera curiosidade, com isso o cliente se sente exclusivo pois tem aquele vendedor dando atenção o tempo toda para ele e procurando suprir suas necessidades a todo instante.

Tem como principais tipos de varejistas:

Lojas de especialidades, lojas de departamentos, supermercado, loja de conveniência, loja de descontos, varejista de liquidação, showroom de vendas por catalogo. O boca a boca é uma forma comum de divulgação de uma loja de pequeno varejo, segundo Lovelok, (2001, 305), os comentários e recomendações que os clientes fazem sobre suas experiências de serviço podem ter uma influencia poderosa nas decisões das outras pessoas.

(17)

CAPÍTULO III

Analisando o processo de comunicação.

Procedimentos Metodológicos.

O presente capítulo tem como objetivo esclarecer os processos metodológicos e científicos utilizados para a realização da pesquisa, descrevendo os passos de desenvolvimento. Neste capítulo serão evidenciados os tipos de pesquisa e o instrumento de coleta de dados. A pesquisa é definida como o procedimento racional e sistemático no qual proporciona respostas aos problemas definidos.

A pesquisa é solicitada quando não se tem informação suficiente para resolver tal problema ou então quando a informação que se tem está em desordem que não possa ser relacionada ao problema (GIL, 2002).

Para Oliveira (1999) a pesquisa tem por objetivo estabelecer uma série de compreensões no sentido de descobrir respostas para as questões que existem em todas as áreas do conhecimento humano, envolvendo a abertura dos horizontes e a apresentação de diretrizes fundamentais, que podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento.

A pesquisa tem por finalidade tentar conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem nas suas mais diferentes manifestações e a maneira como se processam os seus aspectos estruturais e funcionais (OLIVEIRA, p.118,1999)

3.1. Abordagem metodológica e tipo de pesquisa

Tendo em vista que este trabalho focaliza na comunicação interna, dentro de diversos tipos de pesquisa existentes, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem quali-quantitativa.

(18)

Em relação o tipo de pesquisa quanto aos procedimentos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica.

Conforme Gil (2002), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados, sua principal vantagem está no fato de permitir ao pesquisador a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla. Quanto à forma de abordagem do problema foi adotada à pesquisa qualitativa para que possa ser mostrada a visão dos funcionários em relação aos processos de comunicação interna na empresa.

3.2. Caracterização do ambiente da pesquisa

A pesquisa foi realizada em uma empresa de grande porte do Ramo de varejo, localizada na Rua do Riachuelo 243, centro, na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente composta por 4.150 funcionários, a empresa comercializa em todo estado do RJ. Porem a pesquisa foi realizada com 50 colaboradores.

O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas e quatro aberta. Foi utilizado também os dados da pesquisa de clima feita pela empresa em Dezembro 2016.

3.3. Análise e forma de apresentação de dados.

A pesquisa foi realizada no período de 03 a 26 de Janeiro de 2017, os resultados obtidos foram demonstrados através de gráficos e tabelas elaborados no programa Excel para um melhor entendimento, junto com a analise individual, tendo como analise gerais os resultados obtidos.

Neste tópico serão apresentados, os dados obtidos na pesquisa, com seus respectivos gráficos e análise dos gráficos. Quando perguntados a respeito do sexo, tivemos o seguinte resultado:

(19)

A segunda pergunta questionou a idade dos pesquisados, e obteve-se os dados a seguir: Idade Respostas Quantidade Porcentagem 18 a 29 anos 24%

30 a 39 anos 46% 40 a 49 anos 26% Acima de 50 anos 4%.

Figura 2: idade

A terceira pergunta referiu-se à escolaridade dos pesquisados, e obtivesse os dados a seguir:

42%

58%

Sexo

Masculino Feminino

24%

46%

26%

4%

Idade

18 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos Acima de 50 anos

(20)

Figura 3: escolaridade

Fonte: Dados obtidos pelo pesquisador

A pesquisa mostrou que 35% dos pesquisados possui o ensino médio completo, 20% possui o ensino superior completo, 35% com o ensino superior incompleto e 10% possui pós graduação.

A pergunta a seguir questionou o relacionamento entre os pesquisados e obtiveram-se os dados a seguir:

Figura 4: Relacionamento entre os colaboradores Fonte: Dados obtidos pelo pesquisador

Quando perguntados a respeito dos meios de comunicação que utilizam na empresa, tem-se:

35%

20%

35%

10%

Escolaridade

Ensino médio completo Ensino superior completo Ensino Superior

incompleto Pós-graduado

20%

28% 30%

14%

8%

Relacionamento entre os colaboradores

Otimo Bom Regular Ruim Péssimo

(21)

Figura 5: Meios de comunicação usados na empresa Fonte: Dados obtidos pelo pesquisador.

A pergunta seis referiu-se ao questionamento sobre onde os pesquisados da empresa encontram as informações que desejam saber sobre a mesma, e obtiveram-se as seguintes respostas:

Figura 6: Onde você encontra as informações que deseja saber sobre a empresa Fonte: Dados obtidos pelo pesquisador.

Dos pesquisados 42% encontram as informações através dos gestores, 30%

nos murais, 12% com os colegas de trabalho, 10% diretoria da empresa, 6%

em conversas nos corredores.

Quando questionados sobre o nível de comunicação que tinham com de seus superiores, as respostas foram:

62%

20%

4%

6%

8%

Meios de comunicação que é usado na empresa

Meios de comunicação que é usado na empresa

Reuniões semanais Reuniões mensais Mural

Intranet Outros

42%

6%

30%

3%

12%

7%

Através do gestor Conversas nos corredores

Mural Diretoria

colegas de trabalho Comunicado corporativo

(22)

Em relação ao nível de comunicação dos superiores para os subordinados 36%

consideram bom, 26% regular, 16% ótimo, 14% ruim e 8% péssimo.

E quando perguntados sobre seu nível de comunicação em relação aos seus superiores, obteve-se:

A pesquisa mostra que 38% consideram bom o nível de comunicação dos subordinados para os superiores, 20% ótimo, 20% regular, 18% ruim e 4%

péssimo.

A próxima pergunta referiu-se ao como está a comunicação interna na empresa. As respostas foram:

16%

26% 36%

14%

8%

Nível de comunicação dos superiores para os colaboradores

Otimo Bom Regular Ruim Péssimo

20%

38%

20%

18%

4%

Nível de comunicação dos colaboradores para o gestor

Otimo Bom Regular Ruim Péssimo

(23)

A pesquisa demonstrou que 36% dos pesquisados consideram a comunicação interna boa, 34% ótima, 18% regular, 10% Ruim, 2% Péssimo.

Quando perguntou-se aos pesquisados se eles entendiam as informações que recebiam, obtivemos as seguintes respostas:

Conforme o resultado do questionário pode-se dizer que 52% entendem as informações parcialmente, 22% por completo,14% incompleto e12%

dificilmente.

A pergunta a seguir refere-se aos meios de comunicação interno e se estes precisam ser melhorados ou mudados na empresa. As respostas foram:

34%

36%

18%

10%

2%

Como está a comunicação interna

Otimo Bom Regular Ruim Péssimo

22%

14%

52%

12%

Você entende as informações que recebe?

Por completo Incompleto Parcialmente Dificilmente

(24)

Dos pesquisados 46% acreditam que os meios de comunicação interno está bom assim porque estão recebendo as informações de modo compreensível, 42% acreditam que tem que melhorar porque a empresa precisa inovar sempre melhorando a cada dia, pois ainda falta alguns métodos que pode ajudar na comunicação como jornais internos mensais. Assim como trabalhos com as equipes visando cada vez mais a aproximação entre os colaboradores e 12%

dizem que têm que mudar porque os colaboradores precisam de mais informações diretas, precisa ter mais pessoas responsáveis para repassar as informações da forma correta.

42%

12%

46%

Os meios de comunicação interno precisam ser melhorados ou mudados ?

Melhorar Mudar

Está bom assim

(25)

Quando perguntados como os funcionários classificam a distribuição de informações na empresa, obteve-se as seguintes respostas:

A pesquisa realizada mostra que 66% classificam a distribuição de fácil acesso enquanto 34% acham a distribuição das informações de difícil acesso.

A próxima pergunta questionou se as formas de comunicação existentes na empresa são suficientes para o processo de comunicação entre os setores. E os pesquisados deram as seguintes respostas:

Dos pesquisados 54 % acreditam que essas formas de comunicação são suficiente para um bom processo de comunicação, 28% que as vezes são suficiente e 18% acreditam que não são suficiente.

66%

34%

Classificação da distribuição das informações na empresa

De fácil acesso De difícil acesso

54%

18%

28%

As formas de comunicação existente na empresa são suficientes para o processo de comunicação entre os setores

Sim Não As vezes

(26)

Na pergunta aberta, os pesquisados teriam que sugerir propostas para melhorias na comunicação interna. As respostas que seguem, compilam as respostas que foram propostas:

Dos 50 questionários 38% sugeriram reuniões mensais com todas as áreas, 20% mais comunicação formalizada, 18% palestras motivacionais para estimular os colaboradores, 4% sugeriram mais murais e suas atualizações 2%

gostariam de ter mais acesso a tecnologia e 18% Reuniões periódicas entre o gestor e os funcionários. Quando questionados se consideram a comunicação importante para a empresa e para os funcionário e por que? Nessa questão 100% dos pesquisados consideram a comunicação interna importante tanto para a empresa quanto para os funcionários, porque ela é fundamental para a empresa, para sua produtividade e lucratividade, pelo fato dela informar ao grupo os acontecimentos diários, é com ela que conseguimos fazer um bom trabalho de equipe, visando ter os mesmos objetivos, entendendo a visão e a missão da empresa. Por esse fato é necessário comunicar a todos os colaboradores quais os objetivos e resultados alcançados na organização.

O relacionamento entre os colaboradores fica mais harmonioso com a comunicação, um ambiente melhor para conviver.

38%

18%

20%

2%

4%

18%

Sugestões

Reuniões mensais com todas as áreas

Palestras motivacionais para estimular os colaboradores;

Mais comunicação formalizada;

Acesso à tecnologia;

Adição de mais murais e atualizados;

Reuniões periódicas entre o gestor e os funcionários;

(27)

3.4.ANÁLISE GERAL DA PESQUISA

Esta pesquisa teve a finalidade de responder aos objetivos deste estudo, que avaliou os processos e meios de comunicação utilizados em uma empresa do ramo alimentício. Em toda empresa há situações de trabalho que precisam ser compartilhadas com duas ou mais pessoas, para que tais situações possam ser executadas de forma amigável necessita de uma boa interação dos colaboradores, desenvolvendo assim a comunicação, cooperação, respeito e amizade (MOSCOVICI, 1985).

Conforme os colaboradores na empresa estudada, esse relacionamento está presente na empresa e é considerado bom. Assim tendo um bom relacionamento entre os colaboradores, resultará em benefícios na comunicação.

Em relação a comunicação percebeu-se que a empresa não disponibiliza muitos meios de comunicação, como visto na fundamentação teórica. Os mais usados pelos colaboradores são murais, telefones e algumas reuniões. Na visão de Leite (2006), o processo de comunicação interna e seus meios precisam ser disponibilizados de forma eficaz e atrativa para que realmente exerçam sua missão de unir os colaboradores da empresa. No entanto a maneira mais utilizada pela empresa para transmitir as informações desejadas para os colaboradores é através do gestor. Assim pode perceber-se que a forma de comunicar-se na empresa mais usadas pelos colaboradores é a comunicação oral, na qual utilizada de forma correta tem um bom desempenho.

Diz o autor Robbins (2004), que a comunicação oral tem como vantagens o esclarecimento de dúvidas e um feedback imediato. Lembrando que deve ocorrer de maneira clara e objetiva.

Conforme Silva (2007), em uma organização existe vários fluxos ou canais de comunicação, estes fluxos transmitem as informações dentro da empresa, 58

(28)

dos superiores para os subordinados, dos subordinados para os superiores e também ocorrem entre os setores, funcionário para funcionário.

Constatou-se na pesquisa que, os níveis de comunicação de baixo para cima, de cima para baixo e entre os setores foram considerados bons pelos colaboradores. Esse resultado favorece a empresa, pois demonstra que há relacionamento entre os setores, que tanto os superiores quanto os subordinados estão recebendo as informações desejadas sobre o andamento da empresa.

A comunicação interna da empresa, junto com o entendimento das informações recebidas teve um nível bom de aprovação dos colaboradores.

Mesmo assim, existem motivos para o descontentamento de alguns colaboradores da empresa, onde acreditam que os meios de comunicação precisam ser melhorados e mudados, pelo fato da empresa estar crescendo e precisa estar sempre inovando com as tecnologias, utilizando mais métodos para facilitar a boa comunicação, visando em um bom relacionamento na empresa e no entendimento das ordens enviadas.

A pesquisa pode confirmar então, que a comunicação interna é realmente importante e que o trabalho em equipe precisa ser incentivado com uma postura de empatia e cooperação eliminando assim, os afastamentos e as falhas na comunicação. O envolvimento dos colaboradores em todo o processo organizacional é condição imprescindível ao bom andamento da organização, pois por meio da Comunicação Interna, torna-se possível estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente dos superiores com os seus subordinados e entre os próprios subordinados.

(29)

CONCLUSÃO

Conclui-se com este trabalho que, a comunicação é uma peça necessária para o desenvolvimento da organização, ou seja, uma boa comunicação reflete no bom relacionamento entre os membros da empresa, assim podendo manter um clima mais harmonioso e de fácil convívio, aumentando o desempenho dos funcionários e a qualidade dos produtos realizados.

Vários são os fatores que influenciam a comunicação, e dependendo da eficácia na utilização de seus meios e processos atingir-se-á ou não uma comunicação eficaz. É preciso que cada pessoa saiba comunicar-se com seus colegas de trabalho de acordo com suas características, de forma que a transmissão aconteça tranquilamente. Para que isso ocorra é preciso que os responsáveis pela transmissão da mensagem tenham consciência e compreendam a necessidade da utilização adequadamente dos meios e processos de comunicação.

À medida que todos passam a se preocupar com a forma como se comunicam, buscando o aperfeiçoamento, a comunicação irá fluir de maneira adequada, evitando equívocos e impulsionando o trabalho. No entanto, para que isso ocorra é preciso que os superiores se empenhem e colaborem juntamente com seus subordinados, conscientizando-se que a comunicação interna eficaz é um sinônimo de integração e crescimento da empresa. É importante que a comunicação seja autêntica e clara, evitando assim fofocas e mal entendidos. Se buscarmos nos comunicar de forma que sejamos realmente compreendidos, estaremos evitando falhas que normalmente acontece.

No geral, a comunicação interna em uma empresa é tarefa de solução árdua e os relacionamentos interpessoais e em grupos um desafio diário com isso terá os resultados batidos e com o mínimo de erro possível.

(30)

REFERÊNCIAS

ARGENTI, Paul P. Comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3ªed. São Paulo, 1983.

Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações.

2ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Recursos humanos. Editora Compacta, 7ªed. São Paulo: Atlas, 2002.

Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5ª ed. São Paulo:

Atlas S.A, 2003.

FROLDI, Albertina Silva, O’NEAL, Helen Froldi. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ªed. São Paulo:

Atlas, 2007.

PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial. 5ª Ed. Campinas, SP:

Editora Alínea, 2006.

TOMASI, Carolina; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação empresarial. São Paulo; Atlas, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho foram considerados processos interativos em três diferentes contextos de uso da linguagem: formas de interação entre emissor (autor) e receptor (leitor) de cartas

Após cada colheita de sangue foi efectuado um teste individual ao respectivo soro (num total de 6 testes para o coelho 4 e 2 testes para o coelho 6) de forma a estudar a

Note-se que o acúmulo subjetivo passivo formado no caso em tela não se enquadra nas hipóteses de litisconsórcio unitário - que demandaria solução idêntica

Os resultados demonstraram que é possível verificar a presença de carbonatos nos pós de titanato de bário obtidos por Pechini utilizando a técnica de FT-IR e que com um

A relação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas por não se enquadrarem nas exigências estabelecidas no presente Edital, estará disponível no pólo UAB, num prazo

Neste caso, dever-se-ia ainda referir que a prossecução do julgamento para conhecimento também do crime de roubo de Eduardo, do qual resultou a sua morte, colocaria um

O responsável através do seu login e senha pessoal deverá acessar o Partal do aluno, em Menu – Central do aluno – Ocorrências e clicar no ícone Ciente.. Manual SGE •

A Polícia Civil de Canela di- vulgou, nesta quinta (28), ima- gens de assaltos ocorridos na cidade nesta semana, captadas por câmeras de segurança, com o intuito de