• Nenhum resultado encontrado

PIMCO Funds: Global Investors Series plc (a "Sociedade") EuroStocksPLUS Total Return Fund 3 de Novembro de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIMCO Funds: Global Investors Series plc (a "Sociedade") EuroStocksPLUS Total Return Fund 3 de Novembro de 2008"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROSPECTO SIMPLIFICADO

PIMCO Funds: Global Investors Series plc (a "Sociedade") EuroStocksPLUS™ Total Return Fund

3 de Novembro de 2008

O Prospecto Simplificado inclui informação relativa ao EuroStocksPLUS™ Total Return Fund (o "Fundo"). O Fundo é um subfundo da PIMCO Funds: Global Investors Series plc (a "Sociedade") que é uma sociedade de investimento de agrupamentos de fundos de tipo aberto, com capital variável e responsabilidade separada entre os subfundos, constituída com responsabilidade limitada ao abrigo da legislação irlandesa em 10 de Dezembro de 1997 com o número de registo 276928. A Sociedade é constituída como um organismo de investimento colectivo em valores mobiliários de acordo com os Regulamentos das Comunidades Europeias de 2003 (Organismos de Investimento Colectivo em Valores Mobiliários) (S.I. Número 211 de 2003), conforme alterados. A Sociedade foi autorizada a 28 de Janeiro de 1998 e é controlada e autorizada na Irlanda pela Autoridade de Supervisão Financeira (a "Autoridade de Supervisão Financeira").

Para além do Fundo, a Sociedade possui actualmente os seguintes subfundos, nomeadamente: All Asset Fund, Asian Inflation Response Fund, CommoditiesPLUS™ Strategy Fund, Developing Local Markets Fund, Diversified Income Fund, Emerging Local Bond Fund, Emerging Markets Bond Fund, EuriborPLUS Fund, Euro Bond Fund, Euro Bond II Fund, Euro Credit Fund, Euro Liquidity Fund, Euro Long Average Duration Fund, Euro Real Return Fund, Euro Ultra Long Duration Fund, FX Strategies Fund, Global Bond Fund, Global Bond Ex-US Fund, Global High Yield Bond Fund, Global Investment Grade Credit Fund, Global Multi-Alpha Fund, Global Real Return Fund, High Yield Bond Fund, Low Average Duration Fund, Mortgage-Backed Securities Fund, StocksPLUS™ Fund, Total Return Bond Fund, UK Corporate Bond Fund, UK Fundamental EquityPLUS Fund, UK Sterling CorePLUS Fund, UK Sterling Inflation-Linked Fund, UK Sterling Investment Grade Credit Fund, UK Sterling Long Average Duration Fund, UK Sterling Low Average Duration Fund, UK Sterling Ultra Long Duration Fund e US Dollar Liquidity Fund.

Os potenciais investidores devem ler o Prospecto completo datado de 11 de Junho de 2007, conforme alterado de tempos a tempos (o "Prospecto") antes de tomar qualquer decisão de investimento. Os direitos e deveres do investidor, bem como a relação legal com a Sociedade encontram-se indicados no Prospecto completo.

O Fundo emite Classes de Acções Institucionais, Classes de Acções Investidor, Classes de Acções Administrativas, Classe de Acções H Institucionais, Classe de Acções H Retalho, Classe de Acções E e Classe de Acções Z. Dentro de cada Classe de Acções, o Fundo poderá emitir tanto Acções de Distribuição (Acções que distribuem rendimento) como Acções de Capitalização (Acções que acumulam rendimento). As classes de acções distinguem-se (i) pelo tipo de investidor para o qual estão disponíveis; (ii) pelos montantes mínimos de subscrição; (iii) pelas comissões cobradas e (iv) pela forma como são pagos os dividendos.

A Moeda Base do Fundo é o EUR. Objectivo do

Investimento:

Procura conseguir um retorno total que ultrapasse o resultado do retorno total do Índice Dow Jones EURO STOXX 50 (o "Índice").

Política de Investimento:

O Fundo utilizará instrumentos derivados de acções para fins de gestão eficiente da carteira (para incluir contratos de futuros Índice, assim como opções e swaps no Índice) instrumentos esses que procuram reproduzir o resultado do Índice. A utilização desses instrumentos derivados estará sujeita às condições e limites para gestão eficiente da carteira definidos pela Autoridade de Supervisão Financeira de tempos a tempos.

Apesar de o Fundo normalmente não investir directamente em valores mobiliários de Índice, quando os derivados de Índice parecerem estar sobreavaliados relativamente ao Índice, o Fundo poderá investir até 100% dos seus activos num "cesto" de acções de Índice. A composição desse "cesto" será determinada por técnicas estatísticas padrão que analisam a correlação histórica entre o retorno de cada valor mobiliário no Índice e o retorno do próprio Índice. O Consultor de Investimento poderá empregar análises fundamentais de acções para apenas escolher entre os valores mobiliários que já tenham satisfeito os testes estatísticos de correlação. As acções escolhidas para o Fundo não estão limitadas àquelas com um peso especial no Índice. O Fundo procura superar o retorno total do Índice investindo em derivados do Índice, apoiado por uma carteira de Valores Mobiliários de Rendimento Fixo. O Fundo poderá investir em acções ordinárias e, sujeito aos Regulamentos definidos no Anexo 4 do Prospecto e como mais detalhadamente descritos abaixo dos títulos "Gestão Eficiente de Carteira" e "Características e Riscos de Valores Mobiliários, Derivados e Técnicas de Investimento", o Fundo poderá utilizar instrumentos derivados como contratos de opções, contratos de futuros, contratos de opções em futuros e contratos de swap (que podem estar cotados numa bolsa de valores ou num mercado de balcão). O Fundo utiliza derivados do Índice em complemento ou no lugar de acções do Índice para tentar igualar ou superar o desempenho do Índice. O valor de derivados do Índice segue de perto as alterações no valor do Índice. Contudo, os derivados do Índice podem ser comprados com uma fracção dos activos que seriam necessários para comprar directamente os valores mobiliários representativos de capital, para que o que resta de activos possa ser investido em Valores Mobiliários de Rendimento Fixo. Na medida em que o Fundo investe directamente num cesto de acções do Índice, fá-lo-á em conformidade com as restrições de investimento definidas no Anexo 4 do Prospecto. A utilização de instrumentos derivados (para fins de cobertura e/ou investimento) poderá expor o Fundo aos riscos apresentados no Prospecto abaixo dos títulos "Factores Gerais de Risco" e descritos detalhadamente em "Características e Riscos de Valores Mobiliários, Derivados e Técnicas de Investimento". A

exposição da posição aos activos subjacentes de instrumentos derivados (outros que não derivados com base em índice) (para fins de cobertura e/ou investimento), quando combinada com posições resultantes de investimentos directos, não excederá os limites de investimento previstos no Anexo 4 do Prospecto. Embora a utilização de derivados (para fins de cobertura ou investimento) possa dar azo a uma exposição adicional, essa exposição será coberta e será gerida relativamente aos riscos usando a metodologia de Valor em Risco ("VaR"), em conformidade com os requisitos da Autoridade de Supervisão Financeira. O Fundo poderá usar o modelo de VaR Relativo ou o modelo de VaR Absoluto. Nos casos em que for usado o modelo de VaR Relativo, o VaR da carteira do Fundo não excederá duas vezes o VaR numa carteira comparável de referência de mercado ou uma carteira de referência (ou seja, uma carteira semelhante sem derivados) que

(2)

2

Absoluto, o VaR da carteira do Fundo não poderá exceder 5% do Valor Patrimonial Líquido do Fundo. Deve ter-se em atenção que estes são os limites actuais de VaR exigidos pela Autoridade de Supervisão

Financeira. No caso da Autoridade de Supervisão Financeira alterar estes limites, o Fundo terá a capacidade de beneficiar desses novos limites.

Os activos não investidos em valores mobiliários representativos de capital, poderão ser investidos sobretudo em Valores Mobiliários de Rendimento Fixo com a categoria de "investment-grade". O Consultor de Investimento irá activamente gerir a componente de rendimento fixo da carteira com vista a melhorar o retorno total do Fundo. O Fundo pode investir até 20% dos seus activos em Valores Mobiliários de Rendimento Fixo com uma notação da Moody’s inferior a Baa ou da S&P inferior a BBB, mas que possuam uma notação mínima de B atribuída pela Moody’s ou pela S&P (ou, caso não tenham sido notados, que possuam uma qualidade comparável determinada pelo Consultor de Investimento). A duração média da carteira deste Fundo variará normalmente entre um e dez anos com base nas previsões feitas pelo Consultor de Investimento para as taxas de juro.

O Fundo poderá conter Instrumentos de Rendimento Fixo não expressos em euros e posições de moeda não expressas em euros. A exposição a moeda expressa em euros está limitada a 25% dos activos totais. Assim, os movimentos tanto em Valores Mobiliários de Rendimento Fixo não expressos em euros como em moedas não expressas em euros podem influenciar o retorno do Fundo. As actividades de cobertura de moeda e as posições de moeda serão implementadas através de contratos spot, contratos cambiais a prazo, futuros cambiais, opções e swaps. As várias técnicas de gestão eficiente da carteira (incluindo sem limitação quando emitida, entrega atrasada, compromisso a prazo, transacções de divisas, recompra e recompra reversa e transacções de empréstimo com valores mobiliários) estão sujeitas aos limites e condições fixados pela Autoridade de Supervisão Financeira de tempos a tempos e encontram-se detalhadamente descritas abaixo do título "Gestão Eficiente da Carteira". Não podem ser dadas garantias de que o Consultor de Investimento seja bem sucedido no emprego dessas técnicas.

"EuroStocksPLUS Total Return" é o nome de uma estratégia de gestão privada de carteira que combina uma carteira activamente gerida de Valores Mobiliários de Rendimento Fixo com uma exposição ao Índice. O Índice regista as acções "blue chip" (privilegiadas) top 50 dos doze países que participam na União Económica e Monetária. O Índice é um Mercado de capitalização "free-float" equilibrado com pesos de componente com base no número de acções "free-float", p. ex., aquelas acções que estão disponíveis para comercialização (excluindo acções detidas pelo governo, acções do Tesouro e outras acções igualmente reservadas). O Fundo não é nem patrocinado por nem filiado ao Dow Jones. O Fundo procurará manter as suas posições investidas em juros do Índice mesmo quando o Índice está em queda.

Conforme utilizada neste Prospecto Simplificado, a expressão "Valores Mobiliários de Rendimento Fixo" inclui os seguintes instrumentos:

Valores mobiliários emitidos ou garantidos por Estados-membros ou Estados não membros, as suas subdivisões, agências ou instrumentos; títulos de divida empresariais e papel comercial empresarial; títulos garantidos por hipoteca e outros títulos garantidos por activos que sejam valores mobiliários garantidos por valores a receber ou outros activos; obrigações indexadas à inflação emitidas por governos e empresas; obrigações relacionadas com eventos emitidas por governos e empresas; títulos de agências internacionais ou entidades supranacionais; títulos de dívida cujo interesse resida no facto de, na opinião do conselho obrigacionista para o emitente aquando da emissão, estarem isentos do imposto sobre o rendimento federal americano (obrigações municipais); notas estruturadas livremente transferíveis e sem alavancagem, incluindo participações em empréstimos securitizados; títulos híbridos livremente transferíveis e sem alavancagem que sejam derivados que combinam uma acção ou obrigação tradicional com um contrato de opção ou a prazo; participações em empréstimos e transmissões de empréstimos que constituam instrumentos do mercado monetário.

Os Valores Mobiliários de Rendimento Fixo poderão possuir taxas de juro fixas ou flutuantes e poderão variar inversamente em relação a uma taxa de referência.

Este Fundo será gerido activamente. Perfil de

Risco:

Os factores de risco que se seguem aplicam-se ao Fundo:

O valor dos investimentos pode descer ou subir e os investidores podem não recuperar o montante investido. Uma lista completa dos factores de risco que se aplicam ao Fundo é apresentada no Prospecto, o qual contém também uma descrição mais detalhada dos factores de risco enunciados a seguir.

Risco Accionista

Os valores dos valores mobiliários representativos de capital poderão cair devido às condições gerais do mercado, os quais não estão especificamente ligados a uma determinada empresa e poderão também cair devido a factores que afectam uma determinada indústria ou indústrias. Os valores mobiliários representativos de capital têm maior volatilidade de preço do que os valores mobiliários de rendimento fixo.

Risco de Mercado

O valor dos valores mobiliários detidos pelo Fundo pode subir ou descer, por vezes rapidamente ou de forma imprevisível. O valor dos valores mobiliários poderá cair devido a factores que afectam os mercados de valores mobiliários em geral ou sectores particulares.

(3)

O risco das flutuações de mercado no valor de mercado dos Valores Mobiliários de Rendimento Fixo devido às oscilações da taxa de juro. À medida que as taxas de juro nominais sobem, o valor dos Valores Mobiliários de Rendimento Fixo que constituem o Fundo pode provavelmente descer.

Risco de Crédito

O Fundo poderia perder dinheiro se o emitente ou fiador de um Valor Mobiliário de Rendimento Fixo ou contraparte de um contrato derivado não tiver condições ou não estiver disposto a respeitar as respectivas obrigações financeiras.

Risco de Rentabilidade Elevada

O Fundo poderá estar sujeito a maiores níveis de taxa de juro, de riscos de crédito e liquidez do que os Fundos que não investem nesses valores mobiliários.

Risco dos Mercados Emergentes

O risco de investimento poderá ser particularmente elevado na medida em que um Fundo investe em valores mobiliários de mercados emergentes de emitentes sedeados em países com economias em desenvolvimento. Esses valores mobiliários poderão apresentar riscos de mercado, de crédito, de liquidez, legais, políticos e outros diferentes ou superiores aos riscos de investir em países desenvolvidos.

Risco de Investimento Estrangeiro

O Fundo poderá sofrer alterações mais rápidas e extremas em termos de valor ao investir em valores mobiliários estrangeiros.

Risco Cambial

As alterações nas taxas de câmbio entre moedas ou na conversão de uma moeda para outra poderão fazer com que o valor dos investimentos de um Fundo diminua ou aumente. As taxas de câmbio poderão flutuar significativamente durante períodos de tempo curtos.

Risco de Liquidez

O risco de liquidez existe quando determinados investimentos têm dificuldade em serem comprados ou vendidos.

Risco dos Derivados

Quando o Fundo investe num instrumento derivado pode perder mais do que o montante de capital investido. Os derivados estão sujeitos a vários riscos tais como risco de liquidez, de taxa de juro, de mercado, de crédito e de gestão. Também englobam o risco de avaliação errada. As alterações ao valor do derivado poderão não se correlacionar perfeitamente com o activo, taxa ou índice subjacente.

Risco relativo ao Emitente

O valor de um valor mobiliário poderá cair por uma série de razões que estão directamente relacionadas com o emitente, tais como desempenho de gestão, alavancagem financeira e diminuição na procura dos bens e serviços do emitente.

Risco de Exposição

Determinadas transacções podem dar origem a uma forma de exposição. Embora o uso de derivados possa criar um risco de exposição, qualquer exposição que surja como resultado do uso de derivados será gerida relativamente a riscos usando uma metodologia avançada de avaliação de riscos em conformidade com os requisitos da Autoridade de Supervisão Financeira.

(4)

4

Dados de

Desempenho: EuroStocksPLUSTM Total Return Fund, Institutional, Income

14.64% 7.65% 0.00% 2.00% 4.00% 6.00% 8.00% 10.00% 12.00% 14.00% 16.00% 2006 2007 Calendar Year P e rf o rm a n c e ( % )

Desempenho Médio Acumulado: Passado 1 ano -23,13% Passados 5 anos N/A

Os dados acima indicados são expressos líquidos de impostos e encargos, mas sem dedução das comissões de subscrição e resgate. O desempenho passado não é necessariamente indicador de qualquer desempenho futuro.

Não há qualquer dado para períodos anteriores uma vez que o Fundo foi lançado em 2005. Perfil de um

Investidor Típico:

Investidores que procuram capitalização de capital e que estão dispostos a aceitar o risco da volatilidade da bolsa de valores. Investidores com um horizonte de investimento a longo prazo. Investidores que pretendem um investimento que siga os retornos do Índice Dow Jones EURO STOXX 50 com potencial mais elevado do que os retornos de índice ao longo do tempo.

Política de Distribuição:

Os dividendos poderão ser pagos e distribuídos relativamente às Acções de Distribuição, da forma que os Administradores entenderem.

O Valor Patrimonial Líquido por Acção de Acções de Capitalização será aumentado contemplando a correcção de quaisquer dividendos relativamente a Acções de Capitalização.

Os dividendos, se existirem, serão declarados, no mínimo, anualmente em Dezembro e, dependendo da opção do Accionista, serão pagos em numerário ou reinvestidos em acções adicionais após declaração. Quaisquer dividendos não reclamados no prazo de seis anos a contar da data da declaração desse dividendo serão perdidos e acrescerão em benefício do Fundo.

Taxas e Despesas:

Comissão de Consultoria (expressa numa percentagem por ano sobre o Valor Patrimonial Líquido do Fundo) Classes de Acções Institucionais, Investidor e Administrativas: 0,69%

Classe de Acções H Institucionais: 0,79%

Classe de Acções H Retalho e Classes de Acções E: 1,54%

Classe de Acções Z: 0%*

*No que respeita às Classes de Acções Z, nenhum Honorário de Consultoria acresce ou é pago dos activos do Fundo. Os Accionistas estarão sujeitos a uma comissão no que respeita ao respectivo investimento nas Classes de Acções Z, com base na gestão de investimento ou noutro acordo entre os mesmos e o Consultor de Investimento ou outra afiliada da PIMCO.

Comissão de Serviço (expressa numa percentagem por ano sobre o Valor Patrimonial Líquido do Fundo)

Apenas Classes de Acções Investidor: 0,35%

Comissão de Agente (expressa numa percentagem por ano sobre o Valor Patrimonial Líquido do Fundo)

Apenas Classes de Acções Administrativas: 0,75%

Limitação das Despesas

A PIMCO acordou contratualmente reembolsar as Classes de Acções Institucionais, Investidor e Administrativas até ao limite que determinadas despesas operacionais excedam montantes pré-definidos. As despesas operacionais em que a PIMCO concordou reembolsar se excederem determinados limites incluem

(5)

taxas de administração, de transferência de agência, de depósito, de subdepósito e de transferência, custos de registo no país e pagamento de honorários e despesas de qualquer agente ou representante e outras taxas e despesas incorridas relativamente à preparação, tradução, impressão, publicação e distribuição do Prospecto, relatórios anuais e semestrais e outros documentos para os Accionistas, os custos e despesas relativos à manutenção de Acções cotadas na Bolsa de Valores Irlandesa, taxas e despesas profissionais, taxas de auditoria anual e as despesas incorridas pela PIMCO com a provisão de serviços adicionais à Sociedade, serviços esses que poderão incluir assistência e aconselhamento prestados na preparação dos relatórios anuais e semestrais, actualizações do Prospecto, verificação dos serviços prestados por terceiros em operações de transferência e assistência em assembleias da administração. Relativamente ao Fundo, o limite é de 0,46%.

Despesas dos Accionistas

Taxa Inicial: Máx.: 5%

Comissão de Resgate: Nenhuma

Comissão de Conversão: Nenhuma para Classes de Acções Institucionais, de Investidor e Administrativas. Máx. 1% para Classe de Acções H Institucionais, Classe de Acções H Retalho e Classes de Acções E.

Os critérios dos objectivos em que se baseiam as diferenças nas taxas e comissões entre classes de acções encontram-se definidos no Prospecto.

Rácio Total de Despesas a 30 de Junho de 2008:

Classe de Acções Institucionais: Acções de Distribuição 0,90% Classe de Acções E: Acções de Capitalização 1,75% Classe de Acções H Retalho: Acções de Capitalização 1,75%

Taxa de Rotação da Carteira para o período findo a 30 de Junho de 2008: 84%

Os dados históricos referentes ao Rácio Total de Despesas e à Taxa de Rotação da Carteira para o Fundo estão disponíveis junto do Administrador.

Tributação: A Sociedade é residente na Irlanda para efeitos fiscais e não está sujeita ao imposto irlandês sobre o rendimento ou ganhos de capital. Na Irlanda não é aplicado o imposto de selo aquando da emissão, resgate ou transferência de acções na Sociedade. Não poderá haver garantia de que a situação fiscal ou a situação fiscal proposta existente na altura em que um investimento é feito sobre o Fundo se irá manter indefinidamente.

Os accionistas e potenciais investidores deverão consultar os seus consultores profissionais relativamente ao tratamento em matéria de impostos das suas participações na Sociedade.

Publicação do Preço de Acção:

O Valor Patrimonial Líquido por Acção actualizado para o Fundo estará disponível junto do Administrador e nos seguintes endereços: http://GISNAV.pimco-funds.com. Pode igualmente ser acedido na Bloomberg e Reuters. Além disso, o Valor Patrimonial Líquido por Acção para a Classe de Acções de Capitalização Institucionais para o Fundo será publicado relativamente a cada Dia de Negociação no Financial Times. Como

Comprar/Ven der Acções:

Pode comprar, vender e trocar acções diariamente. Os pedidos de negociação deverão ser remetidos ao Administrador.

Informação Adicional Importante:

Gestor: PIMCO Global Advisors (Ireland) Limited Distribuidores PIMCO Europe Ltd

Allianz Global Investors Distributors LLC PIMCO Asia Pte Ltd

PIMCO Australia Pty Ltd.

Administrador Brown Brothers Harriman Fund Administration Services (Ireland) Limited Auditores PricewaterhouseCoopers

Consultores de Investimento Pacific Investment Management Company LLC PIMCO Europe Ltd

Secretário Brown Brothers Harriman Fund Administration Services (Ireland) Limited Depositário Brown Brothers Harriman Trustee Services (Ireland) Limited

Intermediários Patrocinadores Goodbody Stockbrokers Consultores Jurídicos em relação à

Legislação Irlandesa Dillon Eustace Outras informações

As cópias do Pacto Social e dos Estatutos da Sociedade, os relatórios anual e semestral mais recentes e o Prospecto da Sociedade poderão ser obtidos (gratuitamente) nos escritórios do Administrador e do Distribuidor durante o horário normal de trabalho:

Distribuidor no Reino Unido – PIMCO Europe Limited Tel.: + 44 207 872 1316

E-mail: shareholderserviceslondon@pimco.com

Administrador – Brown Brothers Harriman Fund Administration Services (Ireland) Limited Tel.: + 353 1 241 7100 ou Fax: + 353 1 241 7101

E-mail:PIMCOTeam@bbh.com

Referências

Documentos relacionados

 Clarificar no regulamento interno (RI), bem como nos documentos de planeamento, o horário de funcionamento da componente educativa/letiva (cinco horas diárias) e a sua

[r]

O atleta ultrapassado deverá recuar imediatamente e não poderá reagir durante 15 segundos, caso não cumpra, o atleta Amador (age group) receberá cartão amarelo resultando em

Este Acordo tem por objeto, entre outras avenças, disciplinar o exercício do direito de voto pelos Acionistas nas deliberações sociais da Companhia e suas controladas, bem

A partir disso surge este trabalho, com o intuito de discutir os resultados de uma atividade prática realizada em uma aula de Ciências, a qual teve como tema a construção de

Em 1966, por ocasião do centenário de nascimento de Euclides da Cunha, Ulrich Gogarten (nascido na Alemanha em 05.12.1889) publica, na revista Intercâmbio (1966, nr. 1-3), a

00 e o Analista em Infraestrutura de Transportes ADALBERTO JURACH, Matrícula DNIT nº 3217.4, como fiscal substituto em caso de faltas e impedimentos legais do titular, firmado entre o

Projetos fora da formatação estabelecida na letra (i) do item 3.8 deste Edital não serão avaliados e o candidato será automaticamente desclassificado. Será considerado