• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Escola Técnica de Saúde

Curso Técnico em Prótese Dentária

CÓDIGO:

_______________________

COMPONENTE CURRICULAR: SAÚDE AMBIENTAL CURSO TÉCNICO EM : PRÓTESE DENTÁRIA

_______________________________________________________________ SIGLA: ___________ CH TOTAL TEÓRICA: ____________ CH TOTAL PRÁTICA: ____________ CH TOTAL: ____________ Objetivo Geral

 Contribuir para que os estudantes sejam capazes de Identificar as diferentes manifestações do comportamento humano, compreendendo suas próprias reações, das pessoas com as quais convive e trabalha, bem como dos

clientes/pacientes a seus cuidados, capacitando-os para uma atuação voltada à qualidade no atendimento, às transformações no mundo do trabalho e à cidadania. Objetivos Específicos

 Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade;

 Planejar a realização de trabalho em equipe, correlacionando conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área;  Atuar no ambiente de trabalho respeitando a diversidade étnico-racial, a

interculturalidade e as questões de gênero, inerentes à sociedade em que vivemos.

FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR

(2)

Identificação e caracterização de condutas compatíveis com as normas éticas e os limites de atuação profissional do técnico em prótese dentária, abrangendo as relações sociais, étnico-raciais e econômicas, respeito aos direitos legais, à diversidade cultural, valorização de identidade, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.

Entende-se como, saúde ambiental um conjunto de medidas necessárias aos cuidados básicos de saúde. Entre as mais importantes destacam-se hábitos corretos de higiene e saneamento básico. Está cada vez mais evidente que muitas doenças infectocontagiosas e parasitárias têm em seu elo de transmissão e dispersão a falta e/ou a forma com que o homem interage com o meio ambiente, contribuindo para um grau maior ou menor de riscos de adoecer e morrer. Medidas preventivas são até o momento os meios mais eficazes de reduzir os impactos dessas doenças em nossa sociedade, o entendimento delas pode ser adquirido no conjunto dessa competência que tem por meta provocar discussão e compreensão de temas bastante amplos, como por exemplo: a importância da noção holística de saúde, saneamento ambiental, interação do homem com os agentes físico/químico, biológico e social, epidemiologia de doenças infecto-contagiosas e parasitárias e mostrar ao cidadão profissional, os cuidados higiênicos que devem ter consigo, com o ambiente de trabalho, com o paciente e com o meio, visando garantir sua segurança e da população quanto à transmissão de doenças. Nesse sentido, torna-se necessário a abordagem de princípios éticos e sua correlação com a importância política, social e psicológica do trabalho para a vida e a saúde do homem em sociedade.

 Reconhecer os direitos do cidadão e promover a organização social com vistas à resolução de problemas relativos à saúde.

 Adotar postura adequada no trato com o cliente/comunidade e com outros profissionais da equipe de trabalho, com base em princípios éticos.

EMENTA

JUSTIFICATIVA

(3)

 Correlacionar a importância política e social do trabalho com a vida e a saúde do homem/sociedade.

 Utilizar estratégias que estimulem a organização social para a resolução de problemas relativos à saúde.

 Utilizar técnicas de negociação para o trabalho em equipe, objetivando a administração de conflitos e a viabilização de consenso.

 Realizar uma comunicação interpessoal eficiente nas ações de orientação do cliente/paciente/comunidade com vistas à promoção da saúde.

 Ética e cidadania  Moral

 Bioética

 Saúde, cidadania e solidariedade.

 Conceito de Saúde, indicadores e as políticas de saúde pública.  Comunicação interpessoal e relações humanas na vida e no trabalho.

 Diversidade étnico-racial, interculturalidade e questões de gênero na sociedade atual.

BARROCO, Maria Lúcia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. 3ª. ed , São Paulo: Cortez, 2011

CARVALHO, José Maurício de. Ética. São João Del Rei: Universidade Federal de São João Del Rei, 2010.

CLOTET, J.; FEIJÓ, A. Bioética: uma visão panorâmica. In: CLOTET, J.; FEIJÓ, A.; OLIVEIRA, M. G. de.(Orgs.). Bioética: uma visão panorâmica. Porto Alegre: EDIPURCS, p. 9- 20, 2005.

PROGRAMA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA HABILIDADES

(4)

FONTOURA, M. D. et al. Dilemas bioéticos no cotidiano do trabalho do agente comunitário de saúde. Revista de Saúde do Distrito Federal, v. 15, nº 3/4, jul./dez., p.67- 77, 2004.

GALLO, S. (Org.). Ética e cidadania: caminhos da filosofia. 15ª ed., Campinas: Papirus, 2007.

GARRAFA, V. Introdução à Bioética. Revista do Hospital Universitário UFMA, São Luís - MA, v. 6, n. 2, p. 9-13, 2005.

GOLDIM, J. R. Bioética complexa: uma abordagem abrangente para o processo de tomada de decisão. Revista da AMRIGS, Porto Alegre, v. 53 n. 1, p. 58-63, jan./mar, 2009.

______ GOLDIM, J. R. Bioética: origens e complexidade. Revista HCPA , v. 26, n.2, p.86-92, 2006.

MAIA, A. A. R. M.; MANCEBO, D. Juventude, Trabalho e Projetos de Vida:Ninguém Pode Ficar Parado. Psicologia Ciência e Profissão, 30 (2), 376- 389, 2010.

NOGUEIRA,J. K.; FELIPE, D. A.;TERUYA, T. K. Conceitos de gênero, etnia e raça: reflexões sobre a diversidade cultural na educação escolar. Conceitos de gênero, etnia e raça. In: Fazendo Gênero 8 – Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, 2008.

NOGUEIRA , C.; OLIVEIRA, J. M. de (orgs). Estudo sobre a discriminação em

função da orientação sexual e da identidade de gênero. Artes Gráficas: Lisboa,

2010.

SANTANA, J. V. J. de.; MORAES, J. O; MOREIRA, M. A. Cultura, e diversidade étnico-racial: reflexões acerca dos valores civilizatórios afro-brasileiros. Anais do V Colóquio

Internacional Educação e contemporaneidade, São Cristóvão/ SE/ Brasil, 21 a 23 set.,

2011, p.1- 15.

SANTANA, J. V. J. de; SANTANA, M. de; MOREIRA, M. A. Currículo, diversidade étnico-racial e interculturalidade: algumas proposições. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queiros, Ano 2, numero 6, jun., 2012. Disponível em: www.faceq.edu.br/regs Acesso em: 17 jul. 2013.

(5)

SAWAIA, B. (Org.). Artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 8ª. Ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SILVA, E. P. Ética e Psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, 2007. SINGER, P. Ética Prática. 3ª. Ed., São Paulo: Martins Fontes. 2002.

SIQUEIRA, J. E. de. Educação médica em bioética. Revista Brasileira de Bioética, Londrina, v. 3 n. 3, p. 303- 329. 2007.

VÀZQUEZ, A. S. Ética, 35ª. ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

AGUIAR, M. M. “Raça” e Desigualdade: as diversas interpretações sobre o papel da raça na construção da desigualdade social no Brasil. Tempo da Ciência, v. 15, nº 29 , p.115-133, 1º semestre 2008.

ALMEIDA, S. F. C. de (Org). Psicologia Escolar: ética e competência na formação e atuação profissional. 3ª. ed., Campinas, SP:: Alínea, 2010.

GUIMARÃES, A. S. A. Como trabalhar com “raça” em sociologia. Educação e Pesquisa, v.29, n.1, p. 93-107, jan./jun. 2003. Disponível em: < WWW.scielo.br > Acesso em: 03 out. 2014.

GUIRALDELLI, G.; H. B. R.; ENGLER. As categorias gênero e raça/etnia como evidências da questão social: uma reflexão no âmbito do serviço social. Serviço Social

& Realidade, Franca, v. 17, n. 1, p. 248-267, 2008. Disponível em:

<www.periodicos.franca.unesp.br > Acesso em: 03 out. 2014.

LIMA, M. B. Identidade étnico/racial no Brasil: uma reflexão teórico-metodológica.

Revista Fórum Identidades, ano 2, v. 3, p. 33-46, jan-jun., 2008.

MATOS, J. A.; SCHMIDT, T. G.; ARANTES, M. A. Relações de gênero: uma problematização acerca da ausência de discussões no âmbito do ensino médio. Tempo da Ciência , v. 20, nº 40, p. 209- 222, 2º semestre, 2013

ROSEMBERG, F.; BAZILLI, C.; SILVA, P. V. B. da. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, v.29, n.1, p.

(6)

_____ /______/ 2014

_______________________________ Carimbo e assinatura do Coordenador do Curso

_____/ ______ / 2014

____________________________ Carimbo e assinatura do Diretor da

Unidade Especial de Ensino

125- 146, jan./jun., 2003. Disponível em: < WWW.scielo.br > Acesso em: 02 out. 2014. SILVA, E. P. Ética e Psicologia: teoria e prática. São Paulo: Vetor, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Andava o senhor Vento pé ante pé na vinha quando avistou um cão:!. – Senhor Vento,

- contáveis: elementos que se podem contar e que, por isso, assumem a forma singular ou plural. - não contáveis: elementos que não se podem contar distintamente e que assumem,

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

h. O amendoim foi semeado pelos filhos... Completa o quadro, transformando o discurso direto em indireto e vice-versa.. Discurso indireto

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão