• Nenhum resultado encontrado

VITÓRIA! Aposentadoria Especial dos vigilantes vai ser mantida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VITÓRIA! Aposentadoria Especial dos vigilantes vai ser mantida"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NOTÍCIAS

cntv@cntv.org.br | (61) 3321-6143 | www.cntv.org.br | Edição 2211/2019

C O N F E D E R A Ç Ã O N A C I O N A L D O S V I G I L A N T E S 2 3 / O u t

CNTV/

VIGI LAN

TES

VITÓRIA! Aposentadoria Especial

dos vigilantes vai ser mantida

A aposentadoria especial para todos os vigilantes do país vai ser mantida. Após uma grande discussão, os senadores chegaram a um acordo sobre o destaque que mantém os vigilantes dentro das categorias com direito a se aposentar mais cedo por conta da periculosidade da profissão.

A inclusão dos vigilantes no direito à aposentadoria especial será feita através de um Projeto de Lei Complementar que será apresentado em regime de urgência no Senado para regulamentar a Reforma da Previdência.

O acordo só foi possível graças à atuação

firme do Senador Paulo Paim (PT) que desde o início comprou a briga dos vigilantes. Todos os trabalhados de convencimento dos senadores foi organizado pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e pelo deputado distrital e diretor de assuntos parlamentares Chico Vigilante (PT), figura importantíssima na condução dos processos de negociação com o Senado Federal.

Estiveram todo o dia de ontem e hoje com Brasília acompanhando a votação os sindicatos dos vigilantes das seguintes bases: Niterói/RJ, Petrópolis/RJ, Espirito Santo, Bahia, Camaçari/ BA, Sindsegur/RN, Sindforte/RN, Pernambuco, Petrolina/PE, Uberlândia/MG e Distrito

(2)

Federal, que atendendo ao chamamento da Confederação Nacional dos Vigilantes – CNTV e acreditando que a luta era dura, mas que com a nossa liderança e organização, assim como na aprovação do isco de vida, a vitória poderia ser nossa.

A pressão das nossas entidades foram fundamentais. Nem todos os sindicatos filiados a CNTV puderam estar presentes nesta mobilização de hoje, mas foram vários debates, vários corpo-a-corpo com parlamentares, vários seminários sobre a reforma e suas consequências e em todos estes atos os nossos companheiros entendendo a importância e a responsabilidade em defender os direitos da categoria estiveram neste front de batalha e isso foi fundamental para que conseguíssemos manter a aposentadoria especial.

O governo do presidente Jair Bolsonaro tentou tirar o direito dos vigilantes. Mas, a atuação do Senador Paulo Paim e da CNTV garantiu que o direito seja mantido.

No entanto, agora é vigiar e pressionar os senadores para dar o andamento legislativo para que o projeto de Lei Complementar que vai incluir a categoria dos vigilantes na classe de profissionais que têm o direito à aposentadoria

especial por periculosidade aos 25 anos de profissão.

Em Brasília, dirigentes sindicais de todo país acompanharam a votação da reforma da previdência que aconteceu na terça-feira (22) e dos destaques à PEC votados nesta quarta-feira (23). Os representantes dos vigilantes se reuniram na sede da CNTV na capital federal.

Fonte: Sindicato dos Vigilantes de Niterói com alterações da CNTV

(3)

Senado conclui votação da reforma

da Previdência

A reforma da Previdência foi definitivamente aprovada no Senado, no começo da tarde desta quarta-feira (23). “Aos 49 minutos do segundo tempo”, como disse o senador Esperidião Amin (PP-SC), foi feita, com aprovação unânime, a última alteração ao texto da Proposta de Emenda à Constituição 6/2019: a retirada do “enquadramento por periculosidade” da proposição, já que a inserção da expressão na Carta Magna poderia impedir os trabalhadores

que exercem atividades perigosas de tentar obter a aposentadoria especial na Justiça. A proposta será promulgada em sessão do Congresso Nacional, que deve ocorrer até o dia 19 de novembro e deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro, segundo afirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, via Twitter.

— Tenho conversando com todos esses líderes, tentado buscar a voz de conciliação,

O diretor da CNTV entre os senadores defendeu em Plenário a aprovação do destaque que mantém possibilidade de aposentadoria especial para quem trabalha com agentes

(4)

de pacificação, e é por isso que eu acho que a gente tem conseguido avançar muito no Senado Federal, no Parlamento brasileiro. E esta legislatura é reconhecida pelos brasileiros como a legislatura que tomou para si a responsabilidade de fazer as reformas de que o país precisava. Essa matéria foi abraçada pelo Congresso Nacional como uma proposta do Brasil, e não de um governo — disse Davi, durante a votação.

Aposentadoria especial

O acordo envolveu líderes partidários, do governo, o presidente Davi e o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, para permitir a modificação do texto, a partir de um destaque apresentado pelo Partido dos Trabalhadores e aprovado no Plenário nesta quarta. A redação anterior da PEC 6/2019, ao tratar de aposentadorias decorrentes de atividades que sejam exercidas com exposição a agentes nocivos, químicos, físicos e biológicos ou prejudiciais à saúde, proibiria a concessão do enquadramento por periculosidade. Isso praticamente impediria a concessão de aposentadoria especial para trabalhadores em atividades perigosas como vigilantes, guardas de trânsito, frentistas e eletricistas.

A negociação retirou a expressão e a vinculou à elaboração de um projeto de lei complementar, para regulamentar definitivamente quais atividades devem ser enquadradas como perigosas, o que vai também diminuir a insegurança jurídica e a briga na Justiça por esse direito — que era um dos objetivos do Executivo com a reforma.

— O governo vai preparar esse projeto e deve mandar para o Senado na quarta-feira da próxima semana. Esse projeto vai definir quais são os critérios de concessão para evitar essa judicialização, que hoje chega a quase 70%

das concessões de aposentadorias especiais no país — explicou Rogério Marinho, depois do acordo firmado e antes da aprovação do texto em Plenário.

O relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), frisou que o compromisso é de aprovar o projeto complementar rapidamente e que a retirada da expressão não causa nenhum impacto fiscal imediato, nem afeta a economia de R$ 800 bilhões estimada com a aprovação da PEC 6/2019.

— Não tem [impacto fiscal], porque o impacto não seria imediato. O impacto seria a longo prazo. Quero deixar registrado: não tem impacto financeiro nenhum, apenas desconstitucionaliza a questão da periculosidade — disse Tasso.

Um último destaque — apresentado pela Rede e pendente de análise desde a noite anterior, quando ocorreu a aprovação do texto-base e a rejeição de dois outros destaques — foi retirado pelo líder do partido, senador Randolfe Rodrigues (AP), ainda como parte do acordo geral.

Randolfe informou que a proposta deverá ser apresentada pela Liderança do MDB e ter como relator o senador Esperidião Amin, caminhando com urgência no Senado. Segundo a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), a PEC 6/2019 só deverá ser promulgada após a aprovação desse PLP.

— Presidente, esta Casa tem obtido várias conquistas, mas historicamente essa é a maior. Vossa Excelência, como se fosse um jogo, coloca todo mundo para conversar e assume um compromisso, que é histórico, que tem que ser lembrado, de que a promulgação se realizará tão logo o PLP seja votado, com o entendimento e a relatoria do senador Amin, para que garantamos aquilo que sabemos que são as atividades nocivas, flagrantemente

(5)

nocivas, que não podem ser excluídas do direito da classe trabalhadora — detalhou Rose.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que encerrou a sessão e promulgou o resultado da votação do destaque (a aprovação foi por unanimidade, com 79 votos a 0), mencionou que a reforma da Previdência ainda não terminou, já que a PEC Paralela (PEC 133/2019) está na pauta e poderá aperfeiçoar a proposta, e o PLP da periculosidade também precisa ser votado.

— Acredito que possamos construir concertações como a que construímos com esse destaque — disse Paim.

Agradecimentos

A aprovação de uma reforma possível, não necessariamente ideal, o reconhecimento do trabalho bem-feito e exaustivo do relator, Tasso Jereissati, para aprimorar a proposta, e a luta do senador Paulo Paim até o último minuto, para amenizar derrotas aos trabalhadores, foram destacados nas manifestações dos parlamentares durante a votação.

— O senador Tasso Jereissati, com espírito democrático, soube reconhecer os erros, os excessos da reforma apresentada pela Câmara dos Deputados e teve a capacidade de, no seu relatório, tirar as injustiças, como o BPC, o trabalho rural. Como verdadeiro estadista, ao meu lado, conduziu-me na condução dos trabalhos da CCJ. Outro personagem fundamental, porque esta é uma Casa democrática, do diálogo, do equilíbrio e moderação que tanto faltam nas ruas, nas praças, nas Casas do povo brasileiro, foi a figura equilibrada da oposição responsável e consciente do senador Paulo Paim, que vem como o mais legítimo representante do trabalhador brasileiro, que tem o espírito daquele que dá o sangue e o suor para que possamos fazer deste país um país verdadeiramente grande — disse Simone

Tebet.

Tasso Jereissati mencionou as dificuldades superadas com a ajuda dos líderes, que “não foram arrogantes e buscaram o consenso”, do presidente Davi Alcolumbre, de Simone Tebet e dos servidores técnicos que trabalharam na elaboração da proposta.

— Na finalização desse grande debate, o ponto mais alto não é na disputa do debate, mas sim no acordo que fizemos neste momento para fechar com chave de ouro a reforma — disse.

O senador Weverton (PDT-MA), apesar de comemorar a mudança em prol dos trabalhadores em atividades perigosas, criticou a aprovação da reforma, que segundo ele vai deixar os idosos mais pobres, dificultar a aposentadoria das mulheres e decretar “o fim da aposentadoria justa para as próximas gerações”.

— Que esta Casa que fala em altivez tenha a coragem de enfrentar bancos, petroleiras e sistemas que sempre enfraquecem os mais fracos — disse.

Já o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lembrou que somente a aprovação da reforma da Previdência não será suficiente para tirar o Brasil da crise.

— Precisamos iniciar, a partir de hoje, o debate de novos temas importantes e que venham a ajudar e contribuir para o Brasil crescer. Que depois desse ajuste, desse arrocho, a gente possa oferecer aos cidadãos serviços melhores — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

(6)

O DESTAQUE APROVADO

Destaque do PT (Aposentadoria especial para o trabalhador em atividades exercidas com efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos): suprimida a expressão “enquadramento por periculosidade”, constantes do inciso II do §1º do art. 201, nos termos do art. 1º; do inciso I do §1º do art. 19;

do caput e do §3º do art. 21; do §4ºC do art. 40; e do inciso II, §2º, do art. 10 da Proposta.

Sim: 0; Não: 78; Abstenção: 0; Presidente: 1; Total: 79

O Senador Paulo Paim

De todos os que participaram deste luta, podemos considerar o que senador Paulo Paim PT/RS foi o grande responsável pela nossa vitória.

Grande defensor da causa dos trabalhadores do Brasil e um grande amigo dos vigilantes, conheceu a nossa luta desde que foi deputado federal há quase trinta anos junto com o diretor da CNTV, Chico Vigilante, quando este também era deputado federal. É o autor da lei do Dia do Vigilante e foi um dos grandes apoiadores do risco de vida da categoria.

Respeitado e de fácil trânsito junto a

todas as bancadas encampou a nossa luta. Foi responsável por mais de doze audiências publicas no Senado Federal para debater a aposentadoria especial e a questão da manutenção da aposentadoria por atividade periculosa. É bom frisar que em TODAS estas audiências publicas a CNTV esteve presente como palestrante e dando sua contribuição para o tema.

Acreditou e defendeu primeiro a não aprovação da reforma da previdência e depois articulou e defendeu a aprovação do nosso destaque.

No dia de ontem, quando na última audiência publica sobre o assunto, saiu de lá aos prantos, de braços dados com o nosso diretor Chico Vigilante e nosso presidente Boaventura, nos prometendo que defenderia com unhas e dentes a manutenção do nosso direito e assim, o fez.

Fez uma dupla brilhante com nosso diretor Chico Vigilante, lembrando os tempos em que atuavam juntos no Parlamento.

Todos os vigilantes do Brasil ficaram emocionados ontem com a sua defesa no Plenário, convenceu até os maiores defensores do Governo a nos apoiar, por isso, gostaríamos de registrar, Senador Paim, o nosso respeito, nossa admiração e o nosso muito obrigado.

Conte com os vigilantes do Brasil.

(7)

Nosso Grande Vigilante

Falar do nosso companheiro Chico Vigilante é falar de luta, de conquistas e de vitórias.

Chico se agigantou neste processo. Articulou, debateu, sorriu e chorou.

Ao final, o nosso “gigante Vigilante”, chorou, mas para a nossa alegria foi de alivio por mais uma vitória para a categoria, que diga-se de passagem, tem o seu dedo em todas e de felicidade pelo dever cumprido.

Em todas as falas, do Senador Paim, dos senadores da bancada do Governo e dos senadores da bancada de oposição, ele foi referenciado por sua luta e garra e nós, companheiros e amigos, também não poderíamos deixar de agradecer pela caminhada em conjunto e por todos os anos de dedicação.

Nosso abraço mais carinhoso e nosso muito obrigado, companheiro.

(8)

Aposentadoria em áreas que

oferecem risco a trabalhador

foi debatida ontem na CDH

O tema Previdência e Trabalho com foco nas aposentadorias em atividades com periculosidade foi discutido em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) nesta terça-feira (22), às 14h. O pedido para a audiência foi do senador Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH.

Foram convidados o deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF); o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes e presidente do Sindicato dos Vigilantes da Bahia, José Boaventura Santos; o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco, José Inácio Cassiano de Souza; o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói-RJ, Claudio José de Oliveira; e o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Carro Forte do Estado do Rio Grande do Norte, Márcio Figueiredo.

A Constituição prevê aposentadoria especial para pessoas expostas a doenças em hospitais ou a elementos tóxicos, como o benzeno; e para aqueles que têm sua integridade física

ameaçada, como vigilantes e eletricitários, porque correm riscos no exercício diário do ofício.

Reforma

Se a reforma da Previdência (PEC 6/2019) passasse com a atual redação, os segurados que têm direito à aposentadoria especial por exercerem atividades que apresentam risco à saúde e até mesmo à vida deixariam de ter o benefício integral igual à média salarial.

Servidores e segurados do INSS que exercem atividades com exposição a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde também passarão a ter, na prática, a exigência de idade mínima para se aposentar. Hoje esses profissionais precisam ter 15, 20 ou 25 anos de contribuição (o tempo varia de acordo com o nível de gravidade atribuída ao agente nocivo). Com a reforma, será exigida uma soma mínima de idade e tempo de contribuição.

A audiência aconteceu na sala 13 da Ala Alexandre Costa e serviu como mote para

(9)

“QUEM NÃO LUTA POR

SEUS DIREITOS NÃO É

DIGNO DELES”.

Rui Barbosa

que a nossa entrada para que a pressão dos senadores fosse possível. Depois da audiência pública nos dividimos em dois grupos: enquanto o Senador Paulo Paim, o presidente da CNTV, José Boaventura Santos e o Diretor de Assuntos Parlamentares da CNTV e Deputado Distrital Chico Vigilante, seguiram juntos para o Plenário do Senado para articular a aprovação do nosso destaque, os outros diretores seguiram para os gabinetes e corredores do Senado Federal pedindo apoio aos parlamentares para aprovação do mesmo.

Fonte: Agência Senado

Expediente:

Boletim produzido pela assessoria de comunicação da CNTV Presidente da CNTV: José Boaventura Santos

Secretário de Imprensa e Divulgação: Gilmário Araújo dos Santos Colaboração: Jacqueline Barbosa

Diagramação: Aníbal Bispo

www.cntv.org.br cntv@terra.com.br

(61) 3321-6143 SDS - Edifício Venâncio Junior,

Térreo, lojas 09-11 73300-000 Brasília-DF

Referências

Documentos relacionados

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

[r]

Em uma hora de Júpiter: Para fazer alguém se apaixonar por você; para fazer alguém tomar a decisão de se casar; para torna-se popular!. Em uma hora de Saturno: Para fazer um

pontuação para delimitar constituintes de frase e para veicular valores discursivos. Respeitar os princípios do trabalho intelectual: produção de bibliografia. Utilizar, com

Como objetivo geral, pretende-se que os participantes reequacionem as suas práticas de ensino e a presença das artes no ensino, de modo a criarem novos conteúdos e

8) Caso se verifique que nem os titulares de ações com direito a voto nem os titulares de ações preferenciais sem direito a voto ou com voto restrito perfizeram, respectivamente,