• Nenhum resultado encontrado

RESÍDUOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARA UTILIZAÇÃO EM SUBSTRATOS EM MUDAS DE ALFACE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESÍDUOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AMAZÔNIA TOCANTINA PARA UTILIZAÇÃO EM SUBSTRATOS EM MUDAS DE ALFACE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v.10, n.2. 2018. Número especial. (ISSN 2178-9436)

RESÍDUOS

ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AMAZÔNIA

TOCANTINA PARA UTILIZAÇÃO EM SUBSTRATOS EM

MUDAS DE ALFACE

ORGANIC WASTE FROM AMAZONIA TOCANTINA IN

SUBSTRATES IN LETCHUGA

SEEDLINGS

Breno Pinheiro Barra(1) Meirevalda do Socorro Ferreira Redig(2) Mariana Casari Parreira(3) Rafael Wanzeler Gomes(4) Sinara Dias Silva(5) RESUMO – Resíduos orgânicos constituem excelentes matérias primas para produção de

substratos de grande importância agronômica, social e econômica, principalmente em regiões compostas de agricultores familiares com baixo poder aquisitivo como é configurado na Amazônia Tocantina. Sendo assim, o presente trabalho teve objetivo avaliar a emergência e características genéticas na cultura da alface, submetidas a substratos de resíduos orgânicos oriundos da região. Os tratamentos foram as seguintes combinações e proporções de substratos: Terra preta (100%), Terra preta + Serragem (1:1), Terra Preta + Cinzas (1:1) e Terra Preta + Serragem + Cinzas (2:1:1) com quatro repetições. Os compostos orgânicos de Terra preta + Cinzas (1:1) e Terra Preta + Serragem + Cinzas (2:1:1) foram os substratos que proporcionaram maiores valores nos parâmetros analisados, possuindo as sementes utilizadas alta herdabilidade. PALAVRAS‐CHAVE: Lactuca sativa L., agricultura de subsistência, emergência de plântulas

ABSTRACT - Organic wastes are excellent raw materials to produce substrates of great

agronomic, social and economic importance, mainly in regions composed of family farmers with low purchasing power as it is configured in the Amazonia Tocantina. Therefore, the present work had the objective to evaluate genetic characteristics in the emergence of lettuce seedlings submitted to different substrates and proportions of organic residues originating from this area. The treatments were the following combinations and proportions of substrates: Black soil (100%), Black soil + Sawdust (1:1), Black soil + Ash (1:1) and Black soil + Sawdust + Ash (2:1:1) with four replicates. The organic compounds of Black soil + Ash (1:1) and Black soil + Sawdust+Ash (2:1:1) were the substrates that provided higher values in the parameters analyzed, with the seeds used high heritability.

KEYWORDS: Lactuca sativa L. seedlings emergence. subsistence farming

_________________________________________________________________________________________________________________

(1) Eng. Agr. Universidade Federal do Pará. CUNTINS/UFPA(agronomia2013@gmail.com). (2) Profa. Dra. Faculdade de Agronomia (FAGRO)

CUNTINS/UFPA (mfredig@ufpa.br). (3) Profa. Dra. Faculdade de Agronomia (FAGRO) CUNTINS/UFPA (mcparreira@ufpa.br) (4) Eng. Agr.

Universidade Federal do Pará. CUNTINS/UFPA (agronomia2012cametá@gmail.com). (5) Eng. Agr. Mestranda NCADIR/UFPA

(2)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v.10, n.2. 2018. Número especial. (ISSN 2178-9436)

1. Introdução

O processamento de produtos oriundos da agroindústria de beneficiamento produz ao longo de sua cadeia produtiva, toneladas de resíduos orgânicos agroindustriais, ocasionando diversas pendências ambientais decorrentes do seu acúmulo e despejo em locais inapropriados. A quantidade de subprodutos gerados pela indústria de beneficiamento acumula um grande potencial a ser explorado (NASCIMENTO FILHO & FRANCO, 2015).

A alface é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, sendo fonte de vitaminas e sais minerais, com destaque no elevado teor de vitamina A (MARQUES et al., 2003). O sucesso para a alta produtividade para a cultura do alface é ter mudas de excelente qualidade. Assim, a produção de mudas de hortaliças exerce importância fundamental para o sucesso do sistema produtivo, pois torna o cultivo mais competitivo aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de produção (MINAMI & PUCHALA, 2000). A qualidade da muda determina o desempenho final das plantas no campo de produção (ANDRIOLO, 2000).

Amazônia Tocantina situada no nordeste do Estado do Pará possui uma gama de subprodutos agroindustriais regionalmente disponíveis: casca de arroz, caroço de açaí, palmito de açaí, serragem, dentre outros, no qual podem ser utilizados. Desta maneira, aumentando a geração de renda com a utilização ou venda do composto, além de auxiliar na minimização de poluição decorrente do despejo desses materiais ao meio ambiente (SALES, 2010).

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a emergência e características genéticas da cultura de alface, submetidas a diferentes substratos e proporções de resíduos orgânicos oriundos da Amazônia Tocantina.

2. Material e métodos

O experimento foi realizado em propriedade rural localizada no município de Igarapé-Miri-PA, na região da Amazônia Tocantina (latitude 02º14'40" S e longitude 49º29'45" O) nos meses de outubro a novembro de 2017. As unidades experimentais foram bandejas plásticas contendo 36 células com volume de 50 ml.

O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos testados foram as seguintes combinações e proporções de substratos:

(3)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v.10, n.2. 2018. Número especial. (ISSN 2178-9436)

Terra preta (100%), Terra preta + Serragem (1:1), Terra preta + Cinzas (1:1) e Terra Preta + Serragem + Cinzas (2:1:1) com quatro repetições. Após o preparo dos tratamentos nas unidades experimentais, foi realizada a semeadura com três sementes de alface em cada célula. Durante todo o período experimental foram realizadas regas manuais quando necessário. As sementes utilizadas de alface foram adquiridas no comercio local e guardadas em local seco e ventilado até a realização do experimento.

Ao final do experimento 10 dias após a semeadura (DAS) foram avaliadas a porcentagem de emergência (E%) (Labouriau & Valadares, 1976) e o Índice de Velocidade de Emergência (IVE) (MAGUIRE, 1962). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott e Knott a 5% de probabilidade. Também foram estimados os seguintes parâmetros genéticos: coeficientes de variação genética e ambiental, índice de variação b e a herdabilidade no sentido amplo (VENCOVSKY & BARRIGA, 1992).

3. Resultados e discussão

Ao analisar os dados obtidos foi verificado que todos os substratos utilizados proporcionaram comportamentos distintos entre si, no qual os tratamentos de Terra preta + Cinza (1:1) e Terra Preta + Serragem + Cinza (2:1:1), proporcionaram os melhores resultados ao analisar a E% que ultrapassou 64% nos dois tratamentos. Entretanto o IVE obteve maior valor com o tratamento Terra Preta + Cinza (1:1) com 3,92 (Tabela 1). Os tratamentos com Terra Preta + Serragem + Cinzas (2:1:1) e Terra Preta + Serragem (1:1) obtiveram valores intermediários, com menor velocidade de emergência, contudo significativamente maior quando comparado ao substrato que continha somente Terra Preta. Segundo Menezes Junior et al. (2000) verificaram que os substratos que têm na sua composição material orgânico, apresentam melhores propriedades físicas, químicas e físico-química para a produção de mudas de alface.

(4)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v.10, n.2. 2018. Número especial. (ISSN 2178-9436) TABELA 1: Porcentagem de Emergência (E%) e Índice de Velocidade de Emergência (IVE) das sementes de alface submetidas aos tratamentos comdiferentes substratos e proporções de resíduos orgânicos. Amazônia Tocantina, Pará, 2017.

SUBSTRATOS E (%) IVE

Terra Preta (100%) 45,14 B 1,62 C

Terra Preta + Serragem (1:1) 48,61 B 2,49 B

Terra Preta + Cinzas (1:1) 64,86 A 3,92 A

Terra Preta + Serragem + Cinzas (2:1:1) 65,28 A 2,69 B

CV(%) 16,17 18,19

Média seguida pela mesma letra na coluna não diferem entre tratamentos, pelo teste de Scott e Knott a 5% de probabilidade.

Na Tabela 2, visualizam-se as estimativas dos parâmetros genéticos para a cultura da alface, em que o Índice de Velocidade de Emergência (IVE) possuiu a Variação Ambiental (Ơ2e) de 20,48 para E% e 0,06 para IVE, já para a Variância Fenotípica (Ơ2f) foi de 11,36 (E%)

e 0,89 (IVE), sendo a Variância Genética (Ơ2g) de 91,89 (E%) e 0,84 (IVE). Para o parâmetro

herdabilidade (H) altos valores foram encontrados, oscilando entre 81,78 (E%) a 93,33 (IVE).

Tabela 2: Parâmetros genéticos das variáveis analisadas E (%) e Índice de Velocidade de

Emergência (IVE) para a cultura da alface quando submetidas aos tratamentos com diferentes substratos e proporções de resíduos orgânicos. Amazônia Tocantina, Pará, 2017.

PARÂMETROS GENÉTICOS E (%) IVE

Variação Ambiental (Ơ2e) 20,48 0,06

Variância Fenotípica (Ơ2f) 112,36 0,89

Variância Genética (Ơ2g) 91,89 0,84

Herdabilidade (H) 81,78 93,33

b=CVp(%)/CVe(%). 1,06 1,87

Os altos valores verificados para E (%) e IVE indicam que estão acima dessa faixa de herdabilidade proposta Hallauer et al. (1988) (27,1% ≤ H ≤ 57,8%). Esses resultados mostram que toda a interação dos resultados se deve as características genéticas das sementes, quando submetidas aos substratos adequados para o seu desenvolvimento.

A mistura de compostos orgânicos é uma opção para os produtores de mudas de hortaliças para os agricultores familiares da Região da Amazônia Tocantina, devido principalmente a disponibilidade e acesso destes materiais no local, podendo acarretar em

(5)

Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v.10, n.2. 2018. Número especial. (ISSN 2178-9436)

mudas de qualidade com baixo custo e fortalecendo a agricultura desta região que é composta principalmente por ribeirinhos e agricultores de subsistência.

4. Conclusões

O composto orgânico de Terra Preta + Cinza (1:1) foi o substrato que proporcionou maiores valores nos parâmetros analisados, possuindo as sementes utilizadas alta herdabilidade. Sendo assim, mais uma alternativa de baixo custo e fácil aquisição para os produtores locais da Amazônia Tocantina.

Referências

ANDRIOLO, J. L. Fisiologia da produção de hortaliças em ambiente protegido. Horticultura

Brasileira, Brasília, v.18, supl, p.26-32, 2000.

HALLAUER, A.R.; RUSSEL, W.A.; LAMKEY, K.R. Corn breeding. In: SPRAGUE, G.F.; DUDLEY, J.W. Corn and corn improvement. 3. ed. Madison, 1988. p.463-564.

LABORIAL, L. G.; VALADARES, M. B. On the germination of seeds of Calotropis procera. Anais da Academia Brasileira de Ciências, São Paulo, n.48, 174-186, 1976.

MAGUIRE, J. D. Speed of germination aid in selection and evaluation for seedling emergence and vigor. CropScience, Madison, v. 2, n. 2, p. 176-177, 1962.

MARQUES, P. A. A.; BALDOTTO, P. V.; SANTOS, A. C. P.; OLIVEIRA, L. Qualidade de mudas de alface formadas em bandejas de isopor com diferentes números de células. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 4, p. 649-651, 2003.

MENEZES JÚNIOR F.O.G.; FERNANDES H.S.; MAUCH, C.R; SILVA, J.B. Caracterização de diferentes substratos e seu desempenho na produção de mudas de alface em ambiente protegido. Horticultura Brasileira, v.18, n.1, p.164-170, 2000

MINAMI, K.; PUCHALA, B. Produção de mudas de hortaliças de alta qualidade. Horticultura

Brasileira, Brasília, v.18, p.162-163, 2000.

NASCIMENTO FILHO, W. B.; FRANCO, C. R. Avaliação do Potencial dos Resíduos Produzidos Através do Processamento Agroindustrial no Brasil. Revista Virtual de

Química, v. 7, n. 6, p. 1968-1987, 2015.

SALES, C. C. Produtividade de Pleurotus ostreatus em resíduos da Amazônia. Interciencia, v. 35, n. 3, p. 198-201, 2010.

VENCOVSKY, R.; BARRIGA, P. Genética biométrica no fitomelhoramento. Ribeirão Preto:

Sociedade Brasileira de Genética, 1992. 496p.

Referências

Documentos relacionados

A sustentabilidade da exploração interanual de um sistema aquífero seria assim dada pelo volume extraível anual médio, sendo necessário definir o volume de recarga anual médio, o

INE – Estimativas da População Residente; INE – Estatísticas Demográficas; INE – Projecções de População Residente; SEF – Serviço de Estrangeiros e

Al´em disso, constru´ımos uma nova classe de estados cujo emaranhamento pode ser caracterizado apenas com medi¸c˜oes locais e comunica¸c˜ao cl´assica de uma via e com menos

CONCURSO PÚBLICO PARA ARRENDAMENTO (FINS NÃO HABITACIONAIS) DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL “QUIOSQUE” SITO NA PRAÇA ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA, EM CASTRO VERDE António José de

mundo, 6 eram de origem europeia e 4 norte- americana, enquanto 10 anos mais tarde, em americana, enquanto 10 anos mais tarde, em 2002, apenas 2 produtos eram europeus e 8

Com o NET fone via Embratel sua família pode falar à vontade com até duas linhas e o melhor: você paga apenas uma franquia. Muito mais liberdade e economia nas ligações.!.

4.2.1 A Exposição da Monografia será realizada perante uma Banca Examinadora composta por dois membros, sendo um o Orientador e o outro, professor aprovado pelo Conselho de Curso

Neste ítem são apresentados fundamentos teóricos relevantes para o desenvolvimento do presente trabalho, como a ocorrência de efluentes têxteis com corante no