• Nenhum resultado encontrado

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2013 / Cursos de Música CCBM/LEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2013 / Cursos de Música CCBM/LEM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instituto de Artes – CCBM / LEM 1

Manual para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

(TCC) 2013 / Cursos de Música – CCBM/LEM

fevereiro/2013

A existência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é prevista no artigo 9 da Resolução Nº 2, de 8 de março de 2004 do Conselho Nacional de Educação. O TCC em Música consta nos currículos como tendo 60 horas-aula e 4 (quatro) créditos, tanto no Curso de Bacharelado como no Curso de Licenciatura, e sua carga horária é composta por atividades tais como orientação, pesquisa, confecção e apresentação do trabalho.

O órgão responsável pela organização do TCC é o Conselho dos Cursos de Bacharelado em Música e Licenciatura em Educação Musical (CCBM/LEM). O CCBM/LEM também é responsável pela atribuição da nota final do TCC além de, por meio da Seção de Graduação, fazer o devido registro no Histórico Escolar do aluno.

Os TCCs poderão ser premiados pelo CCBM/LEM na cerimônia da Formatura 2013.

1 MODELOS de TCC em 2013

• Modelo I. Projeto, Monografia, Exposição da Monografia e Arguição: para todos os Cursos;

• Modelo II. Projeto, Monografia, Apresentação Musical e Arguição: para os Cursos de Bacharelado em Instrumento e em Canto.

1.1 TCC no Modelo I. Projeto, Monografia, Exposição da Monografia e Arguição

O objetivo é estimular as habilidades do aluno em revisão bibliográfica, elaboração de projeto, confecção de monografia, exposição de trabalho e arguição perante banca com presença de público. A avaliação será feita por uma Banca Examinadora que atribuirá uma nota baseada no desempenho do aluno nas quatro partes do TCC:

1.1.1 Projeto; 1.1.2 Monografia;

1.1.3 Exposição da monografia; 1.1.4 Arguição.

A apresentação dos TCCs acontecerá durante o período de 04 a 08, 11 e 12 de novembro de 2013, no Teatro Maria de Lourdes Sekeff, das 8h às 12h e das13h às17h. O agendamento poderá ser feito a partir da data de publicação deste Manual, no Conselho de Curso com a Elena.

1.2 TCC no Modelo II. Projeto, Monografia, Apresentação Musical e Arguição

O objetivo é estimular as habilidades do aluno em revisão bibliográfica, elaboração de projeto que integre performance e pesquisa, confecção de monografia sucinta, apresentação musical e arguição perante banca com presença de público. A avaliação deste TCC será feita por uma Banca Examinadora que atribuirá uma nota baseada nas quatro partes do TCC:

1.2.1 Projeto; 1.2.2 Monografia;

1.2.3 Apresentação musical; 1.2.4 Arguição.

A apresentação dos TCCs acontecerá durante o período de 04 a 08, 11 e 12 de novembro de 2013, no Teatro Maria de Lourdes Sekeff, das 8h às 12h e das13h às17h. O agendamento poderá ser feito a partir da data de publicação deste Manual, no Conselho de Curso com a Elena.

(2)

Instituto de Artes – CCBM / LEM 2

2.1 Para escolher seu orientador, o aluno deverá buscar um professor que tenha afinidade com o trabalho que pretende desenvolver. Todos os professores do Departamento de Música estão disponíveis para orientar TCCs, respeitando um limite de vagas para cada docente;

2.2 O professor tem à sua disposição mecanismos de escolha, tais como análise do projeto, entrevista e/ou similares;

2.3 Mudança de orientação:

2.3.1 A orientação poderá ser descontinuada a qualquer momento pelo orientador, mediante documento de justificativa assinado e protocolado, constando as assinaturas do aluno e do orientador; 2.3.2 O aluno também poderá trocar de orientador, mediante documento de justificativa protocolado com as assinaturas do aluno, do orientador original e do orientador proposto.

Observação: em todos os casos de mudança de orientação, a deliberação será feita pelo CCBM/LEM após análise dos documentos.

2.4 O aluno poderá ser orientado por um docente externo (docente que não seja do IA), mediante pedido encaminhado por meio de documento protocolado contendo justificativa, currículo do docente e assinaturas do aluno e do orientador proposto. A aprovação do orientador externo será feita pelo CCBM/LEM após análise dos documentos.

2.5 Coorientação: coorientadores serão aceitos desde que haja uma justificativa na qual se especifique nitidamente sua função e contribuição no trabalho. A solicitação deve ser protocolada e, caso o coorientador proposto seja um docente externo, deve ser entregue seu currículo. O documento deve ter as assinaturas do orientador, do coorientador e do aluno. A aprovação da proposta de coorientação será feita pelo CCBM/LEM após análise dos documentos.

Observação: a presença do coorientador como membro da Banca Examinadora pode ser admitida, mas não dispensa a presença de outro membro convidado, além do orientador.

3 INSCRIÇÃO: Ficha de Orientação e Projeto (para ambos os modelos de TCC)

3.1 Ficha de Orientação. O aluno deverá entregar até o dia 30/04/2013 a Ficha de Orientação (disponível na Seção de Graduação) assinada pelo orientador. O documento preenchido deverá ser entregue e protocolado na Seção Técnica de Comunicação (STCOM) juntamente com o Projeto. 3.2 Projeto: O aluno deverá protocolar no STCOM até o dia 30/04/2013 o Projeto contendo os seguintes itens:

3.2.1 nome do aluno e curso; nome do orientador; 3.2.2 título;

3.2.3 introdução: apresentação do tema e justificativa.

3.2.4 revisão bibliográfica: item obrigatório, pode ser incluída na Introdução, se for o caso, ou então, no item Procedimentos Metodológicos.

3.2.5 objetivos: para que serve a pesquisa; que resultados pretende alcançar e/ou qual sua contribuição à comunidade acadêmica/científica/artística;

3.2.6 procedimentos metodológicos: qual ou quais procedimentos serão utilizados para realizar o trabalho;

3.2.7 cronograma: indicação dos períodos em que cada etapa do trabalho será realizada; 3.2.8 referências bibliográficas: materiais específicos iniciais a serem investigados para a elaboração do trabalho final, tais como livros, teses, dissertações, artigos, partituras, gravações em áudio e vídeo e similares;

3.2.9 assinaturas do aluno e do orientador.

Observações:

• não serão aceitos Projetos sem a assinatura do orientador;

• projetos que aplicarão questionários ou que serão resultantes de estudos sobre indivíduos ou grupos cujos nomes serão citados na monografia deverão ser acompanhados de um modelo de Termo de Consentimento (vide Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196 de 10/10/1996, seção IV);

• Bolsistas de Iniciação Científica poderão entregar o mesmo projeto usado para pleitear a bolsa, desde que contenham todos os itens acima descritos.

4 MODELO I: Diretrizes específicas para TCC no Modelo I - Projeto, Monografia, Exposição a Monografia e Arguição

(3)

Instituto de Artes – CCBM / LEM 3

4.1 Monografia

A monografia terá um mínimo de 6.000 palavras e incluirá os seguintes itens:

4.1.1 uma folha de rosto, contendo o título do trabalho, o nome do aluno, o nome do Instituto de Artes, o nome do Orientador e o ano;

4.1.2 um resumo do trabalho (um parágrafo); 4.1.3 uma página com o índice;

4.1.4 o projeto de pesquisa em sua forma final, contendo:

• introdução/justificativa: um resumo do tema desenvolvido e das razões que fundamentaram sua escolha; os itens e idéias desenvolvidas no projeto; a relevância da proposta de pesquisa em termos artísticos/científicos, educacionais e/ou culturais. Estas informações deverão ser baseadas na revisão da literatura (bibliografia) apresentada no projeto, com as devidas citações bibliográficas;

• objetivos: qual (ou quais) o(s) propósito(s) da pesquisa; que resultados pretendeu alcançar e qual a contribuição à comunidade;

• procedimentos metodológicos: detalhamento dos procedimentos adotados na realização da pesquisa;

• referências bibliográficas: lista dos títulos citados especificamente no projeto.

4.1.5 a monografia deverá trazer um relato da realização do projeto, uma reflexão sobre os resultados alcançados, além das devidas conclusões;

4.1.6 na penúltima página do volume, deverá estar o Termo de Responsabilidade de Autoria (ver item 7) devidamente preenchido e assinado;

4.1.7 na última página da monografia deverá constar registro de ciência do Orientador (assinatura e data).

Observações:

a) bolsistas de Iniciação Científica deverão entregar a monografia desta forma também.

b) o exemplar da Monografia a ser entregue na STCOM não deverá ser encadernado com espiral ou capa dura.

4.2 Exposição da Monografia e Arguição em público

4.2.1 A Exposição da Monografia será realizada perante uma Banca Examinadora composta por dois membros, sendo um o Orientador e o outro, professor aprovado pelo Conselho de Curso (ver item 6). 4.2.2 O aluno fará uma exposição oral de, no máximo, 15 minutos sobre o conteúdo e o desenvolvimento do TCC. Em seguida, será arguido pela Banca Examinadora e responderá a questões sobre a Monografia. A duração da arguição será de no máximo 15 minutos.

4.2.3 A exposição e a arguição serão gravadas.

4.3 Avaliação

A nota final do TCC será resultado de média aritmética das notas dos membros da Banca Examinadora, que atribuirão, cada um, nota de zero a dez, de acordo com o desempenho do aluno no Projeto, na Monografia, na Apresentação da Monografia e na Arguição.

5 MODELO II: Diretrizes específicas para TCC no Modelo II - Projeto, Monografia, Apresentação Musical e Arguição

5.1 Monografia

A monografia terá um mínimo de 2.500 palavras e incluirá os seguintes itens:

5.1.1 uma folha de rosto, contendo o título do trabalho, o nome do aluno, o nome do Instituto de Artes, o nome do orientador e o ano;

5.1.2 um resumo do trabalho (um parágrafo); 5.1.3 uma página com o índice;

5.1.4 o projeto de pesquisa em sua forma final, contendo:

• introdução/justificativa: um resumo do tema desenvolvido e das razões que fundamentaram sua escolha; a lista completa do repertório a ser executado na apresentação musical, com

(4)

Instituto de Artes – CCBM / LEM 4

nome da(s) obra(s), compositor(es), data(s) de composição, edição(ões). O repertório deverá estar relacionado ao tema pesquisado e deverá ter duração máxima de 20 minutos. Os itens e idéias desenvolvidas no projeto; a relevância da proposta de pesquisa em termos artísticos/acadêmicos, educacionais e/ou culturais. Estas informações deverão ser baseadas na revisão da literatura (bibliografia) apresentada no projeto, com as devidas citações bibliográficas;

• objetivos: qual (ou quais) o(s) propósito(s) da pesquisa; que resultados pretendeu alcançar e qual a contribuição à comunidade;

• procedimentos metodológicos: detalhamento dos procedimentos adotados na realização da pesquisa;

• referências bibliográficas: lista dos títulos citados especificamente no projeto.

5.1.5 a monografia deverá trazer um relato da realização do projeto, uma reflexão sobre os resultados alcançados, além das devidas conclusões;

5.1.6 na penúltima página do volume deverá estar o Termo de Responsabilidade de Autoria (ver item 7) devidamente preenchido e assinado;

5.1.7 na última página da monografia deverá constar registro de ciência do Orientador (assinatura e data).

Observação: o exemplar da Monografia a ser entregue na STCOM não deverá ser encadernado com espiral ou capa dura.

5.2 Apresentação musical e arguição em público

5.2.1 O aluno fará uma apresentação musical de, no máximo, 20 minutos, na qual tocará o repertório discriminado na Monografia (ver item 5.1.4). Em seguida, será arguido por uma Banca Examinadora composta por dois membros, sendo um o Orientador e o outro, um professor aprovado pelo Conselho de Curso (ver item 6). O aluno responderá a questões sobre a monografia e sobre a apresentação musical. A duração da arguição será de, no máximo, 10 minutos.

5.2.2 O aluno deverá entregar à Banca o programa impresso contendo o repertório que irá executar. 5.2.3 A apresentação musical e a arguição serão gravadas.

5.3 Avaliação:

A nota final do TCC será resultado de média aritmética das notas dos membros da Banca Examinadora, que atribuirão, cada um, nota de zero a dez, de acordo com o desempenho do aluno no Projeto, na Monografia, na Apresentação Musical e na Arguição.

6 COMPOSIÇÃO da BANCA EXAMINADORA (para ambos os modelos de TCC)

6.1 A escolha do segundo membro da Banca Examinadora será feita pelo orientador e pelo aluno e deverá ser aprovada pelo CCBM/LEM. O nome e o endereço eletrônico deste convidado deverão ser entregues ao Conselho pelo aluno, com a assinatura do orientador até o dia 18/10. A disponibilidade deste convidado, incluindo os procedimentos necessários para a concretização de sua participação, é de inteira responsabilidade do aluno;

6.2 Podem ser convidados membros que não pertençam ao corpo docente do IA/UNESP.

7. Sobre a ocorrência de Plágio (para ambos os modelos de TCC)

O plágio consiste em apresentar como sendo de sua autoria idéias, obras – ou partes delas – que tenham sido criadas por outra pessoa. Trata-se de violação da propriedade intelectual, descrito no Código Penal Brasileiro, Artigo 184.

A Lei nº 9.610/98 regula os Direitos Autorais e, no seu artigo 46, inciso III, explicita que não constitui ofensa aos mencionados direitos “a citação em livros, jornais, revistas ou em qualquer outro meio de comunicação [trabalhos acadêmicos, inclusive] de passagens de qualquer obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justa para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”. Para conhecimento aprofundado sobre os direitos autorais, consulte

(5)

Instituto de Artes – CCBM / LEM 5

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm.

Um “Termo de Responsabilidade de Autoria” deverá será assinado e constar como penúltima página da Monografia. O modelo está disponível na Seção de Graduação.

8 Casos omissos serão resolvidos pelo CCBM/LEM.

9 Calendário 2013

assunto Data

Entrega de

Ficha

de Orientação e do

Projeto

Local: Entregar no guichê da S.Téc. Comunicações / Protocolo - Térreo

30/04

Entrega de Monografia

Local: Entregar no guichê da S.Téc. Comunicações / Protocolo - Térreo

11/10

Período de Apresentação dos TCCs

Local: Teatro Maria de Lourdes Sekeff

04 à 08; 11 e 12/11

8h as 12h e das 13h as 17h

(Apresentações de meia hora)

Agendamento do Teatro para Apresentação e confirmação dos nomes dos

Membros da Banca

Local: Conselho de Curso (Elena) - 3o. andar / Sala 308

Até 18/10

Conselho de Curso do Bacharelado em Música e

Licenciatura em Educação Musical (CCBM/LEM)

Instituto de Artes / Unesp fevereiro/2013

Referências

Documentos relacionados

A tabela seguinte mostra as porcentagens em massa que foram defletidas na direção do eletrodo positivo e negativo obtidas após os testes com o ABS, HIPS, PE, PET e PVC e a massa

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

Em geral, pudemos perceber como um evento não normativo (a denúncia de abuso sexual infantil, sendo o acusado o marido) possuiu impacto profundo em diversas esferas

- Perceber que tipo de informação os encarregados de educação/ pais consideram importante na Documentos Facilitadores da caracterização do desenvolvimento de uma criança para

Resumo: Este projecto consiste na implementação de uma aplicação WEB para monitorização de bases de dados Oracle que permite a consulta de dados de desempenho e QoS (Quality

 Somatório das entradas por Grupos / Subgrupos: Quando é cadastrado um produto ou patrimônio na tela de “Arquivos de produtos e patrimônios”, no cadastro é feito a

Um contributo importante da directiva para a legislação comunitária em matéria de igualdade entre homens e mulheres foi esclarecer o conceito de discriminação, ao

A Believe Consultoria dedica-se à prestação de serviços de Project Finance, Planos de Reestruturação, Controlo de Gestão, Auditoria, Contabilidade e Consultoria