• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SÚMULA CURRICULAR

Docente: Jorge Luiz Barcellos da Silva

1. Formação.

2006 Doutorado (Ciências Sociais) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 1996 Mestrado (Geografia Humana) Universidade de São Paulo (USP)

1988 Licenciatura Plena Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2. Histórico profissional.

2013 à atualidade - Professor credenciado no Programa de Pós Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, campus Guarulhos;

12/2009 à atualidade – Professor Adjunto ao Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP), em regime de dedicação exclusiva.

2007 a 2009 - Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Linha de pesquisa: Ensino de Geografia . Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

1996 a 2009 - Professor do Curso de Especialização (lato sensu) Ensino de Geografia – COGEAE - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

2005 a 06/2009 - Coordenador Pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Geografia - Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

2000 a 11/2009 - Professor da disciplina Prática de Ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Ensino Médio e Estágio Supervisionado I e II na Faculdade de Educação - Faculdade de Educação - Programa Geral de Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

09/1991 a 11/2009 – Professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

02/1989 – 12/1989 – Professor no Curso de Licenciatura Estudos Sociais / Geografia na Faculdade Cenecista de Osório,RS ( FACOS).

02/1990 a 11/2009 – Professor no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio na escola básica , São Paulo.

(2)

3. Lista de até 10 resultados de pesquisa mais relevantes, podendo ser artigos científicos, livros, capítulos de livros, patentes (solicitadas ou concedidas), softwares registrados ou outros tipos de publicações que considere estarem entre as 10 mais relevantes de sua carreira.

SILVA. Jorge Luiz Barcellos da. A necessidade dos estudos geográficos da escola pública e dos processos de ensino e aprendizagem: um exemplo na região metropolitana de São Paulo. Boletim de Geografia (online) v. 35, n. 3 (2017) doi.org/10.4025/bolgeogr.v35i3.32053

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da.; CARVALHO, J. P. F. . Uma experiência pibidiana entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação docente. In: João do Prado Ferraz de Carvalho. (Org.). Experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, estado de São Paulo. Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 5

GABRELON, A.. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da Silva . Livro Didático: suas funções e o ensino de Geografia. In: Ivaine Maria Tonini; Ligia Beatriz Goulart;Manoel Martins de Santana Filho; Rosa E. Militz W. Martins;Roselane Zordan Costella. (Org.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. 1, p. 9-277.

BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz; MORAES, J. V. . As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Pesce,L.; Jardim,V.. (Org.). Educação, tecnologias e empoderamento freireano: desafios e possibilidades dos grupos sociais contemporâneos. 1ªed.Uberlãndia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 1-173

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. O Atlas Imperio do Brazil: uma ação pedagógica na construção de um Estado Nacional e de uma Nação. Ateliê geográfico (UFG), v. 10, p. 47-72, 2016.

doi 10.5216/ag.v10i3.36417

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. Desafios e perspectivas do ensino e aprendizagens de Geografia na formação de professores dos anos iniciais da escola básica no Brasil. In: Xose Carlos Macia Arce;

(3)

Francisco Rodriguez Lestegás; Francisco Xose Armas Quintá. (Org.). Ensinar Geografia realidades e propostas no Brasil e Galiza. 1ªed.: Andavira Editora, 2015, v. 1, p. 127-152.

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a Educação Infantil. In: Sacramento,A. C. R.; Charlles da França Antunes,C. F. ; Santana,M. M.F.. (Org.). Ensino de Geografia - produção do espaço e processos formativos. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2015, v. 1, p. 83-106.

CARVALHO,J.P.F. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SILVESTRE, M. A. ; PINTO, U. A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica. In: Isabel Maria Sabino de Farias; José Rubens Lima Jardilino; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Aprender a Ser Professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 1-197

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. Quais saberes constituem um bom professor de Geografia?. In: TONINI,M.,I.;CASTROGIOVANNI,A.,C.;GOULART,L.,B.;KAERCHER,N.A.,MARTINS,R.,E.M.. (Org.). O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. 1ed.Porto Alegre: Mediação, 2014, v. 1, p. 215-226

SILVA, Jorge Luiz Barcellos da; MORAES, J. V. . Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?. In: María Victória Fernàndez Caso; Raquel Gurevich. (Org.). Didáctica de La Geografía - prácticas escolares y formación de profesores. 1ed.Buenos Aires: Editorial Biblos, 2014, v. 1, p. 295-309

4. Projetos de pesquisa em desenvolvimento.

Relações entre Escola pública, Famílias e Professores: territórios enredados

Esse estudo propõe estabelecer aproximações entre as áreas Geografia e Educação, desenvolvendo encaminhamentos que buscam efetivar leituras geográficas como ferramenta analítica no contexto da formação de professores. Trata-se de um procedimento teórico-metodológico convergente que, ao abordar temáticas como escola pública, famílias, professores, alunos, gestores educacionais e processos de ensino e aprendizagens etc. se consubstancia pela perspectiva espacial, entendendo esse

(4)

fenômenos educacionais portam. Com essas preocupações, a proposição de um projeto denominado Relações entre Escola pública, Famílias e Professores : territórios enredados se articula pensando nos aspectos locacionais da instituição, reconhecendo quem são os elementos que as constituem e como estão distribuídos no interior das dinâmicas escolares. As diferentes localizações e distribuições de gestores educacionais, alunos, professores, famílias e outros participantes que vivem e definem o significado de lugar para a escola, são identificadas a partir da dimensão territorial que as relações sociais constroem e, nessa direção, podemos pensar na distinção, indagação e ponderação sobre os significados das diferentes formas de poderes e conflitos que ali se configuram.

O sentido social e fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Geografia na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas de alta vulnerabilidade: aproximações em territórios constituintes da identidade docente

O projeto tem como objetivo investigar a Geografia escolar a partir do que os professores polivalentes, localizados em escolas da periferia de Guarulhos pensam e praticam no lugar do exercício profissional. Identifica os entendimentos a respeito do conhecimento construído na escola, seus fundamentos e suas metodologias desenvolvidas. Essa agenda de trabalho busca contribuir para a compreensão de processos relacionados a constituição da identidade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, destacando o reconhecimento de suas racionalidades e de seus encaminhamentos metodológicos relacionados ao componente curricular Geografia.

5. Lista das orientações de mestrado e doutorado em andamento e as 10 últimas concluídas. Indicar nome do orientando e o título da pesquisa.

em andamento

• Sonia Maria Pereira de Oliveira. Reflexões sobre as relações entre o curriculo e o desenvolvimento profissional docente ns cidade de Santo Andre. Início: 2018/1.Universidade Federal de São Paulo

• Fernando Bianco. O Ensino de Geografia no ciclo de alfabetização da rede municipal de São Paulo: as imagens representativas dos educadores e educadoras polivalentes acerca do currículo de Geografia. Início: 2017. Universidade Federal de São Paulo.

(5)

• Tayná Mota Santos Figueiredo. Formação de Professores: as influências da Jeif na construção das territorialidades docentes na escola pública do município de São Paulo.Início: 2017. Universidade Federal de São Paulo.

• Tatiana Nascimento Fonseca. As impressões de professores de Educação Física de escolas públicas do município de São Paulo ao participarem da jornada especial integral de formação (Jeif).Início: 2017. Universidade Federal de São Paulo.

Concluídas

• Marcos Pedro Rezende. Os impactos das condições de trabalho sobre a construção das territorialidades do professor na escola pública estadual de São Paulo. Defesa Agosto/ 2017. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade Federal de São Paulo.

• Adalberto Diré Adão. O caráter territorial dos processos de ensino e aprendizagem. Estudo de caso comparativo entre os municípios de Guarulhos e São Paulo. Defesa fev/2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Paulo.

• Anderson Gabrelon. O Brasil e os brasileiros do século XXI: o que declaram os livros didáticos de Geografia. Defesa fev/2017. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de São Paulo.

• Guilherme Macedo Pascal. O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma perspectiva a partir da análise dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2013. Defesa fev/ 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

• Valeria Maria Marques. Alfabetização geográfica: o ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Defesa março 2009. Dissertação (Mestrado Programa de estudos pós graduados de Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

• Luciane Crepaldi. A Geografia na educação básica: investigando a proposta curricular (2007) do Estado de São Paulo.. Defesa mar/2009. Dissertação (Mestrado Programa de estudos pós graduados de Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP).

(6)

6. Link para página do lattes. http://lattes.cnpq.br/9950540154695961

7. Temas de interesse Formação de professores

Fundamentos , Metodologias e práticas do Ensino de Geografia

8. Outras informações relevantes.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores ( GEPEPINFOR ).

Grupo que desenvolve estudos e pesquisas sobre a escola pública, educação básica, em suas especificidades, com ênfase nas escolas das infâncias (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental) em uma perspectiva emancipatória e reflexiva na Formação Inicial e Contínua de educadores. Investiga ainda o desenvolvimento profissional de educadores e as relações entre cultura, educação e saberes docentes.

Professor colaborador do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Departamento de Educação) UNIFESP

Programa que investiga e desenvolve materiais didáticos de apoio para o ensino de História e Geografia e áreas afins; orienta grupos de estudo e pesquisas sobre temas da História e Geografia, voltados ao ensino; envolvendo graduandos , professores e gestores educacionais da escola básica. Estimula, ainda o debate, o intercâmbio e a difusão de ideias sobre o ensino e promover a formação continuada de professores e gestores educacionais, oferecendo apoio didático e oportunidade para atualizar seus conhecimentos (por meio de cursos, publicações, videoconferências, oficinas, palestras, seminários, mesas-redondas e eventos), bem como compartilha suas experiências orientando alunos e professores para consultas no seu acervo.

Referências

Documentos relacionados

Você não deve usar este medicamento se tiver alergia à substância ativa pimecrolimo ou a qualquer um dos outros componentes de Elidel ®.. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA ELABORAR PLANO DE ESTUDO DE ENCERRAMENTO DE PARTE DO TERRENO DO ATERRO SANITÁRIO E PLANO DE ESTUDO DE AMPLIAÇÃO DO

Sendo assim, a SUDENE se torna uma solução para as correções dos problemas estruturais, historicamente construídos no Nordeste brasileiro, essa instituição foi a manifestação

158 Isolado Dias de crescimento Cor da colônia Aparência da colônia Reação de pH Tamanho da colônia Forma da colônia Elevação da colônia Borda Transpa- rência

A eficiência nas taxas de produção de P. subcapitata pode ser observada na Figura 3 por meio da análise de crescimento exponencial (k), em que o tratamento contendo todos os

A correta condução do processo de reavaliação de ingredientes ativos utilizados na agricultura, além da proteção à saúde, garantirá aos produtores rurais,

Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro.. Campinas: Edições Leitura

Ambrósio Jr & & Rio de Janeiro Rio de Janeiro Corneal Corneal Tomography Tomography and and Biomechanics Biomechanics Study Study Group Group..