• Nenhum resultado encontrado

GUIA PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

GUIA PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

PROPONENTES:

NOME: César Quintaparedes

EQUIPE: Grupo de Subestaciones

CARGO: Técnico de subestaciones

EMPRESA: INTERCOLOMBIA

PAÍS: Colombia

E-MAIL: cquintaparedes@isa.com.co

AUTOR: x COAUTOR:

NOME: João Eduardo Figueredo

EQUIPE: Divisão de Gestão da Manutenção

CARGO: Engenheiro de Análise da Manutenção

EMPRESA: CTEEP PAÍS: Brasil E-MAIL: joaoefigueredoa@cteep.com.b AUTOR: COAUTOR: x RESUMO

O objetivo deste documento é o de fornecer aos autores e coautores as diretrizes básicas para a elaboração dos trabalhos para a as Jornadas do Conhecimento e Inovação da ISA 2021 e orientá-los, usando isso como exemplo prático, na aplicação de formatos e modelos que incluem as normas para a elaboração do documento. PALAVRAS-CHAVE

Normas, Modelos, Formato, Trabalhos Técnicos, Jornadas ISA. CATEGORIA: Crescimento nos negócios atuais.

INTRODUÇÃO

Este documento é desenvolvido como um exemplo prático da aplicação do Guia-Modelo para a elaboração de um trabalho e tem como objetivo fornecer os elementos necessários para participar nas Jornadas de Conhecimento e Inovação ISA 2021.

Este Guia-Modelo está composto por várias seções e o conteúdo que nele se desenvolve corresponde às diretrizes e requisitos específicos para cada uma delas.

Para entrar no sistema de inscrição de trabalhos de conhecimento e fazer o upload deste arquivo, cada autor/coautor deve entrar no site de Jornadas de Conhecimento e Inovação ISA, onde irá encontrar todas as instruções.

Assim que estiver no sistema, o autor deve inserir a informação dos campos obrigatórios e anexar o trabalho exclusivamente em formato Word. As instruções para anexar o trabalho serão publicadas no mesmo site, se houver dúvidas, as mesmas podem ser enviadas para o e-mail das Jornadas:

(2)

2 1 REQUERIMENTOS DO TRABALHO

1.1 GERAIS

Os trabalhos devem ser elaborados na ferramenta Microsoft Word, tamanho carta, com as seguintes margens: 2,5 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

O trabalho completo não deve exceder 8 páginas no total. O cabeçalho e rodapé (numeração de página centralizada) devem estar a 1 centímetro da borda, ambos em fonte Arial, tamanho 9.

O documento deve ser desenvolvido com um espaçamento entre linhas simples, fonte Arial, tamanho 10; deve-se deixar um espaço quando for feita uma mudança de parágrafo. Da seção de Introdução até o final do documento, o trabalho será elaborado em duas colunas. Esta informação é detalhada para cada seção. Sugere-se tomar como base este documento, o qual contém os formatos a serem utilizados na estrutura do trabalho a ser apresentado.

Para conseguir um bom estilo, recomenda-se respeitar estritamente a sintaxe, a ortografia e as regras gramaticais pertinentes. Deve ser escrito de forma impessoal (a forma impessoal corresponde à terceira pessoa do singular, por exemplo: deve-se, precisa-se, há, faz, definiu-se, conformou-se). O trabalho deve estar livre de erros de digitação, ortografia, gramática e redação. Para destacar um texto, pode-se usar letra itálico ou negrito.

Os Jurados levarão em consideração os seguintes aspectos para a avaliação dos trabalhos:

Cumprimento de normas para elaborar o trabalho:  Em que medida o autor levou em consideração

as regras estabelecidas no modelo para a elaboração do trabalho, bem como a clareza na estruturação do documento que facilite sua análise e compreensão do tema.

Coerência com o eixo temático.

 Em que medida o trabalho se encaixa ou tem relação direta com o eixo temático definido para a versão das jornadas 2021: "Incorpore seu

Talento Conecte-se com a V.I.D.A." Conclusões e recomendações.

 Em que medida as conclusões e recomendações apresentadas no documento descrevem sua agregação de valor, com ênfase em seus benefícios, melhoria de processos e lições aprendidas.

Contribuição Estratégica.

 Em que medida o trabalho identifica e avalia os impactos para a organização, no que se refere a sua contribuição para a estratégia 2030 e seu alinhamento com as iniciativas ou objetivos estratégicos de cada Negócio.

Sinergias entre empresas.

 Qual o grau de articulação ou integração entre as diferentes áreas da mesma empresa ou de diferentes empresas do Grupo para o desenvolvimento do trabalho.

1.2 NUMERAÇÃO DE TÍTULOS

As seções TÍTULO, PROPONENTES, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, CATEGORIA e INTRODUÇÃO não são numeradas. A numeração das demais partes do documento será feita com um esquema de números arábicos, conforme a explicação a seguir:

1.2.1 TÍTULO DE NÍVEL 1

Tem numeração consecutiva, alinhada à esquerda, em fonte Arial, tamanho 10, negrito e todo em letra maiúsculas, precedidos de espaço.

Neste documento, o formato é denominado "JornadasTítulo 1".

1.2.2 TÍTULO DE NÍVEL 2

Tem numeração consecutiva, alinhado à esquerda e relacionado ao numeral do título de nível 1, em fonte Arial, tamanho 10, todo em letra maiúscula, precedido de um espaço.

(3)

3 Neste documento, o formato é denominado "JornadasTítulo 2".

1.2.3 Título de nível 3

Tem numeração consecutiva, precedido de um espaçamento entre linha, alinhado à esquerda e relacionado ao numeral do título de nível 2. Em formato Arial, tamanho 10, em negrito e apenas as iniciais em letra maiúsculas.

Neste documento, o formato é denominado "JornadasTítulo 3".

Este mesmo formato aplica-se da mesma forma às legendas de níveis superiores, caso sejam utilizadas. Marcadores (Formato "JornadasListaMarcadores") podem ser usados para marcação especial de itens não numerados, ou números (Formato "JornadasListaNumeros") para itens numerados.

1.3 GRÁFICOS, FOTOS E TABELAS

Os gráficos, fotografias e tabelas devem ser citados explicitamente no texto do trabalho. A numeração é única e sequencial, independente da seção, exemplo: Gráfico 1, Gráfico 2, Fotografia 1, Fotografia 2, Tabela 1, Tabela 2.

Todos os gráficos, fotos e tabelas devem ser centralizados e precedidos de dois espaços. Devem ser suficientemente claros, evitando a sobrecarga de informações.

Para todos os casos, na parte de baixo dos gráficos, fotos e tabelas, deve-se especificar a fonte de onde provém. Esta informação é colocada como uma citação, na parte inferior, alinhada à direita, com um espaçamento entre linhas do gráfico, fotografia ou tabela, em fonte Arial, tamanho 9, com o texto: Fonte: Elaboração própria ou Retirado de [Número da Referência]. Ver gráfico 1 e tabela 1.

Os títulos dos gráficos, fotografias e tabelas devem ser em fonte Arial, tamanho 9, todo em negrito e letra maiúscula apenas no início da palavra. Devem estar centralizados e localizados na parte inferior, com espaçamento entre linhas da citação da fonte

de origem.

É necessário levar em consideração que na hora de elaborar gráficos ou tabelas coloridas, devem ser utilizadas as cores corporativas. Para mais instruções, consulte o manual de Identidade Corporativa:

https://isaempresas.sharepoint.com/Paginas/Docu mentosCorporativos/ManualDeIdentidad.aspx Nos gráficos, as variáveis e suas unidades devem ser escritas em cada eixo; exemplo: Temperatura (ºC), quilovolts (kV).

Fonte: Retirado de [2]

Gráfico 1. Este é um exemplo de gráfico A seguinte tabela (Tabela 1) mostra um exemplo da forma como devem ser utilizados os formatos nas diferentes seções do trabalho:

SEÇÃO FONTE FORMATO DE MODELO Título do Trabalho

Arial 12, Negrito, toda em letra Maiúscula, Centralizado, Uma coluna. Informação dos proponentes

Arial 9, Negrito, letra Maiúscula no início, Centralizado. Número de colunas igual ao número de autores. Resumo, Palavras-Chave e Categoria Arial 10, Normal, Maiúscula no início, texto justificado, uma coluna. JornadasTex toNormal Introdução Arial 10, Normal, Maiúscula no início, texto justificado, duas colunas.

JornadasTex toNormal

Título de nível 1

Arial 10, negrito, todo em maiúscula, duas colunas.

JornadasTít ulo 1

(4)

4 SEÇÃO FONTE FORMATO DE MODELO Título de nível 2

Arial 10, negrito, todo em maiúscula, duas colunas. JornadasTít ulo 2 Título de nível 3 Arial 10, negrito, maiúscula no início, duas colunas. JornadasTít ulo 3 Corpo do documento Arial 10, Normal, Maiúscula no início, texto justificado, duas colunas

JornadasTex toNormal

Referências bibliográficas

Arial 10, Normal, texto justificado.

JornadasRef erênciasBibli ográficas Fonte: Elaboração própria

Tabela 1. Exemplo de tabela. Resumo dos formatos a serem utilizados.

O conteúdo de uma tabela deve estar desenvolvido em fonte Arial, tamanho 9.

1.4 EQUAÇÕES MATEMÁTICAS.

Nos casos em que os trabalhos contenham equações ou fórmulas matemáticas, devem estar digitados em fonte Arial 9, utilizando o Editor De Equações Microsoft. Além disso, eles devem ser numerados consecutivamente com um número de equação colocado entre parênteses no lado direito da equação. Seguindo a equação, deve-se detalhar cada uma das novas variáveis que a mesma tenha introduzido. Quando a variável já tenha sido previamente definida em outra equação, não é necessário repeti-la.

2 SEÇÕES DO TRABALHO

O arquivo que contenha o trabalho estará composto pelas seguintes seções:

2.1. PRIMEIRA SEÇÃO: TÍTULO DO TRABALHO O título é uma frase que descreve adequadamente o conteúdo do artigo usando o mínimo de palavras possível. Deve identificar o conteúdo, tema e objetivo do artigo e deve orientar o leitor e a pesquisa em bases de dados informatizadas.

É o primeiro elemento que o leitor utilizará para prestar atenção nas ideias apresentadas pelo autor; por isso, deve sintetizar a ideia principal do trabalho. O uso de abreviaturas, fórmulas e nomes comerciais de produtos devem ser evitados no título; a não ser que o conteúdo do artigo exija. O uso de termos altamente especializados também deve ser evitado.

Recomenda-se que o comprimento máximo de um título seja de dez palavras.

Deve ser escrito em fonte Arial, tamanho 12, em negrito, todo em letra maiúscula, centralizado em uma coluna no início do documento.

2.2. SEGUNDA SEÇÃO: INFORMAÇÃO DOS AUTORES

Na seguinte seção, separada por uma entre linha do título do trabalho, deverá ser preenchida uma tabela com os seguintes campos:

 Nome completo

 Equipe de trabalho ou setor organizacional  Cargo

 Empresa  País:  E-mail:

Os campos devem ser preenchidos em fonte Arial, tamanho 9 e a tabela deve ser duplicada por cada autor/coautor do trabalho.

2.3. TERCEIRA SEÇÃO: RESUMO, PALAVRAS-CHAVE E CATEGORIA.

Esta informação é desenvolvida em sua totalidade a dois espaçamentos entre linhas da seção de Autor, em uma nova seção. Os Títulos: "RESUMO, PALAVRAS-CHAVE e CATEGORIA devem ser escritos em letra maiúscula, negrito, fonte Arial, tamanho 10.

A seguir, o texto para cada um desses quatro tópicos é redigido em forma contínua, em uma única coluna, justificado, fonte Arial, tamanho 10. Ver exemplo no início deste documento.

(5)

5 As particularidades de cada item são as seguintes: RESUMO

O resumo visa comunicar aos leitores o que foi alcançado com o desenvolvimento deste trabalho, permitindo uma compreensão clara e fácil do conteúdo fundamental do mesmo e captando o interesse em continuar se aprofundando no texto. A redação deve ser pontual e objetiva, permitindo fornecer informações significativas e substanciais.

PALAVRAS-CHAVE

A um espaçamento de uma entre linha do resumo, os autores devem incluir palavras-chave ou frases curtas, separadas por vírgulas, que possam facilitar a divulgação, classificação e posterior localização do trabalho.

Devem ser incluídas entre três e oito palavras-chave, ordenadas da mais específica à mais geral. Alguns exemplos de palavras-chave a considerar para os trabalhos das Jornadas de acordo com os temas desenvolvidos são: inovação, operação, manutenção, linhas, subestações, gestão social, eficiência, medidas, controle, proteções, telecomunicações, gestão ambiental, gestão de ativos, gestão de projetos, metrologia, testes, normalização, homologação.

CATEGORIA:

Inclui a denominação da Categoria definida pelas Jornadas de Conhecimento e Inovação e que se aplique para o trabalho, de acordo com a temática e foco.

2.4. QUARTA SEÇÃO: INTRODUÇÃO

Visa fornecer informações suficientes para colocar o leitor no contexto adequado, por meio de um texto resumido que descreva o objeto do trabalho, a formulação do problema a ser resolvido ou analisado, uma descrição clara da natureza da pesquisa realizada, bem como os antecedentes, importância, metodologia a ser utilizada e a forma

como o trabalho contribui para o tema que está sendo desenvolvido e nos processos do negócio. O Título INTRODUÇÃO deve ser escrito em letra maiúscula, em negrito, fonte Arial, tamanho 10, localizado a duas entre linhas das palavras claves. O texto da introdução deve ser elaborado em duas colunas, com separação de 1 cm, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples (Formato "JornadasTextoNormal"), fonte Arial, tamanho 10.

2.5. QUINTA SEÇÃO: CONTEÚDO DO DOCUMENTO

Recomenda-se seguir uma ordem que comece pela apresentação do problema, objetivo ou hipótese, desenvolvendo amplamente essa abordagem, descrevendo os antecedentes, o estado da arte e a base teórica em que se baseia o trabalho.

Devem ser explicadas as características da proposta, bem como a metodologia utilizada para abordar o trabalho.

A seguir, devem ser resumidos os principais aspectos alcançados como resultados do trabalho realizado, incluindo os testes realizados e os resultados obtidos, discutindo seu escopo e suas implicações no problema.

O artigo deve estar baseado em projetos ou trabalhos já realizados, com resultados concretos e uma estimativa do benefício alcançado.

A critério do autor, dependendo da extensão dos diferentes componentes descritos, os mesmos podem ser apresentados como capítulos independentes do documento.

Uma linguagem clara deve ser usada em todo o documento para permitir que o leitor entenda. Devem ser utilizadas apenas abreviaturas estândares, evitando utilizá-las no título e no resumo. O termo completo representado pela abreviatura deve preceder tal abreviatura, na primeira vez em que aparece no corpo do texto, a não ser que se trate de uma unidade.

(6)

6 O conteúdo do trabalho deve ser feito em coluna dupla, com separação de 1 cm, em fonte Arial, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples (Formato "JornadasTextoNormal".).

2.6. SEXTA SEÇÃO: CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Corresponde à descrição das conquistas com o trabalho realizado ou processo de pesquisa, as limitações e vantagens que apresenta, as lições aprendidas (positivas e aspectos a melhorar) e as propostas para um maior aproveitamento futuro e aplicação dos resultados do trabalho realizado. Caracterizam-se por serem expressos em linguagem clara e simples. O título "CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES", entra como título numerado de nível 1, com espaçamento de uma entre linha, após o último parágrafo do conteúdo do trabalho, em fonte Arial, tamanho 10 e continuando com o formato de coluna dupla, a 1 cm que é trazido da seção anterior.

2.7. SÉTIMA SEÇÃO: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Qualquer afirmação no texto do trabalho que seja proveniente de outro documento ou publicação deve ser sustentada pela sua respectiva referência. Toda referência feita no texto deve aparecer nesta seção (não como rodapé). Da mesma forma, toda referência incluída nesta seção deve ter sido mencionada no texto.

Recomenda-se aos autores que façam referências de toda a bibliografia consultada para a elaboração do trabalho.

O título "REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS" entra como título numerado de nível 1 (Formato "JornadasTitulo 1"), com espaçamento de uma entre linha da seção anterior.

O conteúdo das referências deve ser desenvolvido continuando com o mesmo formato de coluna dupla, as quais devem ser escritas em fonte Arial, tamanho 10, a numeração deve ser uma sequência

numerada entre colchetes [1] e organizada em

ordem alfabética (Formato

"JornadasReferenciaBibliograficas").

A seguir, confira alguns tópicos e exemplos para citação das referências bibliográficas.

Esquema da referência bibliográfica para livros.

[1] SOBRENOME, nome. Título do livro. Subtítulo (se houver). Edição. Cidade de publicação: Editorial, ano. Número total de páginas. Exemplo:

[2] OLSSON, Anders. Understanding Telecommunications 2. Sweden: Ericsson Telecom Studenlitteratur, 1998. 659 p.

Esquema da referência bibliográfica para artigos de revistas.

[1] SOBRENOME, nome. Título do artigo. Nome da revista, Número da revista (se houver), ano, páginas em que o artigo se encontra. Exemplo: [2] LAW, Averill M. e McComas, Michael G.

Simulation Software for Communications Networks: The State of the Art. IEEE Communications Magazine. Institute of Electrical and Electronic Engineer, número 50, March 1994. pp 44-47.

Esquema da referência bibliográfica retirada da Internet.

[1] Responsável pelo documento principal. Título. Tipo de meio eletrônico. Local de publicação. Data de atualização/revisão. Data da citação. Disponibilidade e acesso. Exemplo:

[2] KIM, Andrew. OPNET Tutorial [online]. Março 2003 [citado em Dezembro de 2005]: http://www.dpg.devry.edu/akim/new/opnet.doc

(7)

7  Esquema da referência bibliográfica para

artigos de jornais.

[1] SOBRENOME (S), nome do autor. Título do artigo. Preposição "Em", nome do jornal, cidade (dia, mês, ano) número da página, coluna (s).

[2] Exemplo: SANCHEZ TOLOZA, Miguel. O futuro das telecomunicações. Em El Tiempo, Bogotá (24, junho, 1997) p. 2D, c. 2-4.

Esquema da referência bibliográfica para tese e outros trabalhos de graduação. [1] SOBRENOME (S), nome do autor. Título:

subtítulo (se houver). Cidade, ano de apresentação, paginação. Designação do trabalho de graduação (título acadêmico). Instituição. Faculdade. Departamento ou Setor. Exemplo:

[2] MILLER, Guillermo. Desenho de redes de próxima geração. Bogotá, 1995, 180 p. Trabalho de graduação (Engenheiro elétrico). Universidade Nacional da Colômbia. Faculdade de Engenharia Eletrônica. Setor de comunicações.

Esquema da referência bibliográfica para apresentações em congressos.

[1] SOBRENOME (S), nome do autor. Título da apresentação. Preposição "Em" congresso ou seminário. (Número da conferência: ano de realização: cidade onde se realiza). Título que geralmente se identifica com os anais ou atas. Cidade de publicação: Editor. Ano de publicação dos anais. Páginas. Exemplo: [2] WANG, S. e KUNG, H. A Simple Methodology

for Constructing Extensible and High-Fidelity TCP/IP Network Simulators. En IEEE INFOCOM'99. New York: Institute of Electrical and Electronic Engineer. March 21-25. 1999. 300 p.

2.8. OITAVA SEÇÃO: CURRÍCULO DOS AUTORES.

No final do documento, imediatamente após as referências bibliográficas, deve ser incluído sem nenhum título nem cabeçalho, um breve currículo do autor ou autores do trabalho, começando com o nome sublinhado e estendendo-se no máximo 15 linhas por autor. Esta seção deve estar em coluna dupla, continuando com o formato anterior, em Fonte Arial, tamanho 9.

3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Este Guia-Modelo permite que os trabalhos mantenham padrões uniformes e facilita a elaboração por parte dos autores.

A sua utilização é recomendada para uma melhor avaliação do trabalho e para facilitar o trabalho dos jurados.

Este Guia constitui-se também, em um primeiro degrau para introduzir os autores dos trabalhos para a Jornadas no mundo da escritura técnica, utilizada em revistas e publicações, como uma forma de fortalecer esta competência e ampliar os horizontes para a futura divulgação dos desenvolvimentos das pessoas que fazem parte do grupo ISA.

REFERÊNCIAS

[1] AMAYA, José Javier, AMAYA Carlos Eduardo. GUÍA PARA la presentación de los artículos para la revista RESET-UTS. http://www.uts.edu.co/reset/guia_autores_reset .pdf

[2] CARVAJAL, Lizardo. Redacción de Trabajos Científicos. Programa Colombia si tiene quien le escriba. UNESCO. Tercera edición. Cali, Colombia. 2005.

[3] COLCIENCIAS. El Servicio Permanente de Indexación de Revistas Científicas y Tecnológicas Colombianas. Sistema Nacional de Indexación de Revistas Científicas Colombianas. Bogotá, Colombia.

(8)

8 [4] ICONTEC - Instituto Colombiano de Normas

Técnicas y Certificación. 2006. Compendio tesis y otros trabajos de grado. ICONTEC. Bogotá, Colombia.

CURRÍCULO DOS AUTORES

César Quintaparedes

Bachiller Técnico- Instituto Pascual Bravo.1985 Medellín, Antioquia, Colombia

Cargo actual: Técnico de Subestaciones Grupo de Subestaciones

CTE Suroccidente ISA-Colombia.

João Eduardo Figueredo Engenheiro Eletrônico

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Posição Atual: Engenheiro de Análise da Manutenção, Divisão de Gestão da Manutenção.

(9)

9

TÍTULO DO TRABALHO

PROPONENTES: NOME: EQUIPE: CARGO: EMPRESA: PAÍS: E-MAIL: AUTOR: COAUTOR: NOME: EQUIPE: CARGO: EMPRESA: PAÍS: E-MAIL: AUTOR: COAUTOR: RESUMO Texto do resumo Texto do resumo Texto do resumo Texto do resumo PALAVRAS-CHAVE Entre 3 e 8 palavras-chave CATEGORIA

Denominação da categoria para a qual o trabalho é apresentado.

INTRODUÇÃO Texto Texto Texto Texto Texto Texto

2 SEÇÃO 1 (TÍTULO DE NÍVEL 1) Texto

Texto Texto Texto Texto

(10)

10 2.1 SUBSEÇÃO 1 (TÍTULO DE NÍVEL 2)

Texto Texto Texto Texto Texto Texto

2.2 SUBSEÇÃO 2 (TÍTULO DE NÍVEL 2) Texto Texto Texto Texto Texto Texto

3 SEÇÃO 2 (TÍTULO DE NÍVEL 1) Texto Texto Texto Texto Texto Texto

3.1 SUBSECÇÃO 1 (TÍTULO DE NÍVEL 2) Texto Texto Texto Texto Texto Texto

3.2 SUBSECÇÃO 2 (TÍTULO DE NÍVEL 2) Texto Texto Texto Texto Texto Texto ... 2 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Texto Texto Texto Texto Texto Texto 3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] Referência 1 [2] Referência 2 [3] Referência 3

CURRÍCULO DOS AUTORES

Texto Texto Texto Texto Texto Texto

Referências

Documentos relacionados

Verificou-se que os sistemas de alojamento apresentaram diferenças para temperatura de bulbo seco (Tbs), quando comparados entre si, observando-se o maior valor de tem- peratura

Em geral, nos espectros Raman de CNTs, a posição da banda G tende a ser a mesma independentemente dos comprimentos de onda laser utilizados na realização dos testes, já que este

Acreditamos que os consumidores estimam qual oferta entregara o maior valor. Sao maximizadores de valor, limitados pelos custos, conhecimentos, mobilidade e

– ELETROPAR, em cumprimento ao disposto nos incisos II e VII, do Artigo 163, da Lei n o 6.404, de 15 de dezembro de 1976, em reunião realizada das 10h às 17h de hoje, examinaram

Durabilidade máxima em aplicações extremas: esmerilhadeiras angulares robustas e potentes com nível de potência elevado para rápido progresso no trabalho; adequada para trabalhos

KELVIN SANTOS DA SILVA (GRACIE HUMAITÁ (TIME B)) Vice Campeão 12481. CHARLES DE ALMEIDA RIVELLO (NOVA UNIÃO)

AIRTRICITY • APREN • CAIXA BI • CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA • CUATRECASAS, GONÇALVES PEREIRA • EDP RENOVÁVEIS • ENDESA PORTUGAL • ERSE • GALP ENERGIA • GRUPO DST •

A empresa contratada deve possuir em seus quadros um Médico do Trabalho responsável com titularidade documentalmente comprovada para prestar assistência