• Nenhum resultado encontrado

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

ANEXO I

(2)

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Fendrix, suspensão injectável.

Vacina recombinante da hepatite B (ADNr) (com adsorvente e adjuvante).

2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

1 dose (0,5 ml) de Fendrix contém:

Antigénio de superfície da hepatite B1,2,3 20 microgramas 1

Com adjuvante AS04C que inclui:

- Lipido A 3-O-desacilo-4’monofosforilo (MPL)2 50 microgramas 2

Adsorvido em fosfato de alumínio (0,5 miligrama de Al3+ no total) 3

Produzido em células de levedura (Saccharomyces Cerevisiae) por tecnologia de ADN recombinante Excipientes, ver secção 6.1.

3. FORMA FARMACÊUTICA

Suspensão injectável.

Suspensão branca turva. Durante o armazenamento, pode ser observado um fino depósito branco com um sobrenadante incolor límpido.

4. INFORMAÇÕES CLÍNICAS

4.1 Indicações terapêuticas

Fendrix está indicado na imunização activa contra a infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) causada por todos os subtipos conhecidos em indivíduos com insuficiência renal (incluindo indivíduos pré-hemodialisados ou pré-hemodialisados), a partir dos 15 anos de idade.

4.2 Posologia e modo de administração Posologia

Esquema de imunização primária:

É recomendado um esquema de quatro doses, com imunização na data escolhida, 1 mês, 2 meses e 6 meses após a data da primeira dose.

Uma vez iniciado, o esquema primário de vacinação em 0, 1 2 e 6 meses deve ser finalizado com Fendrix, e não com outra vacina contra a hepatite B disponível no mercado.

Dose de reforço:

Como os indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados estão particularmente expostos ao vírus da hepatite B e apresentam um risco superior de desenvolverem infecção crónica, devem ser consideradas

(3)

medidas de precaução, isto é,. administrar uma dose de reforço de modo a assegurar um nível de protecção de anticorpos definido nas recomendações e normas orientadoras nacionais.

Fendrix pode ser administrado como dose reforço após um esquema de vacinação primária com Fendrix ou com outra vacina contra a hepatite B recombinante no mercado.

Recomendação especial de posologia na exposição ao vírus da hepatite conhecida ou presumível: Não foi gerada informação sobre a administração concomitante de Fendrix com a imunoglobulina específica da hepatite B (Ig HB). Contudo, em circunstâncias em que a exposição ao vírus da hepatite B ocorreu recentemente (por exemplo, picada com agulha contaminada) e quando é necessária a

administração simultânea de Fendrix e uma dose padrão de Ig HB, estes devem ser administrados em locais de injecção diferentes.

Modo de administração

Fendrix deve ser administrado por via intramuscular na região deltóide. 4.3 Contra-indicações

Hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer dos excipientes.

Hipersensibilidade após administração anterior de outra vacina da hepatite B.

Indivíduos com síndrome febril agudo grave. A presença de uma infecção ligeira, como uma constipação, não é uma contra-indicação para a imunização.

4.4 Advertências e precauções especiais de utilização

Devido ao longo período de incubação da hepatite B, é possível que o indivíduo tenha sido infectado antes do momento da imunização. Nestes casos a vacina pode não prevenir a infecção pelo vírus da hepatite B.

A vacina não irá prevenir a infecção causada por outros agentes, tais como a hepatite A, hepatite C e hepatite E e outros patogénios conhecidos que infectam o fígado.

Como com qualquer vacina, uma resposta imunitária protectora pode não ser atingida em todos os indivíduos vacinados.

Foram observados vários factores que diminuem a resposta imunitária às vacinas da hepatite B. Estes factores incluem idade avançada, sexo masculino, obesidade, fumar, via de administração e algumas doenças crónicas subjacentes. Deve ser considerada a realização de exames serológicos nos indivíduos em risco de não atingirem a seroprotecção após completarem o esquema de vacinação de Fendrix. A necessidade de administração de doses adicionais poderá ser considerada nos indivíduos que não respondam ou que obtenham uma resposta sub-óptima ao esquema de vacinação.

Uma vez que a administração por via intramuscular no músculo glúteo pode originar uma resposta subóptima à vacina, esta via deve ser evitada.

Fendrix não deverá ser administrado por via intradérmica ou intravenosa em nenhuma circunstância. Os indivíduos com doença hepática crónica ou com infecção pelo VIH ou portadores da hepatite C não devem ser excluídos da vacinação contra a hepatite B. A vacina pode ser aconselhável uma vez que nestes doentes a infecção pelo vírus da hepatite B pode ser grave: a vacinação contra a hepatite B deve, assim, ser considerada caso a caso pelo médico.

(4)

O tiomersal (um composto organomercúrico) foi utilizado no processo de fabrico deste medicamento, estando presentes resíduos no produto final. Por conseguinte, podem ocorrer reacções de sensibilização. Tratamento médico apropriado deve estar sempre disponível, caso ocorram reacções anafilácticas após a administração da vacina.

4.5 Interacções medicamentosas e outras formas de interacção

Não foi gerada informação sobre a administração concomitante de Fendrix com outras vacinas ou com a imunoglobulina específica da hepatite B. Se for necessário a administração concomitante da

imunoglobulina específica da hepatite B e Fendrix, estes deverão ser administrados em locais de injecção diferentes. Como não existe informação disponível na administração concomitante desta vacina em particular com outras vacinas, deve ser respeitado um intervalo de 2 a 3 semanas.

4.6 Gravidez e aleitamento

Não existe informação clínica disponível com Fendrix sobre a administração durante a gravidez. Os estudos em animais não indicam quaisquer efeitos nefastos directos ou indirectos no que respeita à gravidez, ao desenvolvimento embrionário/fetal, parto ou ao desenvolvimento pós-natal.

A vacinação durante a gravidez deve apenas ser realizada, se a relação benefício/risco em cada caso individual for superior aos potenciais riscos para o feto.

Não existe informação disponível suficiente no ser humano sobre a administração durante o aleitamento. Num estudo de toxicidade reprodutiva realizado em animais, que incluiu seguimento pós-natal até ao desmame (ver 5.3), não foi observado nenhum efeito no desenvolvimento das crias. A vacinação deve apenas ser realizada, se a relação benefício/risco em cada caso individual for superior aos potenciais riscos para o lactente.

4.7 Efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas

Os efeitos de Fendrix sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas são reduzidos ou moderados. Alguns dos efeitos indesejáveis referidos na secção 4.8 podem afectar a capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

4.8 Efeitos indesejáveis

• Ensaios clínicos envolvendo a administração de 2476 doses de Fendrix a 82 indivíduos pré-hemodialisados e hemodialiasados e a 713 indivíduos saudáveis ≥ 15 anos de idade permitiram documentar a reactogenicidade da vacina.

Indivíduos pré-hemodialisados e hemodialiasados

O perfil de reactogenicidade de Fendrix num total de 82 indivíduos pré-hemodialisados e hemodialiasados foi, em geral, comparável ao observado nos indivíduos saudáveis.

Os eventos adversos referidos num ensaio clínico após a vacinação primária com Fendrix e considerados como sendo relacionados ou possivelmente relacionados com a vacina foram organizados pela

frequência.

As frequências são referidas como: Muito frequentes: >1/10 Frequentes: >1/100, <1/10

(5)

Pouco frequentes: >1/1000, <1/100

Raros: >1/10000, <1/1000 Muito raros: <1/10000, incluindo relatos isolados Doenças do sistema nervoso:

Muito frequentes: cefaleias

Doenças gastrintestinais:

Frequentes: distúrbios gastrintestinais

Perturbações gerais e alterações no local de administração:

Muito frequentes: dor, fadiga

Frequentes: febre, rubor, tumefacção no local de injecção

Sintomas considerados como sendo pelo menos possivelmente relacionados com a vacinação foram referidos pouco frequentemente e consistem em calafrios, outras reacções no local da injecção e rash maculo-papular.

Indivíduos saudáveis

O perfil de reactogenicidade de Fendrix em indivíduos saudáveis foi, em geral, comparável ao observado nos indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados.

Num grande ensaio clínico de dupla ocultação, randomizado e comparativo, os indivíduos saudáveis eram admitidos para receber o esquema de vacinação primária de três doses de Fendrix (N= 713) ou uma vacina contra de hepatite B disponível no mercado (N= 238) aos 0, 1, 2 meses. Fendrix foi em geral bem tolerado. Os eventos adversos mais frequentemente referidos foram reacções locais no local de injecção.

A vacinação com Fendrix induziu mais sintomas locais transitórios comparativamente à vacina comparadora, sendo a dor no local de injecção o efeito local solicitado mais frequentemente referido. Contudo, os sintomas gerais solicitados foram observados com frequências semelhantes em ambos os grupos.

Os eventos adversos referidos num ensaio clínico após a vacinação primária com Fendrix e considerados como sendo pelo menos possivelmente relacionados com a vacina foram organizados pela frequência. Infecções e infestações:

Raros: infecção vírica

Doenças do metabolismo e da nutrição:

Raros: sede

Perturbações do foro psiquiátrico:

Raros: nervosismo

Doenças do sistema nervoso:

Frequentes: cefaleias Raros: vertigens

Doenças gastrintestinais:

Frequentes: distúrbios gastrintestinais

Afecções musculosqueléticas e dos tecidos conjuntivos:

(6)

Perturbações gerais e alterações no local de administração:

Muito frequentes: fadiga, dor, rubor, tumefacção no local de injecção Frequentes: febre

Pouco frequentes: outras reacções no local de injecção Raros: alergia, astenia, rubor facial, calafrios

Não foi observado um aumento na incidência ou de gravidade destes eventos indesejáveis com as doses subsequentes do esquema de vacinação primário.

Não foi observado um aumento na reactogenicidade após a dose de reforço, comparativamente com a vacina primária.

Muito raramente podem ocorrer reacções alérgicas, incluindo reacções anafilactóides. • Experiência com a vacina da hepatite B:

Após a utilização generalizada de vacinas da hepatite B, foram referidos, em casos muito raros, sincope, paralisia, neuropatia, nevrites (incluindo síndrome Guillain-Barré, nevrites oculares e esclerose

múltipla), encefalites, encefalopatia, meningites, convulsões. A relação causal com a vacina não foi estabelecida.

4.9 Sobredosagem

Não foram referidos casos de sobredosagem.

5. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

5.1 Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: Vacina contra a hepatite, código ATC: J07BC01

Fendrix induz anticorpos humorais específicos contra a Ag HBs (anticorpos anti-HBs). Um doseamento de anticorpos anti-HBs ≥ 10 ml UI/ ml está correlacionado com a protecção à infecção pelo vírus da hepatite B.

Pode ser esperado que a hepatite D seja também prevenida pela imunização com Fendrix, pois a hepatite D (originada pelo agente delta) não ocorre na ausência da infecção pelo vírus da hepatite B.

Informação imunológica

Em indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados:

Num ensaio clínico comparativo realizado em 165 indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados (15 anos de idade e superior) foram observados níveis de protecção de anticorpos humorais específicos (doseamento de anti-HBs ≥ 10 mlUI/ml) em 74,4% dos que receberam Fendrix (N=82) um mês após a terceira dose (i.e. no mês 3), comparativamente a 52,4% dos indivíduos no grupo de controlo que receberam uma dose dupla da vacina da hepatite B disponível no mercado (N=83), para esta população. Ao mês 3, os Geometric Mean Titres (GMT) foram de 223,0 mlUI/ml e 50,1 mlUI/ml no grupo de Fendrix e de controlo, respectivamente, com 41,0% e 15,9% dos indivíduos com doseamento de anticorpos anti-HBs ≥ 100 mlUI/ml, respectivamente.

Após completar o esquema de vacinação primária de quatro doses (i.e. no mês 7), 90,9% dos indivíduos que receberam Fendrix apresentavam seroprotecção (≥ 10 mlUI/ml) contra a hepatite B, em comparação com 84,4% no grupo de controlo que recebeu uma vacina da hepatite B disponível no mercado.

(7)

Ao mês 7, os GMTs foram de 3559,2 mlUI/ml e 933,0 mlUI/ml no grupo de Fendrix e de controlo, que recebeu uma vacina da hepatite B disponível no mercado, respectivamente, com 83,1% e 67,5% dos indivíduos com doseamento de anticorpos anti-HBs ≥ 100 mlUI/ml, respectivamente.

Persistência de anticorpos

Em indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados:

Em indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados observou-se que os anticorpos anti-HBs

permaneceram pelo menos 36 meses após um esquema de vacinação primária de 0, 1, 2, 6 meses com Fendrix. Ao mês 36, 80,4% destes indivíduos mantinham níveis protectores de anticorpos (doseamento de anti-HBs ≥ 10 mlUI/ml), comparativamente a 51,3% dos indivíduos que receberam uma vacina da hepatite B disponível no mercado.

Ao mês 36, os GMTs foram de 154,1 mlUI/ml e 111,9 mlUI/ml no grupo de Fendrix e de controlo, respectivamente, com 58,7% e 38,5% dos indivíduos com doseamento de anticorpos anti-HBs ≥ 100 mlUI/ml, respectivamente.

5.2 Propriedades farmacocinéticas

As propriedades farmacocinéticas de Fendrix ou MPL isolados não foram avaliadas em seres humanos. 5.3 Dados de segurança pré-clínica

Os dados pré-clínicos não revelam riscos especiais para o ser humano, segundo estudos convencionais no animal de toxicidade de dose aguda e repetida, farmacologia de segurança cardiovascular e

respiratória e toxicidade reprodutiva, incluindo gravidez e desenvolvimento peri e pós-natal das crias até ao desmame.

6. INFORMAÇÕES FARMACÊUTICAS

6.1. Lista dos excipientes Cloreto de sódio

Água para injectáveis

Para o adjuvante, ver secção 2. 6.2 Incompatibilidades

Na ausência de estudos de compatibilidade, este medicamento não deve ser misturado com outros. 6.3 Prazo de validade

3 anos

6.4 Precauções especiais de conservação Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC). Não congelar.

(8)

6.5 Natureza e conteúdo do recipiente

0,5 ml de suspensão em seringas pré-carregadas (vidro tipo I) com travão de êmbolo (borracha butílica) com ou sem agulha separada em embalagem de 1 ou sem agulhas em embalagem de 10.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. 6.6 Instruções de utilização e manipulação

Durante o armazenamento, pode ser observado um fino depósito branco com um sobrenadante incolor límpido.

Antes da administração, a vacina deve ser bem agitada para obter uma suspensão branca, ligeiramente opaca.

A vacina deve ser visualmente inspeccionada antes e depois da re-suspensão para verificar partículas estranhas e/ou alteração da aparência. A vacina não deve ser administrada se ocorrer alguma alteração na aparência da vacina.

Qualquer porção de vacina não utilizada ou material de desperdício deve ser eliminado de acordo com os requisitos locais.

7. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals s.a. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

8. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

9. DATA DA PRIMEIRA AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE

INTRODUÇÃO NO MERCADO

(9)

ANEXO II

A. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE E FABRICANTE DOS PRINCÍPIOS ACTIVOS DE ORIGEM BIOLÓGICA

B. CONDIÇÕES DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

(10)

A. TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE FABRICO RESPONSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO DO LOTE E FABRICANTE DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS DE ORIGEM

BIOLÓGICA

Nome e endereço do fabricante das substâncias activas de origem biológica GlaxoSmithKline Biologicals S.A.,

89 rue de l’Institut - 1330 Rixensart Bélgica

Nome e endereço do fabricantes responsável pela libertação do lote GlaxoSmithKline Biologicals S.A.,

89 rue de l’Institut - 1330 Rixensart Bélgica

B. CONDIÇÕES DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RELATIVAS AO FORNECIMENTO E

UTILIZAÇÃO SER CUMPRIDAS PELO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

Medicamento sujeito a receita médica.

OUTRAS CONDIÇÕES

O titular desta autorização de introdução no mercado deve informar a Comissão Europeia sobre os planos de comercialização do medicamento autorizado pela presente decisão.

Libertação oficial do lote: nos termos do artigo 114.º da Directa 2001/83/EC, a libertação oficial do lote será feita por um laboratório estatal ou um laboratório designado para esse efeito.

(11)

ANEXO III

(12)
(13)

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM DE 1 SERINGA COM UMA AGULHA SEPARADA

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fendrix Suspensão injectável

Vacina da hepatite B (rADN) (com adsorvente e adjuvante)

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S) 1 dose (0,5 ml):

Antigénio de superfície da hepatite B1,2,3 20 µg 1

Com adjuvante AS04C que inclui:

- Lipido A 3-O-desacilo-4’monofosforilo (MPL)2 50 µg 2

Adsorvido em fosfato de alumínio (0,5 miligrama de Al3+ no total) 3

Produzido em células de levedura (Saccharomyces Cerevisiae) por tecnologia de ADN recombinante

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Cloreto de sódio Água para injectáveis

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

Suspensão injectável Seringa pré-carregada Agulha separada 1 dose (0,5 ml)

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO Via intramuscular

Agitar antes de administrar

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO

FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS Manter fora do alcance e da vista das crianças

(14)

8. PRAZO DE VALIDADE VAL: MM/AAAA

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar no frigorífico Não congelar

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE FOR CASO DISSO

Eliminar de acordo com os requisitos locais

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals s.a. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000

13. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO Lote:

14. CLASSIFICAÇÃO GERAL RELATIVA AO FORNECIMENTO

Medicamento sujeito a receita médica

(15)

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM DE 1 SERINGA SEM AGULHA

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fendrix Suspensão injectável

Vacina da hepatite B (rADN) (com adsorvente e adjuvante)

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S) 1 dose (0,5 ml):

Antigénio de superfície da hepatite B1,2,3 20 µg 1

Com adjuvante AS04C que inclui:

- Lipido A 3-O-desacilo-4’monofosforilo (MPL)2 50 µg 2

Adsorvido em fosfato de alumínio (0,5 miligrama de Al3+ no total) 3

Produzido em células de levedura (Saccharomyces Cerevisiae) por tecnologia de ADN recombinante

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Cloreto de sódio Água para injectáveis

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

Suspensão injectável Seringa pré-carregada 1 dose (0,5 ml)

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO Via intramuscular

Agitar antes de administrar

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO

FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS Manter fora do alcance e da vista das crianças

(16)

8. PRAZO DE VALIDADE VAL: MM/AAAA

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar no frigorífico Não congelar

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE FOR CASO DISSO

Eliminar de acordo com os requisitos locais

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals s.a. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000

13. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO Lote:

14. CLASSIFICAÇÃO GERAL RELATIVA AO FORNECIMENTO

Medicamento sujeito a receita médica

(17)

INDICAÇÕES A INCLUIR NA EMBALAGEM EXTERIOR OU, CASO ESTA NÃO EXISTA, NO ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM DE 10 SERINGAS SEM AGULHA

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fendrix Suspensão injectável

Vacina da hepatite B (rADN) (com adsorvente e adjuvante)

2. DESCRIÇÃO DO(S) PRINCÍPIO(S) ACTIVO(S) 1 dose (0,5 ml):

Antigénio de superfície da hepatite B1,2,3 20 µg 1

Com adjuvante AS04C que inclui:

- Lipido A 3-O-desacilo-4’monofosforilo (MPL)2 50 µg 2

Adsorvido em fosfato de alumínio (0,5 miligrama de Al3+ no total) 3

Produzido em células de levedura (Saccharomyces Cerevisiae) por tecnologia de ADN recombinante

3. LISTA DOS EXCIPIENTES

Cloreto de sódio Água para injectáveis

4. FORMA FARMACÊUTICA E CONTEÚDO

Suspensão injectável Seringa pré-carregada 10 × 1 dose

1 dose (0,5 ml)

5. MODO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO Via intramuscular

Agitar antes de administrar

6. ADVERTÊNCIA ESPECIAL DE QUE O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO

FORA DO ALCANCE E DA VISTA DAS CRIANÇAS Manter fora do alcance e da vista das crianças

(18)

8. PRAZO DE VALIDADE VAL: MM/AAAA

9. CONDIÇÕES ESPECIAIS DE CONSERVAÇÃO

Conservar no frigorífico Não congelar

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz

10. CUIDADOS ESPECIAIS QUANTO À ELIMINAÇÃO DO MEDICAMENTO NÃO

UTILIZADO OU DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DESSE MEDICAMENTO, SE FOR CASO DISSO

Eliminar de acordo com os requisitos locais

11. NOME E ENDEREÇO DO TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO

MERCADO

GlaxoSmithKline Biologicals s.a. Rue de l’Institut 89

B-1330 Rixensart, Bélgica

12. NÚMERO(S) DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO

EU/0/00/000/000

13. NÚMERO DO LOTE DE FABRICO Lote:

14. CLASSIFICAÇÃO GERAL RELATIVA AO FORNECIMENTO

Medicamento sujeito a receita médica

(19)

INDICAÇÕES MÍNIMAS A INCLUIR EM PEQUENAS UNIDADES DE ACONDICIONAMENTO PRIMÁRIO

EMBALAGEM DE 1 SERINGA COM UMA AGULHA SEPARADA EMBALAGEM DE 1 SERINGA SEM AGULHA

EMBALAGEM DE 10 SERINGAS SEM AGULHA

1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO E VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO

Fendrix IM 2. MODO DE ADMINISTRAÇÃO 3. PRAZO DE VALIDADE VAL: 4. NÚMERO DO LOTE Lote:

5. CONTEÚDO EM TERMOS DE PESO, VOLUME OU UNIDADE

(20)
(21)

FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de iniciar esta vacina.

- Conserve este folheto até ter terminado o esquema de vacinação. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

- Esta vacina foi receitada para si. Não deve dá-la a outros. Neste folheto:

1. O que é Fendrix e para que é utilizado 2. Antes de lhe administrarem Fendrix 3. Como Fendrix é administrado 4. Efeitos secundários possíveis 5. Conservação de Fendrix 6. Outras informações

Fendrix – 0,5 ml – Suspensão injectável

Vacina contra a hepatite B (ADNr) (com adsorvente e adjuvante) A substância activa contida em 1 dose (0,5 ml) de Fendrix é:

Antigénio de superfície da hepatite B1,2,3 20 microgramas 1

Com adjuvante AS04C que inclui:

- Lipido A 3-O-desacilo-4’monofosforilo(MPL)2 50 microgramas 2

Adsorvido em fosfato de alumínio (0,5 miligrama de Al3+ no total) 3

Produzido em células de levedura (Saccharomyces Cerevisiae) por tecnologia de ADN recombinante

Os outros ingredientes da vacina são cloreto de sódio, água para injectáveis. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante: GlaxoSmithKline Biologicals s.a.

Rue de l’Institut 89 B-1330 Rixensart Bélgica

1. O QUE É FENDRIX PARA QUE É UTILIZADO

Fendrix apresenta-se como suspensão injectável em seringa pré-carregada (0,5 ml) com travão de êmbolo (borracha butílica) com ou sem agulha separada em embalagem de 1 ou sem agulha em embalagem de 10. A suspensão é branca e leitosa.

Fendrix é uma vacina que previne a doença da hepatite B nos indivíduos com insuficiência renal (incluindo indivíduos pré-hemodialisados ou hemodialisados) a partir dos 15 anos de idade. A vacina actua por levar o organismo a produzir a sua própria protecção (anticorpos) contra a doença. Esta vacina inclui o MPL, como adjuvante, e o fosfato de alumínio, como adsorvente. Estas substâncias estão incluídas em Fendrix para acelerar, melhorar e prolongar o efeito protector desta vacina.

A doença da hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B. Este provoca inchaço (inflamação) do fígado. O vírus encontra-se nos fluidos orgânicos como sangue, sémen, secreções vaginais ou saliva dos

(22)

indivíduos infectados. Os sintomas podem não manifestar-se durante 6 semanas a 6 meses após a infecção. Por vezes, os indivíduos infectados não parecem ou sentem-se doentes. Outros apresentam sintomas típicos de gripe ligeira, mas algumas vezes os indivíduos podem ficar muito doentes. Eles podem sentir-se extremamente cansados, apresentarem urina escura, fezes claras, pele ou olhos amarelados (icterícia) e outros sintomas possíveis de necessitarem de hospitalização.

A maioria dos adultos recupera totalmente desta doença. Contudo alguns indivíduos, que até poderão não apresentar sintomas, podem permanecer infectados. Estes são denominados de hospedeiros do vírus da hepatite B. Os hospedeiros do vírus da hepatite B podem infectar outros indivíduos durante as suas vidas. Os hospedeiros do vírus da hepatite B encontram-se em risco de doenças hepáticas graves, como cirrose (cicatrização do fígado) e cancro do fígado.

Tal como com todas as vacinas, Fendrix pode não prevenir completamente a infecção pelo vírus da hepatite B, mesmo após ter recebido o esquema completo de quatro doses.

Igualmente, se antes de administrar Fendrix já tiver sido infectado pelo vírus da hepatite B mas não se sente mal, Fendrix pode não prevenir de ficar doente.

Fendrix pode apenas ajudar na protecção contra a infecção pelo vírus da hepatite B. Não pode protegê-lo contra outras infecções que afectem o fígado e que originem sintomas idênticos à infecção pelo vírus da hepatite B.

Pode ser expectável que a hepatite D seja também prevenida pela imunização com Fendrix, pois a hepatite D (originada pelo agente delta) não ocorre na ausência da infecção da hepatite B.

A vacinação é a melhor forma de proteger contra esta doença. Nenhum dos componentes da vacina é infeccioso.

2. ANTES DE LHE ADMINISTRAREM FENDRIX

Nos seguintes casos, Fendrix não lhe deve ser administrado. Deve informar o seu médico: • Se já teve anteriormente uma reacção alérgica a Fendrix, ou a algum ingrediente incluído nesta

vacina. As substâncias activas e os outros ingredientes de Fendrix encontram-se referidos no início deste Folheto Informativo. Os sinais de uma reacção alérgica podem incluir erupções cutâneas com prurido, falta de ar, inchaço da face ou língua;

• se já teve anteriormente uma reacção alérgica a alguma vacina contra a doença da hepatite B; • se apresenta uma infecção grave com temperaturas elevadas. Neste caso a vacinação deverá ser

adiada até recuperar. Uma infecção ligeira, como constipação, não deve ser um problema, mas deve consultar o seu médico previamente.

Tome especial cuidado com Fendrix

O tiomersal está presente (em quantidades residuais) neste medicamento, sendo possível que possa manifestar uma reacção alérgica.

Informe o seu médico se tem alguma alergia conhecida.

Informe o seu médico se manifestou qualquer problema de saúde após administração anterior de uma vacina.

Tomar outros medicamentos

Informe o seu médico se recentemente administrou ou espera brevemente administrar outra vacina. Recomenda-se um intervalo de pelo menos 2 a 3 semanas entre Fendrix e outra vacina.

Se Fendrix for administrado na mesma altura que imunoglobulinas específicas da hepatite B, estas deverão ser administradas em local de injecção diferente.

(23)

Gravidez

Informe o seu médico se está ou pensa poder estar grávida. Aleitamento

Informe o seu médico se está a amamentar. Condução de veículos e utilização de máquinas

Recomenda-se precaução especial quando conduzir ou utilizar máquinas pois Fendrix pode originar dores de cabeça ou o fazer sentir cansaço.

3. COMO FENDRIX É ADMINISTRADO

Se é um indivíduo com insuficiência renal, irá receber um total de quatro injecções. Estas serão administradas num período de 6 meses.

Cada injecção é administrada em diferentes consultas.

A primeira dose será administrada na data combinada com o seu médico e as restantes três doses serão administradas um mês, dois meses e seis meses após a primeira dose.

• Primeira dose: na data determinada • Segunda dose: 1 mês depois

• Terceira dose: 2 meses após a primeira dose • Quarta dose: 6 meses após a primeira dose

Assim que receba a primeira dose de Fendrix, as doses seguintes terão de ser com a mesma vacina. O seu médico ou enfermeira irão informar sobre quando deve regressar para a administração das seguintes injecções.

O seu médico irá aconselhar sobre a possível necessidade de doses adicionais e futuras doses de reforço. Fendrix pode ser administrado como dose reforço após um esquema de vacinação primária com uma vacina da hepatite B recombinante no mercado ou Fendrix.

Se se esqueceu de a uma injecção calendarizada, consulte o seu médico e marque outra consulta. Certifique-se que completa o esquema de vacinação de quatro injecções. Se não, pode não estar completamente protegido contra esta doença.

O médico ou enfermeira irão administrar Fendrix como uma injecção no músculo, habitualmente na parte superior do braço. Irão tomar precauções para que Fendrix não seja administrado num vaso sanguíneo ou na pele.

4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS

Como qualquer vacina, Fendrix pode ter efeitos secundários.

Os efeitos secundários que ocorreram durante um ensaio clínico realizado com Fendrix em indivíduos hemodialisados e pré-hemodialisados foram os seguintes:

Muito frequentes (mais que 1 por 10 doses da vacina): • Dor ou desconforto no local da injecção

• Fadiga

(24)

Frequentes (menos de 1 por 10 mas mais que 1 por 100 doses da vacina): • Vermelhidão, inchaço no local da injecção

• Febre

• Sintomas digestivos e do estômago

Pouco frequentes (menos de 1 por 100 mas mais que 1 por 1000 doses da vacina): • Arrepios

• Outras reacções no local da injecção • Erupções cutâneas avermelhadas

Indivíduos saudáveis foram igualmente incluídos nos ensaios clínicos. O perfil de reactogenecidade de Fendrix foi, em geral, comparável ao observado nos doentes pré-hemodialisados e hemodialisados. Adicionalmente, foram observados os seguintes efeitos raros

Raros (menos de 1 por 1000 mas mais que 1 por 10000 doses da vacina): • Alergia, cansaço anormal, rubor facial

• Tonturas • Sede

• Dores de costas, inchaço dos tendões • Nervosismo

• Infecção vírica

Se estes eventos persistirem ou tornarem-se graves, informe o seu médico.

Podem ocorrer muito raramente (menos de 1 por 10000 doses da vacina) reacções alérgicas, incluindo reacções anafilactóides, Estas podem ser erupções cutâneas locais ou disseminadas, podendo apresentar prurido ou bolhas, inchaço dos olhos e face, dificuldade em respirar ou em engolir, diminuição repentina da pressão sanguínea e perda de consciência. Estas reacções podem ocorrer antes de deixar o gabinete médico. Contudo deve procurar tratamento imediato em qualquer evento.

Muito raramente (menos de 1 por 10000 doses da vacina) foram referidos efeitos secundários adicionais nos dias ou semanas seguintes à administração de vacinas da hepatite B, incluindo convulsões, desmaio, doença nos nervos oculares, esclerose múltipla, perda de sensação ou de capacidade de movimento de algumas partes do corpo, dores de cabeça graves com rigidez do pescoço, perda de funções normais do cérebro.

Caso detecte efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. CONSERVAÇÃO DE FENDRIX

Conservar no frigorífico (2ºC – 8ºC).

Conservar na embalagem de origem para proteger da luz. Não congelar. A congelação estraga esta vacina.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize após expirar o prazo de validade indicado na embalagem. A última data para administrar corresponde ao último dia do mês indicado.

(25)

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Para quaisquer informações sobre este medicamento, queira contactar o representante local do titular da autorização de introdução no mercado.

België/Belgique/Belgien GlaxoSmithKline s.a./n.v. Tél/Tel: + 32 2 656 21 11 Luxembourg/Luxemburg GlaxoSmithKline s.a./n.v. Tél/Tel: + 32 2 656 21 11 Česká republika GlaxoSmithKline s.r.o. Tel: + 420 2 22 00 11 11 gsk.czmail@gsk.com Magyarország GlaxoSmithKline Kft. Tel.: + 36-1-2255300 Danmark

GlaxoSmithKline Pharma A/S Tlf: + 45 36 35 91 00 info@glaxosmithkline.dk Malta GlaxoSmithKline Malta Tel: + 356 21 225736 Deutschland

GlaxoSmithKline GmbH & Co. KG Tel: + 49 (0)89 360448701 produkt.info@gsk.com Nederland GlaxoSmithKline BV Tel: + 31 (0)30 69 38 100 nlinfo@gsk.com Eesti

GlaxoSmithKline Eesti OÜ Tel: +372 667 6900 estonia@gsk.com Norge GlaxoSmithKline AS Tlf: + 47 22 70 20 00 firmapost@gsk.no Ελλάδα Allen Φαρµακευτική Α.Ε Tηλ: + 30 210 68 82 100 Österreich GlaxoSmithKline Pharma GmbH. Tel: + 43 1 970 75-0 at.info@gsk.com España GlaxoSmithKline S.A. Tel: + 34 902 202 700 es-ci@gsk.com Polska

GlaxoSmithKline Pharmaceuticals S.A. Tel.: + 48 (22) 576 9000 France Laboratoire GlaxoSmithKline Tél: + 33 1 39 17 84 44 diam@gsk.com Portugal

Smith Kline & French Portuguesa, Produtos Farmacêuticos, Lda. Tel: + 351 21 412 95 00 FI.PT@gsk.com Ireland GlaxoSmithKline (Ireland) Ltd Tel: + 353 (0)1 4955000 Slovenija GlaxoSmithKline d.o.o. Tel: + 386 1 280 25 00 gqq41253@glaxowellcome.co.uk Ísland GlaxoSmithKline ehf. Tel: +354-530 3700 Slovenská republika

GlaxoSmithKline Slovakia s.r.o. Tel: + 421 (0)2 49 10 33 11 recepcia.sk@gsk.com

(26)

Italia GlaxoSmithKline S.p.A. Tel:+ 39 04 59 21 81 11 Suomi/Finland GlaxoSmithKline Oy Puh/Tel: + 358 10 30 30 30 Finland.tuoteinfo@gsk.com Κύπρος GlaxoSmithKline Cyprus Ltd Τηλ: + 357 22 89 95 01 Sverige GlaxoSmithKline AB Tel: + 46 31 67 09 00 info.produkt@gsk.com Latvija

GlaxoSmithKline Latvia SIA Tel: + 371 7312687 lv-epasts@gsk.com United Kingdom GlaxoSmithKline UK Tel: + 44 (0)808 100 9997 customercontactuk@gsk.com Lietuva

GlaxoSmithKline Lietuva UAB Tel. +370 264 90 00

info.lt@gsk.com

Este folheto foi aprovado pela última vez em

---

A informação que se segue destina-se apenas aos médicos e aos profissionais dos cuidados de saúde: Durante o armazenamento, pode ser observado um fino depósito branco com um sobrenadante incolor límpido.

Antes da administração, a vacina deve ser bem agitada para obter uma suspensão branca, ligeiramente opaca.

A vacina deve ser visualmente inspeccionada antes e depois da re-suspensão para verificar partículas estranhas e/ou alteração da aparência. A vacina não deve ser administrada se ocorrer alguma alteração na aparência da vacina.

Qualquer porção de vacina não utilizada ou material de desperdício deve ser eliminado de acordo com os requisitos locais.

Fendrix não deve ser administrado em indivíduos com hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer dos excipientes.

Fendrix não deve ser administrado em indivíduos com hipersensibilidade após administração anterior de outra vacina contra hepatite B.

Fendrix não deve ser administrado em indivíduos com síndrome febril agudo grave. A presença de uma infecção ligeira, como uma constipação, não é uma contra-indicação para a imunização.

Fendrix deve ser administrado por via intramuscular na região deltóide.

Uma vez que a administração por via intramuscular no músculo glúteo pode originar uma resposta subóptima à vacina, esta via deve ser evitada.

(27)

Fendrix não deverá ser administrado por via intradérmica ou intravenosa em nenhuma circunstância. Como os indivíduos pré-hemodialisados e hemodialisados estão particularmente expostos ao vírus da hepatite B e apresentam um risco superior de desenvolverem infecção crónica, devem ser consideradas medidas de precaução, i.e. administrar uma dose de reforço de modo a assegurar um nível de protecção de anticorpos definido nas recomendações e normas orientadoras nacionais.

Tratamento médico apropriado deve estar sempre disponível, caso ocorram reacções anafilácticas após a administração da vacina.

Referências

Documentos relacionados

A terceira coluna apresenta a composição química média para a crosta continental superior apresentada por Rudnick &amp; Gao (2003) indicando a sua composição granodiorítica.

No final de junho iniciamos a obra de um novo espaço para os associados, a “Biblioteca ATC”, que poderá ser u lizada para leitura, estudo, trabalho, etc.. Confira o projeto

divulgação e desmistificação da ciência, tornando-a acessível ao senso comum, bem como a melhoria da qualidade do ensino da Ciência e da Matemática... Com o passar dos anos,

Parasitismo e desenvolvimento de Lysiphlebus testaceipes (Cresson) (Hymenoptera: Aphidiidae) em Aphis gossypii Glover e Myzus persicae (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae).. Ocorrência

Autorizar, em caráter excepcional, a importação dos medicamentos constantes do anexo destinados, unicamente, a uso hospitalar ou sob prescrição médica, cuja importação

Case report with fascial defect, muscle herniation and superficial peroneal nerve entrapment. Sathler M.: Síndrome de compressão do nervo

Nesse contexto encontram-se populações tradicionais quilombolas, povos indígenas, povos das florestas (agroextrativistas, seringueiros), povos do cerrado, do semiárido,

Não há diferença significante no que se refere à secção do ligamento carpal transverso e tempo opera- tório quando se comparam as técnicas endoscópica tipo Chow e convencional