• Nenhum resultado encontrado

MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS DE ACUPUNTURA EM CÃES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS DE ACUPUNTURA EM CÃES"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER

Curso de Especialização em Acupuntura veterinária

MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS DE

ACUPUNTURA EM CÃES

Vanessa Gomes Ribeiro

Belo Horizonte

2013

(2)

INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER

Curso de Especialização em Acupuntura veterinária

MAPEAMENTO DOS PONTOS EXTRAS DE

ACUPUNTURA EM CÃES

Vanessa Gomes Ribeiro

Belo Horizonte

2013

Monografia

apresentada

ao

Instituto

Homeopático Jacqueline Pecker, como parte

integrante do Curso de Especialização em

Acupuntura Veterinária

(3)

AGRADECIMENTOS

Agradeço A DEUS, por estar sempre me acompanhando durante todos os momentos de minha

vida, me dando coragem, força e determinação, e não me deixando desistir de meus objetivos;

Ao meu marido José do Patrocínio e aos meus filhos Giovanna e Guilherme que sempre

estiveram ao meu lado me incentivando;

Ao professor e orientador Leonardo Rocha Vianna por ser meu guia durante o

desenvolvimento deste trabalho;

A todos os demais professores do Instituto Homeopático Jacqueline Peker;

Ao Designer Gráfico Rodrigo Melo que viabilizou a aplicação das imagens ao trabalho, sem

isso não seria possível executá-lo.

Aos colegas de trabalho que confiaram e tiveram paciência em minhas ausências;

A todos os meus amigos, principalmente aos que conheci neste período de curso, por estarem

sempre ao meu lado em momentos difíceis e também pelos momentos de distrações e

alegrias.

(4)

Conhecer os outros é sabedoria; Conhecer a si mesmo é iluminação. Dominar os outros requer força; Dominar a si mesmo requer poder.

Aquele que sabe que tem o suficiente é rico. Perseverança é um sinal de força de vontade. Aquele que fica onde está suporta.

Morrer sem parecer é estar eternamente presente.”

(5)

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mapear e descrever os principais pontos extras de acupuntura em cães. Estes pontos são conhecidos por nomes específicos, já que a numeração é diferente dependendo de cada autor. Os nomes são baseados no SOM emitido e por isto mudam entre os autores e entre escolas. São acupontos com nome, localização e indicação individuais, mas não distribuídos no trajeto dos 14 meridianos. São distribuídos dispersamente e podem também ser compostos de vários acupontos, como Si Shen Kong (Quatro cavaleiros), Liufeng (Seis rafes), Huatuo, etc. Os Pontos Extras têm efeitos terapêuticos específicos para alguns sintomas patológicos. Nesse caso, as indicações são geralmente simples. Para trabalhar com pontos extras não é necessário o raciocínio dentro do sistema dos Cinco Movimentos, Yin-Yang, agem de forma local e especifica e não apresentam relação com os sistemas de pontos antigos ou Zang Fu.

(6)

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...7 LISTA DE ILUSTRAÇÕES...8 1 INTRODUÇÃO...9 2 REVISÃO DE LITERATURA...9 2.1 DEFINIÇÕES...9

2.1.1 MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC)...9

2.1.2 ACUPUNTURA...9

2.2 PRINCÍPIOS DE AÇÃO DA ACUPUNTURA...10

2.3 CLASSIFICAÇÃO DOS PONTOS DE ACUPUNTURA...10

2.3.1 PONTOS REGULARES...11

2.3.2 PONTOS EXTRAS...11

2.3.3 PONTOS ASHI...11

2.4 FUNÇÃO DOS PONTOS EXTRAS...12

2.5 MATERIAIS E MÉTODOS...12

2.5.1. APLICAÇÕES CLÍNICAS...13

2.5.2 MÉTODO DE PUNÇÃO...13

2.5.2.1 ÂNGULO DE INSERÇÃO DAS AGULHAS...13

2.5.3 PROFUNDIDADE DA INSERÇÃO DA AGULHA...14

2.6 PROPRIEDADES...15

2.7 LOCALIZAÇÃO...15

2.8 PONTOS EXTRAS DA CABEÇA...15

2.9 PONTOS EXTRAS DO PESCOÇO...20

2.10 PONTOS EXTRAS DO TRONCO...21

2.11 PONTOS EXTRAS DA CAUDA...24

2.12 PONTOS EXTRAS DOS MEMBROS TORÁCICOS...25

2.13 PONTOS EXTRAS DOS MEMBROS PÉLVICOS...27

3 CONCLUSÃO...40

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...41

(7)

LISTA DE ABREVIATURAS

B: Meridiano ou Canal da Bexiga C1-C7: Vértebras Cervicais

E: Meridiano ou Canal do Estômago.

ID: Meridiano ou Canal do Intestino Delgado IG: Meridiano ou Canal do Intestino Grosso TA: Meridiano ou Canal do Triplo Aquecedor. VB: Meridiano ou Canal da Vesícula Biliar. VC: Meridiano ou Canal do Vaso Concepção. VG: Meridiano ou Canal do Vaso Governador.

(8)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1: ÂNGULO DE INSERÇÃO DAS AGULHAS...14

FIGURA 2: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DA CABEÇA E PESCOÇO...30

FIGURA 3: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DA CABEÇA FRONTAL...30

FIGURA 4: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DA CABEÇA LATERAL...31

FIGURA 5: JU QUAN...31

FIGURA 6: PONTOS SUBLINGUAIS...32

FIGURA 7: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DO PESCOÇO...33

FIGURA 8: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DO TRONCO...34

FIGURA 9: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DO TRONCO (REGIÃO CAUDAL)...35

FIGURA 10: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DA CAUDA...36

FIGURA 11: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DOS MEMBROS TORÁCICOS...37

FIGURA 12: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DOS MEMBROS PÉLVICOS 1...38

FIGURA 13: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DOS MEMBROS PÉLVICOS 2...39

(9)

1 INTRODUÇÃO

Na Acupuntura Veterinária Tradicional Chinesa os meridianos não são reconhecidos, sendo usados apenas os pontos de acupuntura que possuem eficácia terapêutica confiável para condições predeterminadas. Esses locais foram descobertos por antigos mestres e compilados em textos antigos (SHOEN, 2006).

Esses pontos fora da China são ensinados como pontos extraordinários tanto em animais como em humanos, são específicos e não ligados ao sistema de canais principais. Desta forma, para tratamentos com pontos extras não é necessário o raciocínio dentro da filosofia chinesa, dos cinco movimentos ou yin-yang, eles agem de forma local e especifica (VIANNA, 2012).

Os acupontos extraordinários são conhecidos por nomes específicos e de acordo com o nome destes nos dão uma noção da sua localização, função e indicação de tratamento (VIANNA, 2012).

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Definições

2.1.1 Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Com uma abordagem mais abrangente e holística, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) reconhece padrões de doenças e desequilíbrios que a Medicina Ocidental não reconhece. Se um desequilíbrio pode ser reconhecido, também pode ser tratado. Adicionalmente, devido ao fato de a MTC abranger uma ampla estrutura de interações, ela pode detectar um desequilíbrio antes que esse se torne uma doença. Assim, ela pode ser usada como uma terapia de prevenção para ajudar um indivíduo a manter-se saudável (SCHWARTZ, 2008).

(10)

A acupuntura é uma técnica que utiliza estímulos físicos (agulha, laser) e químicos (acuinjeção) em áreas definidas da pele para terapêutica e diagnóstico de doenças funcionais reversíveis, assim como para melhora de doenças sérias (DRAEHMPAEHL & ZOHMANN, 1997). O estímulo de uma região corporal age sobre as outras de forma reflexa.

O termo acupuntura deriva dos radicais latinos acus e pungere, podendo ter o sentido restrito de “agulhamento dos pontos de acupuntura” ou de forma mais ampla, o estímulo do acuponto (ponto de acupuntura) segundo as várias técnicas disponíveis (agulhamento, alterações de temperatura, pressão e outras) (SCHOEN, 2006, MACIOCIA, 2007, XIE & PREAST, 2007).

2.2 Princípios de Ação da Acupuntura

A inserção da agulha provoca injúria ao tecido do ponto atingido e ao endotélio de pequenos vasos e capilares, liberando variados produtos de lesão tecidual. Estes produtos de lesão tecidual ativam a cascata de coagulação e a via alternativa do sistema complemento. O efeito inicial é uma vasodilatação arteriolar e aumento de permeabilidade dos vasos da microcirculação. Há constricção de veias e vênulas e dilatação de vasos linfáticos, aumentando o afluxo de células imunocompetentes e de substâncias de dano e reparo no tecido circundante ao acuponto (KENDALL, 1989a; KENDALL, 1989b).

2.3 Classificação dos Pontos de Acupuntura

Pontos de acupuntura ou acupontos são estruturas específicas encontradas ao longo dos meridianos ou fora deles e variam de 1 a 25 mm de tamanho. Os acupontos são usados tanto para diagnóstico como tratamento. Quando palpados, podem estar sensíveis se houver desequilíbrio do Qi uma deficiência de yang e um excesso de yin ou um excesso de yang e uma deficiência de yin (SCHOEN, 2006).

Eles são classificados segundo sua localização por meridiano, segundo sua localização por parte do corpo ou segundo a evolução dos estudos sobre os mesmos. A classificação segundo a evolução divide os pontos em três categorias: pontos Regulares, pontos Extras e pontos Ashi, conforme mostrado adiante.

(11)

2.3.1 Pontos Regulares

São os pontos que fazem parte dos 14 meridianos, distribuídos ao longo dos 12 Canais Regulares, simetricamente e ao longo dos Canais Curiosos: Vaso Governador e Vaso de Concepção, de disposição ímpar e possuidores de nome específico e localização definida (NOLETO).

São caracterizados por possuírem uma localização exata, um conjunto de ações e indicações clínicas específicas e pertencerem a um sistema de meridianos (http://acupuntura.blogas-pt.com/tipos-de-pontos-de-acupuntura).

2.3.2 Pontos Extras

Também chamados de pontos Extraordinários ou pontos clássicos, possuem nome específico e localização definida, porém não fazem parte dos 14 canais principais. Apesar disso, eles são geralmente relacionados com os meridianos, como por exemplo, o ponto Yin Tang (Extra 1) está relacionado com o Vaso Governador. Na clínica, são empregados como suplemento dos pontos Regulares.

Os chineses sempre se referiram aos pontos pelos seus respectivos nomes. Com a introdução da Acupuntura no ocidente, Soulié de Morant criou um novo sistema para designar o ponto, ao notar a dificuldade dos ocidentais em identificar os pontos pelo sistema chinês. Hoje, no ocidente, o mais usual tem sido utilizar a nomenclatura ocidental para designar os pontos Regulares e a nomenclatura chinesa para designar os pontos Extras (WANDERLEY). Os Acupontos Extras caninos foram adaptados dos Acupontos Clássicos dos humanos, eqüinos, bovinos, porcos e animais de laboratório e transpostos para os cães (NOLETO).

2.3.3 Pontos Ashi

Pontos Ashi é o termo genérico utilizado para caracterizar os pontos não classificados nas categorias de pontos Regulares e Extras, e que se manifestam dolorosos ou sensíveis na presença de alguma enfermidade. Não tem nome específico e tampouco local pré-determinado. São também

(12)

chamados pontos de Reação Celeste, pontos de Reação do Grande Vazio e Local Mole. Conforme diz o Eixo Espiritual (Ling Shu): “Tomar os pontos dolorosos como pontos acupunturais.”

Estes pontos são totalmente diferentes de todos os outros. Não têm localização específica, não pertencem a nenhum sistema de meridiano, não têm nomes próprios nem apresentam uma grande variedade de sintomas que possam tratar. Basicamente os pontos Ashi são pontos dolorosos (http://acupuntura.blogas-pt.com/tipos-de-pontos-de-acupuntura).

2.4 Função dos Pontos Extras

De acordo com a teoria médica tradicional chinesa, cada acuponto comunica-se com um dos órgãos Zang ou Fu e reflete as condições deste. Quando um órgão está sujeito a alterações fisiopatológicas, um ou mais dos acupontos relacionados podem se tornar sensíveis ou ter outros sinais de anormalidades, tais como alteração da cor ou rigidez da pele, desta forma nos ajudando no diagnóstico e tratamento das patologias.

Se os pontos são tratados por acupuntura ou por outras modalidades da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o efeito pode prontamente alcançar o órgão de comunicação mediante o ponto e o meridiano (SCHOEN, 2006).

2.5 Materiais e métodos

O presente trabalho visa demonstrar em formato de mapa um total de 56 pontos Extras de maior interesse em cães. Eles foram divididos em sessões de Pontos Extras da Cabeça, Pontos Extras do Pescoço, Pontos Extras do Tronco, Pontos Extras da Cauda, Pontos Extras dos Membros Torácicos e Pontos Extras dos Membros Pélvicos.

Os Pontos Extras Caninos são identificados pelos seus nomes em Chinês Pinyin e a sua tradução. Entretanto com a finalidade de facilitar a identificação da localização no mapa estes pontos foram numerados sequencialmente.

Sob o nome de cada Ponto Extra descrito neste trabalho, são apresentadas as informações sobre a sua localização, método de punção e aplicações clínicas, sendo que em alguns deles também são citadas algumas propriedades particulares daquele ponto.

(13)

2.5.1 Aplicações clínicas

As aplicações clínicas ou indicações terapêuticas, às vezes extremamente exatas, às vezes muito mais gerais que provam a evidência de que a acupuntura é uma Reflexoterapia específica na qual as projeções topográficas têm as funções mais importantes (RUBIN, 1983).

2.5.2 Método de punção

Indica a profundidade e direção da introdução da agulha e depende da localização anatômica e topografia do ponto a ser puncionado (LIAN, 2011).

2.5.2.1 Ângulo de inserção das agulhas

O ângulo com que a agulha é inserida na pele pode variar bastante, não apenas em função da localização dos pontos, mas também em razão da natureza do transtorno e dos efeitos que o acupunturista pretende alcançar. Na prática, com base no ângulo, podem distinguir-se três direções básicas de inserção, a saber: perpendicular, oblíqua e horizontal (WANDERLEY).

A) Inserção Perpendicular

A agulha penetra verticalmente através da pele formando com esta um ângulo de 90º. É a técnica mais amplamente usada para os pontos que se encontram nos locais onde existem massas musculares avantajadas, bem como aqueles em que se exige uma picada profunda. Assim, a inserção perpendicular pode ser usada sem riscos no abdômen, na região lombar e nos membros, tanto superiores quanto inferiores (WANDERLEY).

B) Inserção Oblíqua

A agulha atravessa a pele formando com esta um ângulo de, em média, 45º, podendo variar entre 30 e 60 º. É um tipo de inserção muito usado para algumas técnicas de acupuntura, por exemplo,

(14)

durante os procedimentos de estimulação e de sedação, na região energética. Para outras finalidades, utiliza-se naqueles locais em que os músculos estão menos desenvolvidos, como na região dorsal, no tórax, nas proximidades das vísceras e na face (WANDERLEY).

C) Inserção Horizontal

Neste tipo de inserção, a agulha não penetra, literalmente, horizontalmente; contudo, o faz bastante rasante à epiderme, formando com esta um ângulo de, em média, 15º, podendo variar entre 10 e 20 º. É a direção de escolha para os pontos que se localizam no rosto, na cabeça ou em qualquer outro local em que exista contra-indicação formal de puntura em profundidade (WANDERLEY).

FIGURA 1 - Ângulo de Inserção das Agulhas

2.5.3 Profundidade da inserção da agulha

A profundidade da inserção depende dos pontos que interessam à puntura. Entretanto, na prática, é necessário aumentar ou reduzir a profundidade da inserção, tendo em conta a idade do

(15)

paciente, sua constituição física, o grau de intensidade da reação, a localização da doença e as associações dos pontos escolhidos.

A profundidade da picada recomendada nos livros refere-se aos adultos. Para os idosos, crianças, cães e gatos, a profundidade deve ser menor. Nas pessoas ou animais de constituição física corpulenta, a agulha pode ser inserida mais profundamente, ao passo que nos pacientes magros e de constituição fraca, a inserção deve ser mais superficial (WANDERLEY).

2.6 Propriedades

São particularidades em que alguns desses pontos extras apresentam.

2.7 Localização

A localização, habitualmente fácil na qual fazemos intervir uma indicação em função dos relevos ósseos, a noção de “medida” sobre a qual explicamos no início de cada parte, e a sensação táctil de covinha no fundo da qual os veterinários chineses situam o ponto (RUBIN, 1983).

2.8 Pontos Extras da Cabeça

1. Yin Tang (Toca da Foca)

Localização: Na linha média ventral, entre as sobrancelhas, sobre o quinto chacra da medicina hindu. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3 cun de profundidade.

Propriedades: Dispersa o vento e alivia a dor, melhora a acuidade visual e ativa as extremidades da parte superior do corpo. Tem características Yin.

Aplicações clínicas: Age sobre a mente e a intuição, acalma a mente, efeito sedativo, cefaléia (região frontal), vertigens e torpor, doenças oftálmicas, doenças do nariz, rinite alérgica, “nariz entupido”, sinusite.

(16)

2. Si Shen Kong (Quatro Cavaleiros)

Localização: Quatro pontos a,1 cun anterior, posterior e laterais ao VG20. Método de punção: Inserção oblíqua: 0,5-1 cun em direção a VG 20.

Propriedades: Pacifica o coração e o espírito, melhora a acuidade visual e auditiva.

Aplicações clínicas: Indicado para tratamento de dor de cabeça, convulsões, ataques epiléticos, vertigem, transtornos psíquicos, tontura, desmaios, tiques nervosos, ação sedativa.

3. Tian Men (Portão Celestial)

Localização: Na depressão no centro da articulação atlanto-occiptal. Na interseção da linha média dorsal com a linha da margem caudal das duas raízes das orelhas.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3 cun de profundidade. Propriedades: Ponto de intersecção ligado aos Canais VG e B.

Aplicações clínicas: Epilepsia, disfonia, vertigem, dor cervical, insolação, resfriado, síncope, congestão cerebral, encefalite, sibilos.

4. Da Feng Men (Grande Portão do Vento)

Localização: Na parte mais alta da cabeça. No meio da borda caudal do osso occiptal.

Método de punção: Inserção horizontal em direção oposta ao nariz para sedação e em direção ao nariz para tonificação: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade. Pode-se também implantar ouro ou material de sutura no acuponto.

Propriedades: Sedação, padrão de vento.

Aplicações clínicas: Epilepsia, encefalite, tremores, vertigem, tétano, distúrbios do Shen, comportamento hiperativo, síncope, congestão cerebral.

5. Long Hui (Encontro do Dragão)

Localização: Na linha média dorsal da cabeça em uma linha entre as duas fossas temporais. Método de punção: Inserção perpendicular: Agulha seca 0,3 cun de profundidade.

(17)

6. Tain Yang (Grande Yang)

Localização: Em uma depressão na face lateral da cabeça, 1 cun lateral ao canto lateral do olho. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-1cun de profundidade.

Propriedades: Característica Yang. Libera o calor e reduz o edema, alivia a dor e ativa os vasos. Pode ser associado ao VB 1 com a mesma agulha.

Aplicações clínicas: Todas as formas de cefaléia, inflamação oftálmica aguda, nevralgia do Trigêmeo, paralisia facial.

7. Shan Gen (Base da Montanha)

Localização: Na linha média dorsal da cabeça, no ápice do nariz em uma depressão na junção das regiões com e sem pelo.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3 cun de profundidade. Propriedades: Vento-frio, vento-calor.

Aplicações clínicas: Inapetência, choque, coma, sinusite.

8. San Jiang (Três Rios)

Localização: Na superfície lateral do nariz, 1 cun rostral ao canto medial do olho, sobre a veia ocular angular.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca profundidade 0,3 cun. Hemopuntura. Aplicações clínicas: Uveíte, ceratoconjuntivite, constipação e dor abdominal.

9. Bi Tong (Passagem Nasal)

Localização: Na lateral do nariz, a meia distância entre o Ying Xiang (IG 20) e o canto medial do olho. Asa do nariz. Alguns autores separam o ponto asa do nariz do ponto canto do nariz.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3 cun de profundidade.

Propriedades: Liberta o calor e dispersa o vento, melhora a acuidade visual e ativa os orifícios da parte superior do corpo.

(18)

10. Nei Ying Xiang (IG 20 interno)

Localização: Dentro da narina, na mucosa nasal, na junção entre a cartilagem da narina e o músculo do nariz.

Método de punção: Apenas picada para microsangria.

Propriedades: Dispersa o vento e libera o calor, desperta os sentidos e restaura a clareza do cérebro. Aplicações clínicas: Súbita perda de consciência (medida complementar ou de emergência), enxaquecas, rinite, alergias respiratórias.

11. Jia Cheng Jiang (Extra Mentoniano)

Localização: Na região facial sobre o forame mentoneano.

Método de punção: Inserção perpendicular oblíqua: agulha seca 0,3-0,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Desvio da boca e dos olhos, dor na face, dor de dente, inchaço das gengivas, analgesia dentaria inferior, joanete, icterícia. Comumente usado para paralisia facial e neuralgia do trigêmeo.

12. Nao Shu (Ponto de Associação do Cérebro)

Localização: Sobre o músculo temporalis, na depressão localizada a um terço da distância entre a base rostral da orelha e o canto lateral do olho.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Distúrbios do Shen, epilepsia, síncope, encefalite, resfriado.

13. Bao Sai (Abraçar a Mandíbula)

Localização: Na superfície lateral da face, no centro da saliência do músculo masséter; o ponto encontra-se na intersecção de uma linha traçada do canto da boca ao ângulo da mandíbula, e outra linha perpendicular a essa, que se origina do canto lateral do olho.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3-0,5 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Dor na mandíbula, odontalgia, paralisia facial.

(19)

14. Jin Jin (Líquido Dourado)

Localização: Na veia do lado inferior da língua, à esquerda do freio. Método de punção: Apenas picada para sangrar

Propriedades: Liberta o calor e reduz o edema, desperta os sentidos e elimina o mutismo.

Aplicações clínicas: Acalma animais agitados e agressivos, aumenta a imunidade bucal, trata inflamações agudas da cavidade bucal, por exemplo: estomatite aftosa, amigdalites agudas.

15. Yu Ye (Líquido de Jade)

Localização: Na veia do lado inferior da língua, à direita do freio. Método de punção: Apenas picada para sangrar.

Propriedades: Liberta o calor e reduz o edema, desperta os sentidos e elimina o mutismo.

Aplicações clínicas: Acalma animais agitados e agressivos, aumenta a imunidade bucal, trata inflamações agudas da cavidade bucal, por exemplo estomatite aftosa, amigdalites agudas.

16. Hai Quan (Nascente do Mar)

Localização: No centro do freio da língua. Método de punção: Apenas picada para sangrar.

Propriedades: Promove os fluidos corporais, acalma a sede, liberta o calor e reduz o edema.

Aplicações clínicas: Diabetes mellitus, inflamação aguda da boca, após acidente vascular cerebral, paralisia da língua, dificuldade de fala em crianças e adultos após acidentes.

17. Ju Quan (Nascente de Reunião)

Localização: No ponto central da linha média dorsal da língua.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,1-0,2 cun de profundidade. Propriedades: Liberta o calor e promove os fluidos corporais, acalma a tosse e dispnéia. Aplicações clínicas: Diabetes mellitus, paralisia da língua, asma brônquica, bronquite.

(20)

18. Dan Yang (Rumo ao Yang)

Localização: Com o paciente olhando diretamente em frente, seguindo a linha superior da pupila, 1 cun acima da linha capilar anterior ideal.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-0,8 cun de profundidade

Propriedade: Dispersa o vento e libera o calor, melhora a acuidade visual e elimina a visão turva. Aplicações clínicas: Doenças oftálmicas, gripes, constipação

19. Yu Yao (Cintura de Peixe)

Localização: Com o paciente olhando diretamente em frente, mesmo por cima da pupila, na sobrancelha.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,3-0,5 cun de profundidade. Propriedades: Melhora a acuidade visual e reduz o edema, relaxa tendões e ativa os vasos.

Aplicações clínicas: Trata distúrbios oculares, paralisia óculomotora, melhora a visão, tiques no olho, sinusite.

20. Er Jian (Ponta da Orelha)

Localização: Na superfície convexa da ponta da orelha, sobre a veia auricular. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca profundidade 0,3 cun.

Propriedades: Libera o calor e alivia a dor, melhora a acuidade visual e reduz o edema.

Aplicações clínicas: Insolação, resfriado, febre, intoxicação alimentar, indigestão, gastroenterite, pneumonia, todas as formas de cefaléia, inflamação oftálmica aguda, paratidite epidérmica.

2.9 Pontos Extras do Pescoço

21. An Shen (Mente Calma)

Localização: Na face lateral da cabeça, caudal a base da orelha, a meia distância entre Yi Feng (TA 17) e Feng Chi (VB 20).

(21)

Aplicações clínicas: Problemas de comportamento, distúrbios do Shen, vento interno, epilepsia, rigidez cervical, epistaxe, secreção ou congestão nasal, paralisia facial, edema facial, otite, surdez.

22. Yi Ming ou Amian (Visão Nítida)

Localização: Por detrás do lóbulo da orelha, 1 cun dorsal ao TA 17.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade. Propriedades: Dispersa o vento e melhora a acuidade visual.

Aplicações clínicas: Trata a insônia, agitação e enfermidades oculares.

23. Jiang Jia Ji (Pontos Paravertebrais Cervicais Hua Tuo)

Localização: Duas séries de acupontos na superfície lateral da região cervical, 0,5 cun dorsal e ventral às apófises laterais de cada vértebra cervical.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 1 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Dor cervical, doença do disco intervertebral cervical, síndrome de wobbler.

24. Jian Wei (Fortalecer o Estômago)

Localização: Na superfície cervical lateral, entre a veia jugular e os processos laterais das vértebras cervicais, na junção do terço dorsal e médio da fossa jugular.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Anorexia, vômito, outras desordens gástricas.

2.10 Pontos Extras do Tronco

25. Ding Chuan (Acalmar a Dispnéia)

Localização: Na junção cervicotorácica dorsolateral, 0,5 cun lateral ao Du Zhui (VG 14) Método de punção: Inserção perpendicular e oblíqua: agulha seca 0,5 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Tosse, asma, dispnéia.

(22)

26. Bai Hui (Cem encontros de baixo em veterinária)

Localização: Na Linha média dorsal entre os processos espinhosos das vértebras L7 e S1, no espaço lombo sacral.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5 cun de profundidade.

Propriedades: Tonifica a ação de outros pontos, ponto de comando da bacia, ação imunológica principalmente na região da bacia.

Aplicações clínicas: Deficiência de Yang, paresia ou paralisia do membro pélvico, dor lombossacral, doença do disco intervertebral lombossacral, dor na articulação coxofemoral, dor abdominal, diarréia.

27. Shen Shu E (Associação do Rim Equino)

Localização: Na região lombossacral dorsolateral, 1,5 cun lateral ao Bai Hui na linha média dorsal entre L7- S1.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Deficiência de Qi ou Yin do Rim, doença renal crônica, surdez, incontinência urinária, edema, dor toraco-lombar.

28. Shen Peng (Estante do Rim)

Localização: Na região lombar caudal dorsolateral 1,5 cun cranial ao Shen Shu. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Deficiência de Yang, paresia ou paralisia dos membros pélvicos, dor lombossacral, doença do disco intervertebral, dor na articulação coxofemural, dor abdominal, diarréia.

29. Yan Shi (Asa do Ílio)

Localizacão: Na região lombar caudal dorsolateral, a meia distância entre Shen Peng e a tuberosidade coxal.

Método de Aplicação: Inserção perpendicular: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Displasia coxofemural, fraqueza dos membros pélvicos, deficiência de Qi ou Yang do Rim, infertilidade.

(23)

30. Hua Tuo Jia Ji (Ponto Paravertebral de Hua Tuo)

Localização: Na região dorsal lateral da coluna, 0,5 cun lateral ao processo espinhoso de cada vértebra, de T1-L7.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Dor torácica e lombar, doença do disco intervertebral.

31. Ba Jiao (Oito pontos sacrais)

Localização: Quatro pontos de cada lado, localizados ao longo de uma linha 1,5 cun lateral à linha média. Os pontos estão localizados no primeiro, segundo, terceiro e quarto espaços entre os processos espinhosos do sacro.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Dor lombossacral, dor coxofemural, fraqueza dos membros pélvicos, infertilidade, endometrite.

32. Guan Yaun Shu (Portão do Qi Original)

Localização: Na superfície dorsolateral da região toracolombar, 1,5 cun lateral à borda caudal do processo espinhoso dorsal de T13.

Método de punção: Insercão perpendicular: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade. Propriedades: Acuponto de associação Shu dorsal do E.

Aplicações clínicas: Doenças gastrointestinais e pancreáticas, perda de apetite, diarréia, náusea, vômito, constipação, dor abdominal, fraqueza generalizada.

33. Pontos Extras dos Quatro Generais

Localização: região mamaria 1,5 a 2,0 cun lateral ao mamilo. General do norte: digestão emocional

General do sul: raiva

General de fora: sexualidade General do centro: amor próprio

(24)

Aplicações clínicas: Trata a emoção e evita formação de nódulos

34. Pontos Cardinais Umbilicais

Localização: São em número de 4 pontos 1 cun lateral ao umbigo.

Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca 0,3 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Age sobre a vida uterina e infância, relações com a mãe, sobre o sistema digestivo, trata processos de mudança de vida.

35. Zi Gong (Ponto do ovário)

Localização: 3 cun lateral em relação ao VC4.

Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca 0,3 cun de profundidade. Propriedades: Regula a menstruação/cio e promove a fertilidade.

Aplicações clínicas: Atua sobre os ovários e útero, em todas as patologias ginecológicas, menstruação dolorosa, infertilidade, ovulação dolorosa, cisto ovariano, secura vaginal, seios dolorosos, ninfomania, características masculinizadas na fêmea.

2.11 Pontos Extras da Cauda

36. Wei Jie (Vértebra da Cauda)

Localização: Na linha médica dorsal, entre as vértebras coccídeas 1 e 2. Ponto único. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,1-0,3 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Paresia ou paralisia dos membros pélvicos, paralisia da cauda, dor lombar.

37. Wei Jian (Ponta da cauda)

Localização: Na ponta da cauda.

(25)

Aplicações clínicas: Elimina calor, insolação, choque, lombalgia, fraqueza nos membros pélvicos, paresia ou paralisia da cauda.

38. Pontos Paracaudais

Localização: Na lateral da cauda, algumas vezes formando um pequeno nódulo. Método de punção: Inserção perpendicular: Agulha seca 0,5 cun de profundidade Aplicação clínica: Tratamento de paralisia e patologias de coluna

2.12 Pontos Extras dos Membros Torácicos

39. Bo Jian (ponta da escápula)

Localização: Na superfície lateral do membro torácico, cranial a borda dorsocranial da escápula. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação nos membros torácicos, desordens pulmonares, tosse, dispnéia, congestão nasal, discoespondilite, paralisia do nervo supraescapular.

40. Bo Ian (Pilar da escápula)

Localização: Na superfície lateral do membro torácico, caudal a borda dorsocaudal da escápula. Método de Punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5-1 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação dos membros torácicos, desordens pulmonares, tosse, dispnéia, congestão nasal, discoespondilite, paralisia do nervo supraescapular.

41. Fei Men (Portão do Pulmão)

Localização: Na superfície lateral do membro torácico, na borda cranial da escápula, um terço da distância da face dorsal para a ventral.

(26)

Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua em direção à superfície medial da escápula: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação dos membros torácicos, desordens pulmonares, tosse, dispnéia, congestão nasal, discoespondilite, paralisia do nervo supraescapular.

42. Fei Pan (Abraço do Pulmão)

Localização: Na superfície lateral do membro torácico na borda caudal da escápula, um terço da distância da face dorsal para a ventral.

Método de Punção: Inserção perpendicular ou oblíqua em direção à superfície medial da escápula: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação dos membros torácicos, desordens pulmonares, tosse, dispnéia, congestão nasal, discoespondilite, paralisia do nervo supraescapular.

43. Jian Zhen (Ombro Firme)

Localização: Na superfície lateral do ombro, 1,5 cun craniodorsal ao Qiang Feng (ID 9) Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação ou paralisia dos membros torácicos.

44. Tian Zong (Progenitor Celestial)

Localização: Na superfície lateral do ombro, 1,5 cun dorsal ao Qiang Feng (ID 9)

Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação ou paralisia dos membros torácicos.

45. Chong Tian (Entrar no Céu)

Localização: Na superfície lateral do ombro, 1,5 cun dorsolateral ao Qiang Feng (ID 9) Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Dor no ombro, claudicação ou paralisia dos membros torácicos.

(27)

46. Zhou Shu (Ponto de Associação do cotovelo)

Localização: Na superfície lateral do cotovelo, entre a tuberosidade lateral do úmero e o olecrano. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 0,5 cun de profundidade

Propriedades: Fluidifica mucosidades e reduz o edema.

Aplicações clínicas: Distúrbios de drenagem linfática na linfadenite tuberculosa na região do pescoço e axila, osteoartrite do cotovelo, claudicação do membro torácico e paralisia.

2.13 Pontos Extras dos Membros Pélvicos

47. Jian Jiao (Ângulo Coxal)

Localização: Na face dorsolateral do quadril, em uma depressão ventral à borda cranial da crista ilíaca. Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Osteoartrite, dor coxofemural, displasia coxofemural, claudicação dos membros pélvicos, fraqueza e paralisia.

48. Ba Shan (Junto à Montanha)

Localização: Na face dorsolateral do quadril, a meia distância entre o Bai Hui (linha média dorsal L7-S1) e a tuberosidade isquiática.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 1-1,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Osteoartrite, dor coxo-femural, displasia coxo-femural, claudicação dos membros pélvicos, fraqueza e paralisia.

49. Huan Tiao (Anel Cranial)

Localização: Na face lateral do quadril, na depressão proximal à borda cranial do trocanter maior do fêmur.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 1 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Displasia coxofemural, osteoartrite cocofemural.

(28)

50. Huan Zong (Anel do meio)

Localização: No meio da região glútea, 2 cun cranial e dorsal ao trocanter maior (a meia distância entre a tuberosidade coxal e a tuberosidade isquiática).

Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca ou moxabustão 1 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Ação sobre o nervo ciático e sobre a articulação coxofemoral. Desordens dos quadris incluindo artrite, contusão e torsão, além de paralisia dos membros pélvicos.

51. Huan Hou (Anel Caudal)

Localização: Na face lateral do quadril, na depressão proximal à borda caudal do trocanter maior do fêmur.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca 1 cun de profundidade. Aplicações clínicas: Displasia coxofemural, osteoartrite coxofemural.

52. Dan Nang Xue (Ponto da Vesícula Biliar)

Localização: 2 cun abaixo ao VB 34, no meridiano da vesícula biliar.

Método de punção: Inserção perpendicular ou oblíqua: agulha seca 1 cun de profundidade. Propriedades: Liberta o calor e estimula a vesícula biliar.

Aplicações clínicas: Colecistite aguda e crônica, dificuldade digestiva, desordens hepáticas, paralisia dos membros pélvicos.

53. Xi Yan (Olho externo do Joelho)

Localização: Com os joelhos fletidos, dois pontos na depressão interna e externa do ligamento patelar. Método de punção: Inserção oblíqua: agulha seca ou moxabustão: 0,5-1 cun em direção ao centro do joelho.

Propriedades: Relaxa os tendões e alivia a dor. Aplicações clínicas: Dor na articulação do joelho.

(29)

54. Nei Xi Yan (Extra Patelar-Olho Interno do Joelho)

Localização: Com o joelho fletido, na depressão interna do ligamento patelar, oposto ao E35 Método de punção: Inserção oblíqua 0,5-1 cun em direção ao centro da articulação do joelho. Propriedades: Relaxa os tendões e alivia a dor.

Aplicações clínicas: Dor na articulação do joelho, frouxidão ou encurtamento patelar, alterações na cartilagem do joelho, luxação, alteração de menisco, artrose do joelho, alterações em ligamentos e fluidos desta articulação.

55. He Ding (Topo do Guindaste)

Localização: Na depressão no meio do bordo superior da patela.

Método de punção: Inserção perpendicular: agulha seca ou moxabustão 0,3-0,5 cun de profundidade. Propriedades: Ativa os vasos e alivia a dor.

Aplicações clínicas: Dor na articulação do joelho, movimento limitado da extremidade inferior.

56. Liu Feng (Seis Rafes)

Localização: Na prega cutânea na face dorsal das articulações metatarsofalangeanas, entre os dígitos 2-3, 3-4, 4-5 (Três em cada pé, um total de seis pontos em ambos os membros pélvicos e seis pontos em ambos os membros torácicos).

Método de punção: Inserção oblíqua: agulha seca 0,5 cun de profundidade.

Aplicações clínicas: Paresia ou paralisia dos membros pélvicos (utilizar Lui Feng pélvicos); paresia ou paralisia dos membros torácicos (utilizar Liu Feng torácico).

(30)

FIGURA 2: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DA CABEÇA E PESCOÇO

(31)

FIGURA 4: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DA CABEÇA LATERAL

(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)

FIGURA 14: MAPA DOS PONTOS EXTRAS DOS MEMBROS PÉLVICOS 3

3 CONCLUSÃO

Com o objetivo de mapear os principais pontos de acupuntura em cães, foi possível demonstrar seus efeitos, vantagens e praticidades para uso na rotina dos tratamentos em cães. Foi incorporado um total de 56 (cinqüenta e seis) pontos. Sendo estes divididos de acordo com a região em que se encontram: Pontos Extras da Cabeça (20 pontos), Pontos Extras do Pescoço (4 pontos), Pontos Extras do Tronco (11 pontos), Pontos Extras da Cauda (3 pontos), Pontos Extras dos Membros Torácicos (8 pontos), Pontos Extras dos Membros Pélvicos (10 pontos).

Como os Pontos Extras têm efeitos terapêuticos específicos para muitos sintomas patológicos, o seu mapeamento nos permite uma rápida e mais acurada visualização dos locais de inserção das agulhas, suas funções e aplicações, facilitando aumentando as possibilidades de cura desses animais.

(41)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1) CLAUDINO, Analyce. Apostila de Teorias Básicas da MTC.

2) DRAEHMPAEHL, Dirk; ZOHMANN, Andreas. Acupuntura no cão e no gato: princípios

básicos e prática científica. 1.ed. São Paulo: Roca, 1997. 245p.

3) KENDALL, D. E. A scientific model for acupuncture. Part I. American Journal of Acupuncture, v.17, n.3, p.251-68, 1989a. ___. A scientific model for acupuncture. Part II. American Journal of Acupuncture, v.17, n.4, p.342-360, 1989b.

4) LIAN, Yu-lin et al. Atlas Gráfico De Acupuntura: Um manual ilustrado dos pontos de

acupuntura. Editora Konemann, 2011. 351p.

5) LOBO JÚNIOR, J. E. S. Acupuntura na Prática Clínica Veterinária. São Caetano do Sul, SP: Interbook, 2012. 407 p.

6) MACIOCIA, G. Os fundamentos da medicina chinesa: um texto abrangente para

acupunturistas e fisioterapeutas. São Paulo: Roca, 2007.1000p.

7) MACIOCIA, Giovanni. A Prática da Medicina Chinesa. Ed. Roca, 1° edição, São Paulo, 1996. 8) NOLETO, Paulo. Apostila de Pontos.

9) Pesquisa na internet, site: http://acupuntura.blogas-pt.com/tipos-de-pontos-de-acupuntura/ data: 20 de abril 19 hs)

10) ROSS, J. Zang Fu: Sistemas de órgãos e vísceras da medicina tradicional chinesa. Ed. Roca, 2° edição, São Paulo, 1994.

11) SCHWARTZ, Cheryl. Quatro Patas, Cinco Direções – Um Guia de Medicina Chinesa para Cães e Gatos. São Paulo: Ícone, 2008. 470 p.

12) SHOEN, Allen M. Acupuntura Veterinária: Da Arte Antiga à Medicina Moderna. 2.ed. São Paulo: Roca, 2006. 603p.

13) VIANNA, Leonardo Rocha.

14) WANDERLEY, Leonardo Alvisi Silva. TÉCNICAS DE ACUPUNTURA 1. Curso de

Acupuntura IMAM – Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens

15) YAMAMURA, Ysao. Acupuntura Tradicional – A arte de inserir. Ed. Roca, 2° edição, São Paulo 2001.

(42)

GLOSSÁRIO

Acuponto: Ponto de acupuntura

Chacra: Segundo a Filosofia iogue, centros energéticos dentro do corpo, que distribuem a energia através dos canais que nutre órgãos e sistemas (Wikipédia)

Cun: Sinônimo de Tsun, unidade básica de medida na acupuntura chinesa.

Moxa: Folhas de Artemísia envolvidas em papel para estímulos térmicos (calor) dos pontos de acupuntura.

Hemopuntura: Injeção de sangue nos pontos de acupuntura.

Qi: Ou Chi. O termo pode ser associado de um modo bem amplo ao conceito ocidental de energia. Reflexoterapia: É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa.

Shen: Espírito ou Consciência.

Yin-Yang: Conceito da Medicina Chinesa onde tudo é relativo e depende da forma, do lugar e da ocasião em que enxergamos e experimentamos, variando conforme a natureza e o tempo/espaço em que ela é observada e acrescida do sentimento humano ao observar (LOBO, 2012).

Referências

Documentos relacionados

Cargas pontuais (F ou M): Matematicamente, a aplicação pontual de cargas não existe (é preciso uma área para aplicar, ainda que pequena) e sua ocorrência provocará uma

A partir de programas escritos nessa linguagem, específicos para este trabalho, foram realizados os cruzamen- tos dos diferentes planos de informações considerados neste

pelo sôfrego postulante a posto tão decisivo para os in- teresses nacionais e para os deveres de uma política di- nâmica, construtiva e responsável!. Fernando

 Várias threads utilizador mapeadas numa única thread do kernel  Quando a thread bloqueia no kernel, todas as outras threads.

Esse conhecimento superior, da consciência, é sabedoria pura e não pode ser patrimônio de nenhuma civilização ou doutrina específica, é de todos e de ninguém

Entre os objetivos da pesquisa encontram-se: a análise da representação do autismo na série ​Atypical a partir dos conceitos de identidade e diferença, estereótipos e estigmas,

Conclui-se que o teor de prolina varia entre as cultivares de mandioca, sendo maior nas cultivares Platina’ e ‘Caravela’, seguidas por ‘BRS Kiriris’, ‘BRS Verdinha’,

É ideal para os fabricantes e seus clientes, para escritórios e consultores especializados, para as oficinas de pintura e galvânicas, para as indústrias: química,