• Nenhum resultado encontrado

Codificação normalizada para o nome dos municípios e das freguesias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Codificação normalizada para o nome dos municípios e das freguesias"

Copied!
208
0
0

Texto

(1)IAN/TT. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. CODIFICAÇÃO DO NOME DOS MUNICÍPIOS E DAS FREGUESIAS. 3ª VERSÃO. ABRIL 2006.

(2) Codificação do nome dos municípios e freguesias _____________________________________________________________________________________. Introdução à 3ª versão de Abril de 2006. A nova versão actualizada da Codificação do nome dos municípios e das freguesias surge agora como o resultado do trabalho realizado em parceria com os arquivos distritais, os arquivos regionais, os arquivos das universidades de Coimbra e Braga, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (Guimarães) e o Programa de Normalização da Descrição em Arquivo (PNDA). Em Maio de 2005 foi solicitada, aos referidos arquivos, a indispensável colaboração para se proceder à sua actualização, contemplando os seguintes aspectos: -. Códigos por eles utilizados para freguesias extintas que não constassem na referida Codificação;. -. Informação sobre freguesias anexadas/desanexadas e, se possível, respectivas datas e texto legal;. -. Outras formas do nome das freguesias (variações ao longo do tempo);. -. Qualquer outra informação ou proposta de alteração considerada relevante.. Durante o mês de Junho de 2005 foram recebidas as respostas, e posteriormente introduzidas as alterações propostas à Codificação, pelo PNDA. Os critérios de actualização foram os seguintes: -. Utilização do termo município, preterindo o de concelho, uma vez que a Constituição Portuguesa prevê que no continente, a divisão administrativa do território corresponde às freguesias, aos municípios e às regiões administrativas (artº 236). Estas regiões administrativas não estão ainda instituídas, permanecendo a divisão territorial por distritos (artº 291). Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira existem freguesias e municípios.. -. Às freguesias extintas foi atribuído um código alfanumérico. Podem ser encontradas no município em que se inscreviam à data da extinção, sendo dada a informação de que se trata de uma freguesia extinta e, quando conhecida, a data de extinção.. _____________________________________________________________________________________ 2.

(3) Introdução _____________________________________________________________________________________. -. Sempre que se verificou disparidade entre a Codificação e os códigos já utilizados pelos serviços de arquivos, optou-se por alterar a Codificação e validar os códigos já consagrados pelo uso. Consequentemente, verificam-se alterações sistemáticas nos códigos de algumas freguesias, que estão devidamente assinaladas, em Observações.. -. Na História é dada a informação sobre a evolução da freguesia, (criação, anexação/desanexação ou extinção) e, sempre que possível, as respectivas datas e legislação correspondente.. -. Nas Observações/Notas é fornecida a informação sobre o serviço que propõe a alteração e em que data.. -. Foram introduzidos na Codificação alguns códigos utilizados por arquivos distritais. para entidades. que nunca foram circunscrição paroquial ou. administrativa equivalente a freguesia, correspondendo, sim, a fundos paroquiais de hospitais ou asilos.1 Estas entidades devem ser ignoradas para a criação de autoridades de nomes de lugares, apesar de o código atribuído poder ser utilizado na construção do código de referência na descrição da documentação por elas produzida. -. Foi introduzido uma novo elemento com informação relativa ao orago da paróquia, equivalente à freguesia, com base em informações retiradas do Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais2, para o território continental, e na História das freguesias e dos concelhos3, para o território insular.. Como utilizar a Codificação do nome dos municípios e das freguesias.. 1. A codificação atribuída aos municípios e freguesias é a base para a construção de códigos de referência a atribuir na descrição da documentação de arquivo, tal como previsto na I Parte das Orientações para a descrição arquivística4. Assim, 1. São os seguintes: Asilo de Runa (TVD23) e Hospital de Torres Vedras (TVD22), do município de Torres Vedras, Hospital de São José (LSB57), Penitenciária de Lisboa (LSB66) e Asilo de Campolide (LSB65) do distrito de Lisboa, Hospital de Santo António (PRT16) e Hospital de Alienados do Conde Ferreira (PRT17) do distrito do Porto. 2 SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais. Coord. José Mariz. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1993-1994. 2 vol. - 1º vol.: Centro e Sul. 471 p . 2º vol: Norte. 623 p. ISBN 972-8107-08-0 3 História das freguesias e concelhos de Portugal. Introd. hist. José Hermano Saraiva. Matosinhos: Quidnovi, 2004. 20 vol. ISBN 989-554-149-X, a 989-554-168-6 4 INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO. PROGRAMA PARA A NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO PARA A _____________________________________________________________________________________ 3.

(4) Codificação do nome dos municípios e freguesias _____________________________________________________________________________________. a codificação pode ser precedida de qualquer segmento que a complemente e seja representativo do tipo de fundo que é objecto de descrição, como acontecia anteriormente. Têm sido utilizadas as seguintes convenções: P – Paróquia CN – Cartório Notarial CM – Câmara Municipal GC – Governo Civil JF – Junta de Freguesia M – Misericórdia AC – Administração do Concelho RF – Repartição de Finanças 2. A codificação relativa a freguesias extintas só deve ser utilizada para construir códigos de referência para documentação cuja data se insira no período de existência dessa freguesia. 3. A codificação pode ser utilizada para a construção de códigos de referência atribuídos a qualquer documentação que tenha sido produzida no âmbito da prossecução das actividades de um produtor, cuja jurisdição territorial seja coincidente com a delimitação geográfica da freguesia ou município correspondente. Neste sentido, e no caso das instituições eclesiásticas, como os conventos e mosteiros, ou das famílias ou casas senhoriais, ou das câmaras municipais extintas (e que hoje são freguesias) é de ponderar cuidadosamente a utilização da codificação, uma vez que não existe a coincidência acima referida. 4. Os nomes dos municípios e das freguesias constantes nesta Codificação podem, igualmente, servir como fonte de informação para a construção de pontos de acesso normalizados dos nomes geográficos, tal como previsto na III Parte Orientações para a descrição arquivística.. Actualização da Codificação do nome dos municípios e freguesias A utilidade e validade conferida a documentos técnicos está directamente relacionada com a actualidade da informação neles veiculada e com a divulgação que deles se faz.. NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 1ª v. Lisboa: IAN/TT, 2006. _____________________________________________________________________________________ 4.

(5) Introdução _____________________________________________________________________________________. A inicial Codificação normalizada para os fundos paroquiais, notariais e judiciais, de câmaras municipais e misericórdias, não teve a divulgação e a aceitação merecidas, apesar de utilizada sistematicamente nos arquivos distritais e outros serviços de arquivo, nomeadamente no projecto de Inventário do Património Cultural Móvel, que se concretizou no Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais5 e no Recenseamento dos arquivos locais: câmaras municipais e misericórdias6, com coordenação técnica de José Mariz. Tendo sido alvo, recentemente, de duas actualizações muito próximas (a 2ª versão de Maio de 2005 e a presente 3ªversão de Abril de 2006) que conjugam a realidade da divisão administrativa vigente e a perspectiva histórica da evolução de entidades que se reflecte na documentação produzida, e porque foi elaborada com o devido contributo dos mais interessados – os serviços de arquivo -, prevê-se que qualquer actualização possa ocorrer no caso de haver uma alteração significativa na divisão administrativa (criação ou supressão de municípios, etc.). Alterações pontuais nas freguesias serão registadas na versão vigente e devidamente divulgadas.. Os formatos da Codificação. A Codificação do nome dos municípios e das freguesias apresenta-se em dois formatos: -. Listagem com informação seleccionada, para fixar versões da própria Codificação e do nome dos municípios e freguesias, disponível em formato electrónico na intranet do IAN/TT, e no seu website.. -. Disponível na base de dados de descrição arquivística existente para a rede do IAN/TT, enquanto parte integrante dos registos de autoridade de nomes geográficos.. 5. SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA. Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais. Coord. José Mariz. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1993-1994. 2 vol. - 1º vol.: Centro e Sul. 471 p. . 2º vol: Norte. 623 p. ISBN 972-8107-08-0 6 MINISTÉRIO DA CULTURA. Recenseamento dos arquivos locais: câmaras municipais e misericóridas. Coord. geral José Mariz. Lisboa: Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 1995-2000. 14. vol. ISBN 972-8107-23-4, 972-8107-24-2, 972-8107-25-0, 972-8107-21-8, 972-8107-29-3, 972-810728-5, 972-8107-33-1, 972-8107-31-5, 972-8107-35-8, 972-8107-44-7, 972-8107-52-8, 972-8107-53-6, 972-8107-55-4, 972-8107-55-2. _____________________________________________________________________________________ 5.

(6) Codificação do nome dos municípios e freguesias _____________________________________________________________________________________. Reiteramos a ideia de que este é um instrumento de trabalho resultante da colaboração de todos os que o utilizam. O seu enriquecimento depende dos contributos de todos, através de sugestões, comentários, críticas e propostas de alteração. Todas as contribuições devem ser remetidas para o IAN/TT e dirigidas ao Programa de Normalização da Descrição em Arquivo através do seguinte e-mail: pnda@iantt.pt.. Joana Braga Sousa Lucília Runa. Abril 2006. _____________________________________________________________________________________ 6.

(7) Introdução _____________________________________________________________________________________. Introdução à 2ª versão de Maio 2005 O Grupo de Trabalho de Normalização da Descrição em Arquivo do IAN/TT, entendeu oportuno proceder à revisão da Codificação normalizada para os fundos paroquiais, notariais e judiciais, de câmaras municipais e misericórdias, elaborada pelo Instituto Português de Arquivos (1988-1992), amplamente divulgada e utilizada nos Arquivos Distritais. Tal revisão foi concluída no âmbito do Programa de Normalização da Descrição em Arquivo (PNDA), também encarregue de proceder à sua divulgação, revisão e actualização. A validade e utilidade deste instrumento de trabalho, imprescindível para os arquivistas que desenvolvem a sua actividade numa rede de serviços de arquivo, tem sido largamente confirmada em diversas ocasiões. Surge, assim, esta Codificação do nome dos municípios e das freguesias, que é uma actualização da Codificação acima referida. Inicialmente foi empregue para a construção dos códigos de referência dos fundos das paróquias, dos cartórios notariais, das instituições judiciais e das câmaras municipais; pretende--se agora que tenha um âmbito de utilização mais alargado, podendo ser utilizada para: 1. Atribuir um código de referência unívoco a documentação relacionada com um determinado município ou freguesia. 2. Servir de fonte de informação para a construção de pontos de acesso à documentação através de nomes geográficos, relativos a municípios e freguesias. 3. Servir de base para a constituição das autoridades de nomes geográficos, relativas aos municípios e às freguesias, num sistema manual ou informático.. Foi actualizada com informações obtidas em: • site. da. Direcção. Geral. das. Autarquias. Locais,. 2003. (<http://www.dgaa.pt/e_endereco.htm>); Esta segunda versão foi actualizada com informações obtidas em: • site da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em 2005 (<http://www.anmp.pt/munp/mun/mun101w2.php?dis>); _____________________________________________________________________________________ 7.

(8) Codificação do nome dos municípios e freguesias _____________________________________________________________________________________. • site do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral do Ministério da Administração Interna, em 2005 (<http://www.stape.pt>). Os critérios que estiveram na base da construção dos códigos foram mantidos, com algumas excepções: 1. Foi retirada a letra P inicial (P de paróquia) que existia em todos os códigos, por se entender que a sua aplicação deve ser feita à freguesia, unidade mais pequena da divisão administrativa do território que revela maior estabilidade ao longo do tempo, correspondendo grosso modo à paróquia, divisão eclesiástica. 2. O código do concelho é constituído por três caracteres alfabéticos. 3. O número de ordem da freguesia dentro do concelho é constituído por dois caracteres numéricos. 4. As freguesias urbanas apresentam o nome civil e, a seguir entre parênteses, o nome da localidade em que se inserem. 5. Os concelhos e as freguesias que mudaram de nome, apresentam, as outras formas do nome, mas foi mantido o código já existente. 6. As freguesias que transitaram de concelho podem ser encontradas tanto no concelho anterior como no concelho actual, sendo dado o código anterior ou o actual e, quando conhecida, a informação sobre a data da transição. 7. As freguesias extintas podem ser encontradas no concelho em que se inscreviam à data da extinção, sendo dada a informação de que se trata de uma freguesia extinta e, quando conhecida, a data de extinção.. Este instrumento de trabalho deve ser alvo de revisões e actualizações constantes resultando da colaboração de todos os que o utilizarem e puderem contribuir para o seu enriquecimento com sugestões, comentários, críticas e propostas de alteração. Todas as contribuições devem ser remetidas para o IAN/TT e dirigidas ao Programa de Normalização da Descrição em Arquivo através do seguinte e-mail: pnda@iantt.pt.. Joana Braga Lucília Runa. Maio de 2005 _____________________________________________________________________________________ 8.

(9) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Altares Doze Ribeiras Feteira. Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo. Açores Açores Açores Açores. AGH AGH01 AGH02 AGH03. Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo) Nossa Senhora do Pilar Porto Judeu. Angra do Heroísmo. Açores. AGH04. Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo. Açores Açores. AGH05 AGH06. Raminho Ribeirinha Santa Bárbara Santa Luzia (Angra do Heroísmo) São Bartolomeu de Regatos. Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo. Açores Açores Açores Açores Açores. AGH07 AGH08 AGH09 AGH10 AGH11. São Bento São Mateus da Calheta São Pedro (Angra do Heroísmo) Vila de São Sebastião Sé (Angra do Heroísmo) Serreta. Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo. Açores Açores Açores Açores Açores Açores. AGH12 AGH13 AGH14 AGH15 AGH16 AGH17. Terra Chã. Angra do Heroísmo. Açores. AGH18. Cinco Ribeiras Posto Santo. Angra do Heroísmo Angra do Heroísmo. Açores Açores. AGH19 AGH20. Calheta Calheta Calheta Calheta. Açores Açores Açores Açores. CHT CHT01 CHT02 CHT03. Calheta Calheta. Açores Açores. CHT04 CHT05. Calheta Norte Pequeno Nossa Senhora do Rosário do Topo Ribeira Seca Santo Antão. Guadalupe. Santa Cruz da Graciosa Açores. SCG. Santa Cruz da Graciosa Açores. SCG01. Orago da paróquia. História. Notas / Observações. São Roque São Jorge Nossa Senhora das Mercês Nossa Senhora da Conceição Santo António de Lisboa São Francisco Xavier São Pedro Santa Bárbara Santa Luzia São Bartolomeu dos Regatos São Bento São Mateus São Pedro São Sebastião São Salvador Nossa Senhora dos Milagres Nossa Senhora de Belém Nossa Senhora do Pilar Nossa Senhora da Penha de França. Santa Catarina São Lázaro Nossa Senhora do Rosário São Tiago Santo Antão. Nossa Senhora de Guadalupe Nossa Senhora da Luz. Luz. Santa Cruz da Graciosa Açores. SCG02. Santa Cruz da Graciosa. Santa Cruz da Graciosa Açores. SCG03. Santa Cruz. São Mateus da Praia. Santa Cruz da Graciosa Açores. SCG04. São Mateus. Norte Grande. Velas Velas. Açores Açores. VLS VLS01. Rosais. Velas. Açores. VLS02. Santa Bárbara de Manadas Santo Amaro. Velas Velas. Açores Açores. VLS03 VLS04. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Açores. Nossa Senhora das Neves e Santo António Nossa Senhora do Rosário Santa Bárbara Santo Amaro. Página 1.

(10) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Orago da paróquia. São Jorge (Velas) São Mateus de Urzelina. Velas Velas. Açores Açores. VLS05 VLS06. São Jorge São Mateus. Agualva. Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória. Açores Açores. VPV VPV01. Biscoitos Cabo da Raia. Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória. Açores Açores. VPV02 VPV03. Fonte do Bastardo Fontinhas. Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória. Açores Açores. VPV04 VPV05. Nossa Senhora de Guadalupe São Pedro Santa Catarina e Santa Margarida Santa Bárbara Nossa Senhora da Pena. Lajes Quatro Ribeiras Santa Cruz (Praia da Vitória) São Brás Vila Nova Porto Martins. Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória Vila Praia da Vitória. Açores Açores Açores Açores Açores Açores. VPV06 VPV07 VPV08 VPV09 VPV10 VPV11. São Miguel Arcanjo Santa Beatriz Santa Cruz São Brás Espírito Santo Santa Catarina. Corvo. Corvo Corvo. Açores Açores. CRV CRV01. Angústias (Horta). Horta Horta. Açores Açores. HRT HRT01. Capelo Castelo Branco. Horta Horta. Açores Açores. HRT02 HRT03. Cedros Conceição (Horta). Horta Horta. Açores Açores. HRT04 HRT05. Feteira Flamengos Matriz (Horta) Pedro Miguel. Horta Horta Horta Horta. Açores Açores Açores Açores. HRT06 HRT07 HRT08 HRT09. Praia do Almoxarife. Horta. Açores. HRT10. Praia do Norte. Horta. Açores. HRT11. Ribeirinha Salão. Horta Horta. Açores Açores. HRT12 HRT13. Fajã Grande. Lages das Flores Lages das Flores. Açores Açores. LGF LGF01. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. Freguesia criada pelo Decreto Regional 11-A/2001.. Nossa Senhora dos Milagres. Nossa Senhora das Angústias Santa Ana Santa Catarina de Alexandria Santa Bárbara Nossa Senhora da Conceição Divino Espírito Santo Nossa Senhora da Luz São Salvador Nossa Senhora da Ajuda Nossa Senhora da Graça Nossa Senhora das Dores São Mateus Nossa Senhora do Socorro. São José. Foi lugar elevada a vila em 28 ede Julho de Alteração proposta pela 1515, e mais tarde a concelho, extinto pleo BPARPDL, em Outubro de Decreto de 19 de Outubro de 1853. A única 2005. freguesia que o compunha doi integrada no concelho da Lagoa.. Página 2.

(11) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Orago da paróquia. Fajãzinha. Lages das Flores. Açores. LGF02. Nossa Senhora dos Remédios. Fazenda. Lages das Flores. Açores. LGF03. Senhor Santo Cristo dos Milagres. Lajedo. Lages das Flores. Açores. LGF04. Lajes das Flores. Lages das Flores. Açores. LGF05. Nossa Senhora dos Milagres Nossa Senhora do Rosário. Lomba Mosteiro. Lages das Flores Lages das Flores. Açores Açores. LGF06 LGF07. Calheta de Nesquim Lajes do Pico Piedade. Lages do Pico Lages do Pico Lages do Pico Lages do Pico. Açores Açores Açores Açores. LGP LGP01 LGP02 LGP03. Ribeiras. Lages do Pico. Açores. LGP04. Ribeirinha São João. Lages do Pico Lages do Pico. Açores Açores. LGP05 LGP06. Bandeiras. Madalena Madalena. Açores Açores. MAD MAD01. Candelária. Madalena. Açores. MAD02. Criação Velha. Madalena. Açores. MAD03. Madalena São Caetano São Mateus. Madalena Madalena Madalena. Açores Açores Açores. MAD04 MAD05 MAD06. Caveira. Santa Cruz das Flores Santa Cruz das Flores. Açores Açores. SCF SCF01. Cedros. Santa Cruz das Flores. Açores. SCF02. Ponta Delgada Santa Cruz das Flores. Santa Cruz das Flores Santa Cruz das Flores. Açores Açores. SCF03 SCF04. Prainha. São Roque do Pico São Roque do Pico. Açores Açores. SRQ SRQ01. Nossa Senhora da Ajuda. Santa Luzia Santo Amaro Santo António São Roque do Pico. São Roque do Pico São Roque do Pico São Roque do Pico São Roque do Pico. Açores Açores Açores Açores. SRQ02 SRQ03 SRQ04 SRQ05. Santa Luzia Santo Amaro Santo António São Roque. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. Freguesia criada e desanexada de Lajedo, Alteração proposta pela em 1593. BPARPDL, em Outubro de 2005. O curato de São José da Ribeira foi criado Alteração proposta pela em 11 de Julho de 1902. Paróquia criada e BPARPDL, em Outubro de desanexada de Fajã Grande em 1965. 2005. Freguesia criada pelo Decreto-Lei nº 47014 de 18 de Maio de 1966.. Freguesia criada e desanexada de Fajãzinha, em 1859.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. São Caetano Santíssima Trindade. São Sebastião Santíssima Trindade Nossa Senhora da Piedade Santa Bárbara e Santa Cruz Santo Antão São João Baptista. Nossa Senhora da Boa Nova Nossa Senhora das Candeias Nossa Senhora das Dores Santa Maria Madalena São Caetano São Mateus. Nossa Senhora do Livramento Nossa Senhora do Pilar São Pedro Nossa Senhora da Conceição. Página 3.

(12) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Água de Pau. Lagoa Lagoa. Açores Açores. LAG LAG01. Cabouco. Lagoa. Açores. LAG05. Nossa Senhora do Rosário (Lagoa) Lagoa. Açores. LAG02. Ribeira Chã Santa Cruz (Lagoa). Lagoa Lagoa. Açores Açores. LAG03 LAG04. Achada. Nordeste Nordeste. Açores Açores. NRD NRD01. Achadinha. Nordeste. Açores. NRD02. Lomba da Fazenda. Nordeste. Açores. NRD03. Nordeste Nordestinho. Nordeste Nordeste. Açores Açores. NRD04 NRD05. São Jorge. Santana. Nordeste. Açores. NRD06. Santa Ana. Salga. Nordeste. Açores. NRD07. São José. Algarvia. Nordeste. Açores. NRD08. Nossa Senhora do Amparo. Pedreira. Nordeste. Açores. NRD09. Nossa Senhora da Luz. Santo António de Nordestinho. Nordeste. Açores. NRD10. Santo António. IANTT - PNDA. Orago da paróquia. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. Nossa Senhora dos Anjos Nossa Senhora da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário São José Coração de Jesus. Nossa Senhora da Anunciação. Achada Grande. Nossa Senhora do Rosário Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Lomba da Feteira, Feteira Grande, Feteira Pequena. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Paróquia com registo paroquial próprio desde 1889. Freguesia criada em 13 de Fevereiro de 1925, por desanexação de Nordeste.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Já era vigararia em 1568. Freguesia extinta pelo Decreto Regional 29 A/2002, dando origem às freguesia de Algarvia, Santo António Nordestinho e São Pedro Nordestinho. Paróquia com registo paroquial próprio desde 1892. Freguesia criada em 1960, por desanexação de Achada. Paróquia com registo paroquial próprio desde 1839. Freguesia criada em por Decreto Regional nº 24/80/A de 15 de Setembro de 1980, por desanexação de Achadinha. Paróquia criada em 1976, por desanexação de Nordestinho, mas com registo paroquial próprio desde 1837. Freguesia criada pelo Decreto Regional 29 A/2002 de 16 de Julho. Curato com registo paroquial próprio desde 1889.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE.. Freguesia criada, por desanexação de Nordestinho, pelo Decreto Regional 29 A/2002, de 16 de Julho.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE.. Esta freguesia não estava codificada na v. 2 da Codificação. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE. Esta freguesia tinha o código NRD09 na v.2 da Codificação. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Página 4.

(13) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Orago da paróquia. São Pedro de Nordestinho. Nordeste. Açores. NRD11. São Pedro. Arrifes. Ponta Delgada Ponta Delgada. Açores Açores. PDL PDL01. Ajuda da Bretanha. Ponta Delgada. Açores. PDL02. Candelária. Ponta Delgada. Açores. PDL03. Capelas. Ponta Delgada. Açores. PDL04. Fajã de Baixo. Ponta Delgada. Açores. PDL05. Fajã de Cima. Ponta Delgada. Açores. PDL06. Fenais da Luz. Ponta Delgada. Açores. PDL07. Nossa Senhora da Luz. Feteiras Ginetes. Ponta Delgada Ponta Delgada. Açores Açores. PDL08 PDL09. Rosto do Cão de Livramento. Ponta Delgada. Açores. PDL10. Santa Luzia São Sebastião, Jesus, Maria e José Nossa Senhora do Livramento. Mosteiros. Ponta Delgada. Açores. PDL11. Matriz (Ponta Delgada) Relva. Ponta Delgada Ponta Delgada. Açores Açores. PDL12 PDL13. Remédios. Ponta Delgada. Açores. PDL14. Santo António. Ponta Delgada. Açores. PDL15. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. Freguesia criada, por desanexação de Nordestinho, pelo Decreto Regional 29 A/2002, de 16 de Julho.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE. Esta freguesia tinha o código NRD10 na v.2 da Codificação. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Nossa Senhora da Freguesia criada por desanexação da de Saúde, Nossa Senhora São José, em 1833. dos Milagres e Nossa Senhora da Piedade Nossa Senhora da Ajuda Bretanha (nome anterior) Freguesia que engolbava os lugares de Remédios, Ajuda e Pilar. Freguesia criada pelo Decreto Regional 24 A/2002, de 10 de Julho. Nossa Senhora das Candeias Nossa Senhora da Paróquia criada a 18 de Feveiro de 1592. Apresentação Foi elevada a vila em 23 de Julho de 1839, o que foi revogado em 1854. Nossa Senhora dos Anjos Nossa Senhora da Freguesia criada por desanexação de Fajâ Oliveira de Baixo.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Fenais de Rabo de Peixe. Livramento. Nossa Senhora da Conceição São Sebastião Nossa Senhora das Neves Nossa Senhora dos Remédios. Santo António. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Santo António Além Capelas. Elevada à categoria de curato por Alvará Alteração proposta pela de 27 de Outubro de 1727. Paróquia criada BPARPDL, em Outubro de em 11 de Dezembro de 1837, por 2005. desanexação da de Rosto do Cão (São Roque), mas com registo paroquial desde 1833.. Elevada à categoria de curato em 1950. Alteração proposta pela Paróquia criada em 2 de Maio de 1950. BPARPDL, em Outubro de Freguesia criada por desanexação de 2005. Ajuda da Bretanha, pelo Decreto nº 43392 de 13 de Dezembro de 1960. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Página 5.

(14) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Orago da paróquia. São José (Ponta Delgada). Ponta Delgada. Açores. PDL16. São José e Santa Clara. São Pedro (Ponta Delgada) Rosto do Cão (São Roque) São Vicente Ferreira. Ponta Delgada Ponta Delgada Ponta Delgada. Açores Açores Açores. PDL17 PDL18 PDL19. São Pedro São Roque São Vicente Ferreira. Sete Cidades. Ponta Delgada. Açores. PDL20. Covoada. Ponta Delgada. Açores. PDL21. Santa Bárbara. Ponta Delgada. Açores. PDL22. Pilar da Bretanha. Ponta Delgada. Açores. PDL23. Santa Clara (Ponta Delgada). Ponta Delgada. Açores. PDL24. Agua Retorta. Povoação Povoação. Açores Açores. PVC PVC01. Faial da Terra. Povoação. Açores. PVC02. Nossa Senhora dos Remédios. Povoação. Açores. PVC03. Furnas. Povoação. Açores. PVC04. Santa Ana. Povoação. Povoação. Açores. PVC05. Nossa Senhora da Madre de Deus. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. Freguesia reordenada pelo DecretoRegional 25 A/2002.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE.. São Roque. Elevada à categoria de curato por Alvará de 16 de Março de 1838, mas com registo paroquial desde 1836. Freguesia desanexada de São Pedro (Ponta Delgada). São Nicolau O curato das Ste Cidades foi elevado à categoria de paróquia. Freguesia desanexada de Ginetes, pelo Decreto nº 40 de 8 de Fevereiro de 1971. Nossa Senhora da Ajuda Freguesia criada por desanexação de Relva por Decreto-Lei Regional de 15 de Setembro de 1980. Santa Bárbara Santa Bárbara do Monte Elevada à categoria de Curato em 23 de Novembro de 1742. Elevada à categoria de paróquia em 4 de Dezembro de 1984, mas com registo paroquial entre 1833 e 1860. Freguesia criada por desanexação de Santo António em 1 de Abril de 1986. Nossa Senhora do Pilar Já era curato antes de 1716, e passou a ter registo paroquial próprio em 1891. Freguesia criada por desanexação de Ajuda da Bretanha pelo Decreto-Regional 24 A/2002, de 10 de Julho.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Santa Clara. Freguesia criada por desanexação de São Alteração feita pelo PNDA em José (Ponta Delgada) pelo DecretoAgo 2005 sobre informações Regional 25 A/2002, de 10 de Julho. do STAPE. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Nossa Senhora da Penha de França. Foi curato sufragâneo de Faial da Terra. Elevada a freguesia no séc. XVIII, com registo paroquial a partir de 1768.. Nossa Senhora da Graça Nossa Senhora dos Remédios. João Loução, Lomba do Curato desde 1765. Paróquia criada por Loução Decreto de 4 de Julho de 1889. Freguesia criada por desanexação de Povoação, por Decreto-Lei nº 41010 de 20 de Fevereiro de 1957. Foi curato dependente de Maia, do município de Ribeira Grande. Freguesia criada c. de 1791, mas cm registo paroquial próprio desde 1756. Mãe de Deus Paróquia com registo paroquial próprio desde 1590. Elevada à categoria de vila em 3 de Julho de 1839.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Página 6.

(15) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Orago da paróquia. Ribeira Quente. Povoação. Açores. PVC06. Calhetas. Ribeira Grande Ribeira Grande. Açores Açores. RBG RBG01. Conceição (Ribeira Grande). Ribeira Grande. Açores. RBG02. Fenais da Ajuda. Ribeira Grande. Açores. RBG03. Lomba da Maia. Ribeira Grande. Açores. RBG04. Nossa Senhora do Rosário. Maia Pico da Pedra. Ribeira Grande Ribeira Grande. Açores Açores. RBG05 RBG06. Divini Espírito Santo Nossa Senhora dos Prazeres. Porto Formoso. Ribeira Grande. Açores. RBG07. Rabo de Peixe Matriz (Ribeira Grande). Ribeira Grande Ribeira Grande. Açores Açores. RBG08 RBG09. Ribeira Seca Ribeirinha. Ribeira Grande Ribeira Grande. Açores Açores. RBG10 RBG11. Nossa Senhora da Graça Senhor do Bom Jesus Nossa Senhora da Estrela Estrela São Pedro Santíssimo Salvador do Mundo. Santa Bárbara. Ribeira Grande. Açores. RBG12. Santa Bárbara. Lomba de São Pedro. Ribeira Grande. Açores. RBG13. São Pedro. São Brás. Ribeira Grande. Açores. RBG14. São Brás. Freguesia criada por desanexação de Porto Alteração proposta pela Formoso pelo Decreto Legislativo Regional BPARPDL, em Outubro de nº 27/1980/A de 18 de Setembro. 2005.. Agua de Alto. Vila Franca do Campo Vila Franca do Campo. Açores Açores. VFC VFC01. São Lázaro. Freguesia criada por desanexação de São Alteração proposta pela Pedro (Vila Franca do Campo) em 1908. BPARPDL, em Outubro de Paróquia com registo paroquial próprio 2005. desde 1833.. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. São Paulo. Foi curato desde 1794, mas com registo paroquial próprio desde 1792. Freguesia criada por desanexação de Povoação por Decreto-Lei nº 32867, de 24 de Junho de 1943.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Nossa Senhora da Boa Viagem. Foi curato antes de 1717, e com registo Alteração proposta pela paroquial próprio desde 1837. Freguesia BPARPDL, em Outubro de criada por desanexação de Rabo de Peixe, 2005. em 1924.. Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora da Ajuda Fenais de Vera Cruz, Fenais da Maia Freguesia criada por desanexação de Maia, c. de 1908, mas com registo paroquial próprio desde 1812.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Foi curato despendente de Rabo de Peixe em 1735. Paróquia criada em 1833.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Freguesia criada por desanexação de Matriz (Ribeira Grande) por Decreto nº 36997 de 3 de Agosto de 1948. Paróquia com registo paroquial próprio desde 1836.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Lomba de Santa Bárbara Lugar criado por alvará de 10 de Abril de 1736. Freguesia criada por desanexação de Ribeira Seca por Decreto nº 264 de 18 de Junho de 1971. Paróquia com registo paroquial próprio desde 1840. Freguesia criada por desanexação de Fenais da Ajuda pelo Decreto Legislativo Regional nº 24/1980/A de 15 de Setembro.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Página 7.

(16) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Região. Codificação. Orago da paróquia. Ponta Garça. Vila Franca do Campo. Açores. VFC02. São Miguel (Vila Franca do Campo) Vila Franca do Campo. Açores. VFC03. Nossa Senhora da Piedade São Miguel Arcanjo. São Pedro (Vila Franca do Campo) Vila Franca do Campo. Açores. VFC04. São Pedro. Ribeira das Tainhas. Vila Franca do Campo. Açores. VFC05. Bom Jesus Menino. Ribeira Seca. Vila Franca do Campo. Açores. VFC06. São Tiago Maior. Almagreira. Vila do Porto Vila do Porto. Açores Açores. VPT VPT01. Santa Bárbara Santo Espírito. Vila do Porto Vila do Porto. Açores Açores. VPT02 VPT03. São Pedro. Vila do Porto. Açores. VPT04. Vila do Porto. Vila do Porto. Açores. VPT05. IANTT - PNDA. Nossa Senhora do Bom Despacho. Santa Bárbara Nossa Senhora da Purificação São Pedro. Outras formas do nome. Açores. História. Notas / Observações. Freguesia reordenada pelo pelo Decreto Alteração feita pelo PNDA em Legislativo Regional nº 26 A/2002 de 10 de Ago 2005 sobre informações Julho. do STAPE.. Freguesia criada por desanexação de Ponta Garça, em 1980. Paróquia com registo paroquialdesde 1839. Freguesia criada por desanexação de São Miguel (Vila Franca do Campo), pelo Decreto Legislativo Regional nº 26 A/2002 de 10 de Julho.. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005. Alteração feita pelo PNDA em Ago 2005 sobre informações do STAPE. Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de 2005.. Foi curato criado por Decreto de 9 de Alteração proposta pela BPARPDL, em Outubro de Setembro de 1861. Freguesia criada por desanexação de Vila do porto, pelo Decreto 2005. nº 244 de 25 de Outubro de 1906.. Freguesia criada no início do século XVII Alteração proposta pela (1603?), confirmada por D. Filipe II em 5 de BPARPDL, em Outubro de Março de 1611. 2005.. Nossa Senhora da Assunção. Página 8.

(17) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Agadão Aguada de Baixo Aguada de Cima Águeda Barrô Belazaima do Chão Castanheira do Vouga Espinhel. Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. AGD AGD01 AGD02 AGD03 AGD04 AGD05 AGD06 AGD07 AGD08. Fermentelos Lamas do Vouga. Águeda Águeda. Aveiro Aveiro. AGD09 AGD10. Macieira de Alcoba Macinhata do Vouga Óis da Ribeira Préstimo Recardães Segadães Travassô Trofa Valongo do Vouga Borralha. Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda Águeda. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. AGD11 AGD12 AGD13 AGD14 AGD15 AGD16 AGD17 AGD18 AGD19 AGD20. Albergaria Alquerubim Angeja. Albergaria Albergaria Albergaria Albergaria. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. ALB ALB01 ALB02 ALB03. Branca Frossos Ribeira de Fráguas São João de Loure Valmaior. Albergaria Albergaria Albergaria Albergaria Albergaria. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. ALB04 ALB05 ALB06 ALB07 ALB08. Amoreira da Gândara Ancas. Anadia Anadia Anadia. Aveiro Aveiro Aveiro. AND AND01 AND02. Arcos Avelãs de Caminho Avelãs de Cima Mogofores. Anadia Anadia Anadia Anadia. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. AND03 AND04 AND05 AND06. Moita Óis do Bairro Sangalhos. Anadia Anadia Anadia. Aveiro Aveiro Aveiro. AND07 AND08 AND09. IANTT - PNDA. Orago da paróquia. Outras formas do nome. Aveiro. História. Observações / Notas. Santa Maria Madalena São Martinho Santa Eulália Santa Eulália Santo André São Pedro São Mamede Nossa Senhora da Assunção Santo André Nossa Senhora da Assunção São Martinho São Cristovão Santo Adrião São Tiago São Miguel São Pedro São Miguel São Salvador São Pedro Nossa Senhora de la Salette. Santa Cruz Santa Marinha Nossa Senhora das Neves São Vicente São Paio São Tiago Maior São João Baptista Santa Eulália. São Martinho Nossa Senhora da Assunção São Paio Santo António São Pedro Nossa Senhora da Conceição São Tiago Santo André São Vicente. Página 9.

(18) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. São Lourenço do Bairro Tamengos Vila Nova de Monsarros Vilarinho do Bairro Paredes do Bairro Aguim. Anadia Anadia Anadia Anadia Anadia Anadia. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. AND10 AND11 AND12 AND13 AND14 AND15. São Lourenço São Pedro São Miguel São Miguel São Tomé Nossa Senhora do Ó. Albergaria da Serra. Arouca Arouca. Aveiro Aveiro. ARC ARC01. Alvarenga Arouca Burgo Cabreiros Canelas Chave Covelo de Paivó Escariz Espiunca Fermedo. Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. ARC02 ARC03 ARC04 ARC05 ARC06 ARC07 ARC08 ARC09 ARC10 ARC11. Janarde Mansores Moldes Rossas. Arouca Arouca Arouca Arouca. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. ARC12 ARC13 ARC14 ARC15. Santa Eulália São Miguel do Mato Tropeço Urrô Várzea. Arouca Arouca Arouca Arouca Arouca. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. ARC16 ARC17 ARC18 ARC19 ARC20. Aradas (Aveiro) Cacia Eirol Eixo Esgueira (Aveiro) Glória (Aveiro). Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. AVR AVR01 AVR02 AVR03 AVR04 AVR05 AVR06. Nariz Oliveirinha Requeixo São Bernardo (Aveiro) São Jacinto. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. AVR07 AVR08 AVR09 AVR10 AVR11. Vera Cruz (Aveiro) Santa Joana (Aveiro). Aveiro Aveiro. Aveiro Aveiro. AVR12 AVR13. IANTT - PNDA. Nossa Senhora da Assunção Santa Cruz São Bartolomeu São Salvador São Mamede São Miguel Santa Eulália São Pedro Santo André São Martinho Nossa Senhora da Expectação São Barnabé Santa Cristina Santo Estêvão Nossa Senhora da Conceição Santa Eulália São Miguel Santa Marinha São Miguel São Salvador. Outras formas do nome. Aveiro. História. Observações / Notas. Albergaria das Cabras. São Pedro São Julião Santa Eulália Santo Isidoro Santo André Nossa Senhora da Glória São Pedro Santo António São Paio São Bernardo Nossa Senhora das Areias e São Jacinto Santa Cruz Santa Joana Princesa. Página 10.

(19) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Nossa Senhora de Fátima. Aveiro. Aveiro. AVR14. Nossa Senhora de Fátima. Apresentação. Aveiro. Aveiro. Espírito Santo. Aveiro. São Miguel. História. Observações / Notas. AVR15. Freguesia extinta.. Aveiro. AVR16. Freguesia extinta.. Aveiro. Aveiro. AVR17. Freguesia extinta.. Freguesia não codificada na v.2 da Codificação. Alteração feita pelo PNDA em Março de 2006. Freguesia não codificada na v.2 da Codificação. Alteração feita pelo PNDA em Março de 2006. Freguesia não codificada na v.2 da Codificação. Alteração feita pelo PNDA em Março de 2006.. Bairros Fornos Paraíso Pedorido Raiva Real Santa Maria de Sardoura São Martinho de Sardoura Sobrado (Castelo de Paiva). Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva Castelo de Paiva. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. CPV CPV01 CPV02 CPV03 CPV04 CPV05 CPV06 CPV07 CPV08 CPV09. São Miguel São Pelágio São Pedro Santa Eulália São João Baptista Santa Marinha Santa Maria São Martinho Santa Maria. Anta Espinho. Espinho Espinho Espinho. Aveiro Aveiro Aveiro. ESP ESP01 ESP03. São Martinho Nossa Senhora da Ajuda. Guetim Paramos Silvalde. Espinho Espinho Espinho. Aveiro Aveiro Aveiro. ESP03 ESP04 ESP05. Santo Estevão Santo Tirso São Tiago. Avanca Beduído (Estarreja) Canelas Fermelã Pardilhó Salreu Veiros. Estarreja Estarreja Estarreja Estarreja Estarreja Estarreja Estarreja Estarreja. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. ETR ETR01 ETR02 ETR03 ETR04 ETR05 ETR06 ETR07. Santa Marinha São Tiago São Tomé São Miguel São Pedro São Martinho São Bartolomeu. Santa Maria da Feira. Aveiro. VFR. Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. VFR01 VFR02 VFR03 VFR04 VFR05. Argoncilhe Arrifana Canedo Escapães Espargo. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Aveiro. Vila da Feira (nome anterior) São Martinho Santa Maria São Pedro São Martinho São Tiago. Página 11.

(20) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Feira Fiães Fornos Gião Guisande Lobão Louredo Lourosa Milheirós de Poiares Mosteiró Mozelos Nogueira da Regedoura São Paio de Oleiros Paços de Brandão Pigeiros Rio Meão Romariz Sanfins Sanguedo Santa Maria de Lamas. Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. VFR06 VFR07 VFR08 VFR09 VFR10 VFR11 VFR12 VFR13 VFR14 VFR15 VFR16 VFR17 VFR18 VFR19 VFR20 VFR21 VFR22 VFR23 VFR24 VFR25. São João de Ver Caldas de São Jorge Souto Travanca Vale Vila Maior Duas Igrejas. Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. VFR26 VFR27 VFR28 VFR29 VFR30 VFR31 VFR32. Santa Maria Santa Maria São Salvador Santo André São Mamede São Tiago São Vicente São Tiago São Miguel Santo André São Martinho São Cristovão São Paio São Cipriano Santa Maria Santiago Santo Isidro São Pedro Santa Eulália Nossa Senhora da Assunção São João São Jorge São Miguel São Mamede Santa Maria São Mamede. Vila da Feira. Santa Maria da Feira. Aveiro. VFR33. Gafanha do Carmo. Ílhavo Ílhavo. Aveiro Aveiro. ILH ILH01. Gafanha da Encarnação. Ílhavo. Aveiro. ILH02. Gafanha da Nazaré. Ílhavo. Aveiro. ILH03. São Salvador (Ílhavo). Ílhavo. Aveiro. ILH04. Nossa Senhora do Carmo Nossa Senhora da Encarnação Nossa Senhora da Nazaré São Salvador. Antes Barcouço Casal Comba. Mealhada Mealhada Mealhada Mealhada. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. MLD MLD01 MLD02 MLD03. Nossa Senhora do Ó São Martinho. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Aveiro. História. Observações / Notas. Freguesia extinta.. Freguesia não codificada na v.2 da Codificação. Alteração feita pelo PNDA em Março de 2006. Freguesia não codificada na v.2 da Codificação. Alteração feita pelo PNDA em Março de 2006.. Freguesia alterada.. Página 12.

(21) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Luso. Mealhada. Aveiro. MLD04. Mealhada Pampilhosa Vacariça Ventosa do Bairro. Mealhada Mealhada Mealhada Mealhada. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. MLD05 MLD06 MLD07 MLD08. Nossa Senhora da Natividade Santa Ana Santa Marinha São Vicente Nossa Senhora da Assunção. Murtosa. Aveiro. MRT. Bunheiro. Murtosa. Aveiro. MRT01. São Mateus. Código alterado de MRS para MRT. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Monte. Murtosa. Aveiro. MRT02. Santo António. Código alterado de MRS para MRT. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Murtosa. Murtosa. Aveiro. MRT03. Nossa Senhora da Natividade. Código alterado de MRS para MRT. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Torreira. Murtosa. Aveiro. MRT04. Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Paio. Código alterado de MRS para MRT. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Carregosa Cesar Fajões Loureiro Macieira de Sarnes Macinhata da Seixa. Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. OAZ OAZ01 OAZ02 OAZ03 OAZ04 OAZ05 OAZ06. São Salvador São Pedro São Martinho São João Baptista Santa Eulália Santo André. Madail Nogueira do Cravo Oliveira de Azeméis Ossela Palmaz Pindelo Pinheiro da Bemposta Santiago de Riba-Ul São Martinho da Gândara Travanca Ul Vila Chã de São Roque Vila de Cucujães. Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis Oliveira de Azeméis. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. OAZ07 OAZ08 OAZ09 OAZ10 OAZ11 OAZ12 OAZ13 OAZ14 OAZ15 OAZ16 OAZ17 OAZ18 OAZ19. São Mamede São Cristovão São Miguel São Pedro Santa Marinha Santa Maria São Paio São Tiago São Martinho São Martinho Santa Maria São Pedro São Martinho. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Aveiro. História. Observações / Notas. Código alterado de MRS para MRT. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Macinhata da Seixa (nome anterior). Designação alterada pela Lei 21/2001.. São Roque Cucujães. Página 13.

(22) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB. Bustos. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB01. São Lourenço. Mamarrosa. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB 02. São Simão. Oiã. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB 03. São Simão. Oliveira do Bairro. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB 04. São Miguel. Palhaça. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB 05. São Pedro. Troviscal. Oliveira do Bairro. Aveiro. OLB 06. São Bartolomeu. Arada Cortegaça Esmoriz Maceda Ovar São João São Vicente de Pereira Jusã Válega. Ovar Ovar Ovar Ovar Ovar Ovar Ovar Ovar Ovar. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. OVR OVR01 OVR02 OVR03 OVR04 OVR05 OVR08 OVR06 OVR07. São Martinho Santa Marinha Santa Maria São Pedro São Cristovão São João São Vicente Santa Maria. São João da Madeira. São João da Madeira São João da Madeira. Aveiro Aveiro. SJM SJM01. São João Baptista. Sever do Vouga. Aveiro. SVR. Cedrim. Sever do Vouga. Aveiro. SVR01. São João Baptista. Couto de Esteves. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 02. Santo Estevão. Paradela. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 03. Nossa Senhora do Loreto. Pessegueiro do Vouga. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 04. São Martinho. Rocas do Vouga. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 05. São João Baptista. IANTT - PNDA. Orago da paróquia. Outras formas do nome. Aveiro. História. Observações / Notas Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de OBR para OLB. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Página 14.

(23) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Sever do Vouga. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 06. Nossa Senhora da Assunção. Silva Escura. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 07. São João Baptista. Talhadas. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 08. São Mamede. Dornelas. Sever do Vouga. Aveiro. SVR 09. Nossa Senhora de Fátima. Calvão. Vagos Vagos. Aveiro Aveiro. VGS VGS01. Covão do Lobo Fonte de Angeão. Vagos Vagos. Aveiro Aveiro. VGS02 VGS03. Gafanha da Boa. Vagos. Aveiro. VGS04. Ouca Ponte de Vagos Sosa Vagos Santo António de Vagos Santo André de Vagos Santa Catarina. Vagos Vagos Vagos Vagos Vagos Vagos Vagos. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. VGS05 VGS06 VGS07 VGS08 VGS09 VGS10 VGS11. Arões São Pedro de Castelöes Cepelos Codal Junqueira Macieira de Cambra. Vale de Cambra Vale de Cambra Vale de Cambra Vale de Cambra Vale de Cambra Vale de Cambra Vale de Cambra. Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro. VLC VLC01 VLC02 VLC03 VLC04 VLC05 VLC06. Roge Vila Chã. Vale de Cambra Vale de Cambra. Aveiro Aveiro. VLC07 VLC08. Vila Cova de Perrinho. Vale de Cambra. Aveiro. VLC09. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Aveiro. História. Observações / Notas Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005. Código alterado de SVV para SVR. Alteração proposta pelo ADAVR em Junho 2005.. Sagrado Coração de Jesus São Salvador Nossa Senhora do Livramento Nossa Senhora da BoaHora São Martinho Nossa Senhora da Luz São Miguel Soza São Tiago Santo António Santo André santa Catarina. São Simão São Pedro São João Baptista São Tiago São Miguel Nossa Senhora da Natividade São Salvador Nossa Senhora da Purificação São João Baptista. Página 15.

(24) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Aljustrel Ervidel Messejana. Aljustrel Aljustrel Aljustrel Aljustrel. Beja Beja Beja Beja. AJT AJT01 AJT02 AJT03. Rio de Moinhos São João de Negrilhos. Aljustrel Aljustrel. Beja Beja. AJT05 AJT04. Almodôvar Gomes Aires Rosário. Almodôvar Almodôvar Almodôvar Almodôvar. Beja Beja Beja Beja. ADV ADV01 ADV02 ADV03. Santa Clara-a-Nova Santa Cruz. Almodôvar Almodôvar. Beja Beja. ADV04 ADV05. São Barnabé Senhora da Graça de Padrões. Almodôvar Almodôvar. Beja Beja. ADV06 ADV07. Aldeia dos Fernandes. Almodôvar. Beja. ADV08. Alvito. Alvito Alvito. Beja Beja. AVT AVT01. Vila Nova da Baronia. Alvito. Beja. AVT02. Torrão. Alvito. Beja. AVT03. Barrancos. Barrancos Barrancos. Beja Beja. BRC BRC01. Nossa Senhora do Desterro. Barrancos. Beja. BRC02. Albernoa Baleizão. Beja Beja Beja. Beja Beja Beja. BJA BJA01 BJA02. Beringel Cabeça Gorda. Beja Beja. Beja Beja. BJA03 BJA04. Mombeja Nossa Senhora das Neves. Beja Beja. Beja Beja. BJA05 BJA06. Quintos Salvada. Beja Beja. Beja Beja. BJA07 BJA08. Salvador (Beja) Santa Clara de Louredo. Beja Beja. Beja Beja. BJA09 BJA10. IANTT - PNDA. Orago da paróquia. Outras formas do nome. Beja. História. Observações / Notas. Santíssimo Salvador São Julião Nossa Senhora dos Remédios São João Baptista. Santo Ildefonso São Sebastião Nossa Senhora do Rosário Santa Clara de Assis Nossa Senhora da Encarnação São Barnabé Nossa Senhora da Graça São José. Graça dos Padrões. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Nossa Senhora da Assunção Nossa Senhora da Assunção. Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora do Desterro. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Nossa Senhora da Luz Nossa Senhora da Graça Santo Estevão Nossa Senhora da Conceição Santa Susana Nossa Senhora das Neves Santa Catarina Nossa Senhora da Conceição Santíssimo Salvador Santa Clara de Assis. Página 16.

(25) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Santa Maria da Feira (Beja). Beja. Beja. BJA11. Santa Vitória Santiago Maior (Beja) São Brissos São João Baptista (Beja) São Matias Trindade São Pedro de Pomares. Beja Beja Beja Beja Beja Beja Beja. Beja Beja Beja Beja Beja Beja Beja. BJA12 BJA13 BJA14 BJA15 BJA16 BJA17 BJA18. Nossa Senhora da Assunção Santa Vitória São Tiago Maior São Brissos São João Baptista São Matias Santíssima Trindade São Pedro. Trigaches. Beja. Beja. BJA19. Casével Castro Verde. Castro Verde Castro Verde Castro Verde. Beja Beja Beja. CVR CVR01 CVR02. Entradas Santa Bárbara de Padrões São Marcos da Ataboeira. Castro Verde Castro Verde Castro Verde. Beja Beja Beja. CVR03 CVR04 CVR05. Cuba Faro do Alentejo. Cuba Cuba Cuba. Beja Beja Beja. CUB CUB01 CUB02. Vila Alva. Cuba. Beja. CUB03. Vila Ruiva. Cuba. Beja. CUB04. Albergaria dos Fusos. Cuba. Beja. CUB05. Alfundão. Ferreira do Alentejo Ferreira do Alentejo. Beja Beja. FAL FAL01. Ferreira do Alentejo. Ferreira do Alentejo. Beja. FAL02. Figueira dos Cavaleiros. Ferreira do Alentejo. Beja. FAL03. Odivelas Peroguarda Canhestros. Ferreira do Alentejo Ferreira do Alentejo Ferreira do Alentejo. Beja Beja Beja. FAL04 FAL05 FAL06. Vilas Boas. Ferreira do Alentejo. Beja. FAL07. Alcaria Ruiva. Mértola Mértola. Beja Beja. MTL MTL01. Corte do Pinto. Mértola. Beja. MTL02. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Beja. História. Observações / Notas. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Nossa Senhora da Conceição. São João Baptista Nossa Senhora da Conceição São Tiago Santa Bárbara São Marcos. São Vicente Nossa Senhora da Assunção Nossa Senhora da Visitação Nossa Senhora da Expectação Nossa Senhora do Outeiro. Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora da Assunção Nossa Senhora da Conceição Santo Estevão Santa Margarida Nossa Senhora de Fátima Nossa Senhora da Natividade. Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora da Conceição. Página 17.

(26) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Espírito Santo Mértola. Mértola Mértola. Beja Beja. MTL03 MTL04. Santana de Cambas São João dos Caldeireiros São Miguel do Pinheiro São Pedro de Sólis São Sebastião dos Carros Via Glória. Mértola Mértola Mértola Mértola Mértola Mértola. Beja Beja Beja Beja Beja Beja. MTL05 MTL06 MTL07 MTL08 MTL09 MTL10. Espírito Santo Nossa Senhora de Entre as Vinhas Santa Ana São João Baptista São Miguel São Pedro São Sebastião São Bartolomeu. Amareleja. Moura Moura. Beja Beja. MRA MRA01. Póvoa de São Miguel Safara. Moura Moura. Beja Beja. MRA02 MRA03. Santo Agostinho (Moura) Santo Aleixo da Restauração Santo Amador São João Baptista (Moura) Sobral da Adiça Coroada. Moura Moura Moura Moura Moura Moura. Beja Beja Beja Beja Beja Beja. MRA04 MRA05 MRA06 MRA07 MRA08 MRA09. Estrela. Moura. Beja. MRA10. Montalvo. Moura. Beja. MRA11. Colos. Odemira Odemira. Beja Beja. ODM ODM01. Relíquias. Odemira. Beja. ODM02. Sabóia. Odemira. Beja. ODM03. Santa Clara-a-Velha Santa Maria (Odemira). Odemira Odemira. Beja Beja. ODM04 ODM05. São Luís São Martinho das Amoreiras São Salvador (Odemira) São Teotónio Vale de Santiago Vila Nova de Milfontes. Odemira Odemira Odemira Odemira Odemira Odemira. Beja Beja Beja Beja Beja Beja. ODM06 ODM07 ODM08 ODM09 ODM10 ODM11. Bicos. Odemira. Beja. ODM12. Boa Vista dos Pinheiros Longueira / Almocrave. Odemira Odemira. Beja Beja. ODM13 ODM14. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Nossa Senhora da Conceição São Miguel Nossa Senhora da Assunção Santo Agostinho Santo Aleixo Santo Amador São João Baptista São Pedro Nossa Senhora das Neves Nossa Senhora da Estrela Nossa Senhora da Conceição. Nossa Senhora da Assunção Nossa Senhora das Relíquias Nossa Senhora da Assunção Santa Clara de Assis Nossa Senhora da Assunção São Luís São Martinho de Tours Santíssimo Salvador São Teotónio São Tiago Nossa Senhora da Graça Nossa Senhora de Fátima. Beja. História. Observações / Notas. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Paróquia extinta. Paróquia extinta.. Santa Catarina do Vale. Freguesia criada pela Lei 18-F/2001. Freguesia criada pela Lei 18-F/2001.. Página 18.

(27) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Lusianes - Gare Zambujeira do Mar Pereiras-Gare. Odemira Odemira Odemira. Beja Beja Beja. ODM15 ODM16 ODM17. Santa Rita Nossa Senhora do Mar. Conceição. Ourique Ourique. Beja Beja. ORQ ORQ01. Garvão. Ourique. Beja. ORQ02. Ourique Panóias Santa Luzia Santana da Serra. Ourique Ourique Ourique Ourique. Beja Beja Beja Beja. ORQ03 ORQ04 ORQ05 ORQ06. Aldeia Nova de São Bento Brinches. Serpa Serpa Serpa. Beja Beja Beja. SRP SRP01 SRP02. Pias Salvador (Serpa) Santa Maria (Serpa). Serpa Serpa Serpa. Beja Beja Beja. SRP03 SRP04 SRP05. Vale de Vargo Vila Verde de Ficalho Orada. Serpa Serpa Serpa. Beja Beja Beja. SRP06 SRP07 SRP08. Santa Iria. Serpa. Beja. Santa Ana. Serpa. Santo António-o-Velho. Outras formas do nome. Beja. História. Observações / Notas. Paróquia extinta.. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Nossa Senhora da Conceição Nossa Senhora da Conceição Santíssimo Salvador São Pedro Santa Luzia Santa Ana. SRP09. São Bento Nosssa Senhora das Neves Santa Luzia Santíssimo Salvador Nossa Senhora da Assunção São Sebastião São Jorge Nossa Senhora dos Prazeres Santa Iria. Paróquia extinta.. Beja. SRP10. Santa Ana. Paróquia extinta.. Serpa. Beja. SRP11. Santo António. Paróquia extinta.. Santo Estevão. Serpa. Beja. SRP12. Santo Estevão. Paróquia extinta.. São Brás. Serpa. Beja. SRP13. São Brás. Paróquia extinta.. Pedrógão Selmes Vidigueira Vila de Frades Marmelar. Vidigueira Vidigueira Vidigueira Vidigueira Vidigueira Vidigueira. Beja Beja Beja Beja Beja Beja. VDG VDG01 VDG02 VDG03 VDG04 VDG05. São Pedro Santa Catarina São Pedro São Cucufate Santa Brígida. Paróquia extinta.. IANTT - PNDA. Alteração proposta pelo ADBJA em Junho 2005.. Página 19.

(28) 3ª versão (Abril 2006). Codificação do nome dos municípios e das freguesias. Freguesia. Município. Distrito. Codificação. Orago da paróquia. Amares Barreiros Besteiros Bico Caires Caldelas Carrazedo Dornelas Ferreiros Figueiredo Fiscal Goães Lago Paranhos Paredes Secas Portela Prozelo Rendufe Santa Maria do Bouro Santa Marta do Bouro Sequeiros Seramil Torre Vilela. Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares Amares. Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga. AMR AMR01 AMR02 AMR03 AMR04 AMR05 AMR06 AMR07 AMR08 AMR09 AMR10 AMR11 AMR12 AMR13 AMR14 AMR15 AMR16 AMR17 AMR18 AMR19 AMR20 AMR21 AMR22 AMR23 AMR24. São Salvador São Pedro São Paio São Vicente Santa Maria São Tiago São Martinho São Salvador Santa Maria São Pedro São Miguel São Tiago São Martinho São Lourenço São Miguel São Pedro São Tomé Santo André Santa Maria Santa Marta São Paio São Paio Santa Maria São Tiago. Abade de Neiva Aborim Adães Aguiar Airó Aldreu Alheira Alvelos Arcozelo Areias Areias de Vilar Balugães Barcelinhos Barcelos Barqueiros Cambeses Campo Carapeços Carreira Carvalhal Carvalhas Chavão Chorente Cossourado Courel Couto. Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos Barcelos. Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga Braga. BCL BCL01 BCL02 BCL03 BCL04 BCL05 BCL06 BCL07 BCL08 BCL09 BCL10 BCL11 BCL12 BCL13 BCL14 BCL15 BCL16 BCL17 BCL18 BCL19 BCL20 BCL21 BCL22 BCL23 BCL24 BCL25 BCL26. Santa Maria São Martinho São Pedro Santa Lucrécia São Jorge São Tiago Santa Marinha São Lourenço São Mamede São Vicente São João Baptista São Martinho São Martinho Santa Maria Maior São João Baptista São Tiago São Salvador São Tiago São Miguel São Paio São Martinho São João Baptista São Miguel São Tiago São Martinho São Tiago. IANTT - PNDA. Outras formas do nome. Braga. História. Observações / Notas. Página 20.

Referências

Documentos relacionados

C elebramos no dia 14 de setembro a festa da Exaltação da Santa Cruz. A nossa fé nos dá total certeza que não exaltamos a uma cruz qualquer, e tampouco a todas as cruzes,

O presente Projeto de Lei verte sobre a autorização e realização de abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor de no valor total de

PARÁGRAFO QUARTO - Na hipótese de trabalho extraordinário por um período superior a 04 (quatro) horas diárias e consecutivas, os empregados farão jus a um auxilio alimentação

Queridos irmãos, aproveitemos este tempo que Deus instituiu para nos renovar na sua graça e no seu amor... Ussifati de Oliveira / Tereza Aleixo / Tereza Gonçalves dos Anjos /

Queridos irmãos, diante de tan- tas propostas que o mundo apre- senta, o cristão deve revestir-se de Jesus, renunciar ao egoísmo e ao orgulho e percorrer o caminho do amor e

1º Fica denominada Waldemar do Espírito Santo o trecho de 450 metros da Rua Projetada que inicia próximo ao Campo de Futebol localizado no Bairro Capão Rico no Município

Wenn er nur darauf sieht, daß alle wahre oder vermeinte Verbesserung mit der bürgerlichen Ordnung zusammenbestehe, so kann er seine Untertanen übrigens nur selbst machen lassen,

Neste estudo pretendemos estudar o padrão de autorregulação dos bebés no paradigma experimental Face- to-Face-Still-Face entre os 3 e os 9 meses de idade com díades pai-bebé e