• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO LATECOERE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO LATECOERE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO LATECOERE

Esse Código de Ética descreve os valores e princípios onde o Grupo Latécoère tem o compromisso de apoiar a conduta dos negócios no mundo todo.

Esse Código foi construído com base no conjunto de valores, incluindo:  Integridade;

 Respeito;  Honestidade;  Qualidade; e  Profissionalismo.

O Código aplica-se a todo o Grupo Latécoère executivos, diretores e funcionários, bem como para os administradores, diretores e funcionários de todas as subsidiárias e afiliadas do Grupo Latécoère em todo o mundo.

Cada pessoa a quem o Código se aplica deve respeitar seus valores e princípios na realização das atividades diárias de negócios do Grupo. A gestão do Grupo é responsável por assegurar que o Código é seguido com rigor e de forma consistente em todo o Grupo. Além disso, os parceiros de negócio do Grupo, incluindo parceiros de Joint Venture, empreiteiros, fornecedores, revendedores, distribuidores, consultores, agentes e outros representantes de terceiros, todos devem na medida do possível, estar cientes do Código e é esperado que os valores e os princípios sejam aplicados em suas próprias atividades na condução dos negócios com ou em nome do Grupo.

CAPÍTULO 1: PRÁTICAS DA EMPRESA

O crescimento e eficiência do Grupo estão baseados na utilização ideal dos recursos internos. Colaboradores são nossos recursos mais importantes e são fontes primárias de criatividade e desempenho que traçarão o sucesso do futuro do Grupo.

1. Práticas da empresa

Como empregador, o Grupo cumpre com todas as leis locais e normas relacionadas à mão de obra e emprego incluindo, mas não limitado a leis e normas considerando salário mínimo, quantidade de horas máximas trabalhadas, dia de folga, compensação e o direito à negociação coletiva.

O Grupo não se envolverá ou apoiará:  o uso de trabalho infantil;

 o uso de trabalho forçado ou compulsório;  escravidão moderna;

 tráfico de humanos; ou  trabalho ilegal de estrangeiros.

Além disso, o Grupo não realizará negócios com quaisquer parceiros de Joint Venture, empreiteiros, fornecedores, revendedores, distribuidores, consultores, agentes ou outros representantes de terceiros se houver conhecimento de que estes se envolveram em tais práticas.

(2)

2 2. TRATAMENTO DOS COLABORADORES

O desenvolvimento individual de cada colaborador é uma condição necessária para o sucesso coletivo do Grupo. O Grupo está comprometido em favorecer esse desenvolvimento e evidencia a importância dos três seguintes princípios:

Igualdade de tratamento a fim de evitar qualquer discriminação racial, origem nacional, gênero, orientação sexual, idade, opinião religiosa ou política, filiação sindical, deficiência/incapacidade física ou qualquer outro critério protegido por lei. A nacionalidade de um indivíduo deve ser levada em conta apenas na medida do que é estritamente exigido pelas leis e regulamentos nacionais aplicáveis para proteção dos interesses nacionais.

Respeito por cada indivíduo, incluindo o direito de cada colaborador a dignidade e privacidade. Em particular, todo colaborador tem direito a um ambiente de trabalho livre de qualquer forma de assédio, seja física ou verbal, incluindo, mas não limitado a, indesejáveis avanços sexuais, comportamentos ameaçadores, e os comentários ofensivos ou conduta. Além disso, a privacidade das informações do colaborador armazenadas pelo Grupo será respeitada e tratadas de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis; e

Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores do Grupo, assegurando o cumprimento das leis e regulamentos sobre aplicáveis normas de saúde e segurança, reduzindo os riscos de saúde e ocupacionais, sempre que possível, através da implantação de procedimentos internos dedicados e treinamento de pessoal.

CAPÍTULO 2: CONDUTAS DO COLABORADOR 1. Conflitos de Interesses

Um alto nível de lealdade e integridade é esperado de todos os colaboradores. Salvo autorização prévia obtida pelo Grupo, os funcionários não podem se envolver em trabalho para um concorrente existente ou potencial, enquanto eles ainda são empregados pelo Grupo.

Os funcionários devem evitar quaisquer conflitos reais ou aparentes de interesses entre os seus próprios interesses ou afiliações pessoais e os do Grupo ou dos seus clientes. Por exemplo, os potenciais conflitos de interesses podem surgir quando um colaborador tem um interesse direto ou indireto (por exemplo, através de um membro da família) financeiro ou benéfico em relação de trabalho com um concorrente, fornecedor, cliente ou quando um empregado aceita benefícios, exceto entretenimentos modestos ou presentes, de um concorrente do Grupo, fornecedor, empreiteiro ou outro terceiro (conforme descrito na seção de relações com outras partes interessadas abaixo). Se um conflito real ou potencial de interesses surge, o colaborador deve comunicar imediatamente esse conflito ao Conselho Geral do Grupo.

2. Protegendo os ativos do Grupo

Os ativos do Grupo são a chave para o seu desenvolvimento a longo prazo. Todos os colaboradores têm o dever cuidadosamente manusear ou lidar com o direito de propriedade do Grupo (incluindo qualquer propriedade tangível e intangível de qualquer tipo), a fim de evitar a perda, roubo ou uso ilegal, resultando em graves

(3)

3 danos ao Grupo. É proibido o uso de propriedade por funcionários do Grupo para benefício pessoal. Qualquer incidente, dano ou avaria relacionada a qualquer propriedade do Grupo devem ser relatados.

3. Manter livros de registros

O Grupo tem a responsabilidade de manter e conservar os livros de registros completos e precisos. Os funcionários devem registrar prontamente e corretamente todas as transações financeiras de acordo com as políticas da empresa e devem manter a documentação de apoio adequada. Os funcionários devem cooperar com quaisquer solicitações feitas pelos auditores internos e externos.

Os colaboradores não devem criar ou participar da criação de registros de negócios ou lançamentos contábeis falsos. Os funcionários não devem reivindicar as despesas para reembolso, a menos que tais despesas realmente foram efetuadas no âmbito de um projeto ou de atividades exercidas em nome do Grupo. Os funcionários devem relatar qualquer conhecimento ou suspeita de informações, que apareçam nos registros de negócios do Grupo ou contas financeiras incompletas ou incorretas ao Conselho Geral do Grupo.

4. Protegendo informações confidenciais

Os colaboradores devem tomar o devido cuidado ao manusear qualquer informação confidencial mantida pelo Grupo em relação aos produtos, processos, patentes, know-how, operações industriais, estratégias e finanças do Grupo. Estas informações não devem ser divulgadas ou tornadas públicas sem autorização prévia do Grupo.

Além disso, clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios muitas vezes fornecem informações confidenciais para o Grupo, que se considera um parceiro confiável. Todos os colaboradores do Grupo devem, portanto, lidar com todas as informações e dados fornecidos por terceiros, em conformidade com os termos, condições, leis e regulamentos aplicáveis em que foram divulgadas para o Grupo. Para acesso as informações confidenciais do governo são necessárias autorizações específicas, dependendo do nível de sensibilidade. A troca ou a divulgação de informações ou equipamentos restritos devem cumprir rigorosamente os processos de segurança pertinentes e aplicáveis no local.

5. Comercializando ações

Certas informações confidenciais fornecidas aos colaboradores sobre o Grupo, seus clientes, fornecedores ou parceiros de negócios, pode ser uma informação não pública ou privilegiada (ou seja, informações que não são de conhecimento público e, se conhecido, poderia causar um efeito financeiro sobre o preço da ação ou título). Manter a confidencialidade deste tipo de informação é extremamente importante já que muitos países possuem leis que proíbem a divulgação ou uso de tais informações para o lucro ou vantagem pessoal.

Por este motivo, os colaboradores do Grupo não podem comprar ou vender ações do Grupo ou ações de nossos clientes, fornecedores ou parceiros de negócios, enquanto possuir informação não pública e/ou informações privilegiadas sobre a empresa que emitiu as ações. Além disso, os funcionários não podem revelar qualquer informação não pública ou privilegiada a qualquer pessoa, incluindo a família ou amigos, que

(4)

4 poderiam beneficiar-se dessa informação para comprar ou vender os títulos da empresa.

6. Concorrência

O Grupo acredita na concorrência justa e devem estritamente cumprir com as leis da concorrência em todos os países em que estão envolvidos no negócio. Essas leis proíbem acordos ou conduta que possam restringir ou afetar a concorrência leal e comércio. Além disso, a troca ou a divulgação de informações comercialmente sensíveis entre concorrentes é proibida, especialmente as informações relativas a segredos comerciais. Todos os colaboradores devem garantir que a finalidade de quaisquer comunicações com os concorrentes não têm um impacto negativo sobre a concorrência leal.

Estas questões podem ser complexas e diferenciadas, o Conselho Geral do Grupo deve ser consultado sempre que surgirem quaisquer dúvidas ou preocupações sobre práticas de concorrência.

7. Suborno e corrupção / Contribuições políticas

O Grupo está empenhado em fazer negócios por meio de concorrência honesta e está aberto no mercado e é intolerante de suborno ou qualquer outra forma de corrupção. O Grupo mantém rigorosa conformidade com todas as leis Suborno e Anti-Corrupção aplicáveis a seus negócios e operações em todo o mundo.

Além disso, o Grupo não permite que os colaboradores façam uso do dinheiro ou recursos da empresa para realizar contribuições políticas, excepcionalmente com a aprovação prévia do Conselho Geral do Grupo.

O Grupo Anti-Suborno e Política Anti-Corrupção ("Grupo de Política ABC") deve ser revisto ao longo deste Código para obter orientação sobre pagamentos indevidos, monitoramento de terceiros, brindes e entretenimento, contribuições políticas, entre outros temas. Dúvidas sobre a Política de Grupo ABC deve ser encaminhado para o Conselho Geral do Grupo.

8. Importação/Regulamentos de exportação e sanções

Com atuação global, o Grupo adquire bens e serviços de um conjunto diversificado de fornecedores. O Grupo também fornece produtos e serviços para clientes a nível mundial. Portanto, é essencial que o Grupo cumpra cuidadosamente com todos os regulamentos aplicáveis que regem as atividades de importação e exportação, bem como regimes de sanções.

Para mais informações, por favor, consulte a Política do Grupo de Importação/Exportação e encaminhe quaisquer questões ao Grupo de Controle de Exportação.

9. Lavagem de dinheiro

A fim de evitar envolvimento com lavagem de dinheiro, o Grupo exige dos seus colaboradores o relato ao Conselho Geral do Grupo se um colaborador tem conhecimento ou suspeita que uma empresa ou pessoa com quem o Grupo conduz negócios (incluindo clientes, parceiros de Joint Venture, empreiteiros, fornecedores, revendedores, distribuidores, consultores, agentes ou outros representantes de

(5)

5 terceiros) pode ter sido envolvido ou beneficiado com atividades criminosas, incluindo atividades proibidas por este Código, nas seções de negociação, concorrência, suborno e corrupção e importação/exportação.

10. Proteção e sustentabilidade ambiental

O Grupo está comprometido com a proteção ambiental e apoia as normas para desempenho de suas atividades. O Grupo busca o cumprimento das leis e regulamentos ambientais nacionais, europeias e internacionais e disponibiliza sistemas de gestão apropriados e ferramentas de medição de desempenho.

O Grupo regularmente e consistentemente identifica e toma as medidas cabíveis para evitar quaisquer novos riscos ambientais ou para limitar seus efeitos. Neste contexto, o Grupo implantou um programa de melhoria contínua, a fim de reduzir o impacto ambiental de suas plantas, atividades e produtos.

Todo colaborador é responsável por contribuir para a redução de nosso impacto ambiental, sempre que possível: todo pequeno passo é válido. Todos os funcionários devem implantar processos que contribuam com o meio ambiente e aplicar todas as medidas cabíveis para redução qualquer impacto negativo sobre o meio ambiente. O Grupo fornecerá informações sobre o impacto ambiental de suas atividades, conforme solicitado.

CAPÍTULO 3: NEGOCIANDO COM PRINCIPAIS INTERESSADOS

O Grupo valoriza seus relacionamentos com os principais interessados, incluindo acionistas, clientes, parceiros de Joint Venture, empreiteiros, fornecedores, revendedores, distribuidores, consultores, agentes e outros representantes de terceiros, e visa estabelecer relações duradouras com esses indivíduos e empresas, baseadas na mútua confiança e respeito.

1. Acionistas

Os acionistas do Grupo têm direito de receber informações confiáveis e abrangentes sobre o Grupo como exigido pelas regras aplicáveis às empresas listadas.

Os diretores e gestores do Grupo são responsáveis por agir de acordo com os interesses do Grupo e garantindo os interesses dos acionistas.

2. Clientes

A satisfação do cliente é o principal objetivo para o qual todos os colaboradores devem buscar. Isto exige, em particular:

 ouvir atentamente as necessidades e exigências dos nossos clientes, a fim de fazer sugestões claras, completas e precisas;

 garantir que os sistemas, equipamentos, produtos e serviços são oferecidos com um alto padrão;

 cumprir com qualquer compromisso, particularmente em termos de cumprimento de prazos de entrega e garantir a segurança dos produtos;  não induzir ao cliente, por exemplo, por exagerar as qualidades de um produto

(6)

6  prestação de serviço de acompanhamento e suporte de alta qualidade para os

sistemas, equipamentos, produtos e serviços fornecidos.

A qualidade e a segurança dos produtos fornecidos aos clientes é um dos valores do núcleo do Grupo. O Grupo garante que seus produtos são projetados, fabricados, entregues no padrão de conformidade com a mais alta qualidade e segurança, normas e são compatíveis com todas as leis e regulamentos aplicáveis. Neste contexto, todo colaborador deverá comunicar imediatamente quaisquer preocupações sobre a segurança ou qualidade de qualquer produto para cada Gestor de Qualidade de unidade de negócio.

3. Relacionamento com outras partes interessadas

O Grupo estabelece relações baseadas na cooperação mútua e lealdade com os seus parceiros de Joint Venture, empreiteiros, fornecedores, revendedores, distribuidores, consultores, agentes e representantes de terceiros (Terceiros Interessados).

O Grupo pretende atingir relações de longo prazo com Terceiros Interessados que aceitem e seguem os princípios descritos neste Código. O Grupo espera que seus Terceiros Interessados compreendam, compartilhem e apliquem da mesma forma elevados padrões de ética empresarial, especialmente em termos de procedimentos de luta contra a corrupção, a proteção dos direitos humanos e de trabalho, bem como a utilização sustentável do meio ambiente.

Todos os colaboradores do Grupo devem agir com total integridade nas relações com Terceiros Interessados e devem evitar conflitos de interesse e relatar quaisquer reais ou potenciais conflitos de interesses que possam surgir (conforme descrito na seção sobre Conflitos de Interesses acima). Os colaboradores devem recusar a oferta de presentes ou benefícios pessoais de Terceiros Interessados, a menos que sejam modestos, razoáveis, ofertado poucas vezes (por exemplo: hospedagem durante feriado) e não exceder o valor de 200 Euros. Sob nenhuma circunstância, o colaborador deve aceitar um presente ou se beneficiar que poderia influenciar ou aparentar influência, sobre uma decisão de negócios relacionados com esse Terceiro Interessado.

CAPÍTULO 4: RELATAR PREOCUPAÇÕES

Os colaboradores são fortemente encorajados a direcionar perguntas relacionadas com os princípios descritos neste Código para seu Gerente, Recursos Humanos, e/ou Conselho Geral do Grupo. É importante que todos os gestores estabeleçam um ambiente de trabalho positivem e incentivem seus colaboradores a comunicar-se abertamente.

Além disso, se um colaborador está preocupado ou suspeita que uma violação deste Código ou legislação aplicável ocorreu ou ocorrerá, esta suspeita deve ser comunicada ao Conselho Geral do Grupo (: Latécoère – Directeur juridique Groupe Latécoère - 135 rue de Périole, BP 25211, 31079 Toulouse Cedex 5 - France; email: ethics@latecoere.group.com; : +33 5 61 58 77 70). Todo relato será confidencial, se necessário for. O Grupo não permitirá que qualquer ação de retaliação seja tomada contra qualquer colaborador que relatar de boa-fé uma suspeita de violação deste Código oi lei aplicável.

Referências

Documentos relacionados

A partir da abertura de 12 cavas em área delimitada sobre a capa de cobertura do aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos de Santo Amaro/SP, foram retiradas amostras de solo

O presente trabalho aborda a temática trânsito, especificamente seu processo administrativo, tendo por objetivo analisar como este deve se desenvolver, com observância dos

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos

No momento de análise dos dados, percebi que neste tema poderia ter questionado os alunos visando uma melhor percepção da questão no que se refere a amizade (mesmo

N'um império, como o do Brasil, onde a natureza pródiga ofterece diariamente, em todos os seus três reinos, ao homem, para suas necessidades, para suas enfermidades, para

Percebe-se que a escola tem grande importância para a interação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por parte dos alunos e também dos

Ricoeur assinala que “o caráter laborioso dessa fenomenologia do outrem [...], nos autoriza, ao final de nosso próprio empreendimento, a modificar-lhe o sentido e a discernir nela

Mais do que definir a última etapa da vida, trata-se de impor estilos de vida, criando uma série de regras e comportamento e de consumo de bens específicos que indicam