• Nenhum resultado encontrado

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTAS DAS DISCIPLINAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – CURRICULO 20305/010436-FISICA – LICENCIATURA

HABILITAÇÃO: LICENCIADO EM FISICA

RECONHECIDO: Portaria N° 1030 – D.O.U. DE 08/12/2006

DISCIPLINAS EMENTAS CRD

1 FÍSICA BÁSICA

Grandezas e unidades físicas. Notação científica oficial. Construção de gráficos lineares, quadráticos, exponenciais e logarítmicos. Introdução ao estudo da cinemática escalar e vetorial. Fluidostática e Introdução à Fluidodinâmica.

4

2 GEOMETRIA

ANALITICA E ALGEBRA LINEAR

Matrizes - Operações com matrizes - Matrizes inversíveis Determinantes Sistemas lineares -Espaço vetorial - Combinação linear -Dependência linear - Base de um espaço vetorial - Vetor - Reta no espaço - O plano - As cônicas.

4

3 QUÍMICA GERAL I

Estrutura Atômica, Tabela periódica, Ligações Químicas, Funções Inorgânicas, Soluções, Forças Intermoleculares, Natureza dos compostos Orgânicos, Classificação dos Grupos Funcionais, Nomenclatura Sistemática dos Compostos Orgânicos, Hidrocarbonetos Saturados e Insaturados, Compostos Orgânicos Halogenados, Fenóis, Éteres, Álcoois, Aldeídos e Cetonas, Ácidos Carboxílicos e Derivados, Biomoléculas.

4

4 COMUNICACAO E EXPRESSAO

Leitura (língua portuguesa): criação de vínculos leitor/texto, através do conhecimento veiculado pelo texto escrito. Interpretação: leitura nas entrelinhas.

O diálogo oralidade/escrita. Da fala para a escrita - atividades de retextualização. Produção escrita: parágrafo, resumo e paráfrase.

Leitura (língua inglesa): estratégias e facilitadores de compreensão textual em língua estrangeira visando uma integração dos estudos lexicais e gramaticais.

Cultura: temáticas culturais referentes à língua 4

(2)

inglesa e à língua portuguesa.

5 CULTURA RELIGIOSA

Visão global da importância do fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano e da sociedade, através do conhecimento, análise e pesquisa das principais religiões universais e pela reflexão crítica dos valores humanos, sociais, éticos e espirituais, legados pelo cristianismo à civilização ocidental.

4

6 INSTRUMENTALIZACA O CIENTIFICA

Estudo da lógica, dos processos lógicos e as regras da lógica. Estudo da metodologia para a compreensão da pesquisa científica, a estrutura básica do conhecimento humano e a elaboração de um projeto de pesquisa. Conhecer e entender os recursos e ferramentas dos ambientes virtuais, para aplicação em pesquisa na Internet e domínio de tecnologias de comunicação e da informação.

4

7 FUNDAMENTOS DE MATEMATICA APLICADA

Funções de uma variável: Limite, Continuidade, Derivada , Integral indefinida e definida. Aplicações da derivada e integral. Funções de várias variáveis: domínio, curvas de nível, derivada parcial e Integrais duplas. Aplicações.

8

8 FUNDAMENTOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA I

Construção do conhecimento e análise dos fundamentos epistemológicos da educação. Processos educacionais a partir dos pressupostos das Ciências Humanas. Elaboração, organização, produção e análise de dados estatísticos para a composição qualitativa nas Ciências da Educação.

8

9 SOCIEDADE E

CONTEMPORANEIDADE

Estuda os fundamentos teóricos, filosóficos e conceituais das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), bem como sua aplicabilidade como recurso analítico ao contexto nacional e internacional para a compreensão dos fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas, em especial da sociedade brasileira.

4

10 FÍSICA – MECÂNICA

Unidades, medidas e vetores - Estudo do movimento em uma, duas e três dimensões -Leis de Newton - -Leis da conservação da energia - Trabalho e potência – Sistemas de partículas e colisões.

4

11 MODELAGEM DE

SISTEMAS DINÂMICOS I

Equações \Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem. Equações Diferenciais Ordinárias de ordem dois e superior. Séries de constantes. Séries de potências. Resolução de Equações Diferenciais por séries de potências. Transformada de Laplace.

(3)

12 FUNDAMENTOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA II

Fundamentos da Educação nas Áreas de aquisição do conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem humanos, inclusão e exclusão sociais.

8

13 OPTATIVA I 4

14 CALOR E ONDAS

Termometria e Dilatação; Calorimetria; Termodinâmica; Teoria cinética dos gases. Vibrações e Ondas Mecânicas.

4

15 FÍSICA EXPERIMENTAL I

Grandezas e Unidades de medida. Instrumentos e precisão de medidas. Erros experimentais. Análise gráfica linear e logarítmica. Derivação numérica. Grandezas físicas. Representação vetorial. Sistemas de unidades. Movimento em uma e duas dimensões. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação de energia. Momento linear. Cinemática e dinâmica de rotações. Equilíbrio de corpos rígidos. Oscilações. Gravitação universal. Estática e dinâmica de fluidos. Termometria e Dilatação; Calorimetria; Estudo dos Gases. Teoria cinética dos gases. Termodinâmica. Preparação e aperfeiçoamento de experiências e demonstrações de classe, manuseio de aparelhagem de uso corrente nas escolas de ensino médio, simplificação e adaptação de material de laboratório. Operação com ferramentas e máquinas simples, construção de aparelhos simples de utilidade para o ensino de Física, elaboração de montagem e experiências.

4

16 MODELAGEM DE

SISTEMAS DINÂMICOS II

Variáveis complexas. Equações Diferenciais Parciais. Séries de Fourier. 4

17 ESTÁGIO EM FÍSICA I

Conteúdos de Física do Ensino Médio visto sob a óptica de diferentes teorias de aprendizagem. Início de projeto educacional na área de Física em escolas de ensino médio.

4 18 CURRÍCULO E GESTÃO EM AMBIENTES EDUCATIVOS

Contextualização das dimensões de um novo paradigma curricular, suas inter-relações com as políticas para a Educação Básica, nas perspectivas filosófica, cultural e social, através de saberes e competências necessários a uma gestão participativa, sustentável e de responsabilidade social em ambientes educativos.

8

19 FENOMENOS

ELETROMAGNETICOS

A Eletricidade na Engenharia. Fundamentos filosóficos. A natureza da eletricidade. A Engenharia Elétrica. Os modelos atômicos. Eletrostática: natureza da eletricidade, princípios da estrutura da matéria, carga elétrica, força e

(4)

campo elétrico, diferença de potencial. Eletrodinâmica: corrente elétrica, componentes básicos de circuitos elétricos, circuito elétrico, resistência, condutividade, condutância e resistividade elétricas, lei de Ohm, condutores, resistores, potência elétrica, geradores, fontes e baterias, energia elétrica, sensores elétricos: princípios, tipos e aplicações, circuitos série e paralelo de corrente contínua, tensão e corrente, circuito aberto e circuito fechado, divisor de tensão, método de resolução de circuitos, potência total, Leis de Kirchhoff. Amperímetros, voltímetros, ohmímetros e multímetros. Introdução a Teoria de Circuitos. Funcionamento e aplicações de circuitos elétricos de corrente alternada e corrente contínua; elementos básicos de circuitos - componentes e equipamentos e métodos de resolução. Instrumentos de Medida.

20

LABORATÓRIO DE FENÔMENOS

ELETROMAGNÉTICOS

Práticas relacionadas a Fundamentos de Eletrostática, Eletrodinâmica e eletromagnetismo, diferença de potencial, corrente elétrica, Lei de Ohm, Potência Elétrica, Geradores Elétricos. Máxima Transferência de Potência, Leis de Kirchhoff, osciloscópio, medidas de tensão e freqüência com o osciloscópio.,Teoremas de circuitos. Sensores de Temperatura, Capacitor em regime DC. Indutor em regime DC, Indutores e Capacitores em regime AC.

2

21 ESTÃGIO EM FÍSICA II

A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Mapas Conceituais. A Teoria de Educação de Novak e o modelos de ensino-aprendizagem de Gowin. O “V” Epistemológico de Gowin. Organização de conteúdos de Física do Ensino Médio aplicando o “V” de Gowin e a construção de mapas conceituais. Organização de projeto educacional na área de Física em escolas de ensino médio.

4

22

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Organização e contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem através da análise crítica e reflexiva das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais. Pesquisa da ação educacional articulada ao planejamento e à avaliação institucional e educativa, a partir de metodologias constitutivas de redes de conhecimento. Reflexão, organização e gestão de possibilidades interdisciplinares no âmbito de

(5)

ações docentes contextualizadas.

23 METODOS ANALITICOS PARA CAMPOS E SINAIS

Álgebra vetorial. Cálculo diferencial e integral de vetores. Coordenadas curvilíneas ortogonais. Aplicações na geometria, na mecânica, na teoria eletromagnética, na mecânica dos fluídos. Condições de fronteira. 4 24 OPTATIVA II 4 25 OPTICA E FÍSICA MODERNA

Fenômenos ondulatórios mecânicos e eletromagnéticos; Óptica Geométrica; Óptica Física e aplicações; Interação da radiação eletromagnética com a matéria; Propriedades ópticas dos materiais; Iluminação. Teoria da Relatividade Restrita; Tópicos de Física Nuclear e Partículas elementares; Origem da Física Quântica. Equação de Schrödinger. Problemas unidimensionais. Momento angular orbital. O átomo de hidrogênio. Spin.

4

26 ESTÁGIO EM FÍSICA III

Estudos de interdisciplinaridade. Estudos de complexidade. Estágio Supervisionado -Orientações básicas. Tópicos teóricos sobre Educação em Física. Planejamento de Ensino. Conteúdos. Avaliação. Propostas de Ensino de Física. Elaboração de Planos de Aula. Estratégias de Ensino (Técnicas). Elaboração de Aulas. Elaboração de Provas. Currículos Mínimos de Física. Elaboração de um Projeto Escolar para desenvolvimento com os alunos.

8

27 INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

Aspectos do céu. O movimento da Terra.

Tempo e localização. Telescópios. A Lua. O

Sistema Solar. O Sol. Constelações e

estrelas. Estrelas Variáveis. Estrelas Duplas.

Galaxias.

4

28 MECANICA CLASSICA

Leis de Newton – Cinemática vetorial – Dinâmica do ponto material – sistemas de referência não-inerciais – Forças centrais e movimento planetário – Energia - Momentum linear e Momentum angular.

4

29 ELETRODINAMIC A CLASSICA

Eletrostática. Equação de Poisson e de Laplace. Campos eletrostáticos em meios dielétricos. Energia eletrostática. Corrente elétrica. Campo magnético de correntes estacionárias. Propriedade magnética da matéria. Indução magnética. Energia magnética. Equações de Maxwell. Propagação de ondas eletromagnéticas.

4

30 HISTÓRIA E

EPISTEMOLOGIA DA

História

Origem da Ciência- Magia e

(6)

FÍSICA

“O Milagre Grego”; Ciência na Idade Média;

O Renascimento: Galileu, Vida e Obra –

Kepler: Vida e Obra – Newton: Vida e Obra

– A Termodinâmica e a Revolução Industrial

O Eletromagnetismo: Faraday e Maxwell; A

Física Clássica no Final do Século XIX;

Einstein e a Revolução Relativística :

Relatividade Restrita e Relatividade Geral; A

Origem da Mecânica Quântica – Física no

Século XX

Epistemologia

 Síntese Aristotélica da

Ciência Grega; O Ataque à Filosofia da

Ciência de Aristóteles no Século XV; O

Método Axiomático de Newton; O Estado

Cognitivo das Leis Científicas; Estrutura das

Teorias Científicas; Pontos de Vista do

Século XX sobre a Ciência

31 MECANICA QUÂNTICA

Origem da Física Quântica. Equação de Schrödinger. Problemas unidimensionais. Momento angular orbital. O átomo de hidrogênio. Spin.

4

32 ESTÁGIO EM FÍSICA IV

Estudo dos PCN. Competências. Habilidades. Atitudes; Estágio Supervisionado - Orientações básicas. Tópicos teóricos sobre Educação em Física. Planejamento de Ensino. Conteúdos. Avaliação. Propostas de Ensino de Física. Elaboração de Planos de Aula. Estratégias de Ensino (Técnicas). Elaboração de Aulas. Elaboração de Provas. Currículos Mínimos de Física. Elaboração de um Projeto Escolar para desenvolvimento com os alunos.

8

AS DISCIPLINAS ABAIXO LISTADAS SERVEM COMO SUGESTÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS. PARA CADA DISCIPLINA OPTATIVA VOCÊ DEVE ESCOLHER UMA DAS ABAIXO LISTAS OU OUTRA DE SEU INTERESSE OFERECIDA PELA UNIVERSIDADE

OPTATIVA I

DISCIPLINA CR

1 ELETROTECNICA

2 FENOMENOS DE TRANSPORTE

3 FUNDAMENTOS DE GRAVITAÇÃO ONDAS E FLUIDOS 4 GESTAO AMBIENTAL

5 GESTAO DE RESIDUOS 6 MATEMATICA FINANCEIRA

(7)

7 MONITORAMENTO DO AR

8 PROJETOS DE FISICA PARA O ENSINO MEDIO 9 TERMODINAMICA

10 TRANSFERENCIA DE CALOR E MASSA NO AMBIENTE 11 TRATAMENTO DE DADOS

OPTATIVA II

DISCIPLINA CR

1 CRISTALOGRAFIA E MINEROLOGIA INDUSTRIAL 2 EQUIPAMENTOS ELETRO-ELETRONICOS

3 ESTRUTURA DA MATERIA 4 FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO 5 FÍSICA EXPERIEMENTAL II

6 INSTRUMENTAÇÃO PARA O LABORATÓRIO DE FÍSICA 7 MATEMATICA AVANCADA I

8 MATEMATICA AVANCADA II 9 ONDAS ELETROMAGNETICAS 10 SISTEMAS E SINAIS

Referências

Documentos relacionados

Eletrodinâmica: as maravilhas do movimento dos elétrons II: Geradores Elétricos: Circuitos em série; Circuitos em paralelo; Circuitos mistos. Eletrodinâmica: as

ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas

O crescimento urbano acelerado na ALC se reflete em uma série de desafios enfrentados pelas cidades da região para garantir sua susten- tabilidade nos próximos anos. Esses

A tecnologia comprovada do MEGADRIVE-LCI permite controlar as suas aplicações de alta potência e proporciona um arranque suave dos motores síncronos de grandes dimensões, reduzindo o

Eletrodinâmica: as maravilhas do movimento dos elétrons II: Geradores Elétricos: Circuitos em série; Circuitos em paralelo; Circuitos mistos.. Eletrodinâmica: as

Foram confeccionadas estruturas densas e porosas de poli(L-ácido lático) (PLLA) e poli(ácido lático-co-ácido glicólico) (PLGA) e submetidas a degradação em meio de cultura HAM-

acariciar sua barriga, ele adora, percebo naquela posição que a pontinha de seu pau estava para fora, começo a fazer carinhos mais perto de seu pau e a pontinha vai saindo para

— “Vícios dos actos processuais: alguns apontamentos sobre problemas colocados pelo CPC de 2013”, in Caderno V – O Novo Processo Civil – Textos e Jurisprudência (Jornadas