• Nenhum resultado encontrado

UNITS /2016-PT S-PILOT. A solução para aspiração de fumaça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNITS /2016-PT S-PILOT. A solução para aspiração de fumaça"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

S-PILOT™

A solução para aspiração de fumaça

(2)

S-PILOT™

A solução da KARL STORZ para aspiração de fumaça

Não fi que esperando

a fumaça passar.

(3)

Cirurgias endoscópicas são indispensáveis na medicina moderna. Diariamente são realizadas inúmeras cirurgias para as quais o emprego de sistemas de aplicação de energia, como aparelhos de alta frequência ou de laser, são imprescindíveis.

Reações térmicas provocam, principalmente em cirurgias de alta frequência, odores desagradáveis e fumaça que, dependendo da cirurgia, podem vir a ser inalados durante horas. Por isso, não é raro que a equipe de cirurgia apresente dor de cabeça, náusea e até irritações no nariz e na garganta.

Sobre a agressividade das substâncias tóxicas nessa mistura há discussões até agora controversas. Entretanto, está comprovado que a utilização de máscaras descartáveis não é suficiente para filtrar todas as partículas. Além disso, a fumaça originada atrapalha a visibilidade endoscópica, representando, portanto, um risco adicional. A livre visualização do sítio cirúrgico é restrita e o cirurgião fica limitado em seu trabalho.

Com o S-PILOT™, a KARL STORZ oferece agora um aparelho compacto, com o qual exatamente esses problemas podem ser evitados, complementando assim a gama de produtos para intervenções endoscópicas.

O S-PILOT™ garante uma aspiração efetiva da fumaça e uma excelente visibilidade, extrai odores desagradáveis, proporcionando assim um ambiente de trabalho agradável e sem ruído.

Através do KARL STORZ Communication Bus (SCB) é possível estabelecer uma comunicação do S-PILOT™ com outros aparelhos integrados ao SCB. Nessa utilização conjunta, a válvula (e, com isso, a aspiração) abre automaticamente assim que o gerador de alta frequência, por exemplo o AUTOCON® II 400 da KARL STORZ, é ativado.

Basicamente, o S-PILOT™ pode ser operado também através de um pedal, podendo ser utilizado assim em qualquer lugar onde energia ultrassônica, eletrocirurgia e laser são empregados em intervenções cirúrgicas.

Com isso, a classificação CF do aparelho permite uma vasta gama de aplicações.

Graças à superfície lisa, o S-PILOT™ satisfaz também os mais altos requisitos de higiene.

A combinação do ENDOFLATOR® 50 e o S-PILOT™ representa um

aperfeiçoamento substancial das condições de visão endoscópica em intervenções transanais.

O sistema garante a estabilidade do pneumoreto mesmo durante a aspiração de fumaça.

Estas vantagens, juntamente com o gás de insuflação aquecido que impede o embaçamento da ótica, facilitam notavelmente o meu trabalho cirúrgico diário.

Luigi Boni, MD, FACS Associate Professor of Surgery Minimally Invasive Surgery Research Center Department of Surgical and Morphological Sciences University of Insubria – Varese – Itália Prof. Luigi Boni

(4)

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

S-PILOT™

UP 501 S1 S-PILOT™, conjunto inclusive interruptor de pedal

inclui:

Interruptor de pedal único

Conjunto de mangueiras para aspiração, estéril, descartável, embalagem com 5 unidades

Cabo de conexão SCB, 100 cm de comprimento

UP 501 S3 S-PILOT™, conjunto

inclui:

Conjunto de mangueiras para aspiração, estéril, descartável, embalagem com 5 unidades

(5)

© KARL STORZ 9 62 12 02 0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

Instalação e inicialização

Apesar do aspecto simples, há uma grande quantidade de funcionalidades nesse novo aparelho. Depois que a tecla Ligar/Desligar é pressionada, o S-PILOT™ é iniciado e realiza um autoteste que dura apenas alguns instantes. Assim que o S-PILOT™ estiver pronto para funcionar, soará um sinal de confirmação.

Com auxílio da tecla para "Abrir/Fechar a válvula", a válvula de compressão para mangueira é aberta para que o conjunto de mangueiras (031447-01) possa ser inserido.

Após o posicionamento da mangueira, a tecla para "Abrir/Fechar a válvula" é pressionada novamente para fechar a válvula.

A extremidade distal do conjunto de mangueiras é acoplada à conexão LUER-Lock do trocarte correspondente no sítio cirúrgico enquanto a outra extremidade é conectada ao recipiente de aspiração.

O conjunto de mangueiras é conectado com um dispositivo para mangueiras em forma de Y. Dessa forma, paralelamente à aspiração de fumaça, a aspiração de líquido pode continuar a ser utilizada e conduzida ao mesmo recipiente de aspiração.

Dependendo do tipo de utilização, é necessário ainda uma conexão para estabelecer uma ligação ao respectivo aparelho de alta frequência ou ao interruptor de pedal.

Empregando um interruptor de pedal adicional, em muitas salas de cirurgia, o assistente que conduz a câmera se torna "responsável pela imagem". Isso significa que ele é não só encarregado de operar a câmera, como também de decidir autonomamente quando a fumaça deve ser retirada do sítio cirúrgico.

Atenção: caso o aparelho seja operado pelo interruptor de pedal, a válvula se fecha imediatamente após ativação do pedal. Acoplando o aparelho de alta frequência através do SCB, a válvula se fecha com um pequeno retardo após ser concluída a ativação de alta frequência para que a fumaça possa ser completamente retirada da cavidade e do conjunto de mangueiras.

Abrir/Fechar a válvula Tecla

(6)

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

Conjunto de mangueiras para S-PILOT™

Esse conjunto de mangueiras foi especialmente desenvolvido para utilizações juntamente com o S-PILOT™.

Apenas utilizando o conjunto de mangueiras recomendado, pode ser garantida uma performance otimizada, sem comprometer negativamente a potência de aspiração por eventual dano ou deformação.

Empregando outro conjunto de mangueiras, não pode ser assegurado que ele seja corretamente desconectado e, com isso, que o sistema se mantenha hermético.

Aspiração paralela de líquido e de fumaça

A peça em forma de Y 1 na extremidade mais afastada do paciente permite a aspiração paralela de fumaça e de líquido. Isso significa que o conjunto de mangueiras para S-PILOT™ precisa ser meramente conectado ao recipiente de aspiração e que um esforço adicional por causa de um acessório extra é evitado. Enquanto o adaptador universal 2 é conectado ao recipiente de aspiração, o conjunto de mangueiras para aspiração de líquido é fixado na peça em forma de Y do conjunto de mangueiras.

A pressão baixa necessária para aspiração da fumaça já se encontra então no conjunto de mangueiras e retira, quando a válvula no S-PILOT™ é aberta, a fumaça do sítio

cirúrgico enquanto, simultaneamente, a aspiração de líquidos pode ser regulada através do instrumento de aspiração e irrigação.

Caso a aspiração paralela não seja necessária, a saída em forma de Y pode ser fechada através do clipe nela fixado.

Ajuste de fluxo

O comportamento do pneumoperitônio varia quando a aspiração de fumaça é ativada se para a aspiração for utilizada uma bomba ou o suprimento central de gás e conforme qual baixa pressão é gerada pelo respectivo sistema.

Para poder regular a velocidade com a qual a fumaça é retirada da cavidade, na extremidade distal da mangueira do S-PILOT™ se encontra um regulador de fluxo tipo pinça rolete 3. Assim, o cirurgião pode ajustar o fluxo de aspiração e o sistema disponível a suas preferências diretamente da área estéril.

1

3

(7)

© KARL STORZ 9

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

S-PILOT™ em conexão com ENDOFLATOR

®

50

Uma vez que ocorrem quedas de pressão frequentemente por causa da aspiração de fumaça, é necessário um aparelho confiável que compensa a perda de gás de maneira rápida e segura, garantindo uma cavidade estável.

Os novos insufladores KARL STORZ – ENDOFLATOR® 40 (UI 400) e ENDOFLATOR® 50

(UI 500) – proporcionam essa confiabilidade.

Através do novo conceito de regulagem, associado a uma enorme potência de fluxo, são criados os melhores requisitos possíveis para uma aspiração de fumaça com funcionamento otimizado. O algorítimo sensível do aparelho reconhece imediatamente uma queda de pressão decorrente da aspiração e reage prontamente a ela. Sob o monitoramento exato do processo de insuflação, a pressão é novamente ajustada.

Com os acessórios para fluxo contínuo da KARL STORZ, como os trocartes HiCap®, um

fluxo de 40 ou 50 l/min. até o paciente pode ser facilmente alcançado, enquanto os trocartes padrão com conexões LUER-Lock são limitados fisicamente a um fluxo de aproximadamente 20l/min.

Em vista de um fluxo alto de 50 l/min. e do aquecedor de gás integrado, o ENDOFLATOR® 50

é a melhor opção. Especialmente em cirurgias longas, o gás na cavidade é constantemente substituído e a cavidade esfria mais facilmente. Com o ENDOFLATOR® 50 e o conjunto

de mangueiras aquecíveis, esse efeito pode ser reduzido. Adicionalmente, o gás aquecido diminui nitidamente o embaçamento da ótica.

Graças à classificação CF do ENDOFLATOR® 40 e do ENDOFLATOR® 50, uma grande

variedade de aplicações potenciais pode ser estabelecida para utilização conjunta com o S-PILOT™, que têm igualmente uma classificação CF.

(8)

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

Aspiração

A base para uma aspiração funcional de fumaça é o vácuo encontrado no recipiente de aspiração. Ele pode ser produzido de duas maneiras diferentes:

• Com uma bomba de vácuo da KARL STORZ • Sistema de aspiração central (vácuo)

Como alternativa para o sistema de aspiração central (vácuo), a KARL STORZ tem duas bombas de vácuo adequadas na sua gama de produtos. A UNIMAT® 30 (25 3200 20) é uma

bomba de aspiração hospitalar altamente eficiente e de baixo ruído, com uma potência de 30 l/min.

Para utilização com o S-PILOT™ em Laparoscopia, recomenda-se, além disso, a ENDOMAT®

de HAMOU® (26 3311 01-1). A bomba de aspiração e irrigação regulada por pressão convence

pela alta eficiência de aspiração e irrigação e pelo seu manuseio fácil.

Ao se empregar uma bomba para gerar pressão negativa, é indicado utilizar um filtro de gás (031111-10) para evitar uma contaminação do aparelho pelo gás evacuado.

O recipiente de aspiração constitui a interface entre o sistema de aspiração central e,

respectivamente, entre a bomba e o S-PILOT™. Por isso recomendamos o saco coletor para aspiração VACUSafe nos tamanhos 1,5, 2 e 3 litros.

A mangueira do S-PILOT™ (031447-01) é acoplada ao saco coletor para aspiração que, por sua vez, é conectado ao vácuo.

(9)

© KARL STORZ 9

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

S-PILOT™ em conjunto com geradores de alta frequência

O S-PILOT™ é capaz de comunicar, via SCB, com o AUTOCON® II 400 e com todos os

outros geradores de alta frequência integrados em SCB. Quando esses aparelhos são utilizados em conjunto, a válvula abre (e com isso a aspiração), assim que o gerador de alta frequência é ativado.

Durante a montagem, o AUTOCON® II 400 é facilmente conectado ao S-PILOT™ através

de um cabo SBC. Informações para utilizações conjuntas com aparelhos de alta frequência podem ser encontradas nas próximas páginas.

Assim que o interruptor de pedal do gerador de alta frequência é acionado, a válvula do S-PILOT™ é aberta automaticamente e a fumaça é retirada através do vácuo conectado ao sistema.

Terminada a ativação do gerador, a válvula se fecha. Para garantir uma visualização otimizada, foi implementado aqui um pequeno retraso, assim a fumaça é completamente retirada da cavidade e do conjunto de mangueiras.

O S-PILOT™ também pode ser operado mecanicamente através de um pedal (20 0141 30), o

(10)

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

Aspiração automática de fumaça com S-PILOT™

O S-PILOT™ pode se comunicar facilmente com aparelhos de alta frequência integrados ao OR1™. Nesse caso, o aparelho utiliza informações disponíveis no âmbito inteligente da sala de cirurgia e inicia a aspiração de fumaça assim que a energia do gerador de alta frequência é aplicada.

A vantagem disso é que o cirurgião pode se concentrar em sua atividade, contando sempre com uma imagem endoscópica nítida.

Para conectar o S-PILOT™ a geradores de alta frequência que já estão instalados no OR1™, o aparelho precisa ser meramente inserido via USB ao sistema OR1™.

Aspiração automática de fumaça com

S-PILOT™

em combinação com aparelhos de alta frequência já integrados no OR1™

ERBE Vio 300D COVIDIEN Force Triad COVIDIEN Valleylab Force FX AUTOCON® II 400 ConMed System 5000 ConMed System 2450 KLS Martin maxium ME402

(11)

© KARL STORZ 9 62 12 02 0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW AUTOCON® III 400

Aspiração automática de fumaça com S-PILOT™

Como solução independente, o S-PILOT™ também pode ser conectado diretamente a aparelhos de alta frequência, utilizando assim a aspiração inteligente de fumaça.

Dependendo do modelo e do fabricante do gerador de alta frequência, é necessário apenas um cabo de conexão ou uma interface box para estabelecer a comunicação entre ambos aparelhos.

Graças à variedade de opções, o S-PILOT™ pode ser integrado individualmente em diversos lugares e representa um método rápido para uma aspiração segura da fumaça.

Aspiração automática de fumaça com

S-PILOT™

e os seguintes aparelhos de alta frequência + acessórios para soluções individualizadas

ERBE Vio 300D COVIDIEN Force Triad COVIDIEN Valleylab Force FX AUTOCON® II 400 ConMed System 5000 ConMed System 2450 KLS Martin maxium ME402 Conjunto para SCB/ERBE V

io Interface 20 0900

13

Cabo de conexão UP 005Cabo de conexão UP 005 Cabo SCB

Conjunto para SCB/KLS Martin maxium

20 0912 90* Cabo de conexão UP 004 Cabo de conexão UP 004 Cabo de conexão UP 004

(12)

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

Quadro sinóptico do sistema S-PILOT™

Conexão direta do S-PILOT™ em um aparelho de alta frequência

Ativação do S-PILOT™ através do interruptor de pedal

Pneumoperitôneo AUTOCON® II 400 Interruptor de pedal S-PILOT™ Vácuo (p. ex. UNIMAT® 30) Insuflador (p. ex. ENDOFLATOR® 50) S-PILOT™ Interruptor de pedal Pneumoperitôneo Insuflador (p. ex. ENDOFLATOR® 50) Outro aparelho de HF

*

*

Vácuo (p. ex. UNIMAT® 30)

(13)

© KARL STORZ 9 62 12 02 0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW Acessórios recomendados

Artigo Número do artigo

Conjunto de mangueiras, para aspiração de fumaça,

gás e líquido, descartável, estéril, embalagem com 10 unidades

031447-10

Filtro de fumaça, descartável,

não estéril, embalagem com 10 unidades 031111-10

Saco coletor para aspiração VACUsafe de 2 l,

com filtro, descartável, embalagem com 48 unidades, para utilização com recipiente VACUsafe de 2 l, código de cor: verde

030220-48

Recipiente VACUsafe 2 l, embalagem com

18 unidades, para utilização com dois sacos coletores para aspiração VACUsafe de 2 l

030020-18

Mangueira de conexão VACUsafe,

30 cm, com multiadaptadores verdes, não estéril, embalagem com 10 unidades

030648-10

Interruptor de pedal único 20 0141 30 Cabo de conexão SCB, 100 cm de comprimento 20 0901 70 Cabo de conexão S-PILOT™, 3,5 mm / 3 m

para utilização com sistema ConMed 2450 e 5000 UP 004

Cabo de conexão S-PILOT™, 2,5 mm / 3 m

para utilização com Covidien Force Triad e Covidien Valleylab Force FX

UP 005

Conjunto para SCB/ERBE VIO Interface Box 20 0900 13 Conjunto para SCB/KLS MARTIN maxium 20 0912 90 Conjunto SCB Interface control KARL STORZ 20 0905 01 Cabo de rede, 300 cm de comprimento 400 A

Cabo de rede, versão americana, 200 cm de comprimento 400 B Manual de instruções 96116047F

Dados técnicos S-PILOT™

Tensão de serviço 100…240 VCA

Frequência 50/60 Hz

Consumo de potência 30 W

(14)

62

12

02

0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

(15)

© KARL STORZ 9 62 12 02 0 UNITS 12 3.1 06/2016/EW

Anotações

(16)

KARL STORZ GmbH & Co. KG

Mittelstraße 8, 78532 Tuttlingen, Alemanha Postbox 230, 78503 Tuttlingen, Alemanha

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

foi atendida pelo ramal definido como Ramal transbordo... c.2) confirmar se houve a divulgação da mensagem de abertura (frase inicial) com as opções para discagem (disque 1 para...,

a) O medo se sobressai como sentimento dominante sobre os demais. d) O autor não se refere apenas à situação nacional em seu poema; faz também referências a

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do