• Nenhum resultado encontrado

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR EDITAL Nº 01/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR EDITAL Nº 01/2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

POLÍCIA

MILITAR

DE MINAS GERAIS

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR

EDITAL Nº 01/2012

PROCESSO DE SELEÇÃO E MATRÍCULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL MILITAR, DIREITOS HUMANOS, GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO, E POLÍCIA COMUNITÁRIA. OFERECIDOS PELO CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR, E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS NELE CLASSIFICADOS, REFERENTE AO ANO DE 2012.

Nos termos do art. 46, inciso V, do Regimento da Academia de Polícia Militar, faço saber aos interessados que estarão abertas as inscrições ao processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas para os cursos de pós-graduação (especialização). As inscrições serão feitas no período de 09 de janeiro a 27 de janeiro de 2012, e obedecerão os critérios estabelecidos neste Edital.

1. DO NÚMERO DE VAGAS E DO FUNCIONAMENTO

1.1 Os cursos de pós-graduação (especialização) em Direito Penal e Processual Penal Militar, Direitos Humanos, Gestão Estratégica e Planejamento e Polícia Comunitária oferecerão 30 (trinta) vagas por especialidade, respectivamente.

1.2 Em caráter excepcional, poderá haver alterações no número máximo de vagas.

1.3 Os cursos funcionarão na Rua Diabase, 320, Prado, na Academia de Polícia Militar (APM), prédio do Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPP). As aulas serão realizadas quinzenalmente, sendo na sexta-feira de 19 às 22h40min, e no sábado de 08 às 18 horas. 1.4 O período letivo – início e término - seguirá o calendário constante no quadro abaixo:

(2)

CURSO DATA DE INÍCIO DATA DE TÉRMINO Direito Penal/Processual

Militar e Direitos Humanos

24/02/2012 05/07/2013 Gestão Estratégica e Planejamento e Polícia Comunitária 02/03/2012 12/07/2013 2. INSCRIÇÕES

2.1 Poderão candidatar-se as vagas dos cursos portadores de diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC em quaisquer áreas de conhecimento, que tenham interesse na realização de estudos e pesquisas nas áreas constantes no item 1.1.

2.2 Período de inscrição: 09 de janeiro a 27 de janeiro de 2012.

2.3 É autorizada a inscrição de candidatos em fase de conclusão de cursos de graduação, desde que apresentem documento comprobatório de sua finalização até o primeiro dia do período letivo de ingresso nos cursos de pós-graduação (especialização) e de acordo com o calendário acadêmico da Instituição.

2.4 Documentação exigida:

a. cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação; b. cópia do histórico escolar de graduação;

c. cópia do documento de identidade; d. cópia do CPF;

e. cópia do título de eleitor;

f. prova de estar em dia com as obrigações militares (para os candidatos civis) e militares (para todos candidatos);

g. cópia impressa do currículo registrado na plataforma lattes do CNPq; h. uma foto 3x4 colorida;

i. ficha de inscrição devidamente preenchida com a indicação do curso de pós-graduação (especialização);

j. anteprojeto de investigação contendo a definição do tema, referências teórico-conceituais e problematização do objeto de estudo, justificativa, objetivos, procedimentos metodólogicos e bibliografia. O anteprojeto deverá ser apresentado na forma impressa, digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, folha tamanho A4, com no máximo 08 páginas incluindo a bibliografia.

(3)

2.5 Os documentos exigidos no item 2.4 poderão ser entregues pessoalmente no CPP, via Correio ou através do e-mail “cpp@pmmg.mg.gov.br”.

2.6 Não será permitida a inclusão posterior de qualquer documento exigido para a inscrição. 2.7 As inscrições poderão ser indeferidas em função do não atendimento a quaisquer itens do presente Edital.

2.8 A listagem das inscrições deferidas será publicada no site www.policiamilitar.mg.gov.br, Intranet e na Secretaria do curso, no dia 01 de fevereiro de 2012.

2.9 Investimento: 16 parcelas de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Policiais militares terão 50% (cinquenta por cento) de desconto, desde que o pagamento da mensalidade seja realizado até a data de vencimento da parcela.

3. SELEÇÃO E PROVAS

3.1 O processo seletivo será realizado em uma única fase, através da aplicação de uma prova objetiva de múltipla escolha contendo 25 (vinte e cinco) questões.

3.2 O conteúdo a ser abordado será o seguinte: 3.2.1 Direito Penal e Processual Militar:

3.2.1.1 Direito Penal: Modelo penal garantista de Luigi Ferrajoli; Princípios penais de garantia; Teoria do crime. - REFERÊNCIA: GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. Parte Geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2011. 13ª ed.

3.2.1.2 Direito Processual Militar: Constituição, democracia e princípios constitucionais; Processo penal no Estado Democrático de Direito; Princípios do processo penal. REFERÊNCIA - NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. 7ª ed.

3.2.2 Direitos Humanos: Conceitos básicos de Direito Internacional; Direito Internacional dos Direitos Humanos; Direito Internacional Humanitário. - REFERÊNCIA: MINAS GERAIS, Polícia Militar. Manual de Direitos Humanos. 1 ª ed. 2001. Pag 29 a 129

3.2.3 Gestão Estratégica e Planejamento:

3.2.3.1 Gestão do setor público: estratégia e estrutura para um novo Estado; Da administração pública burocrática à gerencial. - REFERÊNCIA: BRESSER-PEREIRA Luiz Carlos e SPINK Peter. Reforma do estado e administração pública gerencial. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

3.2.3.2 O duplo planejamento; O planejamento estratégico de longo prazo; A integração do planejamento-orçamento; A gestão dos investimentos estratégicos. - REFERÊNCIA:

(4)

VILHENA, Renata et al. O choque de gestão em minas gerais: políticas da gestão pública

para o desenvolvimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

3.2.3.3 Metodologia de pesquisa aplicada às ciências sociais – REFERÊNCIA: CRESWELL, John. Questões e hipóteses de pesquisa . In: Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010 e BACHELARD, Gaston. Discurso preliminar. In: A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

3.2.4 Polícia Comunitária: As eras e as estratégias do policiamento moderno: a origem e sua influência nas polícias brasileiras; Policiamento orientado para o problema (método IARA) e as práticas de solução de problemas de segurança pública; A mobilização social na segurança pública: a construção e vínculos dos públicos envolvidos e sua correlação com os fatores de identificação. - REFERÊNCIA: BRODEUR, Jean-Paul (Org.). Como reconhecer um bom policiamento: problemas e temas. Trad. Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002. p. 56 – 79. (Série Polícia e Sociedade n. 4); HENRIQUES, Márcio S. et. al. Comunicação e Estratégias de Mobilização Social. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004; MINAS GERAIS. Polícia Militar. Comando-Geral. Diretriz para a Produção dos Serviços de Segurança Pública nº 3.01.06/2011-CG. Regula a aplicação da filosofia de Polícia Comunitária pela PMMG – Belo Horizonte: Seção de Emprego Operacional – EMPM/3, 2011, 85 p. Il; SKOLNICK, Jerome; BAYLEY, David H. Policiamento comunitário: questões e práticas através do mundo. Trad. Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2002. (Série Polícia e Sociedade n. 6).

3.2.5 Língua Portuguesa: Estudo de texto (questões objetivas sobre um texto de conteúdo literário ou informativo ou crônica); Adequação conceitual (domínio da expressão escrita); Emprego de tempos e modos verbais; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Crase; Emprego e significação das conjunções em orações coordenadas e subordinadas (relações circunstanciais) – REFERÊNCIA: CEGALLA, Domingos Pascoal.

Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: IBEP – Nacional.

3.3 Durante a realização da prova não será permitida a consulta a nenhuma referência bibliográfica, nem aparelho eletro eletrônico.

3.4 Serão classificados os candidatos que alcançarem maior pontuação, observando-se o limite de vagas.

3.5 Ocorrendo empate de notas entre candidatos o critério de desempate será com base na idade, prevalecendo o mais velho.

4. CLASSIFICAÇÃO

(5)

de seleção.

4.2 O resultado final do processo de seleção, homologado pelo Colegiado dos CPP, será divulgado oficialmente na Secretaria do CPP e pela internet (no portal da PMMG), no dia 14 de fevereiro de 2012, a partir das 15 horas.

5. DA CONVOCAÇÃO PARA A MATRÍCULA

5.1 A matrícula será realizada e efetivada, de 15 a 23 de fevereiro de 2012, de acordo com a escala a ser divulgada oportunamente.

5.2 O candidato selecionado que não proceder à respectiva matrícula no dia e horário indicados ou deixar de apresentar todos os documentos exigidos será considerado desistente, facultando ao CPP o direito de convocar para a sua vaga, por ordem de classificação, o candidato subsequente, o qual deverá efetuar sua matrícula nas datas e horários a serem divulgados na Secretaria do CPP.

6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 A Comissão Examinadora do Processo de Seleção, designada pelo CPP, conduzirá o processo seletivo.

6.2 A inscrição no processo seletivo implica a aceitação plena, pelo candidato, das normas do presente Edital.

6.3 Será excluído do processo seletivo o candidato que, ativa ou passivamente, for encontrado praticando qualquer tipo de fraude, ato de indisciplina ou improbidade durante a realização da prova.

6.4 O resultado do processo seletivo a que se refere o presente Edital só terá validade para o ano letivo de 2012.

6.5 Os documentos dos candidatos não selecionados ficarão a disposição na Secretaria do CPP, de onde poderão ser retirados, em dias úteis, na segunda, terça, quinta e sexta-feira de 9 às 12 horas e das 14 a 18 horas, e na quarta-feira de 9 às 13 horas, até o dia 02 de março, de 2012.

6.6 Do resultado da prova caberá pedido de reconsideração à Comissão Examinadora do Processo de Seleção, até 24 horas após sua divulgação, na Secretaria do CPP. Não serão aceitos pedidos de reconsideração por via postal, por fax, ou correio eletrônico e fora do prazo.

6.7 A Comissão Examinadora do Processo de Seleção deliberará e decidirá os recursos interpostos.

(6)

caracterizam-se por ser acadêmico, presencial e de frequência obrigatória.

6.9 Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Processo de Seleção, tendo por parâmetro as normas que regem a Educação de Polícia Militar.

Para o conhecimento de todos, o presente Edital será publica no Portal da PMMG, no site

www.policiamilitar.mg.gov.br, na Intranet e na Secretaria do CPP, da APM.

Registre-se, divulgue-se, cumpra-se.

Belo Horizonte, ____ de ____________ de 2012. Ricardo Luiz Campos Rosa, Cel PM

Referências

Documentos relacionados

frugiperda com escamas a duração da fase larval , foi igual (Tabela 2) à encontrada por KATO (1996) oferecendo como presa ovos de A.. kuehniella e próxima do resultado obtido por

BANCO VOTORANTIM E COLIGADAS TOTAL 9.023 COLABORADORES CP Promotora 1.383 Colaboradores BV Financeira 5.731 Colaboradores BV Sistemas 275 Colaboradores Votorantim Corretora

Bruno Tiago Oliveira Pinto Nunes Tiago Rafael Santos Figueiredo Diogo Alexandre Alves Silva Luís António Marques Ferreira Joel Gustavo Mendes Pacheco João Pedro Fonseca Henriquez

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 28 de março de 2016, publicado

Para alcançar as finalidades enunciadas na introdução deste documento, os responsáveis do Movimento dos Focolares em Portugal, criaram uma comissão, denominada Comissão para

A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES da Secreta- ria Municipal de Obras e Viação comunica aos interessados que, referente à Concorrência acima descrita, publicada no Diário Ofi-

A infor- mação contida neste documento não tem como igualmente como finalidade sugerir e ou orientar os seus destinatários quanto aos investimento e

Neste contexto, o presente trabalho vem sendo desenvolvido como parte dos estudos e pesquisas desenvolvidos pela Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre